China limita exportações de metais para fabricação de chips em disputa comercial com os EUA

Ação de Pequim segue conversas sobre novos controles de semicondutores por Washington
PEQUIM/TÓQUIO – A China disse no dia 3 de julho que imporá novas restrições à exportação de dois materiais cruciais para a fabricação de semicondutores e outros componentes eletrônicos, em um crescente impasse comercial de tecnologia com os EUA.
Os exportadores não poderão enviar gálio e germânio, bem como compostos químicos relacionados, para fora da China sem permissão a partir de 1º de agosto, de acordo com o Ministério do Comércio e a Administração Geral das Alfândegas.
Semicondutores compostos que usam gálio são essenciais para dispositivos eletrônicos, pois ajudam a reduzir a perda de energia. O nitreto de gálio é usado para lasers e outras aplicações, e espera-se que o material se torne mais amplamente utilizado em semicondutores de energia para veículos elétricos.
As japonesas Nidec e Renesas Electronics estão considerando o uso de substratos de nitreto de gálio para um componente EV que estão desenvolvendo em conjunto.
A China produz 98% do gálio do mundo, de acordo com o US Geological Survey.
Pequim está restringindo o fornecimento de gálio com base na lei de controle de exportação do país, implementada no final de 2020. Ela permite que as autoridades citem razões de segurança nacional para proibir o envio de itens controlados para certas empresas estrangeiras.
As autoridades chinesas usaram a lei para impor restrições às exportações de tecnologia de criptografia e semicondutores usados para evitar vazamentos de dados.
As restrições de gálio seguem as restrições de exportação impostas contra a China pelos EUA e outros países. Washington está considerando restrições comerciais mais rígidas aos semicondutores com destino à China, informa o The Wall Street Journal. As regras propostas se aplicariam a chips usados para inteligência artificial.
Os fabricantes incapazes de adquirir gálio ou produtos relacionados da China podem enfrentar alternativas limitadas, provavelmente tornando o metal mais caro e impedindo a adoção de algumas tecnologias de ponta.
FONTE: Nikkei Asia
Medida puramente simbólica que tem como objetivo mostrar força política e manter a massa de inocentes úteis motivada.
Insumos substituíveis por sintéticos ou através de outros mercados.
Vai acreditando nisso, como se fosse um filme de Hollywood, vcs viram o Antony Blinken disse na coletiva após a reunião com Xi Jinping: Não apoiamos a independência de Taiwan!!!!! Ou seja, quem tem um aliado como esse, não precisa de inimigos”, mas não se preocupe, pois a China irá recuperar Taiwan sem dar um único tiro, quem viver verá!!!!! O secretário de defesa Lloyd Austin tenta a um bom tempo uma reunião com seu homólogo chinês que recusa o encontro. Vcs acham que está tudo bem para os EUA e todo o Otanistão, que nada os abala, que tudo… Read more »
Caro. O gálio e o germânio são elementos da tabela periódica (números atômicos 31 e 32). Assim como outros elementos, como as terras raras, são encontrados na natureza como óxidos. Não há como “sintetizar” estes elementos em quantidades comerciais, ainda que seja teoricamente possível produzi-los bombardeando elementos mais pesados com nêutrons para provocar mudanças nucleares. Na prática, não há como substituir Ga ou Ge por elementos sintéticos. Por outro lado, é possível que outros países possuam reservas minerais destes elementos que possam ser processados para produzir estes elementos com elevada pureza e em quantidades comerciais. Por exemplo, as areias monazíticas… Read more »
Na na ni na não! Encontra um geoquímico e pede para ele ler seu comentário. Tanto o gálio quanto o germânio podem ser obtidos através de outros métodos a partir de subprodutos de processos de mineração. O único problema é que encarece muito a sua obtenção. Portanto, achar que a China tem minérios que só ela tem …. e que se ela quiser ela fecha um torneirinha que manda o EUA para a Idade das Pedras … é coisa de tarado. A China, no máximo, pode fazer com que o preço de um notebook aumente em +-50 dólares, no caso… Read more »
”Portanto, achar que a China tem minérios que só ela tem …. e que se ela quiser ela fecha um torneirinha que manda o EUA para a Idade das Pedras … é coisa de tarado.” 1 – A China nunca disse tal coisa. 2 – O território americano tem muita reserva desses elementos mas que por lei é proibido extração. 3 – A medida é(de acordo com a China) justamente visando retardar e encarecer a produção de semicondutadores para fabricantes americanos. 4 – A medida vai machucar sim, no curto prazo, a industria americana. 5 – Essa é a primeira… Read more »
Se você acha que a China pode punir o EUA então boa sorte.
Pra mim isso tá mais do que na cara que foi bem combinado com o EUA na via diplomática. É um acordo de cavalheiros: eu finjo que te bati para não parecer que sou fraco, e você finge que ficou bravo e continua com suas proibições, mas por favor, não pare de comprar meus produtos porque dependo de você.
Se existe um país que pode punir os EUA é a China, os demais não têm capacidade, alguns até teriam mas têm medo.
Em relação a um possível acordo diplomatico, isso pode acontecer nos dois lados, mas estamos ainda no inicio dessa trocação entre EUA e China, daqui uns 5~10 anos vamos ver o quão eficiente foram as estrategias de cada um.
De qualquer forma estamos falando de 2 elementos finitos e qualquer coisa finita precisa ser regulada.
Oĺa M. Você deve aprender a ler devagar. Eu afirmei que o gálio e o germânio podem ser encontrados em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, a partir da bauxita usada para a produção de alumínio, desde que seja implementado uma unidade de processamento dos resíduos. Sugiro um artigo publicado na Revista FAPESP há bastante tempo mas que explica de modo didático este assunto, Mas tem que ler devagar. Hoje, a China praticamente detém o monopólio de produção porque ela investiu neste setor enquanto outros países preferiram compra-lo ao invés de produzi-lo. Aliás, durante a pandemia, houve uma crise… Read more »
Sim.
Quando o dono da bola sofre bulling dos amiguinhos ele pega a bola e brinca sozinho. Nada mais justo, se sofrem sanções tem que impor sanções também. Aplicar sanções contra a China só vai fazer desenvolver mais rápido a indústria de chips chinesa. Eles já tem tecnologia, pessoal qualificado, centro de estudos e todo o restante que precisam. E os “neoliberais” ainda acham que o mercado mundial entre as nações funciona por “livre comércio”…hahaha…O Mercado global é uma grande disputa de grandes oligopólios protegidos por grandes Estados. São blocos econômicos disputando a fronteira tecnológica e disputando fatias do mercado global,… Read more »
Não adianta fazer embargos ou limitar as exportações….para tudo se da um jeito. A China pode fabricar seus próprios chips, Estados Unidos e outros países podem projetar e produzir outro material substituto. Foi como o gás da Rússia, se falou tanto e no que deu? Europa comprando de outros lugares e a Rússia vendendo para a china.
Terras raras não dá em árvores não ..
A comparação com o gás não tem nada a ver simplesmente a Alemanha está comprando de outro país e não fabricando o gás ..
Eu não quis dizer que o gás e terras raras sejam a mesma coisa, o que eu quis dizer foi em relação as noticias e propagandas que se fazem em relação a DEPENDENCIA DE ALGO ( seja la qual pais for, China, Russia, Estados Unidos, etc). Sempre se consegue uma saída, ou você acha que o mundo vai acabar sem gálio ou outro elemento da china? AVISO DOS EDITORES: 4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados… Read more »
Claro que vão achar alternativa porém será que vai compensar ?
Alemanha está em recessão e o Estado está tendo que segurar os preços da energia/gás ..
Se isso for um bom negócio 🤣🤣
Caro. Gálio e germânio não são terras raras. Eles tem característica parecidas aos do alumíno e do silício. Seus números são 31 e 32. As terras raras tem números atômicos entre 57 e 71.
Caro Sergio. O germâio e o gálio são obtidos a partir dos resíduos da bauxita usada na fabricação de alumínio. Os maiores produtores de alumínio no mundo são os EUA, China, Brasil, Russia e Austrália. Qualquer um destes países pode introduzir uma unidade de produção de gálio ou germânio a partir dos resíduos, só que isso demanda tempo e investimento. O gás natural, ao contrário, é uma substancia encontrada em praticamente todos os países em maior ou menor quantidade. Não dá para comparar gás natural (essencialmente metano) com a produção de gálio ou germãnio
Governo soberano implanta medidas geoeconomicas conforme seus interesses.
P/ nós do sul, só mudará o patrão…
O que esses orientais estão pensando? Que podem dobrar o Ocidente e sua ciência mega-blaster das galáxias? Se restringiram o gálio, substitui pela Gália; se cortarem o germânio, troca pela Germânia. Simples assim: não é questão de tabela periódica e sim de geografia! Agora, se der briga, chama Asterix, Obelix e cia…
Os EUA pressionaram e ainda pressionam países para não adquirirem o 5G chinês, fazem de tudo para proibir empresas chinesas como Huawei e ZTE de atuarem dentro dos EUA. Trump pediu para o Canadá prender Meng Wanzhou, a diretora financeira da Huawei, tentam impedir que americanos investissem em empresas chinesas, e Trump barrou na canetada a venda da Qualcomm, barrou também negociações com a MoneyGram, Xcerra, Lattice, entre outras. Ou seja, a China só está jogando o mesmo jogo dos americanos, simples assim.
Jeito é cada um por si. Tesla vai entrar pelo cano e demais tecnológicos.China é opção para Brasil, até nisso temos sorte. No meu caso IPVAs de carro a gasolina vão ser PROGRESSIVO, ou seja, até 2035, vai crescer valor não importa ANO DO CARRO. ( Essa coisa de meio ambiente ) É invenção dos gringos para todos usarem e faturar com carro elétrico. No Brasil, ano 23, já era, nunca vai ser eletrificado, pois até lá, a eletricidade estará MUITO caro, vai encarecer o custo de moradia e mais, sabiam que na conta de hoje, vem acrescentado os valores… Read more »