Turkey Defense Industry

O Plenário do Senado Federal ratificou no dia 3 de setembro o Projeto de Decreto Legislativo PDL 262/2024, confirmando um acordo de cooperação em indústria de defesa entre Brasil e Turquia. O documento segue agora para promulgação.

O acordo, assinado inicialmente em 25 de março de 2022, prevê uma parceria estratégica de cinco anos para ampliar e aprofundar a colaboração entre os dois países em áreas como pesquisa, desenvolvimento, produção, modernização de equipamentos, sistemas militares e materiais de defesa. Também foram incluídas no texto cláusulas de apoio técnico e logístico mútuo, além de intercâmbio de informações científicas e tecnológicas.

Entre os objetivos explícitos, o tratado estabelece que ambos os países possam realizar projetos conjuntos dentro de seus territórios, assegurar proteção de propriedade intelectual relativa à tecnologia desenvolvida, bem como facilitar a aquisição e modernização de bens e serviços de defesa.

Durante a sessão de aprovação, o relatório do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) foi destacado como peça central para o avanço da proposta. Ele observou que o pacto com a Turquia fortalece a indústria de defesa brasileira e abre espaço para cooperação internacional mais sólida.

Segundo publicação do Diário Oficial da União (DOU) no dia 10 de setembro e na imprensa especializada, o acordo tem potencial de permitir que empresas turcas e brasileiras participem de licitações e projetos conjuntos de armas, que envolvam, por exemplo, mísseis anti-navio, veículos blindados, tecnologia de drones, motores e componentes sensíveis.

O governo afirma que o Brasil tem interesse crescente na indústria de defesa turca, visto o bom desempenho da Turquia em produtos como drones, além de seu histórico recente de exportações nessa área.■


 

Inscrever-se
Notificar de
guest

102 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
JuggerBR
JuggerBR
8 meses atrás

A Turquia é um dos muitos países que fizeram o que aqui foi negligenciado por décadas, desenvolvimento de empresas de equipamentos militares com recursos estatais e P&D constante.

Talisson
Talisson
Responder para  JuggerBR
8 meses atrás

É uma das vantagens de se ter um governo continuo.

BraZil
BraZil
Responder para  Talisson
8 meses atrás

risos Depende Talison. O Brasil tem um governo contínuo a quase 20 anos…FHC, LULA, um acidente da oposição (que foi logo eliminado pelo sistema) e LULA de novo e estamos pior do que a 20 anos…o que explica o sucesso da Turquia é o fato de que eles não são Brasileiros…

GuiBeck
GuiBeck
Responder para  BraZil
8 meses atrás

Perfeito.

Pedro
Pedro
Responder para  BraZil
8 meses atrás

melhor comentário.

Pablo
Pablo
Responder para  BraZil
8 meses atrás

Só esqueceu de falar que eles vivem sob “ameaça” real. Aqui quando teve algo da última vez correram atrás. La, aparentemente, nao esperam acontecer para fazer.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Talisson
8 meses atrás

Não entendi. Discorra mais sobre o tema.

Última edição 8 meses atrás por Santamariense
Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Responder para  Santamariense
8 meses atrás

Tu já entendeu, o governo continuo dele: ditadura

Santamariense
Santamariense
Responder para  Lúcio Sátiro
8 meses atrás

Eu entendi…só quero que ele diga.

Kornet
Kornet
Responder para  Lúcio Sátiro
8 meses atrás

Os militantes e o painho dos pobres nem escondem mais qual a verdadeira democracia que eles querem para o Brasil :DITADURA.

João Moita Jr
João Moita Jr
Responder para  Lúcio Sátiro
8 meses atrás

Infelizmente, o periodo no qual o Brasil mais deu certo e se desenvolveu foi justamente durante a ditadura, que foi muito branda se comparanos com outras ditaduras latinas da época.

Abs

Tomcat4,7
Tomcat4,7
Responder para  João Moita Jr
8 meses atrás

Época onde bandido não se criava e brotava do chão como se vê hoje em dia em certas partes do Brasil !!!

Deadeye
Deadeye
Responder para  Tomcat4,7
8 meses atrás

As estatísticas te refutam completamente. Incrível que vocês esquecem, que o crime organizado no Brasil começou na ditadura militar kkkkkkkk

Inclusive, o Comando Vermelho surgiu na década 1970 nas cadeias cariocas.

Última edição 8 meses atrás por Deadeye
Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Responder para  Talisson
8 meses atrás

Ditadura nunca mais, sai pra lá. O que precisa ser contínuo é um programa de Estado em Defesa, independente do Governo que puser as mãos no Estado.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Lúcio Sátiro
8 meses atrás

A ditadura militar durou 21 anos no Brasil.
O PT vai completar 20 anos no poder no ano que vem, 3 mandatos com Lula e 2 com Dilma, ganhando a próxima teremos 24 anos de PT.

As pessoas podem votar, mas as eleições são realmente justas??

Com os bilhões destinados às grandes mídias e as opiniões dos jornalulistas falando mal da oposição 24h por dia
+ os bilhões da lei Rouanet e os artistas e influenciadores trabalhando e engajando politicamente, + o maior programa de compra de votos do mundo, o bolsa família e o terrorismo eleitoral feito pelo PT que qualquer outro partido vai acabar com o bolsa família + o novo programa de vale gás com mais alguns bilhões do nosso dinheiro para comprar mais alguns milhões de votos + perseguição judicial censura a Jovem Pan, multas milionárias, bloqueio de contas em redes sociais que fazem “fake news” ou que falam mal do governo, etc.

Na ditadura militar o povo não podia votar para Presidente, mesmo assim nenhum ficou mais de 4 anos.
Agora a forma de eternizar no poder mudou.

José Joaquim da Silva Santos
José Joaquim da Silva Santos
Responder para  Luís Henrique
8 meses atrás

Tenho algumas ressalvas, mas o final matou a pau ! Um verdadeiro tiro de 12 na cara pra velório de caixão fechado !

silvom
silvom
Responder para  Luís Henrique
8 meses atrás

vixe, ainda esse lero lero kkkkk

Santamariense
Santamariense
Responder para  silvom
8 meses atrás

Argumente contra o que ele escreveu.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Santamariense
8 meses atrás

“Argumente contra o que ele escreveu.”

Vocês pegam muito pesado

silvom
silvom
Responder para  Santamariense
8 meses atrás

não vou perder meu tempo com lunáticos

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Luís Henrique
8 meses atrás

“A ditadura militar durou 21 anos no Brasil.
O PT vai completar 20 anos no poder no ano que vem, 3 mandatos com Lula e 2 com Dilma, ganhando a próxima teremos 24 anos de PT.”

Até onde sei e lembro,apesar de já ser velho minha memória ainda é boa,não lembro do povo ter sido coagido a votar no PT e acho que o mesmo não ganhou suas eleições através de voto indireto referendado por algum colegiado,não somos os Estados unidos,onde alguns alegam ser a maior democracia do mundo,mas ganha quem leva mais delegados.

Infelizmente algumas pessoas preferem chorar pelo leite derramado,do que aceitar que seu candidato perdeu…

É a democracia,gostem ou não! Em 2018 Haddad perdeu e não passou quatro anos chorando como se tivesse havido alguma conspiração eleitoral.

comment image

Se ele tivesse usado seu baixo percentual neurológico e de massa cinzenta,hoje poderia estar se preparando para a disputa eleitoral de 2026,poderia até já estar viajando pelo Brasil tentando fortalecer e ampliar sua base eleitoral.

Mas preferiu desde o começo do governo atacar as instituições judiciais e eleitorais do país e criar um clima de polarização e cizânia no país.

Não votei em Bolsonaro mas pacientemente suportei o desgoverno dele,e no momento oportuno novamente voltei as urnas.



Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  adriano Madureira
8 meses atrás

Bolsonaro poderia ter perdido para outro petista, né?
Não para um que tinha sido condenado por corrupção e lavagem de dinheiro por 10 juízes diferentes em 3 instâncias e foi solto por um companheiro esquerdista do STF.

Quando a campanha de Bolsonaro mostrou um vídeo do Lula defendendo o aborto, o TSE obrigou a campanha do Bolsonaro retirar o material do ar.

A Jovem Pan falava mal do Lula, que ele tinha sido preso e condenado e foi censurada, obrigada a parar de falar, sob pena de multas milionárias.

Jornalistas de direita foram censurados, multados, muitos fugiram do país para não serem presos. Ninguém pode falar mal do Lula, falar que é ladrão que é considerado fake news.

Mas o sr. viu alguém pagar multa ou ter rede social bloqueada por falar que o Bolsonaro é genocida, fascista, nazista, racista, xenófobo, misógino, miliciano, rachadinha, etc??

Isso é uma democracia? eleições justas?

Tomcat4,7
Tomcat4,7
Responder para  Luís Henrique
8 meses atrás

Foi na mosca meu caro e ainda boicotaram e impediram o Bolsonaro de veicular propaganda eleitoral nas rádios justamente na região onde se usa rádio mais que tudo.

Wilson França
Wilson França
Responder para  Luís Henrique
8 meses atrás

PEC da obscenidade, digo, PEC da blindagem. Veja quem votou a favor da obscenidade: direita e centrão.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/09/16/como-votou-cada-deputado-pec-da-blindagem.htm

Renato B.
Renato B.
Responder para  Wilson França
8 meses atrás

No momento se tem uma ameaça à democracia brasileira é essa PEC.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Renato B.
8 meses atrás

A maior ameaça a nossa democracia está hoje no STF. Se não fosse pelo projeto de ditador que existe lá, essa PEC nunca iria existir.

Última edição 8 meses atrás por Augusto Cesar
Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Wilson França
8 meses atrás

Claro né.
É piada isso??

É óbvio que depois de 20 anos de PT e 10 indicações do Lula e 5 indicações da Dilma para o STF, que o PT e os partidos de esquerda, se sentem confortáveis com os ministros do STF. Não precisam de blindagem alguma, já estão blindados.

Já a oposição que está sofrendo perseguição judiciária, esta é a única que se sente insegura com os ministros do STF.

Tio Velho Comuna
Tio Velho Comuna
Responder para  Luís Henrique
8 meses atrás

Queria realmente entender! Se houvesse realmente uma armação para perpetuar o PT no poder o que significou o ‘impeachment’ de Dilma? Falha na Matrix? Se há realmente um esquema/conluio entre os poderes para manterem o PT no poder o que significou a eleição do anterior presidente em 2018? Esqueceram de avisar o pessoal do esquema? Se há um esquema de manter o PT no poder, por que nas últimas eleições de 2022 a maior bancada eleita do congresso foi a do PL(que vota sistematicamente contra qualquer medida em benefício do bem comum).Esse é mais uma daquelas ‘idéias’ que se juntam ao imaginário fantástico junto com a ‘idéia’ da Terra Plana, de que vacinas são esquemas para colocar microchips para monitorarem ou controlar o pensamento das pessoas, etc. No Brasil, as eleições elegem tanto candidatos de direita quanto esquerda; aliás, o centrão(direita); graças a meios não republicanos é o que consegue compor as maiores bancadas em todos os legislativos do Brasil. Sim, durante a Ditadura Militar de 1964, cada ditador general cumpria um mandato fixo de 5 anos; assim como no antiga União Soviética, o presidente do politiburo ou como os presidentes da China! Países estáveis, que possuem economia forte e baixa desigualdade social, não sucumbiram a regimes autoritários: França, Austrália, Canadá, Bélgica, Holanda, Austrália, etc! Não tem mágica: perdeu a eleição, reconheça a derrota, melhore os argumentos e tente as próximas eleições é o comportamento esperado por um adulto funcional

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Tio Velho Comuna
8 meses atrás

O PT roubou tanto e fez tanta M… que mais da metade da população acordaram e resolveram mudar.

Mas o Bolsonaro reduziu drasticamente o dinheiro das grandes mídias e foi contra o sistema…

Foi ai que as grandes mídias se uniram para trazer o PT de volta.

É só ligar a TV em um jornal qualquer, são jornalulistas defendendo o governo 24H por dia e falando mal da oposição. Não enxerga só quem é cego mesmo.

Tio Velho Comuna
Tio Velho Comuna
Responder para  Luís Henrique
8 meses atrás

De certa forma, fico feliz com sua resposta: nunca imaginei que estaria vivo em uma época em que alguns afirmam que Globo, Folha, Estadão, Veja iriam somente ‘falar’ bem de um governo do PT! Tudo comunista a soldo do PT kkkkkkkkkkkkk Quem sabe o PT também não pague um por fora para a revista Oeste também né?

Wilson França
Wilson França
Responder para  Tio Velho Comuna
8 meses atrás

Faltou ele dizer q a Faria Lima e o dinheiro grosso do país são a favor do PT também. É cada um…

Colombelli
Colombelli
Responder para  Tio Velho Comuna
8 meses atrás

Impeachment dilma era pra por o chuchu porque ela era tosca. Trocar meia duzia por 6.5..tudo de esquerda

Nei
Nei
Responder para  Tio Velho Comuna
8 meses atrás

“(que vota sistematicamente contra qualquer medida em benefício do bem comum)”.

Ao contrário é a mesma coisa. PT vota tudo contra a oposição, mesmo sendo benéfico para a população.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Luís Henrique
8 meses atrás

Que relativismo hein. Viu onde, no Podcast do Kirk??

ALTAIR IGNEZ
Responder para  Luís Henrique
8 meses atrás

Matou a pau, depois dessa se eu pensasse o contrario me retiraria

Tomcat4,7
Tomcat4,7
Responder para  Luís Henrique
8 meses atrás

Excelente, só esqueceu dos bilhões gastos pelo Lula para conseguir aprovação ou bloqueio de certas pautas no congresso, que tbm são um absurdo , o dindin das emendas.

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Lúcio Sátiro
8 meses atrás

A cidade-Estado de Singapura é bem dizer um governo ditatorial e como país vem tendo êxito como nação;;;

Singapura possui índices econômicos e sociais elevados, refletidos num alto PIB per capita (cerca de USD 90,689 em 2024) e um crescimento económico robusto impulsionado pelo comércio e serviços.
É um dos países mais livres economicamente, com forte proteção de direitos de propriedade e um ambiente regulatório favorável. Socialmente, tem um elevado nível de capital humano e um padrão de vida de alta qualidade, sendo reconhecido globalmente como um centro financeiro e tecnológico. 

Saúde: O país é reconhecido globalmente pela qualidade do seu sistema de saúde e acesso a cuidados,
 sendo o melhor do mundo em termos de saúde dos cidadãos em 2023, de acordo com o Índice de Prosperidade Legatum. 

Educação
Histórico: No início, o país enfrentou altos índices de analfabetismo e dependência de mão de 
obra estrangeira, mas a educação foi tratada como uma prioridade para o desenvolvimento. 

Pobreza

  • Nível geral: Singapura é reconhecida como um país desenvolvido, com um alto PIB per capita e um dos mais altos níveis de desenvolvimento socioeconômico da Ásia. 
  • Realidade local: Apesar disso, aproximadamente 10% das famílias em Singapura têm renda baixa e vivem na pobreza. 
  • Esforços para combate: O país tem um programa para eliminar a pobreza, focado no desenvolvimento humano e na qualificação da mão de obra. 

Educação

  • Liderança: O sistema educacional de Singapura é um dos melhores do mundo, com estudantes do país alcançando o primeiro lugar em avaliações internacionais como o PISA. 
  • Investimento: O governo investe significativamente na formação de professores e no desenvolvimento de um sistema educacional progressista. 
  • Contexto histórico: Singapura investiu na educação como uma política pública de longo prazo, especialmente após sua independência, quando a população era majoritariamente pobre e analfabeta, com poucos recursos naturais, o que fez da educação um pilar fundamental para o desenvolvimento do país. 
  • Ranking de Segurança: A cidade é frequentemente classificada como a mais segura do mundo, com uma pontuação de risco zero em algumas avaliações recentes. 

Motivos para a Segurança:

  • Aplicação da Lei Rigorosa: A força policial em Singapura aplica a lei de forma rigorosa, contribuindo para a baixa taxa de criminalidade. 
  • Penas Severas: O sistema judicial impõe penas severas, especialmente para crimes como tráfico de drogas, e para infratores em geral. 
  • Controle de Armas: Existe uma proibição estrita de posse de armas para civis não autorizados, o que limita a criminalidade com armas de fogo. 

Desde sua independência, Cingapura cresceu a uma média de 7,5% ao ano, o PIB Per Capita é cerca de 3,5 vezes maior do que da Malásia, 2,2 vezes maior que o Reino Unido e 6,6 vezes maior do que o do Brasil.⠀

Assim, Cingapura conquistou resultados extraordinários na educação, saúde e segurança pública e com uma taxa de desemprego que há mais de 30 anos se mantém abaixo dos 5%.

Competitividade: Cingapura 1º | Brasil 71º
Liberdade econômica: Cingapura 1º | Brasil 144º
Facilidade para empreender: Cingapura 2º | Brasil 124º
Horas gastas por ano para pagar imposto: Cingapura 64h | Brasil 1501h
Liberdade Individual: Cingapura 30º | Brasil 109º
IDH: Cingapura 9º | Brasil 79º
PIB Per Capita: Cingapura 3º | Brasil 90º
Carga tributária: Cingapura 14,1% | Brasil 32,3%
PISA (média): Cingapura 2º | Brasil 68º⠀

Este processo foi liderado por Lee Kuan, um primeiro-ministro autocrata, temido por suas práticas autoritárias, que acreditava ser necessário impor limites rígidos à liberdade de expressão em um país multiétnico.
Além disso, durante o período houve prisão de opositores e perseguições à imprensa. ⠀

As vezes há casos em que regimes autocratas podem ter sucesso apesar das controvérsias.

Santamariense
Santamariense
Responder para  adriano Madureira
8 meses atrás

Tu é mais um dos que defendem a “democracia relativa”.

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Santamariense
8 meses atrás

Não,mas oque quero dizer é que mesmo um país tendo a democracia mais plena,pujante e excessiva como a nossa,que chega a escorrer em demasia pelos “poros” do nosso país dá para ver que estamos longe de ser uma sociedade perfeita por mais democracia que exale.

País com mais de 36 partidos,partidos de todas as modalidades: dos trabalhadores,dos comunistas, dos cristão e evangélicos e da causa operária,só falta surgir um partido LGBT para mostrar quão diversa e representativa é nossa democracia.

Brasil tem 60.311 vereadores,5.569 prefeitos,1.059 deputados estaduais,513 deputados federais e 81 senadores….
Já se passaram mais de 40 anos desde a redemocratização do país,e a classe política só decai o nível e fica mais onerosa e perdulária.

Enfim,não apoio regimes totalitários,autocratas, mas enquanto estiver de uma forma beneficiando a sociedade e entregando aquilo que ela necessita,pode ser tolerável…

Última edição 8 meses atrás por adriano Madureira
Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  adriano Madureira
8 meses atrás

Adriano, sim regimes ditatoriais podem funcionar de forma eficiente, principalmente em épocas de crises, mas isso dependerá exclusivamente do ditador ser um bom governante ou não.

Mesmo que o ditador faça um bom governo irá existir uma vulnerabilidade muito grande no regime, pois tudo dependerá da forma que ele irá conduzir a sociedade. Deixar toda uma sociedade nas mãos de um único individuo, ou de um grupo seleto, e temerário, por que, por mais competente que ele seja, nada garante que ele não irá cometer falhas desastrosas no futuro, ou que seu sucessor não seja tão eficiente quanto ele, e como a sociedade como um todo não terá como se opor, ou articular uma oposição contra possíveis intransigências do regime, o risco de alguma coisa acontecer que coloque o pais em crise e muito grande.

Outro fator preponderante em regimes ditatoriais, e como tudo estará concentrado nas mãos do ditador, por mais eficiente que ele seja, ele não irá conseguir controlar todos os aspectos do seu governo, e como não haverá fiscalização da sociedade, haverá muitos casos de corrupção e pulverização dos recursos que ele não irá conseguir controlar.

Governos democráticos são mais pujantes, pois como terá a participação de toda a sociedade, e por isso tende a elevar o padrão dos seus cidadãos. Concordo que em momentos de crise é muito mais difícil tomar decisões mais acertadas e eficientes. Também “democracia” em acesso como acontece aqui no Brasil (onde temos um monte de partidos que não serve para nada) pode ser prejudicial para o estado, pulverização demais das decisões tende a gerar anarquia e pouco resultado.

Colombelli
Colombelli
Responder para  adriano Madureira
8 meses atrás

Nao apoia autocratas mas apoia quem os apoia. Dá no mesmo.

Hamom
Hamom
8 meses atrás

Na aérea de drones econômicos e produzidos em massa nossas FA ainda tem que sair da inercia…Um extenso artigo sobre o tema que saiu na CNN:

Dilema dos drones dos EUA: por que os militares mais avançados do mundo estão tentando alcançar o campo de batalha moderno

Trecho da matéria que me recordou a recente “grande compra” do EB de mísseis Javelin:

“O major-general Volodymyr Horbatiuk, vice-chefe do Estado-Maior da Ucrânia, disse à plateia que, embora a artilharia e os mísseis antitanque sejam vitais, cerca de 80% do sucesso de Kiev em atingir alvos vem de drones.”

Última edição 8 meses atrás por Hamom
João Moita Jr
João Moita Jr
Responder para  Hamom
8 meses atrás

A plataforma anti carro do futuro (e de hoje) é o drone. Teria sido muito melhor empregar toda essa verba implementando una linha de produção turco-brasileira do Bayraktar TB2. Mas, isso requer visão. As vezes esqueço que estamos lidando com o Brasil.

Abs

Hamom
Hamom
Responder para  João Moita Jr
8 meses atrás

Também pensei algo nesta linha, mas com drones FPV econômicos (kamikazes ou não) , usados como um equipamento da infantaria no campo de batalha, como diz este outro trecho da matéria da CNN:

Coronel Nick Ryan:
“O objetivo final é que os soldados tratem os drones “como se fossem sua arma pessoal, seu rádio, seus óculos de visão noturna ou uma granada”, disse Ryan. “Que é algo com o qual eles estão tão acostumados e tão familiarizados, que é apenas parte do kit padrão que eles levam para onde quer que vão.”

Última edição 8 meses atrás por Hamom
J L
J L
Responder para  João Moita Jr
8 meses atrás

De facto, os drones da Turkya já demonstraram sua capacidade em operação, poderíamos usar esses fatores técnicos para alcançar melhorias nos que já fabricamos, como por exemplo capacidade de autonomia maior e capacidade de combate (lançamento de foguetes/mísseis). Eles tem também outros equipamentos que podem vir a nos interessar e muito como carros de combate, navios e aviões de ataque e de treinamento. Mas penso que o principal, seria o desenvolvimento conjunto de um motor para futuros caças, deixando de sermos dependentes de países como EUA, França, UK, e até mesmo da China e Russia. Os Indianos estão já estão nesse caminho.

Luiz
Luiz
Responder para  Hamom
8 meses atrás

Por falar em drones:

Image2
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
8 meses atrás

Com algumas décadas de atraso, mas antes tarde do que nunca.
A Turquia teve avançoa significativos com sua BID, e podemos nos beneficiar disso, basta fazer os acordos certos.

J L
J L
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Pois é a Turkya, avançou em quase todos os segmentos dos componentes das FA deles. Praticamente já estão no caminho da independência militar.

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Não foram décadas amigo ! Dilma Roussef assinou um acordo de cooperação bilateral em várias áreas com o governo turco:
Educação,saúde Ciência e tecnologia e militar, tudo isso em 2011

Uma matéria da FOLHA saiu entitulada como:

“Brasil negocia participação em projetos militares com Turquia”.
Ministro da Defesa, Celso Amorim, acompanha viagem de Dilma.

A Turquia, aonde a presidente Dilma Rousseff chegou ontem à noite, negocia com o Brasil parceria nos campos naval e aeronáutico.
As conversas com o país, membro da Otan (aliança militar ocidental), estão a cargo do ministro da Defesa, Celso Amorim.
Dois projetos em especial devem ser tratados hoje na reunião de Amorim com o colega turco, Ismet Yilmaz, em Ancara: uma participação turca no desenvolvimento do cargueiro militar KC-390, da Embraer, e uma contribuição brasileira no desenvolvimento de caças para a Turquia.
Para Amorim, Brasil e Turquia devem aproveitar o fato de serem “duas potências emergentes, que compartilham visões políticas semelhantes e possuem nível de desenvolvimento tecnológico similar”.

“A indústria de defesa turca é muito desenvolvida e possui larga experiência em joint-ventures e em absorção de tecnologias. Essa experiência pode ser muito útil ao Brasil”, disse à Folha.

O KC-390 é um avião de transporte militar, que pode substituir, no mercado internacional, o americano Hércules C-130, da década de 50.
A FAB (Força Aérea Brasileira), que estabeleceu os requisitos do KC-390, já anunciou querer comprar 28 aviões.

O projeto do cargueiro já tinha virado moeda de troca na licitação para a compra de caças pelo Brasil, que se arrasta há anos.
A França foi a primeira a acrescentar a promessa de compra de dez unidades do KC-390 se o Brasil optasse pela compra do caça Rafale.
A americana Boeing e a sueca Saab também adicionaram o tema às suas propostas.

O Brasil tem interesse em participar do desenvolvimento turco de caças de quinta geração -mais modernos do que a FAB deve adquirir por meio da concorrência.
O que o país tem a oferecer é a experiência da Embraer na área de aerodinâmica.
Amorim, no entanto, descartou a possibilidade de conversar com o homólogo turco sobre “temas de responsabilidade do Itamaraty”, como a segurança no Oriente Médio, o processo de paz entre israelenses e palestinos ou mesmo o programa nuclear do Irã. Hoje, Amorim acompanha Dilma em encontro com o presidente turco, Abdullah Gül.

Bem,antes tarde do que nunca…

E já naquela época:
O Brasil tem interesse em participar do desenvolvimento turco de caças de quinta geração -mais modernos do que a FAB deve adquirir por meio da concorrência”.

Matheus
Matheus
8 meses atrás

Eu acho que vão escolher o Tulpar mesmo.
Parece ser um bom Chassi e tambem vai usar a torre do Centauro II, então será bem padronizado, diminuindo custos.

Emmanuel
Emmanuel
8 meses atrás

Mais uma cooperação bilateral que não vai dar fruto algum.
Só mais papel e “boas” intenções, e como de boas intenções o inferno está cheio…

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Responder para  Emmanuel
8 meses atrás

Como diz um amigo, o Brasil precisa envolver dinheiro…cooperação sem investimento é só um bando de entusiastas curiosos, também concordo que vale o bordão…. “pra rir tem que fazer rir”…. senão vão cortar relações e fim de papo.

Angus
Angus
8 meses atrás

O pessoal vai ficar chateado, mas é “mais do mesmo”.

“previsão”
“intenção”
“cooperação”
“parceria”

blá, blá, blá, blá

Na hora de transformar tudo em realidade “o momento econômico não é apropriado para investimentos nessa área, mas o prognóstico é de melhora para os próximos anos”.

Enquanto não existir uma política de Estado voltada para a defesa, todas essas iniciativas são praticamente inócuas.

Para os ultra otimistas, o Gripen manda um abraço.

Elint
Elint
Responder para  Angus
8 meses atrás

Faltou o PowerPoint…

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
8 meses atrás

Papel aceita tudo, como diz o ditado.

Aliás, ontem eu li no DefesaNet um artigo sobre como as FAs brasileiras criam requisitos técnicos e burocráticos tresloucados que desestimulam empresas estrangeiras a continuarem a apresentar propostas para RFIs e RFQs.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Responder para  Dagor Dagorath
8 meses atrás

Olha lá a defesa antiaérea….não compramos do exterior e nem desenvolvemos nada por aqui.
E a brigada de artilharia antiaérea está como? vai completar 28 anos de existência no papel com um punhado de manpad e até hoje não temos um sistema de médio alcance, volta e meia soltam uma informação para animar vocês “olhem imprensa, o grupo de estudo está vendo um sistema aqui”…e se passou quase 30 anos de balela e papo furado.
Se não tem meios e uma capacidade combativa comprovada, nada me tira da cabeça que criaram a brigada para “dar comando”, era melhor ter deixado as baterias nas brigadas, pelo menos economizava um dinheiro com pessoal de alta patente…e o comando escolheu ficar na praia, ta bom pra vocês? deitado eternamente em berço esplêndido.

naval762
naval762
8 meses atrás

Vamos ver quanto tempo dura.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
8 meses atrás

Só besteirol. Também tínhamos cooperação com a Ucrânia para foguetes espaciais. Resultado? Zero.

Última edição 8 meses atrás por Lúcio Sátiro
Henrique A
Henrique A
Responder para  Lúcio Sátiro
8 meses atrás

Mesma conversa que tinha em 2010… o que deu o A-darter?

José Joaquim da Silva Santos
José Joaquim da Silva Santos
8 meses atrás

Mais um pastel de vento…

Henrique A
Henrique A
8 meses atrás

Agora vai.

lucena
8 meses atrás

Essa parceria entre o Brasil e a Turquia são do tipo de “mutualismo”…onde há entre eles uma relação de complementação … em que ambos os lados são complementares basta vê no que tange a tecnologia aeronáutica.
.
O Brasil também pode fazer parceria do tipo com a Índia,Chile,Afria do Sul…são países que tem as mesma dificuldades e demandas parecidas.
.
Só o fato de se afastar da dependência de países do bloco da OTAN, buscando se alinhar com países não alinhado que nem joga para USA ..ou para Rússia …China politicamente no momento atual…já faz um bom sentido estratégico.
.
O que não dá …é comprar sucatas e “banheiras velhas” de países da OTAN e aplaudirem…com alguns fazem…como se fosse um grande negócio de ocasião..rsrs..que nem em feira livre.

Henrique A
Henrique A
Responder para  lucena
8 meses atrás

“O Brasil também pode fazer parceria do tipo com a Índia,Chile,Afria do Sul…” voltamos para 2010?

Macgarem
Macgarem
8 meses atrás

Fabricação de drones seria uma parceria interenssante.

Paulo
Paulo
Responder para  Macgarem
8 meses atrás

O Br possui 4 empresas produtoras de drones de defesa : a xmobots S Carlos SP ( sexta maior fábrica de drones do mundo ) ,a Stella tecnologia- RJ , a Tupã aircraft – SJ Campos – SP e a Tide Wise RJ ( drones navais) . Todas são 100% nacionais. A Xmobots já tem drones ISR no EB e na MB e desenvolve versões de ataque desses modelos, além do revolucionário Nauru 100D, capaz de ataque em enxame .A Stella desenvolve drones albatroz e Atoba ISR e de ataque para MB, incluindo versões com propulsão à jato. A Tupã aircraft desenvolve drones de alta performance subsônicos e supersônicos, furtivos e utilizando turbinas à jato de sua própria subsidiária turbomachine, em conjunto com FAB e seus centros de pesquisa. Parte desse desenvolvimento é sigiloso pois trata- se de tecnologias disruptivas. A Tide Wise em conjunto com a Emgeprom/ MB desenvolveu os drones navais Suppressor 7 e suppressor 11 que vão revolucionar as atividades de minagem/ desminagem ,ISR e ataques de superfície e subaquáticos. Os drones navais suppressor são multipropósito, modulares e podem portar subdrones, aquáticos, subaquáticos e aéreos para minagem/ desminagem, ISR e ataque. O drone suppressor 11 ( 11 metros de comprimento ) possui propulsão à jato de água. Então, temos o que trocar com os turcos, em termos de tecnologia

J L
J L
Responder para  Paulo
8 meses atrás

Bacana sua exposição no que se refere a produção e utilização das empresas e seus equipamentos nacionais. Talvez nos falte ainda melhorar no que tange a autonomia de voo (maior tempo no ar) e talvez equipar alguns equipamentos com câmeras termais e de grande alcance.

Paulo
Paulo
Responder para  J L
8 meses atrás

Tanto o albatroz como o Atoba desenvolvem alta autonomia de vôo. O payloud dos drones Nauru 1000C, 500 ISR e principalmente o Nauru 100D da Xmobots estão no estado de arte quanto ao sensoreamento por câmeras termais . À propósito, o Nauru 100D contém em seu payloud, processadores com IA para designação e identificação de alvos, além permitir atuar em enxame. Não deve nada aos drones mais avançados do mundo.

Paulo
Paulo
Responder para  Paulo
8 meses atrás

Em uma longa live no seu canal caiafa master, Roberto Caiafa, do Infodefensa Brasil, considera o Nauru 100D absolutamente disruptivo á nível mundial . Vale à pena pesquisar sobre as características desse drone. Como o Caiafa disse, vitorioso vai ser o exército que o possuir.

Nei
Nei
Responder para  Paulo
8 meses atrás

Tava olhando sobre o drone, TOP mesmo.

https://xmobots.com.br/produto/nauru-100d/

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Paulo
8 meses atrás

É, mas alguns países já tem drones de categoria elevada,aqui ainda estamos com drones de brinquedo…

Até o ferrado Irã,sancionado a mais de quatro décadas, tem drones de várias categorias.

comment image

comment image

Os UAVs variam de categoria 1 até categoria 4,
Categoria 1 incluindo nano e pequenos drones, o Categoria 2 abrangendo sistemas de médio porte,Categoria 3 apresentando grandes drones táticos e o Categoria 4 contendo as aeronaves maiores 
e mais pesadas, como o Predator ou o Gray Eagle. 

Paulo
Paulo
Responder para  adriano Madureira
8 meses atrás

Não é bem assim. Os drones Albatroz e Atoba da Stella tecnologia são plataformas aéreas autônomas de grande porte e grande autonomia.
Por outro lado a Tupã aircraft junto com os institutos tecnológicos vinculados à FAB trabalha em um tipo de drone disruptivo: com velocidade supersônica e futividade.

Groosp
Groosp
Responder para  adriano Madureira
8 meses atrás

Legais essas imagens!

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Groosp
8 meses atrás

Sim,drones para todos os gostos e bolsos

Gabriel BR
Gabriel BR
8 meses atrás

Que venha o Tulpar

Heinz
Heinz
8 meses atrás

Tem muita coisa boa na Turquia, quem sabe não venha um Altay por cá, o filho do K2, versão turca..

737-800RJ
737-800RJ
Responder para  Heinz
8 meses atrás

Apesar de ser muito improvável, seria sensacional!

Algo como 100 Altay e 200 Tulpar 120 nos deixaria num nível muito acima de todo o continente e substituiria o que temos de 1 pra 1.

Quem sabe no próximo governo e com um preço mais camarada…?

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
8 meses atrás

Tomara que essa cooperação seja boa para o Brasil.

Mas, para ser bilateral – como a matéria a apresenta – gostaria de saber o que o Brasil teria a oferecer à Turquia, que esta ainda não tenha desenvolvido por meios próprios.

Deve ter muita gente já preparando as malas para trabalhar muito em Istambul… Vida dura!

Paulo
Paulo
Responder para  Afonso Bebiano
8 meses atrás

Há muita tecnologia disruptiva sendo desenvolvida por empresas e até start ups nacionais, como a Xmobots, a Tide Wise e a Tupã aircraft . Vai desde drones com IA á tecnologias furtivas e propulsão supersônica compacta.

Paulo
Paulo
Responder para  Paulo
8 meses atrás

Há tecnologias extremamente sensiveis na área nuclear que poderiam ser compartilhadas com os turcos. É o caso dos microreatores nucleares que a MB, Petrobras, IPEM, várias universidades e mais nove empresas nacionais desenvolvem. Vão ser unidades atômicas compactas que cabem em um container, com potência de até 5 MegaWatts para gerar energia por anos, em plataformas de petróleo, bases isoladas como na Antártida, ou cidades sem acesso à redes de energia. Unidades desse tipo podem fornecer energia suficiente para armas de energia dirigida de altíssima potência.
Cabe lembrar que o Br domina todo ciclo do combustível nuclear, porem esta tecnologia não pode ser repassada aos turcos, caso não a possuam.

Paulo
Paulo
Responder para  Paulo
8 meses atrás

O caso da Tide Wise é emblemático. Uma start up nascida no Coope do RJ e que desenvolveu robôs subaquáticos para manutenção de tubulações e “árvores de natal” da Petrobras em águas ultra profundas. A TIDE WISE com incentivo da MB e da Emgepron acabou desenvolvendo 2 modelos de drones navais, o suppressor 7 e o suppressor 11 capazes de executar multiplas tarefas como minagem/ desminagem, ISR e ataque . São drones modulares ,multitarefas e capazes de suportar subdrones subaquáticos e aéreos em uma mesma plataforma. Parece coisa de Sci fi mas, sim estão sendo desenvolvidos aqui. Óbvio que a divulgação desse desenvolvimento é à conta gotas para não alarmar nossos vizinhos, que se sentiriam muito vulneráveis a tudo isto. Mesmo a construção das novas fragatas e submarinos já causam alvorosso e preocupação do outro lado do rio da Prata.

BrunoFN
BrunoFN
8 meses atrás

Vamos de Altay

Elint
Elint
8 meses atrás

Gemini, resuma este debate:
“Com base na notícia e nos comentários, aqui está um resumo das principais opiniões dos comentaristas sobre o acordo de cooperação em defesa entre Brasil e Turquia:

Ceticismo e falta de confiançaUma grande parte dos comentaristas expressa ceticismo e falta de confiança de que o acordo trará resultados concretos. Eles acreditam que o documento é “mais papel” e “blá, blá, blá”, sem chances de ser transformado em realidade. Vários usuários citam acordos passados que não deram certo (como a parceria com a Ucrânia para foguetes espaciais) para justificar a descrença. Eles veem a iniciativa como “mais um pastel de vento”.

  • Comentários representativos: “Mais uma cooperação bilateral que não vai dar fruto algum”, “Só besteirol”, “Papel aceita tudo, como diz o ditado.”

Oportunidade de colaboração na área de dronesA tecnologia de drones turca é um ponto de grande interesse e um tema recorrente nos comentários. Muitos acreditam que esta é a área em que o Brasil pode mais se beneficiar do acordo. Eles destacam o sucesso da Turquia em drones e a importância estratégica desses equipamentos no cenário de guerra moderno. Um comentário sugere que seria mais vantajoso usar a verba para estabelecer uma linha de produção conjunta do drone Bayraktar TB2.

  • Comentários representativos: “A plataforma anti carro do futuro (e de hoje) é o drone”, “A fabricação de drones seria uma parceria interessante.”

Necessidade de uma política de Estado em defesaHá um forte consenso entre os comentaristas de que o sucesso de qualquer parceria como essa depende de uma política de Estado contínua para a defesa, e não apenas de acordos pontuais. Eles apontam que o desenvolvimento da indústria de defesa da Turquia foi resultado de investimentos e planejamento de longo prazo, algo que o Brasil, segundo eles, negligenciou por décadas. A falta de uma visão estratégica consistente é vista como o principal obstáculo para que o acordo funcione.

  • Comentários representativos: “O que precisa ser contínuo é um programa de Estado em Defesa, independente do Governo”, “Enquanto não existir uma política de Estado voltada para a defesa, todas essas iniciativas são praticamente inócuas.”

Divergência sobre a continuidade políticaA discussão sobre a necessidade de um “governo contínuo” para o desenvolvimento da indústria de defesa gerou divergências políticas nos comentários. Enquanto um usuário sugere que a continuidade é a chave do sucesso turco, outros criticam essa ideia, associando-a a ditaduras e à falta de alternância no poder. Alguns usuários entram em um debate político mais amplo sobre as eleições, o papel da mídia e os programas de governo no Brasil.
Otimismo e pontos positivosEmbora o ceticismo seja dominante, alguns comentários expressam um otimismo cauteloso e veem o acordo como uma oportunidade, mesmo que tardia. Eles ressaltam que a Turquia teve avanços significativos e que o Brasil pode se beneficiar se os acordos forem bem conduzidos. Além disso, um usuário destaca o potencial de o Brasil se afastar da dependência de países da OTAN e buscar alinhamento com nações “não alinhadas”, como Índia e África do Sul, vendo a parceria como um passo estratégico nesse sentido.

  • Comentários representativos: “Com algumas décadas de atraso, mas antes tarde do que nunca”, “O Brasil também pode fazer parceria do tipo com a Índia, Chile, África do Sul…”, “Temos o que trocar com os turcos, em termos de tecnologia.”
adriano Madureira
adriano Madureira
8 meses atrás

Uns T-129 atak,otokar cobra 2,Bayraktar Kızılelma e OPVs cairiam muito bem,seja para serem adquiridos na Turquia ou fabricados aqui através de uma Joint-Venture.

Esteves
Esteves
Responder para  adriano Madureira
8 meses atrás

JV é 50% pra cada lado. Como a ICN Itaguaí: entramos com mão de obra, instalações, local, grana, produção, enquanto os franceses entraram com a propriedade do Scorpene e seus componentes/insumos pagos por nós como MEP, torpedos, mísseis, calotas, sistemas…

Qual indústria no Brasil tem capital e história para fazer uma JV com os turcos?

Novela turca não vale.

Última edição 8 meses atrás por Esteves
Claudio Moreno
Claudio Moreno
8 meses atrás

Boa notícia e que saia do papel as aquisições que as 3 forças tanto necessitam. MBT, AAe baseada em misseis de médio e longo alcance, produção de Obús de 155mm rebocado, usar a AKAER para um LIFT, coisas assim. Lembrando que tivemos um acordo semelhante nos temos de Dilma e que não deu em nada…

Sgtº Moreno

BraZil
BraZil
8 meses atrás

Mais uma “muleta”, para nos encostarmos. Vai ser igual a todos os projetos estratégicos que já tivemos antes…Padrão Brasil em ser incompetente reiteradamente.. A Turquia por seu lado, merece todos os elogios, como eu próprio já o disse antes. Sorte deles, não serem o Brasil e não estarem localizados na América do Sul…

Esteves
Esteves
Responder para  BraZil
8 meses atrás

Daqui não sai nada. Tu imagina militares nossos indo à Turquia fechar compra de drones, blindados, motores, mísseis?

Cadê a EDGE? Cadê o Mansup? Cadê o Mansup Negão?

BraZil
BraZil
Responder para  Esteves
8 meses atrás

Car Esteves eu não duvido que haja muitas viagens, infrutíferas, para análise de equipamentos Turcos e possíveis parcerias, muitas delas, se não todas é claro, com a presença de militares casados ou parentes de congressistas, recebendo suas devidas diárias e “jetons”, como aliás, já aconteceu muito…

Eduardo Lima
Eduardo Lima
8 meses atrás

Que bonito! Só falta o essencial “Dinheiro “!

Esteves
Esteves
8 meses atrás

Esse acordo é de março de 2022. O que aconteceu de 2022 até hoje?

O acordo foi ratificado em 2024, 2025 e será ratificado nos próximos anos porque é assim que funciona o Legislativo do Brasil: gasta 50 bilhões ao ano com “emendas parlamentares” vindas da municipalização criada pela CF de 1988.

Dino mandou a PF atrás de mais 9 bilhões de “emendas pix” que sumiram em cidades de SP, RJ…

Parem de escrever tolices sobre Lei Rouanet, JP, anos 1970, artistas, mini saia. Parem. Vamos fazer um acordo com Trump para indicar organizações terroristas no Brasil. Eu indico a Câmara e…

Façam como fazem em Santa Maria: acordem cedo e vão trabalhar.

Esteves
Esteves
8 meses atrás

Grana. Cadê a grana?

O Brasil precisa dar um jeito na dívida pública que todo mundo reclama mas continua investindo.

Em 2024 o Brasil gastou aproximadamente R$ 1,98 trilhões com o serviço da dívida pública, que inclui tanto os juros quanto as amortizações (pagamentos de principal). Esse valor representa cerca de 44% do total das despesas do governo federal no ano.

Gastos com a dívida pública em 2024

• Juros da dívida pública: aproximadamente R$ 998 bilhões.
• Amortizações da dívida pública: cerca de R$ 1,65 trilhões.

O total gasto com juros e amortizações somou cerca de R$ 2,65 trilhões em 2024.

Isso ainda é consequência da crise de 2008 e de uma prática que se arrasta desde os anos 1960: desequilíbrio fiscal ou despesas maiores que as receitas.

A pandemia obrigou todos os países a transferirem recursos aos bancos. Em 2019, o gasto com juros era menos da metade do que foi em 2024 (R$ 356 bi vs R$ 998 bi).

Logo…procura-se um presidente com coragem para enfrentar a Faria Lima.

Groosp
Groosp
Responder para  Esteves
8 meses atrás

Faria Lima? Vc tava indo bem mas escorregou na última linha. Faria Lima não é causa, é consequência. Para diminuir o custo da dívida pública, a única solução é o governo torrar menos.

Esteves
Esteves
Responder para  Groosp
8 meses atrás

Eu não disse que é causa. Eu digo que tem sido uma prática.

E que precisa de solução.

Henrique A
Henrique A
Responder para  Esteves
8 meses atrás

Fazer o quê? Vai dar calote? Se o governo federal parar de fazer tanto deficit aí a dívida para de crescer.

Esteves
Esteves
Responder para  Henrique A
8 meses atrás

Faça sugestões. Aonde você cortaria para equilibrar as contas públicas?

Mauricio R.
8 meses atrás

Mais do mesmo, ou seja, nada!

Paulo
Paulo
8 meses atrás

É preciso entender, que investimento maciço em defesa depende da geopolítica regional/ mundial. O Br sempre se posicionou no cenário mundial como um país que detesta guerras, conquistas territoriais, e luta pela paz. Nossa última guerra pra valer foi á 160 anos. Na I e II GM fomos coadjuvantes, apesar da bravura da FEB e dos pilotos briosos e corajosos da FAB no Norte da Itália. O Brasil nunca ameaçou militarmente nenhum país, e nunca foi ameaçado militarmente, desde o final da II GM, até agora….. Parece que algo nesse sentido mudou, e isto faz diferença daqui pra frente.
Temos ótimo relacionamento com nossos vizinhos, e o mercosul é a prova disso. Temos algo à ensinar para Paquistão e Índia ou Índia e China. Brigar com vizinhos, seja de que dimensão for, é rematada estupidez. Esta característica do país explica em parte as lacunas da defesa, mas, como disse, algo mudou no mundo, e a nossa postura quanto à defesa, deve mudar também. Cabe ao povo decidir.

Wolf
Wolf
Responder para  Paulo
8 meses atrás

Você diz que o Brasil nunca foi ameaçado, isso é uma desinformação. Nós já fomos e continuamos sendo ameaçados indiretamente e agora diretamente. A própria Trilogia postou Matéria de todas as vezes que os EUA planejaram invadir a América Latina. Duas vezes foram planejadas invasão ao Brasil Pré segunda guerra e a outra em 1942. Na verdade o Brasil tem o pior dos inimigos ao norte. Isso sem contar todas as vezes que os EUA fizeram pressão econômica contra o Brasil.

O Brasil não tem ameaças ? O chefe da NATO literalmente disse que Brasil e Índia iriam se arrepender de fazer negócios com a Rússia. Isso não é uma ameaça ? Isso porque não citei 64 quando os EUA mandou um porta aviões com a desculpa que era para fornecer combustível kk

Nem adianta falar de direita ou esquerda porque isso vai muito além desse jogo de lunaticos. O que estamos falando é de soberania e Nacionalismo.

Ricardo Santos
Ricardo Santos
8 meses atrás

Juntos com a turma B!!

Colombelli
Colombelli
8 meses atrás

A Turquia não.sustenta sozinha com demanda toda a ampla industria xe defesa que desenvolveu. Isso so é possivel em vista de alguns itens.

Se não arrumar compradores externos sofrerá a “sindrome avibras” e logo começarão.as falências. Um único produto malogrado pode quebrar uma empresa como acontecru com engesa/ Osorio.
( engesa que está renascendo agora)

Os produtos deles parecem bons mas o tempo está passando.

Wolf
Wolf
8 meses atrás

Parece muito bom porém mesmo assim acho que o EB deveria ir de CV90, a Bae System já disse estar interessada em por uma fábrica aqui no Brasil, além de conseguimos nacionalizar a grande maioria tipo 60% como casco etc… também é negociável de montar o motor aqui no Brasil já que o CV90 usam o Scania military version.. ou quem sabe até fabricar 😉

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
8 meses atrás

Vai dar em nada.Por parte do Brasil claro.