Exército do Paraguai incorporará obuseiros autopropulsados M108 de origem brasileira
O Exército Paraguaio está prestes a introduzir, pela primeira vez em sua história, obuseiros autopropulsados de 105 mm M108 em sua artilharia, graças à doação de seis unidades pelo Brasil. A iniciativa representa um marco na evolução das capacidades de apoio de fogo do país e reflete o fortalecimento da cooperação militar bilateral entre Paraguai e Brasil.
A decisão foi confirmada após aprovação de um projeto de lei pelo Senado brasileiro que autoriza a transferência dos veículos ao Exército Paraguaio. Os M108 entregues são parte de uma frota anteriormente em serviço no Exército Brasileiro, prontamente inspecionados e aceitos pela autoridade militar paraguaia.
Segundo declarações do General Manuel Rodríguez, comandante do Exército do Paraguai, as novas viaturas “são totalmente operacionais, foram analisadas por nossos especialistas e contam com nossa aprovação”. Ele destaca que a incorporação dos M108 proporcionará ao Exército vizinho novas capacidades doutrinárias e de treinamento, além de ampliar a mobilidade do apoio de fogo tático.
A oficialização da doação ainda depende da tramitação final no Congresso paraguaio, mas já há expectativa de que os obuseiros, que combinam mobilidade de blindados com um canhão de 105 mm montado em torre giratória, venham a reforçar a prontidão da artilharia móvel do país.
A transferência dos M108 também inclui elementos como uma ponte flutuante de alumínio e, em paralelo, o Paraguai espera a chegada de veículos blindados EE-11 Urutu 6×6, também doados pelo Brasil, fortalecendo assim tanto a componente de artilharia quanto a de transporte mecanizado.
Especialistas veem a iniciativa como parte de um processo mais amplo de modernização das forças terrestres paraguaias, que historicamente contavam com peças rebocadas mais antigas, como obuseiros M101 de 105 mm. A incorporação dos M108 marca um passo importante rumo à adoção de sistemas autopropulsados, com maior mobilidade e capacidade de resposta em operações táticas.
A ação reflete também um esforço de integração regional e de cooperação em defesa, alinhado com iniciativas anteriores de transferência de equipamentos militares brasileiros a países vizinhos, como ocorreu com o Uruguai.■

Esse tipo de doação é importante para estreitar laços. Lembrando que o Paraguai comprou e já está recendo A-29 Supertucano.
Diplomacia geopolítica da melhor qualidade.
É o tal do softpower…..que precisamos ter, se quisermos ser um país com influência
Aguardemos os chatos reclamarem da doação.
Vão falar: “Por que não foram doados para a PM”
Tem PM q receberá Vtr Urutu brevemente.
São obsoletos, mas para quem não tem nada já passa a ter algo e começa a criar uma doutrina de uso de artilharia autopropulsada, se no futuro comprarem ou receberem algo mais moderno já terão uma base doutrinária!
Depende da ameaça.
Se a ameaça for a Bolívia, não são obsoletos.
Estão muito a frente da ameaça.
Isso que pensei, muitas vezes pensamos no Paraguai em sentido militar e voltamos olhares pra bacia da Prata, mas na realidade, pros paraguaios, a grande ameaça pra eles está no Chaco, na fronteira com a Bolívia.
Sou chato e gosto de reclamar.
Por que doaram os M108 se ainda existem brigadas blindadas usando M101?
Talvez pique 108l menos 101 é 7, número de .mentiroso.. riso.
o difícil é explicar o código do navio Oiapuqye ser G 350…
Doação sem sentido.
O EP tem doutrina para operar artilharia AP? Tem estrutura para manter o M108? Aliás, o EP mal consegue operar blindados sobre rodas. Lembro que alguns anos atrás os blindados EE-9 e EE-11 do EP estavam praticamente sucateados. Todos foram reformados …pelo EB!
Penso que seria muito mais sensata a doação de 6 peças M114.
O que eles tem ou não é problema deles. Por anos nos também recebemos sucata dos EUA e muita gente aqui adorava.
Como muitos queria receber F16 velhos sem armas, como os argentinos.
Se os paraguaios não tem, passarão a ter.
Quantos Grupos de Artilharia de Campanha do EB já tiveram seu equipamento M114 substituído pelo M109??
M114
CML (11, 14 e 21 GACs);
CMSE – 12 GAC- Material recolhido uma vez que o GAC foi transformado em unidade AAer
CMS – 13 e 27 GACs. obs: o 27 está substituindo o M114 pelo M109A3.
M109
CMS – 3, 22 ,5 e 15 GACs (substituiu o M108); 29 GAC (o M109A5 substituiu o M109A3)
Brigadas de cavalaria mecanizada que ainda utilizam M101:
4 Bda Cav Mec (opera M60A3)
1 Bda Cav Mec – (opera Leopard 1)
3 Bda Cav Mec (opera Leopard 1)
Provavelmente a intenção do EB era substituir o M101 pelo ATMOS
Nenhum. Os m109 ou substituiram m108 ou M101.
Vai acontecer em.breve a primeira substituiçao com o gac de Ijui.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Todo meio blindado é dispendioso e os m108 não fogem disso….é muita grana para pouco poder de fogo, sendo necessário expor demais a viatura na linha de frente para entrar no alcance da arma, são alvos de grande valor e dificeis de ocultar…os americanos logo perceberam isso e colocaram eles fora de operação por esse mesmo motivo.
A guerra da ucrania veio comprovar minha tese que sempre defendi onde diz que o que faz um obuseiro sobreviver em campo de batalha é a guerra de movimento (capacidade de entrar em posição, atirar e mudar de posição se ocultando no terreno) isso vale muito mais do que a blindagem
Obs- teve os alemães lá que fizeram o obuseiro soltar rajadas….pra quê? Tempo e dinheiro gasto que na prática não se usa.
O M108 é limitado mas cumpria o mesmo papel de um blindado porta-morteiro, que é apoiar a infantaria a curta distância.
Lembrando que o EB não possui blindado porta-morteiro.
Se está ruim para um obuseiro AP imagina para o rebocado M101.
Repito a pergunta: Por que doaram os M108 se ainda existem brigadas blindadas usando M101?
Lembrando que caminhões 6×6 rebocando M101 não conseguem acompanhar blindados sobre lagartas.
Morteiro é uma coisa obuseiro é outra…trabalham em ângulos diferentes e a precisão também é diferente….curioso esse seu comentário…o EB tentou colocar morteiros na artilharia para suprir a falta de obuses e não deu muito certo (outra tese que caiu por agua)…morteiro é arma de infantaria…sempre foi.
Qual brigada blindada esta usando o M101? Até onde eu sei o obuseiro padrão das brigadas blindadas é o M109 155mm nas duas versões que o EB opera, estou ciente da falta de artilharia leve AR de 105mm e tambem das AR 155mm.
Estamos muito bem servidos de artilharia 155mm AP.
Morteiro AP M120G Rak 120mm
Elevação -3/+80º
Rotação 360º
Alcance 8km/15km
Obuseiro AP M108 105mm
Elevação -6/+75º
Rotação 360º
Alcance 11,5km/15 km
A letalidade das munições é praticamente a mesma
Ambos realizam fogos indiretos e diretos
caro RDX, volto a repetir são armas que possuem trajetória balísticas diferentes….a tropa que fica em uma encosta no terreno que (dependendo do ângulo) somente um morteiro consegue neutraliza-la….não é só o ângulo do cano….não é simples assim, é complexo de explicar.
Eu procurava uma imagem assim. 👍🏽
É a chamada posiçao desenfiada
Na verdade, não.
A trajetória é influência metereológica na munição são bem diferentes.
Um morteiro atirando em seu alcance maior, pcp q 2/3 do útil perde demais em precisão. A Art não.
Além disso, a Art tem uma trajetória diferente do Mrt, o q influencia no caso de alvos em terreno acidentado ou em localidade.
O 120 raiado nao da tanta perda. Ele nao tem é o tiro direto.
Administração pública….
Se as Bda C Mec q tem M-101 continuarem com M-101, não chega outro novo.
A mesma coisa os FAP. Estão sendo recolhidos, pra “abrir” o claro pras M-249.
Depois, outros M101 tambem darao baixa, pra abrir claro pros light Gun e ATMOS
Nenhuma brigada blindada usa pecas AR. As 2 brigadas blindadas usam m109.
Há é brigadas mecanizadas ( inf e cav) usando m101. Por questao de mobilidade sobre roda um obuseiro sobre lagarta nao faz falta pra elas.
O Br doa Helicopteros, blindados, obuseiros auto propulsados, fornece caças leves novos A29 e aí o Paraguai faz acordo militar com os EUA . Vai entender….A mim me parece algo como marido traído. E o presidente deles inaugura uma nova ponte entre eles e o BR, com grana do Br e não convida o gov br…
Os novos A29 foram vendidos com financiamento do BNDES.
Outra coisa é doar material obsoleto e excedente
Os tucanos não foram doados, foram vendidos. O Brasil, como qualquer outro país não doa material bélico novo.
Já foi inaugurada com o Presidente do Brasil na época, Jair Bolsonaro, o Lule só foi inaugurar a praça de pedágio, pq ele gosta de imposto e precisa aparecer, ano que vem é campanha, além de que o Presidente do Paraguai não é palhaço para inaugurar “ponte” duas vezes, só pq um outro presidente quer aparecer.
Já doamos blindados e logo logo “doaremos” as nossas indústrias, com a taxação louca de painho, ele está taxando até refrigerante, a Lupo já foi daqui a pouco a Embraer vai ser “doada” pros paraguaios.
Não so a lupo, eu mesmo abrir uma empresa lá…só esse ano o Paraguai ja recebeu mais de 500 empresas brasileiras
Olá Rodrigo.
Veja, o Paraguai tem um excendente de energia que continua nas mãos do Estado, o que permite a execucação de políticas públicas. Além disso, o país faz parte do Mercosul, o que é benéfico em termos de acesso ao mercado brasileiro e argentino, sem falar na logística de estar entre as regiẽos de maior densidade populacional do Brasil e da Argentina.
Infelizmente, o sistema de ingresso no nível superiir no Paraguai é bastante injusto e o país forma poucos engenheiros, o que dá grande oportundiade para profissionais de outros países.
Eu acho natural que empresas argentinas e brasileiras migrem para o Paraguai, o que aliás pode ser uma boa notícia. Nenhum paíse consegue ser uma ilha de prosperidade mergulhado em uma região de pobreza. O Paraguai tem um grande potencial agrícola mas seu pontecial industrial é subutilizado. Quando maior a integração econômica na região, melhor será para todos. O fato das empresas brasileiras se instalarem no Paragai é uma excelente notícia.
Lembro que durante o processo de privatizaçaõ das empresas de telefonia, eu discutia com colegas que era preciso preservar uma telefônia estatal brasileira que serviria de referencia de taxas e serviços, além da possiblidade dela se tornar uma multinacional atuando em toda a América Latina.., que seja, o país perdeu aquela janela. È imporatnte que as empresas brasileiras de excelência atuem nos países vizinhos.
O Brasil continuará sendo a linha de referêcia da economia na América do Suol, Tem a maior população e a maior demanda de consumo. Significa que é o mercado de exportação preferencial dos países vizinhos. Uma fábrica no Paraguai tem a vantagem de atender um mercado que pode ser maior que 4 ou 5 vezes o seu potencial local caso consiga vender para o Brasil e para a Argentina. Do mesmo modo, as indústrias brasileiras também ganham forcencedno para os países vizinhos.
Lembro do Delfin Neto explicando de modo didático preferir um superávid de 10 bllhões em um comécio externo de 100 bilhoes que um superavit de 20 bilhçoes em um comércio de 50 bilhões.
Não. O Paraguai atrai empresas pq largou O socialismo há mais de 12 anos, adota o livre mercado, impostos baixos, pq imposto alto afeta a produtividade e por consequência desemprego e queda no poder de compra, básico do básico em economia.
Eles simplesmente adotaram os ensinamentos da escola austríaca de economia e há mais tem 10 anos tem um dos maiores crescimento de Renda Per Capita na América Latina.
Ainda, tem um sistema tributário simples ao contrário do Bostil que é o mais confuso do planeta.
Resumindo eles ainda tem muito espaço para crescer economicamente
“Resumindo eles ainda tem muito espaço para crescer economicamente”
Sim, crescendo sim. Com o Brasil financiando a construção de estradas, pontes, energia barata como a Itaipu que foi paga pelo Brasil e o Paraguai demorou 50 anos para pagar a sua parte.
Eu só quero ver se isso vai continuar no futuro, porque a lei maquila, logo mais pode ser revista e os benefícios fiscais não são eternos.
Ademais, defina “livre mercado”
“Com o Brasil financiando a construção de estradas, pontes,…”
Enquanto isso, as estradas federais brasileiras não concedidas à iniciativa privada estão em situação calamitosa, incluindo suas pontes…
Para a Escola Austríaca de Economia, o livre mercado é um sistema essencial baseado na liberdade individual, na propriedade privada e na ausência de intervenção estatal. Ele é visto como a única instituição capaz de coordenar eficientemente as ações humanas e o conhecimento disperso na sociedade.
Os principais princípios e características do livre mercado na visão austríaca incluem:
Individualismo Metodológico: A análise econômica começa com o estudo da ação individual e propositada (praxeologia). O mercado é o resultado da interação de milhões de indivíduos, cada um com seu próprio conhecimento e objetivos.
Ausência de Coerção Estatal: O livre mercado pressupõe poucas ou nulas restrições ou controles governamentais sobre as trocas voluntárias entre indivíduos e empresas. Pensadores como F.A. Hayek e Ludwig von Mises argumentam que a economia não deve sofrer intervenção estatal.
Sistema de Preços Livres: Os preços livres são cruciais, pois transmitem informações vitais sobre a escassez e a demanda por bens e serviços. Esse sistema permite que a oferta e a demanda se ajustem dinamicamente e que o conhecimento, que está disperso entre as pessoas, seja utilizado eficientemente.
Função Empresarial (Empreendedorismo): A Escola Austríaca enfatiza o papel do empreendedor na descoberta de novas oportunidades de lucro e na inovação. A regulamentação estatal tende a inibir essa função empresarial, desviando recursos e inibindo descobertas
Crítica ao Planejamento Central: Os austríacos, notavelmente Hayek, criticam fortemente o planejamento centralizado da economia, argumentando que é impossível para um grupo de técnicos reunir todo o conhecimento necessário para tomar decisões eficientes, algo que apenas o processo de mercado livre pode fazer.
Processo Dinâmico: O mercado não é um estado de equilíbrio estático, mas um processo contínuo de aprendizado, ajuste e mudança impulsionado pela ação humana e pelo empreendedorismo.
Em essência, a Escola Austríaca defende o livre mercado como um sistema que respeita a primazia do indivíduo e sua liberdade de escolha, sendo superior a qualquer forma de dirigismo econômico.
Olá
Pois é… a ideia de liberalismo econômico é bem mais antiga que Hayek e ás vezes causou grandes desastres. Por exemplo, na metade do Sec.XIX as plantações de batata na Irlanda foram destruidas por um fungo durante sucessivas safras, o que causou uma enorme fome. O governo de Londres nada fez porque seria uma intervenção do Estado na liberdade do mercado. Mais de um milhão de pessoas morreram de fome e outra grande parte imigou para os EUA.
Outro exemplo de uma catástrofe foi a depressão de 30, que começou nos EUA. O governo de lá também assumiu que seria um erro intervir no mercado, que se autorregularia. As consequências da grande depressãod de 30 foram terríveis, incluindo a eclosão da II Guerra.
Por outro lado, a cruse de 2008 é um exemplo de como a intervenção coordenada dos bancos centrais do mundo podem evitar que uma crise possa possa transformar uma recessão em uma depressão.
A história do capitalismo é recente. Coincide com a história de revolução industrial (pensar em capitalismo sem produção industrial é uma tolice). Talvez 300 anos, ou menos. Neste período, ocorreram duas grandes depresões: 1870 e 1930. Graças a Marx e Keynes, foi possível desenvolver ferramentas anticíclicas macroeconômicas que evitam que pequenas crises se transformem em grandes crises.
Agora, é preciso ver com atenção a diferença entre macroeconomia e microeconomia. Quando se pensa no individuo, é certo que cada pessoa sabe melhor quais são as suas necessidades e como atura para maximizae os seus recursos. Aliás, é a beleza do modelo do Bolsa-família. Friedman dizia que era preciso fazer uma chuva de dinheiro com helicóptero porque cada pessoa pegaria uma parte e faria o gasto mais eficiente do que se o dinheiro fosse gasto pelo Estado.
Ainda sobre o Bolsa-família… lembro de críticas de pessas da direita dizendo que algiuma famílias usaram o dinheiro para comprar uma geladeira.. ou um microondas. Ora, excelente. Fizeram uso eficiente dos recursos em razão das necessidades. TAlvez negociaram com o vendedor. Um desconto, compraram um aparelho de mostruario. A implementação do bolsa família resultou em aumento no consumo percapita de pasta de dente. Isso teve impacto na saúde bocal da populaççao a médio prazo. Excelente. Um aspecto que diferencia do bolsa-familia do helicópteto de Friedman é a contrapartida de políticas públicas. Quem recebe o auxíio deve ter a carteira de vacinação em dia e as crianças devem ter frequencia escolar.
supor que esta contrapartida social seja uma interferência do Estado é uma tolice.
voltando, na microesconomia, o livre mercado é aumenta a eficiência dos gastos… no limite no qual existe livre concorrencia e que todos tenham amplo acesso ás informações. Neste aspecto, o único agente que pode servir de fiscalizador é o Estado. A atual situação de degradação ambiental mostra que é preciso uma autoridadfe ambiental que fiscalize e puna a ação individual que irá prejudicar o interesse coletivo. Ninguém pode acumular lixo em sua residẽncia dentro de uma cidade argumentando que é livre para fazê-lo dentro de sua propriedade.
Também é precuso lembrar que o mercado é uma instituição bíblica (no sentido que é muto antigo). Muito antes do capitalismo, as comunidades humanas já faziam trocas comerciais. Alias, todos os livros ed história econômica discutem os primeiros modelos de produção eram socialistas (como nas tribos primitivas na Amazônia e Oceania), já que nenhuma exercia a ideia de propriedade privada, e ainda assim mantinham relações de comercio com outros grupos.
Há quem defenda (e eu concordo) de socialismoi ou comunismo, nasce jutno com os primeiros grupos cristãos como conceito de igualdade e só ganha a sua forma moderna a partir da luta por melhores condiçoes de trabalho durante o início da revolução industrial.
Enfim, uma discussão bacana sendo feita de modo inteligente por gente educada. Parabéns aos colegas da trilogia
Olá D.
Eu acho razoável que o Brasil possa financiar a ampliação da infraestrutura no Paraguai.
Quando o governo brasileiro constrói uma nova ponte na fronteira, é de interesse brasileiro que se amplie e facilite o comércio. O Brasil é um grande consumidor da produção agrícola paraguaia e reduzir o custo do transporte é de interessse brasileiro.
Há também a possibilidade do BNDES financiar obras de infraetrutura dentro do Paraguai por meio da exportação de serviços. Também é interesse do Banco ampliar a sua carteira de financiamentos. Ele serve para isso.
Itaipu foi construída com um finaciamento externo de um consórcio de bancos europeus. A usina se pagou. Ela gereou eletricidade que foi vendida para os consumidores que gerou renda para pagar os bancos. Itaipu já foneceu maisde 10% da energia do Brasil quando operava com menos turbinas. Hoje, com as 22 turbinas, forneces 7% sendo parte desta energia comprada do Paraguai.
Será ótimo quanto o Paraguai usar 100% de sua energia. A usina foi construída para servir aos dois países.
Construida com o nosso dinheiro
Tanto itaipu, como as pontes foram pago 50/ 50%…se a economia do Paraguai continua crescendo como tá, acima dos 6% anual daqui a pouco eles que vão nos emprestar grana…sair da narrativa da Internet e vai vê a transformação de um pais pobre em pais próspero ao vivo…o Paraguai de hoje não tem nada do pais de 15 anos atrás
Olá Rodrigo,
A questao do financiamento de Itaipu é mais que isso. Havia uma disputa entre um consórcio de bancos europeus e um financiamento da URSS. A URSS já tinha financiado a represa de Assuã no Egito.
O contrato foi assinado com os bancos europeius. Como Itaipu é uma empresa binacional, os dois governos assinaram, obviamente.
O financiamento foi assinado em 1973, mas os pagametos começaram a ser pagos pela venda de energia a partir de 1984. O últomo pagamento foi feito em 2023 e o custo total (incluindo juros) foi de US$ 64 bilhões.
Os dois países dividem cada kWh produzido, mas pelo acordo, todo o excedente de energia do Paraguai é vendido ao Brasil. O financiamento foi pago tirando uma pequena fração da conta de luz de cada pessoa que consumiu energia de Itaipu, seja no Brasil ou no Paraguai.
Caro.
Eu concordo que o Paraguai tem um enorme potencial de crescimento econõmico e torço por isso.
Contudo, o PIB per capita do Paraguai ainda é inferior ao brasileiro (US$ 7 mil contra US$ 10,6 mil). O IDH dos dois países é similar. Os principais produtos de exportação paraguaios são energia (Itaipu) e produtos agrícolas.
Ainda que a agricultura do Paraguai seja bastante moderna, a produção industrial é baixa, o que reflete em sucessivos deficit comercial e de pagamento. Uma das distorções da economia paraguais é ter se tornado um hub de importação e redistribuição, o que provoa um deficit comercial crônico.
Estou evitando comparações estatíticas com o período pré-pandemia ou mesmo adotar qualquer série história que envolva o periodo da Covid. Ainda que as metodologias de cálculo foram continuadas, as condiçoes foram todas afetas. É mais adequado usar séries históricas a partir do primeiro semestre de 2022 ou até de 2023.
A história do Paraguai é complexa e marcada por período de ditaduras, todas de direita que contaram com o apoio da elite latifundiária.
A Guerra do Paraguai também impactou a história do pais por gerações.
A atual constituição paraguaia é de 1992 e marcou a transição do regime de Stroessner.para uma democracia. Esta constiuilção é a equivaletente da nossa CF88.
afirmar que o Paraguai foi um dia “socialista” é bastamte equivocado (na verdae é bem pior que isso)
90% das armas e drogas que entram no Brasil vem do paraguai
O Paraguai é uma desgraça de país, sinceramente, essa romantização que tão fazendo dele não bate com a realidade.
Disse a pessoa que não conhece lá kkk
Deu Fim Neto,g zuis…a teoria não imitar a prática em alguns casos,como no deste falecido ecomomista, foi um livramento pra nós!
Está longe de ser uma excelente notícia.
Diversos conhecidos, também empresários, ja levaram para lá suas fábricas e outros mais já está no processo.
A migração, como vemos hoje, é motivada por diversos fatores.
Um dos principais sem dúvida é por ser um centro de baixo custo, em todos os sentidos.
Tanto em impostos, quanto energia e custo de contratação.
Mas outros fatores contam também na migração. Do nosso lado.
Custo tributário.
Custo regime CLT.
Insegurança jurídica.
Insegurança política. Tanto na relação do país com outros grandes mercados como a forma com que tem sido administrado irresponsável mente.
Dificuldade de exportação.
E isto é unânime entre o empresariado.
Vc esse texto todo para defender a situação atual econômica do Brasil…acorda as empresas estão saindo daqui por causa da alta carga tributária o resto que vc escreveu e puro suco de narrativa populista
Pois é Rodirigo
Eu escrevo textos longos e didáticos.. ainda assim há quem não consegue entender.
Olha que doidera. Os países escandinavos (Dinamarca com 45%) possuem as amiores cargas tributárias entre os países da OCDE e desconheço que a Saab (42% na Suécia) ou outra empresa sediada naqueles paíes esteja planejando deixar o país.
Por outro lado, a carga tributária do Brasil (32,3%, 2024) é um pouco menos que a média méida da OCDE (34,0%),
Perceba que não dá para sustentar um argumeneo que o Brasil estaria se desindustrializando por causa da carga trbutária. Para que este argumento seja válido, seria preciso ver uma taa de desindustrialização ainda mais acelerada nos países que possuem carga tributária mair que a brasileira
Provavelmente, mesmo assim, escervendo um texto curto e com dados estatístico de 2024 (2025 ainda não foram divulgados), vai tem gente que não vai entender, mas é parte do debate e da didática
Há em entenda, há que continue sem entender e há quem ignore.
Se o governo brasileiro não mudar suas políticas econômicas, em breve iremos para o fundo do poço, é um caminho inevitável.
Engraçado que falam isso desde 2022. Estou esperando o fundo do poço. Por que a economia esse ano cresceu quase 3%
Com a criação de novos impostos e aumentos de impostos existentes, aumentando gigantescamente a arrecadação e com isso o tamanho do chicote e das chicotadas no lombo dos brasileiros é fácil né, mesmo assim geriu mal a arrecadação e gastou mais do que devia.
Estou tentando ver o sentido do seu comentário até agora. Por que eu peguei os dados, e a arrecadação se manteve em 33% do PIB que a média há 10 anos.
Olá. Inclusive, esta carga tributária é inferior à média da carga dos países da OCDE de 34%.
Olá D.
Ficou muito difícil analisar as séries históricas por causa da pandemia.. ainda vai levar uns 5 anos para que elas parem de oscilar tanto e a gente possa fazer as análsies que fazíamos antes da covid
Contudo, vocẽ tem razão, Em termos gerais, os dado macroeconômicos no Brasil são bons. A inflação é baixa, há pleno emprego, há crescimento. Também há uma sensível redução na desigualdade social.
O problema é a incapacidade do governo de mudar a política do banco central, que atua em favor do mercado financeiro e contra a econoimia real.
A ideia que é preciso reduzir os gastos públicos mantendo taxas de juros deais maiorires que 10% é um absurdo porque neste caso, o maior gasto público é o impacto da taxa.
AInda seria preciso discutir questões importantes que são estas emendars parlamentares que distorceram a separação de poderes. Cabe ao congresso fiscalizar os gastos do executivo. Agora temos o contário, o executivo tendo que fiscalizar os gastos do congresso.
Sim, como agora que o Congresso aprovou orçamento com 61 bilhões em Emendas. Vai ter muita gente desviando valores.
Pois é.
Os fatos revelados nestas semanas sobre os desvios estão lançando luz ao problema das emendas.
E é só o começo.
Se a imprensa divulgasse devidamente o custo anual dos juros pagos, brasileiro ia parar de reclamar de gastos do governo, e passar a exigir mudanças nas políticas do BC. É absurdo o quanto se joga dinheiro fora pagando juros à toa no BR.
Olá J
Acho que todo mundo sabe o custo dos juros individuais, ou sabe mais ou menos… mas nem sempre dá para acumular os recursos para tê-los disponívei para a aquisição do bem porque a necessidade é urgente
Suponha uma famíla de baixa renda que perde a geladeira e precisa de uma nova. A capidade de poupança é geralmente baixa e não há dinheiro guardado para comprar uma geladeira nova a vista. A famíla precis da geladeira e precisa do crédito.
Pensa em uma famíla de classe média que irá fazer uma viagem de férias ou adquirir um carro novo ou até que compra uma nova casa. Esta famíla também precisa de crédito. É comum que algumas famílas comprem pacotes de viagem com antecedência (o que reduz o custo total) mas continua sendo crédito com incidência de juros.
Por fim, pense em um pequeno empresário.. dono de uma padaria (gosto deste exemplo) que precisa de um forno novo. Ele irá comprar o forno financiado pelo BNDES. Ainda que o juros seja subsidiado, também é alto por causa da Selic alta. Ainda assim, ele irá usar a produção dos pães para gerar recursos para pagar o financiamento
É como o motorista de aplicativo que compra um carro zero e usar parte da renda das corridas para pagar a prestação daquele mês.
Gastos públicos são importantes e necessários. A pergunta é sobre a sua qualidade. Por exemplo, acho errado gastar R$ 500 mil para um show de cantor sertanejo pago pela prefeitura, contudo acho correto que pequenos grupos culturais da cidade (por exemplo, escolas de circo, de teatro, de música… finaciamento de torneios de esportes, pequenas bandas, grupos de música de clássica o até de rock ou rap) possam receber auxílios das prefeituras para desenvolverem atividaeds locais.
Eu acompanho as emendas dos vereadores de minha cidade. Uma delas abre a possiblidade que as pessoas apresenterm projetos que depois são colocados para consutlta pública, Os mais votados são apoiados, São projetos de 20 mil.. ou até R 50 mil… uma vez, o hospital da cidade pediu recursos para fazer uma brinquedote na ala infantil.. o grupo de servidores do cemitério da cidade pediu uma pequena betoneira porque eles faziam o concreto com enxadas… então há de um lado uma demanda por divesos gastos bem justificados.. e do outro coisas que são injustificadas e até que envolverm meios de desvio de recursos
Na verdade estou falando da montanha absurda que o governo paga todos os anos em juros da dívida, paga o Bolsa Família dezena de vezes…
Olá J.
Neste ponto você também tem razão.
Nada justifica taxas de juros tão altas exceto o fato dos diretores do Bacen serem do setor financeiro, que é o único setor econõmico que se beneficia de juros altos
Talvez se 1/3 dos diretores do Bacen fossem industriais ou do setor agrícola, esta situação dos juros altos já estaria superada
Vcs realmente acreditam que o PT defende a baixa dos juros??
Eu defendo.
Olá Carvalho
Ai você tem que perguntar á diretoria do PT, lembrando que uma coisa é o partido e outra coisa é o governo que constituído por uma coalização de partidos.
Sobre os juros, eu defendo.
Explico.
Baixas taxas de inflação são causadas por diferenças entre oferta e demanda. Por exemplo, suponha o crescimento da população sem que ocorra o aumento propocional de oferata de alimentos. Ou que a oferta de energia também atinja um limite. Crises de oferta como quebra de safra ou problemas na oferta de petróleio mundial também impactam nos preços domésticos. Outro fatos é quando ocorre pleno emprego e subsequente aumento dos salários. Estes custos são repassados aos preços e causando inflação.
È preciso reparar que uma crise em apenas um produto (tomate por exmeplo) não causa inflação, mas um aumento sazonal caso sejam implementadas ações como importação de produtos ou recuperação da safra subseuente.
Nestes limites de inflação de baixa inflação, talvez até o limite de 2 ou 2,5% ao ano, o ajuste de juros básicos em nivéis de 1,5 ou 3% acima da inflação podem ser suficientes para estimular o consumo ou a popupança.
Em casos extremos de inflação inercial, por exemplo superiores a 30 ou 40% ao ano, as taxas de juros tem impacto nulo no mercado interno, mas podem serivir para sustentar uma ancora cambial, já que a referencia interna de preços foi perdida
Pois bem.. agora temos o Brasik com uma inflação acumulada em 12 meses de 4,4% e juros básicos de 15% (10,6 de juros reais), crescimento acumulado de 2,7% e praticamente pleno emprego… a diferença entre a inflação e os juros é tão alta que qualque número entre 6,5% ou talvez 7,0% e qualquer número acima disso é a mesma coisa.
Os juros praticados no varejo são muito mais altos que isso. As pessoas financiame porque precisam do produto ou do seriço porque nao dispõem de poupança suficiente.
E quem quem dispõe de pupança (qualquer financiamento), se aproveita das elevadas taxas e faz as comprar a vista.
Então, além de inócuo para o atual cenário econômico brasilleioo, o valor da SELIC também é um agente de concentração de renda no país.
Então, considero a abordagem do Banco Cental equivocada porque deconheço qualquer Lei Natural em economia que detemine juros reais de 10% nas condições da economia brasileira, exceto a vontade daqueles que fixam o valor em sustentar um modelo de ganho financeiro para poucos.
Vc não conta, né?
Certamente não lucra com Celic.
Mas porque, como LILS, nunca atacou o Gallipolo?
E pq atacava o Campos Neto? Orientação do chefe?
Ora Carvalho.
Caro que minha opinião conta porque no debate aqui na Trilogia, até porque pago um preço alto para sustenta-las.
Se procurar com alguma atenção vai encontrar algum comentário nesta matéria de alguém me atacando.
È a coisa mais comum depois do Sol nascer.
Eu admirava o avô de Campos Neto. Li todos os livros dele e me divertia assitindo as suas entrevistas no Canal Livre. Ele contava histórias sensacionais de quando foi embaixador em Washington e Londres. Esteve também em Bretton Woods.
Pessoas como o Roberto Campos, Delfin Neto, Conceição Tavares.. eram ótimos. Tive a oportunidade de conhecer Carlso Lessa pessoalmente e mais recentemente, passar a ler muito o que André Araújo havia escrito.Tem outras pessoas brilhantes, algumas mais novas outras mais velhas. como Lara Resende e Persio Arida. Já estão velhinhos.
Campos Neto, comparado ao avô, é tão interessante quanto um aquario de peixes dourados. Eles presidiu mais de 40 reuniões do Copom, suficiente para eu ter argumentos para discordar das suas decisões no Bacen.
Estimo que Galípolo tenha presidido uma dúzia destas reuniões, o suficiente para perceber que ele conduz o Bacen com o mesmo empenho do anterior. È como o Alexandre Schwartsman na CBN. Eu já sei a conclusão do comentário antes dele começar a falar.
10% de juros na atual condição de economia brasileira é uma decisão injustifacada sob qualquer argumento técnico.
Ok. Bom saber que Galipollo também tem sua censura, embora não com o mesmo vigor de C Neto.
Saiba que também sei sua resposta antes mesmo do “Ora Carvalho”. Somos refens de nossos preconceitos e opções políticas.
Também sou a favor de baixar os juros, embora eu saiba de antemão que vou ganhar dinheiro com os governos do PT.
Tem certas coisas que não mudam.
O quero quero canta de um lado e põe o ovo no outro. LILS fez campanha virulenta contra o CNetto, “aquele rapaz”….jogou os juros lá pra cima. Faço novamente a pergunta…Vc acham mesmo que o PT defende a redução dos juros?
Carvalho….
Por motivos alucinógenos, há quem suponha que eu seja petista.. que nada. Sou um dos poucos que defende nossa democracia de modo intransigente aqui na trilogia, mas suficientemente esquerdista para acredita que o capitalismo é um sistema de produção incompatível com um sociede justa e ambientalmente sustentável.
Infelizmente, não vejo condições de uma completa transisção para um sistema socialistas de produção, por isso defendo que sejam tomdas medidas paliativas que assegurema os direitos humnos o bem estar social.
O PT é um partido trabalhista e principalmente, é o principal partido de esquerda brasileiro. Continua sendo o único partido político que foi criado a partir das bases. Sua importãncia na história recente é óbvia. Ganho 5 das 9 eleições presidenciais e ficou em segundo nas outras 4.
Outros partidos que tiverm enorme força politica desapareceram. PSDB, PFL, PDS…
Uma das lições de Marx é compreender que assim como o Capitalismo, partidos políticos e governos possuem contradições internas insolíveis. Eu sempre separo partidos de governos, mesmo quando um determinado partido está no poder, como é o caso agora do PT.
O partido tem uma linha programática e um alinhamento com seus filiados e simpatizantes. Um governo encontrar posiçẽos de compromisso com seus aliados e com a oposição. Em um regime democratico, Partidos devem ser mais radicais que seus respectivos governos.
Sobre a posição do PT sobre os juros, tem a página do partido e a da fundação Perseu Abramo, que tem uma posição mais forte que a dos membros do governos, principalmente dos ministérios da Fazenda e do Planejamento. Outro partidos, como o PSOL e o PCdoB são mais contundentes, assim como portais de noticias de esquerda que ao mesmo tempo que apoiam ideologicamente o governo (seria estranho que fizessem diferente) são críticos (e com razão) com as decisões do Bacen, principalmente agora.
Acho que você já esteve, como eu, em posições de hierarquia na qual era necessário manter um determinado nível de colaboração, evitando disputas e tentando negociar soluções de compromisso. Esta é o problema de Haddad e até da direção do PT. Seria um erro político criticar Haddad (até porque ele tem conseguido avanços importnates na agẽncia econômica) e seria um erro ainda maior Haddad criticar Galípolo, porque este ruído seria munição para a oposção. Um pouco de boa políica explica bem.
O presidente tinha liberdade para criticar Campos Netto porque era uma dispita no campo político. Por esta mema razão, o presidente precisa deixar que outros expressem esta critica.
Felizmente, posso afirmar com contundência que o Bacen continua insistindo em um modelo monetárioa equivocado e que está custando caro para a maioria da sociedade. Temo que um dos problemas é que muitas empresas, como a Globo, deixaram de ser prestadoras de serviços ou produtoras de conteído e se tornaram dependentes do cassino financeiro. São empresas que podem até ter prejuzo em suas atvidades fim, mas são lucrativas em funlção a liquedes do seu caixa
Baixa juros com dólar volátil (tanto por questões internas com externas) é arriscado….não éramos para deixar chegar nesse nível porém agora o dólar está volátil ou seja quanto menor o juros maior a variação do valor do mesmo… quanto maior a desordem política e jurídica no Brasil mais a gente ficará refém de juros alto para atrair investidores(!)
Crescimento artificial feito com investimento do Estado. Igual a Argentina antes do Milei, antes era crescimento totalmente artificial da economia devido ao tanto que o Estado dava de benefícios a população e injetava dinheiro. Na verdade imprimia dinheiro e injetava na economia, receita certa dé fracasso econômico.
E Bostil está seguindo os mesmos passos da Argentina fracassada antes de Millei.
E o tipo de crescimento que não tem aumento de produtividade, consumo e renda per capita
“E Bostil está seguindo os mesmos passos da Argentina fracassada antes de Millei”.
Sim, agora só falta a gente se vender para o FMI e para o Trump. (Contém ironia)
Caro.
Não existe crescimento artificial.
Veja o exemplo das FCT. O projeto foi estimado em R$ 9 bilhões para construir 4 navios com 40% de nacionalização. Isso significa que serão gastos R$, 3,6 bilhões na econoimia doméstica. O resto é para a aquisição de bens, servisços e sistemas no exterior.
Destes R$ 3,6 bilhões, uma fração é para pagar os salários dos trabalhadores do estaleiro brasileiro e outra parte para comprar bens e serviços de empresas brasileiras.
Os empregados do estaleiro vão gastar o seu salário, ou parte dele, para comprar comida, roupas, ir no cinema, pagar a prestação do carro, cortar o cabelo, comprar uma geladeira nova… tudo isso vai gerar demanda de bens e serviços e a criação de empregos.. tem o encanador, o vendedor, a moça do supermecado… estas pessoas vão receber salário e váo consumir e gerar empregos.. é uma séria convervente.
Cada operação gera demanda, gera produção, gera riqueza, gera receita tributária… e tudo isso é contabilizado no PIB e no crescimento do país.
E de fato, as pessoas compraram sabonetes para tomar banho, compraram calçados novos, comeram pizza, consumiram energia elétrica, gastaram combusivel, compraram pneus novos para seus carros… tudo isso é economia real.
A ideia que os gastos públicos geram crescimento artificial é apenas ideologia… é tão superado quando afirmar que empresas privadas são mais eficientes e honestas que empresas estatais.,
o exemplo da empresa de enegia elétrica em São Paulo desmontra este conceito ideológico
No caso da construção das Fragatas, você entrou no intervencionismo, que é uma das 7 lições de Mises.
No intervencionismo o Estado tem a obrigação de fomentar a segurança e a defesa dos cidadãos de cada país. Coisa que o Estado Brasileiro nunca fez.
E sempre lembrando que o Estado não produz nada, ele só arrecada.
Caro.
A decisão de construir as fragatas no Brasil ao invés de uma importação simples nada tem de intervenção. É bom senso e um pouco e econometria.
Ignorar econometria ou macroecoonomia e ficar restrito apenas à microesconomia é dogma.
Desde Marx eu e o mundo mineral sabemos que o capitalimo tem ciclos de expansão e recessão. A história mostra a importância das políticas publicas antícíclicaas tanto nas fases de crescimento quando de recessão.
As duas grandesde depressões do capitalimos em 1870 e depois em 1930 se agravaram porque os governos adotaram uma postura liberal, deixando que o sistema se auto-organizasse, o que não ocorreu e causou a morte e sofrimento de milhoes de pessoas ao redor do mundo.
Por outro lado, em 2008 o mundo esbarrou no que seria a terceira depressão que foi evitada pela ação coordaenada dos bancos centrais dos países do G20.
Economia é uma área do conhecimento. Assumir que seja comporta de leis naturais é apenas dogma
É um negacionista econômico total. Abraço
Um abraço, boas festas e feliz 2024.
Estes seus dois últimos parágrafos são claramente sofismas. Se baseiam em premissas falsas.
A empresa de Energia elétrica não apresenta serviços ruins por ser ineficiente. É tão somente uma opção de operação.
Os Correios sim, combinam ineficiência e desonestidade. Mas é uma desonestidade programada, previsível.
Carvalho,
Existem inumeras empresas privadas ineficientes. Empresas grandes, empreas pequenas.
Algumas optaram por cortar gastos no limite de comprometer suas atividades. Outras continuam adiando investimentos, empregando processos ultrapassados e perdulários. Outras possuem administraçoes corruptas, ainda que poucos sejam os administradores que sejam punidos.
De modo simples, a produtividade de uma empresa é estimada pela razão entre o valor e o custo. Há um artigo no Instituto MIses que explica que a produtividade no setor público precisa de outra fórmula. Em muitos casos, o valor do serviço é gratuito, como em um hospital ou uma universidade, ou que o seriçovo prestado é um monopólio do Estado, como no caso da justiça.
Novamente, surge a discussão mais importante que é a “qualidade” do gasto público ao invés de coisas como deficit ou prejuízo.
É impossível que uma UPA dê lucro, por ser um serviço gratuíto. Contudo, é possóivel estabeler parâmetros de qualidade, comparando diferentes UPAś ou índices absolutos. Tempo de espera, taxa de infecção hospitalar, ociosidade de equipamentos, e qualquer outro parâmetro normalizado que faça sentido.
Um exemplo é a Nuclep, que tem um papel fundamental na construção do reator dos submarinos nucleares e teria sido privatizada no governo anterior caso a MB não tivesse interferido. A decisão de um tecnocrata quase desestrutiou o programa do SBN
fundo do poço segundo o Haddad é em 2027, por iniciativa do próprio governo atual, então o colega Heinz tá certo.
Falaram a mesma coisa em 2022, 2023, 2024….
Agora vc pode falar com o Haddad, ele que disse que o Brasil ia estar quebrado nessa época, e por mal controle de gastos do governo que ele fez parte. então não cobra de mim
Olhe pra cima ou pra baixo e veras q está nele. 3 vezes mais falencias, desemprego mascarado pelo bolsa., divida chegando a 10 trilhoes, 10 estatais quebradas, juros a 15% etc…
Olá Heinz.
Politica econômica é diferente de tabela periódica.
Não existe escolhas em quimica. A natureza domina.
Política econômica é baseada em escolhas.
Todo manual de economia define que economia é a area do conhecimento que trata de atender demandas infinitas com recursos escassos.
Você é um crítico da opçoes que o atual governo tem feito na área economica. Fato, O que gostaria de saber é quais são as escolhas econômicas que vocçe discorda e quais seriam, em sua opinião, as mais adequadas?
Vou colocar um exemplo. Discordo da manutenção das taxas de juros a níveis tão altos. O Bacen tem mantido taxas de 15% para inflação acumulada da orde de 4%, O resultado disso é a transferência de uma enorme quanridade de recursos tributarios para a parte mais rica da sociedade, aumenando a desigualdade social que caraceriza o Brasil. Discordo da idei que taxas de juros tão altas tenham efeito sobre conter a inflação. Taxas reais de juros de maiores que 7%, 10% ou qualquer valor desta ordem tem impacto igual. Até a última década do Sec.20, as altas taxas de juros eram usadas para sustentar o ingresso de dólares para a bancar a balança comercial em um período no qual as reservas cambiais brasiliras eram minimas. Este cenário mudou, mas o mercado financeiro continua manipuando o sistea para forçar altas taxas de juros.
Este é um exemplo de aspecto da atual politica economica que critico.
Por outro lado, o atual goveno foi o único desde a redemocratização que tem conseguindo uma inversão na política fiscal, aumentando os impostos sobre a renda da parcela mais rica e reduzindo sobre a renda dos mais pobres. Ainda é preciso aumentar os impostos sobre patrimonio e reduzir o de consumo, mas o caminho esta aberto após a aprovação da reforma fiscal em 2023
Outro aspecto acertado da atual administração são os programas de financimanto para safra e para investimentos em infraestrutura.
Há quem ache que o problema do governo são elevados gastos públicos. È um erro de interpretação. Gasto público com infraestrutura gera retorno de curfo, médio e longo prazo. Ou seja, são gastos que se pagam. Há quem diga que se gasta demais com funcionalismo, sem distinguir os 3 poderes. Há um enorme abuso no poder judiciário, enquanto que o funcionalismo do poder executivo sustenta diversos aspectos fundamentais da sociedade, como o SUS e o ensino público. Particularmente, é curioso que gastos com salários de servidores públicos também geram uma receita tributária e movimentam a economia.
de vez em quando ouço absurdos como congelar o salário mínimio ou desvincular a aposentadoria do salário mínimo como se fosse o problema da previdencia fosse o pagamento dos benefícios, ao invés da captura do orçamento pelo setor financeiro.
“Discordo da idei que taxas de juros tão altas tenham efeito sobre conter a inflação”
Existe divergência entre economistas a respeito dessa “solução” mas grande maior parte acredita que é um mal necessário. A grande maior parte.
Divergir disso é o mesmo comportamento daqueles que divergiram dos especialistas (importante) em saúde durante a pandemia.
Especialistas. Importante ouvir especialistas.
Principalmente quando o Governo não se importa em gastar muito mais do que arrecada.
https://istoedinheiro.com.br/credibilidade-contas-publicas-deficit-fiscal
Então, enquanto não existir uma contrapartida de comprometimento e responsabilidade, o BC continua utilizando fórmula atual, aceita e respeitada pelo mercado.
Ola Merlin,
Vou ser bem resumido.
A inflação resulta do desequilibio entre oferta/demanda, que pode ter diversas razões. Quebra de safras, crise de energia, pleno emprego, desastre climático, uma guera.. etc. São taxas de inflação baixas. 1~3% por ano.
É comum induzir um cilco de recessão antes da economia atingir algum gargolo. Nestes casos, taxas de juros reais de 3 ou 5% aplicadas junto com a redução de gastos públicos podem ser suficientes para desaquecer a economia, dando tempo para acionar políticas públicas apropriadas.
Inflação inercial com mais de 30 ou 40% ao ano é causada por desequilíbrios que não são afetados pelas taxas de juros. Neste casos, o problema é conseguir financiar o comércio exteior porque as moedas estrangeiras começam a ser usads como mercado secundário.
Agora, não há justificativa técnicas para juros reais de 10% para inflação de 4% e crescimento de 3% com pleno emprego e com reservas de US$ 360 bilhões.
O Plano Cruzado fracassou pela ausência de uma âncora cambial, algo que foi conseguido no Plano Real com enormes empréstimos do FMI e juros altos que atrairam dolares para o Bacen, o que garantiu a importação de produtos para sustenaar o abastecimento durante o perido de transição da URV para o real, algo que durou na pratica 3 ou 4 anos para atingir o equilibrio entre o abastecimento e o consumo interno. Este arranjou evitou gatilhos de inflação por demanda, exceto quenao FHC sustentou o dolar elevado até garantir a reeleição, Empreas se endividaram e muias quebraram naquela desvalorização.
Não existe uma Lei Natural (como aquela que afirma que a massa é constante durante uma reação química) para economia. É uma área do conhecimento na qual a maioria das decisões tomadas pelas autoridades econômicas são resultado de escolhas objetivas e conscientes para privilegiar um ou outro lado da sociedade, O que determina as escolhas econômicas são forças sociais ao invés de forças naturais.
A questão dos gastos públicos também envolve decisões de forças sociais. Um deficit primário de 1% ou uma faixa de +/- 2,5% como determinado pela Lei do Arcabouço é tão arbitrário quanto 4% ou obrigar que sejam atingidos superavits obrigatoriamente. A discussão sobre os gastos públicos deve ser feita sobre a sua qualidade e sobre seu impacto social ao invés do valor em si, que é a discussão a ser feita.
O fato do Bacen usar a mesma abordagem adotada durante os primeiros anos do Plano Real, com juros altos para atrair a entradas de dolares em um contexo de baixas reservas cambiais não é suficiente para justiticar que continue sendo efetivo após mais de 30 anos do plano.
Véio, se mantenha na discussão. A Lupo construiu uma unidade no Paraguai, não foi embora do Brasil e nem irá, é o seu mercado.
Quanto a Embraer, Bolsonaro, o patriota, fez de tudo para doar a Embraer a Boeing, que só não levou nossa maior empresa tecnológica embora, porque a Boeing está mal das pernas até hoje.
Aliás, uma coisa digna de nota é como ex militares, que deveriam ser a linha de frente da defesa do patrimônio nacional, quando assumem cargos de presidente ou governador, vendem até às próprias mães ou obedecem prontamente ordens que vem se fora.
Vide Tarcísio de Freitas dizendo que deveríamos dar uma vitória a Trump, na questão das tarifas. Militares.
Peitamos, não demos vitória ao inimigo maior do Brasil e vencemos.
Soberania se defende assim.
off: https://noticias.r7.com/internacional/video-mostra-droide-ucraniano-de-tocaia-emboscando-veiculo-blindado-russo-assista-21122025/
Graças a Deus teremos no futuro um aliado para nos libertar do domínio americano. Viva Asunción.
O Paraguai 🇵🇾 é uma nação amiga e o Brasil 🇧🇷deve como maior, mais populoso e mais poderoso país da America do Sul garantir a proteção dos nossos vizinhos, aliados e amigos sobre nossa proteção.
Mas deixo aqui meu posicionamento que enquanto o Exército Brasileiro 🇧🇷 não tiver sua própria bomba atômica ☢️ ele será incapaz de nos proteger e nos salvar caso uma nação como os Estados Unidos 🇺🇸 ou a Rússia 🇷🇺 algum dia nos ataque. O Brasil 🇧🇷 precisa ser capaz de derrotar os Estados Unidos 🇺🇸 caso eles declarem guerra contra nós. Devemos ser capazes de nos sairmos vencedores no final e eles derrotados e não o contrario caso eles nos ataquem
Mas nosso principal objetivo em ter um arsenal com pelo menos 3000 armas nucleares ☢️ e mísseis 🚀 intercontinentais hipersônicos deve ser dissuadir esses países de nos atacar. Deve ser dissuadir eles de nos fazerem ou causarem mal. E assim vamos poder impedir eles de nos fazer ou causar mal sem precisar fazer nem causar mal algum a eles. Sem precisar fazer nem causar mal algum.
Mas essa dissuação só existe se formos mais poderosos que eles e eles souberem que lutar contra nós terminará com a gente vencedor e eles derrotados e não o oposto. Ou se souberem que uma guerra contra nós não terá vencedores e sim apenas destruição mútua garantida e assegurada.
A dissuasão nuclear não tem vencedor…é MAD (aniquilação mútua garantida), do jeitos que as super potência estão não opostaria que ter não impediria um ataque convencional mas um esquadra grande e meios ASW aliado com uma frontal de SSGN isso sim faria medo…já que missies convencionais não te transformaria em um pária por fazer ataques no meio de cidades mega populosas e que são o centro de decisão….é mais barato e impõe um medo constante pois uma coisas é acaba com a raça humana outra é transformar uma cidade em um símbolo de terror e impotência (prédios governamentais antes símbolos de poder em ruínas)
Uma curiosidade que não tem nada a ver com obuseiros ou com a matéria é que os EUA atualmente não emprega mais o canhão de calibre 105 mm. Somente o de 120 mm nos Abrams.
Os outros são todos leves, de 25 e 30 mm e futuramente (possivelmente) o de 50 mm.
Lendo os comentários aqui, fico muito preocupado com o futuro do Brasil como nação, infelizmente a cada dia a narrativa populista toma conta do país, principalmente dos mais jovens. Eu graca a Deus ja tenho a vida estabilizada e tiver a oportunidade de conhece vários locais e por isso que eu digo se você acha que o ESTADO VAI MUDAR A SUA VIDA, INFELIZMENTE VOCÊ VAI FICAR VELHO, FRUSTRADO E POBRE…
Vê o tanto de defensores de impostos, será que não enxergam o aumento absurdo do custo de vida no Brasil e a falta de retorno do serviço público a população.
O IVA que começou a discutido para ser entre 12% a 15% vai ficar acima de 30% acabando com a competividade de nossa indústria no exterior.
Parem de darem opinião somente por dados de Internet, trabalhem e viagem e vejam com o.proprio olhos a realidade dos outros países. A China e fantástica mais brasileiro não tem a disciplina e empenho de trabalho deles. No Paraguai a evolução dos últimos anos e surpreendente, e lá a população nem lembrar de governo e muito menos de STF rs…infelizmente o Brasil ta ficando para trás e vamos pagar muito caro por nossas escolhas
Tá aí uma boa chance de exercermos influência sobre um vizinho. Pena que não tenhamos algo nacional do tipo para doar, tal como os Urutus que estão sendo aposentados, que ainda possua fornecedores brasileiros para fazerem negócios.
Aproveita e doa uns 10 Urutu também, assim eles vão ficar muito felizes.
Material em excelente estado de conservação. Conheci de perto e vi atirando
Um detalhe: Uruguai opera obuseiro russo AP de 122m. Deve haver dificuldade de peças e muniçao
Li em algum lugar que os 105mm foram cancelados.
Na Ucrania tanto o Leo 1 ,como o Challenger com 120mm,ambos raiados
estão obtendo resultados atirando de longe.Mas os Abrahans Australianos com proteção anti drone conseguiram avançar bem em uma area de teste