AGM-179A Joint Air-to-Ground Missile (JAGM)

Washington, 12 de junho de 2025 — O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira a aprovação de uma potencial Venda Militar ao Exterior (Foreign Military Sale – FMS) para o governo da Holanda, no valor estimado de US$ 215 milhões. A transação envolve a compra de 296 mísseis AGM-179A Joint Air-to-Ground Missile (JAGM) e equipamentos associados, confirmou a Defense Security Cooperation Agency (DSCA) em notificação ao Congresso.

Além dos mísseis guiados, o pacote inclui versões de treinamento aéreo (Captive Air Training Missiles – CATM), assistência técnica no âmbito do programa Tactical Aviation Ground Munition (TAGM), suporte do Security Assistance Management Directorate (SAMD) e do Joint Attack Munition Systems (JAMS), treinamentos em manuseio de munição, publicações classifi cadas e não classifi cadas, peças de reposição, serviços de reparo e retorno, estocagem, bem como apoio logístico completo.

A Holanda pretende empregar os JAGMs em seus helicópteros de ataque AH-64 Apache, operados pela Real Força Aérea Holandesa (RNLAF), como parte de um esforço destinado a modernizar as capacidades de defesa do país, reforçar a segurança interna e dissuadir ameaças regionais. Segundo a DSCA, a aquisição também ampliará a interoperabilidade entre as forças armadas holandesas, os EUA e demais parceiros da OTAN, “sem alterar o equilíbrio militar básico na região”.

O principal fornecedor será a Lockheed Martin, com sede em Orlando (Flórida). Para viabilizar o programa, até seis especialistas — três representantes do governo americano e três da contratada — devem realizar visitas semestrais à Holanda para revisões de gestão e apoio à implantação dos sistemas.

O governo norte-americano ressaltou que a venda não afetará sua prontidão de defesa interna e está alinhada com os objetivos de política externa e segurança nacional, apoiando um aliado da OTAN que contribui para a estabilidade política e o progresso econômico na Europa.

Inscrever-se
Notificar de
guest

9 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fábio CDC
Fábio CDC
1 mês atrás

Seria uma boa integrar esse míssil ao ST.

Heli
Heli
1 mês atrás

Os russos vao atacar Amsterdam com tanques T72?

rui mendes
rui mendes
Responder para  Heli
1 mês atrás

Porque???

Colombelli
Colombelli
Responder para  Heli
1 mês atrás

É pelo compromisso OTAN. Pra defender estados bálticos ou quiçá Polônia.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 mês atrás

Pq não o HellFire?

Bosco
Bosco
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Carlos,
Parou de ser fabricado.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Oxi, como assim, tava tão defesado assim?

Bosco
Bosco
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Além de um bom estoque de Hellfires e Longbows ele já tava defasado sim.
Era dá década de 80. Claro, durante todo esse tempo houve evoluções mas elas convergiram para o atual JAGM.
A diferença básica é que pegaram tudo que avançaram nas diversas versões do Hellfire e colocaram em um único míssil, incluindo um seeker dual mode que combina o laser semi-ativo com o radar ativo de ondas milimétricas.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Bosco
1 mês atrás

aí sim, deve estar bem caro, acho que eles deviam manter um Hellfire para ser um míssil mais barato