Brasil e míssil nuclear

O TPAN impõe restrições ao direito dos Estados de desenvolver distintas capacidades defensivas e dissuasórias, com destaque para as capacidades nucleares

Mario Agra

Tratado Nuclear

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) derrubou, nesta quarta-feira, 10, a ratificação do Tratado Para a Proibição das Armas Nucleares, a que o Brasil aderiu em setembro de 2017. O parecer pela rejeição, aprovado na Comissão, é do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL/SP).

O que se propõe com o TPAN é uma total e imediata supressão de armas nucleares pelas Partes, que devem convidar todos os Estados a aderirem a essa iniciativa. “Em um mundo ideal, a proposta seria meritória. Entretanto, mostra-se verdadeiramente inefetiva e ilusória em um sistema internacional cada vez mais complexo, dinâmico e conflituoso”, afirmou o deputado.

Luiz Philippe observou que o TPAN impõe restrições ao direito dos Estados de desenvolver distintas capacidades defensivas e dissuasórias, com destaque para as capacidades nucleares. “Não por acaso, nenhum dos nove Estados que reconhecidamente possuem armas nucleares – EUA, Rússia, China, França, Reino Unido, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte – assinou o tratado. Além disso, membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), com exceção dos Países Baixos, também se abstiveram”, explicou.

De acordo com o parlamentar, esse grupo de países tem permanecido aquém da sua obrigação de desarmamento e, ao contrário, busca modernizar seus arsenais e meios de disseminação, ainda que racionalizando o número de ogivas operacionais e posicionadas. “Ao mesmo tempo, cobram dos países não nuclearmente armados a submissão a exigências cada vez maiores de inspeções e controle sobre seus programas nucleares pacíficos”, assinalou.

Brasil

Segundo o deputado, “a verdade é que, com o TPAN, o mundo se dividiria entre aqueles que não têm e não podem desenvolver tecnologia nuclear por força do tratado e aqueles que já têm essas capacidades ou buscam assegurar o direito de desenvolvê-las. Resta-nos decidir em qual desses grupos desejamos estar. E, convenhamos, a probabilidade de o TPAN vir a lograr o objetivo de eliminação das armas nucleares é extremamente remota”, explicou.

Em seu parecer, o deputado recorda que o Congresso Nacional tem entendido, ao aprovar nas últimas décadas, as sucessivas Políticas Nacionais de Defesa e Estratégias Nacionais de Defesa, que o Brasil não deve assumir novos compromissos no campo da não proliferação sem que os Estados nuclearmente armados cumpram com suas obrigações jurídicas já assumidas de desarmamento e cooperação técnica.

Assessoria de Imprensa – CREDN

FONTE: Câmara dos Deputados


Inscrever-se
Notificar de
guest

167 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 mês atrás

“O que se propõe com o TPAN é uma total e imediata supressão de armas nucleares pelas Partes, que devem convidar todos os Estados a aderirem a essa iniciativa. “Em um mundo ideal, a proposta seria meritória. Entretanto, mostra-se verdadeiramente inefetiva e ilusória em um sistema internacional cada vez mais complexo, dinâmico e conflituoso”, afirmou o deputado.”

“De acordo com o parlamentar, esse grupo de países tem permanecido aquém da sua obrigação de desarmamento e, ao contrário, busca modernizar seus arsenais e meios de disseminação, ainda que racionalizando o número de ogivas operacionais e posicionadas. “Ao mesmo tempo, cobram dos países não nuclearmente armados a submissão a exigências cada vez maiores de inspeções e controle sobre seus programas nucleares pacíficos”, assinalou.”

Nunca pensei que diria isso, mas concordo com ele.
Nosso programa nuclear, que NUNCA teve intenção de fabricar nukes, apenas para uso civil e no Alvaro Alberto, passa por escrutínio de lupa dia sim, dia não, da AIEA e comunidade internacional. E isso pra não falar das “ameacinhas veladas” de sanções, interferências e outras coisas de um certo país do Norte…
O AUKUS terá o mesmo escrutínio?
Os programas nucleares paquistaneses e indianos tiveram?
Sabemos a resposta…

Não defendo termos nukes num futuro a curto e médio prazo, mas defendo SIM deixarmos a “porta aberta” pra isso, sem sermos amordaçados por leis internacionais que só são válidas pra quem não é “do clubinuo”, ou “apadrinhados por alguém do clubinho”.

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Armas nucleares seriam a garantia definitiva de nossa Soberania Nacional.

Mas não adianta ter ogivas se não tem vetores para entregá-las…

Deveríamos ter pra ontem um Programa de Mísseis Balísticos. Mas para isso tem querer de fato defender o país contra as ameaças reais.

Última edição 1 mês atrás por Cássio Euler
RPiletti
RPiletti
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

Para termos este programa precisamos de coesão interna, com a polaridade politica existente, não teremos isto.

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  RPiletti
1 mês atrás

A polaridade existente começou com uma operação de Guerra Híbrida para desestabilizar o país; muito bem sucedida, diga-se.

José Joaquim da Silva Santos
José Joaquim da Silva Santos
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

Começou com uma mulher na presidencia que tinha raiva dos militares e que começou a implementar o identitarismo, mas um pouco antes da dita operação( que foi sim uma op de guerra híbrida).

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  José Joaquim da Silva Santos
1 mês atrás

Acredita mesmo nisso?

Pesquise o gráfico dos lucros das 500 maiores empresas instaladas no país antes e depois de 2016…

Só um dos indicativos das razões reais.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  José Joaquim da Silva Santos
1 mês atrás

Começou antes, com seu mentor… o pavoroso discurso do “nós” contra “eles”…

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

Guerra Híbrida = Quebradeira do PT na economia no governo Dilm@, Além de o PSDB perder o apoio das pessoas de Direita, que não se viam representadas por eles, que levou hj a esse ex poderoso partido, ser um nada. Quando a centro esquerda e a Esquerda, começaram a ser ameaçada pela Direita que passou a ter candidatos, aí não pode é polarização, é ismo e etc.

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

O Golpe de 2016 foi contra o país, não contra um partido.

Mas não adianta explicar…

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

não tem como explicar mesmo, é uma fantasia tua e de outros, igual terra plana

Yalan99
Yalan99
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Você comenta isso como se fosse fantasia, mas não é amiguinho, derruba do governo Dilma foi ação de guerra híbrida, pra destabilizar o Brasil e criar essa desgraça de divisão política doentia que agente vê hoje no país.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Yalan99
1 mês atrás

Os americanos malvadu obrigaram os políticos do PT a serem corruptos kkkkkkk

Heli
Heli
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

Basta ver os leiloes do pre-sal que ocorreram poucas semanas depois, nos quais a Chevron (representada pelo Serra) ganhou pelos tradicionais 10% do valor de mercado do barril na epoca. Seguidos pelos dois leilões onde Shell-BP venceu o 2o pagando 8% do valor de mercado do barril, e Total-Repsol-Petronas-Statoil venceram o 3o.
Mas tem patriota que acha que foi pelas pedaladas fiscais.

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  Heli
1 mês atrás

Eu vi isso por dentro.

Foi outra das razões principais do Golpe de 2016: Acabar com o regime de partilha (e tirar os chineses que eram os grandes sócios da Petrobrás nesse regime). Ao tempo que a Lava Jato liquidava as grandes empresas de engenharia pesada e estalieros do país.

Foi um golpe contra o país (corrupção – que sempre houve – e o PT foram os bodes expiatórios). Tudo foi Altíssima Traição ao Brasil.

O que mais me revolta é que os responsáveis por isso estão livres e soltos…

Bernardo
Bernardo
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

“Corrupção – que sempre houve”

me lembrou um tweet (que é uma piada, mas vale) de uns, sei lá, 15 anos atrás

“não adianta, gente, tem que deixar roubar”

Henrique B
Henrique B
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Nossa… Quebrou o Brasil? Sério mesmo?
Acho que a ideia de país quebrado que passam aqui é tão utópico, da mesma forma que toda vez que falam que o Brasil vai virar uma “Venezuela”, o país atingi um marco positivo econômico… Ora, acho que vale buscar estudar mais sobre, talvez Milton Santos, Zartman, Nelson Barbosa, ajude a entender melhor o contexto nacional e internacional que acontece… Ou talvez prefira ficar com a visão cognitiva de grupo de tios e viúvas do golpe do Whatsapp

Henrique A
Henrique A
Responder para  Henrique B
1 mês atrás

O gov fecha todo ano com as contas no vermelho, a previdência tem rombo de ~500bi anual, as verbas discrionárias estão por volta dos 5%, a dívida/pib está nuns 80%, em 2050 a pop. vai ser mais velha do que a do EUA, mas está indo tudo bem sim.

Bernardo
Bernardo
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

Concordo que foi guerra híbrida, só não de quem você acha que foi. Até porque esse termo só foi cunhado no Ocidente pra explicar algo que já existia na doutrina soviética há mto mto mto tempo e depois foi “aperfeiçoada” doutrinariamente na NGW.
Um bom indício disso é que ambos os polos no Brasil são…. Pro-Putin e macaqueiam exatamente a propaganda russa (palavra por palavra).
Nos EUA não é diferente, mas lá é só nos extremos.
E teve muito mais: os movimentos anti-vaxx (ambos os polos) nos EUA e no Brasil (muito embora no Brasil só tenha colado na extremíssima esquerda).
Na China e na Rússia todo mundo se vacinou, aliás (cada qual com suas respectivas vacinas locais).
Um bom indício disso é: os grupos criticam basicamente todas as vacinas. Menos uma: a Sputnik. E raramente outras: as vacinas chinesas (que foram muitas). As vacinas ocidentais são criticadas com bastante frequência. É ridículo ao ponto de: se você apontar isso, em minutos aparecem uns tweets aleatórios (de gente que nunca fez isso antes) criticando justamente por ex. a coronavac. Eu já testei isso ao vivaço. Seria engraçado se não fosse triste. Tem matérias na imprensa nacional sobre recrutamento de gente no Brasil pela propaganda russa. Quem quiser aí que procure.
E a Petrobras foi roubada mesmo, nem o Lula nega isso. Nem o advogado de réu Augusto Arruda Botelho (depois secretario do gov atual) nega isso. Ninguém discute o mérito, só questão processual.
Ninguém precisa de agentes externos nesses casos, a gente já se destrói por todos os lados suficientemente. Há pelo menos 200 anos.

Wilson França
Wilson França
Responder para  RPiletti
1 mês atrás

Alguém mencionou “polaridade” e imediatamente começou a guerrilha dos tiozões do teclado. “A culpa é da Dilma”, “a culpa é dos golpistas”, “PT não presta”, “bozo é ditador”…. chega a ser engraçado.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

“Mas não adianta ter ogivas se não tem vetores para entregá-las…”

Eu já ia falar isso…

Adianta ter nukes, sem vetor de entrega, sem programas maduros de mísseis de cruzeiro e balístico, sem equipamentos 100% nacionais de comunicação e criptografia, sem satélites e radares próprios, e com resto dos equipamentos das 3 FA’s atulhados de equipamentos passíveis de sanções internacionais?

Quer começar pelo básico?

Terminem o Link-BR, façam um programa espacial BR de satélites nacionais, e terminem aquele MTC que não fica pronto nunca.
De quebra, ampliem o SISFRON e aqueles radares OTH em nossas costas.

São coisas “simples”, mas que já nos garantiriam um nível de dissuasão e segurança enormes, e serviriam, a longo prazo, pra um programa maduro de nukes.

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

O básico seria tomarmos de volta a Soberania de Alcântara (sim, romper unilateralmente), investir de fato em VLS de pequeno e médio porte (depois de consolidadas essas tecnologias desenvolver famílias de mísseis balísticos de curto, médio e intermediário alcance).

Está muito claro a quem não interessa o Brasil ter essas tecnologisa e a real ameaça.

sergio 02
sergio 02
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

 (depois de consolidadas essas tecnologias desenvolver famílias de mísseis balísticos de curto, médio e intermediário alcance). nos ja temos ate um inicio, a familia de foguetes sonda poderiam ser a base para esses misses balisticos o SV- 40 e um missil balistico escritinho, so falta a guiagem.

sergio 02
sergio 02
Responder para  sergio 02
1 mês atrás

fiz umas contas usando Ia para o sonda S 40,
VS-40Cerca de 650 km apogeu , 2.680 km (Em uma missão de alto alcance, como a SHEFEX II)Este foguete é capaz de atingir alcances significativamente maiores dependendo do ângulo de elevação.
olha que belo alcance : 2.680 km

Nilo
Nilo
Responder para  sergio 02
1 mês atrás

Temos o VS-50 – Propulsão aproximadamente 450 kN
VS-40 tem uma propulsão aproximadamente 208,39 kN 

Última edição 1 mês atrás por Nilo
Bernardo
Bernardo
Responder para  sergio 02
1 mês atrás

Um dos coordenadores de lá disse algo que parecido com o que eu digo sobre o que o Brasil produz na indústria bélica. Ele disse que hoje o programa espacial produz powerpoint. Eu costumo dizer que produz artigo de wikipedia.
Espero que um dia levem esse programa a sério.

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  sergio 02
1 mês atrás

Pois então; não partiríamos do zero, com sabemos.

Os conflitos recentes deixaram muito claro que mísseis balísticos tem o melhor custo-benefício de dissuasão.

O nosso problema não é técnico nem orçamentário: é político.

Mauro Cambuquira
Mauro Cambuquira
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

Nossos políticos não enxergam 10 metros a frente. Só veem orçamentos secretos, verbas de campanha e os votos sobre a mesa. No mais, não sabem nem onde ficam as nossas divisas.

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  Mauro Cambuquira
1 mês atrás

Como disse: o problema é político (ideologia neoliberal e defesa de alinhamento subserviente a EUA/OTAN).

Goes
Goes
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

Disse tudo Cássio Euler !!! 👏🏻👏🏻👏🏻 Simples e objetivo

João
João
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

😱

Matheus R
Matheus R
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Submarimos nucleares com lançadores verticais?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Matheus R
1 mês atrás

Não chega a tanto. A maioria dos subnuc’s não é SSBN, e o nosso com certeza não será.

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Poderíamos muito bem equipar uma classe de submarinos nucleares de ataque como mísseis de cruzeiro/supersônicos/hipersónicos com ogivas nucleares.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

Sim, sim…lá pelo ano 2150…

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Se tendo grana e vontade,tudo se consegue!

Os israelenses não tem submarinos alongados para serem equipados com lançadores de mísseis, presente da Alemanha?!

Porquê nós não podemos?!

Bernardo
Bernardo
Responder para  adriano Madureira
1 mês atrás

Não foi presente de ninguém. A Alemanha deu um desconto de um terço do valor na aquisição inicial. A vela que foi colocada depois foi à parte (já com lançadores).

Israel tem uns 1300 tanques (fabricados em Israel)
O Brasil tem quantos hoje? 100? 150? (contando os fuzileiros)
Não vou entrar na questão da força aérea porque é repetir a mesma coisa

O orçamento é marromeno o mesmo, mas Israel tem 10 milhões de pessoas. Além disso, tudo lá é muito austero. Troca de farda é de vez em nunca. A comida é em lata ainda. Tudo pra dar prioridade a equipamento, treinamento etc. Aqui se dá prioridade a… outras coisas. O Estado de Israel só foi ter avião oficial VIP um dia desses (depois de decadas e decadas sem, em 2019). Compraram um 767 usado. UM. Antes disso era fretado da El Al. E mesmo assim, antes dessa gestão do Netanyahu agora, ninguém tinha coragem de usar, senão o povo ia arregaçar. Quantas aeronaves a presidência da república tem? O que dava pra fazer com esse dinheiro? Aliás, quantas aeronaves VIP a FAB tem? Quantas ‘autoridades’ voam nelas?

Por quê nós não podemos? Parte da sua resposta tá aí.

Outra parte tá na resposta de um colega lá em cima que falou “corrupção – que sempre houve” reclamando da Lava-jato que era uma traição, traidores da pátria etc. Netanyahu tá com o pezinho na prisão porque pegaram ele por corrupção. Pra quem não sabe foi o seguinte: reviraram o lixo dele e acharam lá charutos caros (a embalagem né) e garrafa vazia lá de champagne e vinho caro (nada exorbitante também). E foi isso. Como não era compatível com a renda dele – que não é muito, como eu disse, lá é tudo muito austero – abriu-se uma investigação, até a mãe dele (imagina como ela não é velha) teve que depor. Lá pras muitas se descobriu que ele tinha ganho isso tudo de presente de alguma empresa ou algo assim. Não foi um relógio de 30 mil dolares, não foi um rolex cravejado de brilhante nem nada, era coisa só que não era muito barata. Não deu pra estabelecer se esses presentes influenciaram em qualquer decisão dele, mas….. não podia ter aceitado né, a mulher de César….

Tem mais partes, mas vamos ficar nessas duas

Nilo
Nilo
Responder para  Bernardo
1 mês atrás

Vixi!!!! passou a régua, onde assino?
No aguardo da régua n.2. rsrsrs

Última edição 1 mês atrás por Nilo
Nilo
Nilo
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

“Nunca pensei que diria isso, mas concordo com ele.”
Pensei a mesma coisa, mais minha concordancia vai também ao encontro dos comentarios quando refere-se a inconsistencia do nosso programa de lançadores. Mas é um passo importante essa decisão quanto ao TPAN, mostrando que existem mudança lentas e timidas mas consistentes no Brasil, volto a repetir essas próxima eleição pode nos trazer surpresas, na última eleição que foi para presidente mesmo com as duas centenas de bilhões gastos para campanha um presidente foi incapaz de se reeleger, este governo apesar de erros de vícios antigos, está sendo acertivo, mesmo com parte dos recursos sendo sequestrados, como por exemplo, orçamento secreto, está com uma política de investimentos estatais em infratrutura e reindustrialização acertiva, o que tem salvo o Brasil é seu tamanho e são suas diferenças regionais que permitiu polarização, quebrando a bolha do extremismo da direita.

Última edição 1 mês atrás por Nilo
Hamom
Hamom
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Dois países com capacidade de ataque nuclear, muito dificilmente entrariam em guerra…

Tucídedes e a…. Inevitabilidade da Guerra?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Nilo
1 mês atrás

2 centenas de bilhões gasto para uma campanha kkkkkkkkkkkkkkk
erros de vícios antigos, está sendo acertivo””””” erros antigos = Corrupção sem limites………….. Agora quero entender o “acertivo”.

Última edição 1 mês atrás por Carlos Campos
Nilo
Nilo
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Viver sonhando com o monarquismo é o mesmo que viver nno universo da Marvel

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Nilo
1 mês atrás

arregou

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Pelo seu comentário vc deve morar com os pais e vive de narrativa populista afff…esse governo atual vai deixar pelo menos uma década para pode arrumar a bagunça

Nilo
Nilo
Responder para  Rodrigo
1 mês atrás

Meu caro Rodrigo. vcs cansaram até mesmo redutos que os apoiavam, veja arrepiou geral, aconteceu agora em SP capital, não estamos falando de restaurante de periferia e da classe de operários, rsrsrsrs o coro das mulheres é impagável, e eu que vivo de narrativa. Já disse, as próximas eleições podem aguardar surpresas.
https://www.youtube.com/shorts/xK8Tyld03wc

Última edição 1 mês atrás por Nilo
Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Vila Madalena…

Kornet
Kornet
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Depois quando esse restaurante falir,assim como muitos antros de extrema esquerda,você vai lá com a claque para dar um apoio.

Nilo
Nilo
Responder para  Kornet
1 mês atrás

Pela reação de apoio dos patriotas genéricos ausentes, diria que a freguesia na sua totalidade e pela reação vai dar por longo tempo muito lucro ao restaurante.

João
João
Responder para  Kornet
1 mês atrás

Essa gente vive de populismo, não consegue enxergar meio palmo na frente delas a não ser o umbigo e o estômago.

Nilo
Nilo
Responder para  João
1 mês atrás

“Não Espere mais que 72 horas”.
Deus tenha misericórdia do povo brasileiro e abençoe a America”.
“O Porta Aviões chegará em Laranoá”
“Basta apenas um cabo e um soldado”.
Essa gente do populismo rsrsrsrs

Bernardo
Bernardo
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

O Link-BR não é “100% nacional” é um produto de prateleira da Elbit. Só é customizado pro Brasil (como é pra todos os clientes).
Pode riscar o Link-BR2 da lista e colocar “desenvolvam o Link-BR3” então. E vai demorar.

Dito isso, se for pra ser BEM RUDIMENTAR, uma bomba nuclear de primeira geração cabe no KC390 (as duas lançadas no Japão, mesmo tamanho e mesmo peso, vamos supor). E o mecanismo “gun-type” (como na Little Boy) não precisa testar (tanto que não foi testado, só se vê a viabilidade matemática mesmo e as peças em separado, não precisa explodir). Aliás a África do Sul só tinha ogivas “gun-type”. A má notícia é que eles tinham foguete. Mas bem, tendo o material (o urânio enriquecido já no ponto), e orçamento (…) são meses pra desenvolver esse tipo de ogiva de primeira geração. Realmente não tem segredo nenhum aí, esse conhecimento é público.
Manter um arsenal nuclear custa muito caro. O Brasil hoje não consegue manter uma frota naval mínima sequer. Vai ter que melhorar muito e levar muita coisa a sério antes de começar a considerar isso.

Argos
Argos
Responder para  Bernardo
1 mês atrás

Lançar bomba nuclear de queda livre é suicídio hoje em dia.
Manter arsenal nuclear é caro? Caro é manter a câmara de deputados, ministérios, senado, STF etc. Enxuga o governo e seus parasitas, corta verba partidária e verá como sobra para mantermos as Forças em um nível de excelência. Incluindo desenvolver e manter um arsenal nuclear.

lucio
lucio
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

Acredito que não seja nada difícil ter um programa desses porque o projeto do antigo VLS com alguma modificação pode vir a ser um excelente ICBM

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

Exato.
Primeiro passo aprovar a PEC de 2% para as forças armadas.
Focar na produção nacional e parcerias com países que aceitem transferir e compartilhar tecnologias.
Em 10 anos o Brasil se tornará uma potência militar de nível global, com este nível de investimento.
Ai nós pensamos sobre armas nucleares.

Agora seria muita bobagem, seríamos ameaçados e teríamos que recuar, já que nosso poder militar é pífio.

Wilson França
Wilson França
Responder para  Luís Henrique
1 mês atrás

Essa foi a melhor piada do dia.
Em 10 anos com 2% do orçamento para gastos militares o Brasil se tornará uma potência global. Com certeza.

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  Luís Henrique
1 mês atrás

Não precisa dessa PEC; tem que revogar é a EC do Teto de Gastos (apenas primários)…

Mauricio R.
Responder para  Luís Henrique
1 mês atrás

“…parcerias com países que aceitem transferir e compartilhar tecnologias.”

País que ambiciona ser potência, não se serve de ToT, cria as tecnologias necessárias.

Vila Nova
Vila Nova
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

AVIBRAS É ESSENCIAL

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

nós tentamos sim desenvolver, e nem sei até que ponto chegamos, mas devemos ter chegado perto, vide os buracos lá no Pará, nem sabemos se o material de pesquisa da época foi preservado pelo EB. Agora depois do Sarney, não temos nada relacionado a armas nucleares.

Brito
Brito
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Sobre mísseis balísticos, tá aí uma notícia boa..
Macjee está desenvolvendo seus SBRM do mesmo tipo dos ATACMS americano..
https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/5673660/mac-jee-adquire-ip-e-projeto-misseis-mar-1-e-maa-1b

Sobre os AVTM 300 ou AVTC, estes já se encontram prontos, aguardando somente sua industrialização, palavras de um comandante do EB, ao jornalista de defesa Caiafa master!

Recentemente, mais precisamente em 2024, a turbomachine homologou sua nova turbina a TF1200, o que quando integrada ao AVTM, a levará a mais de 2000km de alcance..
Os AVTM em sua versão atual de emprego interno, possuem um alcance de 560km e não 300..

fonte : documento de acordo entre a espanhola NTGS e avibras, para promover o sistema astros ao exército espanhol, lá destacava as características do sistema, foguetes e alcance do AVTM, que na oportunidade também seria transferido, além de todo seu portfólio, com instalação de linhas de montagens na Espanha, devido a crise financeira da empresa, felizmente o acordo não foi pra frente e o exército espanhol selecionou o MRLS PULS israelense, porém recentemente a compra foi cancelada..

Última edição 1 mês atrás por Brito
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Brito
1 mês atrás

“Sobre os AVTM 300 ou AVTC, estes já se encontram prontos, aguardando somente sua industrialização, palavras de um comandante do EB, ao jornalista de defesa Caiafa master!”

Cara, com todo o respeito ao Caiafa, mas to ouvindo essa conversa de “o MTC tá pronto pra industrialização” a Deus sabe quantos anos…

Se tá pronto mesmo, ele não foi produzido em massa ainda POR QUAL MOTIVO????

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Pode ser por a empresa estar falida…

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Orçamento amigo, onde vc mora?

Jordan Silva
Jordan Silva
1 mês atrás

Eu aposto, e quero crer, que o Brasil está tentando criar mecanismos para fazer um artefato nuclear separadamente, e quando e se precisar, montar tudo num tempo “recorde”, bem como também já ir preparando o terreno, para quem sabe, sair dos tratados-amarras de não proliferação nuclear…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Jordan Silva
1 mês atrás

Aparentemente, o Brasil está deixando de ser o “gigante bobão” que sempre foi, que sempre seguia as regras, mesmo quando os criadores das regras não seguiam essas próprias regras.
Não faz sentido estarmos atados a um tratado que nos proíbe totalmente de criarmos nukes.
Temos que ter a liberdade de escolher se VAMOS ou NÃO VAMOS ter nukes, cada um com seus prós e contras, mas da decisão ser NOSSA, e não por causa da porcaria de um tratado.

lucio
lucio
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Exatamente. Um belo dia nos anos 90 o FHC acordou pensando que estava governando Andorra e assinou um tratado de limitação do alcance de mísseis com o tamanhão que o país tem.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Jordan Silva
1 mês atrás

Existe um estudo americano que relata a possibilidade do Brasil vir a ter um artefato nuclear, caso optasse por tê-lo em cerca de 180 dias após a decisão, dado o nível de conhecimento e domínio tecnológico que já possui sobre o tema.

https://www.sociedademilitar.com.br/2025/04/washington-em-alerta-eua-afirmam-que-brasil-ja-domina-tecnologia-nuclear-necessaria-para-iniciar-producao-de-bomba-atomica-em-tempo-recorde-mais-rapido-do-que-o-mundo-imagina.html

Última edição 1 mês atrás por Marcos Bishop
lucio
lucio
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

O problema do nosso país somos nós, brasileiros. Esse grande e riquíssimo território deveria ter outro povo morando e gerindo ele.
Parece que a malandragem,a a corrupção e a insolência fazem parte de nosso DNA.

Última edição 1 mês atrás por lucio
Akhinos
Akhinos
Responder para  lucio
1 mês atrás

O problema é esse seu pensamento eivado de racismo. Aliás esse papo de indolente eu sei muito bem da onde vem. Não existe povo melhor ou pior, isso é um grande delírio. Existe países com instituições fortes ou fracas, fruto de um processo histórico, o Brasil só tem instituições de verdade fazem 40 anos.

O mal do Brasil é que ele está lotado de gente autoritária igual você. Esse papo de “precisa de outro povo” é basicamente a senha para dizer que o povo é portanto infantil, incapaz de tomar decisões e portanto precisa de algum grande timoneiro para tomar as decisões pra ele, todo mundo conhece este filme.

Essa é uma desculpinha bem velha. A bem da vdd, e os dados estão ai para comprovar, a experiência democrática dos últimos 40 anos foi o melhor período da história brasileira. Desafio alguém provar o contrário.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Akhinos
1 mês atrás

A china tem um governo extremamente autoritário, intolerância a divergências, e nenhuma democracia no sentido ocidental. No entanto possui uma economia vibrante, enriquecimento rápido e forças armadas bastante poderosas.
Não existe correlação entre democracia e desenvolvimento seja econômico ou social, e muito menos militar.
Costuma ser justamente o contrario: Governos de força que impedem divisões sociais internas e impõem um rumo a ser seguido pela força conseguem fazer a economia crescer muito mais rápido.

Exemplos não faltam:
Alemanha nos anos 30 e 40
Italia nos anos 30 e 40
URSS
China hoje
Coreia do sul nos anos 80 e 90
O Milagre Brasileiro nos Anos 60 e 70
Taiwan após a separação da China.
Cingapura
Iraque de Sadam antes das Guerras
Líbia de Kadaffi antes da queda

Todos esses países apresentaram crescimento acima da media durante anos em que regimes autoritários imperavam ou golpes sucessivos contra a democracia eram desencadeados.

Nos defendemos a democracia não por ser o melhor regime econômico. Obviamente não é um regime econômico.
Defendemos por valorizarmos os direitos individuais e a capacidade de autogoverno a partir de consensos e concessões.

O problema econômico e politico brasileiro é que nem somos uma coisa nem outra. Ficamos no meio do caminho tanto em regime politico como em modelo econômico. Somos um angu de caroço cozido por um crioulo doido…

Aí não vai de jeito nenhum…

Última edição 1 mês atrás por Marcos Bishop
Akhinos
Akhinos
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Não existe correlação entre democracia e desenvolvimento seja econômico ou social, e muito menos militar.
Costuma ser justamente o contrario: Governos de força que impedem divisões sociais internas e impõem um rumo a ser seguido pela força conseguem fazer a economia crescer muito mais rápido.”

Olha eu não quero ser mal educado com você. Mas basicamente isso aqui que tu disse te desqualifica completamente para participar de qualquer debate sobre economia institucional. Falo isso porque eu sou um economista e me especializei em economia institucional.

O que tu diz aqui é basicamente exatamente o inverso da evidência empírica. Democracias são sabidamente maiores promotoras de crescimento econômico, isso é ponto pacífico em toda a teoria institucional da economia. Se tu soubesse o básico saberia. É só ler Acemoglu, aprender a diferença entre instituições inclusivas e extrativas, que toda essa sua hipótese caí por terra.

Além disso, toda a evidência empírica é que ditaduras geram piores soluções de bem estar e de riqueza para as sociedades. Eu não sei em que planeta você vive, em que basicamente os países mais ricos do mundo são justamente democracias liberais do Norte Global, e os mais pobres ditaduras bizarras e ainda dizer que não existe correlação entre riqueza e valores liberais.

O ponto desse seu argumento ridículo, e até mesmo tosco, é que se existe um contra factual então toda uma teoria não vale. Bom, teorias não funcionam desse jeito, Singapura e China não são relevantes o suficiente para dizermos que democracias não são os melhores sistemas políticos. Aliás, você sequer faz uma curva de correlação com 2 observações. Eu quero ver você vir aqui com 30 observações de ditaduras riquíssimas para gente. Esse é o mínimo para você ter uma análise que seja minimamente estatisticamente significante.

Além disso, democracias gastam menos em defesa justamente porque existe um negócio na democracia chamado eleições, e as pessoas costumam expressar suas preferências via elas, e não é uma grande prioridade das pessoas poderio militar em democracias. Isso é um resultado sabido há décadas na ciência política amigo. O fato de ditaduras se armarem mais tem a ver com o fato de que as FAs em ditaduras são um veículo de manutenção da elite que comanda o país e são principalmente um veículo de dissuasão contra ameaças internas. Denovo, basta tu ler a obra dos grandes institucionalistas que tu descobre isso.

Eu sinto saudades de quando as pessoas sabiam o básico para se aventurar a dizer as grandes bobagens que eu vejo sendo ditas na internet atualmente. Antigamente a internet era um lugar bem mais civilizado.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Akhinos
1 mês atrás

Olha eu também não quero ser mal educado com você mas a psicologia diz que quando alguém usa um argumento de autoridade é porque seu ponto é fraco…

Os países e seus crescimentos econômicos que eu postei são fatos. Contra fatos é difícil elencar argumentos.

Desconhecer o fenômeno que é a China, ou Singapura ou ainda a Coreia nos períodos descritos ou relega-lo a simples casualidade para defender seu ponto não é saudável, quiçá honesto.

Mas eu concordo com vc em um aspecto:” Antigamente a internet era um lugar bem mais civilizado.”

Akhinos
Akhinos
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Deixa eu te explicar como as coisas funcionam de verdade. Eu posso usar argumento de autoridade, pois eu sou autoridade no assunto. Publiquei artigos nas melhores revistas do mundo sobre o assunto. Você publicou o que? Nossas opiniões não são iguais. Não importa o que o senso comum desse blog diga, ou quantos likes os caipiras aqui irão te dar. Esse blog é cheio de pessoas com tendências autoritárias, eles preferirem uma opinião delirante igual a sua não é surpresa nenhuma para mim.

Sua opinião não dialoga minimamente com a fronteira da ciência hoje no assunto. A China não é um país rico, é um país de renda média, já começa por aí. A China é um país com 1.4 bilhão de pessoas, seu sistema econômico é único no mundo e não pode ser facilmente categorizado. Sim, Singapura é um exemplo de soft ditadura em que você teve um processo de enriquecimento radical. Mas como eu disse, esse tipo de situação é basicamente um cisne negro. Não é o suficiente para você extrair uma tendência.

Mas já que você quer bater boca sem nenhuma referência, aqui vão algumas para você parar de encher o saco. Primeiramente, publique algo que suplante essas evidências empíricas que eu irei linkar aqui, depois a gente conversa.

https://www.project-syndicate.org/commentary/ricardo-hausmann-on-the-market-like-mechanism-in-advanced-economies–political-systems

Democracy Does Cause Growth — Daron Acemoglu, Suresh Naidu, Pascual Restrepo & James A. Robinson (JPE / working papers 2016–2019)

Democracy and Economic Growth: A Historical Perspective — John Gerring, Philip Bond, William T. Barndt & Carola Moreno (World Politics, 2005)

The Colonial Origins of Comparative Development — Daron Acemoglu, Simon Johnson & James A. Robinson (AER, 2001)

Democracy and Economic Growth: A Meta-Analysis — Harris Doucouliagos & Mehmet Ulubasoglu (Journal of Applied Econometrics / American Political Science Review versão; meta-analysis ~2008)

Democracy is a strong driver of a healthy economy. Economists have found that democratization causes an increase in GDP per capita of between 20% and 25%. Conversely, there is also indisputable evidence of the economic costs of democratic decline. These costs include stagnation, policy instability, cronyism, brain drain, and violence. Under autocratic regimes, businesses face new risks, as autocrats refashion markets to reinforce their political dominance. Common consequences are retaliatory and punitive applications of taxation, regulation, and licensure; discriminatory access to government contracts and public services; and extortionary demands for political contributions. The economic risks of autocracy are clear.”

E isso é só o básico da literatura. Se você quiser discutir comigo a partir de agora, será baseado na literatura de economia institucional moderna. Não discuto com aleatório da internet baseado em achismos.

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
Responder para  Akhinos
1 mês atrás

“Não discuto com aleatório da internet baseado em achismos”.

Não?

Então porque respondes, Doutor Faria Limer?

Sequim
Sequim
Responder para  Akhinos
1 mês atrás

Meu caro, permita -me um complemento: esse discurso de “regime forte” como indutor de desenvolvimento faz parte da agenda neo-liberal atual, que defende um enfraquecimento da democracia para estimular a economia. Isto é, esse discurso basicamente diz que democracia demais é bagunça , pois a alternância de poder e a audição das demandas de todas as camadas sociais impedem que o país mantenha uma “trilha coesa” de desenvolvimento. Na verdade, tal pretensão desses “regimes fortes” não passa de um objetivo político da plutocracia pós-crise de 2008, que teve seu discurso de “sacrifício ” e de “fazer a lição de casa” pessoal e coletivo para se atingir o desenvolvimento completamente desmoralizado pela crise dos subprimes.

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  Akhinos
1 mês atrás

Exato.

Sequim
Sequim
Responder para  Akhinos
1 mês atrás

Comentário perfeito e irretocável, meu caro. Essa história de povo indolente e preguiçoso é discursinho de senhor de engenho, hoje mais conhecidos como Faria Limers.

Última edição 1 mês atrás por Sequim
Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
Responder para  Sequim
1 mês atrás

Onde o tal de Akhinos já disse que trabalha…🙄🙄

Felipe
Felipe
Responder para  lucio
1 mês atrás

Os militares brasileiros investiram na indústria nacional , cometeram alguns erros sim , mas no geral estavam no caminho certo, nos íamos testar a bomba atômica. Aí o vendido do Collor foi lá , denunciou, e fechou o buraco. Brasil e Argentina deveriam ter combinado dos 2 países testarem a bomba , em vez disso fizeram acordinho de desnuclearização para agradar potências de fora do continente.

F-5
F-5
Responder para  lucio
1 mês atrás

Cara, conhece um lugar chamado aeroporto?
Use-o!
Seu comentário é um dos mais ofensivos que já vi aqui na Trilogia.

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  lucio
1 mês atrás

Nossa senhora…

É óbvio qual é a tua pátria de fato…

Jordan Silva
Jordan Silva
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Estou ciente de umas notícias assim, mas já vi tanto prazo dispare que só posso supor que temos algum conhecimento que incomoda bastante, mas a realidade é guardada à 21 chaves…

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  Jordan Silva
1 mês atrás

Não creio; até porque isso é anti-Constitucional (mais uma jabuticaba brasileira).

Jordan Silva
Jordan Silva
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

bem, constituições podem ser mudadas, e tratados, rompidos…

Deadeye
Deadeye
Responder para  Jordan Silva
1 mês atrás

É cláusula pétrea, para mudar precisaria de outra constituinte.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

Vc se surpreenderia com o que uma interpretação de um ministro pode mudar.

Kornet
Kornet
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

Nossa constituição é desrespeitada todo dia por quem deveria protegé-la.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Jordan Silva
1 mês atrás

fazer é proibido, o que podemos fazer, é reunir capacidade para isso, seria ter um programa de Missil Balístico, capacidade de acumular Plutônio e Uranio enriquecido de forma rápida e deixar preparado para ser colocado no meio de entrega.

Jordan Silva
Jordan Silva
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Isso tá dentro do que quis dizer também.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Alguns países são assim já, como Coreia do Sul e Japão. Se chama potência nuclear latente, você deixa tudo pronto, e se precisar desenvolve rapidamente.

Eu tinha lido há uns anos, que o Brasil é considerado latente, eu só tenho as minhas duvidas….

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

Japão tem toneladas de Plutônio, o Brasil é condiderado latente, pelo fato de termos centrifugas que se utilizadas no máximo, em meses ou 1 ano poderíamos ter algumas armas a partir de Uranio

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Existe uma quantidade de plutônio e uranio enriquecidos guardados também…
Também tem o domínio teórico da tecnologia da bomba.
Uma vez o exercito publicou um trabalho sobre o projeto teórico de uma nuke. Teria sido como forma de demonstrar capacidade dissuasória.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Eu lembro. Foi em 2010… deu uma polêmica.

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Advinha quem historicamente sabota de todas as formas nosso programa nuclear?

Não dá para ter um programa nuclear militar sendo vassalo dos EUA (a real ameaça a nossa Soberania e dos países vizinhos).

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

Quem sabota? todos sabotam, ninguém que tem quer que nós tenhamos, ninguém, esse é teu erro, achar que só os EUA sabotam a gente, ou colocam dificuldades, o Chefe da agencia energia nuclear nem é de uma potência nuclear e tava frescando, era um argentino

nereu
nereu
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Um “missilzinho” até(10.000km é nessesario o de <5.000km e para ter ESSE nessesario ter ode <1.000km

Thiago Marques
Thiago Marques
1 mês atrás

Agora é que as sanções começarão, de fato. Parabéns aos lunáticos que estão promovendo essa ideia e que colocarão o país em rota de colisão com o mundo.

Thiago Marques
Thiago Marques
Responder para  Thiago Marques
1 mês atrás

Em tempo, sempre membros da tal “família real’ fazendo merd….

lucio
lucio
Responder para  Thiago Marques
1 mês atrás

Boa é a República, que nunca deu certo e há 136 anos vem fazendo bagunça atrás de bagunça no país, desde os massacres de Canudos e Pau de Colher até o tráfico estabelecendo Estado Paralelo dentro do território oficial.
Uma eterna luta de vigaristas pelo poder, a República no Brasil é mais suja que pau de galinheiro.

Última edição 1 mês atrás por lucio
Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Thiago Marques
1 mês atrás

No tempo do império não arregávamos para ninguém, Argentina, Paraguai, Grã-Colombia, Reino Unido……… Hj uma pressãozinha e estamos demarcando terras, tínhamos uma marinha que impunha respeito no Atlãntico Sul…. Chegou a república e com ela a decadencia, vários golpes, pra ver quem ia saquear mais o país

Wilson França
Wilson França
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Ainda dá tempo de tu se mudar para a Suécia ou a Espanha. Ou Arábia Saudita. Quem sabe Emirados Árabes, Omã ou Brunei. Lesoto e Suazilandia (acho que tem um outro nome atualmente) também são monarquias. Curiosa essa diversidade, né? Uns parecem ter ido melhor que outros.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Wilson França
1 mês atrás

Queria ir pra Espanha pegar a Cidadania e morar na Suíça,, mas doeu né, falei fatos.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Se for neto tem até o final de Dezembro

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

não sou, infelizmente

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Thiago Marques
1 mês atrás

Cara… Falar mal da Família Imperial é desconhecer completamente a Historia Brasileira…
Hoje Dom Bertrand (S.A.I.R) é uma das vozes mais lucidas do Brasil.
O Império foi a época em que o Brasil foi respeitado no mundo.
O golpe da republica foi orquestrado para impedir a grandeza do Brasil e subordina-lo a interesses internacionais.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

República veio para roubar mesmo, nunca pensaram no Brasil, o pior de tudo é que o principal ator no golpe, era um homem com dor de corn# por se sentir rejeitado

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Thiago Marques
1 mês atrás

Deixa eu te contar dois segredos:

1- sanções e ameacinhas veladas SEMPRE fizeram parte da relação dos EUA e Europa em relação ao Brasil.
É bem documentado que os EUA fizeram de tudo pra sabotar nosso programa nuclear junto a Alemanha nos anos 70, dentre outros inúmeros casos.
Com ou sem isso, vamos ter sanções e “ameacinhas veladas” vindas deles. Cabe a nós fazer valer nossa vontade, sem medo de recebermos “sermão” deles.

2- sanções NUNCA impediram quem quer REALMENTE ter nukes.
CN tá aí de prova, junto com Índia e Paquistão.

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Agora mesmo estamos vendo os EUA ameaçarem militarmente um país vzinho sob muitas palmas no Brasil. Ameaças e intervenção a revelia de qualquer Lei Internacional

Qualquer um com QI acima da temperatura ambiente sabe que os EUA estão se lixando para os venezuelanos, o interesse unicamente é o petróleo do país (e a Gaido 2.0 já disse publicamente em entrevista que entregará tudo as corporações yankees).

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

A galerinha que bate palmas e quer ver os EUA invadindo a Venezuela se “esquece”, ou prefere ignorar, o que aconteceu com Afeganistão, Iraque, Siria e Líbia após essas intervenções.
Vocês vão me dizer que esses países estão, hoje, melhor do que antes?
Imagine uma Síria bem do lado da nossa fronteira mais distante e com a menor infra-estrutura do Brasil.
Venezuela é o tipo de problema que é melhor deixar quieto, que se mexer, piora.
É um “problema controlado”, é um “problema estável”, que a gente já sabe, mais ou menos, o que acontece.

Uma intervenção dos EUA alí apenas pioraria tudo, e seríamos NÓS e outros países da AL que teríamos que arcar com o ônus disso.

Akhinos
Akhinos
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Caro Wilber, a maior parte das pessoas aqui nunca estudou minimamente geopolítica e conceitos como “Grand Strategy”. O objetivo americano como você bem disse está muito claro. Eles querem pivotar os interesses brasileiros para um atoleiro.

O que vai acontecer na Venezuela vai ser basicamente isso, eles vão se afundar em algum tipo de guerra civil eterna, os grupos paramilitares vão ascender lá, a Colômbia será diretamente envolvida, e teremos um conflito com vários atores para-estatais em nossa fronteira.

Basta olhar a facilidade que a cultura deles tem de resolver problemas políticos, os irmãos deles os colombianos estão há 75 anos em guerra civil.

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  Akhinos
1 mês atrás

Uma intervenção militar dos EUA seria um desastre. E advinha com quem iria ficar a bucha de caos no país, refugiados, etc? Com os países vizinhos!

Assim que dá ruim os EUA abandonam os países que atacam ou invadem! E sobre para toda a região do país que destruíram.

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Eles sabem. Não é falta de informação.

Assim como odeiam China, Irã e Rússia (países que nunca fizeram nada contra nós) apenas por causa dos EUA.

E odiarão qualquer país que os EUA determinar como a “ditadura” ou inimigo da vez.

Em suma: nunca é pelo Brasil, sempre é pelos EUA.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

Os EUA querem o Petróleo venezuelano.
Isso é um fato.

Pq querem? Uma vez que são autossuficientes?
Possivelmente não estão querendo ” O Petróleo”, mas sim o controle sobre ele.
Para que controlar o petróleo venezuelano?
Porque são as maiores reservas mundiais.
Some a esse controle o que os EUA já possuem sobre a maioria do petróleo do Oriente Médio.

E aí?
E ai que o” maior inimigo” eleito pelos EUA não tem petróleo.
A estratégia americana pode estar baseada em duas premissas:
Pacificar a relação com a Rússia nem que para isso tenha que conceder a Ucrânia, afastando-a da influencia chinesa, e estrangular a China energeticamente se for necessário.

Se isso se desenrolar assim os EUA não querem roubar o petróleo venezuelano e o que extraírem e comercializarem, possivelmente vai ser pago a preço de mercado. Mesmo pq ele pode imprimir dólares a vontade.

Última edição 1 mês atrás por Marcos Bishop
João
João
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

🙄

José Joaquim da Silva Santos
José Joaquim da Silva Santos
Responder para  Thiago Marques
1 mês atrás

Vamos ver quantos likes vc ganha…

Thiago Marques
Thiago Marques
Responder para  José Joaquim da Silva Santos
1 mês atrás

Não busco isso, amigo. Pode ficar com eles.

Heinz
Heinz
1 mês atrás

Luiz Philippe de Orleans e Bragança é um dos poucos parlamentares brasileiros ainda lúcidos nesse país!

lucio
lucio
Responder para  Heinz
1 mês atrás

Sua Alteza Real tem espírito de estadista.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  lucio
1 mês atrás

Ele vem lutando por isso desde que entrou na Política, espero que SP reeleja ele, um brasil forte, tem que ser interesse de todos e não só do Principe. Quero só ver a Esquerd@ chorando, eles que gostam desses acordos caracu

Deadeye
Deadeye
Responder para  lucio
1 mês atrás

Menos para acabar com o Laudêmio de Petrópolis.

José Joaquim da Silva Santos
José Joaquim da Silva Santos
1 mês atrás

Então os fofinhos da OTAN não assinam esse tipo de documento mas pelo bueiro de sua mídia desovam essa propaganda pra nós aderirmos, lindo isso não ?

José Joaquim da Silva Santos
José Joaquim da Silva Santos
1 mês atrás

Não quer dizer muito, mas a decisão foi acertada.

Zoranm
Zoranm
1 mês atrás

Perfeito

EduardoSP
EduardoSP
1 mês atrás

Constituição Federal de 1988.

Artigo 21, inciso XXIII, alínea a):

“toda atividade nuclear em território nacional somente será admitida para fins pacíficos e mediante aprovação do Congresso Nacional;”

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  EduardoSP
1 mês atrás

STF defini que ter armas nucleares para autodefesa é pacífico, e pronto,…. a mas vc tá interpretando ___________, mas é dessa forma que o STF interpreta a CF/88

EDITADO

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

eu censurei e mesmo assim editaram? eu achei desnecessário

Carlos Campos
Carlos Campos
1 mês atrás

PT anos governando o país, entrega nossa soberania por meio de acordos climático, reservas florestais, esmola Amazônia, e um deputado do PL definido aqui como partido lacaio conseguiu um passo importante em direção ao rumo certo que é nossa soberânia de fato, ou seja ser capaz de dissuadir quem quer que seja.

Última edição 1 mês atrás por Carlos Campos
Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Engraçado que quando os governos ultraneoliberais de 2016-2022 entragaram ativos estratégicos nacionais e quase a Embraer não era problema para nossa Soberania…

O governo do PT é entreguista; mas nem perto do anterior…

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

Quais ativos estrtégicos?

Cássio Euler
Cássio Euler
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Subsidiárias da Petrobrás, Eletrobrás, etc (ultra entreguismo).

E a Embraer só não foi por causa dos problemas internos da Boeing. as

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Cássio Euler
1 mês atrás

Por mim podem vender, seria legal ter o controle, mas assim que esse governo entrou mudou a lei das estatais e foram saquear elas, pode ver o rombo, elas são estratégicas para os políticos, não para nós, agora cabe a nós pagarmos esses rombos….. Quanto a Embraer no momento do mercado parecia o certo a se fazer, graças a Deus o mercado para Embraer se tornou ótimo, e a Boeing se lascou.
Então temos pensamentos totalmente diferentes, entreguismo na sua opinião, e eu contra a corrupção nesse país. vc tapa os olhos e conforta a tua mente no fato de serem empresas brasileiras

Nilo
Nilo
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Cássio Calos Campos agora virou planfeteiro da Família Orleans, está usando a página para fazeer campannha para volta da Monarquia rsrsrsrs

A C
A C
1 mês atrás

Toda e qualquer questao a respeito deste assunto deveria ser tratada fora de qualquer “holofote”. Decisoes deveriam ser tomadas e executadas com o maximo sigilo e qualquer quebra deveria ser tratada com rigor. Mas se preferir jogar sangue em aguas infestada de tubaroes, ja se sabe o resultado.

Francisco
Francisco
1 mês atrás

Pode derrubar ou denunciar os tratados o Brasil ja ta impedido pela incompetência governamental de ter ate mesmo o básico de defesa militar, quem dirá ter capacidade de gere um projeto de bomba atômica sem terminar em corrupção generalizada.

Santamariense
Santamariense
1 mês atrás

Não vou entrar no mérito se o Brasil deve, ou não, ter armas nucleares. Só comecem a desenvolver algo de concreto e factível nesse sentido e aguardem quantos dias vão ser precisos para iniciarem as sanções de todos os tipos e tamanhos, vindos de todos os lados. O Brasil tem capacidade de aguentar essas sanções? O povo quer passar por isso? O Brasil tem união nacional em torno desse objetivo? Minha resposta para essas 3 perguntas é…não! Mas, é apenas minha opinião.

Bardini
Bardini
Responder para  Santamariense
1 mês atrás

Populismo atômico…
.
Qual a fundamentação estratégica disso aí?
Nenhuma.
É o puro e simples batuque pra doido dançar, na sua forma mais pura. E o que não falta, é doido, segundo as pesquisas que motivaram isso aí. E de todos os lados.
Qualquer um no mundo da política jogaria o país debaixo de um trem, para se promover para a base, garantindo a continuidade de seu poder.

Última edição 1 mês atrás por Bardini
Santamariense
Santamariense
Responder para  Bardini
1 mês atrás

Pois é, e é nessa realidade que querem produzir armas nucleares aqui. Não temos estrutura, organização, políticas de Estado, vontade popular, engajamento popular e nada que mantenha um programa desses em andamento…e é algo sério, muito sério. A classe política é volúvel e movida a dinheiro e ganhos pessoais, nada mais. Se resolverem ir por esse caminho, preparem-se, as sanções vão correr soltas…aí eu quero ver a gritaria geral…

Marcos
Marcos
1 mês atrás

A muito tempo atrás tive aulas com um professor que trabalhou no programa nuclear brasileiro, mais especificamente no desenvolvimento da bomba. Diz ele que o país chegou a finalizar a bomba porém não conseguiram testar devido ao episódio que todos conhecem. Acredito ser verdade pois já ouvi essa história de outras pessoas, ele como fez parte direta da história então não tenho como duvidar da veracidade.

Kornet
Kornet
Responder para  Marcos
1 mês atrás

E fizeram o quê com a tal bomba?
E o aprendizado ?
Em 1985 um colega falou que o tio trabalhava no SNI e entrou numa sala em que tinha um quadro com algo relacionado a um buraco.
Não duvido de nada nesse país.

Marcos
Marcos
Responder para  Kornet
1 mês atrás

O destino da bomba ele não comentou, mas provavelmente como “ninguém” sabe disso ela deve estar armazenada. Mas os profissionais que trabalharam na época muitos desanimaram e foram pra fora do país

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Kornet
1 mês atrás

O buraco existe, e o Collor foi lá jogar cal nele

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

a questão é quanto urânio enriquecido nós temos? se tivessemos um esquema de reação em cadeia sofisticado, tem gente que diz que daria pra fazer 80Kg, Já li 30Kg de Urânio 235, será que temos ainda ou foi descartado, segundo minhas pesquisas o EB ficou na função de Conseguir Plutônio, a MB na função de conseguir Uranio, sobre o EB tem pouca informação se conseguiram ou não, sobre a FAB que pesquisava LASER no enriqeucimento, é mais secreto ainda, tu não acha nada.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
1 mês atrás

Não somos uma Turquia ou Índia que possuem uma BID forte e apoiada pelos seus Governos, falar é muito bonito, quero ver aguentar as sanções!

Quando calcularem qual o preço de fabricar e manter armas nucleares, se for essa a ideia, além de emendar a CF, ai o bicho pega. Quer fazer aldo de bom? Manter a perenidade dos orçamentos e das aquisições das FFAA, isso sim , o resto é conversa para os malucos ouvirem.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
1 mês atrás

Esse tratado caiu, mas isso significa que podemos desenvolver armas nucleares? Não, pois ainda tem em vigor um acordo bilateral com a Argentina de uso de energia nuclear pacífica, nenhum dos dois vai desenvolver armas nucleares e ambos podem vistoriar o cumprimento do acordo.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Fabio Araujo
1 mês atrás

Denuncia o acordo

Marcos
Marcos
1 mês atrás

OFF

Colombia recebeu o BARAK MX

Chora Brasil, tuas forças armadas são especializadas em comer lagosta e caviar

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Marcos
1 mês atrás

Aí sim, Gripen e Barak, melhor defesa da AS sem duvidas de sombra kkkk

Manuel Flavio Vieira
Manuel Flavio Vieira
1 mês atrás

Deveriam tomar uma atitude dessas quando pudéssemos defender o CDTN, Aramar e demais polos do desenvolvimento de tecnologia nuclear do Brasil de um Tomahawk, de um Scalp. O Álvaro Alberto nem começou a ser construído mas vai nascer com uma certidão de óbito.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 mês atrás

Demorou! Parabéns pela lucidez, coisa rara na maioria dos atuais político do Brasil.

Sgtº Moreno

Elizeu
Elizeu
1 mês atrás

Apoio totalmente a medida, temos que pôr em foco o andamento de projetos nucleares no Brasil fortalecendo nossa soberania

Tio Velho Comuna
Tio Velho Comuna
1 mês atrás

As armas nucleares são a barreira definitiva e 100% garantida contra qualquer tipo de invasão ou ingerência indevida contra a soberania nacional. Por que abrir mão de um instrumento que garante sua segurança de forma absoluta? Basta ver a Coreia do Norte que apesar de ser um país pária, fomentador do crime e uma ruína para o próprio povo, ninguém planeja uma invasão ao seu território. Tinha que ser uma política de estado a construção e mantenimento de armas nucleares brasileiras; não vivemos em um mundo de anjos

Fernando
Fernando
Responder para  Tio Velho Comuna
1 mês atrás

Coréia do Norte tem dois países vizinhos lhes bancando. Um, inclusive, é uma potência econômica, militar e industrial. Aqui, se fóssemos nos aventurar em algo do tipo, quem nos ajudaria? A Argentina que está quebrada e vendendo até as calças para sustentar governos incompetentes? A Venezuela que não tem nem para ela e está quase sendo invadida por muito menos?

Quando optamos por se mantermos como “amigões de todos” e não disputar a geopolítica mundial, se sujeitando a ser meros coadjuvantes, deixando um vácuo regional que os americanos preencheram, mesmo que na base da força, abrimos mão de termos uma coesão regional com os nossos vizinhos para barrar esses tipos de intervenções que ocorrem na Venezuela atualmente e acontecerão, em caso de nos aventurarmos com uma empreitada dessas, conosco também.

Estamos reféns da mediocridade que os nossos “representantes” ao longo de décadas, desde 1964, vem nos colocando. Tivemos outra oportunidade após a redemocratização, mas optaram por seguir a política liberal das bananas, invés de desenvolvermos um projeto nacional soberano e nos impormos, assumindo nosso lugar de grandeza natural perante o Mundo. Agora só podemos sonhar e vislumbrar cenários imaginários e fantasiosos que são impossíveis nos dias de hoje, para qualquer um que saiba usar pelo menos 1% dos neurônios e não fique gritando “bomba atômica”, enquanto uma potência está logo ali no norte ameaçando o nosso vizinho por muito menos, só esperando uma oportunidade para despejar sua “democracia” em quem os questionar, principalmente se o cenário político interno lá ficar ainda mais desfavorável a quem estiver no poder, independente do partido.

Sergio Machado
Sergio Machado
1 mês atrás

Louvável, mas momento inoportuno. Os caras já tão ali no Caribe inventando conflito. Para começarem a dizer que aqui tem arma de destruição em massa, terrorismo, “narcoterrorismo”, que somos uma ameaça a Liberdade, que as Bigtechs deles são vítimas de perseguição ou qualquer bobagem que sirva de amparo para implementar um governo I LOVE YOU, é um pulinho.

Fernando
Fernando
Responder para  Sergio Machado
1 mês atrás

Pois é. Se deslumbram demais com as lacrações que acontecem no Congresso, mas esquecem-se de analisar o cenário geopolítico mundial e até mesmo a situação econômica e política interna do nosso país.

“Queremos bombas!” dizem os emocionados que adoram bater no peito e se auto intular patriotas, enquanto prestam continência à bandeira americana.

Ok, também acho que deveríamos ter para ter capacidade dissuasiva de nos defender e garantir nossa soberania e liberdade, mas é o momento para isto? Temos coesão interna e um projeto nacional? Nossa economia tanka as sanções? Temos aliados que bancariam não apenas nossa empreitada, como, também, poderiam até nos ajudar caso necessário? Possuímos sequer forças armadas capazes de assegurar nossos interesses, caso algum B-2 cruze o oceano para jogar bombas destruidoras de bunkers em nossos laboratórios antes mesmo de desenvolvermos algo?

Por isto que temos que tomar cuidado com o que espalhamos e para com quem elegemos, pois para essa turminha do barulho cagar em nosso país, mais do que já estamos na merda, é dois palito. Acham que a vida real é igual video game ou discussões de Twitter.

Sabe o mais engraçado? Exatamente os que prestam continência a bandeira americana querem bombas atômicas, mas para que? Para nos defendermos de quem? Quem nos ameaça hoje? Sabem bem a resposta, mas se recusam a admitir, então tem essa controvérsia também. China ou Rússia não vão cruzar o oceano para atacar um parceiro estratégico, Venezuela quer tudo, menos uma guerra. Então para nos defender de quem? Perguntinha que todo gadoso se embanana todo para responder, antes de sair xingando e gritando!

Esteves
Esteves
1 mês atrás

Na Alemanha a igreja luterana desconta o dízimo no holerite. Pagou, descontou. A ladainha dos pastores é dispensável. Os crentes vão aos cultos para compreender os ensinamentos JAC a Bíblia é complicada e precisa de interpretações. Mas a grana está depositada garantindo um lugar no céu.

Nosso lugar aonde é? Para aonde ir? Fazemos o que aqui?

Como não sabemos a resposta, tentamos a todo instante aproximarmos das tentações. Fogo, queremos fogo.

Usamos o exemplo da Coreia do Norte, um povo maldito governado por malditos coreanos comparados a cães comedores de almas JAC a comida é racionalmente racionada.

Vamos tacar bomba em quem? Joga pra cima? Sai de baixo? É pra ter? É pra contar no clube? Vai produzir um Mansup Negão atômico? Pra?

País respeitado é país livre da corrupção, do banditismo, da politica rasa, da insegurança, da ausência do estado. Mas…não tem país assim.

Então tá. Acostumados a caminhar na merda, vamos em frente com mais uma cagada.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Onde assino?

Eduardo Sanches
Eduardo Sanches
1 mês atrás

Eh justo, por que entrar num programa de que outros países não aderem, só para ficar refém ? Veja a situação da Ucrânia, da Venezuela ou Irã independente de política ou só para aparecer na foto como pacifista o Gandi das nações, sem capacidade de dissuacão e de defesa e para não dizer de projeção não há como ser respeitado, o Brasil tem toda a capacidade técnica de produzir mísseis balísticos com ogivas nucleares, porém mas mãos de políticos que só pensam em meter a mão fica difícil a avançar.

Sergio
Sergio
1 mês atrás

Deputado é bolsonarista raiz.

Sugiro os vídeos dele no YouTube.

É político com P maiusculo!

Se a esquerda, ainda que, democraticamente odiando seu maior adversário, reconhecesse a intervenção direta de soros, Biden, CIA etc na eleição do lulla e de todas as ações maníacas contra o bolsonaro, já teríamos meio caminho andado na reconciliação deste país e no retorno de ventos democráticos a essa terra tomada por esta orgia demoníaca.

Mas ” os fins justificam os meios”, incluindo aí o apoio de inimigos da humanidade e do nosso povo.

Teremos então, a guerra entre irmãos.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Sergio
1 mês atrás

Se o Lula se declarasse dizendo que não ia mais concorrer, vide o histórico dele e os escandalos atuais, deixando novos nomes da Esquerda para concorrer seria ótimo,,,,, mas não vai acontecer e é bom, mesmo que ele vença a próxima eleição ele tá muito velho, fala besteira atrás de besteira, só ele tem força nacional, enquanto a Direita tem Tarcisio, Zema, Michele, Flavio, Caiado…. único de esquerda com projeção nacional é o Ciro Gomes.

Fernando
Fernando
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Ciro Gomes está mais perdido que cego em tiroteio. Está tão perdido que se alia a bolsonaristas por vingança, tentando fazer parecer que ele é mais anti-petista do que os próprios bolsonaristas. Fora que sua capacidade de negociação, força de bastidores e também nas ruas, é muito baixa. Diria que até inexistente.

Ciro Gomes é o tipo de político que, caso eleito, ou aceita tudo que o Congresso propor para se manter no cargo, tipo o Bolsonaro pré-eleições 2022 que até o orçamento permitiu ser sequestrado pelo Congresso, ou simplesmente será atacado por todos os lados e não conseguirá engajar nem a própria base para lhe defender de um impeachment, tendo em vista que até hoje nunca sequer chegou a desenvolver uma máquina de propaganda e de propagação de suas visões políticas, mantendo apenas um canal no Youtube natimorto que nem ele mais lembra que existe.

A esquerda, depois do Lula, por mais que o PT insista em continuar aplicando a agenda liberal da oposição, desaparecerá após a aposentadoria do nine, já que pode não parecer, principalmente pelos holofotes estarem todos sobre o Lula, mas a esquerda não tem capacidade de articulação, mobilização e menos ainda de falar com as pessoas. Quando não ficam de nariz empinado mandando quem discorda deles ir ler ou se informar, simplesmente tratam como inimigos.

Por isto, mesmo que eu seja de esquerda, não entendo o porque da direita ficar tão afobada e atrapalhada, até com fogo amigo, por causa de 2026. Meu, depois que o Lula sair, ninguém que ele indicar se elege, a Dilma foi um ponto fora da curva, um péssimo ponto, diga-se de passagem, pois destruiu a nossa economia e manchou a imagem dos progressistas perpetuando a agenda do FHC mesmo após o fim do “boom” das commodities.

A esquerda já está desfacelada. E muitos que torcem para o fim do PT ( eu sou um dos que torcem para que esse partido seja extinto ) vão ficar perdidinhos e ser devorados pela direita, igual muitos países comunistas ao redor do Mundo que não tiveram capacidade de sequer sustentar o mínimo de estabilidade interna após o fim da URSS.

Não há projeto soberano, em muitos casos apenas lacração, não há unidade, apenas divisões imaturas, muitas vezes por conta de ideias esdrúxulas que jamais poderiam dar certo aqui e que beiram a insanidade de tão absurdas, e é um se achando melhor e mais “culto” do que o outro, enquanto o Brasil está há pelo menos 60 anos estagnado, sendo ultrapassado com folga por nações que até pouco tempo atrás, poucos aqui sequer sabiam da existência.

Não ter conseguido se reeguer após a redemocratização, sequer tentanto mobilizar o povo para impedir o golpe de 64, e ainda apostar todas as fichas no PT, matou quaisquer possibilidades de futuro a curto e médio prazo para a esquerda. E sempre que você ouvir falar de alguém desse campo ideológico, será como piada ou motivo de chacota, provavelmente alguma lacração no Congresso ou escândalo infantil por causa de pouco. Mas realmente tendo capacidade de influenciar os rumos do país, pelo menos pelas próximas décadas, pode esquecer. Claro que a direita e extrema direita vão continuar tentando fazer parecer que não, e que está tudo dominado pelo “comuniiiismu”, mesmo com todo o mercado, os donos do dinheiro e do poder aliados aos partidos de direita, mas isto já vai mais para o lado da impunidade ( ficar aprovando leis e emendas para se “proteger”, sendo que o objetivo é a impunidade, principalmente por corrupção, igual já estão fazendo atualmente ) e, dependendo de como as coisas poderão estar lá na frente, até do fascismo ( e não o fascismo retórico que é vomitado pela militância no Twitter, mas o fascismo mesmo, de ditadores censurando tudo aqui ).

Abymael2
Abymael2
1 mês atrás

Apesar de eu ser do grupo que tem ojeriza à expressão “família real” pois, na medida em que o império foi derrubado, ninguém é mais “real” na república, sou obrigado a reconhecer que o cidadão aí dessa tal família real, com nome de costureiro francês, está propondo algo interessante.Se todos aqueles países não assinaram esse TPAN, não há razão alguma para o Brasil querer dar uma de “joãozinho do passo certo” e assinar e ainda ratificar.Mas, infelizmente, não vai dar para ir além disso. Espero que não tentem, depois.Eu até gostaria que o Brasil nunca tivesse renunciado ao seu programa nuclear militar, lá nos tempos do Collorido (lembram da cena da “pá de cal”, que coisa mais ridícula…). E nunca tivesse aderido àquele outro, o TPN.Mas está feito. Nunca poderemos ter armas nucleares. A janela de oportunidade para isso se fechou, as demais potências nucleares jamais permitirão que mais países produzam armas desse tipo. Aí está o Irã como exemplo, sanções e mais sanções há décadas.Se um dia ousarmos contrariar essa regra, vamos conseguir um verdadeiro milagre diplomático: unir EUA, UE, China e Rússia, em uma única causa.Contra nós.

Última edição 1 mês atrás por Abymael2
Alexandre
Alexandre
1 mês atrás

Já passou mais que da hora do Brasil ter sua própria estratégia de defesa do seu território, independente que seja de arma nuclear ou defesa , Brasil tem mais de 30 anos que tá tentando fazer submarino nuclear e não conseguiu ainda isto é uma vergonha.

Charles Dobignies
Charles Dobignies
1 mês atrás

Maravilha, finalmente! O Brasil já deveria ter armas nucleares em minha opinião. Precisamos e mais nuc subs capazes de ser armados com misses nucleares também.

adriano Madureira
adriano Madureira
1 mês atrás

Finalmente o Brasil acordou e teve uma atitude de coragem…

Chega desse “Bom mocismo” onde o governo brasileiro é conhecido como um exemplo para o mundo,uma “potência pacífica”, que ratifica tudo que é porcaria que sai das Nações unidas.

Essa frouxidão de nossos militares melindrosos, que para não afetar os ouvidos sensíveis da comunidade internacional,dá a nomenclatura vergonhosa de Submarino Convencionalmente Armado de Propulsão Nuclear”,para não assustar os parceiros e criar desconfiança quanto as nossas intenções.

Nossos militares estão criando um reator que ao invés de ser recarregado a cada 25 anos,usará um reator com ciclo de combustível que exige reabastecimento a cada 5 anos (ou até mais, dependendo da operação),diferentemente de outros países.
 O submarino nuclear brasileiro usará um reator com Urânio de Baixo Enriquecimento (LEU),não por algum tipo de vantagem econômica ou operacional, mas para mostrar o quanto nosso país respeita os organismos internacionais,como a AIEA,descartando então a possibilidade de usar urânio altamente enriquecido (High-Enrichment Uranium – HEU),

Por isso o Brasil fica mendigando o apoio de aliados atômicos como França e Estados Unidosd para liberar construção de seu submarino nuclear.

O governo Lula está buscando o apoio de potências para destravar a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro. 
O Palácio do Planalto e o Itamaraty têm trabalhado para obter o aval dos presidentes francês e estado unidense ao projeto. 
O objetivo é usar o endosso de duas das maiores potências nucleares do mundo para sensibilizar a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), vinculada à ONU. 
A AIEA tem resistido a aprovar a utilização de urânio enriquecido no reator do Submarino.

A Agência se recusa a abrir o precedente de autorizar um país sem armas nucleares, como é o caso do Brasil, a empregar combustível atômico para fins militares. 

As tratativas são extremamente sensíveis, o almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, diretor geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, já viajou duas vezes a Viena, onde está a sede da AIEA. 
O governo brasileiro propôs à agência um calendário de inspeções trimestrais ou mesmo semestrais ao Centro Experimental Aramar, em Iperó (SP), local de montagem das principais peças do reator nuclear da embarcação. Por sua vez, a AIEA exige que o Brasil abra dados sigilosos do equipamento.

A Marinha não concorda, por considerá-los segredo militar.

Não gosto desse congresso,é o mais podre desses últimos anos,mas ao menos acertaram em algo.

Rodrigo LD
1 mês atrás

“Não por acaso, nenhum dos nove Estados que reconhecidamente possuem armas nucleares – EUA, Rússia, China, França, Reino Unido, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte – assinou o tratado.” Precisa dizer mais? A Ucrânia estaria passando por isso se tivesse mantido o arsenal da URSS em seu poder? A Venezuela estaria sendo ameaçada pelos EUA, enquanto o Coréia do Norte segue a vida, se houvesse sequer uma suspeita de armas nucleares? Na minha opinião, deveríamos aproveitar o embalo e não sermos mais signatários de tratados sobre armas químicas e biológicas também, iniciando imediatamente a pesquisa de armas nessa área. Não pensemos em uso, mas em DIDISSUASÃO. O inimigo deve saber que as possuímos e que cobraremos caro por qualquer aventura em nosso território!!!

Última edição 1 mês atrás por Rodrigo LD
Rodrigo LD
1 mês atrás

“Não por acaso, nenhum dos nove Estados que reconhecidamente possuem armas nucleares – EUA, Rússia, China, França, Reino Unido, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte – assinou o tratado.” Finalmente enxergando o óbvio. Armas químicas e biológicas também deveriam estar em discussão. Na guerra, quando é vida ou morte, vale tudo. A Ucrânia que diga!!!!

Paulo
Paulo
1 mês atrás

Luis Philippe de Orleans e Bragança é membro do restou da família imperial. Não é estranho seu fascínio pelo bolsonarismo. Sendo parte da realeza europeia, segue a saga de parte da nobreza daquela região, de ter um estranho fascínio por figuras fascistas sinistras e grotescas. Foi o caso de Eduardo VIII, rei inglês que abdicou do trono britânico em 1936. Sua admiração por aquele desprezível cabo austríaco era patológica. Mesma admiração da nobreza prussiana por ele. Não menos do que a nobreza italiana pelo sinistro e fanfarrão Mussolini. Franco reverteu a República Espanhola e restaurou a monarquia, colocando o fururo rei espanhol sob sua guarda, até que pudesse assumir o trono, coisa que efetivamente ocorreu após a morte de Franco em 1975. Parte dos Orleans e Bragança curtem um certo tenente/ capitão enlouquecido, que quase consegue dar um golpe de estado. Pois é. A realeza ( ou que restou dela) e suas esquisitices morbidas.

Alessandro Carvalho
Alessandro Carvalho
1 mês atrás

Eu apoio que o Brasil 🇧🇷 desenvolva sua própria bomba atômica. O Brasil atualmente não tem a menor chance de derrotar um país com armas nucleares como os Estados Unidos, Russia ou Coréia do Norte.

Se hoje eles atacassem o Brasil e os Brasileiros, o Brasil provavelmente não conseguiria os derrotar. Não conseguiria salvar a si mesmo, não conseguiria defender a si mesmo. Não conseguiria evitar que eles fizessem ou causassem mal ao Brasil e as coisas, seres, indivíduos e pessoas do Brasil e no Brasil.

E isso deveria ser algo inaceitável ao exército brasileiro que deve sempre buscar no mínimo ter o.mesmo nível de poder de um possível agressor e buscar sempre ter uma chance de vencer ao invés de ser derrotado. Vencer ao invés de perder.