Patria e Kongsberg firmam contrato de €140 milhões para torres remotamente operadas do programa CAVS

1
patria-arctic-event-2025-photo-gallery-22

A empresa finlandesa Patria assinou um contrato com a norueguesa Kongsberg Defence & Aerospace para o fornecimento de estações de armas remotamente operadas PROTECTOR RS4, destinadas a mais de 300 veículos blindados Patria 6×6, no âmbito do programa multinacional Common Armoured Vehicle System (CAVS).

Avaliado em aproximadamente €140 milhões, o acordo inclui um novo pedido da Suécia e o fornecimento de subsistemas RS4 para diversas variantes do veículo encomendadas pela Alemanha em dezembro de 2025.

Entregas entre 2026 e 2030

De acordo com as empresas, a integração e montagem dos veículos ocorrerão em cooperação com parceiros industriais alemães, com entregas previstas para o período 2026–2030.

Jussi Järvinen, vice-presidente executivo da área de mobilidade protegida da Patria, destacou que a padronização da configuração equipada com RS4 fortalece a interoperabilidade entre os países participantes do CAVS.

Segundo ele, o modelo de cooperação do programa permite que as nações “se movam rapidamente, comprem de forma inteligente e sustentem capacidades localmente”, garantindo uma cadeia de suprimentos europeia robusta.

RS4 caminha para se tornar padrão do CAVS

Para a Kongsberg, o contrato consolida o PROTECTOR RS4 como a estação de armas padrão da frota multinacional.

Kjetil Reiten Myhra, vice-presidente executivo da empresa norueguesa, afirmou que o acordo amplia a cooperação com as Forças Armadas da Suécia e da Alemanha e reforça a posição da companhia como fornecedora líder de estações operadas remotamente.

O RS4 é uma estação de armas estabilizada e operada remotamente, capaz de integrar metralhadoras pesadas, canhões automáticos leves e sensores eletro-ópticos, permitindo o engajamento de alvos com maior proteção para a tripulação.

Programa CAVS continua a expandir

Liderado pela Finlândia, o programa CAVS reúne atualmente sete países:

  • Finlândia
  • Letônia
  • Suécia
  • Alemanha
  • Dinamarca
  • Reino Unido
  • Noruega

Os veículos do programa já estão em operação na Ucrânia, evidenciando a maturidade do sistema em ambiente real de combate.

A Patria informou que já contratou quase 2.000 veículos 6×6 (incluindo opções) e entregou mais de 300 unidades até o momento.

Modelo industrial distribuído

Um dos pilares do CAVS é o forte envolvimento da indústria local dos países participantes. A maior parte da produção é realizada por empresas nacionais de cada membro, estratégia que busca:

  • reforçar a segurança de abastecimento;
  • desenvolver capacidades industriais locais;
  • aumentar a interoperabilidade entre aliados europeus.

O programa permanece aberto à adesão de novos países com requisitos semelhantes, mediante consenso entre os membros atuais.


Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
20 dias atrás

Quando o EB contratou 2044 Guaranis 6×6 o que teve de “especialista” que disse que o 6×6 estava morto e que a decisão do EB era equivocada não está no gibi.

Posteriormente houve a redução das encomendas do 6×6 e a contratação de 4×4 e 8×8, mas ainda assim o 6×6 será a maioria das viaturas adquiridas.

E outros países seguem comprando 6×6.