Militar francês morre em ataque no norte do Iraque e vários militares ficam feridos

30
Suboficial Arnaud Frion

Um militar francês morreu e vários outros ficaram feridos após um ataque contra forças francesas na região de Erbil, no norte do Iraque, informou o presidente da França, Emmanuel Macron.

O militar foi identificado como adjudant-chef Arnaud Frion, integrante do 7º Batalhão de Caçadores Alpinos, sediado em Varces. Segundo Macron, o oficial “morreu pela França” durante o ataque, que atingiu tropas francesas destacadas na região.

Além da vítima fatal, diversos soldados franceses ficaram feridos no incidente, ocorrido em uma base militar utilizada pelas forças da coalizão internacional no Curdistão iraquiano. Autoridades francesas afirmaram que os feridos estão recebendo tratamento médico e que o país presta apoio às famílias dos militares envolvidos.

Em mensagem divulgada nas redes sociais, Macron expressou solidariedade aos familiares e aos companheiros de armas do militar falecido. O presidente francês também condenou o ataque, classificando-o como “inaceitável”.

Segundo o governo francês, as tropas do país estão no Iraque desde 2015, participando da coalizão internacional dedicada ao combate ao grupo extremista Estado Islâmico (Daesh) e ao treinamento de forças locais.

Macron ressaltou que a presença militar francesa no país ocorre exclusivamente no âmbito da luta contra o terrorismo e afirmou que a escalada regional envolvendo o conflito com o Irã não pode servir de justificativa para ataques contra forças da coalizão.

Comunicado oficial sobre a morte do militar francês em operação

MINISTÉRIO DAS FORÇAS ARMADAS E DOS ANTIGOS COMBATENTES
Liberdade – Igualdade – Fraternidade

COMUNICADO DE IMPRENSA
DO MINISTÉRIO DAS FORÇAS ARMADAS
E DOS ANTIGOS COMBATENTES

Paris, 13 de março de 2026

Na noite de 12 de março de 2026, um ataque com drone alvejou uma base militar curda na região de Erbil, onde militares franceses estavam destacados.

Sete de nossos soldados foram atingidos pelo ataque, entre eles, o adjudant-chef Arnaud Frion, que, apesar de ter recebido atendimento rápido das equipes médicas presentes, não resistiu aos ferimentos.

Às 20h40 (horário de Paris), um drone atingiu o centro da base curda de Mala Qara, onde vários militares franceses estavam instalados.

Logo após o ataque, os sete feridos foram atendidos pelas equipes médicas e transportados para uma unidade hospitalar, onde foi declarado o falecimento do adjudant-chef Frion. Os outros seis feridos permanecem hospitalizados. O processo de repatriação para a França está sendo organizado.

O destacamento francês presente no local conduz ações de treinamento em benefício de várias unidades iraquianas, em apoio à luta contra o terrorismo, no âmbito da operação Inherent Resolve.

O adjudant-chef Arnaud Frion, destacado no Iraque desde 24 de janeiro de 2026, era integrante do 7º Batalhão de Caçadores Alpinos de Varces.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general de exército Fabien Mandon, inclina-se, com profunda tristeza, diante da memória deste militar que morreu pela França no cumprimento de sua missão.
Seus pensamentos estão com sua família, seus entes queridos e seus irmãos de armas.■


Inscrever-se
Notificar de
guest

30 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fernandão
Fernandão
1 mês atrás

Estão fazendo de tudo para justificar uma invasão do Irã, praticamente jogando os próprios soldados no meio dos ataques ( típico do ocidente em transformar os próprios militares em alvos descartáveis ). Mas segundo alguns, a europa não quer entrar em guerra e quem pensa isto é preconceituoso.

Iran
Iran
Responder para  Fernandão
1 mês atrás

Essa posição do soldado francês não tem nada a ver com o Irã, ele estava ali no âmbito da operação Inherent Resolve contra o DAESH

João
João
Responder para  Fernandão
1 mês atrás

Prezado Fernandão…. ou, pelo visto, inho…

Quando for criar uma narrativa DCEônica, busque coerência, no mínimo… pelo menos pra enganar os teus coleguinhas, já enganados….

A França está naquela área do Iraque faz um bom tempo realizando as operações mencionadas.

Bom fim de semana.

Artemis
Responder para  Fernandão
1 mês atrás

Os caras estão no Iraque a 11 anos , 11 anos , tá no texto , eu teria vergonha de forçar a barra com uma narrativa falaciosa destas !

Última edição 1 mês atrás por Artemis
Vinícius Momesso
Vinícius Momesso
1 mês atrás

A Rússia está recebendo cerca de 150 milhões de dólares a mais por dia no transporte de petróleo, só com o relaxamento provisório das sanções impostas sobre o país. Quanto mais tempo durar esse conflito, mais lucrativo se torna para Moscou.

Última edição 1 mês atrás por Vinícius Momesso
JuggerBR
JuggerBR
Responder para  Vinícius Momesso
1 mês atrás

Se o Putin jogava Xadrex 5D na Ucrânia, quantos D a mais tem o jogo que o Trump acha que ta jogando…

Fernandão
Fernandão
Responder para  JuggerBR
1 mês atrás

O do Trump não deve ter nenhum, mas na cabeça dele, deve achar que está jogando um xadres 30D, em que tudo é inteligentemente bem elaborado, sendo que no fim, vai é se embananar todo e acabar terminando o mandato preso. E não apenas por causa do Epstein, pois há tanta falcatrua envolvendo ele em todas essas atitudes e ações, que o caso Epstein será o que ele terá a menor pena de prisão. Imagina quando os mais de 70% de aumento da fortuna que ele teve apenas nesse mandato forem investigados…

João
João
Responder para  Fernandão
1 mês atrás

Fernandinho… o caso Epstein não é o caso Master e nem INSS…

João
João
Responder para  JuggerBR
1 mês atrás

Trump está se “descercando” da China e enfraquecendo o maior inimigo de seus aliados (Israel e países de maioria sunita) na região.

JuggerBR
JuggerBR
1 mês atrás

O que não se fala no texto é de onde veio o ataque, se do Daesh ou diretamente do Irã…

George A.
George A.
Responder para  JuggerBR
1 mês atrás

Segundo um coronel francês o ataque foi feito com um Shahed, então com ctz não foi do ISIS:

https://aje.news/mubl88?update=4395523

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  George A.
1 mês atrás

Ao Irã interessa que o conflito escale, entrem mais atores neste conflito? Não sei a resposta, mas a coisa só piora, de hora em hora…

igor
igor
Responder para  JuggerBR
1 mês atrás

O irã está atirando em tudo que é lado, até Omã que não tem nada a ver com a paçoca foi atacado, os caras inclusive condenaram o ataque de Israel.

João
João
Responder para  JuggerBR
1 mês atrás

Chama-se desespero…

George A.
George A.
Responder para  JuggerBR
1 mês atrás

Pode ou não ter sido o Irã, talvez até false flag israelense, isso só a investigação francesa deve desnudar, pois até onde sei Teerã não assumiu esse ataque. Razão pro Irã atacar essa base tem pouca, mas eu não descarto, pois existem sinais de certa “autonomia” dos oficiais da Guarda Revolucionária pra escolher alvos.
De qualquer forma a estratégia dos persas tem sido causar o máximo de danos aos interesses americanos e israelenses no Golfo e deixar claro que veem essa guerra como uma batalha existencial.
Noutra frente querem impôr custos elevados para repetição de ataques no futuro caso cheguem a um cessar fogo, pois não querem ataques do tipo a cada seis meses.
Até agora a estratégia tem funcionado, até pq CLARAMENTE os americanos entraram nessa sem planos e objetivos claros e os israelenses miram objetivos que não dão nenhum sinal de ser alcançável que é ou a queda do regime ou a balcanização do país.
Nos próximos dias veremos o que chega antes, o fim da capacidade de fabricação e lançamento de drones e mísseis pelo Irã ou a pressão pública pelo fim dessa guerra nos EUA dado seus custos e resultado pouco tangível.

João
João
Responder para  George A.
1 mês atrás

Quem entrou sem planos, CLARAMENTE, foi quem botou fé no Banco Master….

George A.
George A.
Responder para  João
1 mês atrás

Creio que nenhum dos estados beligerantes tenham negocios com o Vorcaro e com certeza o BRB, a Prefeitura de Campos, o RioPrevidencia e etc não têm NADA a ver com a Guerra no Irã.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  JuggerBR
1 mês atrás

Irbil tem base americana e vive sendo atacada, então deve ter sido o Irã

sub urbano
sub urbano
1 mês atrás

Muito provável q os próprios israelenses tenham matado esse francês para forçar a entrada na Europa na guerra.

sub urbano
sub urbano
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

Quem bombardeia um prédio cheio de crianças, propositalmente, não tem limites morais.

João
João
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

aum

Vitor
Vitor
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

Os caras jogam sujo até usina de dessalinização de água para consumo humana está na conta .

Artemis
Responder para  Vitor
1 mês atrás

Vou utilizar uma frase que vc usou em relação aos ataques russos que mataram crianças: ” Guerra é guerra.”

Última edição 1 mês atrás por Artemis
Vitor
Vitor
Responder para  Artemis
1 mês atrás

Seu incapaz o escrutínio dos fatos responde sua indagação .

Artemis
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

Quem coloca recém nascido dentro de micro-ondas também não!

Ravengar
Ravengar
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

Foi o UAV ” Lucas”…

Artemis
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

Nuuuuuuuuuuuuuuuuuu kkkkkkkkkkkkkk !

amarante
amarante
1 mês atrás

Efeito colateral que se fala?

Artemis
Responder para  amarante
1 mês atrás

Vc tem notícia do Gerard Ford ? Tá fora de operação?

Andre E.
Andre E.
1 mês atrás

Não deviam nem estar lá.