Exército Brasileiro planeja modernizar frota de helicópteros com aquisição de UH-60M e Airbus H145M
Brasília, setembro de 2025 – O Exército Brasileiro está em processo de renovar sua aviação de helicópteros com a previsão de incorporar novos UH-60M Black Hawks, importados dos Estados Unidos, e adquirir Airbus H145M, com produção nacional pela Helibras. A modernização está sendo estruturada para fortalecer capacidades operacionais e fomentar a indústria aeronáutica de defesa no país.
Segundo informações divulgadas, o contrato para os H145M ainda está em fase de estruturação, contemplando a possibilidade de fabricação no Brasil, em Minas Gerais, para entregas estimadas entre 2028 e 2030. Já os UH-60M Black Hawk são parte do plano de modernização da frota atual, que deve ser complementado pelos novos modelos para substituir helicópteros mais antigos.
A Helibras, subsidiária da Airbus instalada em Itajubá (MG), será peça-chave na produção nacional dos H145M, o que deverá trazer ganhos não apenas de autonomia logística, mas também ganhos tecnológicos para o setor de defesa brasileiro.

Além disso, o novo contrato prevê não só aquisição, mas também a transferência de tecnologia, treinamento de tripulação, possíveis adaptações para armamento e melhorias nos sistemas de missão dos helicópteros, alinhadas ao Plano Estratégico da Aviação do Exército.
Se efetivada, essa modernização deverá representar um salto operacional importante para o Exército Brasileiro, ampliando capacidade de mobilidade, assalto aeromóvel, apoio logístico e operações em ambientes diversos, desde áreas remotas da Amazônia até missões de fronteira.■


Sei que o EB ( e as FA’s, de moso geral ) tem necessidade de helis de transporte, mas quais as chances desses helis recebeem kit’s com foguetes e ATGM’s?
Alguém sabe dizer como anda a questão do uso dos Spike LR2 nos helis do EB?
Faz muita falta heli de ataque para o EB e nem sonho com dedicado; se tivéssemos mais UH60 para podermos usar fração na versão armada eu já ficaria feliz!
Imagina que bonito tu ver um Tai T-129 levando cesta básica para indios? (favor levar na brincadeira…rs)
Agora falando sério “Faz muita falta heli de ataque para o EB e nem sonho com dedicado….” na realidade não faz falta e nunca fez…O gap do conceito de “cavalaria aérea usando helicópteros de ataque na realidade está sendo repensado, pois as missões que antes eram destinados a essas aeronaves hoje são feita por drones kamikazes a uma fração de custo operacional, não coloca em risco a tripulação, treinamento mais simples, etc…
Helicópteros são de longe os meios mais dispendiosos e complexos de operar e manter do EB e falo isso com toda certeza, como mesmo disse, para escoltas de helicópteros pode armar alguns helicópteros de emprego geral com armamento, ter um helicóptero de emprego geral com pacotes de armamento nos daria muito mais flexibilidade, portanto mais válido para nossa realidade.
Concordo amigo, a guerra da Ucrânia mostrou como apoio aéreo aproximado por aeronaves tripuladas e suicídio!
Mas será que em um ambiente fechado como a Floresta Amazônica, os drones teriam a mesma eficiência?
Acho que neste ambiente um helicóptero armado, seria muito interessante, até para servir de escolta a helicópteros e outros métodos de transporte.
“Mas será que em um ambiente fechado como a Floresta Amazônica, os drones teriam a mesma eficiência?”
Zoe com certeza não, Amazônia é um caso a parte….sinal na amazonia sempre foi um problema, seja para comunicação ou navegação…fora que os equipamentos sofrem fadiga prematura devido as intempéries, sobre o comparativo dos equipamentos e a nossa realidade devo lembrar de algumas considerações importantes, segue:
-Drones e helicópteros de ataque podem até ser um multiplicador de força, mas não conquistam terreno, uma tropa aeromóvel sim.
-Naquela região os misseis não são tão importantes, helicópteros de emprego geral com pacote de armamento pesado permite literalmente colocar fogo em qualquer acampamento com foguetes, canhões ou uma minigun, além de colocar tropa/material em solo e missões C-SAR, tudo isso com poucas aeronaves.
-O ruim do helicóptero de ataque é que ele só serve para atacar e são muito caro de adquirir e manter para uma demanda de missões muito específica, se surgisse uma missão de destruir algo maior, é mais fácil e barato mandar um super tucano ou um amx (agora Gripen) por exemplo.
Minha opinião é que o melhor helicóptero para amazonia é de longe o Black Hawk, temos que lembrar que o projeto nasceu da experiência obtida do emprego do Bell Huey nas florestas do Vietnan e ele já possui capacidade comprovada em combate (vide as FA colombianas contra as guerrilhas e carteis), um pacote como o do armed black hawk seria muito bem vindo…abraço
Na região de floresta fechada, numa situação de conflito, é ainda mais necessário o uso de drones, pois a própria floresta fornece uma camuflagem perfeita para combatentes portando mísseis ou controlando drones camicases (em português mesmo), ou ainda equipamentos mais robustos de AAAé que fariam de helicópteros alvos fáceis e grandes troféus.
Tomara que Não 🚫 venham Banguelos
Tomara que venham sem nenhum armamento e o valor desses que seja investido em drones de ataque.
3 pontos me chamou a atenção:
1° pelo planejado, ano que vem (2026) teremos o recebimento de um sistema antiaéreo de média altura, talvez o EMADs mesmo;
2° para 2027 a conclusão do MTC300;
3° fiquei curioso sobre o item 2 do ano 2027 (2 carros de combate e 2 de infantaria sobre lagartas), será que vem a escolha de um novo tanque principal ?
Vale destacar também o incremento dos drones de ataque, que espero ser nacional.
“1° pelo planejado, ano que vem (2026) teremos o recebimento de um sistema antiaéreo de média altura, talvez o EMADs mesmo;”
EB finalmente comprar sistema AA de médio alcance?
Rapaz, mas eu duvido, mas duvido com força…
Vamos ter Fé Wilber, eu acredito que agora vai sair kkkk…Só não fico animado com lotes grandes, sei lá, vai rolar uns 3 ou 4 no máximo.
MTC300? uai esse nao estava vivo , pensei que este projeto foi parado
Sobre o drone de ataque, a Stela ja tem um, armado com foguetes guiados de outra empresa brasileira (que agora nao lembro qual é ). Mas nao sei se enquadra na categoria citada.
O que me chamou a atenção também, e o radar de vigilancia de 200km (2026), será que é o SABER M200?
Com certeza é o Saber M200, pelo menos é o que espero rsrr….
Ao que parece, já tem articulação de nos próximos 6 anos, tirar 30 bilhões para as forças armadas, do regime de meta fiscal.
Eu só espero, que o EB não esteja se planejando, contanto com esse dinheiro.
Porém esses UH-60M, são os já encomendados, ou novas aquisições??
São os encomendados em 2024, havia a previsão de entrega do primeiro este ano, agora aparece para 2026
Isso explica então.
A notícia é boa, mas as quantidades, não… Só os blindados terão quantidades significativas.
Os HM-1 Pantera foram atualizados e finalizados recentemente, não sei se procede a substituição dos mesmos pelos H-145M
Provavelmente pra substituir os esquilos ?
Creio que não, os H-145M são praticamente de outra categoria, a mesma dos Panteras e vale ressaltar também que os Esquilos tbm foram modernizados recentemente
Os primeiros ja faz mais de 20 anos.
Não, meu caro. Os programas de modernização dos HA-1 Esquilo/Fennec e dos HM-1 Pantera começaram em 2012, com o primeiro terminando em 2021 e o segundo em 2024. Então, o mais antigo modernizado tem 13 anos e foram planejados para operar te ar por mais 20 a 25 anos.
Irão substituir alguns fennec!
Na verdade tanto eles quanto os esquilos, os primeiros ja faz mais de 10 anos. O H145 bate o segmento fennec/ esquilo
Então o missil de cruzeiro sai?
Ao que parece sim, eu só acredito vendo.
Eu tbm, esses cronogramas só servem para serem descumpridos, como os milhares que já vimos antes. Não me agrada ficar comprando material da Otan, mesmo que helicópteros não sejam meios de dissuasão.
Sai, sim. Sai do orçamento, sai do cronograma, sai de pauta…
Acertou na mosca!
Vamos comprar de quem?
Eu já acompanho o tema de defesa há quase 20 anos e o que não falta são essas planilhas com datas projetos e essas datas serem descumpridas e esses peojetos inacabados… as primeiras do Gripen por exemplo davam que todos seriam entregues até 2027 ou mesmo antes mas agora falam em 2033…
Desculpe a pergunta, mas que defesa anti aérea é essa da EMBRAER ?
Alguma futura entubação. A Embraer não sabe o que são aeronaves de caça, drones e sistemas de defesa antiaérea. Sempre precisa de Tot, senão cri, cri, cri….
E o tonto do Brasil, paga por isso!!!!
Radar SABER M200 Vigilante.
?resize=1536%2C1024&ssl=1
Nossa, até parece…
Não está integrado a nada de nada, isolado e sem integração, não é um sistema crível ou útil.
E o Brasil não tem a mínima obrigação de pagar pela sua integração a solução de EMADS, que por ventura vier a adquirir.
Se a Embraer pretender integra-lo, ela que pague.
Verdade não vamos investir em nada, devemos comprar tudo no exterior. 😒😒
Esse Zé aí certamente ora pra bandeira dos EUA todos os dias antes de dormir.
Esse papo furado aí em toda postagem.
Caraca, que dificuldade em se livrar dessas porcarias francesas!!!!
Tá difícil aparecer alguém, que peite esse monopólio!!!!
Chega de helicóptero tranqueira francesa!!!!
O H145M é uma porcaria mesmo, só foi selecionado até mesmo pelo exercito dos EUA (só muda o nome para Lakota), e né, uns 5 membros da OTAN também estão comprando porcaria francesa.
Ah, me desculpe, me esqueci que somos maria vai com as outras, da Airbus Helicopters…
Que somente podemos ter helicópteros da Airbus, afinal eles mantém as nossas custas, uma oficina de montagem de kits, a “Apertaparafusobrás”, que vive somente disto: apertar parafuso de kits da Airbus!!!!
Isso se o parafuso não faltar…
Qnto ao UH-72 Lakota, desde o 51º exemplar, este é FABRICADO nos EUA, não é montagem de kits com mínima, se alguma, transferência de tecnologia.
Nos EUA a Airbus teve que montar fábrica mesmo e nacionalizar a célula, aviônica e motorização, já foram fabricados até 09/2020, 463 exemplares.
“The UH-72 performs non-combat logistics and support missions within the US for homeland security, disaster response missions, and medical evacuations.”
Além disso, não opera armado…
Lacrou
Entendo sua indignação e acredito que o Brasil poderia sim ter uma opção nacional, porém sabemos o que vivemos nesse país, então não adianta viajar na maionese.
Sobre o fato da Airbus montar uma fábrica nos EUA, nada mais justo, até porque foram fabricados centenas, enquanto no Brasil segundo consta, serão 3 lotes de 4 unidades, totalizando 12.
Em compras pequenas como essa, na minha visão deveria comprar de prateleira, sem tot e montagem no Brasil, que encarece muito.
O dinheiro que “sobrar” aí sim investir em produtos nacionais (mtc, mansup, drones, radares, kc, etc…).
Exatamente!
Novamente essa situação de fabricar por aqui essas poucas unidades, seria interessante saber o preço da compra de prateleira e o preço da tal Tot. Pelo menos dessa vez o governo não falou em vendas para paisrs latinos.
Concordo! A Índia se eu não me engano através da HAL já fabrica até peças de motores. Fabricar algumas coisa na Helibras é impossível agora que a Airbus tem 90% da fábrica.
Por isso comentei no outro post em um país com seriedade o certo seria começa outra nem que seja para fabricar pequenos componentes do motor tudo tem um começo porém com nosso desgoverno eu duvido que isso saia.
Talvez se o governo pressionar a Airbus por maior autonomia em vez de ser uma montadora forever.. porém não é uma questão linear porque Airbus pode também fechar a fábrica se sentir pressionada uma vez que e não exista vontade de abrir uma linha de produção fora da Europa.
O H145M é mais alemão que francês. O que não me agrada é que estão falando em “produção nacional” e o que a gente viu até agora disso é apenas a Helibras montar kits importados e cobrarem o olho da cara.
É esse justamente o problema, essa tal de “produção nacional”, que não existe.
Não passa de engenharia de obra pronta, montagem sob licença.
A helibras fábrica as pás das hélices dos seus helicópteros, entre outras peças, se uma pá do HM-,225 quebra, nos fabricamos, se uma pá do helicóptero americano quebra. Temos que encomendar para eles e esperar vir para o Brasil e o pessoal deles trocar!
Porcaria? Tranqueira? Qual/quais seriam ótimos substituto(s) no seu ponto de vista?
Até concordo que devemos buscar diminuir ao máximo a dependência dos EUA e Otan mas temos ótimas parcerias e uma delas é justamente na questão dos helicópteros…
Nenhum dos helicópteros montados em Itajubá foi fabricado aqui.
São kits importados, totalmente industrializados na França, ou em terceiros países, como a Indonésia.
Não há transferência de tecnologia nenhuma, é tudo engenharia de obra pronta.
Opções, pra ninguém, ou todo mundo botar defeito:
AgustaWestland AW169
AVIC AC332
Bell 429
HAL Dhruv
Kazan Ansat
Kamov Ka-226
Sikorsky S-76
Sou fã do primeiro, mas também poderíamos incluir o AW-109LUH.
HAL Druv é uma porcaria gigantesca. Equador comprou, perdeu vários por falhas mecânicas e devolveu os restantes.
Sou contra os H225M entubados nas 3 Forças, mas o H145M é um helicóptero bastante bom.
As parcerias com países da otan não servem pra nada além de encher os bolsos do primeiro mundo e nos manter dependentes.
Devíamos nos livrar delas.
Isso!!
Vamos dar dinheiro pra China e Rússia!!!
Claro!
Os Guarani, as Tamandaré, Riachuelo, Gripen…tudo porcaria! (contém sarcasmo)
Sou extremamente favorável à independência de Otan e EUA, vejo a Índia e Turquia como parceiros que devem ser aproximados, com ótimas soluções para nossas forças armadas!
Mas isso não se consegue da noite para o dia e vocês querem não entender isso
Farinazzo fez lavagem cerebral no público dele
Basta mais alguém querer fabricar helicópteros aqui, no segundo maior mercado de helicópteros do continente.
Que eu me lembre, só uma empresa russa teve tal plano mas não foi para frente!
Qual será a quantidade pretendida dos h145m? E serão esses iguais ao conjunto que os alemães compraram? Se sim ? Serão ótimos, pelo menos no kit de equipamentos.
Serão 12 unidades, em lotes de 4 . 1° lote 2028, 2° lote 2030, 3° lote 2032.
A fabricação será efetiva no Br. com índice inicial de 40% de nacionalização no 1° lote, e crescendo nos outros . Haverá transferência de tecnologia de componentes e avionicos. Virão com todo o armamento disponível para o modelo de ataque leve : canhões de 20mm, foguetes guiados, misseis ar ar e ar solo.
A fabricação do modêlo no Br, foi acertada diretamente entre a Airbus e o vice presidente Alckmin. O EB já namorava a versão M do H145 a algum tempo. Segundo Alckmin, se assegurou á Airbus/ Helibras, uma quantidade inicial de 200 unidades para viabilizar a transferência total de tecnologia. O modelo H145 é muito bem aceito no Br, notadamente nos setores de emergência médica, bombeiros, defesa civil, polícias civil e militar em diversos estados da federação. O EB entrou no vácuo.
Qnto ao Emads só espero que não inventem de gastar dinheiro à toa, alterando a configuração original, trocando o radar Kronos por exemplo, prá agradar “fabricante” nacional.
Sim, vai agradar a Embraer defesa e segurança, que fornecerá o radar M200 versão AESA 3D.
Uma ação judicial resolve isso, o Estado não tem a obrigação em agradar empresa privada.
Tem obrigação de fomentar a industria nacional de defesa . A embraer gastou os tufos para desenvolver os radares saber M60, M200 e M200 E . O EB se comprometeu a adquiri-los A Atech ( da Embraer ) vai compatibilizar o radar com o Emads. Pode apostar que ficará melhor que o original.
Não, não tem não, tanto que a FAB adquiriu o radar Groudmaster a Thales.
Então fomentar não passa por ter que bancar financeiramente uma alteração em um sistema estrangeiro, que não carece dessa modificação, para funcionar adequadamente contra especificação.
Não é problema do país o que a Embraer tenha gasto pra desenvolver(?) esse produto.
O EB contratou a compra de um único equipamento.
Umas das atividades estatais é o fomento. Isso é básico ao se estudar Administração Pública.
o Black Hawk armado tem um HMD?
O Black Hawk não virá armado. Razão pela qual o EB vai adquirir o H145 M, este sim com armamento completo, para reforçar o esquadrão de fennecs modernizados recentemente. O fennec é muito leve. Pensou- se em dota- lo de armamento mais pesado ( canhões e misseis) mas sua baixa potência e peso não o permitem . Ficarão com o armamento atual : metralhadora. 50 e foguetes de 70mm skyfire não guiados.
Para apoio aproximado, com tropas em terra, o armamento do fennec não permite precisão suficiente para evitar “fogo amigo”. Serve basicamente como escolta de grandes helicópteros de uso geral e transporte de tropas como o Caracal ( Jaguar no EB). Já o H145M permite precisão de ataque, tanto com seu canhão de 20mm, como foguetes guiados e misseis ar solo anti carro.
Boa Paulo!
Queria saber sobre os Spike LR2 + Fennec, se ainda iria acontecer ou não
Cheiro de corrupção
Quero ressaltar algumas coisas :
Os H145M virão armados com canhões 20mm, foguetes guiados e misseis ar ar e ar terra. A ideia é ampliar a frota de helicópteros de ataque leve do EB, se somando aos fennec modernizados, e torna- la mais letal .
Todos os novos meios do EB e isto inclue os novos meios da MB e FAB também deverão permitir operar em rede, a chamada “defesa em redes” , integrando um sistema de rastreio, vigilância e ataque conjunto para todo território nacional, seu espaço aéreo e a Amazônia azul. Isto vai otimizar e tornar possível operar relativos poucos meios dissuatórios ,tornando – os realmente efetivos.
Sistema : sisgaaz + sifrom+ linkbr2 + radares ( de terra/ embarcados do EB/FAB/MB) + satélites de vigilância + drones aéreos e navais ISR ( EB/FAB/MB) + unidades de defesa cibernética + defesa/ guerra eletrônica + IAs de gerenciamento do sistema geral.
Esse H145M é bonito.
Investir hoje em Helicópteros, Tanques e num Porta aviões é desperdício de dinheiro.
A guerra moderna não cabe mais essas três máquinas. São alvos fáceis e lentos. E muito muito caros.
Brasil tem q investir em 5 submarinos nucleares e 10 convencionais.
Investir em mísseis de lmédio e ongo alcance
Investir em dezenas de milhares de Drones de ataque.
Vai gastar muito menos e ter resultados muito superiores.
O recente e curtissimo conflito entre Irã e Israel provou que drones de ataque camicazes são pouco efetivos contra defesas anti aéreas bem estruturadas e em camadas. Por outro lado ataques aéreos realizados por caças bombardeiros tripulados, com tecnologias no estado de arte, com tecnologias furtivas e contra medidas eletrônicas, são altamente eficazes e letais. O futuro me parece em combinar caças tripulados e drones de ataque ( não camicazes ) atuando em conjunto, tendo o caça tripulado como lider e os drones de ataque( com IA) como alas.
Em relação aos submarinos, algumas informações sobre os planos da MB
A nova base de submarinos da ilha da madeira abrigará 10 submarinos, sendo 4 da classe Riachuelo e 6 da classe Alvaro Alberto . Os 2 primeiros subnucs ,SN 10 e SN 11 terão basicamente os mesmos armamentos da classe riachuelo( 16 torpedos F21 artemis e 8 misseis anti navio exocet ou mansup, talvez já na versão ER, lançados pelos lança torpedos), e apartir do SN 12, até o SN 15 terão adicionalmente 10 silos verticais para misseis ( possivelmente misseis de cruzeiro, parecidos com MCT 300) . Cada dique que abrigará os submarinos, terá cerca de 140m de comprimento. Os submarinos da classe riachuelo possuem 71 m de comprimento. Os da classe Alvaro Alberto, 100m de comprimento. Levando- se em conta esta metragem, é possivel que apartir do SN 12, os submarinos tenham um comprimento maior para abrigar estes silos verticais, que pelos desenhos 3D conhecidos, ficariam à proa, em duas fileiras de 5 silos cada.
Isso é só utopia… infelizmente… ou a MB vai mudar muuuuuuuuuuito
A MB e o governo falavam do prosuper la nos anos 2000. O que aconteceu? Nada!
“ A nova base de submarinos da ilha da madeira abrigará 10 submarinos, sendo 4 da classe Riachuelo e 6 da classe Alvaro Alberto . Os 2 primeiros subnucs ,SN 10 e SN 11 terão basicamente os mesmos armamentos da classe riachuelo( 16 torpedos F21 artemis e 8 misseis anti navio exocet ou mansup, talvez já na versão ER, lançados pelos lança torpedos), e apartir do SN 12, até o SN 15 terão adicionalmente 10 silos verticais para misseis ( possivelmente misseis de cruzeiro, parecidos com MCT 300) .”
Cara, por favor! Tu acredita no que escreveu? Isso não é sonho e nem utopia, é alucinação!! Volta para o mundo real!
Paulo, espero que em 2050 isso seja realidade!
H145M disparando o ATGM Spike ER2 (versão com até 16km de alcance)
Qual o motivo de escolherem o H145M se o preço é igual ao de um UH-60M Black Hawk ?
A Carga interna do H145M 1700kg, maior que os 1200kg do UH-60M ,
O UH60 tem capacida de carga externa e robustez , consegue transportar obuseiros leves e Veículos leves em cancho ventral. Capacidade de carga externa: UH-60M até ~4 t, H145M ~1,2 t. H145M não.
H145M tem custo de carga paga menor do que o UH-60
UH-60
Custo hora de voo US$ 5.000–6.000 – 1200kg Carga paga ~US$ 4,2–5,0 / kg
H145M
Custo hora de voo US$ 2.500–3.500 – 1700kg Carga paga ~US$ 1,5–2,1 / kg
Vão tirar os UH-60 de produção ? Acho que não ,a FAB pretende adiquirir mais 11 unidades.
A razão básica é que o tio SAM não compartilha tecnologia, nem permite fabricação fora de suas fronteiras. Outro motivo é o controle sobre os armamentos embarcados. Eles só permitem alguns armamentos e o uso apenas sob supervisão. ( código fonte fica com eles).
O EB estava procurando um vetor que cumprisse a doutrina de apoio aproximado à tropas no solo, em combate. Helicopteros de carga ele já tem como o Jaquar. Leva mais carga que o UH 60 tanto interna como externamente. Os fennec só cumpre a função de escolta para helicopteros de uso geral .
O H145M cumpre exatamente a doutrina de apoio aproximado à tropas em solo. Tal doutrina se mostra vital em TOs como a da fronteira norte ,Venezuela / Guiana. Os A 29 super tucanos da FAB, poderiam cumprir esta função, mas se veriam sobrecarregados, porque também teriam que dar combate à helicópteros pesados de ataque ( MI 35 ) e drones camicase ( ambos em uso nas forças armadas venezuelanas). Como o EB não pode ter aviões de asa fixa, a solução mais viável é dispor de um vetor dedicado de asas rotativas à esta doutrina. Imagino que é mais um elemento de dissuação, dentre outros em relação a este TO específico.
Negativo. A capacidade de carga interna do UH-60 é muito maior. 5000 pounds ou aproximadamente 2.250 kg.
FM 55-450-2: Army Helicopter Internal Load Operations – Chptr 1 Internal Cargo-Carrying Helicopters
Vc esta correto.. o UH-60 Tem maior capacidade de carga paga
corrigindo o que postei :
Ambos os números estão corretos, mas se referem a conceitos diferentes: um é limite físico, o outro é limite operacional prático. 1200kg carga interna real usada em missão.
UH-60
Diferença entre os números
Capacidade nominal dos anéis de carga na cabine: ~2.250 kg (5.000 libras) – é o máximo absoluto que os anéis de fixação do UH-60 suportam, como indicado no FM 55-450-2.Carga prática ou “paga” típica na cabine: ~1.200 kg – esse é o valor usado em operação, considerando segurança, alcance, autonomia e peso dos tripulantes e equipamentos.Então:
2.250 kg = limite estrutural máximo. 1.200 kg = carga paga real usada na missão
H145M
1.700 kg = limite estrutural máximo. 800 kg = carga paga real usada na missão
Vc esta correto.. o UH-60 Tem maior capacidade de carga paga
corrigindo o que postei
UH-60M
Carga paga prática/operacional: ~1.200 kg 4,2USD/kg
H145M
Carga paga prática/operacional: ~800 kg 4,38USD/kg
Vamos ter os dois modelos podendo ser equipados para combate? O UH-60 pode receber um boa carga bélica!
Ele pode carregar o que for.
É americano.
Automaticamente ele se torna inútil pra nós.
Todas as suas partes e munições vem de um país que, é, na prática, nosso inimigo.
Os UH 60 não virão com armamento. Os H145 M virão com kit completo de armas ( canhão de 20mm, foguetes guiados, misseis ar ar / ar solo anti carro. Além de tudo isto, pode transportar até 10 soldados totalmente equipados ou também servir como unidade de evacuação aero médica. É multimissão.
leva 12
sem os bancos, se for soldado da amazonia, q são pequenos….. acho q cabem 20 sentados em suas mochilas
Esse UH-60M que esta programado para chegar ano que vem, vai ser trazido por um C-5 Galaxi americano? Por que não um KC-390 da FAB, Portugal foi buscar quatro UH-60 para a própria FAP nos KC-390 dela.
Estava fazendo uma comparação superficial entre o H-145M e o Pantera, eles não tem uma diferença muito grande de desempenho e capacidade não, embora seja o H-160 o substituto nativo do Pantera, acredito que seria sonhar muito alto…o H-145M é uma decisão bem pé no chão no meu ponto de vista nada técnico…rs
Admiro o otimismo do EB ao planejar coisas assim.
Opção interessante . EB deve ir de 12 UH-60M novos e 12+ 6 EC145M .. de ”ataque” , a Alemanha os uso no lugar do ”Tiger” .. so acho que o EB deria pensa na aquisição da versao de busca e resgate tb .. é um ótimo vetor , problema e o ”prazo”
A produção do H145 no Br foi acertada diretamente entre a Airbus e o vice Alckmin. A Airbus / Helibras produzirá no mínimo 200 unidades do helicóptero para diversos clientes dentro e fora do Brasil. Por isto ele será efetivamente produzido aqui, com índice de nacionalização crescente partindo de 40% de conteúdo nacional. A versão M para o EB foi a ” cereja do bolo” .
Foi uma tacada de mestre de Alckmin . Se tenta- se apenas fabricar o H145M para o EB aqui, o indice de nacionalização seria baixo. O H145 é muito apreciado por diversos órgãos dos estados : defesa civil, socorro medico, bombeiros, polícia civil e militar, etc. Os grandes diferenciais dele são a grande porta traseira, robustez, alta potência, avionicos no estado de arte. Na versão M leva um kit podereso de armamentos: canhão de 20mm, foguetes guiados, misseis ar ar e ar solo anti carro e, avionicos de combate, despistamento e guerra eletrônica de última geração. O EB nunca teve algo desse tipo e o Fennec mesmo modernizado não permite tanto armamento, se restringindo à metralhadora . 50 e os foguetes skyfire de 70mm não guiados. O EB queria à muito tempo um helicóptero de ataque que pudesse cumprir a doutrina de apoio aproximado à tropas em terra . O fennec não consegue cumprir isto porque seus armamentos não são de precisão, e haveria o risco de ” fogo amigo” num TO real. O fennec continuará cumprindo a função de escolta para helicópteros de transporte de tropas como o jaguar.
A “tacada de mestre” que nos manterá dependentes da França. Tem nada de novo ai.
A França está disposta à compartilhar tecnologia. Sempre demonstrou isto, e não é de hoje. Há anos, os exocet da marinha utilizam motorização nacional , e nunca se opuseram à isto.
Repassaram para MB o melhor e mais avançado torpedo pesado do mundo, o F21 artemis. Você conceberia os EUA fazendo o mesmo ?
Paulo, já demonstrou ter bom conhecimento do assunto.
Não desperdice seu tempo com “cheerleaders” ou “revolucionários”; como afirmei em comentário por aí, sou favorável à independência de Otan e EUA (principalmente) mas existem boas parcerias sim, que poderiam render frutos caso o Brasil fosse um país sério…
Saab, Leonardo, Aermacchi, Iveco, MBDA, sempre foram bons parceiros.
Até onde eu sei a MB opera o torpedo pesado MK 48 ADCAP na classe Tupi.
Ele se refere aos torpedos dos novos submarinos
Ele escreveu isso:
“ Repassaram para MB o melhor e mais avançado torpedo pesado do mundo, o F21 artemis. Você conceberia os EUA fazendo o mesmo ?”
E os EUA venderam a melhor versão disponível, à época, do Mk48, a MOD 6 AT.
Os EUA, há anos, venderam para o Brasil o melhor torpedo pesado deles, o Mk48 MOD 6 AT, a melhor versão em operação na época.
Mais uma montagem de kit que não acrescenta nada a nossa capacidade industrial, mas assegura muitos empregos na França.
Não sabia que minas gerais ficava na França.
Ah, é? Já tem essas “no mínimo 200 unidades”?? Tipo os montes de encomendas que o H225M iria ter e seriam produzidas pela Helibras? Encomendas esses que foram iguais a … ZERO?
Boa noite, gostei muito da notícia,é excelente, mas prefiro os Apache aos H145.
Os Airbus H145M irão substituir os anêmicos Esquilos?
Ao menos serão aeronaves mais capacitadas a serviço do EB.
Poderão servir de apoio as tropas mais adequadamente.
Poderá apoiar helicópteros como o Pantera,já que não temos aeronaves 100% de ataque.
Fosse o Brasil,eu iria de helicóptero europeu ou até chinês…
Mas nosso executivo e frouxo, não gosta de fazer nada para contrariar os outros,e nossos militares?! Nem se fala…
Iria de Black Lawk.
Seria interessante que também a MB pensasse em adquirir o H145M na versão naval, para apoio aproximado aos seus fuzileiros, no caso de um assalto anfibio. Hoje, a MB possui 3 vetores de asa rotativa para ataque, mas todos eles operam misseis anti navio ou torpedos anti submarino. Não há cobertura aérea para desembarque anfíbio em TO hostil. O H145M viriam à calhar, pois podem ser transportado por NDM’s da esquadra e atuar conjuntamente na chegada dos fuzileiros com seus Clanfs . As coisas vão esquentar pra valer pros lados do Atlântico sul, nos próximos anos, e há interesses estratégicos enormes do Br ( exploração de petróleo na margem oriental do amazonas ) bem pertinho do litoral da Guiana.
A parte bonita de incentivo a indústria, tecnologia e autonomia nacional, bem como geração de empregos só vale para o HM-145, os UH-60 vão vim de prateleira mesmo com manutenção nos EUA!
Um absurdo, o certo era padronizar a frota, melhorando a logística e reduzindo custos devíamos comparar mais HM-225!
“… devíamos comparar mais HM-225…”
Deus nos livre!
Só uma dúvida de aspira rs! Caso o exército viesse investir em uma versão anti aérea do A-DARTE com linha de produção nacional. Não seria melhor ou mais vantajoso a médio longo prazo?
E escala pra justificar?
Só gambiarra e mais gambiarra kkkkk sempre um gigante Benguelo .
Alemanha e Estados unidos entre outros países usam usam tal helicóptero…
Certamente ele não deve ser tao bom para o Brasil… Qual helicóptero de nível superior,nossos vizinhos usam?! Se forem similares aos nossos ótimo,problema nenhum, mas se forem superiores,aí sim seria algo a se preocupar.
Claro que usam mas eles só tem isso ? Sobre os vizinhos acho que esse é o pensamento mais louco de BR, olha o tamanho das riquezas naturais do Brasil é o povo preocupado com Venezuela Argentina e etc…. pqp aí não dá né, temos temer EUA China e Europa esses podem um dia meter o louco pela Amazônia e etc…
O chefe do EPEx, Gen Div Pacheco, apresentou esse planejamento no dia 9 de setembro, na CRE, sobre o que o EB faria caso fosse aprovada a PEC 55 de 2022. Foi à 1h21min do vídeo, cujo link do vídeo vou colocar abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=KwAPcDJd2gM&t=4832s
A PEC 55 não vai passar porque engessa ainda mais as contas públicas. Em contrapartida o gov oferece R$ 30 bilhões de reais para as FAs, saindo do controle fiscal, contanto que as FAs façam sua parte. O dinheiro é exclusivo para reequipamento. Nada de proteses penianas, nem champanha ou caviar.
30 bilhões de reais, em 6 anos, que da 900 milhões de dólares por ano, divididos para as 3 Forças. Se, somente se, isso acontecesse, sem contingenciamento, seria melhor que nada, com certeza! Mas, nem perto de resolver alguma coisa.
A questão será gerar estes 30 bi. E mais uma vez criam.contas pra outros governos pagarem
Haverá transferência de tecnologia da matriz na Europa para a filial no Brasil… rapaz, tá difícil defender esses gastos heim…
Quando chegam os Black hawk que o EB comprou e também os da pmerj?
Boa pergunta. No cenário atual está difícil!!!
Chegará 1 neste ano e a voltaremos a recebê-los entre 2027 a 2029. Lembrando que o contrato foi assinado em 16 de julho de 2024. Sim, 2024, há pouco tempo.
Muita demora para entregar doze helicópteros,a Sikorsky entrega suas unidades em um tempo mais curto para os EUA e outros clientes do UH69
UH69? Que helicóptero é esse?
Com que dinheiro?
Até a Somália tem helicópteros de ataque T-129.
Que humilhante!
Uma pessima compra da Somália. O drone substituindo a função e a difusão dos mampads estão tornando o custo benefício do helicoptero de ataque insustentável.
O helicóptero de ataque ainda tem valor em missões COIN, especialmente contra bandidos e insurgentes desprovidos de MANPADS. Deve ser o caso da Somália. O mesmo vale para o A-29.
MTC300 concluído em 2027? Que bom que não foi abandonado. Parece que os 6 lançadores da Marinha vão ser convertidos para lançar o Mansup.
Exército alemão substituirá helicópteros de ataque Tiger por helicópteros de ataque leve H145M – Cavok Brasil
Os alemães estão substituindo o Tiger pelo versátil H145M.
O Helicóptero de ataque “puro-sangue” pode ser considerado um dos meios mais irrelevantes na Ucrânia.
Mais importante que a blindagem e o canhão orgânico é a agilidade em baixas altitudes, a consciência situacional e a capacidade de disparar ATGM de longo alcance.
Helicóptero de ataque disparando foguetes e canhão faz parte do passado.
Acho o H-145 um helicóptero muito bonito e ágil…, más não escolheria ele para ser nosso helicóptero de ataque…
As forças armadas ainda não aceitaram que somos um “narco-estado”
Na hora que precisarem realmente usar um helicóptero blindado de ataque puro sangue para ajudar alguma incursão das forças em algum lugar do Brasil…, vão se dar conta de que não possuem um meio adequado…
Ai vão queimar a cara…
Se derrubaram um helicóptero robusto, antigo e blindado da polícia carioca, imagina esse bonitinho cheio de vidro para tudo que é lado…rss
Infelizmente eles estão pagando pra ver…
Queimar a cara numa ação, com seus helicópteros sendo derrubados…
Compra 6 Apache ou 4 Apache…, pelo menos vai ter um confiável se precisar entrar num local perigoso e chegando botando moral…
Assim como fizeram os fuzileiros na ocupação da comunidade do Rio de Janeiro, onde o exército demorou para tomar ação e os fuzileiros chegaram chegando com seus veículos pesados…
1) quem não considera o narcotráfico terroristas é o judiciário e o GF…. as FFAA já entendem como sendo isso há muuuuuuito tempo….
2) Vc realmente acha q utilizar-se-ia um He Atq em Op de Estabilização, tipo polícia….? Parabéns…. brilhante ideia……
3) O exército não demorou a chegar….. a marinha que aceitou o pedido do Gov RJ por si só… antes de brifar e acertar, com quem depois teve de carregar o piano…. o exército….
Aliais… tenho profundo respeito pelos meus camaradas FN…. mas, ao contrário do setor deles…. pelo EB, bandidos não fugiram pelo valão…. valão é via de acesso….
😉👋🏻
“quem não considera o narcotráfico terroristas é o judiciário e o GF…. as FFAA já entendem como sendo isso há muuuuuuito tempo”….
Mas agora pergunte se eles iriam querer usar seus recursos em uma luta contra o narcotráfico,duvido muito!
Iriam jogar a bola para a Polícia federal,rodoviária,civil e militar…
Até hoje nunca consegui entender essa aversão completa do EB aos helos dedicados de ataque…
Abs
😉👋🏻🇧🇷🇺🇸
mas também ganhos tecnológicos para o setor de defesa brasileiro.
Dinovo esse papo…pelos ganhos trazido pela tecnologia envolvidaja era pra asnossas empresas estarem fabricando helicpteros propios a muito tempo. digo propios.