VAMPIRE da L3Harris dispara foguetes guiados de 70 mm da Thales em teste na Polônia

A L3Harris Technologies anunciou o sucesso de um novo teste de fogo real envolvendo seu sistema modular contra drones VAMPIRE™, agora integrado ao foguete guiado a laser FZ275 de 70 mm, fabricado pela Thales Belgium. A demonstração ocorreu em uma base militar na Polônia e marca a ampliação do leque de armamentos compatíveis com a solução.

Integração amplia opções contra drones

Durante o ensaio, o VAMPIRE lançou o FZ275 a partir do lançador FZ605, destruindo múltiplos alvos terrestres com alta precisão — a primeira vez que o sistema emprega operacionalmente esse foguete específico.

A demonstração incluiu a integração de vários subsistemas-chave:

  • sensor eletro-óptico/infravermelho WESCAM MX-10D;
  • software de gerenciamento de missão Widow®;
  • foguete guiado a laser da Thales Belgium.

Segundo a L3Harris, o teste comprovou a rapidez com que o VAMPIRE pode receber novos “effectors” (armamentos), permitindo adaptação às necessidades específicas dos clientes — incluindo missões de segurança de fronteiras na Europa.

Tom Kirkland, presidente da área de Targeting & Sensor Systems da empresa, afirmou que demonstrações como a realizada na Polônia ajudam clientes a compreender a amplitude das soluções disponíveis para enfrentar o cenário de ameaças em evolução e apoiar iniciativas como a Readiness 2030 europeia.

Sistema modular em expansão

O VAMPIRE (Vehicle-Agnostic Modular Palletized ISR Rocket Equipment) vem passando por uma rápida evolução. Em 2025, a L3Harris anunciou seis novas variantes especializadas para emprego:

  • terrestre
  • marítimo
  • aéreo
  • guerra eletrônica

A família ampliada incorpora:

  • sensores adicionais;
  • armas de precisão;
  • bloqueadores eletrônicos;
  • efeitos não cinéticos;
  • capacidades de inteligência artificial e machine learning.

O objetivo é oferecer uma solução flexível e de custo relativamente acessível para neutralizar ameaças não tripuladas.

Sensores avançados e IA

O VAMPIRE utiliza sistemas multiespectrais WESCAM MX-Series, que atuam como o principal sensor de busca e designação de alvos. Esses sistemas são projetados para alta estabilidade e confiabilidade em diferentes perfis de missão.

Em 2025, a L3Harris também demonstrou, em parceria com a Shield AI, um sistema de detecção de drones baseado em IA capaz de identificar ameaças a distâncias maiores — inclusive quando parcialmente ocultas por edifícios ou nuvens.

Segundo a empresa, a combinação de sensores avançados com algoritmos de IA/ML melhora significativamente o ciclo OODA (observar-orientar-decidir-agir) dos operadores.

Base instalada global

A L3Harris informou que já entregou mais de 8.000 sistemas WESCAM MX-Series de ISR e de designação de alvos para clientes em quase 90 países, integrados a mais de 280 plataformas — incluindo variantes do próprio VAMPIRE.

Analistas avaliam que a contínua modularização do sistema reforça sua atratividade em um mercado cada vez mais focado em soluções rápidas e adaptáveis para enfrentar a proliferação de drones no campo de batalha moderno.


Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Tomcat4,7
Tomcat4,7
25 dias atrás

Parece suporte lançador do Mistral e sobre um veículo que aparenta ser um caminhão pequeno porte da Iveco. Simples e prático aparentemente.