O presidente russo Vladimir Putin ordenou aos militares russos o cancelamento dos planos de invadir a fábrica de Azovstal na cidade portuária ucraniana de Mariupol e disse que quer que ela continue hermeticamente bloqueada.

Putin deu a ordem a Sergei Shoigu, seu ministro da Defesa, que já havia dito a Putin que mais de 2.000 combatentes ucranianos ainda estavam escondidos na vasta usina, que tem um grande componente subterrâneo.

“Não há necessidade de escalar essas catacumbas e rastejar no subsolo através dessas instalações industriais”, disse Putin. “Bloqueie esta área industrial para que uma mosca não possa passar.”

Putin também parabenizou Shoigu pelo que chamou de operação militar bem-sucedida para “libertar Mariupol” e pediu que ele transmitisse seus agradecimentos às tropas russas.

As forças russas estão avançando de áreas de preparação em Donbas em direção a Kramatorsk, que continua sendo atingida por ataques de foguetes, diz uma atualização militar britânica.

Altos níveis de atividade aérea russa continuam, pois busca fornecer apoio aéreo próximo para sua ofensiva no leste da Ucrânia e suprimir e destruir as capacidades de defesa aérea ucraniana, twittou o Ministério da Defesa do Reino Unido em um boletim regular. “A Rússia provavelmente deseja demonstrar sucessos significativos antes de suas celebrações anuais do Dia da Vitória de 9 de maio.”

FONTE: Nikkei Asia

Subscribe
Notify of
guest

238 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rayan
Rayan
1 ano atrás

Na usina Azovstal tem 24 km de túneis, armazenamentos, suprimento de água potável, promover um cerco total até rendição plena por exaustão é mais racional que ficar semanas ou meses sofrendo baixas diárias por cada metro quadrado subterrâneo. Combate em ambientes confinados é algo física e mentalmente anormal. 2 combatentes retardam 1 dia inteiro de avanço. Recomendo estudo da Batalha do Aeroporto de Donetsk, em 2014-2015, entre as milícias separatistas de Donetsk, comandos russos furtivos e tropas ucranianas. Levou meses. Reavaliaram depois que cerco total e rendição seria mais racional. Apenas contextualizando aqui o perfil de combate em um teatro… Read more »

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Sim, é uma decisão racional.
O custo de insistir na tomada do complexo é alto demais para o benefício. Sendo que, o cerco e bloqueio à instalação, provavelmente, acarretará na rendição dos que estão lá dentro.

Só não dá para saber se isso vai acontecer antes do dia 09/05.

Rayan
Rayan
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Exatamente. Uma operação completa de limpeza em áreas subterrâneas levaria meses.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Notícias dão conta que os russos vão começar a bombardear as ligações ferroviárias de Zaporizizhya com Donbass em preparação para a ofensiva.
A população está pedindo para que os russos poupem essas ligações, porque poderiam ser úteis para ‘nós’.
Creio que com ‘nós’ estão se referindo a uma futura administração russa na região.
Aguardemos

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Nós é a população animal ! ou vc acha que eles estão preocupados com mais com a russia do que com um míssil russo caindo na cabeça deles enquanto eles FOGEM DAS SUAS CASAS ?

doentio!

Casemiro
Casemiro
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Calma!
Não precisa zurrar!.
Quando um cidadão fala ‘nós’ com um russo, que é a nova autoridade do local, depreende-se que eles vão administrar aquela ‘bagaça’ que está se tornando a Ucrânia de maneira conjunta.
De resto, reclame com o Papa que ele até está rezando em ucraniano agora.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

E já adiantando, as ligações ferroviárias em Novomoskovsk, Dnepropetrovsk, foram destruídas hoje pelos russos.
Idem em Zaporozhye.
Estruturas destruídas e sem baixas civis.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Esta é a foto apresentada da ponte ferroviária atinigda em Zaporizhzhya.

https://t.me/intelslava/26265?single

gordo
gordo
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Provavelmente vão bloquear ou minar tudo que é saída conhecida, já que devem ter a planta do complexo. Para quem fica lá em baixo o custo psicológico é alto, sem falar na possibilidade de doenças respiratórias. Naquelas condições o tempo corre a favor dos russos.

Rayan
Rayan
Reply to  gordo
1 ano atrás

Isso mesmo. Ótimo complemento.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  gordo
1 ano atrás

Bem existe uma chance de que haja saidas que não estão nos mapas pois a area foi preparada antecipadamente como o alamo das defesas. Mas concordo que a paciencia é a sabedoria russa nesse momento. A melhor escolha russa nesse momento está em focar em atacar as linhas de suprimentos para donbass.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Com cuidado pois ao remanejar as tropas, diminui o fogo sob aquela região, que tem um número de soldados incerto !

Não que os russos foram incompetentes em Mariupol, a cidade que é uma fortaleza mesmo!

Leonid Brejnev
Leonid Brejnev
Reply to  gordo
1 ano atrás

Bom comentário, já trabalhei muito tempo em espaço confinado, o ambiente é muito nocivo, mesmo tendo todas as condições de trabalho, imagina ficar com fome a talvez ferido, não vai ser fácil aguentar, Alem do mais essa é uma estrutura fundamental para o futuro da região, e o Putin sabe disso.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Isso mesmo Czar.Deixa a “Das Reich” apodrecerem por lá.

Luis
Luis
Reply to  Palpiteiro
1 ano atrás

Titulo traduzido pra facilitar:

3.000 dos temidos mercenários Wagner da Rússia já foram mortos na Ucrânia depois que 8.000 foram enviados para impulsionar a invasão de Putin, disseram parlamentares britânicos

MASTRIT
MASTRIT
Reply to  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Chamar de czar um baixinho mafioso desse é pra acabar mesmo.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

“Isso mesmo Stalin, mate os ucranianos de fome”

“Assinado: Apoiadores de Stalin e seu genocídio, 1932.”

Vocês, torcedores do ditador russo, são uma vergonha!

Agressor's
Agressor's
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Eu queria perguntar porque os eua enviam bilhões de dólares em armas para a Ucrânia? Para ajudar mesmo? Para aproveitar e testar as armas? Porque elas estão perto do prazo de validade? Porque o governo estadunidense usou o argumento de armas químicas no Iraque?

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Bom, você pode dirigir suas perguntas à embaixada dos EUA. Quem sabe eles tenham um SIC para cidadãos brasileiros curiosos sobre questões estadunidenses.

Charle
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Sendo assim, seguindo a sua linha de raciocínio, cidadãos brasileiros também não deveriam opinar sobre as decisões do Alto Comando do Kremlin.

Para dúvidas, sugestões ou reclamações em relação à conduta russa na frente de batalha, por favor, dirija-se ao consulado russo mais próximo de sua residência.

Bosco
Bosco
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Armamento é igual lataria. Você consome a que estiver mais perto de vencer.
Mesmo os EUA usam as armas mais perto de vencerem primeiro. Não há motivos dos americanos cederem para uso imediato as armas recém saídas da fábrica.
Quanto às armas químicas do Iraque foi por conta do Saddam já tê-las utilizado antes vitimando com elas cerca de 20.000 pessoas e como o cachimbo faz a boca torta o Bush filho apostou todas as suas fichas nessa justificativa, que diga-se de passagem não foi completamente descartada não. https://en.wikipedia.org/wiki/Iraqi_chemical_weapons_program#:~:text=According%20to%20Iraq%20itself%2C%20it,over%20600%20tons%20of%20Sarin.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

“Bush filho apostou todas as suas fichas nessa justificativa, que diga-se de passagem não foi completamente descartada não.”

Bosco, você mesmo sabe que não teve “aposta” nenhuma, tinha inspetores da ONU no Iraque e não acharam absolutamente nada, tem até ex-CIA que confirma que o próprio Busch sabia que não tinha as tais armas, portanto, os EUA invadiram porque quiseram, simples assim.
Você tentando passar panos para a invasão do Iraque coloca você no mesmo nível dos que estão felizes com a invasão da Ucrânia.

Last edited 1 ano atrás by Maurício.
Bosco
Bosco
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Eu não passei pano pra ninguém. Ele me perguntou e eu o respondi, mas se você coloca dessa maneira, então o quer quer dizer é que somos ambos, eu e você, canalhas.
Fique a vontade de pensar assim.

Last edited 1 ano atrás by Bosco Jr
Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Quem destruiu? Síria, Líbia, Afeganistão ,Vietnã, Iraque, Irã em 1980…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Tu passa o pano quando tu diz que o Bush “apostou”, e todo mundo sabe que não teve aposta nenhuma.
Eu não defendo a invasão do Iraque de 2003 nem a invasão da Ucrânia pela Rússia, logo, só sobra um canalha…😉
E caso você ache que eu defendo a invasão da Ucrânia, ache algum comentário meu nesse sentido, mas claro, como eu apontei o erro americano necessariamente ou sou um “putinete” ou “putinzete” como vocês gostam de falar.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

É isso!! O verdadeiro caráter “translúcido” aflora nas escritas e falas. Poucos sábios conseguem desnudar o caráter de pessoas ditas experts, ponderadas…”educadinhas/boazinhas”. É esse o fator de erro humano que religião e politicas públicas tentam, há milênios, controlar. em vão, pois a natureza humana aflora SEMPRE quando o jardim francês não é cuidado, mato e ervas daninhas crescem rápido. Hoje o mundo esta assim…o outrora jardim francês esta cheio de mato WOKE. Seres que se acham limpinhos, bons e empáticos são na verdade os provedores (ovos da serpente) do CAOS social que se aproxima. SIM! Quando os Lobos despertarem e… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Hipócritas!!
Quando os russos usam vcs falam o contrário…PÁRAaaa que tá ficando FEIO….
FICOU!!!

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Lataria = enlatados
Rsssss

Andre
Andre
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Eles enviam bilhões de dólares em armas para ajudar os ucranianos a lutar contra os covardes invasores russos.

Que pergunta mais boba…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Andre
1 ano atrás

béééé Bééé…BÉÉÉÉÉ
Mais ALTO OVELHINHA…MAIS ALTO!

Andre
Andre
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

esse foi o melhor que você conseguiu putinzete?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

gO gO gO GO!!
Vai Vai vai
Pro Fórum da ONU..

aqui É MILITAR e MILITAR de verdade, NÃO OS DE MENTIRA,
E assim como os LOBOS gostam de carne…os verdadeiros militares
A D O R A M GUERRAS.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Torso para a Rússia pois ela pode ser um grande aliado do Brasil, além disso ela foi contra a “internacionalização” da Amazônia. E fica a pergunta: O nazismo deve ser combatido ou ignorado? Se é fato que nas forças armadas da Ucrânia existem neonazistas porque ninguém fala ou expõem nada sobre isso, nas mídias ocidentais mainstream?

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

O nazismo foi combatido e vencido na segunda guerra a custo de muito sangue, mas pelo menos boa parte deles foram exterminados da face da terra. Entretanto, sim, ainda existem indivíduos que seguem essa ideologia, no próprio batalhão Azov tem membros declarados, entretanto nem todos os membros desse batalhão/regimento são nazistas, paralelamente a isso, essa desculpa que a Rússia invadiu a Ucrânia para desnazificar a mesma é piada de mal gosto, assim como a que os americanos invadiram o Iraque atrás de armas químicas. Agora vamos colocar um contra ponto, já que o Putin odeia tanto nazistas a ponto de… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Amo esse agumento de tupiniquim falando que a Russi foi contra a internacionalização da amazonia kkkk é tipo tão irracional.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

O Al Gore é que não foi….
Z

Flanker
Flanker
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Não foi, mesmo. Mas, no caso da tão falada internacionalização ocorrer algum dia, tu acredita que os russos os chinas não vão querer a parte deles?? Kkkkkkk….ora, não seja tão burro.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Flanker
1 ano atrás

Esse tipo de “deduções” faz-me lembrar do cara que diz aos 4 ventos que
TODA mulher é p…. menos a mãe e irmãs dele.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

E foi mesmo, o veto da Rússia sobre essa questão foi inestimável para o Brasil. Mas eu acredito que cedo ou tarde os carniceiros da Otan/União Européia/EUA estarão batendo na porta com suas infindáveis mentiras, principalmente sobre o clima, pra arrancar um pedacinho da Amazonia

Bosco
Bosco
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

Se o governo tiver viés de direita. Se for um governo de viés esquerdista, globalista, socialista, em consonância com a “ciência” estabelecida, que não seja considerada “negacionista” e que acredite firmemente que pum de vaca aquece o planeta e que a Amazônia é o pulmão do planeta, aí eles não vão fazer nada com a ela.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Sério Bosco que vc pensa assim. Pode ser direitista, esquerdista, frentista, mestre -sala, porta-bandeiras, corinthiano, ditatorial seja lá o que for, essa raça da Otan já há tempos estão olhando para o Brasil com olhos bem grandes e gordos. Vão nos transformar em um párea internacional que justifique suas mentiras

Marcelo
Marcelo
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

O CARA SE PERDEU TOTALMENTE!
Ficou muito tempo nesse fórum e deu nisso…

Jose
Jose
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Cara você tá falando tanta besteira quanto o tal do Kings.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Jose
1 ano atrás

kkkk olha seu nick ..ZÉ.

Até vc se assume zezão!

Faver
Faver
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Caro Bosco, segundo a confederação nacional da agricultura a criação de gado gera 15,4% dos gases que geram efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis gera 15,1%… Olhe, isto é fonte brasileira e do agro, não de um ambientalista. Veja, é o pum ou arroto bovino, fora o transporte, a alteração da cobertura vegetal do solo e outros fatores associados… Não dá para negar que o que ocorre… Se não acredita em efeito estufa leia sobre o planeta Venus. Lá é bem forte.

Bosco
Bosco
Reply to  Faver
1 ano atrás

Faver, Eu não relacionei pum de vaca com a produção de gases que intensificam o “efeito estufa” e sim com “aquecimento global”. Há parte da comunidade científica que não correlacionam a reduzida alteração do efeito estufa devido à atividade humana nos últimos 200 anos com as “alterações climáticas” que vivenciamos e há inclusive alguns que acreditam que sequer está havendo alteração do efeito estufa e que a concentração de gases que o provocam nunca foi tão pequena. Não sou contra que a atividade humana seja menos agressiva e seja regulada pelo Estado e fiscalizada por organismos internacionais, mas sem dúvida… Read more »

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

E foi ? Você leu a proposta e os debates sobre essa resolução ? Quais eram as motivações da proposta e os países que propuseram a mesma ? Citaram o ” Brasil” , a “Amazônia” e “internacionalização” ? Se quisessem a Amazônia e seus recursos não seria necessário toma-la a força. É suficiente negociar o preço , conhecendo a nossa classe dirigente as portas estariam abertas. A proteção para a Amazônia ( e não apenas ela) é a legislação nacional. Forças armadas críveis e diplomacia eficaz e respeitável. Enfim, se fosse plausível essa hipótese, a Rússia e uma resolução da… Read more »

Nascimento
Nascimento
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

O tema era sobre o Niger, mas poderia ser utilizado contra o Brasil. Tanto é que a resolução feita pra atacar a Líbia usada pela OTAN também foi usada pelos EUA pra atacar a Síria anos depois. Óbvio que não precisam de resolução, mas pra não serem criticados começaram a criar resoluções que aceitam o uso da força militar contra determinados países em certas circunstâncias. Óbvio que a Rússia não iria morrer pelo Brasil, nem os EUA esta morrendo na Ucrânia, no máximo iriam mandar Iglas, Kornets e outros equipamentos de pequeno porte pra nós (de preferência de estoques antigos),… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Nascimento
1 ano atrás

O Niger foi um dos patrocinadores da proposta.
Eu queria saber no mérito, o que estava escrito na proposta ? Você teve acesso a ela ?

Quanto a resolução na Libia, não lembro ter sido a mesma na Síria ? De qual você tá falando ? Como assim foi a mesma? A resolução que deu o aval a intervenção não foi a 1973?

Qual foi a utilidade da recente resolução de condenou a invasão russa? Os ucranianos estão usando essa resolução para se defender e destruir blindados russos ?

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Nascimento
1 ano atrás

“Seria cômico os militares que arrotaram durante décadas a ”dotrima ossidentau” terem que usar velharia russa.” Nesse caso, para evitar essa comédia deveriamos ter instituições capazes de prever, prevenir e desarmar a escalada. Quem sabe até escolher um aliado melhor e mais crível seria mais útil… Como não somos russos então utilizar a doutrina deles fica complicado, não podemos apelar para o arsenal nuclear. Mas eu suspeito que ainda assim as nossas FA estão já preparada. O grande número de efetivos, na eventualidade de ter que empregar a doutrina russa, compensaria a enorme quantidade de baixas no conflito . Para… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

Putin é patriota! Putin é um grande presidente russo e sempre será importante pra nós, no contexto dos BRICs!!!!!!!!

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Marcelo
Marcelo
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

E QUAL O SEU oooohhh GRANDE guru?!?
NENHUM NÉ?!
raso… rasíssimo de intelecto dedutivo.
Acho que nem consegue entender essa última frase né não?!

Bosco
Bosco
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

O nazismo deve ser combatido. O problema é que nazista pra você é quem tem um tal de sol negro na roupa e pra mim é quem invade país dos outros para anexá-lo e com isso ampliar seu “espaço vital” e no processo comete um genocídio contra um povo considerado inferior.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Quem cometeu genocídio foram os Ucranianos e seus queridos americanos cansaram de invadir, pilhar, desestabilizar, aliás estão até hj roubando petróleo sírio dentro da Síria, incrível isso.

Bosco
Bosco
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

Mas porque os pamonhas dos russos não impedem? Eles estão lá fazendo o quê?

Douglas
Douglas
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Tente adivinhar o que o famoso Wagner Group fez com as refinarias e campos de petróleo que conquistou na Síria. Tem mercenario russo tomando banho de petróleo.

Last edited 1 ano atrás by Douglas
Henrique
Henrique
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Nazismo e Comunismo se equivalem em violência, tirania e sequestro cognitivo!

Faver
Faver
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Todos os ismos tem problemas.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

É ISSO…mas as torcidas, ensandecidas, NÃO ENXERGAM e DESANCAM a FALaRem BESTEIRAS.
Reputações estão DESMORONANDO COM ESSA GUERRA.
Não é só o Ocidente e os Russos que se ferraram no futuro.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Se essa guerra fosse no braziu seria resolvida num bar tomando uma branquinha. Ninguém vai ganhar ou perder, todo mundo vai perder!

BR Paraná
BR Paraná
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Então vc está afirmando que os EUA são nazistas?

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
1 ano atrás

O seu herói (Zé)lensky parece a versão ucraniana da Dilma. Nunca pensou que seu país se tornaria só ruínas? E ao caminhar dos acontecimentos, porque não buscou fazer um acordo e preservar seu país, seu povo?

Bosco
Bosco
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Vc se preocupa demais com as ruínas da Ucrânia e nunca vi citar as ruínas do Iraque , Síria , Afeganistão…
Parece que tem empatia seletiva.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Então Agressor’s.Qualquer traço de nazismo atualmente em uma sociedade é combatido,motivo de muitos cancelamentos,demissões e caso de polícia.Por parte de pessoas que fazem uso indevido de símbolos nazistas as vezes sem ter noção da lei, que usa porque acha bonito coisa e tal.Aí vem o pessoal de israel com a velha conversa que conhecemos bem querendo levar essas pesssoas para conhecer museu do holocausto,antigos campos de concentração,demonizando os negacionistas e preconizando seus ideais.Agora não sei porque e acho estranho o apoio cultuando os neonazistas da Ucrânia e todos passando o pano por causa dessa situação.Dar a entender que se é… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Renato,
A ala esquerda da sociedade é que gosta de culpar todo mundo de nazista no melhor estilo “acuse-os de fazerem o que você faz”.
Quem sabidamente e historicamente é nazista e odeia judeu são os comunistas que consideram os judeus os opressores do mundo todo, donos dos bancos e jornais e que expulsaram os pobres palestinos indefesos das suas terras.

Last edited 1 ano atrás by Bosco Jr
Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Lorota

Leandro
Leandro
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Deve ser combatido apenas na Ucrânia ou oficiais russos próximos a Putin são isentos?

Putinik da Silva
Putinik da Silva
Reply to  Leandro
1 ano atrás

Esses malditos ucranianos nazis…

Não, espera ai…:

https://twitter.com/jimmysecuk/status/1517235393984348161?s=21&t=m_g4w3tzQyXSELg6yt-Vrg

https://twitter.com/ilvestoomas/status/1517182214211096578?s=21&t=m_g4w3tzQyXSELg6yt-Vrg

A hora que o Putin falar pros soldados russos matarem o primeiro nazista que verem na frente vai ser uma onda de suicídios e “fogo amigo” sem tamanho.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Leandro
1 ano atrás

Amigo, vc posta aqui a imagem de algum sujeito fazendo Cosplay do Hellraiser ou do Tio Chico da Família Adams, e depois vem me dizer que é de um combatente russo? Tenha dó, viu…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Flanker
Flanker
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Oh, inteligente: é torço, não torso.
Quanto ao resto do teu comentário, mais um amontoado de bobagens, ccomo sempre.

Edison
Edison
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Quando voce diz Nazismo significa o Wagner Group que a Rússia enviou para ia Ucrânia? É esse nazismo que deve ser combatido?

Andre
Andre
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Nem os russos usam mais essa mentira de nazistas.

Flanker
Flanker
Reply to  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Que coisa mais patética….kkkkkkkkkkkkkk

Casemiro
Casemiro
1 ano atrás

Certíssima decisão.
Mariupol é página virada.
É só ficar ficar de olho para evitar qualquer operação de resgate e deixar que os nazis se rendam.
Agora, é transferir as forças que estão lá para a nova ofensiva que se aproxima.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Kings, Mariupol não caiu ainda ?

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Mariupol já era pra Ucrânia

Bosco
Bosco
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

A capital da Ucrânia é Kiev.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Bosco
1 ano atrás

A Capital é, mas algumas regiões da província de Kharkov já estão preparando plebiscitos para anexação à Rússia.
Antes a região de Rozivka (Zaporizhzhya) aprovou sua anexação a Donetsk
Anexação é assim.
Basta começar.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Fonte.. Vozes da minha cabeça

Casemiro
Casemiro
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

A paz voltou a Kherson.
Muito provavelmente outra que terá plebiscito.

comment image

Casemiro
Casemiro
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Agora, como os EUA e a OTAN despejaram dinheiro na Ucrânia!
Qualquer vilarejo libertado pelos russos tem toneladas de armas abandonadas.
Muitas lacradas em caixas.

Henrique
Henrique
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Esse é um ponto que as torcidas daqui não gostam de tocar, as centenas ou mesmo milhares de armas, ATMs, Stingers que estão sendo despejados na Ucrânia serão em pouco tempo uma TEMERIDADE para a Europa. Qualquer aeroporto daquele continente poderá ser alvo de extremistas que colocarem as mãos (ou tiverem fornecimento até mesmo pela Russia como vingança) nesses equipamentos. Essa obsessão em subjugar a Rússia está criando uma grande armadilha para Europa…. tá todo mundo errado nessa confusão e se conseguirem que Putin caia, só espero que não entre um pior que ele pois na era “Ieltsin” o mundo… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  Henrique
1 ano atrás

As redes de tráfico de armas na Ucrania e Moldávia estão operantes como nunca.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Não sei a sua idade…

Mas a mesma coisa aconteceu no Afeganistão e nunca apareceu RPG disparando em trem urbano ou MANPAD disparando contra aviões civis.

Estas armas são grandes e desajeitadas para usar em terrorismo, além de precisarem de treinamento.

Bosco
Bosco
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Rodrigo,
As décadas de 70 e 80 estavam infestadas de AK-47, SA-7 e RPG-7 (tudo tem 7 rssss) na mão de terroristas de tudo que é tipo e nem por isso derrubavam avião todo dia ou cometiam atentados.
Quem tem que se preocupar agora são os “soviéticos”

Henrique
Henrique
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Acho que se olhar no mapa verá que do Afeganistão até a Europa ou qualquer outro lugar ocidental é um longo caminho diferente da Ucrânia e uma Europa que se cruza praticamente de carro se quiser …

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Henrique
1 ano atrás

E ?

Faver
Faver
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Em minha opinião eu concordo com você Henrique. Falei em outro post aqui no Trilogia. Fui negativado até o infininto. Muitas destas armas vão ser “perdidas” (desviadas) e vão alimentar grupos com intenções diversas mundo afora. É um lado muito negativo. O que vai acontecer? É só seguir cenas dos próximos capítulos..

Henrique
Henrique
Reply to  Faver
1 ano atrás

Pois é Faver, mas as “torcidas” aqui estão iguais ao comando do cruzador Moskva… isso nunca vai acontecer..!
A arrogância está provando claramente nessa guerra (de ambos os lados) que só traz M..

Henrique
Henrique
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Paz?? Mesmo que a cidade possa ter viés separatista ou pro-russa nunca terá paz, será mais uma que será ponto de tensão eterna entre Ucrânia e Russia.
Pergunta simples e direta, vc iria morar lá?
Essa guerra está sendo um desastre para ambos os países pois ambos entraram no jogo dos EUA que sai com sua indústria de defesa fortalecida, rearmando toda a Europa e camuflando o fiasco do Afeganistão.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

“Plebiscito,vilarejo libertado pela Rússia( dentro da Ucrânia invadida) paz voltou”
Cara, e muita esquizofrenia para uma mente só, a imagem mostra claramente invasores armados hasteando a bandeira soviética.

Andre
Andre
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

O da lua trocou de nick mas continua usando as mesmas drogas.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Andre
1 ano atrás

É o normal desta gente…chega uma hora que satura e eles mudam de nick..

E ele usa mais de um aqui.

Bosco
Bosco
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Nossa! Seu sentimento de pertencimento despertou pra valer agora em Toinho?
Pensar que tem tanta cumpanhero assim no mundo querendo viver debaixo da bota do Putin deve ser uma sensação muito agradável. Se descobrir no outro…
Que lindo!

Rayan
Rayan
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Calma, prezado Kings.

Essa informação não procede. Vamos ser factuais, sem torcida.

O administrador regional das áreas ocupadas pelos russos na Oblast de Kharkiv declarou não ser descartado um plebiscito nesse sentido, mas que não há condições no momento junto a população.

Kherson até caminha para um plebiscito forjado típico de guerra híbrida do Kremilin em regiões ocupadas,como os de Luhansk e Donetsk para criar a “República Popular de Kherson” mas Kharkiv ainda depende do resultado do teatro de operações.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Eu vou explicar, mas vc n vai entender… porque o seu nível de entendimento é muito baixo. Mas vai lá… Se estes movimentos separatistas fossem tão grandes em termos de adesão popular, os russos desde 2014, praticamente não teriam problemas no leste da Ucrânia. E é o inverso… São movimentos pequenos e regados a muito dinheiro e armas vindas da Rússia. Se houver um plesbiscito sério, sem fraude… Os russos perderão. Por várias razões.. São minoria; Assim como vocês que se sentem russos, parte desta população também se sente russa. Isto n necessariamente signifca você querer viver sob o julgo… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Rodrigo Martins Ferreira
Agressor's
Agressor's
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Olha o que um palhaço pode fazer com seu próprio país e povo! Fica a lição pra essas eleições…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Os russos admitiram 20mil baixas e mais de 13mil mortos..

Olha o que um ditador faz com o seu país e povo…

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Moscou da Rússia, Londres da Inglaterra, Buenos Aires da Argentina, Paris da França.
Mariupol já era pra Ucrânia

Ze das couve
Ze das couve
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Parece que caiu mais um Su-25 perto de Donetsk por um Stinger. Nessa cadencia não vai sobrar Força Aérea Russa.

Putinik da Silva
Putinik da Silva
Reply to  Ze das couve
1 ano atrás
Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Putinik da Silva
1 ano atrás

Mas um? A força aérea russa não dura muito desse jeito. Os caras compram de 10 a 20 caças novos por ano e já perderam mais do que isso em dois meses.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Ze das couve
1 ano atrás

Eu vi alguns Su-25 Ucranianos explodindo no ar.
Se vai ou não vai sobrar força aérea Russa eu não sei, mas a Ucraniana foi pro espaço junto com o fantasma de Kiev faz tempo. O pouco que sobrou tá explodindo como este Su-25 que mencionei acima. E outra os russos tbm tem mísseis portáteis antiaéreo, e bem mais que os Ucranianos, muito embora não precisem.
Zé das Couve, a gente sabe que vc vê filmes do Rambo de madrugada, enroladinho na bandeira dos States

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

Faz dois meses que eu escuto dos adeptos da seita do Putin que a Força Aérea Ucraniana desapareceu e toda hora ela faz um ataque aos russos. Até peças de reposição o Ocidente está mandando.

Os ucranianos terão em breve uma fora aérea ocidental. Já a Rússia de Putin não onde vai arrumar avião novo.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Ze das Couve
1 ano atrás

O Couve, adepto da seita do Biden, a Ucrânia faz ataques esporádicos com sua quase inexistente força aérea e quando o faz perde os pouco aviões velhos que tem. O seu ocidente só vai entregar velharia e vai deixar a Ucrânia lutar até o último homem

Andre
Andre
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

A Ucrânia vai lutar até o último homem, como deve fazer qualquer país que quer manter sua dignidade frente a um invasor covarde.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

Os ucranianos possuem vários motivos para lutar. E o recruta russo? Luta por o que?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Ze das Couve
1 ano atrás

Máquinas de lavar roupa…

Casemiro
Casemiro
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

A Ucrânia está atrás de Migs-21 romenos que foram ‘modernizados’ por Israel.
Imagine, Mig-21s apoiando M-113 e T-64 em uma ‘ofensiva’ em Donbass.

kkkkk

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Vai ser um estouro, se é que vc me entende kkkkkkk

Casemiro
Casemiro
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

E os russos apresentaram um lote de Strela alemães que apreenderam dos ucranianos.
Este artefato foi produzido na URSS na década de 1980.
Estão despejando todo tipo de cacareco nas mãos dos ucronazis.

Bosco
Bosco
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Eu se fosse os russos não riria disso não. Pra quem teve a nau capitânia, cruzador de mísseis, explodida por um míssil com tecnologia de década de 70…

Casemiro
Casemiro
Reply to  Bosco
1 ano atrás

É o que os ucranianos dizem, né?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bobagem, logo, logo os Slavas seriam substituídos pelos muito mais capazes Classe Líder, o que a Ucrânia fez foi um favor aos russos, se é que fizeram mesmo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

E eles vão entrar no Mar Negro por onde ? Voando ?

Douglas
Douglas
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Com que dinheiro?

Curiango
Curiango
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

Boa!!!

Casemiro
Casemiro
Reply to  Ze das couve
1 ano atrás

No vídeo game do meu filho também.

Putinik da Silva
Putinik da Silva
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Deve ser dai que você tira tuas informações/conclusões Xings.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Veja se no vídeo game do seu filho estão ocultando covas coletivas de civis ucranianos.

Bosco
Bosco
1 ano atrás

Pode ser que o mafioso esteja dando um tiro no pé . Com essa decisão dará tempo para que um contra-ataque vindo de fora ocorra.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Verdade, o mais plausível seria inundar tudo. Mas contra-ataque partindo da Ucrânia é o mesmo que contar com a competência de Bolsonaro para resolver os problemas do país, ou seja, você está morto.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Na verdade, com todo o esforço que estão fazendo, mais soldados, mais equipamentos, mais ataques, os russos não conseguem avançar.

Bosco
Bosco
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

É o novo conceito tático russo: avanço estático. Há 2 meses eles estão estaticamente avançando.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Mané eu não sei se tu entendeu, mas os objetivos russos são para desmilitarizar a Ucrânia, então lógico que o avanço será mais lento, afinal é mais difícil eliminar todas as tropas no país.

Last edited 1 ano atrás by Inimigo do Estado
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Quem n entendeu foi você…

Os russos admitem 20mil baixas e mais de 13mil mortos, mais do que em 10 anos de Afeganistão.

Tão pouco sucesso para tantas baixas é sinal de derrota.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Contra-ataques já estão ocorrendo em toda a faixa leste. O que resta saber é so re a efetividade desses contra-golpes.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Além das restrições impostas pelo Ocidente, que estão causando perdas bilionárias aos russos, tem o próprio custo da guerra. O dinheiro tem de sair de algum lugar.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Segundo as putinetes, como há muitos brasileiros no Paraguai, dá para invadir e tomar parte do território daquele país.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

Se estivessem lá há séculos, talvez fosse possível.
Tipo o que ocorreu com a criação do Acre.
A História se repete, menos Stalingrado.

Rayan
Rayan
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Inviável. Até a liderança ucraniana afirma isso. O que pode haver é um cenário de evacuação negociada como ocorreu em várias batalhas urbanas na Síria com remanescentes que foram para Idlib.

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Reply to  Rayan
1 ano atrás

O q deve ter de feridos e doentes nesses túneis não está no papel. Ironia poética: os ratos do AZOV e os ratos mercenários se escondem em buracos, literalmente. Já tentaram resgate e os helicópteros foram derrubados. Menos um roteiro glorioso para Hollywood.

Rayan
Rayan
Reply to  Fabricio Lustosa
1 ano atrás

Sem dúvida, problemas de higiene, doenças, material médico devem ser desesperadores. Como alguém bem falou acima, ambiente confinado dessa forma, com muita umidade e concentração de pessoas deve agravar pneumonia e problemas alérgicos e respiratórios. Sofrimento terrível.

Foram cerca de 2 tentativas de operação Search and Rescue, com helicópteros Mi-8 abatidos – cerca de 5 contabilizados de acordo com várias fontes. abatidos por MANPADS.

Bosco
Bosco
Reply to  Rayan
1 ano atrás

A guerra contra Mariupol que a Rússia está travando está, depois de 2 meses e às custas de muitas baixas russas, quase ganha. Mae e a guerra contra a Ucrânia?

Rayan
Rayan
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Eu não faço essa análise polarizada como você faz, a cada detalhe específico sobre o teatro de operações ou conflito que não seja pró Ucrânia eu tenha que explicar ou justificar algum aspecto operacional negativo da Rússia. Isso é desfocar do assunto. Simplificar uma batalha urbana em área densamente urbanizada e povoada, permeada de atalhos é contrariar toda uma história de batalhas diversas que os próprios EUA se envolveram. Mosul necessitou de meses para ser tomada juntamente com as tropas iraquianas e nem por isso foram “incompetentes”.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Rayan
1 ano atrás

A Batalha de Mosul durou 9 meses.

Mas quem libertou a cidade foi o Exército Iraquiano, apoiado pela Polícia Iraquiana. Esses os grandes libertadores da cidade.

Mesmo os Curdos e as milicias shiitas, que foram bem atuantes na Guerra contra o Estado Islâmico, tiveram pouca participação.

Os EUA deram apoio aéreo diário e fogo de artilharia. O que certamente foi fundamental.

Mas “no chão”, nas lutas rua a rua, casa a casa, dentro dos túneis, quem ganhou a guerra foram os próprios Iraquianos.

Que tem muito orgulho disso.

Rayan
Rayan
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

Obrigado pela ótima explicação. Citei essa batalha como exemplo de dificuldade de combate urbano em área densamente urbanizada e povoada e as dificuldades de progressão tática. Outros exemplos seriam Basra e Fallujah.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Verdade, mas quantas tropas terá a Ucrânia após esta batalha? A guerra era para desmilitarizar a Ucrânia e os russos têm conseguido.

Last edited 1 ano atrás by Inimigo do Estado
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Quantas os russos terão ? Quem está tendo mais baxias são eles..

Hcosta
Hcosta
Reply to  Rayan
1 ano atrás

O senhor parece ser o que está melhor informado. Em que consiste os ataques legendados no mapa como Partisan Warfare?
Sei que é um termo para guerra de guerrilha…
Apenas ataques de pequena dimensão ou algo mais?

Rayan
Rayan
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Bom dia. Partisan Warfare é um termo que surgiu durante a resistência iugoslava na Segunda Guerra Mundial, focada em ações de guerrilha (como você ressaltou) baseadas em uma estrutura partidária de comando e coordenação, geralmente com oficiais políticos no campo de batalha. Eu li no mapa do ISW que células na área de Melitopol tem empreendido “partisan Warfare”. Divulgações russas anunciaram apreensões de explosivos e detenções pelo FSB de células implantadas pelo SBU ucraniano (equivalente ao FSB russo e a melhor unidade de segurança da Ucrânia, com doutrina e capacidade herdadas da KGB e incrementadas pelo próprio FSB russo até… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Obrigado pela resposta.

Rayan
Rayan
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Eu que agradeço. Abraço.

Rayan
Rayan
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Respondi sua dúvida dentro do meu alcance,porém até agora não publicaram aqui…

Anderson
Anderson
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Estão praticamente implorando pela criação de um corredor humanitário. Deve ter algo muito importante em Azovstal, talvez instrutores da OTAN. Coincidência ou não quando as tropas começaram a ser encurraladas naquela fábrica, e depois de várias tentativas de resgate com helicópteros, o presidente Macron demitiu o chefe da Inteligência Militar da França e o Zelensky demitiu dois oficiais da Inteligência ucraniana.
A Ucrânia inclusive está querendo trocar o Medvechuck, o político ucraniano pró-rússia preso recentemente, pelos defensores de Mariupol. “Tem caroço nesse angu”.

https://youtu.be/Hnu6fFHOtO4
https://youtu.be/A-eiXaNoBhw
https://youtu.be/7o7y6gbAytA

Rayan
Rayan
Reply to  Anderson
1 ano atrás

Excelentes posicionamentos. Fontes diversas ressaltam haver 400 estrangeiros dentre os 2000 encurralados nos subterrâneos.

Suas capturas criariam problemas políticos internos nos países envolvidos e seriam usados como barganha pela Rússia. Vide o constrangimento público do Bóris Jonhson com a captura dos dois britânicos, que algumas fontes indicam ser assessores militares.

Bosco
Bosco
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Mas isso é novidade? No primeiro dia de guerra estavam sendo integrados um monte de estrangeiros para lutar contra o mafioso.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Sim, e vários correram depois que viram que não era brincadeira. A OTAN tem se limitado a mandar equipamento ao invés de tropas, pois sabem que muitos dos seus tombaríam.

Last edited 1 ano atrás by Inimigo do Estado
Rayan
Rayan
Reply to  Bosco
1 ano atrás

E qual o problema de eu e o colega acima debatermos esse fato? Quer que a discussão de todos aqui seja para agradar tua retórica sempre anti -Russia e que todo mundo já sabe?

Bosco
Bosco
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Não! Que isso . Pode continuar com a sua retórica sempre anti -Ucrânia e dar ênfase que há estrangeiros em Mariupol como se fosse novidade.
Só o que me causa espanto é você e mais o Toinho e outro aí ficarem dando ênfase nisso ao mesmo tempo. Até parece que recebem orientação de alguma “central”.
Mas , estamos em um país livre. Continue!

Rayan
Rayan
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Rapaz, tuas provocações não me atingem e para mim você é dos mais despreparados, arrogantes e infantis desse fórum. Chega a ser surreal e tão piadista tuas ironias sobre tuas conspirações diárias que só deve ser para zoar o fórum mesmo. Falar que sou como o Kings e querer me rebaixar pessoalmente demonstra teu nível de debate fraco e covarde, pois inúmeras vezes apontei dados e análises críticas sobre as estratégias e táticas russas. Mas para trooler despreparado e sem argumentos embasados como você não adianta explicar ou trazer fundamentos. Vale é a provocação, ironia, zombar do interlocutor que não… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Rodolfo Laterza
Rayan
Rayan
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Doentio e provocador teu comentário. Além de maçante e deturpado, chega a ser sonso teu posicionamento (sua pessoa não posso nada falar, até porque não conheço e nem gostaria). Quantas vezes fiz comentários apontando problemas nas estratégias russas? Mas para você, vale nivelar o debate a essa molecagem diária. E como teus comentários são fracos e típico de palco teatral, fora teu estilo pretensioso, ainda que de mínimo embasamento. Respeito os que tive diferença aqui e tiveram autenticidade de contrariar meus argumentos ainda que errando no tom (até porque também devo ter errado), mas você não merece respeito nenhum de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Rodolfo Laterza
Nascimento
Nascimento
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Se não for um militar da ativa das FAs desses países então não importa mesmo. Mas se for daria um problema sim.

Porém é tanta fake news nessa guerra que eu nem acredito mais no que cada lado fala.

Ze das couve
Ze das couve
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Sem falar que eles estão sendo abastecidos por drones caseiros. Seja com munição ou ração.

Bosco
Bosco
Reply to  Ze das couve
1 ano atrás

Dois é o que te contaram.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Se foram mais devem ter caído tbm e ninguém te contou

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Ze das couve
1 ano atrás

Kkkkkkk, sério. Será que fazem pedidos no Ifood tbm.
O couve a gente sabe que vc torce, mas não precisa ir longe assim.
Vc fala do Kings mas vc é igual a ele, só torce pro outro lado

Oráculo
Oráculo
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

Couve, também conhecido como Reinaldo Depera, o Kings pró EUA.

A “Batalha dos Nicks” aqui na Trilogia está mais feroz que Maripuol.

Os caras comentam com um Nick, respondem o próprio comentário com outro e por fim até discordam de si mesmos com um 3° nome.

Um verdadeiro hospício.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Ze das couve
1 ano atrás

Ao que parece, tem cerca de 400 estrangeiros na ratoeira de Azostal.
Chama a atenção o esforço de Zelensky e dos EUA de tentar a retirada deles.
Os russos querem pegá-los vivos para que deem entrevistas em suas línguas natais.
Será um espetáculo.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Encontraram tratores ucranianos em fazendas da Rússia. Que vergonha. Invadiram para saquear.

Bosco
Bosco
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Nossa! 400 estrangeiros? Tadinhos! Será que tem brasileiro lá?
E os russos querem pega-los vivos? Meu Deus! Provavelmente vai usá-los para doação de órgãos…

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Ze das couve
1 ano atrás

Derrubaram só dois? Então os demais passaram.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Ze das couve
1 ano atrás

Drones caseiros do Ifood.

kkkkkk

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Mafioso? O Zelensky? Uai! Pra mim ele era comediante…

Anderson
Anderson
Reply to  Bosco
1 ano atrás
Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Você mora num país em que o presidente eleito é tratado igual cachorro inclusive nesse blog e se dói por ditador estrangeiro que invadiu um país e assassina seu povo ser chamado de mafioso? Tenha dó , né?

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Assim como podem todos morrerem de fome nós túneis e a frente russa se esticar ainda mais pra Oeste. São considerações assim como a sua

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Abanador de cauda para a otan.É isso que ele é

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Ué! Mafioso, nazista ou comediante? Decida-se estou ficando confuso. Cada hora é uma desculpa. Não dá para manter sempre a mesma mentira?

Bosco
Bosco
Reply to  Ze das Couve
1 ano atrás

Faltou o “marionete de oligarcas”.
Pera aí! Mafioso, nazista, comediante e marionete de oligarcas… A gente tá falando agora é do Putin, né?

Casemiro
Casemiro
Reply to  Bosco
1 ano atrás

O último ‘contra-ataque’ ucraniano foi uma tentativa de desviar a atenção dos russos no avanço em Izyum, há dois dias.
Foi desbaratado em poucas horas pelo Batalhão Ural das Forças Especiais russas.
Melhor os ucranianos se esconderam em hospitais, escolas e creches, porque no campo de batalha está difícil.
As filmagens de suas trincheiras cheias de cadáveres em Popasnaya é realmente chocante.
Sobrou para os russos enterrá-los.

JuggerBR
JuggerBR
1 ano atrás

Se vão bloquear a área, estarão segurando recursos que poderiam ser usados no real objetivo dos russos, sem contar que os entocados não vão ficar parados morrendo de fome, vão incomodar o cerco até romper. É mais um fracasso russo, incapaz de derrotar Kiev, incapaz de chegar a Odessa, incapaz de derrotar 2 mil combatentes isolados. Incapaz de se defender de um ataque naval…
Incapaz é a exata palavra que define essa ‘operação especial’. Fracasso também é boa definição.

Putinik da Silva
Putinik da Silva
Reply to  JuggerBR
1 ano atrás

Não vamos por uma meta. Vamos deixar a meta em aberto. Quando não conseguirmos atingir a meta, diminuímos a meta.

Putin. Vladimir Roussef, 2022.

Bosco
Bosco
Reply to  Putinik da Silva
1 ano atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ze das couve
Ze das couve
Reply to  JuggerBR
1 ano atrás

Coloca na lista aí. Russos desistiram de Sumy e Cheminiv.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Ze das couve
1 ano atrás

Coloca aí Couve: os Ucranianos perderam todo o mar de Azov

Casemiro
Casemiro
Reply to  Ze das couve
1 ano atrás

São as próximas fases.
Afinal, a Rússia está estripando a Ucrânia por partes, feito Jack ‘o Estripador’.

Bosco
Bosco
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Com certeza o nível de psicopatia do Putin é comparável à de Jack.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  JuggerBR
1 ano atrás

É a falhação especial russa

Bosco
Bosco
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

rsssss

Casemiro
Casemiro
Reply to  JuggerBR
1 ano atrás

É apenas a área de uma empresa.
É relativamente grande, mas não vai precisar de muita gente.
Inclusive, vários militares da DPR já foram embora de Mariupol para se juntar à próxima ofensiva russa.
O Batalhão ‘Somália’ da DPR, que derrotou grande parte dos azovitas, já foi para Donetsk e inclusive desfilou na Cidade

Casemiro
Casemiro
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Desfile do Batalhão Somalia voltando para Donetsk.
Será que a população está apoiando?

https://t.me/partizan1941/18100

Henrique
Henrique
Reply to  JuggerBR
1 ano atrás

Meu caro, independentemente do exército que fosse (Rússia, EUA, China, UK etc..) entrar em cada buraco daquele imensidão que é aquela fábrica é simplesmente suicídio. 2.000 soldados entocados naquele labirinto subterrâneo equivalem a 20.000 ou mais em confronto convencional pois se torna uma proporção de 10×1 em vantagem defensiva e sempre quem está atacando se expõem mais. Portanto, em temos táticos, a decisão é acertada. A não ser que inundem os túneis seja com água ou gás letal mas ai mais do que nunca serão acusados de genocídio. Melhor uma filmagem de soldados famintos ou acabados se rendendo do que… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Oseias
Oseias
1 ano atrás

A estratégia russa: não atinja o objetivo, reduza o objetivo posteriormente para apenas aquilo que você conseguiu e cante vitória.

ps. a Holanda vai transferir obuseiros PZH 2000 para a Ucrania.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Oseias
1 ano atrás

As perdas ucranianas estão muito grandes.
Muito material destruído ou capturado pelos russos.
Só ontem, EUA, Canadá, Holanda e Alemanha anunciaram que mandarão artilharia pesada para a Ucrânia.
A Rússia já contabilizou mais de 1.000 peças ucranianas perdidas ou capturadas.
O fato é que em campo aberto, elas se tornam alvos fáceis para drones e VKS.

Em tempo.
Parece que a Alemanha está revendo sua política de mandar armas pesadas para os ucranianos.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Casemiro
1 ano atrás

Os russos já admitem mais de 20mil baixas e 13mil mortes….

Se admitiram isto, pode dobrar sem dó e medo de ser exagerado.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Só eu que acho esquisito todo este personalismo ?

Putin testa missil num sei o q ?

Putin altera táticas..

Putin manda retirar ataque..

Quem decide tática em campo são os comandantes locais e não o cara do braço de vitrola dentro de um bunker, milhares de km de distância..

Quem testa mísseis é a nação e não o seu ditador…

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Cartilha Kim Jong-un de tirania e vilania. Fora que sempre são armas ‘fálicas’. Psicanálise já explicou isso há muitas décadas atrás…

Varg
Varg
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Culto à personalidade…

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Ouvi falar que o Putin não existe, são um grupo sósias controlados pela KGB que interpretam o ditador e tomam todas decisões para o serviço de espionagem não se expor.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

ahahahaha Eu nem duvido…

Casemiro
Casemiro
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

Os ucranianos discordam.
hehehehe

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Coisas do facismo!

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

AH claro, que nos EUA o Pentágono decide tudo. Óh Deus, é cada uma.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

O seu problema cognitivo é tão elevado, que você compara uma ditadura autocrata com uma democracia consolidada…

Alessandro
Alessandro
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Isso pq ele é “inimigo do estado” imagina se fosse amigo rsrs…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Fora que ele é todo metido a ANCAP e se diz um investidor milionário, com fazendas de soja, milhos, café e etc… e fica ai de cheerleader de ditador..

Mas ele já passou vergonha maior aqui..

Se gabou aqui uma vez de ser tão rico, que tinha um Kadet( ou coisa parecida, não lembro)..

Sumiu um tempo destes desta e voltou agora com este nick.

ai vc vê o naipe dos caras, tem que fazer o que eu faço. só venho aqui dar risada da cara deles, pq debate sério mesmo já n tem faz é tempo..

Uma pena.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Democracia que invade países e extermina 2 milhões de vietnamitas com napalm e agente laranja, que beleza meu caro supra sumo da sapiência humana (SIC).

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

E você pela mídia do Putin, o que da na mesma…

Como chamam ele na mídia Pró Rússia ? Grande Timoneiro, Estimado Líder ?

Tem que tomar cuidado para n copiarem nenhum nome ja usado pela Coréia do Norte..

Putinik da Silva
Putinik da Silva
1 ano atrás

Off topic: Instituto militar de pesquisa em defesa aeroespacial em Tver, próximo a moscou em chamas.

https://twitter.com/liveuamap/status/1517077824330510343?s=21&t=GAxucDECaJqNZQUfONaWyg

Instalações e equipamentos russos continuam se explodindo sozinhas.
Vai entender…

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Putinik da Silva
1 ano atrás

Sabotagem?

Putinik da Silva
Putinik da Silva
Reply to  JuggerBR
1 ano atrás

Estão alegando que foi a “fiação elétrica antiga”.

Mas a possibilidade de sabotagem não deve ser descartada.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Putinik da Silva
1 ano atrás

Já falei isso aqui, Ucrania tem que começar levar guerra para o terrítório da venezuela gelada para o povo sentir na pele o que fazem com os outros.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

Eles não tem condições nem de sair do lugar imaginar querer atacar na Rússia. Não viaja.
Só se for por terrorismo

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Putinik da Silva
1 ano atrás

Chama-se “geração espontânea de fogo”. Vi isso acontecer no Moskva. É comum em equipamentos russos.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Ze das Couve
1 ano atrás

Enquanto isso, em Moscou: muita gente ligada ao Gremilin estão aparecendo suicidadas. Como diria Faustão: coisa de lôco!!!

Casemiro
Casemiro
Reply to  Putinik da Silva
1 ano atrás

Depois do Su-35 e do ‘Moscou’, agora um Instituto em Tver.

kkkkkkk

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Aparentemente o Azov resgatou os 500 homens que estavam cercados no porto de Mariopul e levaram eles para essa fabrica…

Os caras quebraram o cerco dos Russos e sustentaram a linha por tempo o suficiente pra evacuar todo mundo…

https://www.pravda.com.ua/eng/news/2022/04/20/7340941/

RDX
RDX
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

O Azov é a tropa mais dura dessa guerra. Curiosamente eles não militares regulares pois integram a guarda nacional ucraniana, uma gendarmaria. Ou seja, eles podem ser comparados ao BOPE.

“Organizada em grupos táticos, esta força de mais de 3.000 homens é mais móvel do que um exército regular”, continuou ele. Colocada em 2014 sob a autoridade do Ministério do Interior, a Brigada Azov está equipada para combate corpo a corpo. Apesar de estarem vestidos como soldados, eles se parecem mais com unidades policiais militarizadas, como o RAID francês, do que com tropas regulares.

https://www.lemonde.fr/en/international/article/2022/04/17/war-in-ukraine-the-azov-brigade-s-last-stand-in-mariupol_5980801_4.html

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Esse soldado só Azov não parece tá se preocupando em morrer de fome ou sufocado

Anderson
Anderson
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

É isso aí combatente. O negócio é ficar aí de boa enquanto seus líderes tentam (imploram) por uma negociação para a retirada do pessoal “importante” de Azovstal.

https://www.youtube.com/watch?v=TeFF9-wASR8
https://www.youtube.com/watch?v=Hnu6fFHOtO4
https://www.youtube.com/watch?v=7o7y6gbAytA

Last edited 1 ano atrás by Anderson
Casemiro
Casemiro
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Como dizia Raul Seixas:

‘Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada cheia de dentes
Esperando a morte chegar.’

RDX
RDX
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Descanso merecido depois de matar alguns chechenos.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Além disso a fábrica de aço tem grandes reservas de água e alimentos. A Ucrânia parece estar conseguindo suprir eles com relativo sucesso

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Ainda bem

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

O que adianta? Vc prefere morrer hj ou amanhã? Se entregar ou cair atirando nos invasores da sua terra, que matam e estupram seus parentes? Se não souber a resposta, você não é um ser humano…

Casemiro
Casemiro
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Como assim resgatou?
Quando o porto estava sob ataque, eles se retiraram para Azovstal.
O mesmo ocorreu na Fábrica Ilitch.
Só que um grupo de 100 militares tentou escapar do cerco à Ilitch em alguns carros e blindados.
Quarenta dois foram mortos e o resto capturado.
As linhas ucranianas estão muito longe.
É quase impossível fugir de lá.

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Sobre esta ação do Putin, ser um erro estratégico, permitindo talvez um contra-ataque de fora para resgatar os militares de Azov. Sinceramente acho impossível.

Infelizmente as forças ucranianas não tem capacidade de realizar um contra ataque ou ações ofensivas em grande escala.

Segundo fontes seguras as munições e equipamentos estão acabando.

Hoje a Ucrânia estar simplesmente estagnada. Se limitando a ações defensivas e de guerrilha.

Zezão
Zezão
1 ano atrás

Quem está dando as cartas nessa guerra ???

Zelensky, 17 de abril: As negociações terminariam se os combatentes de Mariupol fossem mortos.

21 de abril, Putin cancela os planos russos para invadir a usina siderúrgica Mariupol.

https://www.businessinsider.com/zelenskyy-ukraine-russia-mariupol-ukrainian-fighters-negotiations-could-end-2022-4

Last edited 1 ano atrás by Zezão
Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Zezão
1 ano atrás

Putin claramente não está aguentando.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

Então por que vocês estão tão preocupados? a Rússia não vai aguentar, fica tranquilo…pode se concentrar nos problemas do Brasil, pois a Ucrânia já venceu. Logo, estará em Moscou e retomará o Donbass e a Crimeia.

Putinik da Silva
Putinik da Silva
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

Na verdade o Putin parece estar “pela bola 🎱 “, capaz de nem aguentar até 09/05 🤣

https://youtu.be/qOp24A3DCYE

Posição tensa, agarrado à mesa como se fosse cair (ou para não tremer como um antigo nazista que se achava imperador e invadiu deliberadamente outros países).

Parece que os boatos de que ele está com alguma doença grave/terminal não são só boatos.

Bosco
Bosco
Reply to  Putinik da Silva
1 ano atrás

O estrategista envelheceu 10 anos em 2 meses. É de dar pena!

Putinik da Silva
Putinik da Silva
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Dizem que a cada veículo, blindado, avião, etc. perdido pelos russonazis, além de cada soldado morto ele perde 1 dia de vida.

Pela ultima contagem ele deveria ter morrido em 1837.

Last edited 1 ano atrás by Putinik da Silva
Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Putinik da Silva
1 ano atrás

Ele está inchado, de cara amarrada e nervoso.

A teoria que ele tem cancer no reto pode ser real.

100nick-Elã
100nick-Elã
1 ano atrás

Ué, mas a Rússia não estava perdendo? agora Mariupol caiu, já está nas mãos dos russos, exceto esse complexo subterrâneo aí – onde a nata nazista se escondeu. Putin vai matá-los de fome e frio, logo o inverno chega e aí quero ver. Outra coisa, só para lembrar: o Moskva foi afundado? é mesmo? isso é tudo que a OTAN tem para mostrar de poderio, conseguir afundar o Moskva (que aconteceu por sabotagem ou mina, de forma pérfida?) Não tem problema, a Rússia perdeu muito mais equipamentos que isso quando lutou – praticamente sozinha – contra os nazistas na Segunda… Read more »

RDX
RDX
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

O inverno já terminou na Ucrânia. A previsão é de 10 graus de temperatura média em maio.

Zezão
Zezão
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Os soviéticos só conseguiram vencer na 2GM porque tiveram ajuda do Ocidente, sem isso, teriam perdido para os alemães. Até os russos reconhecem essa ajuda, não são ingratos como algumas pessoas… Graças ao Lend-Lease Act dos Estados Unidos, a URSS conseguir efetuar uma logística capaz de derrotar os nazistas, enviaram 400 mil caminhões e jipes, caramba! Eis uma pequena amostra dos materiais enviados pelos EUA: 400.000 jipes e caminhões 14.000 aviões 8.000 tratores 13.000 tanques 1,5 milhão de cobertores 15 milhões de pares de botas militares 107.000 toneladas de algodão 2,7 milhões de toneladas de produtos petrolíferos 4,5 milhões de… Read more »

glasquis 7
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Ué, mas a Rússia não estava perdendo?…”

Não mas, está se Fod….

Calculou uma guerra de uma semana, sem baixas consideráveis e já está indo pro segundo mês, sem conquistar o que ela quer, sacrificando milhares de russos, perdendo até seu navio insígnia pra hoje dizer:
“conquistamos Muriupol”.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

De onde vc tirou essa ideia de que a Rússia calculou que a guerra duraria uma semana? você certamente devia estar na Reunião com Putin e os militares russos, quando decidiram…

Bosco
Bosco
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Achávamos que você estava porque foi você que nos passou essa informação.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

O que os russos estão fazendo em Mariupol agora é esconder os crimes de guerra que eles cometeram.

Zezão
Zezão
1 ano atrás

Igor Girkin (conhecido pelo pseudônimo Igor Ivanovich Strelkov) divulgou esses dias, em seu Telegram, uma longa nota explicando que a Rússia provavelmente perderá no segundo estágio da “operação especial”. Strelkov diz ainda acreditar firmemente que a Rússia não possui forças suficientes para conduzir uma operação bem-sucedida na Ucrânia. Logo, se até o famoso Strelkov está pessimista, por que cargas d’água alguns brasileiros, que nunca lutaram numa guerra de verdade, que nunca estiveram na Ucrânia e que não conhecem absolutamente nada sobre o exército russo, teriam razão de acreditar que a Rússia vencerá? É ridículo!  Oras, Strelkov é um veterano do… Read more »

Ze das Couve
Ze das Couve
1 ano atrás

Façam as contas e vejam que a Rússia não consegue tocar essa guerra por seis meses,

DATA: Russian combat power remaining in Ukraine (troops, weapons and military equipment), per a senior U.S. defense official

Feb 24 – 100 percent
March 11 – 90 percent
March 15 – 90 percent
March 22 – 89 percent
April 12 – 80 percent
April 19 – 75 percent

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
1 ano atrás

Decisão errada que favorecerá as linhas ucranianas de Donbas chegarem até Mariupol.

Os sobreviventes da batalha de Mariupol, os que estão na usina nesse exato momento, provavelmente entrarão para a história e viverão para contar aquilo que está se desenhando como uma reviravolta. Os russos não estão com disposição de perder 20 mil combatentes para vencer 2000.

Repito: Se o batalhão Azov segurar 2 semanas em Mariupol, o cerco será rompido.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Reinaldo Deprera
1 ano atrás

Vou guardar essa sua postagem para dar risada depois…..se bem que já ri agora mesmo…kkkkk

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
1 ano atrás

COMO SEMPRE MENTIRA, A RUSSIA ACABOU DE BOMBARDEAR LA!