KuMRFS

O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma possível venda militar estrangeira (FMS) ao governo da Jordânia envolvendo radares Ku Band Multi-Function Radio Frequency System (KuMRFS) e equipamentos associados, em um pacote estimado em US$ 280 milhões.

A notificação formal ao Congresso norte-americano — etapa obrigatória do processo — foi enviada recentemente, abrindo caminho para a eventual concretização do acordo.

Pacote inclui comando e controle e suporte completo

Segundo a proposta, a Jordânia solicitou a aquisição dos radares KuMRFS acompanhados de um amplo conjunto de sistemas e serviços de apoio. O pacote inclui sistema de comando e controle, geradores, receptores de GPS, peças sobressalentes e de reparo, ferramentas especiais, equipamentos de teste, manuais técnicos, dispositivos de treinamento, capacitação operacional e suporte técnico do governo dos EUA e de contratadas.

Também fazem parte do escopo serviços de integração de sistemas, apoio a representantes de campo, suporte logístico ao contratado e revisões de gestão do programa, entre outros elementos necessários para a plena operacionalização dos radares.

Reforço a aliado estratégico no Oriente Médio

Washington afirmou que a venda proposta está alinhada aos objetivos de política externa e de segurança nacional dos Estados Unidos, ao fortalecer a capacidade de um Major Non-NATO Ally, considerado peça importante para a estabilidade política e o progresso econômico no Oriente Médio.

De acordo com a avaliação norte-americana, o sistema deverá melhorar a capacidade da Jordânia de enfrentar ameaças atuais e futuras, mantendo uma força de dissuasão credível e ampliando a interoperabilidade com as operações do Comando Central dos EUA (CENTCOM).

RTX será a principal contratada

A principal contratada prevista para o fornecimento é a RTX Missile Defense Technologies, sediada em Tucson, Arizona.

Autoridades ressaltam que a aprovação do Departamento de Estado não significa que a venda esteja concluída, mas sim representa um passo fundamental no processo de negociação entre Washington e Amã.

Contexto operacional

A eventual introdução dos radares KuMRFS deverá reforçar a arquitetura de vigilância e defesa aérea da Jordânia em um ambiente regional cada vez mais marcado pela proliferação de drones, mísseis e ameaças de baixa altitude, áreas nas quais sensores de banda Ku têm papel crescente.■


 

Inscrever-se
Notificar de
guest

11 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Iran
Iran
8 dias atrás

Vão servir pra rastrear drones e mísseis de cruzeiro iranianos que venham a ser usados pra atacar Israel.

Josè
Josè
Responder para  Iran
7 dias atrás

Cadê, estão esperando, avisa a hora que chegar então.

Josè
Josè
Responder para  Iran
7 dias atrás

Xiiii a paulada parece que foi forte, se sobrou algo avisa fazendo o favor.

Iran
Iran
Responder para  Josè
6 dias atrás

Israel venceu esse conflito, se não for óbvio.

George A.
George A.
Responder para  JuggerBR
8 dias atrás

Considerando o papel que a Starlink desenvolveu em conflitos recentes seria estranho a China não meter uma empresa privada pra papel do tipo.

Lucena
8 dias atrás

É a forma do USA cobrar um preço da Jordânia para tirar da sua sala …o bode fedorento que os tio Sam colocara lá.
.

Bosco
Bosco
Responder para  Lucena
8 dias atrás

Acho que o dono do bode é o Irã.

Bosco
Bosco
8 dias atrás

Só de curiosidade, esse “míssil” desse veículo AA é o Coyote 2, movido por uma turbina a jato, que tem um excelente custo benefício contra drones do Grupo 3 (ao qual pertence o Shahed).

Carlos Campos
Carlos Campos
8 dias atrás

OFF TOPIC
Afeganistão e Paquistão estão se atacando
Possibilidade da RAW ter ajudado o Talebã?

Última edição 8 dias atrás por Carlos Campos
Artemis
Responder para  Carlos Campos
8 dias atrás

Uma transmissão ao vivo desta peleja , iria rolar pipoca , balas de goma e coca gelada , possa …é uma poltrona confortável !