CH-47F Block II Chinook

Filadélfia, 21 de outubro de 2025 — O United States Army deu mais um passo em sua estratégia de modernização da aviação de transporte pesado ao encomendar nove helicópteros Boeing CH-47F Block II Chinook, por meio de dois novos contratos com a Boeing, no valor total de US$ 461 milhões. Os acordos correspondem aos Lotes 4 e 5 e elevam para 18 o número total de aeronaves Block II contratadas até o momento.

A vice-presidente e gerente de programas de Carga da Boeing Defense, Space and Security, Heather McBryan, destacou que a rápida sucessão de contratos “indica que o Chinook continuará a desempenhar um papel importante no sistema de forças do Exército dos EUA, especialmente em um ambiente logístico contestado”.

Os novos contratos seguem a decisão recente do Exército de avançar para a produção acelerada. A Boeing já entregou seis aeronaves Block II, atualmente em fase de testes operacionais para demonstrar suas capacidades aprimoradas, e já trabalha com a força terrestre em um plano para o Lote 6.

O CH-47F Block II incorpora melhorias significativas em relação à versão anterior, incluindo um novo sistema de transmissão e reforço estrutural que aumentam em 4.000 libras o peso máximo de decolagem, ampliando substancialmente a capacidade de carga. Alterações no sistema de combustível também estendem o raio de ação da aeronave, permitindo transportar cargas maiores por distâncias mais longas. Além disso, o novo design facilita futuras atualizações de forma econômica e sustentável.

Projetado para operar por pelo menos mais 40 anos, o Chinook Block II consolida-se como um dos principais vetores de transporte pesado da aviação do Exército norte-americano, com papel estratégico no apoio a operações de combate, desdobramentos rápidos e missões logísticas complexas.■


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J L
J L
23 dias atrás

Não canso de escrever, essa seria o modelo de helicóptero ideal para ser usado em na região norte como um todo, e talvez em outras regiões onde não há vista para aviões e que se precise descarregar material ou quantidade de tropas. Não sei porque não temos na aviação do exército ou até mesmo na marinha, para atender a tropa de fuzileiros navais principalmente agora com a chegada desse maravilhoso Oiapoc, quisera viesse também o Albion. Para transporte de cargas pesadas em aéreas de desembarque ou até em regiões ribeirinhas. Seria um luxo.

José Gregório
José Gregório
Responder para  J L
23 dias atrás

Penso igual.

Henrique A
Henrique A
Responder para  J L
22 dias atrás

Falta disso $$$$$ além de gostarem de queimar dinheiro com a apertaparafusobrás.

Heinz
Heinz
Responder para  Henrique A
21 dias atrás

São categorias totalmente diferentes, uma não anula a outra.

BlackRiver
BlackRiver
21 dias atrás

O CH-47F Block II seria perfeito se tivéssemos um projeto para construir infraestrutura de pistas descentes na Amazônia, afinal a Amazônia hoje é uma terra sem lei dominada pelo crime organizado.
Um bom número de pistas descentes, com infraestrutura de radares de controle de tráfego aéreo, comunicação eficiente e consequentemente uma boa frota de helicóptero e ST-A29.

O CH-47F Block II tem capacidade para o transporte de maquinas pesadas mesmo que semi-desmontas, combustível, pessoal, insumos para infraestrutura civil básica.


Heinz
Heinz
21 dias atrás

Uns 10 destes já seria uma evolução na logística pesada do E.B na região amazônica.

BlackRiver
BlackRiver
Responder para  Heinz
21 dias atrás

É a máquina dos sonhos, mas infelizmente nem 10, nem 20, nem 30 resolve o nosso problema, o Brasil é gigante, o helicóptero não foi feito para operar voos longos, esse é o serviço do avião que tem velocidade.
Mas eu concordo que seria de grande utilidade na construção de infraestrutura, uma vez que um CH 47 consegue transportar um trator de esteiras CAT D6 em quatro viagens:
Trator
Lamina
Conjunto rodante direito
Conjunto rodante esquerdo
Logo, não é difícil levar meia dúzia de tratores, meia dúzia de rolo compactador, e outros equipamentos usados na construção civil.
Um CAT D6, gasta em torno de 25 litros de diesel por hora e faz um bom serviço na mão de um bom operador, logo uma pista de pouso bem feita é para sempre, e servirá de base para sempre.