Brasil é o país da América do Sul que menos investe em defesa, diz José Múcio

101
José Múcio

A necessidade de recursos estáveis e previsíveis para manter a capacidade operacional das Forças Armadas foi o ponto central da audiência pública promovida nesta terça-feira (30) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou aos senadores que o Brasil corre riscos ao manter um orçamento instável para a área, apesar de avanços recentes na indústria de defesa e em operações de soberania e ajuda humanitária.

— Eu vim atrás de ajuda. Somos o maior país da América Latina, temos 52% do PIB da região, mas as Forças Armadas não sei nem se estão entre as três primeiras. Temos bastante equipamento comprado, mas não temos dinheiro para comprar peças — declarou o ministro.

José Múcio apresentou dados sobre o crescimento global dos gastos militares e comparou-os com o cenário brasileiro, responsável por apenas 1% dos investimentos mundiais em defesa, apesar de ser a décima economia global.

De acordo com ele, em 2023 foram gastos US$ 2,2 trilhões na área no mundo. Já em 2024 o número subiu para US$ 2,7 trilhões e há expectativa de ampliação para este ano. Desse montante, ponderou, 52% de tudo o que foi investido em defesa veio somente dos Estados Unidos e da China.

Indústria estratégica

O ministro defendeu o fortalecimento da indústria de defesa brasileira, que reúne 270 empresas estratégicas e gera 3 milhões de empregos. Ele citou recordes de exportações, que já superaram R$ 2,5 bilhões em 2025, e marcos como o lançamento de fragatas, submarinos e a ampliação do transporte aéreo, com os cargueiros KC-390 e caças Gripen.

— A base industrial de defesa é responsável por 3,6% do PIB nacional e é capaz de produzir desde submarinos e blindados até aeronaves tecnológicas e radares. Mesmo com orçamento restrito, temos avanços tangíveis que precisam de continuidade — ressaltou.

José Múcio também ressaltou que Exército, Marinha e Aeronáutica devem permanecer como instituições de Estado, alheias às disputas partidárias. Ele destacou ainda a importância da integração entre diplomacia e defesa para a soberania nacional.

— Costumo dizer que a diplomacia e a defesa são como irmãs inseparáveis, duas armas à disposição do Estado para vencer a guerra da sobrevivência nesse mundo de constantes transformações — comparou.

Previsibilidade orçamentária

O debate foi marcado pelo apoio de senadores a medidas que ampliam a previsibilidade orçamentária da área. O senador Jorge Seif (PL-SC) defendeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2023, que fixa em 2% do PIB o orçamento mínimo para a defesa.

— As Forças Armadas não podem ser tratadas como uma subclasse. O orçamento investido nessa área é ínfimo, e a PEC 55 busca corrigir isso — disse.

Para o senador Rogério Carvalho (PT-SE), é necessária a criação de uma fonte específica para financiar os investimentos, sem reduzir outras áreas essenciais.

— É preciso garantir investimento adequado, mas com uma fonte própria e adicional, para não comprometer políticas de saúde e educação — observou.

Ao falar da PEC 55, o ministro defendeu que o patamar de 2% do PIB seria de difícil justificativa diante das carências sociais do Brasil, mas avaliou ser possível trabalhar com 1,5% da receita corrente líquida, com aumento gradual.

— Precisamos saber se vamos pagar a primeira prestação da munição, de um avião ou de um radar. Não se trata apenas de números, mas de previsibilidade e continuidade. A defesa não pertence a um governo, mas ao país — concluiu.

Fronteiras e migração

A segurança das fronteiras foi outro tema tratado na audiência.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) chamou a atenção para os problemas da fronteira seca de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia, onde há intensa entrada de contrabando e drogas.

— São mais de 700 quilômetros de fronteira seca, que hoje estão dominados por facções e pelo tráfico. Essa é uma preocupação enorme para quem vive em regiões de fronteira — alertou.

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) relatou os impactos da crise migratória venezuelana em Roraima, onde 120 mil venezuelanos vivem atualmente.

— Mais de 900 mil venezuelanos já passaram pela nossa fronteira. Os reflexos sociais, políticos e econômicos são fortíssimos sobre a população de Roraima — afirmou.

Em resposta, José Múcio defendeu o caráter humanitário da atuação do Exército em Roraima, que abriga migrantes da Venezuela pela Operação Acolhida.

— Durante muitos meses chegavam mil venezuelanos por dia, sem documento, sem roupa, pais e mães carregando filhos nos braços. Estamos exercendo em Roraima nosso papel de brasileiros e de solidariedade absoluta. A ONU classifica a Operação Acolhida como uma das mais justas do mundo — enfatizou.

FONTE: Agência Senado


Inscrever-se
Notificar de
guest

101 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ricardo Marsaro
Ricardo Marsaro
6 meses atrás

Para surpresa de 0 pessoas. Sempre é isso.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Ricardo Marsaro
6 meses atrás

Surpresa vai ser no dia que isso mudar no gigante eternamente adormecido

J L
J L
Responder para  Rodolfo
6 meses atrás

Pois é os valores que são destinados a ONGs, shows deveriam ser financiados exclusivamente pela iniciativa privada e não pelo GF. Já os valores que são retirados de estatais através do lucro, deveriam inicialmente financiar as áreas em estado precário, assim como os royalties tanto da exploração petrolífera como da exploração mineral deveriam ser destinados ao reforço da verba das FA e das forças de segurança.

Wilson França
Wilson França
Responder para  J L
6 meses atrás

Quem gasta com shows são principalmente as prefeituras

Talisson
Talisson
Responder para  Wilson França
6 meses atrás

A lei rouanet capta ICMS.

dretor
dretor
Responder para  Wilson França
6 meses atrás

O sertanejo agradece kkkkkk

dretor
dretor
Responder para  J L
6 meses atrás

Cara tua acorda lava a boca com estrume e sai na internet falando merda? voce sabe que o orçamento e aprovado pelos seus lindos idolos deputados ne? cada pasta tem sua verba C* nao tem haver com Bunda para de usar esse teclado para espalhar odido e usa o google e vai estudar

Esteves
Esteves
6 meses atrás

“O dinheiro é do povo.”

Centenas de sugestões na internet e centenas de sugestões nos institutos e instituições, todas com custos sociais que ninguém deseja enfrentar.

Segregação de massas

• Separar os segurados em dois grupos: os atuais inativos e os futuros.
• Criar fundos próprios para custear os novos servidores (capitalização ou repartição simples equilibrada).
• Os atuais inativos permanecem no regime antigo, mas com maior previsibilidade e controle orçamentário.

Fundos Previdenciários de Capitalização

• Criar fundos com aportes periódicos de ativos (imóveis públicos, royalties, participações especiais, dividendos de estatais).
• Esses fundos rendem no mercado financeiro e ajudam a pagar benefícios futuros, reduzindo pressão sobre a folha.

Revisão de alíquotas de contribuição

• Ajustar alíquotas de servidores ativos, inativos e pensionistas, de forma progressiva (quem ganha mais contribui mais).
• Estabelecer teto de isenção apenas para benefícios mais baixos, preservando quem tem rendas menores.

Desvinculação de receitas exclusivas

• Vincular receitas específicas para custeio da previdência: parte de tributos sobre consumo, royalties do petróleo, receitas lotéricas.
• Em alguns estados já se usa ICMS ou royalties para esse fim.

Revisão de regras de benefícios

• Harmonizar regras dos regimes próprios com o INSS (idade mínima, tempo de contribuição, cálculo de benefício).
• Evitar aposentadorias precoces que elevam o tempo de pagamento.

Gestão ativa do passivo

• Renegociação de dívidas previdenciárias com União.
• Uso de operações estruturadas, como securitização de recebíveis ou antecipação de créditos de royalties.

Medidas de eficiência administrativa

• Cruzamento de dados para evitar pagamentos indevidos.
• Auditoria periódica em folha de inativos e pensionistas.
• Digitalização e automação para reduzir
fraudes.

Apenas um conjunto de medidas articuladas, com planejamento e responsabilidade fiscal, poderá assegurar a sustentabilidade previdenciária no setor público brasileiro afetado por folhas de pagamento crescentes X receitas reduzidas.

Por enquanto, por total ausência de propostas sérias, deveríamos aprovar os 2% na CF. Aproveitando que quando entra boi entra boiada, assegurar também recursos para Segurança Pública nos Estados.

Não está sendo fácil.

Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
Responder para  Esteves
6 meses atrás

Parar de dar pensão pra filha de militar

mario
mario
Responder para  Marcos Alexandre Queiroz
6 meses atrás

tenho moradia por causa disso hahahahhaha

Joao
Joao
Responder para  Esteves
6 meses atrás

1) Esse fundo já existiu.
Ele garantia todos os direitos q são ditos como absurdos.
Virou BSB, em troca de tudo estar no orçamento de defesa…

2) sai mais barato pagar como está, do q como CLTista ou Estatutário.

3) o gasto com. Ativa e inativos/pensionistas tem estado em 80% do 1,13 % em Defesa do PIB.
Se a porcentagem do PIB passar para 2%, como o sugerido, a porcentagem com pessoal cai, percentualmente, quase pela metade, que é muito menos q a maioria dos exemplos q se mostram.

– mas não tem $$!!! Tem q ser saúde, educação e segurança!!!

Tem…. Tem q o brasileiro deixar de sonegar 50% do que era pra ser arrecadado….
Era pro $$ ser melhor administrado…

Quantos bilhões de “orçamento secreto”???
5 bilhões pra fundo partidário…

Só Itaipu gasta 500 milhões com Comunicação Social…. QUINHENTOS MILHÕES COM COM SOC…..

Jugger
Jugger
Responder para  Esteves
6 meses atrás

Não adianta colocar torniquete no inss e deixar as pensões militares, judicias e do legislativo sem restrição, o militar é promovido quando vai pra reserva, com salários nunca menores que 8 salários mínimos, o trabalhador comum vai receber um salário mínimo, ou até menos se as propostas da direita vingarem.

Talisson
Talisson
Responder para  Jugger
6 meses atrás

Essa promoção na reserva não existe mais. Na Brigada Militar tambem acabou ha pouco.

OdinS
OdinS
6 meses atrás

Porem, já está garantido mais um reajuste (aumento) dos salarios, beneficios e pensões…vergonha

Luiz
Luiz
Responder para  OdinS
6 meses atrás

Sem falar no fundão!

“CMO amplia fundo eleitoral e prevê R$ 4,9 bilhões para financiamento de campanhas em 2026”

J L
J L
Responder para  Luiz
6 meses atrás

Pra isso não falta recursos. Foi o que escutei hoje um político falando que os políticos depois de eleitos já começam a se preparar para a próxima eleição. Em alguns países o cidadão só pode ser candidato a qualquer cargo legislativo uma única vez. No nosso caso embora milagrosamente exista alguns que valem o título de bom político, acho que deveria ser assim, foi eleito não poderá ser reeleito, nem que exista um período de abstinência de pelo menos 10 anos.

Heinz
Heinz
Responder para  OdinS
6 meses atrás

reajuste não é aumento kkkkk, o salário estava tão defasado, que tiveram que reajustar, incríveis 9% dividido em 2 anos, um dos reajustes mais baixos dos funcionários públicos. Outras carreiras tiveram reajustes gordos, os policiais penais por exemplo tiveram 77,15% de reajuste, nesse caso foi aumento mesmo.
Essa falácia que militares das forças armadas ganham bem está caindo por terra, a evasão só cresce a cada ano, até mesmo entre oficiais. Outras carreiras públicas ganham muito mais, trabalham menos..

Deadeye
Deadeye
Responder para  Heinz
6 meses atrás

Os servidores civis estão sem reajuste acima da inflação desde 2015.

“Ganham muito mais e trabalham menos” qual a fonte?

Eu já trabalhei no Judiciário, vai lá falar de trabalhar menos quando a sua Vara recebe 100 processos judiciais por dia, e tem 3000 conclusos para Sentença.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Deadeye
6 meses atrás

E ademais. Eu até esqueci. Diferentemente das F.As o Judiciario é parcialmente custeado com a cobrança de custas processuais e emolumentos.

No qual tem natureza de imposto.

Heinz
Heinz
Responder para  Deadeye
6 meses atrás

Deve ser muito ruim mesmo trabalhar no judiciário mais ineficiente e custoso do mundo, trabalha de segunda a sexta, de 8 as 16 horas.
2 férias no ano, um monte de penduricalhos, com casos de juízes, procuradores tirando mais de 1 Milhão por mês.

Última edição 6 meses atrás por Heinz
Deadeye
Deadeye
Responder para  Heinz
6 meses atrás

Quando você tiver que julgar em média 100 processos por dia volta aqui.

Por que o que as F.As fazem? Ficam se exibindo quando fazem uma grande operação em larga escala por ano.

E para falar de Penduricalhos. Fale desses daqui também.

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/tcu-critica-privilegios-de-aposentadoria-militar-deficit-per-capita-e-16-vezes-maior-que-o-do-inss/

Por que quando eu fui assistente de juiz. Eu e ele passamos noites em claro, porque em um mês tínhamos 4000 processos novos.

E quanto ao seu “judiciário ineficiente” quando você receber 20 – 30 milhões de processos judiciais por ano no país todo, você volta aqui.

Me poupe.

Última edição 6 meses atrás por Deadeye
Heinz
Heinz
Responder para  Deadeye
6 meses atrás

Justiça do Brasil gasta 1,6% do PIB e é a mais cara do mundo | CNN Brasil O orçamento do judiciário é maior do que o da defesa. As forças armadas fazem muita coisa, muito mais do que deveriam, desde apoio médico e logístico a regiões remotas do Brasil, ajuda nos desastres naturais, tem operações como do carro pipa em que eles apoiam regiões de extrema seca no nordeste entre várias outras atribuições.
Já a judiciário, é caro, ineficiente e complacente muitas coisas erradas. E a última, agora deixou de ser um poder imparcial, e adota-se posições políticas

Deadeye
Deadeye
Responder para  Heinz
6 meses atrás

“O orçamento da defesa é maior do que o do Judiciário”

Não é o que está no orçamento da União, com o MD com o quarto maior orçamento.

E esse artigo da CNN, cometeu um erro basico que você também cometeu, colocou o orçamento das justiças estaduais, na conta da União.

Eu não sei se você sabe, mas o grosso dos gastos do judiciário vem dos Estados, não do orçamento federal.

Então vai lá, Reclamar com o seu governador.

Carlos I
Carlos I
Responder para  Heinz
6 meses atrás

Que custa 1,3% do PIB enquanto a média mundial de 0,4% chegando a 0,3% em países desenvolvidos.

Talisson
Talisson
Responder para  Deadeye
6 meses atrás

Duvido que servidor do Judiciario trabalhe mais do que as 40 horas semanais sem (gordas) HE.
Militar não tem carga horaria, fazendo em média o dobro da carga horaria de um civil.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Talisson
6 meses atrás

Servidor público não tem HE. No máximo são compensadas e mesmo assim precisam ser autorizadas pelo tribunal.

Está claro na Lei 8.212 que regula o estatuto dos civis.

OdinS
OdinS
Responder para  Heinz
6 meses atrás

Olá Heinz, tudo bem?
Não, reajuste pode ser aumento ou redução.

Joao
Joao
Responder para  OdinS
6 meses atrás

Não, não está.
É a segunda parcela.

ABIN, q não faz NADA, teve 27 %
Servidores públicos civis e militares, em geral, 9%. Em duas parcelas de 4,5.

Macgarem
Macgarem
6 meses atrás

E vai continuar tudo na mesma infelizmente.

Arrojo fiscal vai vir em 2026 queimando, pode se preparar.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
6 meses atrás

“— Eu vim atrás de ajuda. Somos o maior país da América Latina, temos 52% do PIB da região, mas as Forças Armadas não sei nem se estão entre as três primeiras.”

Estamos, mas não necessariamente porque somos mais fortes, e sim porque o resto da AL é tão ou mais fraca militarmente do que a gente. Tem uma diferença aí.

“Temos bastante equipamento comprado, mas não temos dinheiro para comprar peças — declarou o ministro.”

Na verdade, ultimamente nós não compramos nem equipamentos e nem as peças.
Pergunte a SAAB e a Embraer.

“José Múcio também ressaltou que Exército, Marinha e Aeronáutica devem permanecer como instituições de Estado, alheias às disputas partidárias.”

Fale isso pras FA’s, principalmente da MB.

“Para o senador Rogério Carvalho (PT-SE), é necessária a criação de uma fonte específica para financiar os investimentos, sem reduzir outras áreas essenciais.”

Criação de “fonte específica” : criação de impostos.
Vai propor impostos pra investir em Defesa próximo a ano eleitoral, e veja a “mágica acontecer”…

“O senador Jorge Seif (PL-SC) defendeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2023, que fixa em 2% do PIB o orçamento mínimo para a defesa.”

Já falei isso centenas de vezes:
Dar 2% do PIB pras FA’s, com a atual estrutura delas, não resolve o problema. Pelo contrário, se manter as coisas como estão, tú pode dar 2% do PIB pra eles HOJE, que daqui a pouco eles vão dizer que não é o suficiente.
Sou favorável ter mais grana pra Defesa e que projetos estratégicos como Gripen tenham sua verba segurada, mas SÓ DEPOIS das FA’s fizerem o “dever de casa”.

Dworkin
Dworkin
Responder para  Willber Rodrigues
6 meses atrás

2% do PIB hoje pode ajudar, mas daqui 30 anos, será que vai ser o suficiente se não houver uma mudança relevante da estrutura das forças ?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Dworkin
6 meses atrás

Ajudaria….a curto prazo.
Como disse, dê 2% do PIB pra Defesa com as estruturas atuais das FA’s, e daqui a pouco, a MB irá no Congresso pra fazer o que ela faz de melhor:

Chorar por mais verba, dizendo que a Esquadra vai acabar, e que orecisa de mais % pra Defesa.

Quem acha que essa grana a mais se materializaria em Leo2, mais Gripens e FCT’s, engana-se.

Cassini
Cassini
Responder para  Willber Rodrigues
6 meses atrás

“José Múcio também ressaltou que Exército, Marinha e Aeronáutica devem permanecer como instituições de Estado, alheias às disputas partidárias.”

E por muito pouco não teve golpe de Estado por aqui.

A reforma das Forças Armadas tem de ser estrutural e ideológica, para afastar de vez qualquer tentação golpista e autoritária.

Rafa
Rafa
6 meses atrás

Até que investe bem, mas, segundo a CNN:
“Brasil gasta 78% do orçamento militar para pagamento do pessoal da ativa, da reserva e pensões”.

Segundo a própria CNN:
“Ministros do STM recebem mais de R$ 300 mil em penduricalhos”… “De R$ 41.808,09 de remuneração básica, houve integrante da corte que recebeu R$ 318.580,38 líquidos. É o caso do ministro general Odilson Sampaio Benzi, que recebeu o maior montante”

Aí, sobra meros 22% pra tentar fazer milagre.

Última edição 6 meses atrás por Rafa
Deadeye
Deadeye
Responder para  Rafa
6 meses atrás

Eu vou ter que te corrigir, o orçamento da Justiça Militar, não vem, do orçamento da defesa, vem do orçamento da Justiça Federal da União, que é compartilhado pela Justiça Federal, Justiça Eleitoral, Justiça Militar e Justiça do Trabalho.

Sim, são diversos penduricalhos, mas esses do STM, devem ser discutidos na reforma total do salário do judiciário.

Última edição 6 meses atrás por Deadeye
Rafa
Rafa
Responder para  Deadeye
6 meses atrás

Vc está certo. Não sabia.
De qualquer forma, os gastos ainda continuam 78% x 22%.
O que é completamente desproporcional.

Eu sempre uso como exemplo o orçamento militar da Grécia em comparação com o do Brasil..
PIB Brasil: 2.17 trilhões de dolares (2024)
PIB Grécia: 257 bilhões de dólares (2024)

Gastos na defesa:
Brasil: 20 bilhões de dólares (2024)
Grécia: 8 bilhões de dólares (2024)

Agora olha a força área grega..
Rafale C F3-R: 18 unidades
Rafale B F3-R: 6 unidades
F16C: 113 unidades
F16D: 39 unidades
Mirage 2000 5EG Mark II: 24 unidades
F35A: 20 unidades encomendadas

Isso se contar somente a força aérea..
Ou seja.. não é somente mal aplicado o dinheiro, tem mais coisa aí…
Como que a Força Área Grega consegue isso com menos da metade do nosso orçamento..
Outro dia o EB foi humilhado com a notícia que a Somália comprou helicópteros de ataque T-129 Atak..

Humilhante!

Fontanella
Fontanella
Responder para  Rafa
6 meses atrás

Perdão se eu estiver errado, mas pelo o que eu pesquisei o orçamento militar da maioria do outros países é 100% destinado ao pagamento de salários e aquisição de novos meios, enquanto o pagamento de pensões e aposentadoria vai pro orçamento da previdência. Porém no Brasil o pagamento desses é de responsabilidade do Ministério da Defesa, por isso paises com orçamentos menores que o nosso conseguem adquirir mais meios. Talvez eu seja ingênuo, mas eu acredito que se forem destinado esses 2% pra defesa eu imagina que a grande maioria iria realmente pros projetos estratégicos destas forças.

Rafa
Rafa
Responder para  Fontanella
6 meses atrás

Mesmo assim a conta não bate..

Se desses 20Bi o Brasil gastar 50% (10Bi) somente com pensões, ainda sim sobra 10bi, que é mais do que os 8Bi da Grécia..

Fora que o salário mínimo no Brasil é de 227 dólares, enquanto que na Grécia é de 1000 dólares.. Ou seja, um soldado lá consome (no mínimo) quase 5x mais do orçamento se a gente parametrizar tudo em dólares..

A conta não bate.. tem algo aí que faz com que o dinheiro não chegue para novas aquisições..

Machado
Machado
Responder para  Rafa
6 meses atrás

Eu concordo totalmente com vc. Tem mais coisa aí que não sabemos. Só podemos especular na medida do razoável. Será que nos é imposto a nós termos forças armadas fracas? Talvez. Para justamente não representarmos ameaças. Aí tu vem me falar que somos soberanos e independentes? Tá de sacanagem né.

Rafa
Rafa
Responder para  Machado
6 meses atrás

Pois é..

Joao
Joao
Responder para  Rafa
6 meses atrás

Sério?

Vc sabia que cada pelotão de fronteira custa o valor de um batalhão, 10X maior, numa cidade fora da Amazônia…?

Vc não pode comparar realidades completamente diferentes.
Quanto a OTAN proporciona?

Como será a manutenção da Somália? Igual da PMERJ de seus carros e fuzis?

O controle aéreo da Grécia é da Força Aérea ?
A guarda costeira é da marinha ou instituição de Seg Pub?

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Joao
6 meses atrás

Sim, a guarda costeira grega é separada da marinha e o orçamento é separado do orçamento militar. Ou seja, os U$ 8 bi não são usados nesta função.

Sim, o tráfego aéreo civil é de responsabilidade da Autoridade Helenica de Aviação Civil e o orçamento não está ligado com o da Defesa.

E além disso os militares gregos quando “aposentam” recebem de outro fundo também.

E além dos U$ 8 bi eles possuem mais U$ 2,41 bi exclusivos para aquisições de um programa que foi aprovado com investimento de U$ 29 bi para os próximos 12 anos (2025 -2036) destinado a reforçar as capacidades militares do país.

Rafa
Rafa
Responder para  Joao
6 meses atrás

Amigo, independente de custos de batalhões, bla bla, etc.. a Grécia tb tem os problemas deles.. Tem 6 mil ilhas para patrulhar.. tem uma Turquia para se preocupar.

Os valores PIB e gastos estão aí. É só fazer a matemática.

A Grécia tem uma população de 10 milhões e o Brasil 212 milhões.. Desculpa, não tem justificativa e realmente, não dá pra comparar.. A comparação mais justa seria com a Turquia com seus mais de 200 F-16C/D… mas vamos deixar para outro dia…

A questão é que se faz uma farra com o dinheiro público por aqui. Claro, o exemplo que deveria vir de cima é o pior possível..

Fora que, se a gente fizer um arredondamento 1 Euro = 1 Dólar a Grécia consome muito mais para pagar um salário..

Salário mínimo no Brasil: 227 dólares
Salário mínimo na Grécia: 1000 dólares

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Rafa
6 meses atrás

1) Os militares gregos quando “aposentam” recebem de um fundo nacional e não do orçamento da defesa.
Aqui no Brasil dos U$ 20 bi que o sr. citou METADE vai para pagamento de Inativos.
Lá, os inativos recebem “de fora” do orçamento.

Então a comparação já mudaria para U$ 8 bi x U$ 10 bi.

2) A Grécia tem cerca de 270 mil militares na ativa.
Nós tínhamos 380 mil e estamos no processo de reduzir para cerca de 340 mil. Ainda assim devemos ter hoje cerca de 350 mil o que da 80 mil mais que a Grécia. Então devemos gastar mais com pessoal da ativa também, se bem que não acho que este seja o problema principal.

3) por fim a Grécia aprovou um plano de rearmamento de U$ 29 bi para os próximos 12 anos, de 2025 à 2036.
Este dinheiro que em reais daria cerca de R$ 154 bi, é destinado para compra/aquisições de equipamentos militares e é um PLUS sobre os U$ 8 bi do orçamento.
U$ 29 bi dividido por 12 anos da uma média de U$ 2,41 bi por ano, dinheiro destinado exclusivamente para equipamentos.

Rafa
Rafa
Responder para  Luís Henrique
6 meses atrás

Ok, amigo, vou analisar seus pontos..

1 – Ok, vou aceitar seus argumentos sem questionar; Teremos 8bi x 10Bi..

2 – A Grécia tem 270mil militares na ativa com um salário mínimo de 1000 doláres, enquanto que no Brasil é de 350 mil militares e salário mínimo de 227 dólares.
Se cada soldado (hipoteticamente) ganhar um salário mínimo no Brasil e na Grécia, teremos:

Brasil: Gasto por mês: 77 milhões de dólares
Grécia: Gasto por mês: 270 milhões de dólares
Ou seja: A Grécia gasta mais com pagamentos de salários do que o Brasil e ainda sim tem mais equipamentos militares.. Esse seu argumento não bate..

3 – Esse argumento tb não bate, pq o que impede o Brasil de fazer o mesmo?

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Rafa
6 meses atrás

Fui rever e parece que os dados de 200 mil homens no exército grego se refere a tempos de paz mas outras fontes indicam 90 mil e nas 3 forças um total de 142 mil.

Ai faz mais sentido. Estava achando muito 270 mil.

A Grécia tem o serviço militar obrigatório e ja li relatos de soldados gregos do serviço militar obrigatório reclamando que não ganhavam nem 10 euros por mês.

O salário mínimo é baixo no Brasil mas os militares em sua maioria não ganham salário mínimo e ainda tem 13o, férias, 1/3 sobre as férias, indenizações quando realizam mudanças, aumentos por cursos, especializações, por atividades mais perigosas, etc. Não sei como são essas coisas na Grécia, so sei que os conscritos de la ganham quase nada segundo relatos que eu li.

De qualquer maneira se for 142 mil para 350 mil é provável que gastamos mais com os militares da ativa.

Existe outro fator que eu não mencionei que é o tamanho do nosso país. Imensamente maior que a Grécia e que necessita de bases em maior número e mais distantes.

Existe também o fato da nossa MB cumprir a missão de Guarda Costeira e la na Grécia eles tem uma guarda Costeira independente com orçamento separado.

Existe o fato da nossa força aérea cumprir a missão de controlar o espaço aéreo civil e os custos disso. E la na Grécia tem uma agência civil que controla o espaço aéreo com orçamento separado.

E o item 3 que é um dos que fazem a maior diferença, pois são cerca de U$ 2,41 bi todos os anos, nos próximos 12 anos para aquisições.
O sr. diz que podemos fazer igual, mas esta aí a diferença, poder pode, mas nao faz e isso quem decide é o poder politico.

O governo esta falando agora de um plano semelhante para tocar os projetos estratégicos das forças, porém muito menor que o grego, de “apenas” R$ 30 bi em 6 anos.
O nosso plano é para pagar aquilo que foi adquirido la atrás e que não estamos pagando. O deles no valor de U$ 29 hi ou R$ 154 bi (5x maior que o nosso) é destinado à aquisições recentes e aquisições futuras.
O nosso além de 5x menor e para pagar o que ja foi contratado, ainda não foi aprovado.
O deles é 5x maior, servirá para novas aquisições e já foi aprovado.

Joao
Joao
Responder para  Rafa
6 meses atrás

Não se faz conta com porcentagem….
78% de 1,13 % vira quase metade, se passar pra 2%
Salários são absolutos e não estão nas mãos das Forças pra reseolver.

Emmanuel
Emmanuel
6 meses atrás

Nada de novo.

BrunoFN
BrunoFN
6 meses atrás

A proposta dos 2% foi muito bem recebida tanto pelo PT quanto PL , ter a direita e esquerda concordando com algo e raro e é bom que aproveitem a onda , acho que sai sim…2% PIB para a defesa seria um belo ”UP” para nosso reequipamento , pesquisa e desenvolvimento , alem de atrair investimento externo ,seria um belo ”ganha ganha” ..so acho que o texto pode sofrer um pequena mudança , que a depender da economia , esse ”’percentual” varia entre 2 % a 1,5% e para mim ja esta bom , teríamos no ”bruto” , algo próximo a 50bi(9 bi de dolletas) por ano em investimentos .. com 40% desse valor gasto com nossa indústria

Última edição 6 meses atrás por BrunoFN
Rodrigo
Rodrigo
Responder para  BrunoFN
6 meses atrás

Sem uma reforma administrativa e previdenciária que acabe com os privilégios das castas públicas você pode destina 10% do PIB que vai falta recurso…

BrunoFN
BrunoFN
Responder para  Rodrigo
6 meses atrás

um passo de cada vez , aprovar isso significa sair da asfixia .. um inicio

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  BrunoFN
6 meses atrás

E o que deixará de ser pago para dar dinheiro para os militares?
Esse é a questão.

J L
J L
Responder para  EduardoSP
6 meses atrás

Pode começar cortando as verbas para Ongs, shows e a lei Rouanet, com artistas já consagrados recebendo verdadeira fortunas. Deixe a iniciativa privada bancar essas contas, depois de auditadas, poderiam até ter desconto em pagamentos de impostos.

Rafa
Rafa
Responder para  J L
6 meses atrás

Vc acha que os artistas vão deixar essa boquinha sair assim sem nenhum protesto? A classe é unida e barulhenta. E conta com o apoio daquela emissora que faz o que quer com o Brasil.
Depois recomendo o vídeo abaixo.
“Você pagou 7 bilhões por filmes que ninguém viu.”

Isso apenas no cinema. Imagina o tanto que o nosso dinheiro vai pro ralo com ideologias como essa…

https://www.youtube.com/watch?v=iMWzKVrMYjc

Henrique A
Henrique A
Responder para  Rafa
6 meses atrás

Os maiores gastos federais de longe, são com o serviço da dívida, previdência, programas sociais e funcionalismo.

André Macedo
André Macedo
Responder para  Rafa
6 meses atrás

Corrigindo: Você pagou 7 bilhões pra fomentar a cultura e a arte (coisa que absolutamente todo país faz), movimentar a economia e gerar renda e emprego.

Akhinos
Akhinos
Responder para  J L
6 meses atrás

Essa fake news da Lei Rouanet é tão cansativa. A gente perde a oportunidade de ter discussões relevantes sobre temas de defesa aqui nesse blog porque fica esses chapéu de alumínio poluindo toda discussão com esses papos de doidinho de bairro.

Eu conheço uns 500 economistas que trabalham com finanças públicas, gente de renome na área com quem trabalho no mercado e na academia, sabem quantos algum dia falou de lei Rouanet? Nenhum. Só esses jegues bolsonaristas ficam enchendo o saco com essa ladainha ainda.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Akhinos
6 meses atrás

Obvio…sao os 500 iguais a ti= trolls ideologicos que defendem artistas parasitas. Saia da bolha.
Sao 32 bilhões em 2 anos, e pelo menos metade é receita publica de que se abriu mão.
Mais de 1.3 bilhão de dolares por ano dado pra parasitas (que não precisam) em troca de apoio politico.

Akhinos
Akhinos
Responder para  Colombelli
6 meses atrás

Desculpa, eu não falo a linguagem de fracassados inúteis. Eu trabalho com economia, tenho doutorado na área, conheço de perto a elaboração do orçamento e tenho acesso aos maiores especialistas da área.

Um Zé Ninguém bolsonarista como você vir querer discutir politica fiscal e elaboração do orçamento comigo é basicamente uma criança tentando brigar com um adulto. Manda aqui pra gente ver rapidinho suas qualificações, títulos e paper publicados, ai a gente começa a discutir, até lá se recolha a sua insignificância de reprodutor de corrente de zap zap.

E antes que você venha me chamar de petista, tenho ojeriza à eles também. Bolsonaristas e petistas são duras raças do cão que destroem qualquer debate minimamente civilizado.

Vocês tem que_____________________________________________

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

Última edição 6 meses atrás por Akhinos
Colombelli
Colombelli
Responder para  Akhinos
6 meses atrás

O teu nivel ” doutorado” a gente viu qual é no teu destempero e auto-exaltação.
Argumento ab autoritate com “titulos” acadêmicos de centros de doutrinação. É isso que voce tem pra oferecer no lugar de argumentos?
E ainda chama os outros de fracassado.
E o seu teatrinho pra se fazer de isentão tambem foi bem fraco. Teu viés ideológico é transparente.

A proposito, ja que vo e pediu: sou co-autor de livro publicado ( chama se Ações Constitucionais). Dentre os autores deste livro está JJ Calmon de Passos. Pesquisa quem é ele.
Tenho mais de 70 publicações na area de direito. 7 delas estão em revistas impressas de circulação nacional e que passaram por avaliação criteriosa. Destas 4 foram na Revista Forense, na época que era impressa e passava por conselho editorial. Apenas 12 por ano e nao mais de 150 textos anuais Pesquisa sobre a revista forense e quem eram ha 20 anos os membros do conselho editorial. . Se voce quiser te passo os numeros das 4 pra ti ver. As outras 3 foram na revista Ciência Jurídica.

Nao eram ” papers” nem obras decorrentes de mestrados e doutorados caça- níqueis que são publicados automaticamente, embutida, a publicação, no preço do curso como hoje em dia é correntio, sem sequer passar por um conselho editorial.

A…antes que eu me esqueça: eu julguei os gestores dos orçamentos. No crime e na improbidade. E antes disso no MP trabalhava fiscalizando e com açoes civis publicas nesta área.

A despeito disso não fico me gabando aqui, porque argumento ab autoritate é sinal de falta de argumento real. É o argumento dos sem argumento.

E se tu quer um debate racional, que tal começar a trabalhar sem ofensas tipo ” fracassado e inutil” e deixar de lado a auto exaltação pseudo- acadêmica? Isso é bem pueril. Funciona com incautos. Não aqui.

Akhinos
Akhinos
Responder para  Colombelli
6 meses atrás

Você é um fracassado, o pior tipo de todos, o fracassado intelectual. Qualquer pessoa que acha que o Estado não deveria fomentar cultura é reacionária e tem uma mentalidade de senhor de engenho.

Todo país do mundo rico fomenta cultura, tu acha que Hollywood brotou do chão? O Brasil na verdade investe em níveis inferiores aos da OCDE. E investir em cultura gera externalidades positivas enormes para um país, principalmente econômica. O impacto em softpower e turismo basicamente tem uma correlação de 1, de tão forte que é. E o Brasil tem um softpower enorme no mundo justamente por causa de nossa cultura, não por causa de ações do governo ( eu sei que você vai negar nosso softpower como bom vira lata, mas isso é esperado de todo caipira que nunca colocou o pé fora do país).

Seu desejo é basicamente direcionar investimentos em cultura para comprar armas. Você não é diferente para mim de um lunático venezuelano, norte coreano ou iraniano. É por isso que reacionário são no fundo todos iguais.

Eu estou falando de papers pq eu sei como orçamento é elaborado, seus papers na área do direito são irrelevantes para a discussão, eu perguntei “dotô advogado” sem doutorado se voce tinha papers na área fiscal. E só uma pessoa que nunca publicou nada relevante acha que paper é “caça-níquel”. Você só demonstra mais uma faceta do seu reacionarismo dizendo isso.

Claramente é um anti intelectualista e acha que a universidade é coisa de “doutrinado”. E denovo, eu tenho ctz que você nunca publicou em uma revista A1 internacional, tá cheio de revistinha de merda no Brasil, eu nunca perdi meu tempo publicando aqui, até mesmo pq na época do meu doutorado que foi nos EUA eu tive acesso à pesquisadores top de linha da área.

Eu te ataquei e vou continuar me referindo à você dessa forma, pq é o que acho de pessoas como tu. Gente reacionária é desprezível para mim. E sim sou uma pessoa progressista, mas o mundo não é dividido de forma binária entre bolsonaristas e petistas, eu não gosto do PT, acho um partido autoritário, com ideias econômicas estapafúrdias e que não entende nada de ciência economica moderna, anulei meu voto na última eleição nos dois turnos. Eu estou muito mais próximo de um liberal clássico com pitadas social democrata.

E eu odeio profundamente bolsonaristas, acho uma ralé de gente desclassificada e mal formada, via de regra derivada dos piores buracos da sociedade, tais como: milícias, igreja evangélica, baixo clero do Congresso e doidinho de Internet. Adoraria que o Brasil tivesse uma direita moderna, acho extremamente necessário. Se o Brasil tivesse uma direita como a chilena seriamos outro país.

A culpa da polarização é de gente igual tu que fica rotulando todo mundo como se estivéssemos nessa circo de doidinhos de bairro que vocês vivem. E denovo, você só repete fake news. Uma pessoa que supostamente tem uma carreira acadêmica ficar reproduzindo esse nível de fake news é atestado de burrice descarada para mim.

Um advogado incapaz de averiguar os fatos é basicamente um médico que se especializou em operar bonecas. Existe muitas formas de uma pessoa confessar incompetência, um advogado vir a público dizer que é incapaz de separar fato de ficção como você fez só demonstra ser totalmente desprepado intelectualmente.

E sobre o orçamento da defesa, mesmo que fosse dado todo o dinheiro da lei Rouanet para as FAs brasileiras não chegaríamos perto de resolver o problema. A questão não está em valores absolutos. É incrível como vocês não entendem o básico de como funciona o mundo. A lei Rouanet basicamente funciona via renuncia fiscal para empresas que fomentam a cultura. Me diga, como empresas vão fomentar as FAs? Vai ter um imposto FAs para as empresas?

Além disso, tu já ouviu falar de inflação? O valor absoluto da lei Rouanet não faz nem cócegas no problema estrutural das FAs, que basicamente é derivado de excesso de atribuições constitucionais, perda de orçamento discricionário por inflação e ausência de accountability nas 3 forças.

O Brasil sem começar a lidar com o problema fiscal, que se arrasta tem 15 anos, e governos de esquerda e direita não foram capazes de resolver com certeza deixará as FAs na penúria. Ficar delirando que o dinheiro desse ou daquele Ministerio resolveria o problema se fosse direcionado às FAs é só groselha de Internet de gente que não entende o básico do riscado. Então faz um favor para a gente, não fique poluindo o tópico com as tuas loucurinhas bolsonaristas. Tem gente aqui que gosta de vdd do tema de Defesa e quer discutir seriamente.

Nos últimos 2 meses, desde o julgamento do seu “Mito” esse blog virou um inferno com essas briguinhas malucas de petistas lunáticos e bolsonaristas rezadores de pneu.

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
Responder para  Akhinos
6 meses atrás

A tua soberba é absurda.

André Macedo
André Macedo
Responder para  Colombelli
6 meses atrás

A Lei tem mais de 30 anos de idade e as pessoas não se dão ao trabalho de LER. Um estudo da FGV mostrou que a lei traz um retorno de 150% sobre cada real investido, beneficiando 200 mil empreendimentos e em sua maioria, projetos de pequeno e médio porte.

Não há como se discutir economia nem absolutamente nada enquanto vocês não aprenderem a ter senso crítico e autonomia pra procurar suas próprias fontes (coisa que Google e chatgpt tornaram extremamente fácil).

https://projetos.fgv.br/pesquisarouanet

André Macedo
André Macedo
Responder para  André Macedo
6 meses atrás

Opa, me enrolei com o link na pressa, deixo abaixo o correto.

https://exame.com/economia/lei-rouanet-traz-retorno-59-maior-que-valor-financiado-mostra-fgv

Colombelli
Colombelli
Responder para  André Macedo
6 meses atrás

FGV….sei..tipo os “contadores de manifestações da USP”. Ou o ibge do pochman….muito confiáveis.

A gente vê bem o resultado no Ap do caeteno no leblon…no bolso da claudia raia…nos espetáculos de doutrinação travestidos de arte onde pessoas peladas são exibidas pra crianças…no financiamento de ” artistes” amigos que fazem campanha e vivem de incentivos pra fugir de ter que trabalhar de verdade.

Retorno por retorno, se este teu dado fosse verdadeiro , há dezenas de destinações que trazem mais retorno, mais emprego, mais qualificação e não concentram renda na mão de artistas milhonarios. Retorno pra população. Principios da impessoalidade e eficiência. ( 37 caput da CF)

Quem precisa de senso critico pra parar de tratar os outros como otarios são voces. Voces so enganam os incautos

Voces repetem uma cartilha com fontes sabidamente contaminadas e sofismas e vem cobrar autonomia e senso crítico?

Quer ver algo isento? Pesquisa uma entrevista do Juca de Oliveira sobre a Rouanet. Sabe quem ele é?

Última edição 6 meses atrás por Colombelli
André Macedo
André Macedo
Responder para  Colombelli
6 meses atrás

Deixa eu ver se eu entendi: O estudo CIENTÍFICO da FGV não ser por conta do seu chilique, mas uma ENTREVISTA serve? Hahahahaha minha única mágoa é que seu voto tem peso igual ao meu.

Mesmo que essa sua interpretação completamente deturpada do princípio da eficiência fosse verdade, onde o Estado abriria mão de tudo aquilo que não atendesse uma enorme parcela da população e deixasse minorias sem políticas públicas, ela esbarra no artigo 215 da CF, que reza: “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.”

Vou te mandar uma entrevista com o Professor Pasquale, ensinando o ABC

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  André Macedo
6 meses atrás

Cara para essa galera a única coisa que importa é msg do zap. Os vara já marcharam na frente de quartel, tomaram cloroquina, rezaram para pneu, pediram ajuda para alien…nao tem como discutir com isso. Fonte científica nao importa para eles.

André Macedo
André Macedo
Responder para  Rodrigo
6 meses atrás

Eu respondo mais pra servir de vitrine pra outras pessoas, pq pra esse aí mesmo não há mais esperança kkkkkk

José Gregório
José Gregório
6 meses atrás

Um dos gastos mais inúteis é com um Ministério da Defesa, geralmente comandados por papalvos, como esse daí.

WELLINGTON RODRIGO SOARES
WELLINGTON RODRIGO SOARES
6 meses atrás

Esqueçam 2% ou até mesmo 1,5%. A divida publica Brasileira já ultrapassou 8 trilhões de Lulas.
Na minha visão, acredito que teremos redução de investimentos nas FAs, nenhum governo, seja de direita ou esquerda vai querer “tirar” da educação ou saúde pra comprar “armas”.
O povo Brasileiro não tem noção de defesa nacional, a maioria mal sabe o que é um caça ou fragata.
Isso é só para mostrar preocupação, mas a tendência das FAs Brasileiras é cada vez ter menos poder de fogo e trabalhar em áreas como favelas, desastres, etc..
A Marinha mesmo, na pegada que está, vai se tornar em uma grande Guarda Costeira.
Não precisa de tantos militares pra 4 fragatas e 4 submarinos.

Gabriel Tito
Gabriel Tito
Responder para  WELLINGTON RODRIGO SOARES
6 meses atrás

Eu nem diria grande guarda costeira. Diria pequena GC

Gabriel Tito
Gabriel Tito
6 meses atrás

Vamos nós novamente! Problema nunca foi dinheiro. Problema onde é gasto. Brasil continua aumentando impostos e ta sempre em deficit. Nao se fala em enxugar ou cortar custos. Políticos, juízes, pensão filha de militar e por ai vai….

EduardoSP
EduardoSP
6 meses atrás

O ministro está certo.
É o que menos investe.
Mas não é o que menos.gasta.

Lorde Baden Powell
Lorde Baden Powell
6 meses atrás

Bla bla bla bla! eu não te amo!

Sai governo…entra governo…o papo é o mesmo…nada vai mudar, só se for pra pior…

David
David
6 meses atrás

Quanto menos dinheiro pra milico melhor, imagine quantos ônibus o general “cerca idoso” teria pra esvaziar a praça dos três poderes…

Gustavão
Gustavão
6 meses atrás

Está ótimo 1% do pib, está dando pra comprar helicóptero, ponte, jipe ,javelin de país estrangeiro que se comporta como se fosse seu inimigo.
Sinceramente as aquisições das forças armadas me faz questionar com quem está sua lealdade.
Falam de bid mais na primeira oportunidade e uma compra ideológica,dos Estados Unidos.
Acho que deveriam manter 1% está dando pra pagar salários, pensões, as aposentaria.
Se abrirem a mão das pensões vitalícias vai sobrar 23 bilhões de reais.

Sergio
Sergio
6 meses atrás

Sempre foi assim!

Eu detesto a esquerda e creio que os que por aqui já perderam tempo lendo meus modestos comentários já perceberam. Não é difícil.

Considero outubro/2022 como a decisão mais desastrosa já tomada pelo povo brasileiro neste arremedo de democracia.

Ponto.

Nossas forças armadas, no entanto, independente de ideologia, sempre foram sabotadas e sempre se auto sabotaram.

Ao final da segunda Guerra mundial, por exemplo, aonde os grandes heróis foram os R2, os que retornaram foram tratados como cachorros por Getúlio e os ” melancias ” da época.

O ” golpe de 64″, só aconteceu porque a frota americana estava a caminho e corríamos o risco de virar ” Coreia do Norte e Coreia do sul”.

Dependesse de ações aqui dentro virariamos Cuba pelas mãos de brizola e cia sem qualquer reação castrense.

Pelo contrário, colaborariam docemente.

Massacraram SP covardemente em 1924 .

Geisel, sim, geisel! Não achava necessário, exemplo, a aquisição dos F-5!

Chegou ou passou da hora de quem paga a conta decidir o que realmente deseja de seus homens fardados.

Antes a direita, ingênua, ainda apoiava. Agora nem isso.

Última edição 6 meses atrás por Sergio
Gustavão
Gustavão
Responder para  Sergio
6 meses atrás

Única coisa que direita apoia.

images-1
Colombelli
Colombelli
Responder para  Gustavão
6 meses atrás

E a esquerda é so trocar por china e cuba
So pra te lembrar ganhamos desde 2016 250 blindados de graça dos EUA. Alguns chegaram com 80 km rodados( novos) e ja encostaram no solo brasileiro sendo o que havia de melhor na AL naquele momento ( m109 A5).
Cuba e china nos deram o que ( alem do golpe do mais medicos).?

Última edição 6 meses atrás por Colombelli
Gustavão
Gustavão
Responder para  Colombelli
6 meses atrás

Quem vive de esmola é mendigo.
Meu negócio e o brasil, essas doações acaba com nossa indústria defesa.
O brasil tem que buscar solução através indústria nacional, se não tem empresa pra isso, busca parceria para cooperação, para produção e transferência de tecnologia.
O que não pode esse discursinho que a China nos deu.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Gustavão
6 meses atrás

A sim…a gente produz obuseiro AP e vbtp ne? E remuniciadores e veiculos de recuperação tb?
Tem parceria pra isso? Com quem?
Tem escala pra produção?

Quando a gente revela e inexoravel verdade de que a China nunca nos deu nada ( nem doação nem parceria) ai voce foge da conversa e se furta da questão.

Meu negócio também é o Brasil e estas ” esmolas” eram a melhor artilharia da AL.
E veiculos remuniciadores em pleno.uso nos EUA. Quem nos dera ganhassemos este tipo de esmola mais vezes.

E quanto à parcerias…voce estaria se referindo a tipo…a BAE está fazendo agora com o EB pro L118/ m119? De novo os EUA…ou poderia ser a parceria de produção de munição guiada de morteiro 120? Também EUA.

Por fim voce sabe muito bem que não existe possibilidade de produção nacional de tudo. Nem sozinho nem em parceria. So 4 paises fazem.isso.
Isso é uma falácia pra tentar tirar o foco de que ganhamos 250 blindados semi-novos, itens ainda em uso no us army, itens que jamais iriamos ter se nao fosse esta doação. Ganhamos de graça 50% a mais que a artilharia AP do Chile ou Venezuela.

Quando a ” parceria” era usaid jorrando dinheiro pros “amigues” e CIA ameaçando o governo anterior ai os EUA nao era maus feios e bobos.

Última edição 6 meses atrás por Colombelli
Gustavão
Gustavão
Responder para  Sergio
6 meses atrás

Brizola defendia que sua cabeça, com cérebro de ervilha não consegue acompanhar.
Trabalhismo: Inspirado pela tradição varguista, defendia uma política de valorização do trabalhador, de desenvolvimento econômico nacional e de proteção à soberania do Brasil. Ele foi o fundador do Partido Democrático Trabalhista (PDT), criado em 1979 após a redemocratização.
Nacionalismo: Criticava o imperialismo e a dependência econômica do Brasil em relação a potências estrangeiras, defendendo um modelo de capitalismo nacional.
Reforma Agrária: Ainda no Rio Grande do Sul, defendeu a distribuição de terras para trabalhadores rurais sem-terra e criou o Instituto Gaúcho de Reforma Agrária (IGRA).
Educação: Como governador do Rio Grande do Sul e, posteriormente, do Rio de Janeiro, teve a educação como uma de suas prioridades, sendo conhecido pela criação dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), os “brizolões”.
Democracia e legalidade: Brizola foi um dos principais articuladores da “Campanha da Legalidade”, em 1961, para garantir a posse do então vice-presidente João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros. Resistiu ao golpe militar de 1964, sendo o único líder civil a fazê-lo de forma armada.

Última edição 6 meses atrás por Gustavão
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Sergio
6 meses atrás

Opinião impopular aqui:

As FA’s não eram prioridade nem quando as próprias FA’s tinham as “chaves do reino” entre os anos 60 e 80, imagine hoje.
Sempre acho engraçado quando os fardados apontam o dedo dizendo que os governos civis não ligam pra eles ( com certa razão, diga-se ), mas nem eles mesmos ligavam.
É só pensar nas FA’s da época: praticamente um repositório de equips. norte-americanos da WWII, iniciativas como os IKL’s e FCN’s eram a raridade.

Então, é facil culpar os outros, quando nem eles mesmos fizeram diferente quando tiveram chance.

Sergio
Sergio
Responder para  Willber Rodrigues
6 meses atrás

Exatamente!

Eles próprios se auto sabotam.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Willber Rodrigues
6 meses atrás

Os equipamentos da segunda guerra tambem estavam em uso nos EUA nos anos 60 e 70.
A artilharia M101 e M114 so foi mudada por eles no fim dos anos 70 inicio dos anos 80. Era o mesmo que tinha aqui.
O M41 foi usado no Vietnã.
O GAP era muito menor que hoje.

A FAB tinha os F5 e os Mirage em uso ainda pelos EUA e França. Mirage era topo de linha. Veja as quantidades de aparelhos e acresça os mais de 150 xavantes.

A marinha chegou a ter o dobro de escoltas de hoje e, salvo engano, 8 submarinos. Tinha porta aviões.

Por fim…olha o percentual de gasto do PIB anos 60, 70 e 80 e compara com hoje.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Colombelli
6 meses atrás

“A FAB tinha os F5 e os Mirage em uso ainda pelos EUA e França”

Mirage, ok, mas o F-5 nunca foi “usado” pelos EUA, era mais usado pra “vitrine” de vendas.
E não custa lembrar que, a despeito das qualidades do F-5 ( gosto muito desse caça ) ele SEMPRE foi um perna-curta e caça de segunda ou terceira linha, nunca foi o “top” dos caças.

“A marinha chegou a ter o dobro de escoltas de hoje e, salvo engano, 8 submarinos. Tinha porta aviões.”

Com um ou outra exceção, praticamente todos eles oriundos da WWII. Apenas prova o que eu disse.

É só ver que, após essa fonte de “saldão de usados” secar, o quanto a MB decaiu em números.
E vários dos GAP’s que tinhamos na época, ainda temos, como a total ausência de AA’s.

Paulo
Paulo
6 meses atrás

Aumentar o percentual do PIB para o MD não vai rolar, pelo menos agora. É preciso antes, reestruturar o gasto geral das FAs incluindo previdência, penduricalhos centenários, etc.
Vai rolar os 30 bi desvinculados do orçamento, para tocar os programas estratégicos da defesa e reposição de peças, munição e insumos “Essenciais” das forças, com rubricas específicas e detalhadas. Há acordo pra isso no governo e oposição. Nada de próteses penianas, lagostas e vinhos da borgonha, nos almoços ou jantares de ” confraternização ” da alta oficialidade. O TCU vai estar de olho. Só depois disso, e se tudo correr bem com este plano, a idéia de aumento do percentual do PIB vai avançar.

Paulo
Paulo
Responder para  Paulo
6 meses atrás

Não se pode deixar ocorrer o que está acontecendo com a frota dos KC 390 da FAB. Uma frota nova, e ainda por cima vitrine da BID no exterior. Das 8 unidades entregues ( a última esta semana) ,apenas 5 estão operacionais. Uma unidade está parada para revisão pesada, a outra, voltou para Gavião Peixoto para atualização de sistemas e a terceira, meu Deus, está sendo CANIBALIZADA, para manter as outras voando. Esta não vai voar mais. É um KC 390 à menos. Chega !!!

Luiz
Luiz
Responder para  Paulo
6 meses atrás

Pelo andar da carruagem é o que vai acabar acontecendo com os Gripens.

Paulo
Paulo
Responder para  Luiz
6 meses atrás

Alegar falta de recursos para manter um armamento é uma coisa, mas calibalizar um vetor novo, moderno, é inaceitável. É desleixo absurdo. É preciso saber quem decidiu isto. De quem partiu a ordem para canibalizar uma aeronave caríssima, nova,essencial, no estado de arte e com aceitação mundial, como o KC390. Não se trata de um T 27 surrado,, um blindado Cascavel de 40 anos de uso. Isto simplesmente não se faz.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Paulo
6 meses atrás

E da onde virá estes 30 bi? O orçamento vai quebrar ano que vem por falta. Não adianta desvincular se não tem fonte.

Abymael2
Abymael2
6 meses atrás

Esse cidadão ou fala uma bobagem, ou uma obviedade.
Por que ele não aproveita que está em Brasília e combate a nova bizarrice parlamentar brasileira, o tal “orçamento secreto”? Ali tem vários bilhões decorrentes da chantagem política do parlamento contra o poder executivo.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Abymael2
6 meses atrás

É o contrario. Quem sempre chantageou o parlamento com a liberação de valores foi o executivo.

De qualquer sorte o que poderia fazer um ministro da defesa contra uma praxe politica generalizada há décadas?

Última edição 6 meses atrás por Colombelli
Abymael2
Abymael2
Responder para  Colombelli
6 meses atrás

De qualquer sorte o que poderia fazer um ministro da defesa contra uma praxe politica generalizada há décadas?”
Tens razão. Nada, além de reclamar.

bit_lascado
bit_lascado
6 meses atrás

Eu acredito que o problema é mais amplo, precisamos reformar nossas FAs, temos um generalato demasiadamente grande, gastamos muito com cerimonias pomposas regadas ao bom e do melhor.
Se reestruturar as FAs como um todo e chegando até a rever o serviço militar obrigatório não vamos sanear a máquina e torna-la eficiente.

Colombelli
Colombelli
Responder para  bit_lascado
6 meses atrás

O numeto de oficiais generais das FA não é proporcionalmente maior que o de outras FA do mundo. Pelo contrário.

Maus
Maus
6 meses atrás

Antes de se investir mais é necessário fazer uma reforma de como se gasta dinheiro

Rodrigo Silveira
Rodrigo Silveira
6 meses atrás

Culpa da turma do chefe dele… Estão a 30 anos no poder…

Rodrigo
Rodrigo
6 meses atrás

Deve ser o único país tb que organiza filhas dinheiro a filhas solteiras, que anistiou golpista ( na Argentina os militares foram presos), deve ser o país com mais banda de música, maior que de eventos, coquetéis etc.. deve pagar as maiores transferências (devia ser 30 dias de hotel igual iniciativa privada, empresas boas), tem escolas militares, tem maior que dentistas, maior que de tribunal militar, maior que de morte fictea para ganhar pensão e mamar no estado… pq esse animal nao fala isso.

Daniel
Daniel
6 meses atrás

+ de 80% dos recursos da pasta são para custear folha de pagamento…….

Cassini
Cassini
6 meses atrás

Reforma nas Forças Armadas!

• Redução de efetivo e de oficiais das três forças;

• Fechamento de unidades militares inúteis ou de pouca serventia (para que serve Tiro de Guerra?);

• Reforma da previdência militar, com novas e maiores alíquotas de contribuição, regras de promoção e de benefícios;

• Eliminação de cargos não-militares das FA (dentista da Marinha?);

• Criação de um “arcabouço de gastos”, o qual versará sobre a porcentagem do orçamento para cada atividade das FA (investimentos, custeio, folha salarial, etc.).

Estes e muitos tópicos a serem discutidos e modificados antes de pensarmos em torrar bilhões de reais do suado povo brasileiro para a casta dos fardados.