Burkina Faso reforça forças armadas com grande lote de blindados e artilharia chinesa
SM6s de Burkina Faso
O governo de Burkina Faso entregou oficialmente um novo e significativo lote de equipamentos militares importados da China, ampliando de forma substancial o poder de fogo de suas forças armadas no combate ao terrorismo no Sahel. A cerimônia de entrega, realizada no dia 10 de outubro, foi liderada pelo chefe de Estado, Capitão Ibrahim Traoré, e contou com a presença de altos oficiais militares.
Os veículos e sistemas foram destinados a unidades de elite, como o Batalhão de Artilharia de Intervenção Rápida (BACIR) e o Batalhão Blindado de Intervenção Rápida (BBIR). O lote inclui seis veículos de apoio de fogo VN22B de 105 mm, quatro lançadores múltiplos de foguetes SR5 acompanhados de veículos de reabastecimento, seis sistemas de morteiro autopropulsado SM6/WMA09 de 120 mm, dois veículos de comando baseados no WZ551 e seis blindados Dongfeng EQ2050 equipados com mísseis guiados a laser.
Imagens da cerimônia também mostraram 14 obuseiros autopropulsados SH1 de 122 mm, pelo menos 16 obuseiros rebocados — possivelmente modelos soviéticos M-30 ou Type 54 de origem chinesa — e cerca de 10 caminhões Shaanxi. O armamento foi fabricado pela estatal chinesa Norinco.
Relatos indicam que os equipamentos chegaram ao país por via marítima em agosto, tendo sido vistos em vídeos divulgados nas redes sociais. O SR5 MLRS destaca-se por sua capacidade de lançar foguetes guiados e não guiados de diferentes calibres, enquanto o VN22B combina mobilidade 6×6 com um canhão de 105 mm. Já o SM6 é um sistema versátil de morteiro e obuseiro autopropulsado com alcance efetivo de até 12,8 km.
Além dos veículos chineses, o país também recebeu recentemente blindados Mbombe 4 de fabricação sul-africana, vistos em vídeos recentes já operando no país.
A entrega acontece em meio à deterioração da situação de segurança no país. Segundo dados do Africa Center for Strategic Studies, o Burkina Faso concentra cerca de 55% das mortes causadas por grupos extremistas islâmicos no Sahel, com média de 10.500 mortes anuais nos últimos três anos. As forças governamentais controlam atualmente cerca de 40% do território nacional, número em declínio diante da expansão de grupos armados.
Desde 2024, o país tem recebido lotes sucessivos de armamentos e veículos militares. Só em junho de 2024 chegaram 100 veículos blindados chineses, incluindo modelos VP11 e CS/VP14. Em dezembro do mesmo ano, outro grande carregamento incluiu cerca de 50 CS/VP14, 25 VN22 e dezenas de caminhões logísticos.
Essas aquisições fazem parte de uma estratégia do governo Traoré para reforçar a capacidade operacional das forças armadas e recuperar áreas atualmente sob controle de grupos insurgentes. A intensificação da cooperação militar entre Burkina Faso e China consolida Pequim como um dos principais fornecedores de armamentos para o país africano, em um cenário de crescente instabilidade no Sahel.■




Se essa compra ocorresse nos anos 80, provavelmente teriam comprado equipamentos da Engesa. Uma pena o Brasil ter perdido esse nicho.
Ainda podemos vender armamentos pessoais como fuzis, pistolas e até, quem sabe, alguns lançadores Alac. Mas realmente estamos perdendo mercado por não investirmos em nossa indústria e por não ter um trabalho de bastidores.
O Brasil mudou.
Hoje queremos vender cimento, prego, tijolo. Areia tem muita lá.
Mais fácil vender caixão para essa gente.
O Brasil tem batido recordes na venda de equipamentos de defesa. Vários países africanos como Mali, Mauritânia, Nigéria, etc. já adquiriram aviões super-tucanos por exemplo.
Sim, o governo Collor e FHC acabaram com nossa indústria militar, estavam mais preocupados e agradar os sinhozinhos da UE e EUA.
Qual indústria militar?
Aquelas que produziam armas! pow meu
Mensalão enpetrolao e etc… acho que dava para tirar até o Osório do papel kkklll mas isso não importa né!!! Pq foi pela turma amiga .
Esse tipo de venda militar tem que ser conduzida governo a governo. É bem provável que a forma de pagamento seja em minerais, concessões de portos e/ou áreas para bases.. etc
Uma empresa sem apoio direto de seu governo, toma calote facim facim… Coisa que, segundo consta, a falecida Engesa cansou de tomar
É ao que parece, o islamismo radical voltou com força em vários pontos, recentemente na Nigéria tem ocorrido verdadeiros genocídios de cristãos. Na própria Europa temos assistido cada vez mais tanto na França como na Inglaterra manifestações cada vez maiores exigindo a imposição nos países que os acolheu de espaços específicos destinados ao islã. Estamos voltando aos tempos em que os califados adentraram Europa a dentro principalmente no leste e em regiões da península Ibérica.
Graças a Deus não temos esse problema de extremismo islâmico no Brasil,temos somente duas religiões predominantes, católicos e evangélicos,que tem sua parcela de neuróticos mas nada perigoso como sair cometendo ataques terroristas ou tentar converter a população na marra.
nem implementar regras da sua religião na vizinhança, o máximo que vi, foi uma facção do RJ que expulsou uma mãe de santo de uma favela, cena lamentável e que deve ser combatida, na Europa, o que antes eles diziam que era Fake News, as No Go Zones, hj fingem que não existe, e ainda falam que o multiculturalismo é uma benção, enquanto no UK por exemplo existem casos de gangues que sequestram estupr@m garotas brancas e polícia não faz nada por medo de racismo, em Colônia na Alemanha teve a noite do “Estrunfo”, onde várias mulheres foram violadas e polícia tentou abafar o caso pois os autores eram estangeiros da religião do amor…. fico me perguntando, a Turquia vai ser o novo centro de poder? ou a Arábia Saudita? todo o capital da Europa vai para pagar pensão de crianças e eles ao longo dos anos vão perder o Know How de ponto de empresas como Airbus?
Você tem algum dado que corrobora com a informação que a polícia no Reino Unido não faz nada em relação a mulheres brancas estupradas por conta de temerem acusação de racismo?
Imagine, com o sentimento anti-imigração e a intensificação da xenofobia se espalhando pela Europa, se isso seria simplesmente deixado de lado.
Que salada você fez!
Tira os espaços, e se quiser mais, procura Grooming Gangs, Rapes by foreigners, no go zones in England and Germany
https:
//ww w.bbc.co m/news/uk -england-manc hester-67967919
O sentimento anti-imigração só tem crescido a medida que roubos, estrunfos e furtos aumentam, e já ficou claro que infelzimente a maior parte é cometido por estrangeiros, tudo isso seria solucionado se a polícia fizesse o trabalho dela.
Essa política de imigração acho que é excessivamente exagerada nesses países progressistas da UE…
E por causa disso alguns países do bloco acabam pagando o pato quando a UE decide aceitar imigrantes…
Junto com os imigrantes vem o lixo como os extremistas islâmicos, que dá margem para terrorismo as nações que os acolhem.
Os que lhe negativam são os mesmos que aqui defendem as “vítimas da sociedade “.
A situação da Europa é muito complicada,por culpa do wokismo,países como Inglaterra,França,Alemanha e Suécia estão reféns das bênçãos dos acolhidos.
Belgica já é a residência dos Terroristas na Europa, a França vai ser muçulmana em questão de poucas décadas, o UK deixa adolescentes serem estuprad@s e prostituid@s, podem me negativar são fatos, Suécia tá passando por mudanças sérias na sua politica migratoria devido aos casos de furto e estrupr@, assedio e etc. Imigração é ótimo, o problema é como foi feito e a falta de aplicação da lei
traficantes da fé ou traficantes do senhor, é uma modalidade que já vem crescendo muito no RJ…
Traficantes convertidos para a religião evangélica, muitos foram “salvos” e convertidos durante suas estadias no sistema prisional e agoram seguem os preceitos do senhor…
Católicos e “evangelicos” são cristãos.
Uma religião.
Uma religião , mas com denominações diferentes, crenças diferentes e preceitos diferentes. Em comum, a crença em Deus e Jesus Cristo, mas praticamente nada mais.
E no Papa.
Papa??? Eu citei as duas crenças comuns, Deus e Jesus. Não há mais nada em comum. Evangélicos tem aversão ao Papa.
Católicos e protestantes se matavam na Europa séculos atrás. Protestsntes reformados matavam protestantes anabatistas séculos atrás. Nos EUA, celeiro de religiões bizarras e extremistas, Joseph Smith, fundador da Igreja Mórmon, morreu assassinado na prisão. Os mórmons foram duramente perseguidos em meados do seculo XIX nos EUA. O islamismo já foi tolerante com outras religiões, notadamente o judaismo e o cristianismo, durante os califados da península ibérica até o seculo XV. Depois, com a decadência deles, e a ascensão dos reis católicos do norte da peninsula iniciou- se a ” reconquista”. Na verdade um pogrom violento e brutal contra os judeus sefarditas e os mouros e moçarabes islâmicos ibéricos. Portugal e Espanha iniciaram aquilo que era chamado pela inquisição de ” limpieza de sangre”. Toda religião, quando se radicaliza, mata. Até os ” pacíficos ” budistas, quando radicalizados, matam.
Joseph Campbell, grande estudioso de religiões comparadas, afirmava que o ser humano, mata e morre pelo mito.
Tivemos aqui também. Especialmente no Sul. Adoradores de pneu morrendo pelo mito.
não diria que houve tolerância na região ibérica
Realmente. No Brasil só tem uma guerra urbana desenfreiada que clama ao redor de 100.000 baixas por ano, entre mortos e desaparecidos…
pelo jeito que está a Europa vai retroceder muito nos Direitos Humanos, principalmente por causa dos ataques as mulheres e aos homossexuais, é uma guerra silenciosa que eles estão perdendo. vamos ver se uma vez no poder os Muçulmanos vão passar por um iluminismo que tirará as imposições da sua fé do dia a dia das outras pessoas
Eles já tiveram fases iluministas, basicamente durante os califados ibéricos entre o fim do 1° milênio e o início do 2°. Curiosamente, o cristisnismo experimentava uma fase brutalmente intolerante notadamente com o início das Cruzadas e depois a imposição da inquisição contra os heréticos, judeus, muçulmanos, e todos os que não se enquadravam no perfil traçado pelo papismo.
Oha eu não diria que houve iluminismo aí, os cristãos eram perseguidos mas não mortos, bem a maioria não era morta…… Quanto as cruzadas pra mim elas fora a reação de séculos de ataques e invasão à Europa e expansionismo Muçulmano no Norte da Africa, Oriente médio e Europa.
E há cada vez mais cidadãos Islâmicos ocupando cargos públicos em países da Europa. Prefeitos, governadores de províncias e na imprensa e nas forças armadas e forças auxiliares enfim. E dessa vez, não tem Carlos Martel ….
Seria legal ver um filme do carlos Martel, se eu fosse bilionário eu faria, falam muito da derrota otomana na Austria, mas os Muçulmanos quase dominaram a Europa pela região Ibérica, se não fosse os Pirineus, já era. .. agora eles venceram, não tem mais volta, a questão é se eles vão conseguir manter o Status de potência dos países Europeus, ou vão ser vassalos dos Turcos e da casa de Al-Saud
Você também poderia fazer uma leitura diferente: países/povos africanos que foram colonizados (com dilapidação de suas riquezas) e escravizados por mais de quatro séculos seguidos não querem mais dar mole para europeus.
Falando assim, nem parece que são os russos que suntentam mais esse golpista aí e todo o catado no seu entorno…
.
Os russos, mesmo perdendo espaço para a China, ainda tem muita influência na África e em outras regiões do globo, afinal, é sempre bom contar com o porto seguro que eles fornecem, para ter para onde fugir com suas fortunas, caso as coisas mudem, como mudou para o Assad, por exemplo.
Foi justamente o quadro histórico de subserviência que levou ao golpe. Não estou justificando um golpe, mas o mal que a Europa fez por séculos àquele continente trás consequências até hoje. E então é claro que eles precisam de parcerias para se armar, por isso Rússia ou China. É claro que não seria com os europeus.
O Japão fez isso por uns 300 anos. Até que os barcos negros chegaram e…
E eles aprenderam tudo que os branquelos faziam, e fizeram igual, sobrou até pra russia
Um adendo: eles mesmos se escravizavam e promoviam guerras entre si, antes do mercantilismo/colonialismo europeu, ok.
O que não justifica em absolutamente nada o escravismo produzido em massa e deliberadamente comercial e atrelado à colonização pela Europa. Tem sempre alguém que acha que esse fato justifica/perdoa a escravização produzida pelos europeus. É realmente impressionante!
Concordo. Não justifica. Não sei onde você leu isso no meu comentário, se foi o caso.
Aliás, se formos considerar isso, todas as pautas do sul global caem por terra.
Não vejo como uma justificativa, a questão é que para os Africanos, a escravidão era o normal, não foi o Europeu que foi e escravizou pessoas e levou para a america, foram os Africanos que venderam seus compatriotas, e eles nem tinham noção de que seriam compatriotas, situação chocante, ou seja o peso histórico dos Europeus que vc concerteza gosta de lembrar é dividido pela metade pelos próprios aricanos.
“foram os Africanos que venderam seus compatriotas”
Um detalhe Carlos, foram justamente os odiados europeus que acabaram por proibir o comercio internacional de escravos e consequentemente acabando com a escravidão em larga escala do continente africano.
Sem os Europeus, infelizmente e provavelmente ainda existiria a escravidão em larga escala no continente Africano.
Se não querem “dar mole” sai de graça. Poderia querer compensação ou até revanche…..
Ex colônia francesa expropriada, saqueada, humilhada e estuporada. A população botou pra correr. Quem apareceu no lugar? Russos. Quem os russos botam no lugar dos franceses? Islâmicos.
Pula da frigideira, cai na panela. Pula da panela, cai no fogo. Pula do fogo, cai no deserto. Foge pro deserto, o camelo atropela.
Vidão.
Tenho visto vários videos incriminando imigrantes islâmicos na Europa. Uns claramente montados, ou nem tanto.
Nos anos 1920/30 o alvo dessa mesma pregação era outra etnia, terminou como todos sabemos.
A fase dos estados de bem estar social acabou. Agora faz – se necessário impor a “nova ordem” às massas precarizadas, à ferro e fogo . Daí o surgimento de autocratas em todos os lugares. Eles são a face visível da oligarquia dos bilionários, ou daqui à pouco trilionários. A acumulação de capital se tornou uma bola de neve incontrolável, e a concentração de renda, idem. Daqui pra frente ,só escuridão.
Traoré está conseguindo realizar muitas mudanças nesse país. Por mais que a OTAN, principalmente a França, tentem atrapalhar, o mesmo está conseguindo melhorar bastante a situação, criando e investindo em indústrias e na infraestrutura. Que ele consiga tirar esse país da lama e estabilizar Burkina Faso.
Não duvido nada que os radicais estejam sendo armados por aqueles que sempre armaram os radicais. Os mesmos que insuflam black block, agora com o pseudônimo geração Z.
????
A Rússia busca consolidar uma aliança de regimes militares anticoloniais no Sahel (Mali, Níger e Burkina Faso).
Essa aliança, chamada “Eixo Sahel”, rompeu com o Bloco pró-Ocidente e declarou intenção de criar uma federação militar.
Em troca do apoio, a Rússia, agora também a China, obtém acesso a recursos minerais (ouro e manganês, principalmente).
Quem está lá fazendo turismo? O Grupo Wagner. Pagando bem, que mal tem?
Viúvos e viúvas da Engesa, atenção. Viúvas e viúvos da Avibras, atenção.
O período militar acabou em 1985. O que podemos vender na África é o Minha Casa, Minha Vida.
Segue o enterro.
Nem uns Guarani? Kkkk
As exportações de armas parecem se concentrar agora em armamentos de mais alto valor agregado, como aviões cargueiros multimissão , caças, radares e componentes ( turbinas propulsoras para misseis e drones ) etc.
Quem exporta isso?? O Brasil??
Sim. Leia o relatório da BID sobre exportação de bens e serviços de defesa 2024 e verá a pauta completa.
muita exportação de bens e serviços de defesa sendo feita pelos novos players da área como a Embraer defesa & segurança , Helibras/ airbus, macjee, Akaer, Atech, IACIT, Unisys, AEL sistemas, ICL, SIATT EDGE, ARES, aero concept, turbomachine, Xmobots, IDV, entre outros. Uma parte desses contratos, incluindo equipamentos completos, componentes, serviços, etc se destinam à clientes no exterior ” não identificados”. Como exemplo, a ICL exportou 50 milhões de dolares em kits de guiagem para bombas inteligentes para um cliente não identificado no exterior. Outro exemplo : a IACIT exportou 20 milhões de dolares em sistemas de detecção e neutralização de drones para outro cliente não identificado no exterior.
O pior estamos vendendo o conhecimento tecnológico agrícola desenvolvido por décadas da Embrapa para países africanos financiado pela China se tornaram nossos concorrentes na produção de alimentos…
e detalhe, passamos toda tecnologia de forma gratuita, pq nossos governantes são bonzinhos com o mundo e fdp com o próprio povo.
Patentes. Direitos de propriedade industrial. Domínio. Sementes, fertilizantes, pesticidas, máquinas. Isso não nos pertence. Entramos com mãos e terra.
A Embrapa é a Embraer do campo.
Mas sempre foi assim. A cana foi pro caribe, levada pelos holandeses expulsos de Recife. O café foi levado pra Colômbia, depois Etiópia e agora Vietnã. Bem antes do café, os franceses levaram a borracha pra lá. Mas trouxemos pra cá a soja, o trigo, o milho e recentemente o gado Angus, de origem escocesa. Já o gado Angus / Nelore, tem melhor resistência ao clima tropical, com carne muito mais marmorizada. Um dos motivos do salto da exportação de carne pelo Br.
Cara, a única cultura que vc citou que é brasileira é a seringueira, que foi levada para a Ásia, a produção extensiva de lá acabou com a indústria extrativista que praticávamos no norte.
Errado. Para se tornar auto sustentáveis e combater a fome na África.
Se indústria bélica fosse sinônimo de ditadura, a França, RU e EUA seria as maiores ditadura do mundo. Então pelo seu raciocínio, vamos fechar toda indústria de tecnologia militar no Brasil e vamos importar tudo da China, que é o mascate mais barato do mercado.
Eu afirmei isso?
A colonização francesa na África deixou: pobreza que já havia e dependência. Foram (europeus) embora ricos, substituídos pelos espertos russos.
Uma turma vai. A outra turma vem.
Citei seu comentário lá de cima, não este.
Imagino que em breve todo esse equipamento chinês será colocado à prova, e saberemos se é eficiente, além de saber se o treinamento fornecido e a assistência chinesa é equivalente à ocidental.
Eu adquiri de uns tempos para cá, nessa maravilha chamada YouTube, o salutar e relaxante hábito de viajar pelo Brasil e pelo mundo naqueles canais ” drive & walk”.
Basicamente a rapaziada dirige ou caminha filmando as cidades pelo patropi e pelo mundo.
Costumo assistir , dentre vários outros, aos vídeos no continente africano, de maneira geral, incluindo, Burkina .
A miséria, sujeira, feiura urbana, desespero, Meu deus! que não há de ter compaixão da raça humana.
o VN22B é um CASCAVEL puro, deixa o olho aguado em ver uma cena dessa, grandes oportunidade de vendas teriamos ainda, só lamentar pelos erros do passado e presente.
Então, pela sua ótica, ressuscitar o Cascavel na versão NG com misseis anti carro não é um despropósito ?
Uma dor de cabeça em manutenção
Só o brasil não negocia com a china ena Rússia, até Israel negocia com essas nações. Africanos são mais independentes, compram de todo mundo. Aqui e tanque alemão, Heli americanos, sentinelas italianos…. Sub francês ….tudo otan…. Brasil deveria ter missões russos e chineses antinavio…