A guerra como ela é: corpo a corpo nas trincheiras (ATENÇÃO: IMAGENS FORTES)

130

Imagens de um assalto ucraniano a uma trincheira russa mostrando combates a curtíssima distância.

 

Subscribe
Notify of
guest

130 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MFB
MFB
3 meses atrás

É só eles voltarem para a Rússia que isso acaba.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  MFB
3 meses atrás

Infelizmente esses aí não tiveram escolhas. Ou são jogados aí ou são executados pelos superiores. Essa escória russa, o alto escalão não liga pra vida de ngn, seja russa ou ucraniana.

PACRF
PACRF
Reply to  Nuno Taboca
3 meses atrás

Há uma grande diferença entre os soldados ucranianos e os soldados russos: motivação. Os ucranianos estão defendendo suas terras, suas propriedades e suas famílias dos invasores, enquanto os soldados russos não sabem porque estão em guerra.

Satyricon
Satyricon
Reply to  MFB
3 meses atrás

Esses coitados caíram no conto do Enxadrista!
Acharam que iriam pra guerra, ganhar uma graninha, dar umas voltas, e quem sabe até arrumar uma privada.
Mas que Nada!

Agora pense numa privada que saiu CARA!

Zé Mané
Zé Mané
Reply to  MFB
3 meses atrás

Pergunta séria, mas de leigo. Por que as armas atuais fazem ruído parecido com as armas de paintball? As munições mais modernas são assim?

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Zé Mané
3 meses atrás

Zé,
Uma resposta possível à sua pergunta está em mais de um comentário desta matéria.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Zé Mané
3 meses atrás

Não, elas não fazem barulho de armas de paintball. No caso do vídeo os Ucranianos estão usando silenciadores.

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Reply to  MFB
3 meses atrás

Matar soldados desarmados é muito fácil, dos soldados 5 Russos, apenas o ultimo estava armado.

Carvalho
Carvalho
3 meses atrás

Infantes russos abandonados nas trincheiras. Deixados para morrer.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Carvalho
3 meses atrás

Tudo pelas aspiração colonialista de um sádico putin. Brutal o vídeo. Russos estão morrendo aos montes, outro fugindo do país…a Rússia se afundou, pois nem terão apoio nem dinheiro para se manter. Futuro tenebroso para as próximas gerações russas.

C G
C G
Reply to  Nuno Taboca
3 meses atrás

O futuro da Rússia é ser engolida pela China, em que nível é difícil dizer mas no mínimo economicamente se tornando um fornecedor de produtos primários.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  C G
3 meses atrás

Economicamente já foi, industrialmente TB já foi, em geopolítica tá sendo.

C G
C G
Reply to  Rodrigo
3 meses atrás

Talvez fosse inevitável e essa guerra só tenha acelerado o processo, o último canto do cisne(Urso?) como super potência global!
Só vai restar a questão nuclear mas até o Paquistão tem….

Yuribfr
Yuribfr
3 meses atrás

Mostra como a humanidade precisa evoluir muito ainda.
Enfim, sempre que vejo vídeos de combates em trincheiras dos dois lados fica claro que as vezes só a sorte define quem vive, independente de treinamento.

Heinz
Heinz
Reply to  Yuribfr
3 meses atrás

Existe a questão, mas o russo de azul, morreu de vacilo. A arma com a empunhadura pra baixo, sabendo que sua posição estava sendo assaltada, era pra ter atirado em qualquer buraco antes de progredir. Já os ucranianos foram impiedosos contra os invasores. E tem gente que ainda diz que os russos não têm pesadas baixas…

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Heinz
3 meses atrás

É só propaganda da inteligência britânica. Russos só perderam uns 12 soldados e uns 3 caminhões e 6 carrinhos de mão. É tudo mentira da mídia ocidental malvadona. Só dá pra confiar nas fontes russas.

Yuribfr
Yuribfr
Reply to  Heinz
3 meses atrás

Concordo que eles vieram igual “barata tonta” , mas tem casos de combates em trincheiras que só contando com o azar do outro combatente mesmo.. deve ser tanta coisa rolando junto, artilharia, drone dos 2 lados, flanqueamentos.. loucura. Sair ileso ou sem trauma e quase improvável

Bueno
Bueno
Reply to  Yuribfr
3 meses atrás

Verdade, quando vi o vídeo fiquei buscando as possibilidades que deixaram os soldado Russo como baratas tontas, indo direto para morte.
 1- Drogas, perdeu a noção da realidade do perigo eminente no combate.
2 – Perca da orientação espacial devido os efeitos dos bombardeios: estrondos, tremor, poeira e companheiros dilacerados.
3 -Tentativa de se render, já que os dois lados entende o idioma.

Enfim, é a triste realidade de como a guerra é… como o ser humano é mal. Estamos revendo quase em tempo real o remake da 2º WW…
Não evoluimos em nada, continuamos humus

Last edited 3 meses atrás by Bueno
Joao
Joao
Reply to  Yuribfr
3 meses atrás

Sem dúvida, sorte e azar contam. Mas o treinamento é fundamental. E da pra ver q estavam mal treinados.

Acacor
Acacor
Reply to  Heinz
3 meses atrás

A diferença é que os Ucranianos passaram por treinamento ocidental, em vários países com instrutores extremamente profissionalizados nível Otan. E esses russos que estão sendo enviados nos últimos tempos têm que comprar até a roupa.

Mcruel
Mcruel
Reply to  Yuribfr
3 meses atrás

Não evoluímos em termos de humanidade há pelo menos uns 5000 anos, que é o período de guerra entre egípcios e núbios (não lembro de guerras mais antigas) . Evoluímos em muitos aspectos, entre eles, como matar mais seres humanos de forma mais rápida ou mais distante.
Não acredito na evolução da humanidade… ao menos eu não vou ver isso acontecendo, talvez, ninguém aqui do blog verá.

MFB
MFB
Reply to  Mcruel
3 meses atrás

Nós ainda vivemos em um sociedade tribal. A disputa por recursos continua causando conflitos.

Joao
Joao
Reply to  Yuribfr
3 meses atrás

Isso aí não foi sorte e azar, não…
Infelizmente, os russos estavam sem TTP nenhuma pra isso…

Nuno Taboca
Nuno Taboca
3 meses atrás

Foi de base…

Mas uma pena. Jovens enviados para morrer somente para satisfazer os impulsos de um ditador insano que não tem pudor de massacrar sua população em prol de seus desejos. Putin é a escória de nosso tempo.

Klesson Nascimento
Klesson Nascimento
3 meses atrás

Estas imagens materializa tudo o que lemos nos sites e blogs sobre as FFAA, armamentos, tecnologia e seja lá mais o que…] Tanto faz em uma trincheira, assalto de infantaria, combate aéreo, canhões dos navios… A materialização é a destruição, subjugação e extermínio do inimigo. Alguém vai atirar em alguém, e do outro lado, alguém vai cair. Vai cair um soldado, profissional ou não, com todo o seu treinamento, mas acima de tudo um ou ser humano que entrou na linha de tiro, o que foi, o que era, deixou de existir. Sempre será um pai de família, um filho… Read more »

MFB
MFB
Reply to  Klesson Nascimento
3 meses atrás

Os que decidem pela guerra nunca estão nas trincheiras

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Klesson Nascimento
3 meses atrás

“Politicians hide themselves away
They only started the war
Why should they go out to fight?
They leave that role to the poor, yeah”

mago
mago
3 meses atrás

Existem vários vídeos desses na Internet. Trincheiras russas invadidas por ucranianos, trincheiras ucranianas invadidas por russos….

Slowz
Slowz
Reply to  mago
3 meses atrás

Mas só vale mostrar um lado

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Slowz
3 meses atrás

Vc ainda pode se voluntariar ao lado dos russos, gravar os vídeos e enviar pros editores do site.

Fish
Fish
Reply to  mago
3 meses atrás

Mas só vale postar de um lado… Lembra daquela trincheira ucraniana invadida por um único russo e este matou dois ucranianos de costas

Jose
Jose
Reply to  Fish
3 meses atrás

Eles só falam e veem o que querem meu amigo. Não adianta sequer escrever um ponto.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Jose
3 meses atrás

Tá achando ruim a cobertura do site? Tenho uma sugestão. Vai lá, se alista no lado russo
Eles estão aceitando
Dão até nacionalidade. Daí vc grava os vídeos e manda pra gente ver aqui.

Jose
Jose
Reply to  Nuno Taboca
3 meses atrás

Acho que entendeu errado Nuno. Falei dos “russos” que aqui estão. Só veem, escrevem e aceitam o que aceitam na mente deles.
De Rússia to fora !

mago
mago
Reply to  Fish
3 meses atrás

Lembro sim….Um sargento. Pena que depois acabou morrendo em combate. Vejo notícias/vídeos em alguns canais que ainda conseguem escapar da rigorosa censura imposta pelos países ocidentais e que mostram a verdadeira situação desse embate entre o ocidente e a Rússia.

Marcelo Soares
Marcelo Soares
Reply to  mago
3 meses atrás

São muito vídeos….uma guerra extremamente brutal.

Pablo
Pablo
3 meses atrás

Homens que nunca se viram, se matando. Duvido que os presidentes de ambos os paises fariam isso um com outro. Triste ver isso, pessoas morrendo em nome de uma “causa” de um ditador filho da p…. pior que tem uns m… que apoiam isso.

Last edited 3 meses atrás by Pablo
Antunes 1980
Antunes 1980
3 meses atrás

Os russos estão levando uma surra. E tem quem ainda tente afirmar que a Ucrânia é pura incompetência.

O que chama a atenção são os russos correndo em direção aos ucranianos, de cabeça baixa e com suas armas mirando para baixo, morreram sem dar um único tiro.

Ucranianos com treinamento da OTAN/USA estão lutando bravamente e conseguindo inflingir inúmeras baixas nos invasores russos.

Last edited 3 meses atrás by Antunes 1980
Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Antunes 1980
3 meses atrás

É a diferença de treinamento. Jogam conscritos para morrer, sem suporte, sem apoio, apenas para gerar número. É o estilo soviético de lutar. Enquanto isso, o imperador putin, acumula riquezas, sabendo que não vai dar nada pra ele. Mandou invadir um país soberano, e agora tá tomando uma surra. Poderia ser ele na linha de frente

Vitor
Vitor
Reply to  Antunes 1980
3 meses atrás

Cada um…vive no mundo de BOB

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Vitor
3 meses atrás

Qual a mentira que ele falou? Os russos estão tendo baixas aos montes…

Cassini
Cassini
Reply to  Antunes 1980
3 meses atrás

Assistiu a um vídeo de combate real e já está emocionado? Não deixe se levar pela emoção, a Ucrânia ainda perde bem mais soldados pura e simplesmente por ter menos poder de fogo e… mais gente para morrer.

Arthur
Arthur
Reply to  Antunes 1980
3 meses atrás

Quem vive em Narnia pensa assim…

Digo
Digo
Reply to  Antunes 1980
3 meses atrás

Só por que você viu uma trincheira ser invadida por ucranianos você tirou essa conclusão? posso te mandar uma pá de videos de ucranianos morrendo em trincheiras invadidas por russos, para de ser emocionado.

Sergio
Sergio
3 meses atrás

Saiu da Russia para acabar em uma vala ( é uma trincheira, mas é só jogar terra por cima que se pode se considerar uma vala.) Mas pelo pensamento dos minions….é so dar uma medalhinha, uns trocados que ta tudo certo……..marido se arranja outro, filho se faz outro……

mago
mago
3 meses atrás

Estranho esse vídeo. Os “combatentes” estão com os uniformes incrivelmente limpos em uma trincheira que normalmente estaria cheia de lama pura. Esses caras estão usando muito sabão em pó.
No momento que o “soldado russo” é “atingido”, não aparece nenhuma fumaça ou sangue na hora do impacto recebido. Nenhum dos “atingidos” usa uniforme russo. Um dos “soldados russos” usa uma enorme barba ruiva. Os “soldados russos”, “atingidos” tem uma morte incrivelmente instantânea. Sei não mas acho que esse vídeo é fake. E é preciso uma propaganda.

Sergio
Sergio
Reply to  mago
3 meses atrás

Os “soldados russos”, “atingidos” tem uma morte incrivelmente instantânea. Sei não mas acho que esse vídeo é fake. E é preciso uma propaganda. “”

Sim sim, logico, logico, é claro, é claro……..o cara leva 2 ou 3 tiros de fuzil a queima roupa, e vc queria ver o que? ele dar cambalhotas ou piruetas?

Jose
Jose
Reply to  Sergio
3 meses atrás

Ele quer que jorre sangue…a uns 10m de distância..no estilo filme de hollywood.

santiago
santiago
Reply to  mago
3 meses atrás

Tá achando que está jogando battlefield 2 ou assistindo duro de matar ?

Jose
Jose
Reply to  mago
3 meses atrás

É serio isso ? Não pode ser normal um comentário desses.

Já estão até confirmando que esse barba ruiva é um blogueiro terrorista russo que está lá dando uma de macho ! Agora tá comendo terra.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  mago
3 meses atrás

Vc está certo. São todos Ucranianos e as armas são de Airsoft

António Rodrigues
Reply to  mago
3 meses atrás

Na vida real acontecem coisas que se não forem presenciais ninguém acredita. Já agora, o pó de sabão, deixou a terra das trincheiras seca e estragou o efeito molhado das fardas deixando estas secas, incrível queria as fardas molhadas e as trincheiras secas???

Corsário-DF
Corsário-DF
3 meses atrás

Realmente, os caras não tem o mínimo de treinamento. Morreram como cordeiros, tem o que olha para o atirador e “toma susto” com os tiros a queima roupa. Impressionante como eles não atiraram, mas é uma missão suicida para os ucranianos também. Só aparece uma vez o soldado ucraniano jogando uma granada, do lado russo sequer um tiro foi dado. Moedor de carne mesmo.

sub urbano
sub urbano
3 meses atrás

São Spetsnaz da marinha ucraniana contra soldados comuns, o resultado é o esperado. Esses OpEsp do video estão a nivel do Grumec. Não pense q se vc for convocado pra uma guerra e tiver alguns meses de treinamento como conscrito terá muita chance contra um operador de uma unidade assim, seja de qual país for.

sub urbano
sub urbano
Reply to  sub urbano
3 meses atrás

Realmente são imagens impressionantes. Como o texto bem diz eles estavam em alguma missão tipica de comandos/operações especiais, atrás das linhas inimigas. Um azar da guarnição russa. Uma unidade assim não costuma ser usada para tomar trincheiras. É um soldado que leva anos para ser selecionado e treinado.

Joao
Joao
Reply to  sub urbano
3 meses atrás

Sinto muito, mas não…. Isso é soldado de infantaria treinado contra soldado de infantaria não treinado…. Simples assim

Heinz
Heinz
Reply to  sub urbano
3 meses atrás

Depende muito cara, não é pq o cara é de unidade de elite que é invencível, seals já foram mortos em confrontos contra insurgentes do talibã, spesztsnaz russos já foram mortos em confronto com tropas regulares Ucranianos, FE Ucranianas já foram mortas por tropas regulares russas. Creio que o treinamento é sim válido, além de coragem, sobretudo e um pouco de sorte.

Leno
Leno
Reply to  sub urbano
3 meses atrás

Esses aí estão mais p/ atores de Hollywood Rsrsrs
Pessoal não acreditem em tudo que vcs veem na internet. Enquanto não tiver uma confirmação da veracidade desse vídeo de fonte segura, pra mim isso é fake e não passa de propaganda Ucraniana. Observe que a exceção do último homem russo abatido aparentemente os demais estão desarmados, além disso ninguém do lado russo revida.

Joao
Joao
Reply to  Leno
3 meses atrás

Vc sabia q uma tropa mal treinada atira, no máximo, 10 % da munição prevista para uma operação?
Justamente, pq “colam as placas” e ficam sem saber o q fazer ao mesmo tempo q o banzo bate.
Infelizmente, essa guerra chegou nesse nível. De mandar mobilizáveis sem serem treinados.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Leno
3 meses atrás

Foi o que vi em outros grupos no Facebook e no Telegram. Isso parece encenação pra eles publicar pra incentivar os soldados ucranianos e baixar a moral dos soldados russos.

Jose
Jose
Reply to  LUIZ
3 meses atrás

Tiro de fuzil à queima roupa é encenação. Cada uma que vem de vocês, fãs do hitler russo, que eu realmente fico na dúvida se isso é algo minimamente normal.

Last edited 3 meses atrás by Jose
Cassini
Cassini
Reply to  sub urbano
3 meses atrás

Pensei o mesmo. O vídeo advém de um perfil sobre conteúdo das forças especiais ucranianas, unidades de elite.

Num combate entre soldados profissionais com anos de treinamento e outros conscritos com meses de treinamento, o resultado é óbvio.

Jota
Jota
3 meses atrás

Não vi o vídeo mas vou comentar assim mesmo : esse putin tem seu lugar reservado no inferno!

Sergio
Sergio
3 meses atrás

Para aquele que esta sentado dando ordem, dando entrevista levemente alcoolizado, toda essa porcaria é apenas uma operação especial. Agora que esta lá, acabando de ser alvejado, essa tal operação especial tem um monte de outros nomes, que não vou escrever aqui para não ser banido…..rs

Last edited 3 meses atrás by Sergio
Ramon
Ramon
3 meses atrás

Isso é apenas uma das gravações, quero nem imaginar o que está acontecendo nas trincheiras de ambos os lados todos os dias, o único vencedor dessa guerra está sendo a morte, pois a verdade é ucranianos e russos não estão tendo vitórias significativas, é a mesma coisa todos os dias, destroem uns veículos, drone mequetrefe metendo o terror nas trincheiras, assaltos para tomar uns buracos, se cada lado perdeu uns 200 mil soldados nessa guerra eu acredito é os mesmos horrores todo santo dia.

C G
C G
3 meses atrás

Muito se falou sobre o treinamento de combate em trincheiras, ingleses, franceses, dinamarqueses e outros países comprometeram a ajudar a Ucrânia sobre o assunto e o resultado está aos olhos!
Carece de confirmação mas parece que o último terrorista abatido era um blogueiro/propagandista russo no telegram, o nome do sujeito era Semen Pegov, parece que Semen é um nome comum na Rússia, algo como Simeon ou Simeão… enfim, esquisito…
https://twitter.com/GloOouD/status/1670816273633095688

Heli
Heli
3 meses atrás

Desse jeito semana que vem os ucranianos estarão nos portões de Moscou, os russos mortos saem sem armas na mão, nem mesmo uma pistola, na direção dos ucranianos para morrerem

Monarquista
Monarquista
Reply to  Heli
3 meses atrás

Tá, mas Kiev caí quando?

Arthur
Arthur
Reply to  Heli
3 meses atrás

Russo não tem mais munição. Segundo a BBC, agora luta somente com pás.

Arthur
Arthur
3 meses atrás

A vida como ela é! Em Hollywood, o cara dá um tiro e mata três; na trincheira, nunca menos que tres tiros para matar um. Agora tá explicado porque a contraofensiva não avança: ficam vagueando a trincheira ao invés de seguir serelepe no AFV e deixar para artilharia o trabalho pesado! E por que não? É assim que os russos trituram a tropa ucraniana!! Então, chega a inevitável notícia na mídia: “depois de avançar mais alguns quilometros, a Ucrania conquistou UM (000001) assentamento.” Segue-se depois o contra-ataque russo e recomeça tudo de novo! E estamos indo para a terceira semana… Read more »

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Arthur
3 meses atrás

E estamos indo para a terceira semana”

Tbm está contando as semanas desde o dia 24 de fevereiro de 2022?



Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Arthur
3 meses atrás

Sugiro assistir João Bercle – Combatente na Ucrânia – Parte 1 e 2 – Fala Glauber Podcast #261 e #262 para uma noção de como funcionaria avançar com AFV e os combates de trincheira e artilharia etc. São mais de 14 horas de conteúdo em 2 partes. O que você propõe é impossível para os dois lados.

Marcelo
Marcelo
3 meses atrás

Parece que as forças russas lançaram suas próprias operações ofensivas no leste de Luhansk Oblast. Não se sabe se essa ação foi bem-sucedida ou até onde os russos podem avançar. São afirmações do canal russo Arcanjo das Forças Especiais Telegram e dizem o seguinte: “A ofensiva da 76ª Divisão Aerotransportada está em andamento. O inimigo tem grandes perdas de mão de obra, há uma falha maciça de armamentos e equipamentos militares. A Ucrânia não estava ciente de nossa próxima ofensiva, uma vez que eles interagem mal com as unidades EW [guerra eletrônica] e [remoto] REM, eles não receberam informações antecipadas… Read more »

Arthur
Arthur
Reply to  Marcelo
3 meses atrás

Não dá para esperar muito de um exército sem munição e que luta com pás. É mais provável que os ucranianos suspendam sua ineficiente contraofensiva e enviem o que restou de suas melhores brigadas para o Donbas.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Arthur
3 meses atrás

Não leu o comentário todo, né? Esse contra ataque faz a Rússia baixar a guarda e se expor … o histórico na Ucrânia se mostrou muito desfavorável aos ataques russos … a exceção foram Soledar e Bakhmut, onde o sucesso se deveu a ataques de ondas humanas, com elevadas perdas de combatentes e de material militar. O Grupo Wagner foi exaurido e se retirou … ficaram apenas as forças regulares russas …

Glasquis7
3 meses atrás

Vários aspectos a serem analisados. Ao que parece, os soldados russos estão sem comando. Tentam avançar ou recuar sem nenhuma ordem, ao que parece, cada um por si. Sem cobertura e dispersos nas trincheiras sem capacidade de defender a sua posição.

Um detalhe, o “repasse” dos militares ucranianos visível nos primeiros russos caídos, pode constituir crime embora, numa trincheira invadida, não se pode dar bobeira, executar feridos caídos normalmente merece analise.

Jagderband#44
Jagderband#44
Reply to  Glasquis7
3 meses atrás

Crime?

Glasquis7
Reply to  Jagderband#44
3 meses atrás

Segundo Conselho de Genebra, vc não pode executar um inimigo ferido no chão se este não mostrar condições de combate ou não representar mais uma ameaça mas, não sei se quem criou essas leis esteve esteve alguma vez nas trincheiras.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Glasquis7
3 meses atrás

Os Ucranianos avisam/gritam para se renderem…

Jose
Jose
Reply to  Hcosta
3 meses atrás

Os ucranianos nao estavam falando isso estavam imitando vozes em russos para comfundir os russos por isso que o ultimo veio todo destraido e tomou logo …

Nilo
Nilo
Reply to  Jagderband#44
3 meses atrás

Quem entrou já veio com intenção de não fazer prisioneiros.
Câmara!! Ação!!!!

Glasquis7
Reply to  Nilo
3 meses atrás

Talvez mas tem muitos aspectos a serem analisados. Comportamento dos russos em outros ataques, execuções de civis em algumas cidades, a própria condição de invasor dos russos, a tensão e o medo durante o assalto, em fim.

Eu acho que não faria diferente. Quem responde ante Genebra é o comando não o militar que executa a ação.

Nilo
Nilo
Reply to  Glasquis7
3 meses atrás

Quem sabe as forças especiais russa resolva também fazer um filmezinho aí os mesmos argumentos podem ser usados para justifica-los.

Glasquis7
Reply to  Nilo
3 meses atrás

Com certeza, os russos já fizeram igual.

Bernardo
Bernardo
3 meses atrás

O que eu percebo nessa guerra é que o Ucranianos perdem as trincheiras mais devagar que os Russos, os Russos perdem mais rapidamente suas posições só que… as perdas humanas ucranianas sao amplamente bem mais sentidas pois sua mobilizacao acredito que esteja em baixa. Sobre quem esta ganhando ou perdendo não sei quem falar lado A ou B esta se enganando ou mentindo.

Glasquis7
Reply to  Bernardo
3 meses atrás

Se isso for verdade (e é algo que eu esperava desde o início da guerra) significa que o corpo a corpo está iniciando. Nessas condições de combate, a superioridade bélica da Rússia fica muito reduzida em comparação à disposição de combate dos Ucranianos. Caças, tanques, drones, etc, perdem importância num enfrentamento desse tipo em que a infantaria se torna a arma primordial. Preparação, Comando, determinação determinação e principalmente MOTIVAÇÃO tornam o infante muito mais efetivo que o próprio armamento. Como disse antes, lutar pra tomar um território sem saber o por que nem pra que, é muito diferente de defender… Read more »

LUIZ
LUIZ
Reply to  Bernardo
3 meses atrás

“Cada vez mais soldados das Forças Armadas da Ucrânia são capturados: eles falam sobre a insensatez do confronto com a Rússia ▪️Oficiais das Forças Armadas reclamam de mau abastecimento e cansaço das pessoas, inclusive psicológico, falam de grandes perdas irreparáveis ​​e escassez de pessoas nas unidades. “As pessoas já estão cansadas, querem ir para casa”, diz Vyacheslav Protsenko. ▪️As Forças Armadas da Ucrânia estão jogando reforços completamente despreparados para a batalha – pessoas que nunca serviram no exército e não têm treinamento básico. Segundo a confissão do cativo Pavel Golovach, na Ucrânia ele foi mobilizado quando ia à loja –… Read more »

GFC_RJ
GFC_RJ
3 meses atrás

“In the fields, the bodies burning
As the war machine keeps turning
Death and hatred to mankind
Poisoning their brainwashed minds
Oh lord, yeah!”

Maurício.
Maurício.
3 meses atrás

Complicado ver essas cenas, soldados matando soldados, que se não fosse pela guerra poderiam até ser amigos, mas estavam em território alheio, se estivessem em casa nada disso estaria acontecendo, mas no fim, todos os responsáveis serão punidos, disso eu não tenho dúvidas.

Nativo
Nativo
3 meses atrás

Os caras correndo em direção ao tiro,
são muito despreparados.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nativo
3 meses atrás

Não dá para julgar, claro, do conforto de nossas casas é fácil, alí eram trincheiras, muitos perdem a noção de espaço, realmente ficam perdidos, e repare que os ucrânianos estão com silenciador, no meio daquela confusão toda, sons de granada explodindo, adrenalina a mil, com a falta de preparo, é claro que dariam de cara com os fuzis dos ucrânianos, onde é nítido pelo avanço que possuíam um melhor treinamento.

Glasquis7
Reply to  Maurício.
3 meses atrás

Eles estão com silenciador por que é uma operação de comandos. deve ser uma operação especial de assalto.

Soldados profissionais contra conscritos… Os russos deveriam estudar um pouco da guerra das Falklands. Lá também os conscritos entregaram suas posições pras forças especiais da Rainha.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Glasquis7
3 meses atrás

Concordo, a diferença de nível desses ucrânianos para esses russos é evidente. Outro ponto que os russos estavam fazendo e ainda fazem igual os argentinos é o ataque a baixa altura, expondo muito as aeronaves para os manpads dos ucrânianos.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Glasquis7
3 meses atrás

Em nenhuma das batalhas os argentinos entregaram suas posições pro britânicos.

Glasquis7
Reply to  Alfa BR
3 meses atrás

Vc está certo, os argentinos venceram e rebatizaram as ilhas de Falklands pra matar a saudade dos ingleses.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Glasquis7
3 meses atrás

Você leu e entendeu isso? Pois eu escrevi que os argentinos não entregaram (que se entende por recuar ou se render com pouco combate) suas posições aos britânicos, estes tiveram que toma-las. Nenhuma das principais batalhas terrestres foi rápida e sem baixas. A Batalha de Goose Green durou 24 horas.

Glasquis7
Reply to  Alfa BR
3 meses atrás

“Você leu e entendeu isso?” Não, entendi exatamente o que vc postou. “Pois eu escrevi que os argentinos não entregaram (que se entende por recuar ou se render com pouco combate) suas posições aos britânicos,” Ouviu falar de Oscar Poltronieri? Pois ele recebeu uma “Cruz de la Nación Argentina al Heroico Valor en Combate” por desobedecer ordens de RETIRADA na batalha do Monte dois Irmãs e ficar só com uma metralhadora cobrindo a retirada da sua unidade. Os argentinos entregaram posições diversas vezes. Esta que eu mencionei é apenas uma de tantas outras retiradas ou “repliegues” do Exercito Argentino nas… Read more »

Jose
Jose
Reply to  Maurício.
3 meses atrás

Deve ser tenso isso. A trincheira cercada e já invadida. Devem ter ficado desnorteados mesmo. Concordo contigo!

LUIZ
LUIZ
Reply to  Nativo
3 meses atrás

Parece uma encenação pra propaganda de guerra. Uma imagem mesmo fake vale mais do quê mil palavras.

Gil Rocha
Gil Rocha
3 meses atrás

É aquele ditado: Invasores serão recebidos a bala, sobreviventes serão socorridos com mais balas!

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
3 meses atrás

Não estou torcendo para lado nenhum, mas acho estranho que só aparecem vídeos de mortos russos.

Glasquis7
Reply to  Comte. Nogueira
3 meses atrás

Estamos no lado ocidental do mundo.

Heitor
Heitor
3 meses atrás

Nem consegui ver tudo, muito triste

Combatente anfíbio
Combatente anfíbio
3 meses atrás

Vendo a postura dos assaltantes ucranianos e a postura pelo menos do último soldado abatido percebesse que o treinamento da OTAN dado aos ucranianos é muito superior, falo o último pois me pareceu que os três estavam em atitude de rendição (sem armas e mãos para frente), mas em um combate de trincheiras não dá para pensar rápido é só instinto e no caso daquela situação cumpre-se oque se veio fazer, se era para se render deveriam ter gritado muito antes e não sair andando dentro da trincheira e se era par lutar cadê os fuzis? É uma pena mas… Read more »

Eromaster
Eromaster
3 meses atrás

A imagem parece de propaganda. Os caras que caíram nem reagem.

Acho que esse tipo de vídeo é para animar a torcida, porque as baixas da Ucrânia na linha de front são terríveis.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Eromaster
3 meses atrás

Fonte: vozes da minha cabeça

Guilherme
Guilherme
Reply to  Eromaster
3 meses atrás

Deixa eu te contar uma coisa, a vida real não é como nos filmes de Hollywood. Três tiros de 556 a dois metros de distância mata qualquer um quase que instantaneamente e não, não jorra sangue como nos filmes

Jose
Jose
Reply to  Eromaster
3 meses atrás

Reagir a tiro de fuzil à queima roupa ? É cada uma….

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Reply to  Eromaster
3 meses atrás

Boa noite, caro Eromaster, voçê acredita mesmo nisso que voçê acabou de escrever? É sério mesmo?

Paulo
Paulo
3 meses atrás

Uma pena ver seres humanos morrendo dessa forma, defendendo um governo tirano e autoritário a troco de nada… Mas, viva a Ucrânia!

JClaudio
JClaudio
3 meses atrás

Tive a impressão de ser algo encenado. Já vi pessoas morrendo e sendo baleadas e, em regra, não morrem de forma tão “limpa”. Se for real a tropa atacante está anos-luz a frente da tropa atacada, e não me surpreenderiam se fossem do SAS ou SEAL. A Rússia, repito, perderá a guerra por não saber vencer. Se tivesse reduzido KIEV a ruínas (e tem meios pra isso), a Ucrânia teria capitulado, mas foram traçando linhas vermelhas que os Estados Unidos e Otan ignoraram uma a uma. O palácio presidencial de Kiev continua de pé. O presidente ucraniano voa livremente para… Read more »

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Reply to  JClaudio
3 meses atrás

Falou “O ESPECIALISTA” em tiroteio em guerras.

O problema, é que o 4 cara do vídeo é um milbloguer que foi de base. Tem outros videos da posição dominada.

JClaudio
JClaudio
Reply to  Infantaria_leve_BiABR
3 meses atrás

O ruim de comentar aqui, é que basta o cara discordar do comentário que vai pra ofensa pessoal. Não sou especialista em tiroteios em guerras. Graças a Deus nunca tive a experiência em guerras, mas vi alguns confrontos armados.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  JClaudio
3 meses atrás

Olá JC. Fica tranquilo. Melhor ignorar. Sustente seus argumentos e quando achar razoável, mude de opinião. Gente inteligente pode muda de opinião de vez em quando assim como gente inteligente também pode se colocar contra a opinião hegemônica. Gente inteligente também pode apoiar a maioria quando isso for o certo a ser feito. O mais importante, gente inteligente é educada e foca nos argumentos, evita adjetivos e nunca agride as pessoas. Pelo contrário, gente inteligente é capaz de pedir desculpas quando erra.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  JClaudio
3 meses atrás

Olá JC. Pois é. Eu assisti o vídeo uma vez e fiquei muito perturbado. Prefere nem comentar nem nada, mas me passou a hipótese do vídeo ser uma encenação. Quando a gente vê vídeos da guerra do Vietnã, por exemplo, há um enorme grau de confusão e improviso. Talvez seja a guerra que tenha recebido o mais livre acompanhamento da imprensa. Depois dela, a Imprensa perdeu muito de sua liberdade. A Guerra da Ucrânia é um paradoxo, porque ao mesmo tempo que tem uma enorme quantidade de material gravado, a gente fica sem saber o quanto são confiáveis.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Camargoer.
3 meses atrás

Camargoer,

Independentemente dos motivos para acharem ser verdadeiro ou fajuto, é preciso ter em mente uma diferença gigante em relação a imagens de outros conflitos do passado: as câmeras estão agora nos próprios combatentes que atiram, em seus celulares etc. isso faz muita diferença do que é mostrado em relação a outros conflitos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
3 meses atrás

Olá Nunão. Você tem razão sobre as diferenças entre as enormes câmeras usadas no Vietnã e as pequenas câmeras hoje. Sabe que a minha dúvida fica ainda mais aguçada porque comparando as imagens captadas por câmeras de policiais, por exemplo, fica mais evidente a diferença de qualidade e estabilidade. Sei lá. A qualidade é boa demais. Até parece uma sequência do filme 1917.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Camargoer.
3 meses atrás

O operador ucraniano, está dando ordens em russo, fazendo com que os recrutas ” obedeçam”, porque estão com consciência situacional afetada.
Isso claramente é usado por forças especiais. Um ambiente ruidoso, onde vc ouve ordens em seu idioma, para conscritos que mal tem instruções, vira.um.passeio.
Como já disse anteriormente, eu te ho pena dos jovens russos, que estão sendo trucidados pela ambição expansionista de um ditador. Ao menos, Ucrânianos tem um motivo para lutar. Já os russos, somente a vontade do imperador

Jose
Jose
Reply to  Nuno Taboca
3 meses atrás

Exatamente isso o ultimo foi assim … eu notei logo por isso o russo morreu sem entender tenho pena

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nuno Taboca
3 meses atrás

Caro Nuno. Acredito que as coisas sejam mais complicadas. Sobre motivação, claro que um exército lutando pela defesa do próprio território é um grande motivador, mas sabemos que ao longo da história, exércitos invasores também tinham suas motivações e sua própria construção ideológica. Poderia resgatar as invasões de Napoleão, os exércitos paraguaios invadindo o Mato Grosso, a motivação do exército imperial japonês, os nazistas invadindo a URSS, os norte-coreanos invadindo a Coréia do Sul… etc. Sabemos que estão ocorrendo mortes tanto do lado russo quanto ucraniano. Pior, existem vítimas civis ucranianas também. A ex-URSS colapsou em 1991. Durante mais de… Read more »

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Camargoer.
3 meses atrás

Sim. Eu não discordo de vc quanto a motivação. No meu ponto de vista, o soldado ucraniano é motivado, por estar defendendo sua terra de.um.invasor.
Sobre o fato de ser encenado, e que discordo. Olha o último, o tiro deformou seu capacete instantâneo. Claramente atravessou. E outra, suspeita se que o combatente seja um milblogger.russo ( wargonzo) , que pode ser a vítima. Então esse lance de ser montagem só falácia dos adoradores de.putin, que só compram a narrativa do Kremlin.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nuno Taboca
3 meses atrás

Olá Nuno. Eu não quero ver o vídeo novamente. Acredito na sua observação sobre a perfuração no capacete. Sobre a motivação, sabemos que um país envolvido na própria defesa geralmente consegue mobilizar toda a sociedade, por mais ingrata que seja a luta. Acho que o exemplo da URSS na II Guerra continua sendo uma história extraordinária, mas é fato que tropas invasoras também possuem a sua própria motivação, como aconteceu com a tropa nazista quanto invadiu a França e depois a URSS. Lideranças carismáticas são capazes de motivar todo um país a superar crises praticamente perdidas, mas também são capazes… Read more »

naval762
naval762
3 meses atrás

Lindo!

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
3 meses atrás

Apesar do supressor, diferente do que acredita Hollywood, não eliminar completamente o ruído do disparo (com munição supersônica muitas vezes sequer faz com que ele seja reduzido o bastante para ser seguro para a audição) ele reduz muito a capacidade do inimigo de determinar com precisão a direção dos disparos (especialmente num ambiente em que grandes ruídos já diminuírama acuidade auditiva dos combatentes). E isso fica claro neste vídeo, com os soldados russos totalmente alheios a localização das forças ucranianas dentro da trincheira.

Last edited 3 meses atrás by Bruno Vinícius
Jean Carlos
Jean Carlos
3 meses atrás

Isso é brutal, fiquei sem ar vendo isso, a vida é nada, eu espero que está guerra pare.

Last edited 3 meses atrás by Jean Carlos
Welington S.
Welington S.
Reply to  Jean Carlos
3 meses atrás

Infelizmente não vai parar amigo.

Paulo
Paulo
3 meses atrás

Bons atores.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Paulo
3 meses atrás

Pronto. Grande argumento

Ander
Ander
3 meses atrás

As forças Ucranianas são forças especiais, deveriam já ter estudado a dias essas trincheiras, falo um pouco de Russo e os soldados Ucranianos estão dando comandos como se fossem Russos para confundilos , usaram silenciadores para evitar a localização dos disparos e granada de fumaça.

Mirão
3 meses atrás

Pelo visto não tem problema executar soldados oferecendo rendição se eles não estiverem sendo visto com bons olhos pela turma da OTAN não é mesmo falsos moralistas?