Exército Brasileiro realiza testes com obuseiro M109 A5 e valida nova carga de projeção

Três Barras (SC) – O Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército realizou tiros com o obuseiro M109 A5 no dia 12 de maio de 2025. A jornada de tiro teve 11 disparos do calibre 155 mm no Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), em Três Barras, com cargas de projeção M3 e M4. O objetivo da atividade, realizada em coordenação com o Centro de Avaliações do Exército, foi viabilizar o exame de valor balístico da carga de projeção M4 das munições 155 mm.
O resultado positivo na validação das cargas de projeção M4 permitirá que nos próximos dias, nove obuseiros M109 A5 e um obuseiro M109 A5+Br, revitalizados pelo Parque Regional de Manutenção/5, sejam testados por meio de tiro técnico, contribuindo para maximizar o poder de combate do Exército Brasileiro.
A atividade contou com a participação de militares da 5ª Região Militar, do Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, do Centro de Avaliações do Exército, do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, do 27º Batalhão Logístico, do 5º Batalhão de Comunicações, da 15ª Cia E Cmb Mec, da 5ª Companhia de Polícia do Exército, da Bateria Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército e da 5ª Companhia de Comunicações Blindada.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Assine a Trilogia Forças de Defesa!
Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.Ou envie pelo WISE

Onde fica localizado o motor do M109? È diesel ou um sistema híbrido diesel-elétrico
Dias atrás vi alguma coisa sobre um veículo com este desenho, mas com um canhão de 88 mm como arma antitanque na segunda guerra que tinha um propulão híbrida.. com esta solução, a parte traseira ficou livre para o municiamento, bem parecido com o M109
Na frente, e salvo alguma mudança numa variante ele é diesel convencional. Até procurei mas não encontrei nenhum obuseiro com as características que você citou, ao menos não um moderno.
Tentei postar uma foto ilustrativa mas o link bugou, desisti kkkkkkk
https://www.reddit.com/r/Warthunder/comments/17cgfbu/funny_looking_m2_on_the_m109g_in_the_dev_server/
Que curiosa a posição do motor transversal, pelo menos foi a minha impressão.
Olá Andŕé.
Consegui abrir o link
Show.
Valeus
Por nada, mestre. O tanque que você se refere provavelmente é o Elefant, respondi antes mas parou na moderação, acho que por causa dos links.
Bela imagem, dá a noção exata de como fica a guarnição da viatura e as munições dentro dela.
Oi… Era um veículo da II Guerra desejando pelo Ferdinando Porsche… era um veículo usado para destruir tanques. Achei curiosas a disposição de um motor diesel ligado a um gerados elétrico para a propulsão traseira com dois motores elétricos traseiros
Eu também procurei um diagrama do M109 sem sucesso
Encontrei um diagrama do M109 de lado, mas não mostra o motor, o Warthunder (jogo de onde foi tirado o “raio X” que enviei) é bem preciso com os veículos na maioria das vezes e o diagrama que encontrei mostra alguma semelhança.
https://lh6.googleusercontent.com/proxy/YSRWs8BtWUnkBcdWJePh5r6P0chtoBudVlLvljekDs7eqC8IDCqgN2iUqS4YV1TJzOSoWsXE-fib-y9lhobA81HcM41qDRJO7NpevgHKww
Sobre o tanque alemão, provavelmente você estaria falando do Elefant, as características dele batem com as que você citou, de primeira eu imaginei que fosse um projeto atual, talvez um frankenstein que usam em guerras civis pelo mundo kkkkkkkkk
https://en.wikipedia.org/wiki/Elefant
Saudações, Camargoer.
Opa.. que legal.
Valeu muito
O blindado alemão que tu referes é o VK 45.01(P) ou Porsche Tiger. Eram 2 motores a gasolina que acionavam 2 geradores que alimentavam 2 motores elétricos. Na fase de desenvolvimento ele concorreu com o projeto da Henschel, que foi o escolhido, e nomeado Tiger I e depois originou o Tiger II, dois dos principais carros de combate alemães na 2ª GM. Mesmo assim, o projeto de Porsche foi adiante , porém foram construídos pouco mais de 100 exemplares, que não operaram na função para a qual foram projetados (carro de combate) e sim, como caça-tanques. O maior impeditivo para o sucesso do projeto de Porsche foi justamente o sistema híbrido.
Já que o objetivo foi testar uma nova carga de projeção faria sentido uma ilustração da dita cuja.
O projétil (obus) 155 mm é desengastado, ou seja, não possui “cartucho” ou estojo. O projétil é colocado dentro do cano do canhão, e em seguida é colocada a carga de projeção. Fecha-se a culatra e então é colocada a espoleta e realiza-se o disparo. Abaixo, um vídeo de como é a sequência de disparo num M109A6 Palladin, mas é o mesmo que nos nossos M109A5 e A5+BR. Aos 0:33 e a partir de 1:28, aquele objeto verde na mão do militar é a carga de projeção:
https://youtu.be/IB3EV1mSeVE?si=2ZxRvGiUJnDOMnH6
Abaixo, manual do EB. Vai ver como é uma carga de projeção nas páginas 25 e 135.
https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/9461/1/EB40MT30551.pdf
Me corrijam se eu estiver errado, o EB “ganhou” dos EUA 100 m109a5 e 40 deles foram modernizados para A5BR+, correto? Os outros 60 não serão modernizados?
Negativo.
O EB modernizou apenas 32 M109A5 para o padrão M109A5+BR Plus.
Um lote de 40 foi adquirido dos quais 32 foram modernizados e distribuidos ao Mallet e ao 5 GAC AP. 8 ficaram pra fonte de peças.
Um segundo lote de 60 foi recebido dos quais 38 foram revitalizados. 4 foram pra AMAN e o restante teve destinação ao 29 e 15 GAC. O plano de modernizaçao ao padrao A5 BR contemplaria mais 2 fases. A 2 teria o 29 e o 15 com seus meios modernizados. Na 3 o 22 GAC ( que opera o A3 do lote belga) e eventualmente mais um grupo ( 27 ou 13 passariam a ser AP) teriam seus meios modernizados ao padrao A5 + BR.
Colombelli, no link, um vídeo do Caiafa publicado esses dias, mas com reportagem realizada em 2019, quando eram realizados os trabalhos de modernização dos M113 e revitalização dos M109A5. Vale a pena assistir.
https://youtu.be/wZOnepjjOfk?si=BRnHyb1Sf6mNK9gM
Quanto ao 22° GAC/AP, de Uruguaiana, desde final de 2022 está equipado com o M109A5. Abaixo, matéria de Tecnologia & Defesa, com a entrega de 4 viaturas. Não sei se foram recebidas outras ou se ficaram nessas 4, equipando uma bateria, com as outras baterias contando com o M109A3.
https://tecnodefesa.com.br/mais-obuseiros-m109a5-sao-colocados-em-operacao-no-exercito/
Ficou nessas. Nao.sei pq nao revitalizaram 40. Com as 4 da AMAN dava pra ter feito o 29 e o 15 a 18 peças ou entao o 29, o 15 e mais um outro grupo que poderia ser o 22, o 13 ou o 27tudo a 12 peças. Ha hoje 6 peças sem indicaçao precisa de local e ate onde sei o 29 e o 15 estão a 12 peças.