Trump ameaça intervir militarmente na Nigéria por mortes de cristãos
Em uma escalada inesperada das relações entre os Estados Unidos e a Nigéria, o presidente americano Donald Trump ameaçou iniciar ação militar contra o país africano se o governo de Bola Ahmed Tinubu não contiver os assassinatos de cristãos por grupos extremistas.
Segundo declarações divulgadas em 1º de novembro de 2025, Trump afirmou que ordenou ao Departamento de Defesa dos EUA que se preparasse para um possível ataque, alegando que a Nigéria permitia que “terroristas islâmicos” assassinassem cristãos e declarando que, se nada fosse feito, os EUA “iriam com armas em punho” para eliminar os responsáveis.
Na mesma mensagem, Trump anunciou que os EUA interromperiam imediatamente toda ajuda e assistência econômica ao país se o governo nigeriano continuasse a permitir tais mortes. “Se o governo nigeriano continuar a permitir o assassinato de cristãos, os EUA irão parar toda ajuda e apoio — e muito bem poderão adentrar esse país agora desonrado, ‘guns-a-blazing’, para erradicar completamente os terroristas islâmicos que estão cometendo essas atrocidades terríveis”, disse o presidente.
O posicionamento de Trump veio logo após a decisão de recolocar a Nigéria na lista dos “Países de Particular Preocupação” por violações à liberdade religiosa, segundo o governo norte-americano.
Em resposta, o governo da Nigéria rejeitou fortemente as acusações. O presidente Bola Ahmed Tinubu afirmou que “a caracterização da Nigéria como um país religiosamente intolerante não reflete nossa realidade nacional”, destacando que a Constituição local garante a liberdade de crença e que o seu governo trabalha para proteger cidadãos de todas as fés.
Ainda segundo autoridades nigerianas, o país enfrenta graves desafios de segurança — incluindo insurgência do Boko Haram no norte, conflitos entre agricultores e pastores e violência generalizada —, mas salientam que não há um padrão sistemático de perseguição exclusiva a cristãos.
Analistas de relações internacionais alertam que a ameaça de intervenção militar coloca em risco a soberania da Nigéria e pode complicar amplamente a cooperação entre os dois países no combate a grupos extremistas que operam na região do Sahel e da África Ocidental.■

Alguém precisa avisar ele que venezuelanos também são cristãos, em sua maioria.
Latinos são “cidadãos” de terceira classe.
As acusações de Trump sobre morte de cristãos, decorrem de acusações recentes feitas pelo senador republicano dos EUA Ted Cruz e algumas celebridades americanas.
O detalhe é que estas acusações parecem ser baseadas em noticias de 10 anos atrás:
…
“Daniel Bwala, assistente do Presidente da Nigéria,(…) disse que as ameaças militares de Trump foram baseadas em “notícias antigas de mais de uma década atrás”, o que parece ser uma tática comum usada por Trump para pressionar fortemente e forçar o outro lado a sentar e negociar.
Na época, o grupo extremista nigeriano “Boko Haram” lançou uma rebelião na tentativa de impor sua dura lei Sharia, de acordo com Bwala.”
(Conforme relatos da Associated Press, Reuters e outros meios de comunicação)
…
O Boko Haram continua ativo, mas suas últimas noticias envolvem confrontos com as FA e de segurança da Nigéria, o que demonstra que o governo do país é contra a organização.
Na Nigéria e Sudão grupos terroristas islâmicos tem atacados minorias étnicas cristãs, matando milhares de cristãos, devastando e povoados inteiros, você estava numa caverna e não viu os vídeos recentes?
Postei uma informação que saiu na mídia, vc interprete como quiser.
E quanto aos vídeos, não vi nenhum recentemente, talvez porque não procurei… se puder indique alguns.
Matando milhares de cristãos? Isso mesmo?
HCosta está correto no comentário, coincidência que os países Venezuela e Nigéria que Trump ameaça intervenção serem grandes produtores de petróleo não existe.
Latinos e Africanos são carne de terceiro, óbvio que existem os pobres remediados sempre estão tentando compra sua assimilação, poder e dinheiro faz diferença, mas é circunstancial, veja o caso da família Bonzo. No caso da Venezuela e Nigéria, dividir para governar, a máxima de sempre. Trump necessita de uma nova bandeira, é um ilusionista, sua sanha em forçar uma paz na Ucrânia fracassou. Coitado do Brasil quando EUA voltar sua atenção para América do Sul, pois é já está acontecendo.
Governo Trump está planejando uma nova missão no México.
NBC News.
https://www.nbcnews.com/politics/national-security/trump-administration-planning-new-mission-mexico-cartels-current-forme-rcna241167
A diferença é que na Nigéria milhares por ano são mortos nas mãos dos muçulmanos decapitados, incinerados ou fuzilados simplesmente por serem cristãos!
São diversas chacinas por ano que matam milhares de mulheres, idosos e crianças apenas por seguirem Jesus.
Conversinha.
A disputa tribal existe secularmente.
Povos muito diferentes (quase uma dezena) foram forçados a formar um só país.
As potências coloniais (leia-se RU) favoreceram uns e marginalizaram outros.
Após a independência, elites étnicas lutaram pelo controle do Estado e…e…do petróleo.
A luta pelo poder do petróleo resultou em guerras, separatismos e um ciclo de rivalidade que marca a política nigeriana.
Conversinha é essa tua Istivi, isso que vc falou todo mundo sabe, mas os Cristão estão sendo mortos por serem cristãos mesmo, não por ouro, petroleo, e outros recursos minerais, tu era contra o ataque de Israel ao Hamas, mas na Nigéria onde já se mataram mais 200k de civis com manchas de sangue que dá para ver de satélites tu tenta amenizar a situação, dizendo que é assim, mas no caso do Hamas contra Israel queria Direitos humanos no meio, ação contra o Bibi, Istivi cadê a Coerência?
Lá é terra de preto. Quem levou à civilização branquinha foi o RU.
Brancos irlandeses e ingleses estabeleceram-se no Sul cindindo um país que nem era. O Norte foi deixado islâmico pelos ingleses porque não ofereceram nada melhor.
Tu sabes que o islã é democrático. Pra converter basta dizer sim. A alternativa é encontrar o criador dessa encrenca.
Direitos humanos…
Nem o Islã e nem Cristianismo são democráticos
Ah sim, dá para ver que o Brasil, com mais de 80% da população cristã, tem um ditadura religiosa onde católicos e protestantes fuzilam muçulmanos toda semana.
Terra de preto existem diferenças étnicas antes da colonização ou seja, nem os pretos se entendem entre si. E além disso existe o fator Islamismo, o qual não reconhece o direito à liberdade religiosa.
Lá é terra de preto,e??
Boko Haram não matam somente cristãos; eles matam um vasto leque de pessoas, incluindo muçulmanos, civis, membros de outras minorias religiosas e até mesmo trabalhadores humanitários, dependendo de seus objetivos táticos e ideológicos em diferentes regiões.
E um grupo terrorista que faz o horror até mesmo nas comunidades muçulmana.
o grupo terrorista Boko Haram mata muçulmanos, bem como cristãos e qualquer pessoa que se oponha à sua interpretação radical e violenta do islamismo.
O Boko Haram, cujo nome significa “a educação ocidental é proibida”, busca impor uma versão estrita da lei islâmica (Sharia) na Nigéria e na região do Lago Chade. Para atingir esse objetivo, eles consideram inimigos tanto os cristãos (que veem como representantes da influência ocidental) quanto os muçulmanos que não seguem sua ideologia extremista ou que cooperam com o governo secular.
As vítimas muçulmanas do grupo frequentemente incluem:
Moradores de aldeias acusados de cumplicidade com o exército nigeriano.
Aqueles que frequentam escolas seculares ou aceitam a educação ocidental.
Qualquer um que ouse desafiar seu controle ou interpretação da fé islâmica.
Os ataques do grupo têm sido indiscriminados, visando mercados, escolas, mesquitas, igrejas e prédios governamentais, resultando em dezenas de milhares de mortes e milhões de deslocados, independentemente de sua afiliação religiosa, embora os cristãos sejam alvos específicos em muitas ocasiões.
vdd, mais um motivo pra matar eles
São Piores que animais e Por isso precisam ser exterminados.
Quando palestino morre: óóóóoó TERRÍVEL!!!!!
Quando cristão morre: conversinha…..
Isso vale também para:
Quando dois ou três judeus morrem: óóóóoó TERRÍVELHolocausto!!!!!
Quando 67.000 palestinos morrem: conversinha,efeito colateral…..
Os 67 mil palestinos eram anjinhos e nenhum era do Hamas? Lamento pelos inocentes, mas se mesmo com 67 mil mortos o Hamas ainda existe, isso significa que muitos desses 67 mil mortos eram membros do Hamas.
Só na sua cabeça para defender e justificar tal matança…
67 mil membros do Hamas foram mortos em Gaza,eu acho que estou começando a acreditar nisso,assim como acredito que existam bons israelenses e judeus…
Esteves,Trump está preocupado com os Cristãos Raros…
A Nigéria é um produtor emergente de terras raras, com uma produção de cerca de 13.000 toneladas métricas em 2024 e um aumento superior a 80% em relação ao ano anterior.
O país é um dos dez maiores produtores globais e está em processo de desenvolvimento da sua indústria de mineração de terras raras, incluindo um acordo recente com a França para desenvolver minerais essenciai.
Não tem problema, a matança de cristãos é um FATO INQUESTIONÁVEL. Trump está de olho em terras raras? Excelente notícia, isso significa que vale a pena invadir para proteger os cristãos e os muçulmanos moderados, matar o Boko Haram e tomar as terras raras como justo preço a ser pago pelas vidas americanas que serão perdidas ou pela cara munição que será gasta e cujo valor sai do bolso do contribuinte americano.
Está explicado o interesse do Trump
Aiai ele acreditou kkkkkkkkkk
Mas estão fazendo genocídio contr cristãos na Venezuela?
Não permitem aos venezuelanos irem a Miami. Da na mesma.
kkkkkk
“Mas estão fazendo genocídio contr cristãos na Venezuela?”
Não, a frota ta ali perto pra fazer um genocídio de venezuelanos, apenas. Se bem que são apenas latino americanos…
Então os EUA vai jogar Napalm na Venezuela, e matar a todos e não a elite Venezuelana e seu ditador? Tu viu isso na tua bola de cristal?
Não, o amigue dele, professor de yoga, que mora com a mãe, aos 45 anos, pai de PET, que ensinou pra ele, num retiro para espantar qq preconceito…
kkkkkkkkkkkk boa. Você acabou de descrever a imagem perfeita do machinho decadente de esquerda.
Sim, ele deve ser parente da Mãe Dináh, aquela dos anos 90
Quais venezuelanos? Os que torturam, matam opositores políticos pacíficos , fazem prisões ilegais, estupram mulheres opositoras e estão podres de ricos com o tráfico enquanto o resto a população passa fome.
Taca le pau neles Trump
E na Síria morreu milhares de cristãos assassinados. O governo dos EUA tava preocupado com os cristãos sírios?
Cisão. Cisão. Dividir para conquistar. Fragmentação como política. Sem resultados econômicos positivos e necessitando de aprovação interna, Trump não dá descanso à destruição da democracia.
Tanto a ameaça de Trump à Nigéria quanto a operação policial no Rio de Janeiro que resultou em mais de cem mortes ilustram como o discurso da força pode atrair interesses externos e intervenções.
Na Nigéria, a ameaça externa pode mobilizar a atenção de outros países, organizações internacionais e instituições. Sanções ou pressões diplomáticas podem abrir espaço para mediação de potências regionais ou globais, assim como atrair aliados estratégicos que buscam influenciar a situação ou proteger seus interesses.
O discurso de força atua como um catalisador de visibilidade internacional, podendo fortalecer ou fragilizar a autoridade do governo dependendo das reações externas. É isso que os governadores brasileiros procuram? Notoriedade e apoio político do bang-bang?
No Rio de Janeiro, a demonstração de poder por meio de operações policiais de grande impacto provoca atenção da sociedade civil, da mídia e de organismos internacionais, que podem cobrar respostas, apoio ou mudanças nas estratégias…a mais evidente, melhorar a distribuição da renda nacional.
Tais ações podem atrair financiamentos, cooperação técnica ou programas de segurança, mas também intensificar críticas sobre violação da legitimidade do Estado e pior, apontar para a falta de capacidade e de efetividade das forças de Segurança Pública.
O paralelo entre os dois casos revela que, embora a natureza da força, internacional ou local, sejam diferentes, ambos geram interesse externo mostrando fragilidades nas demonstrações que o Estado íntegro e soberano, deve fazer: até aonde vai a Segurança Pública X Defesa e quais os riscos da fragilidades fronteiriças.
O uso da força cria oportunidades para alianças ou mediações e expõe o Estado a avaliações e pressões que podem consolidar ou enfraquecer seu
poder.
> A Venezuelização do Rio de Janeiro em paralelo com a desintegração das soberanias na África.
Ambos os cenários envolvem uso da força, autoridade em tensão e processos de legitimação/deslegitimação do Estado. As forças policiais do Rio de Janeiro tentaram cumprir mandados de prisão e nesse aspecto legal falharam enormemente.
No caso da Nigéria, a ameaça de Trump funciona como pressão para reforçar o Estado ou abrir brechas de intervenção como a pedida por deputados e senadores brasileiros para o Rio de Janeiro?
No Rio, a tensa visão de segurança pública e de autoridade estatal pode resvalar para fragilidade institucional, fortalecimento de poderes paralelos incluindo o extremismo ocidental religioso a la Trump, que é análogo a certos traços do que se vê em “estados falidos” ou “quase-falidos” na África dividida pelo jihadismo.
O Brasil, país do futuro, pode estar indo marcar um encontro com seu passado.
Istivi, quanta encheção de linguiça, parece que estava lendo um TCC, e comparar a ação das policias no RJ com a situação da Nigéria é sem cabimento, no Rio uma região controlado pelo tráfico teve uma ação polícial, não uma ação de extermínio de inimigos como no caso da guerra civil que está acontecendo na Nigéria…..
e mais não existe nenhuma possibilidade de uma ação policial trazer risco de intervenção externa, isso é uma fantasia sua ou do chat gpt, ações policiais acontecem o tempo todo no mundo, com mortes ou não, no caso do Rio os moradores das favelas apoiaram e muito, uma pesquisa mostrou 90 por cento de apoio, no ambito nacional 50 por cento apoiaram a ação, se somarmos que foi uma intervenção policial com apoio da população local e da nacional, não existe sombra de uma base para intervenção internacional, pois é apenas o estado exercendo seu papel, infelizmente alguns criminosos quiseram repelir a policia, e resultou na morte deles, para a alegria dos moradores da favela.
Ou seja esse enfrquecimento do poder estatal com ações como a que vimos, não faz sentido, o que vimos foi justamente o poder do monopólio da força do estado em ação para impedir áreas em que a Lei estatal não era aplicada, devia ter uma operação dessa por semana, para impedir que narcoterroristas tentem criar zonas livres do poder e da Lei do Estado.
Eu desprezei a questão racial, regional, ética e étnica.
Eu estabeleci um paralelo entre duas situações que não se encontram: a perda do domínio.
Eu pergunto a você, torcedor, porque o Estado foi tão ineficiente matando somente pouco mais de 100.
Eu mataria 100 mil. Por hora.
Tu desprezou a logica Istivi, isso sim, matar 100 mil por hora vai matar inocentes por matar, pelo amor de deus, a família do Istivi tem que tirar ele da internet que tá surtando.
Quanto a ser torcedor, eu sou Flamenguista, e vamos dominar a America do Sul, VAI FLAMENGO!!!!!
E nós desprezamos seus amigos traficantes, estupradores e assassinos que escravizam as populações das favelas com gás, internet e até moto taxi mais caros. Vida que segue. E tome bala nos monstros que você defende.
“Eu mataria 100 mil. Por hora.”
Istivi, já passou da hora de tomar o Gadernal de hoje.
E sugere o que?
Que as polícias do Rio de Janeiro coloquem a venda e não façam nada?
Num país aonde as forças armadas aos poucos vão transformando-se em enfeite – até quando? – aonde o poder federal, em todas as suas vertentes é, para dizer o mínimo, omisso com relação a este cenário de guerra irregular o senhor me vem com esse discurso?
Lembra bem o discurso do senador que protocolou a tal ADPF no supremo em 2020 e que piorou o quadro já tão grave.
Se for chorar ,manda áudio. Ou então vá ver os vídeos que os próprios amiguinhos traficantes fazem quando torturam e matam favelados desarmados. Parece que seus amiguinhos tomaram uma surra e você e os esquerdopatas ficaram bem incomodados com os eleitores a menos que vocês precisam.
Comemoraram a morte do Charlie Kirk e agora choram a morte de seus heróis que queimam moradores dentro de pneus e destroem vidas com drogas. Com a esquerda não deve ter diálogo, deve ter reação igual e contrária.
Esse povo que foi contra a operação (que segundo pesquisas e um mínima parte da população) ou e marginal ou parente de marginal, ou no fundo estão preocupados com o aumento da cotação do produto vendido pelos vagabundos.
Juntou por aqui a flora e a fauna do Rio, baixa de qualidade de argumento Record. Fazer o que? Faz parte do 30%. No mínimo temos acesso a opinião sincerona em primeira mão.
Sei….
Só falta emitir uma ordem executiva com a expressão “Deus Vult”!
Cada vez mais megalomaníaco e tresloucado … Todo dia precisa de uma auto afirmação de poder e relevância como um adolescente em puberdade às portas da vida adulta … Nesse caso, paradoxalmente, um adolescente geriátrico … às portas da finitude … o que certamente lhe incomoda.
E que essas portas da finitude estejam bem próximas e abertas, Ozawa.
Que seja ! O Cristianismo é o único fator civilizador da História da Humanidade, malgrado os erros históricos que seus adeptos cometeram, toda a Civilização Ocidental foi sustentada pela Igreja quando os bárbaros invadiram o Império Romano decaído e queimavam mosteiros com suas bilbiotecas onde alguma literatura era preservada;
Deus Vult.
Dizem que Trump está reescrevendo a Bíblia. E que os passos seguintes incluem a mudança do Vaticano para Miami.
Vai alagar junto com o afundamento no mar da cidade. Mixto de Veneza com Vaticano, cheio dos trans que polulam as praias de Palm Beach…. Vai ser bom para o sacerdócio fazer um social de pés descalços na areia do mar….. Mixigenação.
Então, sr laranja esqueceu de tomar tadalafila. cada dia mais insano.
A Melania deve estar escondendo bem, ou trocando por farinha de mandioca.
Ninguém se importar com a Nigéria, pode matar cristão e outra minorias, mas matar um membro do Hamas, gera uma comação enorme, não pq se importam com os palestinos, mas pq veem Israel como imperialistas, fica bonito pra narrativa criticar Israel, ninguém chora por uigures, afinal o PCC através de empresas ia boicatar as empresas de mídia do ocidente, além de influencers, politicos também preferem esquecer isso e continuar negociando em paz com a China,
Cristão nunca foi minoria. Salvo, quando foram xeretar em Jerusalém.
será mesmo Istivi, o país de maioria de muçulmana com uma minoria cristã esquecida pelo governo, não é minoria? os Uigures não são Minoria no Contexto Chinês? Agracie nos com seu conhecimento e nos dê o conceito de minoria
Cristãos: ~1/3 da humanidade
Muçulmanos: ~1/4
Hindus + Budistas: ~1/5
Sem religião / outras crenças: ~1/5
1/3 é maior que 1/4 e maior que 1/5.
Bela Logica Istivi, então os EUA não tem uma minoria Negra, pois a maior parte da População é negra no Continente Africano.
Deixe de lorota de citar informações genéricas rapaz. Mostre os dados da Nigéria.
Ele esqueceu de tomar o Gardenal de hoje só pode.
Na Nigéria eles são
Boko Haram seria interessante uma matéria desse grupo terrorista, e sua atuação dentro da Nigéria e países da região, para acabar com esse sensacionalismo, de muitos , que e a Nigéria que mata cristão.
Por que Deus Trump, que fazer uma intervenção, aí tem seus adorares da colheita maldita apoiando.
Boko Haram significa educação ocidental é pecado.
Pecado é um desequilibrado como você ainda poder comentar numa mídia séria como essa.
vamos ver se abre as portas dos EUA a refugiados Nigerianos como abriu para o “enorme” genocídio da população branca da África do Sul…
E o que a Venezuela e a Nigéria tem em comum? Certamente que estas ameaças são justificadas e não estão relacionadas com as grandes reservas de gás e petróleo nestes países.
E como não há mais conflitos a ocorrer neste nosso mundo, só resta a Trump ameaçar estes países para ganhar o nobel da paz…
Abrir as portas para que? Tem é que abrir as portas do inferno para o Boko Haram, para que a Nigéria fique livre desse câncer e o povo viva em paz.
acha que Trump está preocupado com os Nigerianos? nem deve saber onde fica e deve ficar surpreso por falarem tão bem inglês…
O Boko Haram atua em muitos países e não vejo nada a ser feito, até pelo contrário, fazem cada vez menos, especialmente com o desmantelamento da USAID.
NUNCA se preocuparam com a África,agora vem com essa de estarem preocupados e consternados e agora querem proteger os Cristãos nigerianos raros…
Onde estavam eles quando houve o genocídio em Ruanda,entre Tutsi e Hutus?!
Eles só entram na jogada se houver algo de vantajoso para eles! Essa é a verdade…
A inação da comunidade internacional diante do conflito gerou grande constrangimento e profundos debates acerca da seletividade nas questões de intervenção humanitária.
A falta de ação dos Estados Unidos permitiu a continuação dos massacres dos tutsis pelos hutus, a inação ocorreu porque Ruanda era um país cujo interesse estratégico e econômico era praticamente inexistente
Os EUA sabiam do genocídio em Ruanda desde o início!
Documentos norte-americanos que foram liberados ao público mostram que autoridades do país sabiam desde o princípio quem estava por trás do genocídio em Ruanda, ocorrido em 1994, e evitaram usar essa palavra para descrevê-lo porque o país seria obrigado a intervir.
centenas de milhares de ruandeses foram assassinados no genocídio mais rápido já registrado. Os assassinos usaram ferramentas simples – facões, porretes e outros objetos contundentes – ou encurralaram as pessoas em prédios e as incendiaram com querosene. A maioria das vítimas era da etnia tutsi, uma minoria étnica; a maioria dos assassinos pertencia à etnia hutu, que era majoritária.
Durante esse período, funcionários da embaixada dos EUA em Kampala sabiam que armas estavam cruzando a fronteira, e a CIA sabia que o crescente poderio militar dos rebeldes estava intensificando as tensões étnicas em Ruanda a tal ponto que centenas de milhares de ruandeses poderiam morrer em meio à violência étnica generalizada. No entanto, Washington não apenas ignorou a ajuda de Uganda aos rebeldes ruandeses, como também aumentou a ajuda militar e para o desenvolvimento a Museveni e, posteriormente, o aclamou como um pacificador quando o genocídio já estava em curso.
Certamente se houver novamente um massacre em Ruanda, eles irão intervir,afinal,hoje em dia o cenário é diferente…
Minerais críticos, paz frágil: o acordo entre a RDC e o Ruanda e o custo de ignorar as causas profundas.
Na sexta-feira, 27 de junho(2025), em Washington, D.C., os ministros das Relações Exteriores da República Democrática do Congo (RDC) e de Ruanda assinarão o Acordo sobre Minerais Críticos para Segurança e Paz , um pacto mediado pelos Estados Unidos com o objetivo de reduzir as tensões em uma região afetada pela violência e pela exploração de recursos naturais.
Este acordo histórico, que busca estabilizar o leste da RDC, é fruto de meses de diplomacia discreta liderada por Massad Boulos , conselheiro especial dos EUA para a África.
Seu objetivo é facilitar a cooperação na extração e no comércio de minerais de terras raras em troca de segurança, para contrabalançar a dominância da China nesse setor.
Ler mais:
https://www.csis.org/analysis/critical-minerals-fragile-peace-drc-rwanda-deal-and-cost-ignoring-root-causes
Nigéria no caso tá tendo pressão para fazer mais, pela segurança dos cristãos, e não sendo acusada de ativamente matar cristãos
A Nigéria entrou na mira, por causa do petróleo, terras raras, e da aproximação com a China. O Trump é divertido porque ele não tem vergonha, nem pudor, de mostrar a verdadeira face dos norteamericanos. Encontram uma fraqueza, ou rabo preso, para justificar uma ameaça ou ação. Não por acaso, o Brasil assinou acordos importantes com a Nigéria, na área de energia e tecnologia.
Toda a área de influência brasileira, que a nossa Marinha, diplomatas, e especialistas em geopolítica, costumam mostrar em mapas elaborados, não é nossa, e nunca será…é deles. O Atlantico Sul é deles, e nós, políticos e empresários, e nossas forças armadas, aceitam isso, felizes e contentes, porque “não há o que fazer”. O que diabos precisamos “cuidar” então? E como? Se o nosso maior “aliado” é o valentão do bairro?
De onde tu tirou que foi por causa do petróleo e terras raras? Tem alguma diálogo interceptado aí? Algum whistleblower? Ou é de novo mais narrativa esquerdista?
É que tua resposta é tão ignorante, que eu perco a motivação pra responder. Tranquilo, brow, seguimos a vida.
Ignorante é vc que não sabe que o ônus da prova cabe a quem fez a acusação. De onde tirou que a causa é petróleo e terras raras? Responde aí sabichão. Prova. Não adianta jogar pra mim o ônus, nem dizer que sou “ignorante”, ou que “todo mundo sabe” que vc não tá conversando com seus maconheiros do seu condomínio.
O seu discurso mofado existe há décadas.
Ora, mas por que os Trump deveria esconder os interesses de seu país? Os inimigos de Trump escondem as intenções deles? Não são os inimigos do Trump que dentro do próprio país atiram em pessoas dentro de universidades e tentaram matar o Trump três vezes, exatamente com o Boko Haram faz com outras pessoas? Para que ser civilizado com esquerdissta e muçulmanos radicais se ambos vivem disseminando ódio e violência?
Que ótimo, então o petróleo e as terras raras são os objetivos de Trump, de acordo com você. EXCELENTE! De quebra os critãos e outras minorias serão protegidos e os cães nojentos do Boko Haram serão eliminados.
Petróleo e terras raras são uma troca justa por vidas cristãs e muçulmanas moderadas.
Por falar nisso, o advogado do Trump, Martin de Lucca, lawyer e muito próximo do laranjinha, diga-se, não deixa uma manifestação bizarra dos atuais opressores do povo brasileiro sem resposta lá no X.
Conhece e sabe o que se passa aqui melhor que muitos brasileiros.
O que naturalmente leva a óbvia conclusão de que trump e todo o séquito de defesa e inteligência em washington sabem mais ainda .
Em tempo toda a solidariedade ao povo nigeriano, sejam cristãos ou muçulmanos.
A desgraça do continente africano sempre será de nossa parte, os brasileiros, a maior nação negra fora da África, objeto de reflexão sobre nós mesmos.
No entanto, em momento dramático do atual quadro político brasileiro, aonde os vilões tentam , mais uma vez, engessar as forças policiais do Rio de Janeiro, pouco se importando com o massivo apoio popular a ação dessa semana os portais de defesa na Internet continuam em modo silêncio.
O povo que sofre nas maos das ORCRIM apoia.
As lideranças partidárias financiadas por elas, não.
Será que é pelos cristãos… ou pela influência chinesa no continente?
Não são os chineses que estão matando aquela gente. Estão morrendo por Jesus.
Pai do céu.
Focando unicamente na defesa, escrevo que essa ameaça do Trump sobre a Nigéria, ocorre pela brecha do pouco investimento que esse país faz no seu setor de segurança nacional.
Assim como nos gastamos mal , eles gastam muito pouco. A cifra gira em torno de 0,5 a 1,0% do seu PIB, mesmo com separatistas no sul e extremista no norte.
não precisa dá uma de louco como marroquinos e argelino e jogar de 8 a 10% da riqueza nacional só na defesa, mas 0,5% (meio porcento). ?
Tá pedindo para alguém resolver seus problemas, o mesmo vale para a América Latina, que gasta mais porém, muito mal, ouviu Brasil.
As vezes penso no perigo de se ter um imbecil no controle de um poderio militar e com 5.177 ogivas nucleares sob sua “responsabilidade” e que se acha líder do mundo livre…
Depois de sentar o sarrafo na Venezuela, o Orange donkey resolveu mudar sua estratégia( como se fosse um estrategista…),pois de acordo com as informações de inteligência, é muito mais provável que a cocaína seja traficada da Colômbia ou do México, e não da Venezuela.
Fontes indicam que futuras operações devem se concentrar nessa área devido à ligação mais forte com os mercados americanos.
Agora Colômbia e méxico irão rodar…
E não satisfeito,vem agora com essa historinha de proteger os pobres negros cristãos da Nigéria.
tal atitude é típico de quem parece estar sem rumo,de alguém que está perdido e tenta se esconder atrás de cortinas de fumaça para tirar o foco de cima de suas cagadas presidenciais internas.
A última laureada com o prêmio Nobel da Paz discorda e pede com todas as letras que o Orange aumente a violência no seu país. Para substituir o atual presidente, e acabar com um passe de mágica com a miséria, as desigualdades, a pobreza e as injustiças na Venezuela….. E viveram felizes todos para sempre…..
Em uma publicação na plataforma Truth Social, Trump afirmou que suspenderá imediatamente toda a ajuda americana à Nigéria se o governo local “continuar permitindo o assassinato de cristãos”.
O republicano chegou a dizer que os Estados Unidos podem “invadir aquele país com armas em punho” para eliminar grupos extremistas responsáveis por “atrocidades horríveis”.
Mais um país africano que possivelmente poderá ser adotado pelo Tio jinping…
A Nigéria é um produtor emergente de terras raras, com uma produção de cerca de 13.000 toneladas métricas em 2024 e um aumento superior a 80\% em relação ao ano anterior.
O país é um dos dez maiores produtores globais e está em processo de desenvolvimento da sua indústria de mineração de terras raras, incluindo um acordo recente com a França para desenvolver minerais essenciai.
Certamente esse deve ser o motivo do safado ter ficado tão consternado com deplorável ocorrido…
Como se ele gostasse de negros.
“Se atacarmos, será rápido, brutal e certeiro, assim como os terroristas atacam nossos queridos cristãos”, escreveu Trump.
A sanha por sangue dos inimigos, no caso cristãos, é manifestado pelos mesmos que defendem perseguição e injustiça em nome da democracia, de revolução violenta em favor de algum grupo moralmente superior
A indiferença debochada e cúmplice projetada sobre nigerianos cristãos se trata, na verdade, no cristão vizinho, daquele que tecla posições divergentes das suas, daqueles que tem nome e rosto e são, por enquanto, tolerados.
A disposição ao mal dessa gente é latente só aguardando o comando.
Trump quer uma guerra para chamar de sua. De preferência que tenha boas chances de ganhar e não se meter em um conflito interminável e cheio de cadáveres americanos chegando em aviões C-130J
Piada! Trumpalhão I vai empregar tropas, dinheiro e armamentos para salvar a vida de africanos? Quem conhece o MAGA e sabe de seu cerne eminentemente racista sabe que isso não se sustenta! Peraí…. a Nigéria é rica em petróleo…hummmmmmmmm
Ele quer é o petróleo e terras raras nigerianas.
E está procurando um pretexto para ocupar o pais.
Papo furado, não vai fazer é nada.
Terceira guerra mundial nos comentário skksks
Ngm está a salvo nem brasiland
E quem for contra, é anticristão.