Leopard 2A6 (2)

Brasília — O Exército Brasileiro informou que a oferta feita pela Alemanha de tanques de batalha principais Leopard 2A6 não é compatível com os objetivos da Força. A oferta alemã contemplava cerca de 65 unidades do Leopard 2A6 e 78 veículos de combate de infantaria Marder 1A5, segundo informações da mídia especializada.

O pacote fazia parte de uma proposta de modernização acelerada para o Programa “Nova Família de Blindados sobre Lagartas”, que visa atualizar a frota de veículos blindados do Exército. A proposta alemã incluía veículos retirados de estoques estratégicos da Bundeswehr e recondicionados pela empresa KNDS Deutschland.

Motivos da recusa

Fontes do Exército apontam que os modelos Leopard 2A6 ofertados não atendem plenamente aos requisitos técnicos do programa brasileiro, incluindo o limite de peso estipulado, adequação logística e independência industrial. Uma das preocupações foi o fato de que os tanques em oferta estariam com elevado nível de desgaste, segundo reportagens de veículos do setor de defesa.
Além disso, o Exército considera que adquirir equipamentos de segunda mão, com necessidade de adaptações extensivas e dependência de suprimentos externos, poderia comprometer os objetivos de autonomia tecnológica e base industrial de defesa nacional.

Impactos e próximos passos

Com a recusa da oferta alemã, o Exército reforça sua meta de investir em plataforma nova ou adaptada às condições brasileiras, priorizando sistemas com peso e manutenção compatíveis com a malha logística nacional.
O anúncio também deixa claro que a “oferta” alemã permanece como proposta aberta, mas sem compromisso futuro garantido. Enquanto isso, o Programa Estratégico continua a analisar outras alternativas no mercado internacional e nacional.

A decisão marca um momento importante para a modernização das Forças Blindadas do Brasil, alinhando-se à perspectiva de longo prazo para renovar e fortalecer a frota de combate sobre lagartas do país.■


Inscrever-se
Notificar de
guest

111 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gabriel Moreira
Gabriel Moreira
28 dias atrás

Uffa!!Agora corram atrás de um blindado médio descente.Gosto do tulpar. O único problema para mim é o fato de ser muito alto (nesse ponto CV 120 é mais adequado)…qualquer um dos dois é um bom negócio.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Gabriel Moreira
28 dias atrás

O tulpar não é assim tão alto como apareceu na laad 2025, a torre ainda não estava integrada adequadamente.

J R
J R
Responder para  Gabriel Moreira
27 dias atrás

O Tulpar não é um MBT, é uma blindado de infantaria adaptado, que em uma guerra como a da Ucrânia não teria chance alguma, assim como todos o MMBTs. Ah, mas dá pra colocar blindagem adicional, mas daí o peso vai pras alturas e o valor então… melhor seria olhar para os blindados coreanos ou até mesmo o MBT turco, mas o EB é teimoso demais pra admitir que esta fazendo burrada, igual quando comprou os Leo1 de primeira geração quando tinha o M60 dando sopa, e depois quando comprou o Leo1 A5 quando tinha o Leo2 A4 também dando sopa.

ln(0)
ln(0)
Responder para  J R
26 dias atrás

Em situações como na guerra da Ucrânia, a solução, talvez, seria a proteção ativa, combinado com uma defesa antiaérea que acompnhe os MBT. Como visto lá, não importa muito a blindagem, o drone ataca em pontos vuneráveis. O mais importante é a parte que protege a tripulação, esta sim deve ser o sufuciente para suportar um ataque.

bruno
bruno
Responder para  J R
21 dias atrás

Certíssimo.

Pedro Rabelo
Pedro Rabelo
Responder para  Gabriel Moreira
21 dias atrás

Mas este já era um blindado descente,o que o exército procura é um blindado DECENTE!

Santamariense
Santamariense
28 dias atrás

Talvez, repito, talvez o EB esteja olhando com mais atenção a proposta divulgada recentemente, da IDV LATAM, para uma familia de blindados sobre lagartas, adequada e adaptada às necessidades do EB. Penso que essa seria a proposta que mais se aproxima de uma certa independência do Brasil nesse segmento, visto incluir similaridades com o Centauro (torre/canhão) e ser de uma indústria já plenamente instalada no país e que trabalha com o EB há anos.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Santamariense
28 dias atrás

Pode ser que os israelenses também apresentem um proposta similar envolvendo a torre Sabraa e um tanque médio sob medida para o EB.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Gabriel BR
28 dias atrás

Pode ser. Em 2022 o EB emitiu uma RFI para esse programa e acho que Israel até fez uma proposta com a torre Sabrah.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Santamariense
28 dias atrás

Podem esquecer. Nesse governo não compram nada israelense, se for do Irã, da Coreia do Norte eles compram, mas israelense não.
Esqueceram que o EB declarou o Atmos israelense como a melhor proposta e o governo barrou a compra?

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Luís Henrique
28 dias atrás

Ano que vem esse governo vai sair

Bernardo
Bernardo
Responder para  Gabriel BR
28 dias atrás

O problema é: e se nos 4 seguinte voltar? ou 8 que seja. aí cancela de novo? Outros países já desistiram de contratos já assinados e rodando (como a Espanha). O Brasil se tornou muito instável e pode não ser interessante depois desse distanciamento diplomático (mesma coisa com outros países europeus). São contratos e parcerias longas. Pode acontecer inclusive do Brasil deixar de receber novas autorizações de exportação por esse mesmo motivo.

Nativo
Nativo
Responder para  Bernardo
27 dias atrás

Agora vai tomar o prozac vai.

J L
J L
Responder para  Bernardo
26 dias atrás

E ainda tem outro problema decorrente desse, não haverá dinheiro nem pra comprar chiclete para tapar os buracos.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Gabriel BR
27 dias atrás

Vão ser corridos do planalto, no voto! Mandar essa corja para o poço infecto que merece!

J L
J L
Responder para  Santamariense
26 dias atrás

Deus ouça suas palavras !

Marcelo
Marcelo
Responder para  Gabriel BR
27 dias atrás

Vai entrar quem Tarcísio, o rei do pedágio, o que faz a população de sao paulo beber água de esgoto com a privatização da sabesp,o que ja avisou que vai privatizar tudo.
Pode esquecer, o 9 dedos vai ganhar no primeiro turno.

J R
J R
Responder para  Marcelo
27 dias atrás

rei do pedágio é o Alkmin, rei do pedágio e amigo do PCC, ptista não tem memória mesmo.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Marcelo
27 dias atrás

“o rei do pedágio” quem tem essa alcunha e justamente o vice presidente do atual mandatário.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Marcelo
26 dias atrás

Tarcisio é o cara!!!!

Deadeye
Deadeye
Responder para  Marcelo Andrade
26 dias atrás

Sim. Que no DNIT deixou as entradas esburacadas como a cara dele

jairo
jairo
Responder para  Marcelo Andrade
19 dias atrás

o íncrível caso de pessoa que curte militarismo, lê sobre a posição estratégica das ffaa…sabe que o comando tem os cenários de atuação por causas extrangeiras e vem aqui defender traidor da pátria.
sigamos…

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Gabriel BR
26 dias atrás

Amem!!!!!

J L
J L
Responder para  Gabriel BR
26 dias atrás

Se Deus olhar por nós, esperemos.

Nativo
Nativo
Responder para  Luís Henrique
27 dias atrás

Kkkkkk comprou tanto, que cortou pensões das solteironas. Esses cérebro lá do ZAP são uma comédia kkkkkkkkk

Santamariense
Santamariense
Responder para  Nativo
27 dias atrás

Primeiro escreve corretamente, depois tenta usar ironia sem sentido.

Nativo
Nativo
Responder para  Santamariense
27 dias atrás

Se você e sua turma , soubessem o que é ter sentido, faria esse esforço, mas com vocês é totalmente dispensável.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Nativo
26 dias atrás

Blábláblá…volta para a escola e aprende a te expressar corretamente, depois tenta posar de inteligente.

Nativo
Nativo
Responder para  Santamariense
26 dias atrás

Realmente você é cômico escrevendo sobre inteligência. Um sujeito sem o mínimo senso crítico sobre política..
Raciocina pior que um moleque de quinta série fundamental. Acho que deveria usar seu conselho e urgentemente voltar para a escola, entender alguma coisa de política, História e economia.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Luís Henrique
27 dias atrás

Eles não vão ficar muito tempo mais no poder.

J L
J L
Responder para  Santamariense
26 dias atrás

Que os anjos digam amem !

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Santamariense
26 dias atrás

No começo do ano eu falava isso. Hoje já não estou tão certo.
Com as trapalhadas da família B e do próprio Tarcísio, talvez saia o Flávio candidato a presidente e o Tarcísio tente a reeleição.
Aí vou ter que votar e torcer para algum outro de centro-direita ganhar (Ratinho Jr, Caiado ou Zema), para não dar L de novo.

Gavião
Gavião
Responder para  Luís Henrique
24 dias atrás

É mesmo? Quando compraram algo destes países?

Gavião
Gavião
Responder para  Gabriel BR
24 dias atrás

Enquanto o Netanyahu estiver no poder, esquece porque o Brasil não negociará.

Felipe
Felipe
Responder para  Santamariense
28 dias atrás

Problema é a baixa escala, a necessidade do exército real seria de 221 Centauro 2 , se levar em conta os 98 Cascavel sendo modernizados, seriam na verdade 320 , e compramos só 98…
Comprar 65 CC soa ridículo , vai desenvolver um tanque ítalo brasileiro pra quantas unidades? 300 a 350 já atenderia as necessidades do EB mas não compensa produzir aqui , ainda mais com 65 apenas garantidos.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Felipe
28 dias atrás

Concordo plenamente. A escala é fundamental. Mas, perceba que a oferta é da Iveco. Ela quem fez a proposta. Como ainda e uma coisa bem recente, deveremos saber de mais informações com o tempo. Porém, a empresa deve saber dos planos do EB. Agora, o EB tem que se decidir sobre o que vai querer. Penso que os quantitativos de 65 CC e 78 IDV são números iniciais, com aquisições adicionais ao passar do tempo. Se o EB pensa em adquirir apenas esses números, obviamente que nenhuma empresa vai querer embarcar nessa de produção local. Mas, a IDV é uma empresa com experiência e deve saber o que faz. Aguardemos.

Bernardo
Bernardo
Responder para  Santamariense
28 dias atrás

Amigo, a empresa pode te entregar um tanque e você pedir só uma única unidade sem problema. Mas o custo dessa unidade vai ser bem alto. Quem paga por tudo é o cliente, o custo de desenvolvimento vai ser todo do Brasil. Muitas unidades diluem o custo, se o Brasil só pedir 65….. azar o nosso, não da Iveco.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Bernardo
27 dias atrás

Eu sei disso desde sempre. E não disse isso no meu comentário, pelo contrário, falei o que você falou, com outras palavras.

Felipe
Felipe
Responder para  Bernardo
26 dias atrás

Azar o nosso sim, a não ser que tenham comunhão de peças com outros tipos de veículos e busquemos nacionalização de componentes, ainda assim 65 é ridículo, parece que contaram para 5 esquadrões com 12 CC em cada, 2 no Mato Grosso do Sul e 3 Rio Grande do Sul, nos RCB, e 5 para treinamento.

Felipe
Felipe
Responder para  Bernardo
26 dias atrás

Ainda acho que vão modernizar os Leopard 1A5 e fazer um misto com os CC novos , como ocorre com o Centauro e Cascavel.

Wilson
Wilson
Responder para  Bernardo
25 dias atrás

Um AMX/A-1 com esteiras.

BR Paraná
BR Paraná
Responder para  Santamariense
28 dias atrás

Isto sim é jogar dinheiro no lixo, gastar uma fortuna para projetar um blindado do zero, e todo processo longo. E depois compramos no máximo 70 blindados. Vai de tulpar e pronto, deixa se inventar.

Santamariense
Santamariense
Responder para  BR Paraná
27 dias atrás

Tudo depende do que o EB quer e de qual maneira quer que isso aconteça. Com montagem aqui ou tudo recebido de prateleira? Somente 65 e 78 viaturas ou mais, com lotes adicionais amarrados em contrato? Não esqueça que todas as compras de programas principais das Forças tem envolvido participação da indústria nacional e transferência de tecnologia, em vários graus de abrangência. Eu sou um dos que mais bate na tecla da escala de produção x viabilidade financeira. Porém, cada caso deve ser estudado e dimensionado. Vamos usar o exemplo do KC-390. O cliente inicial, FAB, encomendou apenas 28 unidades (depois reduzidas para 19) e o programa foi adiante e tem ganhado compradores mundo afora. Aguardemos.

J R
J R
Responder para  BR Paraná
27 dias atrás

O povo esquece que abandonamos o Tamoyo pronto, abandonamos o Osório pronto, estamos aos poucos sabotando a compra do KC-390, a compra do Gripen tá um parto, como renegociações e dilatando o prazo de entrega. Desenvolver algo aqui é burrice, devíamos comprar de prateleira mesmo e negociar para que peças e as manutenções de grande monta sejam feitas aqui.

Scudafax
Scudafax
Responder para  J R
23 dias atrás

Comprar de prateleira, sem uma perspectiva clara de engenharia reversa e desenvolvimento nacional, é coisa de país incapaz, coisa de “herdeiro “, tem a carteira cheia, mas não sabe fazer nada. O Brasil só é respeitado com tecnologia nacional. O restante até a Arábia Saudita compra…

Felipe
Felipe
Responder para  BR Paraná
26 dias atrás

Acredito que não será do zero, mas sim uma variante adaptada, a empresa faz sem dificuldades isso. O importante é garantir nacionalidade e comunhão de peças para manutenção.

Pitbull do Samba
Pitbull do Samba
28 dias atrás

Tulpar + Altay é o caminho certo.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Pitbull do Samba
28 dias atrás

Aí temos duas opções:

Optando pela proposta (ainda inicial) da IDV LATAM, teríamos uma relação aprofundada com os italianos e uma parceria maior por décadas.

Optando pelos blindados turcos, teríamos uma outra empresa nesse segmento instalado no Brasil.

Prós italianos: manutenção e ampliação das instalações fabris, com aumento da cadeia de fornecedores e uma maior parceria indústria/EB.

Contras italianos: seria uma espécie de monopólio italiano no segmento blindado do Brasil.

Prós turcos: diversificação do segmento, com uma segunda empresa por aqui, aumentando a concorrência, algo sempre salutar.

Contras turcos: opção por uma parceria e equipamentos que nunca utilizamos em nenhum segmentos das FA’s, sem experiência prévia com o suporte e pós-venda deles.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Pitbull do Samba
28 dias atrás

CV90-120MM e CV90IFV esse é o caminho

Bernardo
Bernardo
Responder para  Pitbull do Samba
28 dias atrás

altay não se classifica pra essa porcaria que o EB tá pedindo. se fosse pra comprar MBT as opções seriam muito maiores

Claudio Moreno
Claudio Moreno
28 dias atrás

Salve senhores camaradas do Forte e Trilogia!

Excelente notícia de sábado para eu comer meu pastel de carne com meu caldo de cana.

Bravo Zulu E. B.

SGT MORENO

Antunes 1980
Antunes 1980
28 dias atrás

Considerando futuras parcerias com a Índia, o MBT Arjun MK-1A surge como uma excelente opção a ser avaliada.

Motor
• V-10 turbo diesel
• Potência: aprox. 1.500 HP (versão mais recente)

Peso
• Cerca de 68 toneladas

Desempenho
• Relação potência/peso: ~24 HP/ton
• Velocidade máxima em estrada: ~58 km/h
• Velocidade cross-country: ~40 km/h
• Suspensão: hidropneumática redesenhada (Advanced Running Gear System)

Armamento
• Canhão principal: 120 mm raiado

Última edição 28 dias atrás por Antunes 1980
Santamariense
Santamariense
Responder para  Antunes 1980
28 dias atrás

Se tiver mais que 50…55 Ton, o EB não vai querer.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Santamariense
28 dias atrás

O K2 black panther está nessa faixa de peso.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Gabriel BR
28 dias atrás

Sim. Esse MBT seria excelente. Mas, o preço é um dos grandes entraves. Isso falando de Brasil e sua história de miserabilidade em equipamentos de Defesa. Se tivéssemos uma visão séria e comprometida com a defesa, adquirir o K2 ou Leopard 2A8 ou outro desse nível, não deveria ser problema.

Gui
Gui
Responder para  Antunes 1980
27 dias atrás

Tá maluco de comprar coisa da Índia, vira essa boca pra lá kkkk

Deadeye
Deadeye
28 dias atrás

Se não me engano, nos requisitos do EB, o único de segunda mão que se adequa é o Type 90 e Type 10 Japonês, o resto apenas MMDT se enquadra.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Deadeye
28 dias atrás

O k1 sul coreano também cabe

Deadeye
Deadeye
Responder para  Gabriel BR
28 dias atrás

Depende da versão, alguns tem canhões de 105mm

Wilson Look
Wilson Look
Responder para  Deadeye
27 dias atrás

Apenas a versão inicial chamada K1 a versão K1A1 já vem com um 120mm.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
28 dias atrás

Trêss coisas:

1- se até o EB viu que os CC’s estavam desgastados além da conta ( isso explicaria porque até a Ucrânia os recusou, vejam só ) então é porque a coisa taava feia, esses CC’s estavam em estado lastimável, não valendo o custo / benefício de modernizá-lo;
2- sobre a questão do peso: qual a solução? O EB vai abrir mão de vez de operar CC após a aposentadoria dos Leo1, e ir de C’s leves como Tulpar ou CV? Ou substituir CC por Centauro II?
3- eu disse que a proposta alemã era sem vergonha…

Wilson Look
Wilson Look
Responder para  Willber Rodrigues
28 dias atrás

Sobre a segunda observação, o programa do EB para renovar a sua frota de blindados sobre lagartas já responde, boa parte das perguntas.

Sobre o peso em si, tem várias questões envolvidas, desde financeira, passando por logística e chegando a adequação aos terrenos em que será empregado, desses os 2 primeiros são os mais influentes na minha opinião, os custos vão além apenas da aquisição e operação, eles englobariam também novas pranchas e caminhões para o transporte, reforço dos pisos das garagens e locais de armazenamento além do que já teria que vir como as ferramentas para a manutenção e peças sobressalentes.

Felipe
Felipe
Responder para  Willber Rodrigues
28 dias atrás

Apesar de desgastados a oferta é que eles fossem revitalizados pela empresa alemã, como foi feito com nossos Leopard 1A5 antes de entregues, chegariam como novos aqui. O problema mesmo ê o peso, neste ponto precisamos de um veículo médio com menos de 50 toneladas.

Wilson Look
Wilson Look
Responder para  Felipe
27 dias atrás

Pelo o que eu li, estaríamos comprando blindados com una 40 anos de uso por um preço mais alto do que os 4 favoritos no programa do EB que são 0Km.

737-800RJ
737-800RJ
28 dias atrás

Excelente; chega de velharia!

Tô sentindo que a IDV vai caprichar na oferta:

Carro de combate com 50 toneladas, HITFACT MKII e sistema de proteção ativa. 100% feito no Brasil.

Aposto 1 real que será exatamente assim!

Skyhawk
Skyhawk
28 dias atrás

Depois de toda essa palhaçada da Alemanha embargando o Brasil, onde a marinha estava com a cabeça de comprar as fragatas de origem alemã? Até o cofre de munição dos leopards ela embargou. Tinha que dar uma banana pra eles e nunca mais comprar nada deles.

Carlos Pietro
Carlos Pietro
28 dias atrás

Graças a Deus, um pouco de bom censo no EB. Prefiro o K2 Black Panther Sul Coreano.

Maus
Maus
28 dias atrás

Tendo em vista que estamos com cascavel, não era pra se recusar, se for pra ter um ifv com canhão de 120mm por causa do limite de peso, é melhor comprar só centauro

Cristiano ciclope
Cristiano ciclope
Responder para  Maus
28 dias atrás

Aí numa situação de operação em que um veículo de lagartas era a solução, simplesmente não iremos operar?

Maus
Maus
Responder para  Cristiano ciclope
25 dias atrás

Os políticos e sociedade brasileira não se preocupam em entrar em guerra pelo próximo milênio

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Maus
28 dias atrás

Eu acho o contrário, se for para ter MMBT com peso de 35 ou 40 toneladas é melhor só comprar ele e cancelar o Centauro.

Naamã dos Santos Silva
Naamã dos Santos Silva
28 dias atrás

Então essa oferta de parceria caracu era verdade.Que pena,os alemães estão decaindo muito.

A melhor opção é o Type 10.Tem o peso similar aos nossos blindados atuais e saiu por 11 milhões de dólares em um pedido pequeno feito em 2023,então daria até para fazer aqui sem sair muito caro.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Naamã dos Santos Silva
28 dias atrás

Eu acho que o Japão não transfere a tecnologia , o Type 10 é cheio de segredos industriais…

Bernardo
Bernardo
Responder para  Naamã dos Santos Silva
28 dias atrás

Além de ser CARÍSSIMO, o Japão é muito restritivo pra exportar qualquer coisa bélica. O Brasil nem é membro da OTAN, então seria impossível, mesmo que tivesse o dinheiro (que não tem).
Nem se quiser comprar os type 74 que tão lá encostado eles vendem (não vou dar ideia)

Naamã dos Santos Silva
Naamã dos Santos Silva
Responder para  Bernardo
26 dias atrás

Não é caríssimo,todas as outras opções tem preço similar ou superior.O que economizaríamos com o Abrams ou Challenger pagaríamos na construção da infraestrutura para suportar eles.

E o Japão já vem a um bom tempo reduzindo essas restrições,se tivermos um governo alinhado aos interesses americanos pode até sair.

BrunoFN
BrunoFN
28 dias atrás

Se a oferta foi de 15 mi de euros mesmo . ai nao tem negociação … ainda custo a acreditar nisso , mas .. que seja .. com a oferta desses Leo 2 , talvez abra caminho para outros fabricantes de MBT proporem algo tambem , na esperança de um K2 ou Altay

José Joaquim da Silva Santos
José Joaquim da Silva Santos
28 dias atrás

Ufa, xô maldito! Não quero material da Nato aqui.

Gui
Gui
Responder para  José Joaquim da Silva Santos
27 dias atrás

A Natura é uma boa empresa…

Santamariense
Santamariense
Responder para  José Joaquim da Silva Santos
27 dias atrás

Então, devolve os Gripen, Tamandaré, Guarani, LMV, Centauro II já recebidos e cancela as entregas faltantes.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Santamariense
27 dias atrás

Faltou os Scorpene nessa lista ai, kkkkk

Santamariense
Santamariense
Responder para  Augusto Cesar
26 dias atrás

Bah, verdade. Me esqueci. É que são tantos equipamentos comprados da “OTAN malvada” que acabo esquecendo alguns.

Cassini
Cassini
28 dias atrás

Fabricar aqui e sob licença um MBT adequado para a realidade brasileira é o caminho.

Mauricio R.
Responder para  Cassini
28 dias atrás

Fabricar sob licença, engenharia de obra pronta, não te ensina nada e ainda por cima sai caro.
Ninguém transfere tecnologia, know how e know why, simplesmente por parceria.
Dependendo dos números, melhor garantir ao menos a totalidade da manutenção local.

Edimur
Edimur
28 dias atrás

Desgaste blz, agora um país que é um continente falar em limitações de peso é ridículo pqp. Ainda bem que os caminhões por aqui andam com carga no peso ideal, todos muito bem fiscalizados pela maravilhosa PRF.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Edimur
28 dias atrás

Isso já foi tão discutido aqui …
Concentração de peso no espaço de um CC é muito maior que nos caminhões, cujo peso, apesar de maior, é distribuído nos eixos.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Felipe M.
28 dias atrás

Sim, só que vocês precisam considerar a frequência, quantos caminhões com esse peso passam nas pontes por dia?? Alguns blindados com peso maior, não parecem que vão fazer a ponte cair.

Bernardo
Bernardo
Responder para  Felipe M.
28 dias atrás

O problema que eles tinham (tem) no Japão. E a solução não foi operar essas coisas aí. Mais pesado onde dá (Hokaido), menos pesado onde não dá (mais ao Sul).
A Indonésia tem 7 mil ilhas e opera MBT. E ela não tem 7 mil pontes ligando as 7 mil ilhas.
Isso é conversa mole e vocês caem nisso

Deadeye
Deadeye
Responder para  Bernardo
27 dias atrás

Basta concentrar os pesados no Sul e Sudeste, e os MMDT nas outras regiões. E como já não fosse feito, pelo fato que os Leopard são concentrados no Sul.

J L
J L
Responder para  Bernardo
26 dias atrás

Concordo !

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Responder para  Bernardo
26 dias atrás

Excede em tamanho (largura x altura e comprimento)….não sobe nas pranchas e nem nos vagoes ferroviarios do sistema logistico brasileiro, alem de oferecer um problema em alguns túneis ferroviarios, exige equipamento especifico como tank transporters e pranchas cujos eixos precisam esterçar para fazer curvas que custam quase 1/3 do valor do próprio C.C sem falar que seria categorizado como carga indivisível precisando de curso especial e restrição de horário para rodar conforme as lei de trânsito vigente e demoram muito mais tempo chegar no destino que uma carga mais leve.
Como muitos viram na guerra da Ucrania foi requisitados novamente meios de transporte civis para apoiar a logistica no esforço de guerra e isso é primordial para defesa de um país de características continentais como o nosso….
Durante a segunda guerra enquanto a Alemanha nazista colocava 1 pesado Tiger na linha de frente a Russia ja tinha colocado uns 4 T-34….isso não é conversa mole….é ser estratégico.

Última edição 26 dias atrás por Rafaelvbv
Edimur
Edimur
Responder para  Felipe M.
27 dias atrás

Verdade os CC vão estar diariamente trafegando pelas rodovias e ponte né, na minha opinião que não vale nada é pensar pequeno e mostra o quanto o país se preocupa em infraestrutura, bom mas esperar oque né por aqui se paga asfalto para tráfego de Carretas pesadas mas é entregue um farelo que mau aguenta carros de passeio, Brasil um País fadado a ser um gigante Benguela por N motivos um dele é a falta de plano de estado mas sempre plano de poder para os.politicos .

Luís Henrique
Luís Henrique
28 dias atrás

Alguns estão falando de K2, Type 10, opções usadas, etc.
Mas segundo fontes do EB os 4 favoritos são:

CV90
Tulpar
Lynx
Ascod

Todos MMBTs com IFVs, dentro do conceito de família e com pesos abaixo das 50 toneladas.

Agora surgiu a nova proposta da IDV Iveco Defense que foi comprada pela Leonardo.
Ou seja, as mesmas empresas que produzem Centauro 2, Guarani e Guaicuru.

O IFV e MMBT proposto seriam novos e produzidos no Brasil e teriam muita comunalidade com o Centauro 2, já adquiridos pelo EB.

Das 4 opções acima os mais falados são CV90 e Tulpar.
Tulpar MMBT foi apresentado um protótipo ano passado e bem esta concluído, esta muito alto, a torre não esta bem encaixada.
E o CV90120T mostrou um único protótipo da versão MK3 e a oferecida é a versão MK4, cujo protótipo esta em construção e tem previsão de ser entregue em 2027.

Pelo menos a versão IFV do CV90 já foi exportada. O Tulpar nem a versão IFV foi adquirido por nenhum país. A Turquia pretende adquirir 400 unidades do Tulpar IFV para acompanharem os 250 Altay, mas o contrato nem foi assinado.

Se 2 dos favoritos não existem nem em protótipos direito, acho que a proposta da IDV tem uma boa chance.
Afinal a Otokar precisa da torre Hitfact da Leonardo para colocar no Tulpar IFV e transformá-lo em MMBT, já a IDV é uma empresa da Leonardo agora e obviamente terá a torre Hitfact muito mais facilitada, mais barata e com todas as prioridades para integração.

Última edição 28 dias atrás por Luís Henrique
Burgos
Burgos
27 dias atrás

Na gíria da MB: Isso daí é a maior “goiaba” arrependida da face da terra.
o EB se livrou de uma tremenda furada.

Bennie
Bennie
27 dias atrás

O melhor equipamento MBT para o Brasil hoje recai sobre o Reinmethall P51 Phanter…perfeito!

Gui
Gui
27 dias atrás

Esse plano de modernização está cada vez mais com cara de um FX terrestre…

Vitor
Vitor
27 dias atrás

Exelente, há bons projetos de Blindados novos. Turco, Suecos e etc !

Maurício Fonseca
Maurício Fonseca
27 dias atrás

A IDV italiana fez proposta pra se desenvolver um blindado sob lagartas em parceira com IDV Brasil, projeto do zero, dentro das especificações do EB, acho que seria o caminho. Havendo recursos o exército do Brasil poderia pegar o Tulpar, até umas 60 unidades, simultaneamente investir nesse projeto entre as IDVs de longo prazo.

Última edição 27 dias atrás por Maurício Fonseca
Thiago
Thiago
Responder para  Maurício Fonseca
26 dias atrás

MMBT não serve.
A blindagem é muito fraca.
Obter equipamento de um país da otan logo após o país chefe da otan ter nos ameaçado também não é algo inteligente.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
26 dias atrás

Manda para a Ucrânia.

Joe
Joe
26 dias atrás

Poderia comprar e adaptar para as polícias passar por cima das barricadas estamos em uma guerra civil a muitos anos

Wilson
Wilson
25 dias atrás

Talvez (Um grande talvez) nossos oficiais tenham tido um lampejo de lucidez olhando para o conflito da Ucrânia. Perceberam que a realidade do combate vem mudando muito rápido e que, neste momento, apostar tanto em um equipamento que tem sua doutrina contestada pela realidade pode ser um grande erro. Pode ser até que os MBTs se reinventem mas, agora, são uma incognita e um risco.

adriano Madureira
adriano Madureira
25 dias atrás

Habemus vida inteligente no EB!

Wilson
Wilson
Responder para  adriano Madureira
24 dias atrás

Sem exageros, por favor.

natan
natan
25 dias atrás

o quem e chateia é ver o país desse porte com tantos recursos tanto poder econômico sendo destruído por corruptos. Nosso dinheiro na mãos desses caras sempre estaremos ferrados. Se o que foi roubado na farra do INSS estivesse investido nas forças armadas que estamos a anos e anos arcaicos acabaria essa frescuragem para adquirir tanques , caças, sistemas anti aereos. mas infelizmente essa novela passa a anos e quando decide comprar é algo fudido ou já ultrapassado.

Gavião
Gavião
24 dias atrás

Quero ver se vão comprar coisa melhor, porque um Leo 2 A6, aqui na América Latina seria o maioral.

Tuxedo
Tuxedo
Responder para  Gavião
23 dias atrás

Com que dinheiro? rsrs….

João Moita Jr
João Moita Jr
23 dias atrás

Pelo menos essa sim, foi uma decisão acertada. Mas, porque não responder com una offerta de uma linha de produção de Leopard 2A7 no Brasil? E volto a lembrar que tendo em vista o mal desempenho de todos os tanques na Ucrania o Brasil deveria fazer a tecnologia de drones uma prioridade.

Abs

Tuxedo
Tuxedo
23 dias atrás

EB ainda existe? rsrs…

Décio San
Décio San
23 dias atrás

Nem a Ucrânia quiz essa latas velhas. Parabéns ao EB por Não aceitar……

Paulo Lahr
Paulo Lahr
19 dias atrás

Vamos comprar isso…comprar aquilo…até quando? Indústria nacional eh o caminho, quase ninguém fala disso.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
18 dias atrás

Que bom que não compraram esse “golf 2001 usado” Esse conceito de MBT, grande e pesado já era. Pessoalmente prefiro o CV90-120. Especialmente fosse fabricado e com base de manutenção local. Se é pra morrer com um tiro só como na ucrânia, melhor algo mais barato, mais leve, menor e em maior quantidade, com um canhão 120mm