Trabalhadores da Avibras autorizam negociação de dívidas e empresa prevê retomada parcial das atividades em 2026

35
Avibras

Os trabalhadores da Avibras autorizaram o Sindicato a negociar os valores das dívidas trabalhistas acumuladas pela empresa desde 2022. A decisão foi tomada em assembleia, na noite desta quinta-feira (22), na sede da entidade.

Na última reunião com o Sindicato, ocorrida na quarta-feira (21), a empresa informou que está previsto o retorno das atividades da fábrica com 450 trabalhadores, sendo 210 em março e 240 a partir de junho.

O processo de negociação entre a Avibras e o Sindicato deve ser concluído até o final de fevereiro. A dívida trabalhista inclui 34 meses de salários em atraso, multas, verbas rescisórias e outros direitos.

Governo federal
Desde o início da crise, o Sindicato vem cobrando do governo federal medidas para socorrer a fábrica e os trabalhadores. Segundo a direção da empresa, ainda há pendências para a liberação de recursos para compras a serem feitas pelo Exército. Isso é parte do plano de retomada da fábrica.

Também estão pendentes a formalização de um acordo pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para a redução de débitos tributários e a decisão do Tribunal de Justiça sobre o plano de recuperação judicial.

“Se for confirmada, a retomada da Avibras será uma grande vitória para os trabalhadores, para a região e para o país. Em março, completaremos quatro anos de uma luta que já entrou para a história do movimento operário”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

FONTE: Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos


Inscrever-se
Notificar de
guest

35 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rodrigo
Rodrigo
22 dias atrás

So acredito vendo, 34 meses de salário e tudo mais, olha o tamanho da dívida. Boa sorte a empresa. Mas acho que é uma sobreviva temporária

Marcelo
Marcelo
Responder para  Rodrigo
20 dias atrás

O certo seria todo mundo voltar ao trabalho com a empresa honrando salário em dia e acertando o salários atrasado de forma escalonada mês a mês, assim a empresa volta a dar lucro para acerta o passivo atrasado com os trabalhadores.

Carlos Campos
Carlos Campos
22 dias atrás

Não acredito mais infelizmente, os produtos que faziam a AVIBRAS interessante, já podem ser feitas por outras empresas.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Carlos Campos
22 dias atrás

E muito melhores

Vila Nova
Vila Nova
22 dias atrás

Salvar a AVIBRAS e investir MACIÇAMENTE na empresa é imprescindível!
A AVIBRAS deveria ser ESTATIZADA IMEDIATAMENTE!

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Vila Nova
22 dias atrás

Mais uma estatal para dar prejuízo, nao basta imbel, correios, eletronuclear, e engrepom

YUFERFLLO
YUFERFLLO
Responder para  Rodrigo
22 dias atrás

e deis de quando essas estatais são para dar lucro mesmo? correios não dar lucro é uma coisa muito comum, os EUA mesmo tem seus correios com prejuízo nos bilhões de dólares, nem todas estatais tem que dar lucro e a engeprom foi por causa dos programas que foram usados dinheiro pela engeprom como o da fragata Tamandaré, eletronuclear é para a parte de energia nuclear esperar que fique operando com lucro é algo bem infantil, falar que apenas dar prejuízo é algo ruim para uma estatal é uma visão infantil de como funciona as coisas, nem toda estatal tem que dar lucro, principalmente se for estatais prioritárias

Última edição 22 dias atrás por YUFERFLLO
Sequim
Sequim
Responder para  YUFERFLLO
21 dias atrás

Visão míope, curto-prazista, típica da Faria Lima. A Boeing, que é uma empresa privada,não dá lucro desde 2019. Quando o governo dos EUA vai permitir que a Boeing seja vendida para um comprador estrangeiro? Nunca, pois se trata de uma empresa estratégica.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Sequim
21 dias atrás

Antes trabalhar na Faria Lima que ser funça mamando no governo.

Sequim
Sequim
Responder para  Rodrigo
21 dias atrás

Mamadores na nobre Faria Lima não faltam. Veja o Master, que só não quebrou antes por causa dos fundos de pensão.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Sequim
21 dias atrás

Trabalho em TI para banco. Os controles sao perfeitos. Mas corrupção é da.pessoa.

Sequim
Sequim
Responder para  Rodrigo
20 dias atrás

A corrupção é sistêmica, porque o sistema é formado por pessoas. Coisa esquizofrênica achar que o “mercado ” e o “sistema” são entidades que possuem existência própria, como se fossem entes sobrenaturais.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  YUFERFLLO
21 dias atrás

Sim correios não precisa dar lucro, mas tb nao precisa meter 6 bi de prejuízo tb. Engrepom nao consegue conduzir uma projeto de 4 corvetinhas sem pedir pinico. Imbel nao tem projeto decente. Avibras vai vira outro sabide de emprego de milico na reserva.

Fernandão
Fernandão
Responder para  Rodrigo
20 dias atrás

Sem direcionamento não há o que fazer. Fora que o nosso EB e Governo não dão o suporte necessário para que essas empresas consigam ir para frente.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  YUFERFLLO
21 dias atrás

Estatal nao tem funcao de lucro, mas isso nao é desculpa pra má administração e especialmente politização, quando troca de partido o PT, centrao tomam conta dos cargos privilegiados. Vale e Embraer sao o que sao por conta da privatização.
Mas eu concordo, jamais o Brasil deve deixar uma empresa fundamental pro país ser vendida pro exterior. Por sorte a Boeing desistiu da compra da embraer, uma das muitas decisoes estupidas dessa empresa… pra sorte do Brasil.

André Luiz Corrêa
André Luiz Corrêa
Responder para  Rodrigo
21 dias atrás

Você esqueceu de citar as outras que dão bastante lucro, como Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica etc. E talvez também valesse a pena citar outras que davam lucro e eram estratégica para o país, como BR Distribuidora, Liquigás e Eletrobrás. Também vale a pena lembrar que o fato de uma instituição pública ser empresa, é porque o regime jurídico é mais viável para a sua atividade e ou perfil administrativo. Por exemplo, a Embrapa é empresa de pesquisa agropecuária, com técnicos e pesquisadores em regime de CLT; e não vende nada (ou quase nada), então não vai dar lucro nunca. Mas já gerou tecnologia para o grande agronegócio e para a agricultura familiar que já permitiu vários ganhos milionários. Entre as centenas de tecnologias, basta citar as sobre fixação biológica de nitrogênio, principalmente em soja, que já economizou centenas de bilhões do agronegócio e fez a soja brasileira ser competitiva no mercado internacional.

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Responder para  Rodrigo
20 dias atrás

Sou contra estatizar a Avibras, não por falta de lucratividade, mas porque a empresa está muito atrasada e ainda ancorada em produtos e em uma mentalidade que já não atendem às demandas atuais.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Vila Nova
21 dias atrás

Sim, ai ela será super bem administrada igual os Correios e todas as demais estatais que estão falidas e com dívidas bilionárias graças ao governo dos companheiros mais honestos e capazes do país.

Sequim
Sequim
Responder para  Luís Henrique
21 dias atrás

O banco Master era uma empresa privada.

Josè
Josè
Responder para  Sequim
21 dias atrás

Privada””, mas sob controle do estado/agentes estatais e do crime organizado que no final da na mesma, até o sistema/banqueiros acharam demais, esposas de juízes recebendo fortunas de forma muito estranha para defender o banco, juízes estranhamente tentando a todo custo abafar o caso, esse banco é tudo menos uma empresa privada.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Josè
21 dias atrás

Sim corrupção é da pessoa. Mas se olhar o BRB iria aplicar e passar o BO para o estado.

Josè
Josè
Responder para  Rodrigo
21 dias atrás

Já passou, no mínimo 12 bi do BRB, mas provavelmente no final vai ser mais, o BRB estava correndo risco de insolvência, o governo do DF vai ter que injetar dinheiro para socorrer ele e a conta vai ser do povo é óbvio, agora vê se os banqueiros chefões do sistema colocaram dinheiro nesse caso, ou seja, infelizmente empresa publica por aqui é isso que acontece no final, prejuízo enorme que fica para o povo, em detrimento de vantagens a alguns, como esposas de juízes recebendo milhões para defender alguma coisa que nem esses defensores sabem explicar, a única coisa certa sobre estatal nesse país é que o povo vai pagar a conta e que alguns vão roubar muito.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Sequim
21 dias atrás

Mas ai foi corrupção isso tem em qualquer área. Mas se empresa privada é mal administrada tem conselho, ações e nao ficana conta do público. Estatal sobre para o povo pagar a incompetência e nada acontece

Sequim
Sequim
Responder para  Rodrigo
20 dias atrás

Anrrãm. Çei.

Alecs
Alecs
Responder para  Vila Nova
21 dias atrás

Compre ações da AVIBRAS então. Invista nela todas as suas economias.

Última edição 21 dias atrás por Alecs
Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Alecs
21 dias atrás

E eu lá sou louco de apostar contra o mercado e contra o obvio

Jordan Silva
Jordan Silva
21 dias atrás

Tomara que seja uma desculpa pra dobrar ou triplicar o número de lançadores da artilharia…

Paulo
Paulo
Responder para  Jordan Silva
21 dias atrás

Não se trata disso. Trata- se de uma emergência de defesa. O Br precisa de forma urgente de baterias anti aéreas EMADS + CAMM ER + Kronos. . Não 3, mas no mínimo 16 grupos de baterias no médio prazo, envolvendo as 3 armas. A MDBA italia +Leonardo não terão condições produtivas e logisticas de atender, a não ser que empresas no Brasil entrem no circuito afim de acelerar partes da fabricação de baterias, veículos transportadores, casulos de lançamento, veículos de apoio e radares. Algumas empresas já se habilitaram a prticipar como a IDV ( MG) que produz o guarani e o guaicurus e pertence à Leonardo e a Embraer Def e Seg que produzirá os radares M200 MM AESA. Mas não será suficiente. A Avibrás tem estrutura, expertise e experiência na fabricação de baterias Astros e é perfeita para entrar nesse pool de empresas afim de fabricar as baterias anti aéreas da MDBA EMADS.

Paulo
Paulo
Responder para  Paulo
21 dias atrás

Para a MB, a primeira linha de defesa marítima seria estabelecida em Fernando de Noronha.
Uma bateria EMADS CAMM ER e 2 baterias Astros + Mansup ER .
A segunda linha de defesa seria o litoral do RJ com 2 baterias EMADS e 4 baterias Astros + mansup ER, afim de protegerem as instalações da MB .

Não é sonho, não é devaneio, é necessidade estratégica urgente, face ao perigo geopolítico à frente. A chave virou.
Isto tudo deteria um ataque ? Não, mas pelo menos aumentaria a dissuação ( hoje não há nenhuma), e faria o inimigo repensar estratégias de um ataque frontal, pois haveria perdas. Lógico que sistemas de vigilância, radares de longa distância, drones de vigilância ISR, subs e fragatas, coordenados por um sistema gerenciador ( sisgazz) fariam parte do combo. Repito, isto nem de longe é suficiente para deter um inimigo poderoso, mas seria dissuatório o suficiente para tornar uma operação de ataque mais custosa e mais incerta.

Jordan Silva
Jordan Silva
Responder para  Paulo
21 dias atrás

Eu me referia ao Astros 2020 e suas munições.

Mauricio R.
Responder para  Paulo
21 dias atrás

Bem vindos ao incrível mundo maravilhoso do press release!!!!
A MBDA/Leonardo, ou a “dona” do EMADS não terá condições de entregar aquilo que o Brasil necessita, então grande ideia, contratem a BID, Embraer, Atech, a Avibrás recém ressuscitada da recuperação judicial e da falência certa, que nunca antes nesse país forneceram algo da complexidade do EMADS, que tá tudo safo, tudo resolvido…
Contribuintes, pagadores de impostos, se vocês acham que o rombo no Correios é grave, preparem-se para as novas atualizações do vocábulo!!!!

Fernandão
Fernandão
20 dias atrás

Agora bora encomendar mais Astros, voltar com o projeto das viaturas 4×4 e até do Astros AA, pois estamos precisando urgente e para ontem!

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Fernandão
20 dias atrás

E projeto de Astros AA tem? Se so sobrou os peão como fariam o projeto.

Desc jr
Desc jr
20 dias atrás

Na atual situação , dinheiro jogado fora ….acho que o tempo da Avibras já passou….uma pena mas é a realidade .

Cláudio Pistori Júnior
Cláudio Pistori Júnior
19 dias atrás

Empresa estratégica p garantir a Soberania Brasileira não pode ser abandonada NUNCA!!!! Até que enfim o “Partido dos Trabalhadores” vai fazer algo pelos trabalhadores da Avibrás.