Promotoria investiga ‘safaris humanos’ na guerra da Bósnia — turistas teriam pago para matar civis em Sarajevo

84
Um soldado bósnio carregando uma criança, seguido por uma mulher também com uma criança no colo, atravessa uma rua correndo para escapar de tiros de franco-atiradores em Sarajevo, 29 de junho de 1995.

Um soldado bósnio carregando uma criança, seguido por uma mulher também com uma criança no colo, atravessa uma rua correndo para escapar de tiros de franco-atiradores em Sarajevo, 29 de junho de 1995.

Milão — O Ministério Público de Milão abriu uma investigação sobre um dos episódios mais macabros e controversos ligados à guerra da Bósnia (1992–1996): a suposta participação de cidadãos italianos em “safáris humanos” durante o cerco de Sarajevo, quando turistas teriam pago somas elevadas para atirar em civis indefesos, como se participassem de um jogo de caça.

A denúncia, revelada por veículos italianos nesta semana, aponta para crimes de homicídio doloso agravado por crueldade e motivos torpes. Segundo o documento de 17 páginas, elaborado pelo escritor e jornalista Ezio Gavazzeni — com apoio do ex-magistrado Guido Salvini e da ex-prefeita de Sarajevo, Benjamina Karic —, grupos de italianos ligados a círculos de extrema direita e aficionados por armas viajavam aos fins de semana à capital bósnia sitiada, pagando entre €80 mil e €100 mil para atuar como franco-atiradores. Disparar contra crianças, segundo o relato, custaria ainda mais.

Os supostos “turistas de guerra” teriam voado de Trieste a Belgrado pela companhia aérea sérvia Aviogenex, e, de lá, eram levados até as colinas ao redor de Sarajevo — as mesmas de onde milícias sérvio-bósnias atiravam contra a população civil entre 1992 e 1996, na chamada “Sniper Alley”, uma das áreas mais mortais do conflito. Estima-se que mais de 11 mil civis tenham sido mortos durante o cerco, muitos deles atingidos ao tentar atravessar ruas abertas sob mira de atiradores.

De rumor a investigação formal

O caso voltou à tona após o lançamento do documentário Sarajevo Safari (2023), do esloveno Miran Zupanic, que reuniu testemunhos sobre estrangeiros ricos que teriam pago para participar de caçadas humanas na cidade sitiada. Até então, essas histórias eram tratadas como boatos difíceis de comprovar.

A Procuradoria da Bósnia chegou a arquivar um inquérito preliminar por falta de provas e pela dificuldade de investigação em um país ainda dividido politicamente. Na Sérvia, o tema foi classificado como “lenda urbana”. Por isso, Gavazzeni levou o caso à Justiça italiana. “Estamos falando de homens ricos, empresários, pessoas respeitáveis, que pagaram para matar civis desarmados e depois voltavam à sua vida cotidiana como se nada tivesse acontecido”, afirmou o autor ao La Repubblica.

Testemunhas e indícios

O promotor Alessandro Gobbis, responsável pelo caso em Milão, já teria identificado uma lista de possíveis testemunhas, incluindo agentes de inteligência e sobreviventes do cerco. Segundo Gavazzeni, cerca de 100 italianos poderiam estar envolvidos.

Entre os depoimentos, destaca-se o de um agente de inteligência bósnio identificado apenas pelas iniciais E.S., que afirmou ter alertado as autoridades italianas sobre a presença de pelo menos cinco cidadãos italianos nas colinas de Sarajevo em 1993. Ele sustenta que existem arquivos secretos na Itália contendo informações sobre essas atividades. Outro depoente, ex-oficial da inteligência eslovena, relatou a presença de “atiradores turistas” diferenciados dos soldados sérvios por seus uniformes e armamento.

O cônsul da Bósnia em Milão, Dag Dumrukcic, garantiu a cooperação total de seu governo. “Queremos descobrir a verdade sobre esse episódio cruel e acertar as contas com o passado”, declarou à imprensa.

Um passado sombrio revisitado

Durante o conflito da Bósnia, Sarajevo foi submetida a um dos cercos mais longos e brutais da era moderna. De 1992 a 1996, civis foram alvos deliberados de bombardeios e franco-atiradores das forças sérvio-bósnias comandadas por Radovan Karadzic.

Imagens históricas mostram, inclusive, o escritor russo Eduard Limonov visitando as colinas com Karadzic e disparando metralhadora contra a cidade — episódio que, à época, causou indignação internacional.

A nova investigação italiana busca agora determinar se, entre os que testemunharam ou participaram dessas atrocidades, estavam também cidadãos europeus que pagaram para matar, transformando a tragédia de Sarajevo em um macabro “turismo da morte”.

Caso confirmado, o processo poderá se tornar um dos mais perturbadores exemplos de degradação moral e banalização da violência na história recente da Europa.■

FONTE: El País


Inscrever-se
Notificar de
guest

84 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gustavão
Gustavão
1 mês atrás

EDITADO

Bachini
Bachini
Responder para  Gustavão
1 mês atrás

EDITADO

naval762
naval762
Responder para  Gustavão
1 mês atrás

E o que uma coisa tem a ver com a outra? O que o Brasil e a Venezuela têm a ver com a Bósnia dos anos 90?

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
1 mês atrás

A humanidade não cansa de me surpreender, e sempre para a pior.

sub urbano
sub urbano
1 mês atrás

EDITADO

naval762
naval762
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

EDITADO:
PESSOAL, VAMOS FOCAR NO TEMA DA MATÉRIA.

Hélio
Hélio
1 mês atrás

Mais uma história sem pé nem cabeça de europeus para perseguir oposicionistas.

Nativo
Nativo
Responder para  Hélio
1 mês atrás

Por que??

RDX
RDX
Responder para  Nativo
1 mês atrás

“O promotor Alessandro Gobbis, responsável pelo caso em Milão, já teria identificado uma lista de possíveis testemunhas, incluindo agentes de inteligência e sobreviventes do cerco. Segundo Gavazzeni, cerca de 100 italianos poderiam estar envolvidos.
Entre os depoimentos, destaca-se o de um agente de inteligência bósnio identificado apenas pelas iniciais E.S., que afirmou ter alertado as autoridades italianas sobre a presença de pelo menos cinco cidadãos italianos nas colinas de Sarajevo em 1993. Ele sustenta que existem arquivos secretos na Itália contendo informações sobre essas atividades. Outro depoente, ex-oficial da inteligência eslovena, relatou a presença de “atiradores turistas” diferenciados dos soldados sérvios por seus uniformes e armamento.”

Esses são os indícios?
Desde quando “arquivo secreto” tem valor em investigações criminais?
A suposta fonte cita a presença de 5 cidadãos italianos. De onde o promotor tirou os 100 italianos?
Outra fonte cita “atiradores turistas” com uniformes e armamento diferenciados. Não entendi. Esse pessoal em qualquer lugar do mundo é classificado como mercenário ou paramilitar. De onde tiraram que todos eram italianos?
Só papo furado.

Skyhawk
Skyhawk
Responder para  RDX
1 mês atrás

Tem tantas narrativas, meias verdades, algumas verdades em meio a várias mentiras, criação de notícias falsas, para levar a população contra um adversário/país/pessoa, não dá para acreditar mais em nada. E com a criação de notícias e vídeos pela IA ficou pior. O senso crítico das pessoas foi pro espaço. Conheço pessoas que juram que o holocausto não ocorreu, mesmo você mostrando as filmagens e documentos que não foram destruídos, dizem que as atrocidades e filmagens dos próprios terroristas do Hamas no ataque a Israel foram montagem e criadas pelos israelenses.

Quem controlar a narrativa/informações/mídia terá a maior arma que o mundo já viu.

Pra vocês terem uma noção, é só vocês verem o pessoal que não acredita nas mudanças climáticas, fatos documentados com fotos e vídeos como holocausto. Se uma agência espacial disser que um asteroide está em rota de colisão com a Terra e será uma extinção em massa, muitos não acreditarão até o impacto. Ou aquelas pessoas cegas, que fazem barbaridades por religião, acreditam em políticos, fazem o que pedirem mesmo sendo uma coisa errada/absurda, mesmo assim o fazem. E quando você é da esquerda, você acreditará tudo que é favorável à sua ideologia e falará que é mentira quando for desfavorável e na direita a mesma coisa. Quando eu mostro os erros da esquerda para o pessoal de esquerda já sou taxado de bolsonarista/fascista e quando eu mostro os erros dos governos de direita, a outra bolha já grita: é comunista/socialista.

Ficou impossível você debater com argumentos sérios porque política no Brasil já virou um Fla x Flu.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  RDX
1 mês atrás

Eu ouvi essa história na BBC ontem e até os jornalistas ingleses disseram que tudo é baseado no documento escrito por esse jornalista que é baseado principalmente no relato explosivo de apenas um ex oficial de Inteligência bosnio que relatava um esquema bizarro onde esses italianos seriam capazes de atravessar inumeros checks nas fronteiras se disfarçando de apoio humanitário. Parece muito Hollywood. Os jornalistas tiveram cautela quando descreveram as alegações.
O min publico italiano deve ter decidido investigar esse assunto de vez uma vez que esse jornalista lançou esse documento pra descobrir se é verdade ou lorofa.

Santamariense
Santamariense
Responder para  RDX
1 mês atrás

Explica um pouquinho melhor. Tu não acreditas que tinham italianos participando desse dito “safari humano” ou tu não acreditas nas mortes (centenas e centenas) causadas por franco-atiradores?

Hélio
Hélio
Responder para  Nativo
1 mês atrás

Você realmente acredita nessa história manjada de filme de Hollywood? A Sérvia está em processo de negociação de entrada na UE com forte oposição interna. Inventam essa lorota justamente para perseguir aqueles que se opõem à UE e isso acontece em TODOS os países europeus, sejam aqueles que negociam adesão ou aqueles que já são membros da UE. Sempre inventam narrativas fantasiosas para perseguir opositores, e quando não dá cero, começam a surgir protestos do nada nesses países.

RDX
RDX
1 mês atrás

História mal contada.

Nativo
Nativo
Responder para  RDX
1 mês atrás

Por que?

Nilo
Nilo
Responder para  Nativo
1 mês atrás

Pois é, porque é uma história mal contada?, e porque a indignação de alguns aqui com a coragem do editor de publicar?, será porque esta uma palavra mágica no artigo “extrema direita”.
Não foi aqui que teve um que disse que poderia morrer 30.000 para começar ( e basta apenas ser opositor politico). https://youtu.be/ElBQbueU0tQ?si=j2M9CJPUXOi5XvIX

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
1 mês atrás

Existe um filme francês de 2019 chamado “Simpatia Pelo Diabo” (Sympathie Pour Le Diable), baseado nas memórias de um jornalista francês chamado Paul Marchand (o qual foi gravemente ferido na chamada “sniper alley”) que mostra o Cerco de Sarajevo e a inação das forças de paz europeias em evitar os massacres e crimes de guerra contra a população bosnia.

Hélio
Hélio
Responder para  Dagor Dagorath
1 mês atrás

Mas já existe comprovação que tais narrativas eram mentira.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Hélio
1 mês atrás

O bloqueio e sabotagem da Rússia no conselho de Segurança e apoio direto às forças Sérvias é apenas um pormenor…
Tal como o pacto Molotov-Ribbentrop, etc.

É sempre a questão da amnésia seletiva, normal na propaganda.

Hélio
Hélio
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Diversos operadores da otan admitiram falsas, além do próprio julgamento em haia tem demonstrado isso. Crimes de guerra cometeram os europeus, mas como sempre, não se trata do que é feito, mas sim de quem faz.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Hélio
1 mês atrás

está a colocar ao mesmo nível atos de genocídio com as falhas da OTAN?

A maior crítica à OTAN é o tempo que demorou a intervir nas várias guerras. E demonstrou que é diferente da Rússia e da Sérvia.
Se fosse igual os genocídios continuavam mas seriam os Sérvios as vítimas em maior número.

Mas não foi isso que aconteceu. Os genocídios pararam de ambos os lados.
E com o mesmo cenário a repetir-se no Kosovo.

Mas certamente que o lado, apoiado por Moscovo, tem toda a legitimidade para cometer genocídios, porque não importa o que é feito mas quem o faz…

Hélio
Hélio
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

A Otan por si só é uma organização genocida.
Você apresenta a OTAN como uma força moralmente superior que “interrompe genocídios”, mas isso ignora um histórico muito concreto de ações da própria OTAN que produziram efeitos devastadores sobre populações inteiras — efeitos que, embora não recebam o rótulo jurídico de “genocídio” por razões políticas óbvias, são tratados por organizações independentes como crimes de guerra sistemáticos com impacto destrutivo equivalente. Basta olhar para o Kosovo e a Sérvia em 1999: a OTAN bombardeou estações de água, hospitais, comboios de refugiados e até a emissora de TV RTS, matando civis deliberadamente — a Human Rights Watch classificou esse último ataque como crime de guerra. Em paralelo, espalhou munições de urânio empobrecido que aumentaram dramaticamente casos de câncer na região, algo que ninguém chamaria de “intervenção humanitária”. No Afeganistão, durante duas décadas, a OTAN bombardeou casamentos, funerais, aldeias inteiras e até um hospital da Médicos Sem Fronteiras em Kunduz, queimando pacientes e médicos vivos — novamente, crime de guerra segundo a própria MSF. Na Líbia, a OTAN destruiu a infraestrutura civil e derrubou o governo sob o pretexto de proteger civis; o resultado foi o colapso completo do Estado, guerra civil permanente e até o retorno da escravidão de africanos em mercados públicos. E no Iraque — embora não sob a bandeira formal da OTAN, mas com a participação direta de seus membros — a invasão baseada em informações falsas matou centenas de milhares de civis e envenenou cidades inteiras com urânio empobrecido, causando índices de malformações comparáveis aos de Hiroshima. Dizer que “a OTAN demonstrou ser diferente” é simplesmente escolher ignorar estes fatos. A diferença entre as violações que você condena e as que você absolve não está no que foi feito, mas em quem fez — e isso não é um argumento moral, é só alinhamento geopolítico travestido de superioridade ética.

Brunow
Responder para  Hélio
1 mês atrás

Cara vc merece ser aplaudido de pé..
A suposta moral do ocidente dura até a história ser esfregada na face de seus apoiadores hipócritas !

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
Responder para  Brunow
1 mês atrás

Nunca falta claque para o pessoal do DCE.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Hélio
1 mês atrás

se o senhor está tão bem informado coloque os números das vítimas das guerras do Afeganistão (União Soviética vs EUA/OTAN, guerras dos Balcãs vs as intervenções da OTAN, etc.), isto se tiver alguma vergonha…

Chega a ser ridículo comparar o que aconteceu em Sarajevo com o ataque a uma estação de TV…

E quando tem de escrever muito, com “argumentos” descontextualizados e sem fazer nenhuma referência ao outro lado é porque os seus argumentos não são grande coisa…

Santamariense
Santamariense
Responder para  Hélio
1 mês atrás

Quais narrativas eram mentira???

Hélio
Hélio
Responder para  Santamariense
1 mês atrás

A OTAN justificou a intervenção dizendo que havia um genocídio em curso com 100 mil albaneses kosovares mortos. Após a guerra, missões forenses internacionais encontraram cerca de 2.000 a 3.000 corpos no Kosovo inteiro — incluindo sérvios, albaneses e outros grupos, mortos por vários lados. O próprio Tribunal da Haia (TPII) nunca classificou o Kosovo como genocídio.

A OTAN apresentou um suposto plano sérvio chamado Hufeisenplan (“Plano Ferradura”), alegadamente descoberto pelo serviço secreto alemão, prevendo “limpeza étnica sistemática”.
Depois descobriu-se que:
Nenhum documento do plano existia nos arquivos iugoslavos, nem de inteligência ocidental.
Oficiais alemães admitiram que o plano era uma construção política criada por Berlim para justificar a guerra no Bundestag.

Nunca houve genocidio em Kosovo, o que existiu foi o interesse de empresas europeias em abrir mercados nos Bálcãs e do Bill Clinton em criar uma guerra para desviar a atenção dos seus escândalos sexuais.

JHF
JHF
Responder para  Hélio
1 mês atrás

“Wag the dog”, 1997, no Brasil, “Mera coincidência”.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Hélio
1 mês atrás

sim, esse grande mercado internacional que é o Kosovo…
E o escândalo Bill Clinton terminou em 1998 e a intervenção foi em 1999
e nada melhor para os democratas ganharem as próximas eleições em 2000 do que começar uma guerra…

chega a ser ridículo…

Santamariense
Santamariense
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Pois é…esses caras são absurdamente risíveis. Criam teorias que só eles acreditam.

Hélio
Hélio
Responder para  Santamariense
1 mês atrás

O julgamento do TPI é teoria? Mas na sua cabeça “Safari humano” que é verdade?

Santamariense
Santamariense
Responder para  Hélio
1 mês atrás

O que o TPI disse e fez sobre Radovan Karadžić, líder sérvio???
E eu não estou afirmando que houve, ou não houve, esse “safari humano”. Que se investigue e se puma, caso comprove-se. Por outro lado, tu e tantos outros aqui já decidiram (na cabeça de vocês), que não houve…e pronto. Ora, por favor.

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
Responder para  Santamariense
1 mês atrás

Eu penso que se essas pessoas, vivendo a mais de 10.000km do ocorrido, tem provas robustas e irrefutáveis que venham a escusar os sérvios das atrocidades acontecidas nos Bálcãs, que eles então apresentem elas ao TPI e aos Tribunais europeus, e não ficar repetindo que é tudo mentira da Europa nos comentários de um blog brasileiro.

Mas é aquela situação, vivemos a era da pós-verdade e das escusas.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Dagor Dagorath
1 mês atrás

Exato. Bem isso.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Hélio
1 mês atrás

Os vídeos, centenas deles, mostrando pessoas mortas por franco-atiradores, são mentira? As justificativas de vocês, com teorias da conspiração estapafúrdias, como as que tu colocou acima, são risíveis.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Santamariense
1 mês atrás

risível era se tivesse piada.
Eu diria triste e indicador de que a ignorância é algo que se aprende…

Santamariense
Santamariense
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Concordo. Acho que peguei leve com o cidadão ali.

lucena
1 mês atrás

Vendo tal reportagem e lendo os argumentos de alguns que essa historia é sem pé e cabeça …infelizmente encontramos algumas história de barbaridade em pleno século XXI..como essa noticia … por exemplo …a mais recente… encontraram um sem cabeça.
.
Ainda …pasmem…tem gente que acredita que o índio não é um ser humano…tratam este sem a devida dignidade que todo índio deve ter…é um filho de Deus digno de ser tratado com consideração.,. E se este índio morar na periferia…coitado ..vai ser caçado e massacrado e colocado o corpo dele em praça pública com um troféu macabro…como aconteceu recentemente.
.
Infelizmente …como se já não bastasse em deturpar o conceito de patriotismo…democracia …também deturpam …deturpam o conceito de cristianismo….basta verem os últimos fatos na Palestina….um verdadeiro safari humano.

Skyhawk
Skyhawk
Responder para  lucena
1 mês atrás

Os povos nativos de hoje não querem mais viver como os povos nativos de 1500, como a esquerda quer. Eles querem tecnologia, querem se desenvolver. Tem uma tribo do Mato Grosso que cultiva soja e outros tipos de grãos com maquinário de última geração e estava indo bem, se desenvolvendo, se sustentando com o próprio trabalho, levando prosperidade para sua tribo até um órgão do governo brecar porque eles estavam prosperando como não índios. Daqui a pouco existirão robôs que farão a limpeza das casas, farão o serviço duro para as pessoas, mas os índios ficarão de fora porque na cabeça de certas pessoas eles têm que viver sem evoluir, sem tecnologia.

J L
J L
Responder para  Skyhawk
1 mês atrás

Isso que você relatou, aconteceu igualzinho sem tirar nem por lá em Roraima. Antes da demarcação da famigerada reserva Raposa Serra do Sol, havia lá terras altamente produtivas e havia a produção de arroz, aí veio o governo do Nine, e expulsou os fazendeiros gente que já estava lá a 3 gerações, e proibiu os poucos nativos que realmente eram da região(a grande maioria é nômade e hora está no Brasil e hora está na Venezuela) de cultivarem arroz dizendo que por serem indígenas só poderiam cultivar milho, mandioca enfim alimentos que Índios da época que Cabral quando aqui chegou em 1500 consumiam. Isso só para manter na vitrine que aqui ainda existem povos originais de mais de 500 anos atrás, para os europeus poderem visitar como se estivessem visitando um museu. Logo eles que provocaram e extinção de vários povos nativos ao redor do mundo.

Skyhawk
Skyhawk
Responder para  Skyhawk
1 mês atrás

Tudo evolui no universo, não é porque o índio vivesse daquela forma em 1500, ele estará fadado a viver igual para sempre daquela forma. O índio tem o direito de ter acesso à tecnologia, conhecimento que melhore a qualidade de vida e ser livre para produzir e prosperar em suas terras.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  lucena
1 mês atrás

Uma curiosidade:
O prefixo “In” pode indicar negação. Como em “indigno” = sem dignidade. Já “Dio” = Deus.
“Índio” era o “Sem Deus”. E por isso passível de colonização.

Pelo visto os conceitos deturpados continuam prementes.

lucena
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Sr.Bishop
.
Também tem uma versão na história universal….que acho bem plausível … é que esse termo “Índio” para os aborígenes … é que os desbravadores ao chegar em terras novas ( continente americano )…eles acreditavam que estavam na Índia.
.
Os desbravadores daquela época ….eles queriam encontrar uma nova rota marítima para Índia …na tentativa da busca ….encontraram novas terras( continente Americano) … mas na visão deles ..naquele momento ali ….para eles era a índia e acreditavam que aquela população com as características semelhante ao indianos …eles passaram a chamar, até hoje, os aborígenes de índios.

lucena
Responder para  lucena
1 mês atrás

uma resalva :
.
índio e Indiano … são nomes parecidos mas significados geográfico e social demográfico distinto.

Hélio
Hélio
Responder para  lucena
1 mês atrás

Falou, falou e não falou nada.

Antunes 1980
Antunes 1980
1 mês atrás

Neste mundo caótico, sinceramente, já não duvido de mais nada.
Mas algo que chama muita atenção — mesmo que em segundo plano, é a palavra mágica usada pela imprensa tradicional, manipuladora e mentirosa: “de extrema direita”.

Pessoal, sempre que virem essas palavras em qualquer matéria ou vídeo, desconfiem bastante.
Curiosamente, esses mesmos “jornalistas” jamais usam a expressão “extrema esquerda”.
Lembrem-se: informação sem isenção não é notícia: é opinião, não fatos.

Abraço!

Última edição 1 mês atrás por Antunes 1980
Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
1 mês atrás

Parece que moram em “Narnia”. O ser humano é capaz de tudo e “safáris humanos” não tem nada de “teoria da conspiração”. Aceitem que o mundo é assim e não tem como evitar esse tipo de malignidade.

Heitor
Heitor
1 mês atrás

Comentários aqui nessa matéria mostram que o ser humano está em sua maior decadência. Sugiro aos editores fechar a caixa de comentários. Adoro o Trilogia, mas muitos comentários aqui acabam estragando.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Heitor
1 mês atrás

Leia apenas o conteúdo na notícia, el vez de ficar querendo impor censura nos comentários.

Skyhawk
Skyhawk
1 mês atrás

O ser humano não deu certo. Sempre o ser humano deturpa a religião, política (tanto da esquerda como direita) com fim obscuros e fazem atrocidades com o seu própio semelhante. Eu já perdi as esperanças, só esperando nosso Messias voltar e mandar o mal para o inferno. Eu não consigo imaginar a maldade de um pessoa que vai pra um lugar matar pessoas(crianças, mulheres e homens) só por pura diversão.

“Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada”

Acho que nesse mundo as pessoas de bem não existem mais ou elas não se importam mais, porque o mal cada vez cresce mais.

Se todos seguissem os ensinamentos de Jesus Cristo, sem exceção aqui já seria o Paraíso.

E só pra deixar claro respeito todas as religiões.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 mês atrás

O Estado é uma máfia corrupta que só promove o mal.

Bachini
Bachini
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Concordo.

Dworkin
Dworkin
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Os empresários são os anjos enviados de Deus pra salvar a população do mal. SQN

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Dworkin
1 mês atrás

cê que está dizendo

juggerbr
juggerbr
1 mês atrás

Não conhecia essa história aterradora da humanidade… Mas considerando seu longo histórico de barbáries, acho bem possível ser verdade.

RPiletti
RPiletti
1 mês atrás

Ocidentais civilizados…

Tio Velho Comuna
Tio Velho Comuna
1 mês atrás

Cousa bem normal da tal extrema-direita que engloba ‘gente’ racista, xenofóbica, que tem ódio da democracia,etc! Vamos lá fazer um passeio na guerra e atirar em crianças e mulheres indefesas que estão passando fome! Vai ser muito divertido

Germon
Germon
Responder para  Tio Velho Comuna
1 mês atrás

E quando dá errado, ninguém segura a bronca. Típico!

Leandro Costa
Leandro Costa
1 mês atrás

Não duvido nada. Aqui no Rio mesmo o governo fez Zoológicos humanos. Botaram teleférico no Complexo do Alemão e tudo para turistas verem como vivem os pobres nas favelas que eles olham pela TV. Favela Tours viraram uma febre um tempo. Pessoas lucrando com a miséria humana. Ridículo.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Leandro Costa
1 mês atrás

Perfeito! Exatamente isso. Turismo para europeus e norte-americanos verem como vivem os favelados. Cúmulo do absurdo.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Santamariense
1 mês atrás

E eu li hoje que estão consertando o teleférico…

Santamariense
Santamariense
Responder para  Leandro Costa
1 mês atrás

Barbaridade.

Sergio
Sergio
Responder para  Leandro Costa
1 mês atrás

Eu sinto nojo, asco quando assisto a vídeos dessas excursões.

O planejamento e ocupação porca das cidades brasileiras é provavelmente nossa maior chaga.

Nem mesmo calçadas decentes e padronizadas conseguimos fazer o que da uma dimensão da desgraça que é este país.

E gente daqui promove essas ” comunidades” lá fora como se grande coisa fosse.

Quando na verdade são o retrato mal acabado de uma nação que jamais vingará.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
1 mês atrás

Não quero de forma nenhuma polemizar mas é preciso ficar atento e manter o senso crítico sobre toda e qualquer noticia; Essa denuncia é abominável e “pessoas” que fazem esse tipo de coisa não podem nem se quer serem chamadas de seres humanos…; mas também fazer comentários sobre espectro politico que tais indivíduos poderiam estar envolvidos e ainda sem provas, visto que é uma denuncia em investigação, é oportunismo puro motivado por questões politicas (Lembrar que a atual 1º ministra da Itália é rotulada como de extrema direita). Como sabemos o mau não tem pais e não tem lado e pessoas que comentem qualquer tipo de crime devem ser punidas e para esse tipo então de abominação é que existe o inferno.

Sequim
Sequim
1 mês atrás

“Bacurau” da vida real. A vida imitando a arte.

Matheus
Matheus
1 mês atrás

[OFF] IDV LATAM propoe um novo tanque leve nos moldes do Tulpar que poderá ser fabricado em Sete Lagoas.

https://tecnodefesa.com.br/idv-propoem-novos-blindados-sobre-lagartas-nacionais-para-o-exercito-brasileiro/

Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 mês atrás
Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

Quanto ao tema de postagem, a caçada humana, eu não duvido e tão pouco ponho minha mão no fogo.

A Europa tem que lidar e se cuidar de seus traumas.

Aliás foram eles quem trouxeram a 1° e 2° guerra ao mundo, foram eles quem mataram em nome de uma fé, mundo afora. Então.. Não duvido da matança.

Sgt Moreno

Skyhawk
Skyhawk
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

Desculpe, mas a religião não tem culpa quando as pessoas pegam ela e a deturpam pra fazer atrocidades. Como falei aí em cima, se todos sem exceção seguissem os ensinamentos de Jesus Cristo literalmente, aqui já seria o Paraíso.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  Skyhawk
1 mês atrás

Então tá. Obrigado por tua opinião.

Sgt Moreno

João Carlos
João Carlos
Responder para  Skyhawk
1 mês atrás

Faz-me lembrar um livro que li em que contava a historia de um religioso que de repente cai num buraco e encontra o Diabo. Muito espantado pergunta pergunta por Deus ao que o Diabo responde: Deus já fugiu á muito, desistiu, os homens não ouviam nada do que ele dizia. O pobre homem ficou aflito e afirmou: Então quer dizer que ganhaste podes fazer o que quiseres!
Não, responde o Diabo, quando eu penso numa asneira, já os homens fizeram dez vezes pior!!

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

Para pessoas que pagam uma grana para matar leões,elefantes,Rinocerontes e até mesmo inocentes Girafas, para matar um ser humano é questão de tempo…

Os famosos psicopatas começam geralmente matando bichinhos de estimação,alguns até fazem autópsia,certamente para quando pegar um humano,saber agir com perícia…

Gustavão
Gustavão
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

Melhor opção até agora.
Que proposta Boa.

Última edição 1 mês atrás por Gustavão
Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  Gustavão
1 mês atrás

Eu penso igualmente ser a proposta mais adequada.

Apenas gostaria de saber detalhes sobre a capacidade da cadeia produtiva do Guaraní 120mm e sua família.

Na Turquía sabemos que o Altay e Tulpar, podem ter uma cadeia produtiva maior.

Menciono o Altay em especial, pois se formos de Guaraní 120mm e familia, não precisamos de Tulpar e família.

Porém o EB necessita de um MBT puro sangue. É aí que o Altay entra.

Sgt Moreno

BraZil
BraZil
1 mês atrás

Eita que parei de ler em “extrema direita”. No mais, novidade zero. Esse tema já foi abordado em documentários e até em filmes, onde veladamente se fala sobre o episódio, dizendo eufemisticamente “que os franco atiradores matavam por diversão…” Imagina quando investigarem os albergues…

Fábio Mayer
Fábio Mayer
1 mês atrás

Dizem que tudo no mundo tem limite… mas esquecem da maldade humana, esta, ao que parece, sempre consegue alçar patamares maiores.

Eu gostaria de pensar que é mais uma história rocambolesca, saída da mente de uma pessoa atormentada por alguma ideologia, mas, infelizmente, conhecendo um pouco da natureza humana, à entendo bem plausível…

PY3TO Rudi
PY3TO Rudi
1 mês atrás

Saudações a todos….me lembro te ter visto uma repostagem na epoca de um atirador olimpico Servio nas colinas de Sarajevo atirando em alvos ( não especificaram se era civis ou militares)…com roupas civis se não me falha a memoria, achei aquio meio barbaro…soube mais tarde que COI ( Comite Olimpico Internacional ) o baniu para sempre dos Jogos Olimpicos, então não duvido da reportagem acima! ” o animal mais perigoso do planeta é o ser humano”

Dr. Mundico
Dr. Mundico
1 mês atrás

História meio confusa. Prefiro acreditar que muitos mercenários (de vários países europeus) lutaram na Bósnia e lá participaram de combates com eventuais mortes de civis.
E a matéria complica mais ainda quando estabelece uma margem bem elástica. Afinal foram 5 ou 100 italianos envolvidos?

Cassini
Cassini
1 mês atrás

Esta notícia é absurdamente repulsiva para mim. Custei a acreditar quando vi pela televisão.

É quase indescritível a aversão.

Sergio
Sergio
1 mês atrás

Radovan karadizic e ratto milavic , sinistro.

Lembro da copa de 90, aonde a Iugoslavia tinha uma tremenda seleção, sendo eliminada pela Argentina nos pênaltis e pela sorte de um surpreendente e genial Maradona jogando com ” uma perna”.

Dois anos depois não existia mais e mergulhava num inferno inacreditável.

Pra sorte do mundo o presidente russo na época ainda era o manezao do yeltsin e ainda sob os escombros confusos do fim do império soviético.

Prefiro nem pensar se fosse um putim, já senhor imperial russo, as consequências do ataque da OTAN que pos um fim a barbárie.

Danilo
Danilo
1 mês atrás

Não duvido de nada, o ser humano é capaz de tudo.

adriano Madureira
adriano Madureira
1 mês atrás

Quando nós achamos que já ouvimosd tudo de mais podre sobre a capacidade da mente humana de ser cruel,eles sempre surpreendem e mostram que há espaço para mais…

Delfim
Delfim
1 mês atrás

Acho mais provável que tenha havido mercenários voluntários que turismo da morte. Ademais, a Meloni está com alta aprovação popular, não sobrando outra alternativa à “extrema esquerda” que plantar fake news.

Quanto à indignação seletiva, bem, muitas gente que acredita nessa matéria deve achar a operação do BOPE no Alemão “um genocídio, só mataram excluídos, pq não usaram pedras”, entre outras esquerdices.