Alemanha planeja encomendar mais de 600 sistemas Skyranger 30 de defesa aérea de curto alcance
Skyranger 30
O governo alemão pretende adquirir mais de 600 sistemas Skyranger 30 de defesa aérea de curto alcance junto à Rheinmetall, segundo reportagem do jornal Handelsblatt. O contrato incluiria tanto a torreta de defesa quanto os veículos de base — no caso, o blindado Boxer fabricado por KNDS — e seria firmado antes do fim do ano.
Fontes do Ministério da Defesa e da indústria indicam que o valor total da encomenda pode ultrapassar €9 bilhões, ligando-se ao esforço de modernização para lidar com ameaças emergentes, especialmente de drones. Atualmente, 19 unidades já foram encomendadas e encontram-se em projeto de teste. A produção comercial em série deve começar por volta de 2027.
O Skyranger 30 é uma torreta antiaérea autopropulsada de curta distância, equipada com canhões de precisão e sensores integrados (radares, sistemas ópticos) para rastrear e neutralizar ameaças como drones ou aeronaves de baixa altitude. Se confirmada, essa aquisição representará um dos maiores investimentos recentes da Alemanha em defesa aérea, reforçando sua dissuasão e proteção territorial.■


O programa nacional similar é o Guarani com UT30BR2 e sistema antidrone.
UT30BR2 e sistema antidrone, a evolução do SARC – Tecnodefesa
Exército apoia testes de Engenharia do SARC UT30BR2 – Defesa Aérea & Naval
Do link que vc postou:
“O projeto ainda está em sua fase conceitual, mas, na proposta atual, o sistema possuirá uma série de pequenos radares de aquisição de alvos de curto alcance, novo sistema de comando e controle (C2), com datalink e conexões para integração com os sistemas de defesa aérea disponíveis (como os radares da família SABER e a futura versão do Guarani antiaéreo”
…
Como conceito está muito bom, espero que seja produzido de fato.
Países europeus estão gastando como se não tivesse amanha com armamento.
A divida da Alemanha é baixa, para eles não tem tanto problema.
Comprando dos americanos, uma imposição tipo chantagem de Trump com os países europeus para enfrentar a Rússia. Esquecem que a Rússia é BRICs, é portanto China e Índia. O desespero americano aliá-se a paúra européia.
Não é tanto assim… pesquisa quanto os europeus tinham de armamento antes do fim da guerra fria… Só a França Tinha quase 400 mil homens no exército nos anos 80… os alemães tinham 7000 CCs.
Já por aqui… acho que uns 34 Guaranis com 3 misseis dão conta de todo território nacional…
acham..
Caro Santos, uma viatura como o skyranger ou o Guarani antiaéreo são destinado a defender grandes colunas mecanizadas …
Eu sei.
Se as 34 unidades saírem né?
Luís Henrique, é o que você estava falando. Com uma economia maior, uma indústria de armamento de base maior, a Alemanha com o tempo vai injetando mais grana e com certeza vai alcançar os níveis de outrora, e provavelmente ultrapassá-los.
Com certeza. Já estão no caminho. Se não mudarem de ideia e continuarem, rapidamente terão as forças mais poderosas da Europa.
É muito dinheiro na mesa.
A Alemanha vem investindo pesado em defesa, pois, há alguns anos, passou por uma de suas maiores vergonhas recentes: não dispor de vetores, equipamentos e armamentos suficientes para cumprir missões básicas de policiamento nos países bálticos.
Após esse episódio, e especialmente com a invasão da Ucrânia pela Rússia tudo mudou.
Pois se essa situação catastrófica continuasse, até a sucateada Bielorrússia invadiria a Alemanha sem grandes dificuldades.
Esse veículo possui 5 painéis de radar AESA fornecendo cobertura em 360º.
Sua capacidade é muito parecida com a do veículo americano M-SHORAD (Sgt. Stout) com a diferença que esse último não tem uma “torreta” que permite acesso aos armamentos sem expor a tripulação.
Mas num veículo AA isso não é muito importante.
Uma outra diferença diz respeito à munição de 30 mm( 30 x 173 mm) que no veículo alemão é a AHEAD e no americano (30 x 113 mm) é de explosão programada ou de proximidade.
O veículo americano também pode levar até 2 lançadores quádruplos de Stinger (futuramente de NGSRI) , totalizando 8 mísseis , com a opção de levar 4 Stinger e 2 Hellfires Longbow .
Na verdade o Sgt. Stout possui uma torreta reconfigurável que pode ser equipada com vários tipos de mísseis, entre eles o Coyote 2 e o APKWS.
aparentemente esta versão alemã terá o radar Spexer com 3 + 1 painéis e com 9 mísseis defendAir
https://en.wikipedia.org/wiki/Skyranger_30
Pelo fato do sistema americano ser uma combinação entre missil+canhão, provavelmente deve ter um sistema que permite escolher a melhor armamento de acordo com a ameaça…acho mais eficaz o modelo deles.
O SkyRanger 30 também tem canhão e mísseis.
O Skyranger tem 4 mísseis STINGER ou mistral dependendo do país.
As duas vezes que a Alemanha se rearmou no século XX, o mundo entrou em conflito global. Mas agora vai ser diferente!
Mas agora o culpado pela guerra já foi estabelecido há quase 4 anos e é a Rússia.
Antes da Segunda Guerra o argumento era o mesmo. Fizeram vista grossa para ações do Führer pra servir de escudo contra a União Soviética. A história não se repete, mas rima.
Vc tá doente. Quer culpar a Alemanha agora para se encaixar na narrativa pronta na cabeça…
Santos, não há santos na política!
Eles decairam muito desde o fim da guerra fria eles estão apenas recomeçando.
Nos anos 80 a Alemanha tinha quase 500 mil homens e 7 mil tanques.