Itamaraty condena ameaça dos EUA de usar ‘poder militar’ contra Brasil
Porta-voz da Casa Branca citou que Trump pode usar “poderio militar”
O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota na noite desta terça-feira (9) em que condenou a ameaça dos Estados Unidos “de uso de sanções econômicas ou ameaças de uso da força contra a nossa democracia” em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sete réus pela trama golpista. 

Na nota, o Itamaraty diz que o governo repudia qualquer interferência de outros países na soberania brasileira.
“O primeiro passo para proteger a liberdade de expressão é justamente defender a democracia e respeitar a vontade popular expressa nas urnas. É esse o dever dos três Poderes da República, que não se intimidarão por qualquer forma de atentado à nossa soberania. O governo brasileiro repudia a tentativa de forças antidemocráticas de instrumentalizar governos estrangeiros para coagir as instituições nacionais”, diz o comunicado.
Estados Unidos
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que o governo norte-americano considera a liberdade de expressão uma prioridade máxima, citando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Não tenho nenhuma ação adicional [contra o Brasil] para apresentar a vocês hoje. Mas posso dizer que esta é uma prioridade para o governo. E o presidente [Donald Trump] não tem medo de usar o poderio econômico e militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão em todo o mundo”, disse a porta-voz, conforme informou a agência Reuters.
“Conspiração da família Bolsonaro”
Em discurso em Manaus, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda citou o julgamento no Supremo Tribunal Federal em que o ex-presidente Jair Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado.
Lula considerou que o país vive um momento delicado.
“Ele sabe que cometeu as burrices que cometeu (…) Esses caras tiveram a pachorra de mandar gente para os Estados Unidos para falar mal do Brasil e para condenar o Brasil”, criticou Lula.
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, criticou a declaração do governo dos Estados Unidos sobre uso da força.
Em uma postagem nas redes sociais, a ministra afirmou que chegou ao “cúmulo” a “conspiração da família Bolsonaro contra o Brasil”, apontando para a articulação conduzida pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro para que os EUA sancionem o Brasil.
“Não bastam as tarifas contra nossas exportações, as sanções ilegais contra ministros do governo, do STF e suas famílias, agora ameaçam invadir o Brasil para livrar Jair Bolsonaro da cadeia. Isso é totalmente inadmissível'”, disse a ministra.
Julgamento
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou hoje o julgamento de Jair Bolsonaro e mais sete réus pela trama golpista. Os ministros Alexandre de Moraes, relator da ação penal, e Flávio Dino votaram pelas condenações. Faltam três votos.
A sessão foi suspensa e será retomada amanhã (10) para o voto dos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
FONTE: Agência Brasil

Itamaraty e GF fazendo a única coisa que podem: soltar notinha de repúdio, já que não tem “pólvora” nem pra dissuasão…
As Forças Armadas preocupas com Jovelins, com importação de equipamentos americanos, atrasos nas contribuições dos subs, Avibras falida, ,programa aeroespacial a décadas com pires na mão.
Comparando os Americanos no pior, terão problemas com café, suco de laranja, carne de hambúrguer, nós teremos, com internet, com remédios, tecnologias necessárias como banco de dados do governo e sociedade que dependendo das grandes corporações americanas da rede de internet. Alguns aqui preocupados com planilha de custo para Avibras, não dá lucro,
Militar BR tá mais preocupado em “perder” acesso ao FMS e “Aliado importante extra-OTAN” ( o que ganhamos com isso até hoje mesmo? Alguém refresque minha memória, por favor ).
Eles vão culpar os civis pelo estado das FA’s ( com certa razão, sejamos justos aqui ), mas eles se “esquecem” que o Brasil não era potência militar nem na época em que eles tinham as “chaves do reino” entre os anos 60 e 80.
Passaram décadas “terceirizando” seu material militar, comprando tudo usado dos EUA e Europa, ignorando parcerias com países fora desse eixo, como Turquia, Índia e China, e dizendo “amém” pra tudo que os EUA diziam.
Essa fonte de usados finalmente “secou”, e os aliados das FA’s BR se voltam contra eles, direta ou indiretamente.
Está aí o resultado:
Sua análise peca pela data. Durante o governo militar entre 60 e 80 não havia ainda opções da Turquia, China e India. Na época eram países mais pobres que o Brasil. Por outro lado durante este periodo houve 2 fases do regime militar. Nos primeiros anos do regime, o alinhamento com os EUA era automático, mas durante a era Geisel o Br quase rompeu com os EUA. E rompeu porque havia uma situação paralela à de hoje, só que com sinais trocados. Carter era o” defensor “da democracia, e Geisel era o representante da ditadura, que prendia, matava torturava, suprimia liberdade de imprensa e sufocava a oposição. Rosalin Carter, a primeira dama dos EUA acertou uma reunião com Geisel através do depto de estado e em plena reunião jogou sobre a mesa o livro ” tortura nunca mais ” elaborado pela arquidiocese de SP do cardeal Arns. O velho general de artilharia não disse palavra e se retirou da sala. Azeredo da Silveira, seu chanceler assumiu a reunião e poderou que isto era uma intromissão nos assuntos internos do país, e isto o gov do Brasil jamais iria aceitar.
Curioso este paralelismo.
Sim, eu sei que, do “começo pro meio”, os militares BR foram praticamente um “puxadinho” da CIA e diziam “amém” pra tudo que os EUA diziam, e do “meio pro fim”, os militares BR finalmente “despertaram”.
Mas mesmo assim, as FA’s BR sempre dependeram DEMAIS de equipamentos usados. É só lembrar da quantidade de equips. de segunda mão no EB e na MB.
Programas de equipamentos novos, como as Niterói e IKL, sempre foram a exceção.
E mesmo com a clara intromissão dos EUA em nossos assuntos internos ( lembram do projeto nuclear entre Alemanha Ocidental e Brasil? ), os militares BR continuaram nessa dependência de FMS e usados europeus.
É um paralelismo em termos. Ninguém está sendo torturado, morto ou desaparecido por aqui agora. A oposição não está sufocada, tanto que no congresso faz e desfaz e colocou em xeque o governo várias vezes. Há Habeas Corpus e o julgamento dos ” amotinados, é feita à luz do dia, com os juizes sendo expostos, bem como suas falas. Bem diferente dos tempos da ditadura. No julgamento de Dilma, em tribunal militar, uma foto mostra seus juizes, todos militares, encobrindo o rosto com as mãos, quando a única foto do julgamento foi tirada.
Quando falo de tortura na ditadura é tortura mesmo. Não força de expressão. É pau de arara, é choque elétrico, é afogamento, é humilhação de ficar nú perante os algozes. Isto é tortura. Não é uma reprimenda do juiz ao delator que se desdiz no depoimento.
”Ninguém está sendo torturado, morto ou desaparecido por aqui agora.” Eu gostaria muito de responder a altura para voce mas as regras da trilogia não permitem.
Os militares dos anos ,salvo seus excessos, eram nacionalistas de verdade, hoje são oportunistas, que só enxergam as chances de se darem bem, mesmo que custe muito ao país.
Uma parte dos militares . A turma do Geisel e seu irmão, também general, Orlando Geisel,.eram nacionalistas e tinham um projeto de país conservador e desigual, mas queriam independência tecnológica e a volta da normalidade democrática. A turma do general Frota era entreguista e reacionária. .Será surpresa que o general Heleno e o seu chefe são dessa turma ? Aliás, Geisel declarou pra posteridade que Bolsonaro era mau militar, indisciplinado, perigoso. e tinha objetivo de enriquecimento rápido. Conseguiu um compromisso de que o ainda tenente, jamais pissasse num quartel novamente, após sua reforma do EB com patente de capitão. A proibição valeu até 2014, quando Villas Boas à aboliu. Deu no que deu.
Cumpre fazer uma distinção entre conservadorismo e reacionarismo : o conservador deseja manter a sociedade como está: se ela é desigual deve ser mantida assim. Sem mecanismos para diminui- la. Já o reacionário não quer apenas mante- la desigual. Deseja que ela volte a ser estamental. Daí decorre sua fascinação pelo império e seu desgosto pela República . A volta da escravidão ou servidão por dívidas é uma possibilidade. O ideal para o reacionário é uma sociedade dividida entre Nobres, Clero, soldados e servos, sem possibilidade de mobilidade social. Todas as conquistas da revolução francesa seriam anuladas. Voltariamoa à um mundo pré revolução francesa. É exatamente isto que quer Steve Bannon, ideólogo de Trump ou Olavo de Carvalho, ideólogo do Bolsonarismo. A aderência de um Orleans e Bragança à isto não é mera coincidência.
Salve Paulo !
É preciso que mais pessoas façam uma reflexão séria sobre a sociedade que desejamos ter.
Por exemplo, se é uma sociedade onde a lei garante a obrigação do Estado em prover tratamento de doenças raras (medicações de inviável custo para a família e outras medidas); o Estado brasileiro como garantidor das vacinas básicas da 1a infância; da educação básica gratuita e universal; um sistema que garanta (principalmente àqueles de média, baixa e baixíssima renda) acesso à saúde pública gratuita; um Estado que promova ações capazes de mitigar os processos que geram desigualdades socioeconômicas.
Ou se é nosso desejo termos uma sociedade fundamentada na contramão dos parcas exemplos acima.
Não sou adorador da CF-88 na sua plenitude, mas enxergo nela um pilar importantíssimo para nossa busca por uma sociedade mais solidária, tolerante e menos desigual.
Conservadores, liberais e progressistas sempre coexistiram no universo político brasileiro – que na minha opinião nunca foi afeito à radicalismos tanto num quanto no outro espectro político. Contudo, na atualidade a proposta de intolerância e o fomento da cisão é uma ameaça existencial a, ideia de Brasil e, tudo que foi construído sobre país nos últimos 79 anos.
o erro de Geisel foi nao ter penalizado com a morte, por traicao e conspiracao, essa turma.
O por e isso, fonte de armas usadas secou.
O que nos restou foi ou comprar novo e caro ou tentar desenvolver por aqui.
“Fonte de armas usadas secou”
Que bom!!! Já passou muito da hora de jogar a vaca no brejo…
Irretocavel. Faco suas palavras as minhas. Complemento: ainda fomos sabotados, aceitamos e agradecemos. Nao podemos tolerar outro Japao, esse ao Sul do Equador-linha geografica…. Kissinger em 1974 salvo engano
Parceria com Índia e China é parceria caracu.Quem propõe isso ou faz piada ou sabe nada.
Se chegarmos a esse ponto…nossas FAs se voltarão contra nós.
Estaremos rifados no dia seguinte.
Sempre fizeram dessa forma. Imagine se não fariam de novo, mas agora para se salvar de levar uns míssieis no meio da cara?
Afinal de contas, quem é que desejaria perder os benefícios que esses milicos br possuem?
Melhor que o ex presidente Bolsonaro, que disse que quando acabar saliva tem que ter polvora, depois nao sabia porque era esnobado pelo Biden… do mesmo cara que queria fuzilar o FHC nos anos 90. No fim, melhor uma nota educada, daqui 4 anos vai ter outro presidente sentado na Casa Branca.
https://youtu.be/YhHbbfIu_5U
https://youtu.be/tOCuftuLhUc
Está é a única saída sensata que temos.
Salve Nativo !
Sim, sensatez e coerência) são virtudes cultuadas por quem leva relações diplomáticas à sério.
Eu espero que ano que vem esteja outro na Presidência do Brasil, que lástima que chegamos, um governo sem articulação, focada apenas em criar novos impostos, com preços nas alturas, vergonhoso !
E agora o bolsa-cachaça.
Os transPaTriotas que junto com o MST,as facções e os militontos que lutem e morram por esse desgoverno dos infernos.
Ué??? E os milicos? Já estão tirando o corpo fora da guerra?
Eu incluiria nesse grupo de combatentes as “filhas solteiras” dos milicos, que passam uma existência vivendo às custas do povo brasileiro.
E facção por facção, quem foi mesmo que armou as milícias com as tais “CACs”? Quem??? E por qual motivo?
Muitos mistérios…
Vc. Então acha que foram os CACs que introduziram o fuzil no meio da bandidagem brasileira , se informe melhor, vc e o Lewandowski, fuzil apreendido com a bandidagem no RJ , o primeiro foi no governo Brizola no RJ e só vem aumentando, arma de CAC e controlada , fiscalizada , arma de contrabando por aeroporto , pelas liberadissimas fronteiras brasileiras e muito mais barato e fácil , na dúvida venha conhecer Ponta Porã e descubra por vc mesmo, sobre a vergonhosa situação das pensões das filhas solteiras eternas, excesso de generais em postos desnecessários, estamos juntos, mas pesquise mais e nao se deixe levar por propaganda ideológica falsa
Ates do atual presidente dos Estados Unidos sair haverá eleições legislativas ano que vem. Se os republicanos perderem a maioria a vida do atual “governo” pode ser complicada.
Pergunto qual FA tem pólvora para dissuasão contra os EUA…
As forças armadas da Rússia e da China leva a um empate técnico.
A minha resposta ao André tbm serve para vc.
China, Rússia, Índia, CN, em nenhum desses os EUA podem tentar uma aventura, dissuasão é a capacidade de afastar o oponente, de negar, de fezê-lo pensar muito antes de uma agressão. Não confundaM dissuasão com projeção de poder.
Só urânio e plutônio tem algum poder de dissuasão contra os EUA… Pólvora é para “maricas”.
Caro Wilber.
O Itamaraty é responsável pela política externa brasileira. È o órgão máximo da diplomacia. Portanto, é seu papel usar os meios diplomáticos para fazer política externa e defender os interesses do país, muito mais que os interesses do GF.
É um equivoco esperar que o Itamaraty fosse o responsável pela atuação de força militar ou que os militares assumissem a diplomacia como merio de ação da política externa.
Com todo o respeito, mas tudo isso é sabido.
A questão é:
Alguém leva a sério diplomacia de país sem poder militar?
Sun-Tuz, antes de Cristo, já sabia que poder militar ajuda a diplomacia, mas provavelmente somos o único país que ainda não aprendeu isso.
Infelizmente o que nos sobra é isso, ficar fazendo notinhas e dando “piti” em rede nacional, falando de soberania, blá blá blá…Daqui a pouco o Lula convoca a milícia do MST para nossa defesa.
Se quer falar grosso, tem que ter poder militar pra isso, aí sim dá pra falar em Soberania Nacional, antes disso, é recorrer pra ONU, OMC, etc….
Independente de governos de esquerda e direita, a defesa Brasileira deveria ser tratado mais a sério, uma vergonha 36 caças Gripens, 4 Fragatas e meia dúzia de submarinos, uma vergonha !!
Milícia do MST e também dar uma passadinha naquele outro ponto de milícia que controla Rio das Pedras, no R.J., no “Vivendas da Barra Pesada”. Quem mora lá? Acho que é alguém famoso… e quem sabe, nesse lugar, poderíamos recrutar bastantes soldados.
Na verdade, o Barão do Rio Branco destacava a importância do poder militar para a diplomacia.
Um dia, a História colocará o Barão do Rio Branco na mesma lista de pessoas como Bismarck, fazendo jus a importância dele.
Tenho fé nisso.
Peço licença para expandir um pouco seu questionamento.
Como levar a sério um país que:
* Não tem por objetivo garantir uma educação de exige resultado (importante: real) tanto de professores quanto de alunos;
* Não tem por objetivo diversificar sua cadeira de exportação investindo no desenvolvimento industrial transformando commodites em produtos manufaturados;
* Não tem por objetivo o desenvolvimento da área tecnológica de hardwares;
* Não tem por objetivo o combate direto à corrupção;
* Não tem por objetivo deixar de ser complacente com crimes de colarinho branco;
* Não tem por objetivo o investimento permanente nas Força Armadas com estabilidade, tanto administrativa quanto orçamentária, garantindo um programa eficaz e dissuasório para garantia da soberania contra força externas;
* E, como o sendo o principal problema na administração deste país, um real Plano de Estado, blindado contra ideologias e vontades de enriquecimento individual (existente claramente nos Três Poderes).
Respeito não se ganha nem se compra.
Alguns países passaram os últimos 30 anos construindo milhares de km’s de ferrovias, metrôs, hidrelétricas, usinas nucleares e investindo pesadamente em P&D de tecnologias como 5G, motores de aviação, IA, chip’s, robótica e indústria naval.
Outros, para se enfiar em guerras inúteis e em perder influência em seu próprio “quintal”;
Outros, para se desindustrializarem, verem a qualidade de sua educação básica diminuir ano após ano, para terem leis e regras labirínticas e para dependerem mais e mais do agronegócio.
O tempo é igual para todos. Só muda no que você faz com ele.
Perfeito. Mas proponho que o orçamento para as Forças Armadas tenha que ser ampliado sim mas… controlado.
A participação civil é fundamental. Auditorias também precisam ser feitas.
Do que adianta dar milhões, e esses milhões serem utiilizados, p.ex., na compra de navio velho?
Do que adianta dar milhões, e esses milhões serem utilizados para aumentar o quadro de pessoal?
Onde estaria escondida a modernidade das Forças Armadas do Brasil?
Os caras pensam, falam e agem como se em 1964 estivessem.
Só querem saber de se meter em política.
Com gente assim pode-se dar todo o dinheiro do mundo e nada mudará. Nem mesmo a ração dos recrutas.
Pedro Bó….
Pólvora principalmente, nunca tivemos nem nas grandes guerras, mas. pensionistas, músicos, e boas vidas , peitamos os EUA de boa.
Qualquer dia desses veremos o Lula na TV convocando a poderosa milícia MST kkkkk….
Mandar a galera do PSOL levar flores pra guerra kkkk….
Ainda tem o exército do Stédile…
Comte Nogueira.
O Stédile não seria páreo para a milicia do Bolsonaro nem para os milhares cacs super bem armados e municiados. Desde que tivessem liderança. E o quê vimos depois ?
Sério?
Tu acha mesmo q CAC é problema?
CAC é só cagaço de PSol e Cia LTDA….
Tem que dar uma passa lá em Rio das Pedras também. A familícia ainda comanda aquela região.
As filhas solteironas deveriam ser as primeiras a serem mandadas para o front. Visto que passam uma vida inteira desfrutando do dinheiro de um povo que nada tem, que nada pode.
Conquanto a reação seja vazia a ameaça militar também o é.
Trump não passa de gângster que resolveu intimidar o mundo com sofismas e falácias e quer se cercar de gente igual e subserviente a ele pelo mundo, daí usar essa tática intimidatória no Brasil para tentar ajudar seu capacho, vulgo, Bolsonaro, que, como bom “patriota”, abaixaria suas calças (e as do Brasil) a Trump, sem titubear para lhe pagar o favor …
A melhor reação do Brasil a essa ameaça não virá do seu poder militar (inexistente e duvidoso em alguns momentos na defesa da democracia) mas do seu Poder Judiciário, condenando essa excrescência de nome Bolsonaro!
p.s.: e obviamente os militares e policiais que também fazem parte da quadrilha bolsonarista. E não são poucos! E sendo todos considerados da “elite da caserna” dá bem a medida do que temos na defesa da nossa soberania …
Sinceramente, isso, somado ao post sibre o orçamento para “Defesa” dá uma sensação de que já gastamos e muito com algo que não serve ao Brasil mas se serve do Brasil e parece não ter escrúpulos de se voltar até mesmo contra ele em nome de uma ideologia cínica e fascista para se conceder ainda mais vantagens …
Em nome de deus, da pátria e da família …
Chega a dar ânsia de vômito.
No meio do caminho temos Fux, crime contra o Estado de direito, crime contra o STF, e o julgamento vai para instâncias interiores, ele defende os teus e esquece das vitimas. Decisão política amarrada, da sabia, Bolsonaro, que poderia contar com Fux de uma decisão política na contramão de outras decisões do próprio Fux, a esquerda representativa da negociação ” Dilma “, a mesma que queria comprar os caças americanos, só não o fez por um vacilo americano o colocou lá no STF, como diz o Fux “que se resolvam”, claro Que se danem o importante, o dele ele está garantido rsrsr
Sr. Ozawa, retorno em comentário a esse artigo, para dizer, cumpra-se a lei, cumpra-se a constituição, ofício chegará ao STJ ao comandante do Exército e Marinha, e lembrando minha menção ao republicano comandante Baptista Junior: um momento difícil para todos, mas cumpri-se a travessia.
Fala do presidente Trump sobre a condenação do Ex-presidente ” tentaram fazer isso comigo, não conseguiram”.
Márcio Rúbio diz: “o EUA dará uma resposta adequada a casa as bruxas”.
A quem tenta nós fazer acreditar que EUA quer o melhor para o Brasil, ” a liberdade de expressão ” é o que o benevolente Trump deseja ao nosso país.
Soberania como direito se forja em condições de intempéries.
Ânsia de vômito são os seus comentários, que lástima !
Poder Judiciário ? você está querendo dizer do seu líder supremo Moraes, só pode !
Os mesmos que tiraram o presidente mais corrupto de nossa história da cadeia e hoje temos que ver ele como Presidente.
São por pessoas como você que o Brasil é o paraíso para bandidos, você tenta mas não nega, seu povo são todos esses ditadores de esquerda, de Maduro a Kim Jong-un.
Adora ver o povo na miséria, vendo uma nação mendigar por um gás de cozinha e ter um orgulho midiático por esse feito, que lástima.
Você deve participar de marcha da maconha, só pode, seu Psolista.
Patriota, menos, Fux, o juiz que condenou lá atrás que ajudou a condenar com ampla maioria quatrocentas pessoas no STF pelo oito de janeiro, pessoas comuns, agora diz que neste caso, dos mandantes, dos lideres, neste caso não deve ser tratado no STF, como disse, Bolsonaro já sabia da tendência do voto do Fux, Fux municia o Trump, Fux justifica as sansões contra os colegas da primeira turma. Como disse em comentário acima Fux diz nulidades absoluta, segundo ele o Estado como vítima, o Estado de direito enquanto vítima, quem tem que julgar são instâncias inferiores, o que posso dizer, risível, anti a incapacidade de instância inferior de tal julgamento desse processo, ou seja, clara intensão o voto do Fux, entregou os colegas de turma a Trump, mas calma, não vai ser desta vez que o povo volta a comer osso, ao menos até 2026.
Me perdoe, não entendi nada do seu comentário, talvez você ficou nervoso e está digitando com raiva, não sei.
Se acalme, cuidado com o coração.
Aproveitando, já fez sua inscrição para o gás grátis?
Rsrsr o voto do Fux ” o vaidoso ” querendo aparecer, custe o que custar, lhe devolveu o sorriso. Entregou os colegas de turma a Trump
Rsrsr
Vai passar pano na careca meu amigo, aquele brilha rsrr…
Wellington tem razão, fiquei chateado, mas foi com o desrespeito ao comentário do Ozawa, mas chamo atenção para o voto do Fux, parte de uma arquitetura, me pergunto? O juiz tem medo de perder o cartão de crédito, tem medo de perde o direito de não frequentar a Disney? medo da Lei Magnitsky? Livrou sua cara de uma perseguição por Trump, Jogou gasolina e agora pasmem está ameaçando, se os colegas criticarem sua decisão ele irá abrir mais divergência.
Simplificando Fux condena os comuns e acha uma forma de melar o julgamento dos mandantes rsrsrs
Meu caro, você defende o Moraes, fala que é democracia que vivemos hoje e que estamos em um estado democrático de direito, palavras lindas, porém não é real.
Recentemente em uma das caneladas do Moraes, o congresso derrubou os aumentos no IOF, congresso esse, que pela democracia foi eleito pelo povo.
Aí o paz e amor foi lá chorar as pitangas pro seu fiel escudeiro, que na hora cantou e aprovou o aumento no IOF.
Democracia isso ?
Fux e um dos poucos no STF lúcidos e coerentes por lá. Por isso uma das prerrogativas obrigatórias para ser ministro do Supremo e que o cara tem que ser juiz de carreira, não advogadinho mequetrefe igual muitos desses seres iluminados ai do Supremo, olha a diferença que isso faz.
E não adianta falar que o cara é bolsonarista por ele não é.
Fux o doido.
A competência originária foi debatido do STF no início do processo, dados prosseguimento, significa que foi a Primeira turma do qual faz parte Fux considerado competente, agora transitado e julgado ele volta atrás? Manda esse juiz para o manicômio.
Coerente?? Ele julgou e condenou 400 golpistas, mas o bolsonaro, o chefe da trama não. ZERO coerência
Deve ter rabo preso,vamos cuidadosamente,investigar!?
Fux vaidoso???? Só porque ele votou contra o que tu quer??? Calma, Bolsonaro já está condenado desde antes do julgamento. Mas, em matéria de vaidade, o careca é o mestre dos mestres… Vaidade é o segundo nome dele.
E não esqueça do bolsa-cachaça.
Deixa te contar. Essa gente, enquanto não era ameaçada por oposição a direita verdadeira e consistente – não me refiro ao PSDB e ao Alckmin, claro – fazia papel de boazinha, encimada por flores nos cabelos,palavras e vocabulário sofisticado.
Só que havia um ” maldito” no caminho, Jair Messias Bolsonaro, para dar nome e aglutinar milhões de brasileiros, que suspeitavam, mesmo intuitivamente,que o joguinho deles era deveras estranho.
Desmascarados, partiram pra única coisa que sabem: desumanização e ódio feroz àqueles que os contestem.
Mesmo que civilizadamente.
Meu caro, esse discursinho de ódio não cola, até porque sabemos que os maiores defensores de bandidos nesse país é a extrema esquerda (PT e PSOL principalmente).
Ande pelo Brasil, aqui no interior de SP é assalto todos os dias, vários sendo pegos com drogas, etc..
Chega na delegacia e todos são liberados.
Ficou fora de controle, não cabe mais ninguém nos presídios.
Vocês se iludem muito facilmente com os discursos paz e amor, porém na realidade o crime cada vez aumentando mais, a fome, os preços, os impostos.
Quanto besteira…
Toma um Dramin que passa …
Quem tem Fux não precisa de advogado de defesa rsrsrsr
A liberdade de expressão é o foco, é o objetivo do Trump para o Brasil, acreditem patriotas, Trump ” o benevolente”.
Maldito ministro bolsonarista, kkkkkk
Ministro doido, rsrsr, disse que não há responsabilidade solidária, foi tudo ao acaso. Em um momento em que o STF sofre ameças inclusive externa, Fux deu a mão ao Trump e ao Bananhinha, o tratamento que ele deu ao cidadão comum diferente do tratamento dados a elite política golpista, duas decisões apostas, coerência tem, mas com o jogo do Trump, é a formatação do quintal, mais coisas estão sendo urdidas. Logo saberão. Augusto seu sorriso voltou rsrsrs
“Fux deu a mão ao Trump e ao Bananhinha”
Errado Nilo, um juiz de verdade não tem que ceder a pressão tanto interna, quanto externa, tem que ser imparcial e seguir aquilo que está dentro da constituição. E é isso que ele está fazendo. Você viu a argumentação dele do porque o STF não deveria estar julgando os supostos “golpistas”?
Dado a situação que está pais está caminhando e difícil a gente sorrir, mas ler alguns comentários aqui na trilogia faz a gente recuperar um pouco do senso de humor, kkkkk.
Tens razão, no final do caminho do STF há condenação isso é maioria, a Papuda é o destino, o caminho do Fux é sem saída no presente, no futuro dependerá o Bozo de variáveis da qual não tem controle. O juiz tem direito de votar da forma que quiser até com uma cueca na cabeça, é livre para criar argumentação, foi o que fez. O doido participa inclusive na interrogação inclusive da delação e agora diz que o STF não é competente. Sua decisão é política deu espaço para intervenções do Trump.Para quem gosta de quintal e do papel de Banana ou Maricas como diz Comandante Nogueira, Fux cagou no Brasil.
Calma ..olha o nervosismo… hehehehehe
Quem é comandante Nogueira??
Totalmente sensato, Fux condena o gado, mas treme para o bozo e o banana dele. Naquela peruca até podemos encontrar petenlho do trump. Uma vergonha com medo de lei magnisty, se tem medo pede aposentadoria e vai faze outra coisa, ah tem filho dele que defende apoiadores de bolsonaro. E bolsonaro é incrível agora a a defesa dele se agarra em entregar o Braga seu vice. Daqui a um pouco Braga faz delação e entrega o bozo denovo.
Esse peruca é uma vergonha para o mundo do direito. Podia até absolver por outras questões, mas ele me ensinou algo tentar golpe de estado e always win
Se funciona ta no poder, se nao funciona ta livre pois nao deu certo.
Rodrigo uma denuncia na Veja acaba de sair, no final do artigo um vídeo que Marcos do Val apagou na internet mas a Veja guardou rsrsr
https://veja.abril.com.br/coluna/radar/a-revelacao-de-marcos-do-val-sobre-o-voto-de-fux-no-stf/#google_vignette
Mas há quem diga que Fux está visando na próxima eleição o governo do RJ e o eleitorado bolsonarista.
“Mas há quem diga que Fux está visando na próxima eleição o governo do RJ e o eleitorado bolsonarista.”
Agora vocês me vem com teoria da conspiração, você acha mesmo que o cara vai deixar a Toga dele para pegar essa bucha de governador do RJ? Vocês são muito ingênuos, um de vocês propaga o Fake news e o gado segue a boiada replicando a mentira. Ficam debochando dos tios do Zap e do “gado” bolsonarista, mas no final quem faz isso são vocês mesmo.
Salve Rodrigo !
Não consegui positivar seu comentário, mas entendo que seja bem conforme o que vc descreveu.
Fux poderia ter aberto essa divergência lá no início, quando o “popcorn seller” foi julgado.
“Sua decisão é política”, todo esse julgamento e politico e justamente por causa disso deu espaço para a intervenção do Trump.
Fux foi na contramão dos outros iluminados ministros e deu um parecer técnico baseado no que está escrito na constituição. Vocês podem chorar e espernear, mas no fundo sabem que esse julgamento não terá credibilidade nenhum para a posteridade. Irá manchar para sempre a imagem de nossa suprema corte.
além dele ter ajudado a condenar 400 golpistas, mas o chefe bolsonaro não pode ser condenado…
Vai dormir, Nilo …
Voltando aqui pra dizer que a Carmen votou Já RS
As máscaras estão caindo…
Ânsia de vomito tenho de presidente que sobe no palanque com chefe de biqueira de facção criminosa.
Que comentário infeliz. Seu ódio sem sentido nos causa repugnância. Não se engane achando que és melhor do que os ”fascistas” que diz condenar
Só podem falar em Soberania tendo FAs treinadas e bem equipadas, o resto é conversa furada …
Os barbudinhos do Afeganistão com AK-47 manda lembranças aos americanos.
Tenta a sorte que o azar é certo.
E cortando verba da defesa, os políticos brasileiros são uma piada
São atitudes como essa, que acabam por jogar mais ainda o Brasil no colo da China.
Assim como a India, foi jogada no colo da China e Russia.
Os três gigantes, dos três países baleia, grande em território, em população em economia, todos teem poderio militar considerável, do Brics menos o Brasil, dorme em berço esplêndido por escolha, ser quintal é uma opção.
E somos o que corre mais perigo de sofrer uma intervenção militar,dos países dos Brics o Brasil é o único que está no quintal da potência hegemônica a qual os países emergentes querem desafiar.
Muita tolice querer desafiar a potência hegemônica, seja ela qual for e em qual período for. Todos que tentaram se deram mal em suas épocas. Átila e seus hunos foram uma exceção, eram a brutalidade personificada.
Sonhar em um dia usurpar o lugar de hegemonia todos podem, mas é tolice tentar ir contra. O mais sensato e lúdico é deixar ela ir se fragilizando. Porém essa gente do desgoverno tem muita ambição e gosta de lambança.
Não fazer o que eles exigem aqui é desafiar?
Desconfio que seja um daqueles “patriotas” escrevendo enroladinho na bandeira dos EUA.
Entre os grandes paíse, o Brasil é o que corre o maior risco de um novo golpe de estado como meio de mudança de regime
Uma intervenção militar no Brasil é algo insustentável, mas um golpe de estado é o caminho mais efetivo para uma mudança de regime
O Brasil é aquele que tem o maior risco de sofrer um golpe de estado porque é aquele que tem a maior democracia, sem qualquer conexão com ter ou não ter um arsenal nuclear
O que vc sabe da China para saber se tudo lá está em paz? Como na China da Revolução Cultural, pode existir uma luta interna que só vamos saber quando estourar. Isto é uma característica dos regimes totalitários, vc tem de ler nas entrelinhas para saber das coisas por lá.
“maior democracia”
kkkkkkkkkk
já estava quase com saudades das suas perolas, kkkkkk
Impossível uma intervenção militar muito menos um golpe de estado ocorrer que, importante lembrar o que muitos esquecem, depende das Forças Armadas.
Não existindo participação destes, um golpe se torna inviável e, sem dúvida, insustentável.
Não são mais Hegemon na atualidade, no máximo “Primus inter paris” o mundo mudou. De resto joinha.
Qual a saída?
Destruímos as finanças do Império nas guerras da Cisplatina e Paraguai. Nunca nos recuperamos.
Vivemos de surtos.
Olá Nilo.
Todo país baleia tem a seu favor o gigantismo.
Ao pensar em todas os conflitos deste o fim da II Guerra ocorreram em pequenos territórios e envolveram grandes contingentes.
A ocupação do território brasileiro demandaria uma força militar que apenas outro país baleia teria, que são poucos e em sua maioria parceiros do Brasil.
A origem do poder nucler dos EUA foi a ameaça nazista, mas a razão do seu uso contra o Japão foi a resistẽncia daquele país á uma invasão convencional
Muita gente julgou que era um risco que o poder nuclear ficasse nas mãos de apenas um país, incluindo comunistas e liberais. Também e preciso considerar a mudança de posição dos EUA de colaborar com a Inglaterra de produzir sua própria bomba.
Inglaterra e França construiram suas bombas no contexto da ameaça da Guerra Fria e da constituição da OTAN.
A China constrói sua bomba com apoio da URSS ainda no contexto da Gurrra Fria, lembrando que MacCarthur teve a intenção de bombardear a China durante a Gurra da Coreia.
Índia e Paquistão continuam em guerra.
Quero dizer que os países construíram suas bombas atômicas antes da fundação do BRICS e muito antes da crise de 2008 que é o ponto de origem de toda esta confusão de hoje.
A bomba nuclear, para o Brasil, é uma questão apenas de decisão política, a sociedade civil, os bons, os democratas, os bons liberais agiram em consonância com governo americano e derrubaram o trabalho das Forças Armadas, não só destruíram mas expuseram e ridicularizar a construção de infraestrutura que possivbilitasse a bomba nuclear, o trabalho foi tão bem feito que até hoje militar e influenciadores escaparam a narrativa.
A medalha, sim existe medalha, que ganharam pelo trabalho foi merecedora Rsrsrsrs. Viva o pacifismo, viva a negociação, a negociação de entreguismo. Hoje temos um remendo, remendo apenas esconde o rombo.
Sua narrativa em afirmar que o Brasil não seria invadido por causa do seu tamanho e, só pode acontecer se outro país gigante fizer isso cai por terra quando olhamos para a invasão do Japão a China.
O Brasil não precisa ser invadido. Comprar os poderosos sai muito mais barato e dá muito menos dor de cabeça.
Já se jogaram no colo da China de qualquer jeito, Brasil é um dos lacaios da China e Rússia do que chamam de “sul global”, um bando de ditaduras corruptas anti ocidente.
Os países do BRICS incluem Indonésia, democracia, India, democracia, Africa do Sul, democracia. E no BRICS temos até o UAE que é aliado dos EUA no Golfo.
E bom, os EUA não pode falar de democracia né?? Já que historicamente, e atualmente, os EUA é aliado com umas 5 ditaduras no golfo. Que baita hipocrisia
A democracia dos EUA é “sui generis”: é bipartidária; não tem eleições diretas e o pacto federativo é mitigado.
Na verdade, legalmente os EUA por muitos nem é considerado uma democracia.
E sim uma Republica Constitucional, porque nos EUA há tantas coisas estranhas, que acabam flexibilizando a questão democrática.
Os EUA realmente acham, que restringir vistos, e aplicarem a Magnistky teria algum efeito??. O Trump deve está se sentindo contrariado.
Acredito que você não entende os efeitos da Lei, ela proíbe que empresas americanas façam negócios com os atingidos. Os efeitos secundários é que são o problema. Resumindo, caso o Banco da Praça faça negócios com o atingido, ele não poderá fazer negócios com empresas americanas nem operar com o dólar.
Eu consigo pensar em uns 5 bancos brasileiros desrespeitando a lei, e até agora efeito 0. E como um ministro falou “Sempre teremos Paris” – Casablanca 1942. E sim, eu sei dos efeitos da lei, e sei que na pratica o efeito dela é limitado.
Já falei a única saída, bomba atômica.
Mas e ae só uma pergunta, será que ainda dá tempo ? Acho que já perdemos o bonde da história, quem tem tem,quem não tem não consegue mais,veja o Irã tentando a décadas desenvolver a sua,é um país resiliente aguentando sanções e não tem tantos adoradores dos EUA como aqui e mesmo assim ainda não conseguiu a sua.
Aqui se o governo seja lá qual for que estiver no poder começar um programa secreto de construir um arsenal nuclear,os outros partidos políticos na intenção de derrubar o governo vai lá avisar para o Tio sam,e pior se os próprios militares não fizerem isso na intenção de ganhar green card,veja o casal de norte americanos que tentou vender os segredos de submarinos nucleares para o Brasil, os próprios brasileiros denunciaram eles para as autoridades do seu país.
A questão não é o tempo.
A questão é:
Se formos realmente em frente com isso, aguentaríamos o “rojão” de ter que se livrar de tudo que tiver um parafuso made in USA e sermos sancionados até o talo pelos EUA e Europa?
As FA’s BR gostariam de ter que se alinhar e comorar equipamentos chineses e russos?
Cada escolha, uma renúncia.
E um risco que teríamos que correr amigo.
Pois é, a pior ameaça é a interna. Não tem como defender soberania, enquanto rasgam a mesma em prol de benéfices pessoais. Por isto que países como os E.U.A, Rússia, China… possuem medidas internas de inteligência, para impedir que uma certa cambada consiga prejudicar os planos do país. Mas imagina algo desse tipo feito aqui? Se nem corruptos e golpistas o povo apoia sendo presos, imagina na hora que as prisões de possíveis traidores e detratores se iniciar…
Não vai poder mais ter liberdade de atacar e tramar contra o próprio país, de roubar, corromper, de usar narrativas distorcidas para discursos anti-país e menos ainda ficar usando dinheiro público para ir em Congressos de nações estrangeiras pedir intervenções. Acabou redes sociais de fora com interesses escusos, acabou tudo isso.
Imagina o caos que seria para pessoas que tem a soberania como algo abstrato? Nunca entenderiam. Nunca. Estamos falando de algo grande demais para um povo que nasceu para ser pequeno. Imagina só, pensar em norte americanos, russos ou chineses, no dia da comemoração de sua independência, levantando a bandeira de países estrangeiros e pedindo intervenção? Era passagem só de ida para Guantánamo, Gulag ou que tiverem de mais pior.
E é um debate que, infelizmente, jamais teremos maturidade para realizar. Debates realmente reais e pertinentes sobre soberania e segurança nacional.
Falou tudo amigo,vamos sempre patinando e no mesmo lugar de sempre.
“Imagina só, pensar em norte americanos, russos ou chineses, no dia da comemoração de sua independência, levantando a bandeira de países estrangeiros”
Realmente, ai fica difícil passar um pano para isso.
Salve Carlos !
Correto.
Não adianta ter artefato e não ter como entregar. O primeiro passo é desenvolver os meios de entrega e nem isso temos.
“os próprios brasileiros denunciaram eles para as autoridades do seu país.”
Bem lembrado isso dai, achei uma burrice sem tamanho isso dai.
Perfeito! Quando o UOL noticiou a espionagem ao Paraguai, aquilo foi vazado, como você compromete a ação da agência de inteligência só para o governo anterior, bizarro.
“…o casal de norte americanos que tentou vender os segredos de submarinos nucleares para o Brasil, os próprios brasileiros denunciaram eles para as autoridades do seu país.”
E o que o Brasil recebeu em troca dessa imensa demonstração de subserviência ?
Sanções e ameaças.
Uma coisa seria uma ação de recrutamento deles pelo nosso serviço de inteligência; nesse caso até seria justificável essa postura pouco amigável estadunidense.
No entanto, partiu deles a intenção de vender os planos. Não pedimos nada e nem pegamos nada; mas ainda sim ficamos sem o material e descobrimos que não somos considerados tão aliados assim.
Definitivamente, o episódio ilustra bem a velha máxima muito conhecida aqui na Trilogia, “Não existe amizade…existe interesses”.
E você vai lá lançar ela com a mão
Amarra ela na haste da tua bandeirinha dos EUA/Israel e lança com um rojão.
Só se for isso, mesmo. Não temos nenhum foguete ou míssil capaz disso.
Não precisa. Basta você ir para Midtown Manhattan e começar a pensar nas pérolas que escreve aqui que mata todo mundo asfixiado. kkkkkkkkkkkkkkkk
Fora o custo (a ogiva B61 por gravidade mais barata do arsenal americano custa 1/3 do valor de um caça Gripen novo), seria a ultima coisa que o Brasil precisaria: uma corrida nuclear na Am do Sul. Assim como o Brasil, a Argentina poderia ter um artefato nuclear em pouco tempo… e no momento, eles estão mais alinhados com o atual governo americano.
Como recordar a história é importante, assim como o Gov Nixon apoiou a ditadura no Brasil, o governo Carter cortou apoio… agora o momento Trump seria um novo momento Carter mas no período democrático brasileiro. Pode ser que o próximo presidente americano queira retomar as relações ao nivel anterior. Ter a bomba nuclear faria com que o Brasil fosse elevado ao mesmo nível de Irã visto ao posicionamento do Brasil vis a vis oriente medio. Seria o fim de qualquer dialogo de alto nivel depois do fim da presidência Trump. A populaçao brasileira bem como a economia brasileira iriam perder muito. E a Embraer para sobreviver viraria uma empresa americana baseada na Florida.
Seria melhor pro Brasil ter 300 Gripens, 12 Tamandares, 12 Scorpenes, uns 500 MBTs e mais de mil blindados a ter uma ogiva sequer sem sequer capacidade de lançá-la. Ah… e quem tem ogiva nuclear automaticamente vira alvo de alguma outra potência nuclear. Não sei se vale a pena pros brasileiros viverem num mundo onde misseis balisticos americanos tenham como alvo Sao Paulo, Rio, Brasilia, BH e tantas outras cidades.
É isso.
Você já é um alvo, não entendeu.
Em todos os conflitos Coreia, Vietnam, Malvinas a opção nuclear estava na mesa.
E melhor você ter opção nuclear do que você ter 1000 blindados que serve para você fazer desfile e guerrear com países de 3 mundo.
Estados Unidos nos ameaça único país que jogou bomba nuclear em outro país.
Vale a pena? o que não vale e ser ameaçado, subjugado para satisfazer ego de um homen perverso a custa do nosso povo.
A única saída é um país sem roubalheira. Um país onde a população respeita e tem confiança nas instituições pela integridade das mesmas. Um país onde a população admire suas forças armadas e tenha vontade de fazer parte de suas fileiras. Não há bomba atômica que resolva o problema do Brasil, país onde o jovem prefere virar influencer e ganhar dinheiro fácil divulgando jogo de aposta ou virar mc cantando letras de ostentação enquanto o mundo desenvolvido literalmente se lança aos preparativos finais para conquistar as estrelas. O Brasil está falido, somos mero quintal da pocilga latino americana que o mundo zomba com desdém.
Quem falou que a bomba atômica vai resolver problemas.
Acho que você confundiu bomba com políticas públicas.
Problemas social e uma outra conversa.
Estamos falando que o nosso país está sendo ameaçado por uma potência nuclear, que não temos como nos defender, a não ser que vamos atrás da nossa bomba atômica.
Colega, como faremos isso se nossas instituições estão falidas? Se não há verba para centros de pesquisa e a pouca verba que tem sofre desvios? Custa entender que o problema do Brasil é social? Todos os anos formam-se na casa dos milhares engenheiros de todos os tipos que buscam o exterior ou trabalham em companhias estrangeiras operando em território nacional por não haver estratégias e políticas públicas para fomento de tecnologia nacional. Quando alguém tenta, sofre boicote do próprio governo, que não compra o produto e/ou deixa morrer a iniciativa através de estrangulamento tributário. Por favor, pense um pouco mais. Poderíamos sim ter uma bomba atômica, mas não temos por uma questão social, a classe política brasileira não permite, nunca permitiu e nunca permitirá
A que tem a narrativa de que isso não dá em nada, digo, uma porta voz não diria tal coisa sem solicitação do governo americano, governo brasileiro afirmar que foi um, que EUA continua comentando erro, por informações distorcidas do Traidor é não entender o jogo iniciado pelo EUA com apoio da CIA, não existe erro, existe planejamento a longo prazo, primavera brasileira já chegou, a eleição de 2026, será outro inferno, o Brasil é a próxima Venezuela com possível não reconhecimento das eleições se o grupo bolsonarista não ganhar e não houver indulto, uma nova ” turma ” está sendo montada.
EUA não sai tão logo do mar do Caribe, algo mais contundente está por vir antes disso.
Não existe erro, inocência de Trump.
Já li algumas teorias da conspiração, mas essa foi melhor que a invasão de marcianos! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Segundo muitos, incluindo alguns especialistas, ter a bomba seria um erro.
Te parece um erro, ter a única arma que o outro teme?
Os “especialistas” que tem como financiadores órgãos Americanos e Europeus kkk
Essa bomba deveria ter saído lá nos anos 80 quando conseguimos o dominio total da tecnologia. Mas óbviamente a nossa elite traidora do atraso entrou em ação.
Eu fico surpreso como um ser vil como Fernando Collor ainda anda livre por ai, um cara desses deveria ter levado o “tratamento Mussolini” já nos anos 90 quando ele fodeu a economia.
Isso é algo sério e tal discurso da casa branca parece que não teve seu peso real ainda digerindo pelas nossas autoridades ..meio que estão anestesiados e não levam muito a sério isso…mais um erro de avaliação..ou acham que Rússia e China iram nos salvar ….isso foi uma ameaça grave , mas o que eu acho que vai acontecer em termos militares e o boicote tecnologia e material…restringir acesso a equipamentos e até peças de manutenção, e isso pode envolver todos os países da OTAN .já que esses podem sofrer penas colaterais por vender para nós .já imaginaram o impacto nisso ? Kc390 ..Gripen.. Tamandaré…prosub .+…seria o congelamento de tudo isso . Então o que compramos vai ficar retido…como os javalin e UH60 e não vamos poder comprar mais nada ,até nossa situação política se resolver …ou vamos de material Chinês ,Russo ..ou até indiano … invasão ao nosso território e inviável,mas uma asfixia financeira/tec e bem possível…e sem ferir a nossa “soberania” já que os serviços financeiros e as tecnologias ditas , são deles .. e eles decidem se vendem ou compram de nós , e vice versa ,assim que se trata uma ditadura…não visão deles
Nossas autoridades estão preocupadas apenas consigo mesmas e a perpetuação de seu grupo politico no poder para que possam continuar se locupletando. São incompetentes até mesmo para evitar matar de fome sua galinha dos ovos de ouro, que dirá então pra fazer com que progrida.
Pois é… deveríamos ser capazes de ter pelo menos um moderado poder de dissuasão. Deveríamos ter aprendido com a segunda guerra, guerra da lagosta etc…mas estamos sempre deitados eternamente em berço esplêndido! Agora não adianta reclamar. Se vier chumbo (o que eu duvido muito) vamos ter que morder o beiço e aguentar a pancada.
Pior para os EUA, uma potência que está se isolando e queimando todo um capital geopolítico por essas bandas. Bravatas para encher a boca, nada mais.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Agora conta a do papagaio!
Sabe a do papagaio que só sabia repetir “i love you”?
Pois então…..
A acusação de que os EUA apoiam a extrema direita
brasileira está baseada em medidas econômicas e
pressões diplomáticas, não em ações militares ou declarações oficiais de guerra. Por enquanto.
A retórica — como menções à “guerra por outros meios” — agrava o clima político e já incendeia as próximas eleições.
86% da população brasileira está conectada na internet e depende de seus serviços como bancos e disseminação de informação que compete com a mídia tradicional.
Cenário adverso
A maior parte do tráfego internacional do Brasil passa por cabos submarinos que ligam à América do Norte e Europa.
Se os EUA bloqueassem ou filtrassem esse tráfego, o Brasil perderia grande parte da conectividade internacional.
Existem cabos independentes para a África e Europa, como o EllaLink (Brasil–Portugal), mas eles também dependem de acordos internacionais para funcionar.
DNS e Tráfego Internacional
• O sistema de nomes de domínio (DNS) é altamente centralizado. Muitos servidores raiz estão nos EUA
• Em caso de bloqueio, o Brasil poderia criar um DNS nacional, mas sites e serviços fora do país seriam inacessíveis sem rotas alternativas
Dependência de Big Tech. Google, Microsoft, Meta, Amazon dominam:
• E-mails
• Nuvem (AWS, Azure)
• Aplicativos de trabalho (Google Docs, Microsoft 365)
• Redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp)
• Bloqueio dos EUA poderia cortar serviços críticos de comunicação e armazenamento em horas
Satélites e Comunicações
• O Brasil não tem rede própria de satélites de comunicação global
• Grande parte da internet via satélite (como o Starlink) é controlada por empresas dos EUA
• Em bloqueio, ficaria sem comunicações rápidas em áreas remotas
Bancos, Comércio e Tecnologia
• Sistemas financeiros dependem de redes internacionais (SWIFT, Visa, Mastercard)
• Softwares corporativos como SAP, Oracle, Windows e Linux corporativo têm forte controle estrangeiro
• Um bloqueio isolaria o Brasil de comércio eletrônico, cadeias logísticas e sistemas de pagamento internacionais
O que o Brasil poderia fazer
• Criar backbones independentes com a África, Ásia e Europa
• Ter data centers nacionais com serviços de nuvem e e-mails próprios
• Investir em satélites nacionais e redes 5G
independentes
• Adotar softwares de código aberto e reduzir dependência de Big Tech
A realidade…Trump não aceita um governo de “esquerda” no Brasil.
O Brasil poderia e deveria assumir que somos inexistentes em tecnologia e extremamente vulneráveis no nosso sustento. Não produzimos fertilizantes, nosso produção de óleos é baixa e nosso sistema educacional forma 10% dos engenheiros que a Rússia forma.
Logo…
Vender minérios e ração para porcos aos chineses não sustentam sequer nossa imaginação.
Com essa roubalheira que governa o Brasil, pode ter certeza nenhuma dessas sugestões do que o Brasil poderia fazer será feita e nem outras. Ficaremos jogados à sorte e o desgoverno segue mamando até quando der. Se tirarem a mamada para, se permitirem seguem mamando.
Simplista dizer que o problema de Trump com o Brasil seja o fato do governo ser de esquerda. Existem outras questões além desta.
Sempre existe.
O fato resistente é a nossa inexistente soberania comum a todos os países latinos acostumados à vassalagem aos norte-americanos e europeus.
Quando Geisel apoiou a independência das ex colônias portuguesas na África, sofremos com sobretaxas e cotas para vender aos EUA.
O Brasil precisa de analistas. Psicanalistas.
Eu apoiaria tudo isso, se o estado não fosse usar tudo isso para me oprimir. Então eu apoio menos poder pro estado não mais.
Poderia parar de exigir numero de celular para tudo, mas vão fazer isso? Não. Porque o objetivo não é a liberdade e sim a opressão e vigilância tanto da esquerda fascista quanto da direita fascista.
https://getsession.org/
Que aula Mestre Esteves! O melhor a fazer é acalmar os ânimos e aprender com toda essa lambança do atual governo. Relações internacionais tem que ser pragmáticas sempre! O presidente do Brasil aparecer falando asneira em público só prejudica a imagem do país. Se quisermos ter alguma relevância internacional temos que investir em todas as áreas tecnológicas. Algumas nos destacaremos mais rápido, já em outras levará muito tempo. Esse é o caminho e não adianta nenhum bravateiro ficar sonhando em assento no Conselho de Segurança da ONU. Japão, Índia, Alemanhã e outros estão anos luz em nossa frente. Espero, sinceramente, que os “defensores da soberania nacional” que postam suas sandíces aqui leiam seu comentário e aprendam um pouco antes de escrever textos ideológicos e lunáticos. Até os comentários que aqui escrevemos podem deixar de existir, caso sejamos sancionados de maneira extrema.
Eu quero ver o que gosto de ver no YouTube.
Vivos e mortos como Steve Ray.
Perfeito mestre Esteves, simples assim.
Depois de décadas de negligência, só nos restou notinhas de repúdio. E vão aprender alguma coisa com o caso? Claro que não! Se nem após a França nos ameaçar no passado por causa de lagosta, entenderam que diplomacia e softpower sem capacidade militar é a mesma coisa que nada, não será agora que entenderão, ainda mais nos dias atuais em que em plena comemoração da nossa independência ficam levantando a bandeira de potências que nos ameaçam em prol de defender políticos corruptos da prisão.
o altivo desfile de 7 de setembro provou ao mundo que os militares brasileiros estão preparados para qualquer desafio à demogracinha bananeira
soberania… soberania..
Taí o resultado da “Democracia” 🥴
Quem viver, verá 👀
A MB nunca foi.
E quando o Bozo ameaçou usar “aço”?
Ninguém ficou chateado não?
Enquanto isso a turma do chapéu de alumínio estendendo bandeirão dos EUA na avenida paulista kkk “Vivemos numa ditaduraaaa” kk
Eu sempre disse aqui q o Bolsonarismo sairia muito caro para o Brasil.
O mais irônico é q em qlqr escaramuça entre Brasil e USA, qm ia morrer seriam os militares brasileiros, um dos grupos mais puxa sacos de americano da historia da humanidade.
Sei não em,militares que morrem pela nação são os patriotas,os militar br traem o Brasil na primeira proposta de um green card.
É por isso que China e Russia matam esses Guaidós, Navalvys e Bolsonaros no ninho.
Implorar para que uma potência estrangeira estrangule seu próprio país e povo é uma das coisas mais horripilantes que um político pode fazer.
Aqui é normal.
Quando Lula foi preso, Dilma fez o mesmo.
Que eu me lembre dos tempos de escola, pra lidar com um avantajado bully (assediador/intimidador) só tem, além da fuga desabalada, duas opções: ‘socar’ o desgracado até o chão ou ceder o que o maldito quiser (pode ser seu lanche ou a sua dignidade). Na absoluta falta de força pra dissuadir o assédio, e sem ter como fugir pra longe, o que sobra além de ceder? Mas o que diabos, afinal, se poderia ceder pra aplacar o nefasto? Bem, sempre dá pra se fazer de tonto e fingir que não entendeu, mas o bully não vai parar de pressionar por isso…
Terceira opção: Se aproximar de outro bully que por alguma razão, não tem nada contra você e que aparentemente também não se dá muito bem com o seu agressor.
Um bully geralmente evita outro bully.
Larga essa ilusão de que alguém nos defenderá. Ninguém vai.
Não é ilusão, o Brasil poderá precisar de um padrinho.
Bom dia meu caro, seguindo seu raciocínio.
O tempo, o estudo, o trabalho, a disciplina. Na linha do tempo, o avantajado abusador do colégio mal conseguiu se forma com notas baixas, foi para uma faculdade repetiu a mesma conduta, abusador, notas baixas, a vida cobra resultados em determinado momento, quem se preparou vence, quanto maior o coqueiro mais feio a queda rsrsrsrsr
Boa tarde, Nilo. Bem, a julgar pelo sucesso dos autoritários e autocratas (sem falar nos fascistas e totalitários) mundo afora, parece que nem todo bully regride às sombras, infelizmente. É dos malvados que elas (a vida e as mulheres) gostam mais…
coloca o bolsonaro em um caiaque e manda para eles.
tudo resolvido.
Se o cabeça de ovo for junto eu até apoio.
Simples nesse caso, o avantajado quer a cabeça (de ovo?) de alguém, oferece ela de bandeja para ele e a sua fúria será aplacada.
Os dois lados saem ganhando, o povo brasileiro se livra das sanções e o assediador ficará com ego satisfeito.
Quanta violência isso de cortar cabeça e entregar em bandeja de prata… Basta mais Fux.
Bem metáforas a parte, vocês da esquerda entendem bem quando o assunto e violência. Infelizmente ontem tentara assassinar (e dessa vez infelizmente conseguiram) mais um politico de direita.
Esse papinho de paz e amor de vocês não cola mais.
Em 2019 estavam preparando algo contra nós, pois nossas florestas ardiam e morriam Girafas queimadas… precisava uma “soberania relativa” na Amazônia, como afirmou a UE, mas daí veio o vírus, a guerra na Ucrânia e parou tudo(inclusive a doença). Dias atrás o chefe da OTAN nos ameaçou nominalmente com sanções, e agora a “Nação da liberdade” vem e nos faz ameaças militares explicitas. Precisa mais o quê, Marines desembarcando em nossas praias e bombas caindo aqui ? Nesse dia é que vão levar a sério ?
Nem nesse. Políticos trabalham por seus próprios interesses, não pelos nossos.
Militares tb por interesse proprio
“E o presidente [Donald Trump] não tem medo de usar o poderio econômico e militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão em todo o mundo”
Nah, Arábia Saudita.
O Brasil e os brasileiros devem se conscientizar que os nossos principais inimigos são os Estados Unidos da América e Europa. Nós não pertencemos ao clube deles. Apenas isso. Não existe este papo furado de defender liberdade de expressão. Ele é sócio na matança e extermínio de um povo no único campo de concentração a céu aberto do planeta. Ali cometem o genocídio mais cruel e descarado do mundo . Que o Brasil faça a mesma coisa que fez o Irã. Desenvolver, para ontem, nossa indústria de mísseis, aumente nossa capacidade de submarinos e todo material de defesa. O super pateta disse que perdeu a Índia para a Rússia e a China. Vai igualmente perder o Brasil. Estes países podem nos ajudar desenvolver nossa indústria aero espacial e nos vender material de defesa em grandes quantidades e qualidade.
Precisamos aproveitar a janela para dar prioridade a parcerias em desenvolvimento industrial e tecnologia, exigir plantas industriais no Brasil tanto da Índia quanto China.
Isto aí. O outro lado nunca quis ser parceiro em projeto algum de interesse do Brasil. Até proíbem que a renda auferida com o “controle” deles em Alcântara não seja usado no eventual programa espacial brasileiro. É muita vergonha que passamos.
Nilo,
L é um sindicalista. Ele nunca desceu da kombi.
Mas é muito sonho mesmo! Qual a alternativa para a liberdade de expressão? Sair pela janela ou o chá de plutonio?
Se o Hamas ganhasse a guerra junto com o Irão o que aconteceria com os judeus? Quem se protege dos ataques Israelitas nas escolas com crianças ou nos hospitais junto aos doentes não dá valor ás suas crianças ou aos seus doentes, porque é os Israelitas se vão preocupar se o Hamas não se preocupa?
E qual o interesse que os Indianos ou os Chineses tem em fazer parcerias com o Brasil? não é rico, não tem uma industria militar de ponta. O interesse deles será vender os seus brinquedos ao Brasil, não ensina-los a fabrica-los.
Quem manda tirarem a liberdade do povo, agora aguentem. País que já foi democrático e que hoje se tornou um narcoestado, tem que sofrer mesmo as consequências. Que todos os tiranos sejam muito bem sancionados para que sirva de exemplo para o mundo.
Narcoestado…maiores consumidores, compradores e negociadores de drogas.
EUA?
Que coisa ridícula. Nem fundamentalista drogado consegue.
Legal.Já estava pensando em ir para os EUA.Mas se eles podem vim para aqui vou prorrogar mais a minha ida
A política externa brasileira é conduzida de cima de um palanque por um sujeito de camisa vermelha e chapéu de palha.
O Itamaraty só reserva hotel e faz rascunho de notinha.
Faz tempo que L não usa vermelho. Não tá na moda.
kkkkk
Engano seu.
Consulte oculista.
Camisa vermelha está no dress code do populismo demagógico sul americano.
Todo populista é demagógico. Incluindo o B.
a criatura tem medo de levar um esporro por telefone, ou ir na Casa Branca e ser humilhado, eu se fosse ele, jogava a bomba no colo do Xandão e do STF, quer prender o Bolsonaro a todo custo? Blz toma aí sanção, fora que as ações dele de tortura, podem ser processadas em qualquer país, aí nem sair do Brasil ele poderá, por medo da Interpol.
Mas quem teve medo de entrega uma faixa de presidente, medo de ser vaiado?.
Tu tá falando de um ex-presidente que ficou Bravinho, e um que é Presidente e deveria se mexer pra resolver o problema, se esconde por trás da Soberania, pq tem medo de negociar, além de ter usar isso politicamente, quanto pior melhor
Trump deve rir demais ao ver a reação da imprensa, politicos, etc. Ele não vai atacar ninguem, nem a Venezuela e muito menos o Brasil. Só espero que esse burburinho faça com que quem legisla, toma decisão trate a segurança nacional de maneira séria. O mundo não é mais o mesmo, não há mais poder moderador, ONU não apita mais nada, notinhas de repudio tem peso zero. Hoje é a lei do mais forte, veja Israel tirando todo o mundo islamico pra nada, não adianta espernear, ou vc tem “polvora” para trocar ou vai ser esculachado.
Creio que a ameaça de ações militares contra o Br por parte dos EUA é antes de tudo, uma ameaça. Acho remota esta possibilidade se concretizar, e óbvio, também não é impossivel. Para ocorrer, deve haver um motivo crível. Qual seria ? O PCC não é considerado terrorista e o gov.acabou de realizar uma mega operação contra ele. O Br não se constitue perigo iminente para os EUA. Não possui armas ofensivas, apenas defensivas e de origem ocidental. Há laços militares fortes com a França, Alemanha, Inglaterra e Suécia, que são em tese aliados dos EUA. A MB acabou de comprar um NDM da Royal Navy. Um inimigo declarado dos EUA jamais o.conseguiria . À Venezuela seria vedada tal aquisição, mesmo que a Royal Navy quisesse, pois os EUA vetariam. O.Brasil tem vocação pacifista e tem regime civil. Pergunto novamente
Qual seria o motivo ?
Uma coisa é fato. Este desgoverno, se aproximando mais ainda do eixo de esquerda está nos levando a uma posição muito mais delicada. Historicamente no quintal do tio Sam e agora querem levantar um muro e olhar pro outro lado…isto é imprudente…a máxima é evidente. Manda quem pode e obedece quem tem juízo!!! Só me faltava esta agora….arrumar treta com os amis….esquerda sendo esquerda….Estou até com uma certa inveja do Nepal…mas aqui a pira ia ter que ser muito grande!!! Só em Brasília tem muita lenha…fora neste brasilsão!
Tu estás embebedado por bebidas potentes?
“Este desgoverno, se aproximando mais ainda do eixo de esquerda está nos levando a uma posição muito mais delicada. Historicamente no quintal do tio Sam e agora querem levantar um muro e olhar pro outro lado…isto é imprudente”…
Acorda para vida filho,certo que você acredita nessa asneira de eixo de esquerda,centro ou direita?
Estados unidos tem relações com chineses, Vietnamitas e vários déspotas ao redor do mundo,isso faz deles “esquerdinha” e ditatorial?!
menos amigo,menos…
Não fomos nós que começamos essa palhaçada,os países estão mudando suas atuações devidos as ações unilaterais dos eua,que resolveram jogar fora décadas de relacionamentos comerciais fora,e com isso muitos países estão revendo suas relações.
Graças a arrogância Trumpista,o Canadá abocanhou sete países tradicionalmente clientes do tio sam: China,Japão,Coreia do Sul,México,Egito e Vietnã.
Recentemente o Brasil definiu 14 novos nomes para o cargo de adidos agrícolas, em substituição aos atuais,
nas representações do Ministério da Agricultura e Pecuária nas missões diplomáticas brasileiras no exterior.
As informações fazem parte de comunicado do ministério.Foram designados os seguintes nomes: Rodrigo de Almeida para a embaixada do Brasil em Pretória na África do Sul; Caio Simão para Riade, Arábia Saudita; Juçara
Duarte para Buenos Aires, Argentina; Eduardo Magalhães para Camberra, Austrália; Alessandro Cruvinel para Ottawa, Canadá; Tiago Oliveira para em Seul, República da Coreia; Barbara Cordeiro para integrar a delegação
brasileira junto às organizações internacionais econômicas sediadas
em Paris, França; Roberto Razera para Nova Delhi, Índia; Carlos Turchetto para Jacarta, Indonésia; André Okubo para Tóquio, Japão; Luna Alves para Cidade do México,Estados Unidos Mexicanos; Andréa Figueiredo para integrar a delegação do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e outras organizações econômicas em Genebra, Suíça; Lucas Moraes para Bangkok, Tailândia; e Mirela Eidt para Hanói, Vietnã.
“O presidente Lula nos confiou a missão estratégica de ampliar o portfólio de exportações do Brasil. Aqui no Mapa trabalhamos incessantemente para fortalecer e estabelecer novas parcerias que abram mercados para os nossos produtos. A nomeação dos novos adidos fortalecerá esse trabalho e gerará novas oportunidades”, destacou na nota o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Venho acompanhado o sofrimento dos produtores de milho: Iowa, Illinois, Nebraska, Minnesota e Indiana...
O chamado “cinturão do milho” vem acumulando perdas ilionárias,principalmente as pequenas famílias que não tem poder econômico para aguentar a porrada das sanções.
O cinturão da Soja também não está indo bem das pernas: Illinois, Iowa, Nebraska e Indiana,com pessoas perdendo fazendas devido a prejuízos ou perdendo devido a hipotécas não pagas.
Acho que ao invés deles ficarem olhando para a grama dos vizinhos,para o quintal alheio, eles deveriam estar olhando para a crise interna deles ao invés de se preocupar com bandido de outros países e justiça brasileira.
Prevejo um 2026 beem movimentado em termos políticos aqui em Pindorama e em USA…Eles sabem da suma importância de Pindorama pro movimento da extrema direita internacional que tenta dar as caras em vários lugares do mundo ser bem sucedido, com algumas aberrações que querem liderar diversos países,haja!
P.S. Por onde anda a turma que está por trás do combo Biden/Kamala,os tais Neocons,ponta de lança do Deep State dos EUA,que tanto mandaram na política dos EUA desde o colapso da União Soviética até hoje?Será que largaram mesmo o osso,ou estão tramando alguma,nos bastidores??
EUA se esforçando ao máximo pra jogar os BRICS no colo da China. Os chineses agradecem.
Painho tá com medo?! Será?! Soberania… Soberania… Soberaniiiiiiiia!
a real independencia do Brasil somente vira quando possuir armas nucleares e vetores para a entrega no alvo. O resto e balela.
Quantas divisões tem o Itamaraty?
Se acontecer algo convoca todos filhos do bolsonaro pada a linha de frente…será um favor a nação.
E tb tem muito milico nao fazendo nada. Ao menos reduz número.
Agora eu quero ver esse desgoverno recorrer a caserna para planejar um mínimo de defesa, se é que seja possível se defender de uma força armada como a americana.
Que desgoverno filho?! Só se você estiver falando de Nárnia,pois esse tal “desgoverno” que você diz existir, tem melhores dados do que o governo do frouxo Mela-Cueca…
Fogueira das vaidades…. Sem apoiar ou criticar quem quer que seja ainda pq inocente nessa historia não existe… O Circo esta pegando fogo e quem tem o dever de agir como bombeiro jogando gasolina …. o mundo esta muito esquisito dominado pelos burros que agem movidos por interesses inconfesaveis… desse jeito a probabilidade de da em M*RDA é muito grande….
“O Circo esta pegando fogo e quem tem o dever de agir como bombeiro jogando gasolina” ….
E quem seria esse bombeiro conivente?
Engraçado,mas, repudiar a iniciativa de liberar a coca da Colômbia, não faz!
O Mundo dá MUITAS voltas.
Lula, 2025: ” …Esses caras tiveram a pachorra de mandar gente para os Estados Unidos para falar mal do Brasil e para condenar o Brasil”,
O mesmo Lula, 2014: ” Eu cansei de viajar o mundo falando mal do Brasil, era bonito…”
https://m.youtube.com/watch?v=ZAWSEvLkih4&pp=ygUyRXUgY2Fuc2VpIGRlIHZpYWphciBvIG11bmRvIGZhbGFuZG8gbWFsIGRvIEJyYXNpbCA%3D
Pode ficar à vontade Trump
O Bilbo Bolseiro ( sem o anel do poder) fazendo nota de repúdio contra Sauron ( o olho que nunca dorme).
Não é anão diplomático. É um hobbit diplomático.
Quando a CIA de Biden veio ameaçar às escondidas, em 22, e a USAID despejava dinheiro, os que agora criticam os EUA e vociferam “soberania”, cobrando coragem alheia ( pois sequer reservistas são) aplaudiam e se calavam, alguns, inclusive, auferindo o dinheiro deles.
Hipócritas
EUA tem toda liberdade do povo brasileiro pois até nossas FFAA não protegem e dizer que temos democracia e mais que piada se nem os ministros que deveriam Defender a constituição o fazem só ver os erros gritantes como prender inocentes