As restrições de Pequim ao uso de iPhones se espalharam dos funcionários do governo central para os governos locais e empresas estatais, informou a Nikkei na sexta-feira.

Os ministérios e agências centrais restringiram o uso de produtos estrangeiros para negócios oficiais por volta de 2020, mas fontes disseram à Nikkei que as restrições foram alargadas em Agosto a funcionários de governos locais, de prefeituras a cidades, e empresas estatais.

A notícia de que Pequim disse aos funcionários de algumas agências do governo central no mês passado para pararem de usar celulares da Apple no trabalho abalou a gigante tecnológica dos EUA, que perdeu cerca de US$ 190 bilhões em capitalização de mercado depois de cair mais de 6% nos últimos dois dias.

Fornecedores como a Qualcomm também foram duramente atingidos. A Qualcomm, uma das empresas norte-americanas com maior presença na China, caiu quase 7%, liderando as perdas entre as principais empresas de tecnologia. Outros fornecedores como Broadcom, Skyworks Solutions e Texas Instruments também caíram entre 1,8% e 7,3%.

Embora o número de funcionários do governo central não seja público, o Bank of America estimou que tal proibição poderia reduzir as vendas do iPhone em 5 milhões a 10 milhões de unidades por ano, face ao total anual da China de até 50 milhões.

Huawei Mate X5

Por outro lado, as vendas de smartphones da Huawei, impulsionadas pelo novo Mate 60 Pro, podem saltar 65% este ano, para 38 milhões, na ausência de alguns “riscos não comerciais”, disse Ming-Chi Kuo, analista da TF International Securities.

Para aumentar a pressão sobre a Apple num dos seus maiores mercados, a Huawei lançou dois novos smartphones – o dobrável Mate X5 e o Mate 60 Pro+, uma nova adição à linha que chamou a atenção global por demonstrar resiliência às sanções dos EUA.

Tanto o  dobrável Mate X5  e o Mate 60 Pro Plus usam o novo chipset Kirin 9000s de 7 nm, cuja tecnologia desafia as restrições dos Estados Unidos à exportação.

O Huawei Mate 60 Pro Plus é uma versão levemente aprimorada da variante Pro, com um design mais refinado, tela de resolução ligeiramente maior e câmeras mais encorpadas, entre outros ajustes.

Acessa a ficha técnica do Mate X5 aqui e a do Mate 60 Pro+ aqui.

FONTE: Asia Financial

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR
Gabriel BR
14 dias atrás

Eu não troco a Huawei por nenhuma Apple , e quando o Harmony OS estiver no mercado é adeus Windows!

deadeye
deadeye
Reply to  Gabriel BR
14 dias atrás

O que o Windows tem a ver com o Harmony OS que é para ser usado em celulares??

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  deadeye
14 dias atrás

Existe expectativa de termos um Harmony OS para PC já no ano que vem.

Alecs
Alecs
Reply to  Gabriel BR
13 dias atrás

Não sou fã da Microsoft, mas tenho que reconhecer que não vai ser fácil desbancar o Windows de mais de 96% dos PCs do mundo. O Linux que já está ai a anos ainda não roda todas as aplicações para Windows usando o Wine, que dirá um sistema pensado para ser mínimo. O Windows 10 e 11 ocupam aproximadamente 25GB de espaço em disco e essa não é uma característica do Harmony, que é pensado para ser minimo.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Alecs
13 dias atrás

Não precisa desbancar ! Eu falo por mim

Alecs
Alecs
Reply to  deadeye
13 dias atrás

O cara não sabe a diferença entre GNU Linux e Windows e vem falar em Harmony kkkkkkk o comentário dele foi totalmente ideológico Deadeye.

Alecs
Alecs
Reply to  deadeye
13 dias atrás

O que a Huawei tenta a todo custo esconder é que o seu sistema é inteiramente baseado no Android, inclusive roda aplicações feitas para o sistema da Google com exceção daquelas que precisam das APIs da Google. Sistema feito por um país que controla tudo que sua população acessa e faz na internet. Foi feito para o mercado chinês, que não é nada desprezível, mas não acredito que fora da China irá vender tanto assim. A Huawei até pode lançar dispositivos baseados nessa plataforma, mas sem o ecossistema do Google. Para a grande maioria das pessoas, usar um smartphone Android… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Alecs
13 dias atrás

Desbancar o Windows? De onde vocês tiram essas loucuras? Onde a China(governo chinês) declara que quer desbancar o Windows no mundo? Quer dizer, eu sei de onde vocês tiram isso, de videozinho de Youtube feito por ignorantes que nunca leram sequer um livro sobre China ou sobre os planos quinquenais chineses. Neles a China declara oficialmente os planos para o presente e futuro da nação e aquele que não é preguiçoso em ler sabe que a China não quer desbancar, superar coisa nenhuma, eles querem alcançar autossuficiência. ”O que a Huawei tenta a todo custo esconder é que o seu… Read more »

Marlon furlan
Marlon furlan
Reply to  Alecs
13 dias atrás

Cara, é bom tu cair na real! Mas, eu acho até bom vc ficar onde está, no mundo da Marvel, pois sair do entorpecimento em que vc vive e de repente cair no mundo real, pode até te matar. 😂😂😂😂😂

Cleber Nomari
Reply to  Gabriel BR
13 dias atrás

Eu idem

djalma
djalma
Reply to  Gabriel BR
12 dias atrás

Serio chinesete? A Apple deve estar muito preocupada cpm você pe rapado.

Bosco
Bosco
14 dias atrás

É muita fixação pelos chineses. rssss

yuri
yuri
Reply to  Bosco
14 dias atrás

o pessoal aqui é assim mesmo. lamentável…

Maurício.
Maurício.
Reply to  yuri
14 dias atrás

Esses dias tinha um pessoal dizendo que a trilogia era pró-OTAN e coisas do gênero, agora tu está dizendo que a trilogia está “pendendo” para o lado chinês? É isso mesmo ou eu entendi errado? 😂

Bosco
Bosco
Reply to  Maurício.
14 dias atrás

Podem ser pró OTAN no caso da Ucrânia e podem ser pró China no caso de quererem um mundo bipolar. Eu particularmente observo a China mas não tenho nenhum entusiasmo pelo seu avanço tecnológico, militar e econômico. Como já disse, a China é um “ovo de serpente”. Não confio neles. Sua economia predatória é completamente insustentável e não vai durar para sempre mas até ela se exaurir vai querer subjugar o mundo como fizeram os colonialistas britânicos , franceses, etc. Mas pra mim, nem fede e nem cheira. Quem goste é que a compre. rsss *Já o avanço da Índia… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
14 dias atrás

Só complementando, como já disse mais de uma vez, creio ser ingenuidade os torcedores de um mundo multipolar (ou de um mundo hegemônico dominado pela China) enfim será um mundo melhor e mais benevolente.
Nada vai mudar, com a diferença que no galinheiro vai ter dois ou três bons galos de briga no lugar de haver só um.

JHF
JHF
Reply to  Bosco
13 dias atrás

Equilíbrio é composto por vários players. O capitalismo selvagem só permitiu avanços na pauta de direitos sociais depois de ser confrontado com a ideologia socialista. A sinergia de pontos de vista diferentes traz desenvolvimento multifacetado. Já monopólio, monocultura ou hegemonia de um único país traz o que todos já conhecem.

WSilva
WSilva
Reply to  Bosco
13 dias atrás

A cegueira ideologica não te permite tirar o chapeu para a China em absolutamente nada porque indiretamente estaria elogiando o PCCh, eu vejo esse medo em muita gente.

Se este progresso da China fosse realizado por uma ”democracia” você estaria chorando de emoção por aqui. Imagine então se fosse o nosso querido Brasil?

Repare que você mesmo diz que admira o progresso indiano sendo que este é pifio perto do progresso chinês, e eu não digo isso debochando dos indianos pois também acredito que eles chegarão lá porém o modelo chinês se provou muito mais competente ao longo das decadas.

Cleber Nomari
Reply to  WSilva
13 dias atrás

Disse tudo.

J-20
J-20
Reply to  WSilva
13 dias atrás

Ele elogia os indianos porque está alinhado com o hindutva

WSilva
WSilva
Reply to  J-20
13 dias atrás

Ué, mas o Bosco não é um daqueles que está super preocupado com os muçulmanos na China?

O Hindutva oferece bons tratamentos para os muçulmanos vivendo na Índia ou será que busca também uma forma de vingar o Império Mugal?

Quero muito saber o que eles farão com o Taj Mahal

rs

Yuri
Yuri
Reply to  Maurício.
13 dias atrás

Mas está mesmo. Os comentaristas, no caso.

Mateus Demarchi
Mateus Demarchi
Reply to  Bosco
14 dias atrás

É muita submissão sexual sexual para americanos rsrsrs

obi wan
obi wan
Reply to  Bosco
13 dias atrás

É normal; eu por exemplo não gosto de estadunidenses. Gosto não se discute, eu com minha preferencia e você com a sua, e esta tudo certo, Oque não é admissível é destorcer os fatos da realidade!

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  Bosco
13 dias atrás

É muita fixação pelos EUA. rssss

Bosco
Bosco
14 dias atrás

Eu tenho um celular Samsung A30 há 6 anos e funciona perfeitamente!

Fernando Botelho
Fernando Botelho
14 dias atrás

Pergunta honesta pros “jovens” do site: esses celulares dobráveis estilo o Samsung Fold são úteis mesmo?

Porque eu pessoalmente acho um desperdício você manter as mesmas dimensões dos celulares “rígidos” que temos agora quando está no “modo” mais compacto (fechado).

Vejo com muito mais interesse o dobráveis estilo o Samsung Flip/Motorola Razr, que fica bem pequenininho, quase do tamanho de uma carteira.

Wagner
Wagner
14 dias atrás

50 milhões de aparelhos vendidos por ano só na China? Isso é basicamente um quarto da população brasileira. E uma grande porretada na cabeça dos especuladores financeiros ocidentais a era do dinheiro fácil está acabando. E a China não vai fazer Casino com sua economia,e eles não deixar a Huawei especular. E se liberarem a versão global passa de 200 milhoes de unidades ,sem o mercado estadunidense e Europeu,so com África,OM e América Latina

Joanderson
Joanderson
Reply to  Wagner
13 dias atrás

Esqueceu a Ásia.

Wagner
Wagner
14 dias atrás

Próximo a tombar vai ser a Meta, o Tik Tok vem amassando o Instagram e o já quase falecido Facebook.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Wagner
13 dias atrás

Meta perdeu bilhões por causa da obsessão do Zuckemberg com o Metaverso, aquela coisa que nem o próprio criador sabia direito pra quê servia.
Hoje, Facebook fica cada vez mais ultrapassado, não tem mais jovens nessa rede social ( e lembrando que é a faixa etária de jovens que causam engajamento numa rede social, o que faz ela valer bilhões em mercado ).
Facebook se juntará ao Orkut em pouco tempo.

Wagner
Wagner
Reply to  Willber Rodrigues
13 dias atrás

E hoje armazenamento de dados será o petróleo do futuro.

WSilva
WSilva
Reply to  Wagner
13 dias atrás

O TikTok é uma ferramenta de emburrecimento coletivo projetado para uma sociedade futil, depravada e doente que é a sociedade ocidental.

Facebook, Instagram e outras redes sociais emburrecem as pessoas também porém o objetivo inicial era comercial além de coletar informações e mapear comportamento mas acabou também enburrecendo as pessoas e os chineses perceberam isso até que decideram criar um app para eles mesmos coletaram informações, comportamentos e de quebra emburrecer ainda mais os burros.

Bons tempos da internet pré Orkut.

Bispo
Bispo
13 dias atrás

A Huawei disse ter um processador coma performance similar ao H100 da Nvidia – Lembrando que o H100 é usado pelo ChatGPT(OpenAI) e praticamente qualquer empresa ocidental na chamada programação “Generative Pre-trained Transformer

p.s- A China disse que terá uma base na lua até 2027, façam suas apostas…na continuacao do filme 2001 Uma Odisseia no Espaco os chineses chegaram antes em Marte….corre NASA…rs

djalma
djalma
12 dias atrás

Só tem uma questão; esse novo celular Xing Ling usa 2 processadores sul coreanos da Hynix que estão sob sansão e não deveriam estar nesses celulares
Ou os chineses piratearam, roubaram segredo industrial, no que são mestres, ou alguém esta burlando as sanções, isso esta sob investigacão e provavelmente os china logo vão ter de arrumar outra alternativa.

WSilva
WSilva
Reply to  djalma
12 dias atrás

O componente da SK Hynix e Macron é a memoria e não o processador, não sei se você sabe mas existe uma abismo de diferença entre os dois. rs

O processador, que é cerebro do celular, é 100% chinês.

(https://www.digitimes.com/news/a20230906PD212/huawei-mate-60-chips+components.html)

djalma
djalma
12 dias atrás

Sobre essa sancões do governo chinês contra a Apple pode ser um tiro no pé. A empresa emprega 150 mil pessoas na China, na montagem de celulates e já começa a produzir em outros paises, como India, onde está construindo fabrica gigantesca.