Great Wall Motor da China conquista uma fatia maior do mercado russo

Vendas da fabricante chinesa de SUVs disparam com a saída de pares ocidentais e japoneses
HONG KONG – A Great Wall Motor, maior fabricante de SUVs da China, está expandindo rapidamente sua posição de mercado na Rússia, que se tornou o principal gerador de lucros da empresa em meio ao fraco crescimento interno, enquanto as montadoras ocidentais e japonesas continuam a deixar a Rússia após a invasão da Ucrânia.
A Great Wall informou na noite de quarta-feira que, nos primeiros seis meses do ano, o lucro operacional de sua subsidiária integral, a Russia Haval Automobile Manufacturing, foi de 1,36 bilhão de yuans (US$ 189 milhões). Isto superou o lucro operacional de toda a empresa, que ficou em 1,22 bilhão de yuans.
A Great Wall reduziu os relatórios por segmento relacionados às suas operações no exterior, incluindo os da Rússia, em sua última divulgação. Enquanto a montadora se reunia com analistas na quinta-feira, a administração decidiu não realizar uma coletiva de imprensa, indo contra as práticas anteriores devido a uma “agenda lotada”.
As informações disponíveis da empresa indicam que a receita da subsidiária russa foi de 6,76 bilhões de yuans. Não houve divulgação semelhante no mesmo período do ano passado, mas a receita anual da unidade russa para 2022 foi de 7,92 bilhões de yuans para o ano inteiro, sugerindo um grande salto durante o primeiro semestre do ano.
O aumento nas vendas russas ajudou a Great Wall a mais do que duplicar a receita não chinesa, para 20,66 bilhões de yuans. As vendas russas geraram cerca de 30% da receita da empresa, que totalizou 69,97 bilhões de yuans, um aumento de 12,6% em relação ao ano anterior.
Mas o lucro líquido global da Grande Muralha diminuiu acentuadamente 75,7%, para 1,36 bilhões de yuans, devido principalmente a fatores internos. A empresa atribuiu a queda ao “ajuste no mix de produtos”. A montadora, que tradicionalmente fabrica veículos com motor de combustão interna, está fazendo a transição para veículos eletrificados e para o desenvolvimento de carros “inteligentes”.
À medida que o abrandamento econômico global pesa sobre o sentimento do consumidor e provoca a queda nas vendas de automóveis, eclodiu uma guerra de preços que está afetando os resultados financeiros das empresas. As ações da Great Wall caíram 4,7% uma vez na quinta-feira na Bolsa de Hong Kong, enquanto foram negociadas 2,1% mais baixas durante o dia em Xangai.
A Rússia é um raro ponto positivo para a empresa.
De acordo com a Associação de Empresas Europeias, a Great Wall vendeu 56.402 unidades na Rússia durante os primeiros sete meses do ano. Este é um aumento de quatro vezes em relação ao ano anterior, aumentando a participação de mercado da Great Wall no país de 3,3% para 10,7%.
A Great Wall tem a segunda melhor venda na Rússia, atrás da Lada, a icônica marca russa produzida pela Avtovaz. O Grupo Renault anunciou em maio passado que vendeu a sua participação de controle de 67,69% na Avtovaz por um acordo simbólico de 1 rublo e renunciou à sua participação de 100% na Renault Rússia após a invasão da Ucrânia.
Depois que marcas globais abandonaram a Rússia no ano passado, a Great Wall conquistou participação de mercado da Volkswagen, Toyota Motor e Hyundai-Kia Group, todos com presença significativa no país.
A Great Wall tem uma fábrica em Tula, uma cidade a cerca de 200 quilômetros ao sul de Moscou, que está em operação desde 2019.
Outros fabricantes de automóveis chineses estão fazendo avanços semelhantes no mercado russo para substituir os seus pares ocidentais. A Geely vendeu 25.882 unidades durante os primeiros sete meses, saltando 13,6 vezes em relação ao ano anterior e tornando-se a quarta maior vendedora de carros novos no país, atrás da russa Gaz. Participantes estatais chinesas como Chongqing Changan, China FAW e GAC Motor estão vendo suas vendas dispararem no país.
O grande avanço das montadoras chinesas na Rússia vem acompanhado de laços políticos mais estreitos entre os dois países. Na semana passada, os BRICS – o bloco de cinco nações que inclui a China e a Rússia – concordaram em adicionar seis novos membros para melhorar a sua posição global no meio de uma divisão cada vez maior entre eles e as nações do Grupo dos Sete.
O presidente chinês, Xi Jinping, visitou Moscou em março para se encontrar com o presidente Vladimir Putin, fortalecendo a sua relação bilateral. Juntamente com o “plano de paz de 12 pontos” de Xi para a Ucrânia, a principal conclusão da cimeira foi a declaração conjunta para expandir ainda mais a cooperação econômica bilateral num contexto de tensões elevadas com os EUA e muitas outras nações ocidentais.
FONTE: Nikkei Asia
Era de se esperar, todos os países sancionados pelo ocidente agora vão mergulhar nos produtos Chineses. Até os não sancionados estão, vide exemplo o próprio Brasil onde as fabricas das montadoras Europeias/Americanas que fecharam, agora fabricam veiculos Chineses para o mercado LatinoAmericano.
O mais irônico de tudo isso é que grande parte das empresas de origem ocidental operando na Rússia hoje são… Americanas.
Enquanto as Europeias que saíram perderam um mercado de mais de 140milhões para os Chineses e Americanos.
Grande Europa kkkkkkk
O Mercado Automotivo Russo, é menor que o Brasileiro e da Austrália.
Não importa, é um mercado de 140 milhões de pessoas.
Qualquer país produtor amaria ter acesso a um mercado desses, nos quais os Europeus abriram mão enquanto o Tio Sam amigão deles engoliu a parte do bolo deles.
Menor do que o mercado australiano?
Tem certeza disso ?
Sim:
6.Brazil – 1,957,834;
(…)
13.Australia – 1,081,429
(…)
19.Russia – 687,370
Ressalta-se que até mesmo em 2021, o Mercado Russo era menor que o CANADENSE:
The Global Vehicle Sales by Country in 2021 | Fiat Group World
Car Sales by Country | Global Car Sales Data | 1. China 2. US (factorywarrantylist.com)
Não, o mercado automotivo russo não é menor que o australiano.
Se você considerar vendas ‘per capita’ você teria razão, mas é números totais não.
Rússia: https://carsalesbase.com/russia-car-sales-data/
Austrália: https://carsalesbase.com/australia-car-sales-data/
________
Para motivo de curiosidade, o do Brasil: https://carsalesbase.com/brazil-car-sales-data/
Pelo que li, esses números batem com o que a Fenabrave lançou, então imagino que a metodologia tanto para a Austrália quanto para a Rússia devem estar corretas também.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-01/fenabrave-vendas-de-veiculos-crescem-48-em-2022
Australia? duvido
A frota de veículos russa é maior que a brasileira.
Grande jogada da China e fazer a Russia acreditar que está se livrando do julgo comercial do ocidente enquanto vai dragar a economia deles inteira kkk
“vai dragar a economia deles inteira kkk”
Ué, mas a Rússia ainda tem economia? 🤔
A China dando um abraço de sucuri na Rússia!
Assim que funciona o capitalismo. Se você não quer vender para mim, eu acho que queira.
Isso não é capitalismo, é falta de opção.
“Isso não é capitalismo, é falta de opção.”
Tá fazendo a economia girar? Então sim, é capitalismo!
Girando no meio de uma capotagem, rsrsrs…
Já melhorou, pelo menos não está mais negando que é capitalismo…rsrsrr.
No mundo mágico das desculpas esfarrapadas, a coisa vira até “capitalismo”.

.
Agora vai explicar que mundo real, onde existiram quedas de vendas no patamar de mais de 100 mil carros por mês, por falta de opção e que os chineses só estão crescendo “trocentos por cento” pq não vendiam nada e agora foi só o que sobrou no mercado como alternativa as “maravilhas” produzidas pela LADA e afins… Nem desenhando consegue.
Quanto blá, blá, blá e mimimi…
Os chineses com essa montadora não estão fazendo a economia russa girar? Os chineses não estão pagando impostos para os russos? A lei da procura e da demanda não faz parte do capitalismo? Ou seja, a questão aqui é se é ou não capitalismo, e sim, é! O resto é mimimi…
Ne economia liberal ocidental?? Os russos estão fazendo o mesmo. Os otários é que embarcam nessa onda de sanções enquanto muitas empresas ocidentais que saíram da Rússia foram substituídas por similares russos. Essas empresas já com toda estrutura melhoraram e estão se expandindo.
Tb competir com lada…
Maldade kkk a Lada não faz mais aqueles trambolhos que os desavisados compraram no Brasil. Melhorou muito com a Renault.
Caro Nemo então piorou, carro francês e ainda Renault misericórdia.
E isso não é nada.
Esperem até a China tomar dos russos o mercado de armas que os russos tinham na África e OM…
Já estão tomando, melhor suporte, condições de compras melhores e sem interesse em interferir politicamente nos clientes.
Não tem nem como competir.
Os chineses podem até competir com os russos só que na base da cópia.
Rússia está fadada ao fracasso. Gerações de russos, serão penalizadas pelas ações de hoje do Ditador Putin.
Indústria bélica, industria de automóveis….
Só vai sobrar ser o que já sabemos: a rússia é um posto de gasolina gerido por gangsters
Mesmo papinho de sempre ZzzzZzzz
A estratégia do Putin para reconstruir a glória do poder soviético vai acabar fazendo seu país virar um satélite da China.
Se trocar China pelos EUA ai estaria tudo ok, certo?
Eu quero comprar um LADA 0km
Masoquista hein
O nível de qualidade dos carros chineses já está superando dos alemães em termo de qualidade de construção e acabamento. Além disso, os carros chineses estão mais tecnológicos e mais baratos que os dos ocidentais.
Não estou dizendo isso a toa, são opiniões dos principais canais brasileiros que avaliam carros no YT. BYD e GWM já estão superando os carros ocidentais em termo de qualidade e tecnologia.
Em breve, a China vai dominar o mercado brasileiro e o mundo.
Concordo.
Mas diria que isso vai ocorrer não porque os carros chineses são hiper bons (são no mesmo nível, na minha opinião) mas porque as montadores que se encontram aqui no Brasil, como VW, GM e Stellantis, foram muito gananciosas nesses últimos 5 anos.
Olha a quantidade de “gordura” que esses carros europeus/americanos estão “queimando” quando viram que não iriam vender e ficar com estoque parado nos pátios (além da chegadas da BYD/GWM).
Inadimissível uma carroça pobretona como o Kwid custar mais que R$50.000.
Ai temos que ver se os Chineses serão competitivos no quesito preço.
Até agora eles só vendem veiculos mais “premium” como Sedãns médios e SUVs médios e grandes.
O real teste vai ser quando começarem a vender carros populares e SUV compactos. Serão tão competitivos quanto um Polo, Onix, Renegade?
Meu sobrinho tem um Ônix 2019. Eita carro pra da problema desde a compra 0km.
45 lugares foi boa kkkkkkkk. Uns 90% da população deve andar nesse
Pô, mas isso é matéria para o Forças Terrestres? Não seria mais indicada para a Quatro Rodas?
https://m.youtube.com/watch?v=D8rViF7V_oA&pp=ygUfZ2VvcmdlIG9mIHRoZSBqdW5nbGUgdGhlbWUgc29uZw%3D%3D
A saida em massa das multinacionais europeias da Rússia, foi um tiro no próprio pé. Esse ano a Rússia vai crescer economicamente, mais que a Alemanha , que por sinal está em mal lençóis em vários setores de sua economia. A começar, o fim do gás russo barato. Com o aquecimento global e seus efeitos, produzir energia, abundante e barata se torna crucial. A Rússia com a exploração de gás no círculo ártico está para dar um salto enorme , podendo chegar a produzir a mesma quantidade da soma do 2° e 3° maiores produtores do planeta. Lembrando que esse… Read more »