asml-euv-machine2

Máquina EUV da ASML

Uma equipe de pesquisadores e engenheiros em Shenzhen, China, concluiu no início de 2025 o desenvolvimento de um protótipo funcional de máquina de litografia extremo ultravioleta (EUV) – tecnologia essencial para a fabricação de chips avançados –, de acordo com fontes ouvidas pela Reuters.

O protótipo, construído em um laboratório de alta segurança e atualmente em fase de testes, representa um avanço considerável na ambição chinesa de alcançar autonomia tecnológica na produção de semicondutores, área dominada por fabricantes ocidentais, especialmente pela empresa holandesa ASML.

A tecnologia EUV é considerada a espinha dorsal da produção de processadores e circuitos integrados de última geração, incluindo chips de inteligência artificial, smartphones e aplicações militares. Ela utiliza feixes de luz ultravioleta extrema para gravar padrões extremamente finos em wafers de silício, algo considerado crítico para nós de processos abaixo de 5 nm.

Segundo a Reuters, o protótipo chinês foi concebido por um grupo de engenheiros, incluindo ex-profissionais da ASML que trabalharam na engenharia reversa dos sistemas de litografia. A nova máquina ocupa boa parte de um piso de fábrica e é capaz de gerar luz EUV com sucesso, embora ainda não tenha produzido chips funcionais.

Fontes familiarizadas com o projeto afirmam que a China mira alcançar a produção de chips com o protótipo entre 2028 e 2030, cronograma mais ambicioso do que estimativas anteriores que sugeriam um domínio da tecnologia apenas na década seguinte.

O desenvolvimento ocorre em meio a uma guerra tecnológica global, em que Washington e seus aliados impuseram restrições de exportação sobre equipamentos avançados de fabricação de semicondutores para conter a progressão chinesa. Até agora, a ASML tem o monopólio quase total dessa tecnologia fora da China.

Especialistas observam que, embora o avanço represente uma conquista simbólica e técnica para Pequim, desafios permanecem, especialmente na obtenção de componentes de altíssima precisão, como ópticas avançadas, que ainda dependem de fornecedores estrangeiros.

Este protótipo mostra um passo importante na corrida por independência tecnológica no setor de semicondutores, apontando para uma possível redução da dependência chinesa em cadeias de suprimentos ocidentais, que hoje dominam a produção dos equipamentos essenciais para chips de ponta.■


Inscrever-se
Notificar de
guest

136 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rafael Aires
Rafael Aires
1 mês atrás

“A necessidade é a mãe da invenção!”

Hamom
Hamom
Responder para  Rafael Aires
1 mês atrás

Na década de 1990, na China, muitos bancos ainda usavam ábaco e era muito comum que pequenas lojas usassem ábaco.
comment image
“Em uma pequena loja, Clinton que visitava a China, viu um ábaco no balcão. Os chineses ainda usam o ábaco para calcular? Ele estava muito interessado.

Ele deu ao chefe da loja um problema de cálculo, o qual mexeu habilmente nas contas do ábaco e rapidamente deu a resposta correta, o que fez Clinton rir muito.

Clinton, como muitos americanos, não sabia que o sucesso da primeira explosão da bomba atômica na China se devia aos cálculos feitos no ábaco…”

Última edição 1 mês atrás por Hamom
Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  Hamom
1 mês atrás

Salve camarada Hamm e demais senhores camaradas do Forte e Trilogia!

O colega disse tudo e é justamente tudo que nos falta. Houve sim, hm tempo em que a sociedade brasileira era mais que só futebol, samba, reality’s da vida etc.
Tínhamos civilidade desde o ensino fundamental, sabíamos nossos direitos e deveres como cidadãos.
Entretanto os últimos quase 40 nossa amada nação foi desmantelada paulatinamente e de forma sistema…governo após governo não importa o partido, todos seguem o mesmo modelo de deseducação, desindustrialização, desmoralização moral e civica. Desta forma torna-se mais fácil manobrar o rebanho, que se comporta ” comodamente refém” das bolsas isso é aquilo, das cotas disto é daquilo. Esse comodismo em quarenta anos praticamente, chegou a todas as rodas de nossa sociedade e lamento muito dizer, até na mi há amada caserna. Nosso Oficialato não les importa o rumo da nação desde que o soldo caia no dia e os privilegios se perpetuem.

Não sou socialista, odeio o comunismo (não privilegia o trabalho individual portanto raramente promove cabeças pensantes), tenho um dos pés bem atrás do nacionalismo, especialmente o nacionalismo populista do tipo daquele austríaco de bigode, do argentino Leopoldo Galtieri. Nosso querido é amado país retornará aos trilhos somente se houver uma reforma na base que é o povo, somos nós quem os entronamos quer queira ou não.
Eu admiro sim, a persistência, a tenacidade e vontade do povo chinês em serem grandes, parabéns à eles como povo.
Por quê então não vou morar lá?
Porque sou brasileiro, tenho orgulho disto, procuro de todas as formas mudar para melhor o que posso e me permitem, para o engrandecimento da minha nação.

Sgt Moreno

Hamom
Hamom
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

É verdade, o mais importante são as pessoas.

Agora dizem China milagre isto, milagre aquilo.
Na verdade, o verdadeiro milagre não são as ferramentas , mas como as pessoas às utilizam.

Nicolas
Nicolas
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

O Brasil nunca teve rumo, sempre foi um país atrasado e de reputação questionaval.

Iran
Iran
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

No fim do dia só um Estado forte e nacionalista consegue promover esse tipo de reforma em tão pouco tempo, o Ataturk era democrático, mas ele mesmo admitia que no começo da nova República turca era necessário um governo autocrático pra resolver os problemas, dar um direcionamento etc, depois que a população fosse civilizada, a indústria de base reconstruída, as instituições fortalecidas, a Turquia iria paulatinamente se tornando uma democracia plena e orgânica.

FabricioQueiroz
FabricioQueiroz
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

Então tá “Não sou socialista, odeio o comunismo (não privilegia o trabalho individual portanto raramente promove cabeças pensantes),Fonte : vozes da minha cabeça. depois ………. Admiro o Povo Chinês.

Virgilio
Responder para  FabricioQueiroz
1 mês atrás

A China é tudo o quê o Brasil nunca vai ser. Tem sim que ser ñ só adimirada mas tbm aplaudida e de pé!

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

Eu moraria de boa em Xangai, cidade linda, dá 10 a 0 em NY, Paris, Londres e algumas outras

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Salve camarada CCampos,

Morar eu não iria, não por preconceito, mas na minha idade o máximo que consigo fazer em companhia de minha esposa (há exatos 29 anos) é passar uns três meses aproveitando o melhor de cada dia.

Gostaria de conhecer especialmente as cidades de Chongqing: Conhecida como uma grande região industrial na parte central da China, possui uma concentração significativa de indústrias pesadas e de alta tecnologia, incluindo potencialmente a produção de equipamentos militares e também Chengdu: Um centro econômico e industrial no sudoeste da China, conhecido por indústrias aeroespaciais e de aviação. Se sobrasse uma grana uma esticada até Pequin.

Sgt Moreno

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

Acrescente Shenzhen e Hangzhou

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Palpiteiro
1 mês atrás

Vejo séries chinesas e sul coreanas, e as locações são belas…

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Confirmado

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Palpiteiro
1 mês atrás

confirmado o que?

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Eu moraria em Xiamen e guangdong

Vi uma série chinesa onde a história se passa nessas cidades, são muito bonitas, limpas,arborizadas e modernas…

Xiamen:

comment image

comment image

guangdong:

comment image

comment image

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  adriano Madureira
1 mês atrás

Cara que linda essas cidades, a Europa infelizmente tá se acabando o subúrbio e o centro de londres estão se acabando, no subúrbio se teu vizinho te ver comendo no Hamadã, ele te xinga, se tua esposa mostra as pernas usando roupa simples pra nós aqui no Brasil é um convite pra assédio, for ao lixo nas ruas, e os ataques com faca, que tá virando comum lá, na China não tem nada disso. cidades limpas, e bem estuturadas, populasas e sem bagunça.

Scudafax
Scudafax
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Pessoal, VISITEM a China! Deem um passeio em Shanghai.

Eu trocaria completamente privacidade, por segurança. Não me importaria de ter leis ultra rigorosas e câmeras com reconhecimento em cada esquina. Só quem já morou em país ultra seguro sabe o quanto é maravilhoso não ter preocupação nenhuma com isto. Ninguém pensa em ter armas em lugar seguro, não faz sentido. Até nisso os EUA são um exemplo ruim…

José Gregório
José Gregório
Responder para  Scudafax
1 mês atrás

kkk trocaria liberdade por segurança…é cada um que aparece, vc deve receber dinheiro da ditadura chinesa para escrever essas asneiras, nos EUA, mormente nos estados governados por republicanos, tem 100% de segurança e liberdade total, só louco para abrir mão da liberdade…é o mesmo que dizer que prefere morar num presídio pra ter segurança…

Última edição 1 mês atrás por José Gregório
Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Scudafax
1 mês atrás

Privacidade deles verem o que eu pesquiso, toda vez que eu xingo o Bozo ou Lule, ou Cabeça de Piroc@, eu não gostaria, nem aceitaria, agora, cameras vigiando a população eu sou a favor, nas ruas com reconhecimento facial. quanto a ter armas, eu acho que é um direito, então vai de cada um,

José Gregório
José Gregório
Responder para  adriano Madureira
1 mês atrás

Então vá e seja feliz, quero ver, aqui onde eu moro tem vários chineses que fugiram da China, eles não podem falar mal do regime abertamente porque suas famílias ficaram lá, mas adoram morar no Brasil, se a China fosse boa eles não viriam pra cá.

fewoz
fewoz
Responder para  José Gregório
1 mês atrás

Uhhhhhhhhhh, eles não podem falar mal do “regime” (de perda de peso, será?), que terrível!!!

O Brasil é melhor, pois o povo pode falar mal do governo! Que coisa maravilhosa!

A China possui estação espacial própria, mas isso não é de grande relevância. Nós podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!!

A China possui programa espacial robusto com diversos foguetes e programas de exploração lunar, mas isso não é de grande relevância. Nós podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!!

A China possui mísseis hipersônicos, mas isso não é de grande relevância. Nós podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!!

A China já começou a construção de seu porta aviões nuclear, mas isso não é de grande relevância. Nós podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!!

A China é a maior fabricante de painéis solares e o país que mais investe em energia renovável e novas energias como usinas de tório, mas isso não é de grande relevância. Nós podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!!

A China possui a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo, mas isso não é de grande relevância. Nós podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!!

A China é autônoma na construção de trens de alta velocidade, com empresas nacionais e domina toda a tecnologia, mas isso não é de grande relevância. Nós podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!!

A China possui a mais competitiva e tecnológica indústria de carros elétricos e híbridos do mundo, mas isso não é de grande relevância. Nós podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!!

A China possui a maior marinha do mundo em quantidade, mas isso não é de grande relevância. Bom mesmo é a poderosa Marinha do Brasil!

A China produz seus próprios chips de poucos nanômetros, mas isso não é de grande relevância. Nós podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!!

A China possui a maior indústria do mundo, produzindo 1/3 de todo o planeta, mas isso não é de grande relevância. Nós podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!!

A China possui infraestrutura de estradas e ruas invejável e moderna, mas isso não é de grande relevância. Bom mesmo são as estradas brasileiras e as lindas paisagens urbanas médias brasileiras, especialmente com milhões de pessoas vivendo em favelas. E claro, nós podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!!

A China possui submarinos nucleares, mas isso não é de grande relevância. Nós falamos do nosso há mais de 50 anos e ainda estamos longe de conclui-lo. E claro, podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!!

A China possui a segunda maior economia do mundo em PIB nominal, mas isso não é de grande relevância. Bom mesmo é o Brasil, que está sempre estagnado, crescendo míseros indicadores, às vezes até mesmo caindo, como aconteceu recentemente. E claro, nós podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!!

A China possui incontáveis empresas de tecnologia como Alibaba, Tencent, Huawei, BYD, TikTok (ByteDance)…, mas isso não é de grande relevância. Nós temos a Embraer e… qual outra de relevância mundial temos mesmo? Nós podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!!

A China é líder em 5G, mas isso não é de grande relevância. Bom mesmo é o Brasil que não tem nenhuma empresa no setor. Nós podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!!

A China é líder na produção de baterias de carros elétricos, mas isso não é de grande relevância. O Brasil? Bem, já teve a Gurgel e a Troller… Mas nós podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!!

A China é o segundo país que mais investe em Defesa, mas isso não é de grande relevância. Já o Brasil, bem, o pouco que “investe” no setor, 80% vai para pagamento de pessoal…

Mas… nós podemos falar mal do governo, isso é o mais importante!!! Saúde? Segurança? Avanço? Tecnologia? Planos quinquenais? Governos sérios e preocupados com projetos de médio e longo prazos? Segurança pública impecável? Nada disso importa! Pois nós podemos falar mal do terrível governo “comunista” implantado no Brasil!!!!

Cassini
Cassini
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

“Não sou socialista, odeio o comunismo (não privilegia o trabalho individual portanto raramente promove cabeças pensantes)”…

Puxa vida, o que dizer das muitas cabeças pensantes e dos gênios produzidos pela União Soviética e países satélites.

Jhhh
Jhhh
Responder para  Cassini
1 mês atrás

A diferença é a China tem dois vies, comunista e liberal. Pode parece estranho mais comunista no comando do país e liberal em parte do mercado. Porque ela tem grande influência no comando das empresas. Tipo todas as empresas são mista sendo magitoriamente do governo

José Gregório
José Gregório
Responder para  Jhhh
1 mês atrás

A China que deu certo é a China capitalista, o segredo é que o partido comunista manda em tudo e tem a palavra final, não precisa consultar a população, se não fosse o capitalismo a China não seria o que é hoje, foi mérito deles terem percebido isso, que o comunismo não deu certo, mas que precisa de controle total, assim eles receberam todas as fábricas de mão beijada do ocidente, em troca da mão de obra escrava deles, aprenderam, dominaram e agora as fábricas são deles, repito, mérito deles.

fewoz
fewoz
Responder para  José Gregório
1 mês atrás

Caramba, cara… Olha as coisas que você escreve. Mão de obra escrava? Não conhece nada da China. Aquele é um país é muito mais complicado do que você imagina ou escreve. Não existe isso de separar a China “que deu certo” da “outra China”. Está tudo interligado e uma coisa depende da outra.

Os avanços que vemos hoje são simplesmente uma continuação do que começou há décadas atrás, mesmo bem antes de Xiaoping. A revolução chinesa e Mao criaram as bases para a consolidação política e reunificação do país. Depois veio a organização e só então a liberalização de mercado, mas com observação e coordenação do Estado.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  Cassini
1 mês atrás

Como disse, raramente, não foi…!

Saudações

Sgt Moreno

Cassini
Cassini
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

E errou do mesmo jeito.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  Cassini
1 mês atrás

Ok obriga pela tua opinião, ela sempre irá contribuir para que tenhamos coisas diferentes em que pensar, e não continuar no “mais do mesmo” que se encontra nossa sociedade brasileira.

NOTA:
Não estou sendo irônico, estou honestamente agradecendo a contribuição em nosso debate.

Até breve…

Sgtº Moreno

Cassini
Cassini
Responder para  Hamom
1 mês atrás

O manuseio do ábaco é ensinado e estimulado em várias das melhores escolas fundamentais e colegiais da China, Coréia do Sul e Japão. Neste último, há até torneios nacionais de ábaco.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Hamom
1 mês atrás

Boa EUA réguas de cálculo

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Rafael Aires
1 mês atrás

Platão

Esteves
Esteves
1 mês atrás

Chips 5 nm são usados onde desempenho e eficiência são críticos:

> Smartphones topo de linha (Apple, Qualcomm)
> IA e data centers (NVIDIA, AMD)
> Supercomputação
> Sistemas militares avançados
> Satélites e radares AESA de última geração

Atenção. Atenção. Observem o Sol ops, a China para um aviso.

Klatu Barada Niktu.

Nilo
Nilo
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Eu vi no cantinho da pagina do Trilogia, um punhado de sal, um pé de pimenta, senti cheiro de arruda, já estão chamando um benzedor mais uma rezadeira, no último caso apelam para ” o exorcista “.
Mas vamos ao que interessa ao sal.
https://olhardigital.com.br/2025/12/16/pro/fabrica-de-chips-portatil-o-jeito-inedito-da-usp-para-produzir-semicondutores/
CEITEC: O processo de liquidação, iniciado em 2021, foi suspenso pelo TCU e revertido, permitindo que a empresa retome seus investimentos.
– planeja a produção de chips SiC, com expectativa de avanço já em 2026.
– registrou aumento nas vendas e receitas em 2025, com crescimento em segmentos como Saúde e Logística 4.0,

Última edição 1 mês atrás por Nilo
Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Que assim seja!

Sgt Moreno

Nicolas
Nicolas
Responder para  Nilo
1 mês atrás

A CEITEC é uma vergonha, mais uma empresa que só da prejuízo! Desde sua criação, NUNCA deu lucro e já acumula prejuízo de mais de 1 bilhão! E nunca foi objetivo da CEITEC produzir chips de ponta.

Iran
Iran
Responder para  Nicolas
1 mês atrás

Projeto estratégico não foi feito pra dar lucro.

Nilo
Nilo
Responder para  Iran
1 mês atrás

Ao menos nos primeiros anos ou as vezes por décadas. A NASA deu lucro a EUA? A NASA diretamente durante décadas nunca deu lucro a EUA, mas depende do ponto de vista, pergunte ao povo americano o sentimento que ele tem pela herança herdada da NASA? Orgulho.
Aqui a prioridade é o lucro dos bancos, dos investimentos, fazermos aqui uma jaboticaba, determinados uma regra de ouro para os milionários investidores que com ações nada paga de impostos, colocamos que a prioridade de pagamento está no pagamento da dívida dos juros para isso criamos a regra de ouro limitamos oa gastos públicos com saúde, educação, pesquisa e investimento industrial Rsrsrsrs
A culpa? Dos marcianos.

Augusto Veríssimo
Augusto Veríssimo
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Os marcianos que não são verdes, mas se vestem de verde.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Iran
1 mês atrás

explica aí o projeto estratégico da Ceitec, até hj não vi nada.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

A CEITEC atendia o nicho de semicondutores acima de 10nm. E em 2022 foram justamente esses semicondutores que estavam em falta.

Esse é um plano estratégico.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

Então não funcionou, pq empresa mais consumia recursos do que gerava, e diferente dessa empresa chinesa que vai fazer essa máquina EUV, a CEITEC de fato nunca teve apoio estatal, nem nunca iria fazer chips de ponta, ou seja ela tentou atender um nicho, nunca conseguiu, foi muito mal administrada e tinha que acabar mesmo, devíamos dar incentivos fiscais para uma fabricante vir fazer aqui com máquinas Holandesas ou Japonesas, com funcionários brasileiros, e quem sabe um dia faríamos chips de ponta.

José Gregório
José Gregório
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Era um cabide de empregos de mamateiros estatais.

fewoz
fewoz
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

“Devíamos dar incentivos fiscais para uma fabricante vir fazer aqui com máquinas Holandesas ou Japonesas, com funcionários brasileiros, e quem sabe um dia faríamos chips de ponta.”

Da série “Incentivos fiscais resolvem todos os problemas de um país”…

Quem dera o mundo fosse tão simples como este típico pensamento liberal…

Nicolas
Nicolas
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

Errado! A CEITEC não produz qualquer tipo de tecnologia de ponta, isso inclui ECU ou qualquer tipo de chips para carros.

O foco da CEITEC são chips RFID para identificação de gados, carros e logística.

É só entrar no site, que eles mencionam apenas RFID e SiC.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Nicolas
1 mês atrás

E esses chips tinham mais de 10nm. 10nm é de ponta desde onde?? uma GPU de 2008 da NVIDIA, tem chips menores. Eu hein.

Nem em 2009 quando a CEITEC começou a produzir, ela produzia chips de ponta. Mas ela cobria o nicho.

Ademais, em um país que se tornou recentemente o maior exportador de carne bovina do mundo, eu considero identificação de gado como estratégico.

Última edição 1 mês atrás por Deadeye
Nicolas
Nicolas
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

ECU de carros usam litrografia mais antigas entre 28 e 90, pois priorizam confiabilidade, por isso disse “tecnologia de ponta”.

Em 2008 a máximo que a tecnologia permitia era 40nm, 10nm foi só em 2016.

José Gregório
José Gregório
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

José Gregório
José Gregório
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

Nunca funcionou.

Nilo
Nilo
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

O problema é psiquiatrico, a negação equivale a viver em uma mentira intencional.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Me diz qual era o grande produto da CEITEC? qual era a patente que ela tinha que fazia diferença? Qual era a vantagem comercial que ela tinha e mesmo assim era uma empresa fracassada? Problema psiquiatrico, né eu ou vc que acredita numa empresa que nunca foi relevante, nossa ambição de fazer chips ou nossos programa foguetes de satélites, não sei qual dá mais pena e vergonha,

Nicolas
Nicolas
Responder para  Iran
1 mês atrás

Acho que você defecou no teclado… RFID nao é estratégico e as empresas de chip de ponta, lucram bilhões. Só na cabeça dos vira latas brasileiros de qi 83 para falar uma asneira dessas.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Iran
1 mês atrás

No Brasil foi feito para enriquecer político corrupto

José Gregório
José Gregório
Responder para  Iran
1 mês atrás

Como disse Margareth Thatcher, se o objeto estratégico tivesse que ser estatal então todos os supermercados teriam que pertencer ao governo, o que é mais estratégico do que comida? É o LUCRO que faz a empresa crescer , estimula a competitividade, desenvolve a criatividade e o investimento, que a faz dominar o mercado, é para dar frutos, ninguém trabalha a troco de nada, nem relógio, empresa tem que ser de empresário, governo não sabe administrar nada, tudo do governo dá prejuízo, e vira cabide de empregos, basta ver o desgoverno atual.

samuel
samuel
Responder para  Nicolas
1 mês atrás

Veja como o Brasil é feito pra da errado, emendas parlamentares custam 50 CEITECS por ano. E ninguém liga.

Nicolas
Nicolas
Responder para  samuel
1 mês atrás

Veja como o QI 83 do brasileiro funciona, acha que um erro justifica outro!

  • Emendas parlamentares é um absurdo.
  • CEITEC é outro absurdo!

Só no seu discurso, que ninguém liga para emendas, mas é esse o ponto a ser discutido>

Deadeye
Deadeye
Responder para  Nicolas
1 mês atrás

A IMBEL também da prejuizo. Quer fechar tambem?

Nicolas
Nicolas
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

Pra ontem!

Deadeye
Deadeye
Responder para  Nicolas
1 mês atrás

Então pela sua lógica temos que fechar. IMBEL, EGEPROM e diversas outras??

Então a Open I.A e a Amazon deveriam ter fechadas, porque a Amazon não deu lucro por 15 anos.

Nicolas
Nicolas
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

Open IA é empresa publica? Você tem poder para fechar?

Deadeye
Deadeye
Responder para  Nicolas
1 mês atrás

É incrível como sua visão é limitada. Acho que quem tem 83 pontos de Q.I é você.

(É tão limitada que não sabe que o teste de Q.I sério dá um range, e não um numero exato.)

fewoz
fewoz
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

Prezado, sei que é tentador discutir, mas a visão liberal de alguns aqui é de doer. Uma visão extremamente simples e que resume tudo, absolutamente tudo ao lucro. Na cabecinha deles, tudo que não gera lucro, deve ser fechado.

A NASA não gera lucro? Fecha!!! Não importa o quanto de tecnologia ela beneficia as empresas americanas e a humanidade, com potenciais benefícios muito maiores do que o investimento.

Os trens de velocidade convencional e de alta velocidade não geram lucro? Fecha!!! Não importa o quanto eles trazem de benefício à população, economias locais, integração nacional e know-how e indústria nacional.

Outras redes de transporte público como metrôs e ônibus, que muitas vezes precisam ser subsidiados e não dão lucro??! Pouco importa a mobilidade da população e organização das cidades!! Fecha!!!

Empresas de correios? Algumas mundo afora não dão lucro!!! Não importa que elas entreguem cartas em áreas remotas onde empresas privadas não iriam! Também não importa a integração estratégica nacional promovida por elas. Fecha!!!

Apoiar pesquisas em universidades públicas e privadas que poderiam ser revertidas em diversos benefícios, inclusive de Defesa e tecnologia nacionais? Nada! Afinal não geram lucro!!! Fecha!!!

Sistemas públicos de saúde e de resgate que atendem toda a população, carente (em diversas situações) ou mesmo a mais rica (emergências) também não dão lucro. Fecha!!!

Rodovias, pontes e túneis municipais, estaduais e federais muitas vezes também não dão lucro. E na mente de alguns liberais, não servem para nada. Fecha e destrói!!!

Empresas de água públicas e empresas estatais de energia que se preocupam com a integração nacional e chegam onde outras jamais chegariam? Às vezes também não dão lucro! Fecha!!!

Cultura e Patrimônio também não dão lucro e são apenas despesa. Fecha também!!!

A Habitação pública também não gera lucro, apenas despesa. Que acabem todos os programas!!!

Pouco importam a necesidade de um país, suas necessidades estratégicas, visões e planos quinquenais ou de longo prazo, como acontece na China…

Fecha, fecha e fecha tudo!!!

José Gregório
José Gregório
Responder para  Nicolas
1 mês atrás

Não adianta, o pessoal adora uma estatal MAMATEIRA!

fewoz
fewoz
Responder para  Nicolas
1 mês atrás

Aqui vem o liberal de cartilha, achando que empresa estratégica criada pelo Estado foi feita pra dar lucro…

Machado
Machado
Responder para  Nilo
1 mês atrás

O que isso quer dizer? Que o Brasil não pode permitir o retorno da extrema direita neoliberal entreguista. Ou essa empresa afunda de vez. Os caras querem desfazer d tudo. Nada vai pra frente com esses caras no poder

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Machado
1 mês atrás

O certo e manter um governo populista que esta no poder por mais de duas décadas com a mesma narrativa e não mudou em nada o país, pelo contrário criou uma legião de dependente de esmola

lucena
1 mês atrás

(…)segundo a Reuters, o protótipo chinês foi concebido por um grupo de engenheiros, incluindo ex-profissionais da ASML que trabalharam na engenharia reversa dos sistemas de litografia. A nova máquina ocupa boa parte de um piso de fábrica e é capaz de gerar luz EUV com sucesso, embora ainda não tenha produzido chips funcionais. (…)
.
Os chineses mostram que ….quando se quer….faz.
.
O que mais me impressiona…além da rapidez que eles fazem as coisas …fazem sem colocar os outros contra à parede….ameaçando como alguns fazem por aí… ultimamente.

Machado
Machado
Responder para  lucena
1 mês atrás

É por isso que eu acredito fielmente que a China ao se tornar a maior potência econômica, tecnológica, política e militar vai ser bem diferente do EUA. É só ver a história da China. Nunca se expandiram para além de suas fronteiras ao lado. A própria muralha da China é uma obra para defesa. Acho que um mundo com a China liderando vai ser menos pior digamos para o mundo.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Machado
1 mês atrás

E o Brasil vai só mudar de coronel, continuaremos sendo uma fazenda para alguma super potência…

Em relação a China pode ate acontecer isso que vc ta falando, mais nossa geração não estará aqui para assistir essa mudança

Machado
Machado
Responder para  Rodrigo
1 mês atrás

Concordo em partes contigo. Ideal é que o Brasil seja soberano e independente. Mas nossa elite política econômica não é nacionalista de verdade. Eles veem o Brasil somente como forma de ganhar dinheiro e querem viver suas vidas em países desenvolvidos na Europa e EUA. Eles não tem vontade d tornar o Brasil um país desenvolvido. Somente para explora-lo. E assim se alinham e se vendem a potências estrangeiras.

Gabriel
Gabriel
Responder para  Machado
1 mês atrás

Ingênuo demais ,a China já invadiu o Nepal ,já invadiu o Vietnã e o Camboja. Se o caso fosse a China tentando impedir um avanço tecnológico dos EUA eu duvido que os chineses deixariam ex funcionários de suas empresas mais avançadas irem pros EUA ,dariam um fim nessas pessoas assim como fazem com alguns membros do partido .

fewoz
fewoz
Responder para  Gabriel
1 mês atrás

Números irrelevantes se comparados com tudo que os EUA fizeram. E não vou nem mencionar o número de bases no estrangeiro de cada um dos países…

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Rodrigo
1 mês atrás

Você precisa ir lá e conferir. A China hoje é um país de primeiro mundo.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Palpiteiro
1 mês atrás

Eu ja fui 4 vezes…realmente e surpreendente a mudança. Mais ainda vai levar algumas décadas para eles superarem o dinamismo americano. E os próprios chineses sabem disso. Na verdade acho que eles nem tem a intenção de substituírem os americanos e suas Responsabilidades. E uma cultura totalmente diferente. Não tem essa cultura americana de conquista e dominar

Colombelli
Colombelli
Responder para  Palpiteiro
1 mês atrás

Foi no interior ver os agricultores que comem ratos? Ou ficou so na parte indicada pros turistas e visitantes?

Ate a coreia do norte te parecerá de primeiro mundo dependendo onde tu for.

fewoz
fewoz
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

Você esteve em quais cidades da China? Passou quanto tempo lá?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Machado
1 mês atrás

Nunca se expandiram, são o 4 maior país do mundo, pq um dia todos decidiram ser chineses, e eles não tentam afundar navios de outros países, nem tomar a força o mar territorial de ninguém, nem invadem os mares do outros com seus pesqueiros paramilitares, é tudo uma invenção da CIA

Última edição 1 mês atrás por Carlos Campos
fewoz
fewoz
Responder para  lucena
1 mês atrás

“Os chineses mostram que ….quando se quer….faz.”

Traduzindo: “Os chineses mostram que, quando há um governo sério, planos quinquenais sérios e população estudiosa e trabalhadora séria… faz.”

Bosco
Bosco
1 mês atrás

Até um pum da China vira notícia. rssss
Isso vai alterando a janela de Overton e daqui uns anos todo mundo vai querer viver sob um regime de seres iluminados determinando o que é bom para a plebe ignara e anestesiada acerca dos privilégios da casta dominante.
Parabéns aos chineses pela propagan… ops… pela máquina de fazer chips nanométricos fotônicos quarquiônicos.

Marcio
Marcio
Responder para  Bosco
1 mês atrás

“Imagine if America was a dictatorship, you could let 1 percent of the people have all the nation’s wealth. You could help your rich friends get richer by cutting their taxes and bailing them out when they gamble and lose. You could ignore the needs of the poor for health care and education. Your media would appear free, but would secretly be controlled by one person and his family. …”

General-Admiral Haffaz Aladeen

Nilo
Nilo
Responder para  Marcio
1 mês atrás

Quem precisa de ditadura rsrsrrsrsrs

Esteves
Esteves
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Chineses são seres obedientes.

Se mandar fabricar aqui…alguns farão maiores outros farão menores. Sindicatos intervirão. Deputados aprovarão novas regras. Políticos de plantão quererão saber do regime de horas e dos direitos constitucionais.

Haverá paralisações. Governos e governadores oferecerão isenções.

Redes sociais faturarão. E o Brasil…

Última edição 1 mês atrás por Esteves
Hamom
Hamom
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Uma multidão, cada um agindo por conta própria e atrapalhando-se mutuamente.

Krest
Krest
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Bosco, o mundo está mudando, cara, não há nada que você possa fazer para mudar isso. Apenas aceite. Aceite que o seu amado sherife só se mantém no topo pelo poder da força e ameaças e que ele será substituído por uma outra superpotência.

Eu espero que você viva mais algumas décadas e presencie tudo isso acontecendo.

fewoz
fewoz
Responder para  Krest
1 mês atrás

Pode esquecer. Este aí vive em dissonância cognitiva. Mesmo com tantos fatos na cara dele, se resiste a admitir o óbvio: que os EUA já não mandam mais no mundo e que não são os únicos detentores de altíssima tecnologia.

max
max
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Irmão, diante da força absoluta, diante da lógica e dos fatos, posso ver seus gemidos fúteis e seu desespero.
Aqui está um abraço para você.

fewoz
fewoz
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Claro, claro, é tudo é apenas propaganda chinesa!!!

A estação espacial chinesa é um holograma. Não é real!!!
Os foguetes chineses que vemos decolando são gerados por AI!!!
Missões a Marte e à Lua? É AI também!!!
Os mísseis hipersônicos chineses são falsos e não há nada dentro deles. São de cartolina!!!
Os carros da BYD são americanos, mas os chineses, com sua propaganda, lavaram a mente de todos no Brasil e no mundo para acreditarem que são de uma empresa chinesa!!!
A Huawei não é líder em 5G. Isso é coisa da propaganda estatal chinesa!!! Nada do que ela produz é real (Meu router funciona por acaso).
Os recentes avanços chineses em chips de poucos nanômetros que vemos ultimamente nas notícias são fake. Nada daquilo existe!!!
A China é a segunda maior economia do planeta? É propaganda chinesa por ordem do terrível “Shijinpingui”!! Provavelmente são a 110ª ou 111ª, entre Papua Nova Guiné e Haiti!!!
Porta aviões chineses? Não existem!! É apenas uma cópia externa dos americanos!! E nem foram feitos na China, mas nos incríveis USA, no Texas!!!! O Trump, incrivelmente, autorizou a exportação deles!
A China não é o país que mais investe em energia renovável no mundo. Provavelmente são os EUA, com seu atual governo super amigo do tema! Isso é propaganda chinesa!!!
Avanços em AI? Mentira! A China, com seus supostas milhões de engenheiros formados cada ano, não é capaz disso! Apenas os EUA entendem do assunto!!! Pura propaganda chinesa!!!!!!!!
A maior rede de trens de alta velocidade do mundo? Tecnologia totalmente autóctone no setor?! Mentira!! É propaganda chinesa!! Todas as pessoas e turistas que vemos nestes trens são atores pagos pelo governo!!!

Hahahahahahahaahahahaha

Bosco, nem você acredita no que fala.

Lembro dos seus comentários de anos atrás. Sempre ironizando ou diminuindo qualquer avanço de um país que não seja europeu ou dos EUA.

O tempo provou que você sempre esteve completamente errado. Mas este nem é o problema. O problema é continuar a persistir neste erro, mesmo depois de toda a informação estar gratuitamente disponível e fácil de acessar. Alguns chamam isso de dissonância cognitiva: um desconforto mental que sentimos quando temos duas ou mais ideias, crenças ou atitudes contraditórias, ou quando nosso comportamento entra em conflito com aquilo em que acreditamos.

Heinz
Heinz
1 mês atrás

A China está investindo pesado em novas tecnologias, padrão!
Imaginem o quão complexo isso é…

Bosco
Bosco
Responder para  Heinz
1 mês atrás

Heinz,
O mundo todo está passando por uma revolução jamais vista nas mais diversas áreas, que fará com que o mundo daqui 10 anos seja radicalmente diferente do de hoje e que deixa a Revolução Industrial parecer uma simples ventania, mas só a evolução da China é que vira notícia.
As coisas estão acontecendo nos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Coreia do Sul, Alemanha, França, RU, Suécia, Itália, Dinamarca, Taiwan, Índia,…
Mas só a evolução da China é que parece ser interessante.

Esteves
Esteves
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Coisas. Que coisas?

fewoz
fewoz
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Nem ele sabe. O importante é sempre diminuir a China e enaltecer o tio Sam.

Luiz
Luiz
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Assim como no último meio século só virava notícias acontecimentos nos estudados unidos.
É isso que siguinifica ser o líder mumdial

Heinz
Heinz
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Isso é verdade mesmo, acho que os editores aqui do Blog gostam da China

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Bosco
1 mês atrás

As coisas estão acontecendo mais rápido, melhor e mais barato na China.

fewoz
fewoz
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Texto genérico e que não diz nada com nada. De quebra, claro, como sempre, diminui os avanços da China, que não acontecem em lugar nenhum do mundo, seja em tecnologia ou escala.

Esteves
Esteves
Responder para  Heinz
1 mês atrás

Parece máquina de fazer pastel. Quânticos.

Josè
Josè
1 mês atrás

Agora vai…

Victor Hugo Paixão de Sousa
Victor Hugo Paixão de Sousa
Responder para  Josè
1 mês atrás

Pior que vai mesmo!.

sub urbano
sub urbano
1 mês atrás

Eu q sou um otimista em relação a China acreditei q levaria uns 5 anos…

Fiquem atentos para outro campo q a China está a frente: levitação eletromagnética com supercondutores de alta temperatura. Eis uma tecnologia q mudará o mundo.

Victor Hugo Paixão de Sousa
Victor Hugo Paixão de Sousa
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

Creio que em 2030 a China se torne o TOP1 na grande maioria das áreas de tecnologia, em 2035 ele sejam superiores a todo o mundo, em 2040 ninguém será capaz de se comparar a eles e em 2050 a tecnologia mais fraca Chinesa já vai ser no mínimo 10 anos a frente da tecnologia da segunda nação mais tecnológica do mundo nesse período.

Machado
Machado
Responder para  Victor Hugo Paixão de Sousa
1 mês atrás

Eles já lideram em 54 tecnologias do futuro enquanto o EUA ficaram pra trás liderando somente ainda em oito áreas.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  Victor Hugo Paixão de Sousa
1 mês atrás

A maioria da novas tecnologias já está em andamento na China, recentemente saiu aqui mesmo no Forte uma lista das empresas e suas tecnologias, abaixo segue o link a quem possa interessar.

Sgt Moreno

https://www.forte.jor.br/2024/09/02/relatorio-alerta-para-crescente-monopolio-tecnologico-da-china-em-setores-criticos/

fewoz
fewoz
Responder para  Victor Hugo Paixão de Sousa
1 mês atrás

Uma ótima previsão. Os próprios chineses, pragmáticos como são, têm métodos para medir este tipo de coisa: onde estão mais atrasados e onde são líderes.

fewoz
fewoz
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

Obrigado pela sugestão de tópico. Mas é importante lembrar que chineses são pragmáticos e não queimam etapas (diferente do Brasil, onde querem construir submarino nuclear sem nem ao menos existir uma fabricante de submarinos convencionais 100% nacional).

O seu comentário me lembrou daquela linha Maglev que existem em Xangai. É a única do tipo na China e já existe há muito tempo, com tecnologia alemã, se não me engano. Os chineses, pragmáticos como sempre, não instalaram nenhuma outra linha comercial do tipo. Aperfeiçoaram as suas linhas convencionais (que já chegam a 400 km/h, com máximo de 450 km/h), mas estão, gradualmente, aumentando a tecnologia e velocidade. Assim como o Japão, já testaram um Maglev de 600 km/h, com a estatal CRRC, creio.

Tudo lá é gradual, mas a passos largos e é isso que os brasileiros ainda não entendem. Há paciência na China. Recomendo fazer uma breve leitura sobre o programa de porta aviões deles. Uma coisa de cada vez, sem queimar etapas, mas num bom ritmo. E isto é a chave de tudo.

jagder
jagder
1 mês atrás

E a nossa? Quando inaugura?

Victor Hugo Paixão de Sousa
Victor Hugo Paixão de Sousa
Responder para  jagder
1 mês atrás

Entre algum dia e nunca.

Krest
Krest
Responder para  jagder
1 mês atrás

No dia 32 de dezembro começará a funcionar nossa máquina de litografia

fewoz
fewoz
Responder para  jagder
1 mês atrás

Primeiro o país precisa terminar a discussão se é importante que uma empresa estatal sem concorrente privado exista. Depois, precisam começar e terminar a discussão de se esta estatal deve dar lucro…

A China está, mental e politicamente, décadas à frente do Brasil.

fewoz
fewoz
Responder para  jagder
1 mês atrás

É como a piada do “Fiado, só amanhã”.

Amanhã inauguramos a nossa.

Alessandro Carvalho
Alessandro Carvalho
1 mês atrás

O Brasil 🇧🇷 devia estar fazendo o mesmo. Buscando superar ou no mínimo se igualar aos Estados Unidos 🇺🇸 mas infelizmente os governos no Brasil parecem não entender que a coisa mais importante de todas é a Ciência e Tecnologia e que a pesquisa cientifica e tecnologica é a solução dos nossos problemas e o que faz uma nação ser ou não a número 1

O Brasil precisa buscar tentar ser o número 1 no mundo em Inteligência Artificial, Computação Quântica, Robótica, Neuro-Tecnologia, Nanotecnologia. Também já passou da hora do Brasil 🇧🇷 ter sua própria bomba atômica ☢️ e misseis intercontinentais hipersônicos capazes de jogar essas bombas em qualquer parte do mundo sem poder ser interceptadas.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Alessandro Carvalho
1 mês atrás

Aí vc acordou e o sonho acabou rs

Colombelli
Colombelli
Responder para  Alessandro Carvalho
1 mês atrás

Ah …se o dinheiro da Rouanet fosse pra pesquisa…

fewoz
fewoz
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

Discussão batida. Mesmo que importante, é um valor irrelevante se comparado a tanto desperdício do Estado. Mas é mais fácil repetir o disco. Bolsa Família é outro típico…

fewoz
fewoz
Responder para  Alessandro Carvalho
1 mês atrás

Importante, mas antes o Brasil possui resolver problemas mais fáceis e mais importantes:

1 – Educação péssima
2 – Infraestrutura básica deficiente
3 – Favelas e péssima urbanização
4 – Salários baixíssimos
5 – Saneamento básico…
6 – Segurança (40 mil assassinatos/ano)…

Etc, etc.

Estamos anos-luz atrás de qualquer país sério grande. E com enormes problemas que demandam dinheiro, discussão, tempo e vontade.

Machado
Machado
1 mês atrás

O que dizer? Isso é a China. Nada é impossível para a China

Uriel PR
Uriel PR
1 mês atrás

Nossa impressionante, está acontecendo muito antes do que eu imaginava, de fato esse é o século chinês.

Claudio almeida
Claudio almeida
1 mês atrás

A China ainda vai dominar o planeta, ainda bem que os chineses não são expansionistas, só pensam em negociar e não em intimidação ..
Parabéns ao povo chinês e seu governo..

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Claudio almeida
1 mês atrás

Pergunta de Taiwan e Filipinas, Vietnã o que eles acham da china não intimidar e se expandir.

Última edição 1 mês atrás por Carlos Campos
Wagner
Wagner
1 mês atrás

O modelo educacional Chinês está no nível do Soviético, onde a matemática era de longe a melhor da época ( muitos países ocidental adotou o modelo de simplificação matemático soviético)
Na década de 2000 a Inglaterra tentou implantar o modelo educacional soviético,mas não foi para frente, o motivo ? Custo muito elevado desagrada o “mercado”.
Sem educação de base e ponta,não tem mapa para alcançar a fronteira do conhecimento.

Gabriel
Gabriel
Responder para  Wagner
1 mês atrás

Que modelo soviético cara ,na matéria diz que ex funcionários de empresas do ocidente estão a frente dessas empresas chinesas e isso também acontece em outras áreas . Ex pilotos dos EUA e reino Unido treinam pilotos chineses ,acionistas americanos investiram na BYD e por aí vai . Isso de achar que todo o mérito é exclusivo dos chineses é pura ignorância.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Wagner
1 mês atrás

Desculpa vc tirou isso da onde…pq então os melhores alunos principalmente na área de ciências e tecnologia a China mandarvpara estudarem nas faculdades americanas?????

Esse e o grande diferencial americano, seu sistema educacional e totalmente interligado a empresas de ciências e tecnologia.

Aqui no Brasil somente o ITA tem essa interligação nesse caso com a Embraer. O resto infelizmente sabemos a realidade

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Rodrigo
1 mês atrás

Agora é a China que irá receber os estudantes

Gabriel BR
Gabriel BR
1 mês atrás

A China é imparável!!!!
Entenda de uma vez por todas Sr. Donald J. Trump.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 mês atrás

Alcançaram o Japão, que também tem um protótipo, pegando poeira, mas a China ao contrário do Japão, tem como dar vida a essa máquina, o Japão precisava de clientes estrangeiros, e as nacionais, com o crescimento de empresas estrageiras na área de eletrônicos, e a Intel escolhendo a TSMC-ASML pra fazer seus chips, enfiou o EUV japonês no buraco, e foram os Japas que vieram com EUV para aplicação em chips, mas acharam que era complicado demais, os Europeus não, a ASML que era um nada dominou omercado. Parabéns a China, Huawei, Xiaomi, Vivo, Tencent, Baidu vão consumir bastante a produção. a Coreia do sul com as sua próprias máquinas ASML e a China com as delas, Japão também, Europa e EUA, o escudo de silicio de Taiwan vai acabar me menos d euma década, vai ter que ter escudo antímissil mesmo

Mimetaster
Mimetaster
1 mês atrás

De fazenda de arroz a produtor de chips e estação espacial levou algumas décadas. Acho que nem os historiadores vão conseguir explicar direito tamanha evolução em tão pouco tempo.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Mimetaster
1 mês atrás

Investimento na educação (principalmente na educação infantil), liberdade econômica, estímulo estatal nos locais certos, parceria com a iniciativa privada, estímulo ao trabalho e principalmente combater a corrupção.

Converse com algum chinês para vê o que eles acham dos benefícios que o Brasil dá a população (bolsa família e outros) e CLT

O próprio primeiro ministro chinês disse que o governo brasileiro exagerou na fosse dos benefícios sociais e deixou a população preguiçosa

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Rodrigo
1 mês atrás

Se tu falar de CLT lá o governo vai tentar sumir contigo, o sistema 996 apesar de ser mal falado ainda perdura.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

A galerinha do DCE falam tanto de China, mais nenhum querem o mesmo sistema de trabalho de lá….carga horário de 10 a 12 horas e escala 15 x1. Sem trabalho não produz riqueza

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Rodrigo
1 mês atrás

fora que tu quem que trabalhar mesmo, e a tua saúde é tu que paga para manter, uma vez aqui discutindo com uma criatura, que adorava a China, eu disse que apoiava, íamos acabar com CLT, botar o povo pra trabalhar, saúde só com coparticipação, abrir mais nosso mercado que é mais fechado que a China, kkkkkkkkkkk sair rasgando ferrovia em nome do crescimento do país, e mandar os ecoterroristas tomarem naquele lugar. ele não quis copiar a China infelizmente.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
1 mês atrás

A China é um pais com um exercito de Engenheiros, o EUA hoje tem um exercito de Advogados e o Brasil? bem tem um exercito no Bolsa Família,… bom deixa pra lá….

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Rodrigo Maçolla
1 mês atrás

O Brasil tem o maior exército de advogados do mundo.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

de advogados, de engenheiros, e agora até de médicos que vão controlar a entrada de novos médicos, não existe mais profissão que dê conforto finaceiro, cada que se vire no Bananil

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Médicos tem uma ampla área de atuação e na medicina existe muito para ser feito no Brasil. A medicina no Brasil apenas está se tornando uma profissão um pouco menos elitizada e se aproximando do que existe na Europa e EUA.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

não, nos EUA médicos ganham bem, aqui pelo que eles estão falando, tu sai da faculdade lutando pra ganhar 10k, muitas faculdades nacionais, e pessoas se formando no exterior e vindo para cá;

JS666
JS666
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

??? Rapaz, sair da faculdade ganhando 10k é MUITA coisa pros padrões brasileiros.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Profissões técnicas estão em alta.

Pedro Rabelo
Pedro Rabelo
1 mês atrás

Linda máquina na foto,linda fotografia.Amo ver a matemática,a física e a química se materializarem em esplêndidos engenhos como esse