Novo lote de tanques M1A2 SEPv3 Abrams chega à Polônia e reforça modernização das forças blindadas
A Polônia recebeu o primeiro lote de 2026 dos carros de combate M1A2 SEP v.3 Abrams, transportados por via marítima a partir dos Estados Unidos, dando continuidade ao programa de reequipamento pesado do Exército polonês. Os veículos serão incorporados em breve à 1ª Brigada Blindada, sediada em Varsóvia, como parte do esforço de fortalecimento das capacidades terrestres do país no flanco oriental da OTAN.
O envio integra o contrato firmado em abril de 2022 entre Varsóvia e Washington para a aquisição de 250 tanques M1A2 SEPv3, avaliado em cerca de US$ 4,75 bilhões, no âmbito do programa norte-americano de Vendas Militares Estrangeiras (FMS).
Entregas em ritmo acelerado
As entregas da versão mais moderna do Abrams começaram em 2025 e devem ser concluídas ao longo de 2026, conforme o cronograma bilateral estabelecido. O primeiro lote, com 28 viaturas, chegou à Polônia em janeiro de 2025, marcando o início da incorporação operacional do modelo.
Remessas subsequentes têm sido realizadas ao longo de 2025, incluindo carregamentos com dezenas de veículos destinados a equipar batalhões blindados e ampliar a prontidão das forças terrestres.
Com as entregas já efetuadas, a Polônia acumulou mais de uma centena de unidades recebidas, o que representa uma parcela significativa do contrato total e aproxima o país da plena operacionalização da nova frota.ão estrutural do Exército polonês
O programa Abrams é parte central de uma ampla transformação das forças blindadas polonesas, que também inclui veículos de apoio, pontes de assalto, meios de recuperação e pacotes logísticos, treinamento e manutenção associados.
Além da entrega das plataformas, a iniciativa prevê cooperação industrial e a criação de capacidades locais de manutenção e suporte, com centros especializados a serem desenvolvidos em território polonês para sustentar a frota ao longo de seu ciclo de vida.
Reforço estratégico no flanco oriental da OTAN
A aquisição de 250 M1A2 SEPv3 — uma das versões mais avançadas do Abrams — representa um dos maiores programas de blindados atualmente em execução na Europa, destinado a elevar o poder de combate terrestre do país e aprofundar a interoperabilidade com os Estados Unidos e os aliados da OTAN.
Com a conclusão prevista das entregas em 2026, Varsóvia deverá consolidar uma das forças blindadas mais modernas do continente, combinando os novos M1A2 SEPv3 com outros modelos já incorporados nos últimos anos.■


M1A2 e K2 Black Panther, uma dupla de respeito.
Polônia parece que já recebeu 117 M1A2 SepV3 dos 250 adquiridos.
Até o final do ano devem receber o restante.
Realmente uma entrega bem rápida.
Além desses a Polônia também comprou 116 M1A1 FEP e recebeu todos entre 2023 e 2024.
E dos 1.000 K2 pretendidos, já compraram 360 em 2 lotes de 180.
O primeiro lote de 180 acho que foi todo entregue até o final de 2025
Agora estão recebendo unidades do segundo lote e cerca de 60 ou 65 deste segundo lote serão construídos na Polônia entre 2026 e 2028.
Isso porque eles já possuem cerca de 230 Leopard 2. (A4 sendo modernizados para PL e A5).
Pelos números e modelos que você colocou, serão: 250 + 116 + 360 + 230 = 956 carros de combate, podendo chegar a 1.596, se encomendarem o total de 1.000 K2.
Eles ainda operam cerca de 150 PT-91 (T-72 modernizado).