Dono da JBS aposta na Avibras: R$ 300 milhões privados abrem caminho para o míssil de cruzeiro do Exército

187
Astros AV-MTC

Astros AV-MTC da Avibras

São Paulo/Jacareí, 8 de abril de 2026 — O empresário Joesley Batista, controlador da J&F — holding que detém a JBS, maior processadora de carnes do mundo —, assinou contrato para participar do financiamento da Avibras, a maior empresa de defesa do Brasil, que está em recuperação judicial desde 2022. O movimento, revelado pelo Estado de S. Paulo, integra uma captação de R$ 300 milhões, coordenada pelo Fundo Brasil Crédito, e representa o passo mais concreto até agora para a retomada da empresa — e, com ela, de programas estratégicos do Exército brasileiro, incluindo o míssil tático de cruzeiro MTC-300. Joesley Batista, o Fundo Brasil Crédito e a própria Avibrás não quiseram se manifestar.

Uma empresa em crise que o Estado não pode deixar morrer

A Avibras pediu recuperação judicial em março de 2022, informando dívidas de R$ 394 milhões. À época, a empresa alegou perda de competitividade em mercados do Oriente Médio e do Sudeste Asiático, sobretudo diante da ascensão de concorrentes fortemente financiados por governos estrangeiros.

Sediada em Jacareí, no interior de São Paulo, a Avibrás é fabricante do sistema ASTROS — um dos programas mais conhecidos da artilharia brasileira e um dos produtos de defesa mais exportados pelo país, com clientes em mercados como a Indonésia e a Malásia. A empresa também é responsável pelo desenvolvimento do Míssil Tático de Cruzeiro MTC-300, projeto conduzido em parceria com o Escritório de Projetos do Exército, concebido para operar com o sistema ASTROS e ampliar o alcance da Força Terrestre em ataques de precisão a até 300 quilômetros.

Como a reestruturação foi montada

O plano de recuperação apresentado pelo Fundo Brasil Crédito foi aprovado e validado pela Justiça de São Paulo. Em dezembro de 2025, um novo CNPJ foi criado para a empresa, com capital de R$ 2,5 bilhões proveniente da companhia em recuperação judicial.

Outro passo importante foi o encerramento de uma greve histórica. O acordo judicial, homologado em 26 de março, previu o pagamento da dívida trabalhista de R$ 230 milhões a 1.400 ex-funcionários em até quatro anos — condição que Joesley havia exigido como pré-requisito para formalizar seu investimento.

Segundo a apuração do Estadão, Joesley Batista reuniu-se duas vezes com a direção do Fundo Brasil Crédito antes de assinar o contrato.

O próximo passo: retomada a partir de maio

O plano de reestruturação previa, além dos R$ 300 milhões obtidos com investidores privados, outros R$ 300 milhões em recursos públicos, por meio de financiamento da Finep, do BNDES ou do Programa de Aceleração do Crescimento. Mesmo sem essa segunda etapa concluída, o Fundo Brasil Crédito decidiu avançar e retomar a produção a partir de maio.

A prioridade imediata será a continuidade do desenvolvimento do MTC-300. Segundo dados do Escritório de Projetos do Exército, cerca de 90% do desenvolvimento do míssil já está concluído, restando apenas a fase final de testes e de tiro experimental.

O contexto: defesa em rearmamento e a “janela de oportunidade”

A entrada de Joesley Batista ocorre em um momento em que o Brasil amplia significativamente seus investimentos em defesa. Após a aprovação de lei complementar que permite excluir até R$ 30 bilhões do arcabouço fiscal para investimentos em defesa, o Exército projeta triplicar seu orçamento anual — de R$ 1,2 bilhão a R$ 1,4 bilhão para R$ 3 bilhões por ano no período 2026-2031.

Entre os projetos prioritários está uma encomenda de até R$ 3,4 bilhões para um novo sistema de defesa antiaérea, com tecnologia inédita na América Latina, voltado à interceptação de drones e mísseis de cruzeiro inimigos. O programa ASTROS será ampliado e rebatizado como “Fogos”, passando a abrigar, sob um único guarda-chuva, o sistema de artilharia de foguetes, a artilharia de campanha e a nova defesa antiaérea.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, foi categórico ao avaliar a situação: “A situação da Avibras está sendo resolvida e o Brasil terá uma grande indústria na área de mísseis especiais.” Para a Base Industrial de Defesa brasileira, a entrada do capital privado de Joesley Batista pode representar a diferença entre um projeto de soberania tecnológica que se concretiza — e um que se perde por insolvência.■


Inscrever-se
Notificar de
guest

187 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
George A.
George A.
8 dias atrás

Dado a proximidade dele com os EUA (os republicanos em especial), podemos dizer que a Avibras, assim como a EMBRAER, vai acabar ficando na “zona de influência” deles.

deadeye
deadeye
Responder para  George A.
8 dias atrás

Só esqueceu de citar, que se não fosse a intermediação dele nos EUA, auxiliando o Itamaraty o tarifaço não teria sido minimizado.

É incrivel, que apenas no Brasil punem os seus empresários, ainda mais quando tomam uma ação concreta. Ademais, a noticia deixa clara que esse é o primeiro passo.

George A.
George A.
Responder para  deadeye
8 dias atrás

Não tô punido ele, só apontando um fato, até pq lá nada anda sem lobby e ele tem uma gigante dos alimentos lá.
Participação dele na questão do tarifaço, entretanto, é um pouco superestimada esse tipo de reunião que ele teve lá o CEO da Embraer tbm articulou algumas, por exemplo, ali houve uma conjunção de fatores políticos e econômicos que tornou a estratégia do gabinete do Rúbio insustentável e trouxe sucesso pra estratégia do Itamaraty, ainda mais depois da condenação do Bolsonaro ter se tornado fato consumado.

deadeye
deadeye
Responder para  George A.
8 dias atrás

Claro que tem uma gigante de alimentos lá. Não estamos em 1940, os EUA é o maior consumidor do mundo de carne bovina.E isso por si só não prova nada, e como que no Brasil também as coisas só andam com lobby e suborno.

Ademais, o BNDES tem participação de 16.1% na JBS, sendo um dos maiores acionistas. Não consigo ver a “influencia”

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  George A.
7 dias atrás

Itamaraty não teve nada demais nisso, foi a inflação nos EUA, Empresários forte, como o CEO do BTGPactual, família do Itaú e outros

Macgarem
Macgarem
Responder para  deadeye
6 dias atrás

Fecha o tópico moderança!

Dependesse do presidente estavamos perdidos, ele ficou falando abobrinha o tempo inteiro sem fazer nada enquanto esse empresario resolveu o problema na base da conversa e influência.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  George A.
8 dias atrás

Em economia capitalista, o grande investifdor busca retorno, talvez a curou ou a longo prazo. Também é verdade que grandes investidores diversificam seus investimentos.

Quando um setor está em baixa o outro está em alta.

Seria preciso pergunta diretamente á administração da JBS para saber o que fundamentou a decisão. É o tipo de coisa que sobe da parte técnica para a decisão da diretoria.

O que sabemos até aqui é a retomadas dos projetos que já estavam em andamento. AInda sabemos pouco sobre produtos novos.

Ao longo de décadas, poucos empresas conseguiram algum benefício se associando com empresas do EUA. Duvido que isso mude. Por outro lado, há um campo aberto para colaborar com empresas chinesas principalmente para produção local de maquinários e tecnologia para o setor agricuola.

Quem fabrica um sistema como o Astros também tem capacidade de produzir equipamentos agricolas mais sofisticasdos. Nem preciso explicar o quanto existe de tecnologia compartilhada entre sistemas de agricultura e sistemas militars. Nem precisa tanta imaginação.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Camargoer.
8 dias atrás

Não é a JBS que supostamente irá investir na Avibrás.
É a J&F.
A J&F é a holding que controla a JBS e outras empresas como, por exemplo, o PicPay, o Banco Original, Âmbar Energia e Eldorado Celulose.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Rafael Oliveira
7 dias atrás

É como aquela relação Volkswagen-Porsche:

A Volkswagen AG é dona de 51% da Porsche AG.
Mas a Porsche SE(Holding..) é dona da Volkswagen

As famílias Porsche e Piëch controlam a holding Porsche SE, que detém mais de 50% das ações com direito a voto da Volkswagen.



Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Adriano Madureira
7 dias atrás

Não tem nada a ver com a Porsche e VW.
É muito mais simples.
A J&F controla a JBS (e outras empresaa).
Se a J&F investir na Avibrás, não muda nada na JBS que não terá participação na Avibrás.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Adriano Madureira
7 dias atrás

não acho igual, mas relação simbiótica Porsche VW é um caso interessante de estrutura patrimonial

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Camargoer.
7 dias atrás

a questão aqui, é a figura, muito envolvida na corrupção do P….T, esse cara quando faz jogadas grandes, sempre tem alguém por trás com o lado político, ele comprou geradora de energia aqui no norte falidas, o Lula garantiu que serão rentáveis, então se ele entrou no ramo de defesa, o lado político vai garatir que ele tenha lucro, até acho bom, desde que saia alguma coisa disso

Paulo
Paulo
Responder para  George A.
8 dias atrás

Assim fica dificil . Quando não tem dinheiro, o BR não liga pra defesa. Quando alguém quer colocar dinheiro, mas não é brasileiro,,vai desnacionalizar a empresa. Se é brasileiro, também é ruim porque o cara tem negócios nos EUA. O Joesley não atua só em alimentos. Tem investimento em energia ,petróleo, gás e energia nuclear, aqui no BR. Se é dinheiro do BNDES também é ruim por causa da corrupção. Parece que não importa o que se faça, sempre vai ser ruim. Para de torcer contra.

Helton
Helton
Responder para  Paulo
8 dias atrás

EUA é 10x pior do que o Brasil nisso.
É lógico que o investimento público é melhor, mas, quando têm os barões do agro e das mineradoras ajudando, não é mais do que obrigação.

Marcelo
Marcelo
Responder para  George A.
7 dias atrás

O dono da JBS não da murro em ponta de faca.
Eles esta investindo porque ja tem informação privilegiada e garantia que o governo vai comprar bastante e ele vai ganhar dinheiro de puxar de rodo.

Última edição 7 dias atrás por Marcelo
Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcelo
7 dias atrás

Marcelo

Nem é informação privilegiada.. é um departamento de análsie de investimento e planejamento bem estruturado com gente competente e experiente.

Antes de subir para a diretoria, esta turma avalia miota coisa em vários cenários.

dependendo, a conclusão é encerrar tudo e colocar na gaveta

Tem que ter algum mérito para subir para a diretoria.. dinheiro para esta gente nunca foi fubá (é a sexta ou sétima vez que escrevo isso nessa matéria)

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Camargoer.
7 dias atrás

Nem é informação privilegiada.. é um departamento de análsie de investimento e planejamento bem estruturado com gente competente e experiente……. Camargoer, a gente sabe que vc e mais inteligente que isso, por favor, não vem com ladainha, vc sabe ler,vc sabe que esse cara é mais envolido com corrupção que o Vorcaro, e sabe muito bem que ele a empresa da família dele sempre teve apoio governmaental e ganhou um super status no governo Dilma, com dinheiro do BNDES se expandiu e comprou outros frigorificos só para fechar a tirar a concorrencia…… Aí tu vem com a conversa que ele tem uma equipe de avaliação de oportunidades de uma empresa com dívidas de dezenas de milhões reais, e que seu Auge foi quando vendeu para o Iraque e outros países árabes, está defesada em termos de produtos, é a uma grande oportunidade, será que a Avibras apresentou um prototipo de míssil balístico Hipersônico com capacidade de manobra dentro da atmosfera, ou eles tem mísseis antiaéreos tão incr[iveis como SM3 ou SM6? vc é inteligente demais para vir com esse tipo de conversa.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  George A.
7 dias atrás

proximidade com os Republicanos, essa é nova para mim.

George A.
George A.
Responder para  Carlos Campos
7 dias atrás

Não só ele, a EMBRAER tbm, doam grana pra caramba pras campanhas do partido.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  George A.
6 dias atrás

EMBRAER eu sabia

Fabio Araujo
Fabio Araujo
8 dias atrás

Os irmãos Batista estão virando donos do Brasil, eu fico receoso, a Mectron faliu depois da Oderbrechet comprar a empresa e entrar em crise por conta da Lava Jato, espero que não ocorra nada parecido com a JBS e a Avibrás fique firme e forte!

Última edição 8 dias atrás por Fabio Araujo
Mario D. Ferro
Mario D. Ferro
Responder para  Fabio Araujo
8 dias atrás

Precisamos urgentemente reformar a lei de falências para empresas estratégicas, assegurando ao Estado o direito sobre toda propriedade intelectual dessas empresas em casos como o da Lava Jato.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Mario D. Ferro
8 dias atrás

Mario,

Para isso, basta o governo federal, por meio do Minisŕio da Defea ser sócio da empresa e ter assento na diretoria. Talvez basta esta regra para a empresas fazer parte de uma elite de BID

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Camargoer.
8 dias atrás

Não. Ser sócio ou acionista de uma empresa não assegura a propriedade intelectual dela. Nem mesmo tendo um assento na diretoria. Patentes pertencem a empresa e não aos seus acionistas. Fosse simples assim várias empresas e fundos acionistas já teriam pegado as patentes da Embraer ou da Petrobrás, por exemplo.

Para o governo ter toda a propriedade intelectual de uma empresa ele precisa comprá-la (a PI ou a empresa).

Se uma empresa for a falência e tiver patentes que interessem ao governo ele pode comprá-las (pode usar impostos devidos para compensar). Mas de graça é claramente irregular e prejudica os credores. No Brasil ainda existe um pouco de proteção à propriedade privada. Se for expropriar tem que pagar uma indenização.

deadeye
deadeye
Responder para  Rafael Oliveira
8 dias atrás

Patentes pertencem a empresa e não aos seus acionistas. Fosse simples assim várias empresas e fundos acionistas já teriam pegado as patentes da Embraer ou da Petrobrás, por exemplo.”

Sim, e a empresa pertence a quem mesmo?



Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  deadeye
8 dias atrás

A empresa pertence aos seus acionistas, mas os direitos destes sobre ela são restritos.

Mas se você acha que os acionistas podem fazer o que quiser por serem donos da empresa, compre uma ação da Embraer e vai lá tirar cópia das patentes das aeronaves dela.

Aproveite e compre uma ação da Vibra e abasteça de graça nos postos de combustíveis BR pelo caminho.

deadeye
deadeye
Responder para  Rafael Oliveira
8 dias atrás

Eu disse isso? A questão que você não entendeu, que ser acionista é forma de controle da propriedade industrial e intelectual pelo fato de que voce tem ingerencia em decisões estratégicas.

Santa paciencia em explicar o obvio nesse site.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  deadeye
8 dias atrás

Ter ingerência sobre decisões estratégicas não se confunde com se apropriar das patentes.

Patente é um patrimônio da empresa e não do acionista.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  deadeye
7 dias atrás

ele tá certo, para um acionista ter acesso as patentes precisa de permissão do conselho, até parece que os outros vão aceitar de bom grado perderem acesso as patentes.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Mario D. Ferro
7 dias atrás

acredito nisso também, uma lei em que o MD indicaria Diretores, o Ministro seria CEO automático, os contratos mesmo que houvesse corrupção, superfaturamento seriam mantidos e os danos seria ressarcidos pela empresa, e os responsáveis seriam punidos.

Nativo
Nativo
Responder para  Fabio Araujo
8 dias atrás

“Os irmãos Batista estão virando donos do Brasil”.kkkkkkkkkkkk Vão ter que pedir permissão a muitos estrangeiros e seus representantes, especialmente judeus, árabes e Yankees.

Última edição 8 dias atrás por Nativo
Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Nativo
7 dias atrás

teoria da conspiração eu gosto, conta mais que eu quero saber.

Nativo
Nativo
Responder para  Carlos Campos
7 dias atrás

Melhor do que isso, leia o longo amanhecer de Celso Furtado.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
8 dias atrás

Sei não, …….ficar de olho, onde esse pessoal poe a mão……

Mario D. Ferro
Mario D. Ferro
Responder para  Marcelo Andrade
8 dias atrás

Sim, de olho… mas sem punir as empresas, só os empresários envolvidos. É só olhar para a Samsung, a Boeing e os bancos do Subprime… continuam existindo (e às vezes, sem punir ninguém rs)…só nós que punimos as empresas e entregamos para os chineses todo o mercado africano de obras de engenharia… e não nos tornamos nenhuma Escandinávia… só primarizamos ainda mais a nossa economia…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Mario D. Ferro
8 dias atrás

As empresas não foram punidas pela Lava Jato. Só tiveram que devolver o que receberam a mais em contratos superfaturados, o que é claramente justo, ou você acha que as empresas tinham que embolsar o resultado do superfaturamento?

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Responder para  Mario D. Ferro
7 dias atrás

Ué se a atividade da empresa praticamente é somente com o poder público na base do toma lá da cá não tem como… as construtoras quebraram porque acabou a boquinha com o dinheiro público em obras superfaturadas!!! praticamente só vivam do esquemas de licitações… se prestassem serviços bons e de qualidade não teriam quebrados, simples assim!

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Jefferson Ferreira
7 dias atrás

também não é bem assim, a Odebrecht por exemplo em mega construções ela uma das melhores do mundo, a questão é que eles pagavam para ganhar as contruções, tinha o lado ruim do superfaturamento que deve ser combatido, mas paralisaram as obras em alguns casos, o que trouxe problema, mesmo com a corrupção ainda teríamos um saldo positivo, uma obra pública, é assim nos EUA, no Japão na Coreía do Sul, aqui o problema é o nível de corrupção, o PT cresceu o olho demais, e os empreários achavam que dinheiro brotava nas contas do tesouro nacional.

Josè
Josè
Responder para  Carlos Campos
7 dias atrás

Só nos diga essas “mega construções” eram feitas para quem mesmo, governos, seja no Brasil, Chile, Angola, etc…, sempre para governos, esqueceu das tais das palestras e na sequência contratos, se não lembra procura o tal do “paupointi” do descondenado, mas o primeiro porque já tem o segundo “paupointi”, competência o corpo técnico da empresa tinha, mas a empresa nunca teve competência para conseguir contratos no setor privado, afinal, é muito mais rentável executar obras superfaturadas.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Josè
6 dias atrás

é muito mais fácil subornar e fazer mega projetos

Josè
Josè
Responder para  Carlos Campos
6 dias atrás

Exatamente.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Mario D. Ferro
5 dias atrás

E quem foi punido? A lava-jato foi extinta porque mexeu com muitos poderosos ao mesmo tempo. Tu és mais um que acredita que a lava-jato foi a culpada e os criminosos que ela investigou e puniu são inocentes?
A Novonor, novo nome da holding que controla a Odebrecht engenharia continua aí.
O problema é que, no Brasil, quem tenta punir criminosos poderosos acaba sempre se se dando mal, e estes, saem por cima.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Marcelo Andrade
7 dias atrás

onde esse pessoal põe a mão, Brasilia faz prosperar, claro na base da corrupção

Marcos
Marcos
8 dias atrás

Governo brasileiro tem que entrar com financiamento pesado. Fazer igual o governo americano com as empresas locais, não tem esse negócio de livre mercado. Questão é projeto de estado, defesa nacional e soberania. Uma lástima ver tantas empresas de defesa morrerem no passado e os profissionais indo pra fora do país.

Matheus
Matheus
Responder para  Marcos
8 dias atrás

O governo já fez isso e a AVIBRAS não entregou o que foi pedido.
Que eles entreguem as baterias de ASTROS restantes, ai sim se fala em aporte do governo.

Helton
Helton
Responder para  Marcos
8 dias atrás

Precisamos criar mais bancos estatais de investimento para indústria e empreendedores.
Precisamos de uma taxa de juros bem mais baixa.
Tudo isso ajuda no desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Helton
8 dias atrás

Mais estado… mais CC, mais carimbados de papel, mais preguiça, mais déficit.. mais sindicatos …com certeza

Helton Pereira Modesto
Helton Pereira Modesto
Responder para  Rodrigo
7 dias atrás

Tudo que tem nos EUA.
E nos dias de hoje não é tão necessário usar tanto papel.
Enfim, no FBI, na CIA e no Pentagono o que mais tem são vagabundos, corruptos, bandidos, … E quando não têm gente desse tipo, são os loucos que assumeme os cargos de gerência.

Faria
Faria
Responder para  Rodrigo
7 dias atrás

Maior Banco do Hemisfério Sul é Estatal e brasileiro, e os dois maiores do mundo são Estatais e Chineses

Faria
Faria
Responder para  Helton
7 dias atrás

Fazer igual a China, Banco só Estatal, acaba com os juros e com Lobby em uma tacada

Mauricio R.
Responder para  Helton
7 dias atrás

“Precisamos de uma taxa de juros bem mais baixa.”

Precisamos de um governo que mantenha as contas públicas saudáveis e em dia, assim juros mais baixos seriam consequência.
Idem pra inflação.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Helton
7 dias atrás

não pela amor de deus. já temos o suficiente com BNDES, o que precisamos é ter responsabilidade fiscal para ter juros baixos.

Fábio De Souza
Fábio De Souza
8 dias atrás

Vejo essa Noticia , com bons olhos , ou seja , um Investimento de um grande Empreendedor Brasileiro , no Mercado Industrial de Armas . O que fortalece a indústria , movimenta o mercado e faz com que outro Grandes Empresários Brasileiros , acabem se interessando pelo mercado . É importante Ressaltar , que o mercado Bélico , é extremamente Rendável ,

Faria
Faria
Responder para  Fábio De Souza
7 dias atrás

Melhor mercado do mundo depois do Financeiro

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Faria
7 dias atrás

O setor farmacèutico é melhor que o defesa…

Josè
Josè
Responder para  Camargoer.
6 dias atrás

Alugar/vender software que precisa de atualização constante é muito melhor.

Santos
Santos
8 dias atrás

Ah pronto, o bandido e preferido campeão nacional criado pelo PT entrou no jogo…

Parte desse dinheiro investido aí vai pra campanha do ParTido.

Talisson
Talisson
Responder para  Santos
8 dias atrás

Mas quando fazem isso nos EUA dizem que é bonito. Patriotismos, investimento em defesa, maior exercito do mundo, liberdade pro empresario etc. No Brasil é feio, é errado.

Faria
Faria
Responder para  Talisson
7 dias atrás

verdade, os patriotários amam os EUA e odeiam o Brasil

Matheus
Matheus
Responder para  Santos
8 dias atrás

Corta pra bandidos como Warren Buffet enfiando BILHÕES de dólares na BID Americana todo ano.

Se é pra jogar sujo, vamo jogar sujo.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Matheus
8 dias atrás

De quais empresas da BID americana ele é acionista?

fewoz
fewoz
Responder para  Rafael Oliveira
8 dias atrás

Nenhuma, que eu saiba. Talvez indiretamente. De qualquer forma, o comentário do Matheus ainda é preciso.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  fewoz
8 dias atrás

Como o comentário é preciso se o cara não investe diretamente no setor de defesa?

“O Palmeiras ganhou vários mundiais de futebol.”

“O Mundial de qual ano foi vencido pelo Palmeiras?”

“Nenhum, que eu saiba. Mas o comentário ainda é preciso.”

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Rafael Oliveira
7 dias atrás

51 é cachaça

Matheus
Matheus
Responder para  Rafael Oliveira
8 dias atrás

A holding dele tem capital na GE Lockheed Martin e Raytheon.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Matheus
8 dias atrás

A Berkshire Hathaway não tem capital em nenhuma dessas três empresas.

Já teve na GE de 2008 a 2017.

Indiretamente, por ser acionista de uma outra empresa, tem uma pequena participação na Raytheon. Algo bem insignificante para o Buffet.

deadeye
deadeye
Responder para  Rafael Oliveira
8 dias atrás

Não afasta o argumento, outras empresas americanas como Black Rock, Cerberus Capital Managment tem participação., e diversas outras.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Matheus
7 dias atrás

kkkkkkk bandido do Warren Buffet

fewoz
fewoz
Responder para  Santos
8 dias atrás

A sua visão sobre o assunto parece bastante limitada, e parece, infelizmente, bastante muito influenciada pela tal “Lava Jato”. Fala como se apenas as empresas brasileiras fossem corruptas. Não há nenhum país no mundo que tenha crescido sem seus campeões nacionais:

Brasil: Petrobras, Embraer, Vale
México: Pemex
Canadá: Bombardier
EUA: Boeing, Lockheed Martin, Tesla, SpaceX… e milhares de outras.
China: Huawei, CRRC, ICBC
México: América Móvil
Suécia: Volvo, SAAB
Reino Unido: Rolls-Royce
França: Dassault, Airbus, EDF, Renault
Itália: Ficantieri, Leonardo, Fiat, Eni
Alemanha: Volkswagen
Espanha: Telefónica, Iberdrola
Japão: Toyota, Sony
Coreia do Sul: Samsung e Hyundai

Você pode não gostar, mas é uma política correta. Todo este ambiente de incentivos fez com que o Brasil ganhasse considerável expertise em engenharia civil. Até então, creio que o país nunca tinha participado de grandes projetos do tipo em outros países. O número de empresas, conhecimento e dinheiro, ficaram todos no Brasil.

Em resumo: um país faz-se de empresas fortes, grandes e de alta tecnologia.

Santamariense
Santamariense
Responder para  fewoz
5 dias atrás

“Tal lava-jato”…mais um que defende o poste mijando no cachorro…

Última edição 5 dias atrás por Santamariense
Faria
Faria
Responder para  Santos
7 dias atrás

Igual da Lockheed vai pra Democratas e Republicanos, só não existe corrupção quando é do PL do Valdemar né

Mario D. Ferro
Mario D. Ferro
8 dias atrás

Estava demorando para o capital financeiro do agro brasileiro entrasse nos interesses estratégicos brasileiros. Todos ganham, eles ganham por diversificar os seus negócios, o Brasil ganha por colocar um setor estratégico que é o da Defesa nas mãos de um dos setores mais eficientes e competitivos da nossa economia. ENFIM a roda da industrialização e inovação tecnológica (Capital >>> Indústria) começou a girar…

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Mario D. Ferro
8 dias atrás

Eficiente sim, mas alguém ja fez o calculo de subsídio, seguro do governo realizado, rolagem de dívidas vs retorno do agro nacional.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
8 dias atrás

Dinheiro é como vento: só entra por onde pode sair.

Dr. DRE
Dr. DRE
8 dias atrás

Deve ter tomado um prejuizo na Venezuela.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Dr. DRE
7 dias atrás

não

Bueno
Bueno
8 dias atrás

De Carne a Míssil.
De Supermercado a Time de futebol.
De Banco a Ressort

O Empresário Brasileiro diversifica muito bem rsrs

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Responder para  Bueno
8 dias atrás

Ele também investe em energia termoelétrica na Amazônia e em energia nuclear! A JBS esta investindo em tudo!

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Fabio Araujo
8 dias atrás

Principalmente negócios que da para fechar contratos com governo.
Eles já tem experiência nisso e sabem que os lucros são altíssimos.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Luís Henrique
8 dias atrás

Por meio lícitos ou ilicitos

Faria
Faria
Responder para  Rodrigo
7 dias atrás

Igual toda Empresa do Mundo, infelizmente

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Fabio Araujo
7 dias atrás

A JBS também tem um forte negócio reacionado com a exportação de couro, Infelizmente, o centro de pesquisas da empresa é na Itália, próximo à Milão onde estão os centros de moda.

O Brasil domina 5% do mercado mundical de couro… a Itália 22%.., aqui temos o maior rebanho bovino do mundo.. os Italianos importam carne brasileira

fewoz
fewoz
Responder para  Bueno
8 dias atrás

E estão certos. É assim em alguns países. Diversificação. Atuam em diversas áreas. Já viu os conglomerados japoneses e coreanos?

Josè
Josè
Responder para  fewoz
8 dias atrás

E assim como o açougueiro o presidente da Samsung foi preso por corrupção, afinal que mal tem um contratinho ou outro super faturado como o de fornecimento de energia de los hermanos do norte para o Brasil não é mesmo, como disse o veinho do porto da baixada, é só manter isso que tá tudo bem.

Bueno
Bueno
Responder para  Josè
8 dias atrás

Tipo a Odebrecht com a Mectron (Falida) e ENSEADA ICN Braskem.
De concreto a Submarinos kkk

Não tem problema algum Inovar , o dinheiro é dos caras e é isto que se chama empreendedorismo.

O problema é se envolver com corrupção e arrebentar com o pais , manipulando partidos políticos para atender seus interesses.

Josè
Josè
Responder para  Bueno
6 dias atrás

O dinheiro não é dos “caras”, ou esqueceu que os “caras” confessaram ser corruptos, confessaram que roubaram o povo brasileiro, e por conta dessa confissão os “caras” aceitaram pagar uma multa de 10 bilhões como reparação ao povo brasileiro, multa essa que foi cancelada pelo ministro resort, e olha outra coincidência os mesmos “caras” através de seu advogado compraram parte do resort do tal ministro, é interessante como as coincidências andam junto com os “caras” não é mesmo, as mesmas coincidências que fizeram os “caras” entrarem para o setor de energia, e adivinhe o que aconteceu com esse negócio no setor de energia, novamente um negócio dos “caras” vai causar enorme prejuízo ao povo brasileiro, enfim os negócios dos “caras” coincidentemente sempre acabam provocando prejuízos bilionários ao povo brasileiro.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Bueno
7 dias atrás

o Matarazzo do século 21

JuggerBR
JuggerBR
8 dias atrás

Se essa raposa acha que a Avibras é uma oportunidade, então tá sabendo bem mais que todo mundo…

RDX
RDX
Responder para  JuggerBR
8 dias atrás

Capitalismo de Estado….
Onde somente os empresários praticamente orgânicos do Estado lucram.
Não ficaria nem um pouco surpreso se o governo fechar um contrato bilionário amanhã.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  RDX
8 dias atrás

Não só o governo brasileiro, mas de algum outro lugar onde ele tenha seus negócios… A gente acha que ele só tem influência aqui, e na verdade, é bem mais do que sabemos.

deadeye
deadeye
Responder para  RDX
8 dias atrás

E foi assim que os EUA tem Boeing, RTX, Northop… IBM, Intel..

Santamariense
Santamariense
Responder para  deadeye
5 dias atrás

Tô c@g@ndo para as empresas de outros países e os esquemas que elas fazem com seus governos. O problema é você querer normalizar isso. Eu não pago dezenas e dezenas de milhares de reais de imposto de renda e outros tantos em outros impostos todos os anos, para ver meu dinheiro ser enfiado no r@bo de empresários multimilionários corruptos!!

fewoz
fewoz
Responder para  RDX
8 dias atrás

Pouco me importa se fecharem um contrato milionário, bilionário ou trilionário. O importante é que o país recupere e inclusive aumente esta capacidade, criando mais produtos.

deadeye
deadeye
Responder para  fewoz
8 dias atrás

Eu digo e repito, todo o problema que o Brasil tem hoje no setor de defesa, é culpa do Sérgio Moro.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  deadeye
8 dias atrás

No de infra estrutura tbm, ele moeu todas as grandes empresas do setor. Tinha corrupção, e tinha que ser punida, mas uma coisa é prender os CEO e diretores envolvidos, outra bem diferente era paralisar as obras, destruindo milhares de empregos.

deadeye
deadeye
Responder para  JuggerBR
8 dias atrás

Quando a Itália fez a operação mãos limpas, no qual o Moro diz que se inspirou, eles pelo menos souberam separar as empresas das pessoas e dirigentes.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  deadeye
7 dias atrás

Pois outro lado, Berlusconi chegou ao poder.

Santamariense
Santamariense
Responder para  JuggerBR
5 dias atrás

E onde estão os donos das empreiteiras, hoje? E o dinheiro superfaturado? Vocês vivem numa condição de alienação completa…
O erro foi terem acabado com a lava-jato. E acabaram porque mexeu com poderosos demais.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  deadeye
8 dias atrás

No máximo dá para relacionar o Sérgio Moro à Odebrecht e à Mectron, que, por sinal, só havia vendido um punhadinho de mísseis para a FAB antes de fechar. Nunca teve vendas expressivas.

A culpa da Avibrás estar no atual estado é do Sérgio Moro? Os gastos de bilhões com filhas solteiras é culpa do Moro? O EB gastar milhões com cavalos é culpa do Moro? A FAB manter duas bases próximas no RS, com pouquíssimas aeronaves é culpa do Moro? O Moro que cancelou a compra de 9 KC-390? Moro que não paga a SAAB em dia?

Nem vou entrar no mérito de que as empreiteiras eram corruptas e superfaturavam contratos, de forma que além da prisão dos bandidos também era necessária a devolução dos valores recebidos a mais e a proibição de participar de novas licitações nos termos dos artigos 87 e 88 da Lei 8.666/93, então em vigor.

Mas a culpa é do Sérgio Moro por aplicar a lei. Pobrezinhas das empresas não recorreram das decisões. Ou recorreram e perderam? Não vai por a culpa nos tribunais superiores?

deadeye
deadeye
Responder para  Rafael Oliveira
8 dias atrás

Você só esqueceu do fato, de que todo mundo no direito critica o Sérgio Moro pelo fato de que ele não soube separar o CNPJ do seu diligente.

Ele congelou dinheiro e fundos de CNPJs que não tiveram nada a ver, simplesmente porque eram parte do grupo economico.

Ademais, essa sanções que você citou devem ser aplicada pela Administração Pública, e não pelo juidiciário, e pressupoem processo administrativo, para aferição da culpa individual de cada empresa ou gestor, e não da forma indiscriminada que ele aplicou.

Por causa do Sérgio Moro, a Lava Jato destruiu 600 mil empregos no setor de contrução, infraestrututa, industria e defesa.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  deadeye
8 dias atrás

Se todos os juristas discordam do Moro por que as decisões dele não caíram? Ele era um juiz de 1° grau. Ninguém recorreu?

Acho engraçada a tese de separar o CNPJ do CPF. Vamos usá-la nos casos da Samarco, Vale e Braskem? Foram CPFs que cometeram ilícitos, logo eles devem indenizar os prejudicados e não os CNPJs. Estão cobrando bilhões dessas empresas e prejudicando empregos.

Ou só no caso das empresas corruptas que o CNPJ e os empregos devem ser preservados?

Deadeye
Deadeye
Responder para  Rafael Oliveira
8 dias atrás

Você não consegue diferenciar as MULTAS que as empresas pagaram como a Vale das sanções criminais dos gestores das empresas.

Ocorre que diversas decisões do Moro caíram mas muitas não e ele fez um estrago tremendo no setor.

Um exemplo foi a própria Mectron que entrou no balão da punição dele simplesmente por ser do mesmo grupo econômico.

E o engraçado que você fala isso, mas desde 2019 a União vem renegociado diversas punições das empresas da Lava Jato por causa do exagero do Sérgio Moro.

E a Odebrecht saiu da Recuperação Judicial ano passado com diversas punições da Lava Jato sendo afastadas posteriormente na Justiça.

Nada justifica o exagero do Moro. E ademais separar o CNPJ do CPF é feito no mundo todo. Como no caso do Diesel Gate da Vokswagen que a mesma levou multa pesada, mas não teve a sua atividade inviabilizada como a Lava Jato fez.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Deadeye
8 dias atrás

“Você não consegue diferenciar as MULTAS que as empresas pagaram como a Vale das sanções criminais dos gestores das empresas.”

Não consegui entender esse seu comentário.

Nos dois casos há repercussão criminal para os CPFs e repercussão financeira para as empresas (multas e indenizações). Há o dever de punir os CPFs e os CNPJs, tanto no caso das empreiteiras corruptas quanto das mineradoras negligentes.

“Ain, mas inviabilizou a atividade das construtoras”. A maioria ainda existe, né? Fora que aí tem a ver com a competência e o capital da empresa para arcar com as penalidades. Samarco entrou em recuperação Judicial. Braskem talvez entre em breve se não conseguir se capitalizar. A Vale teve dinheiro para arcar com as obrigações e continuou crescendo. A VW pagou mais de US$ 30 bilhões de dólares pelo dieselgate mundo afora. Ela não foi inviabilizada porque tinha capital. Mérito dela e não de quem aplicou as multas.

Algumas decisões do Moro foram anuladas pelo STF sem sabermos exatamente os motivos, os quais podem ter sido discutidos em resorts, voôs de jatinhos e degustações de uísque no exterior.

E outra coisa, a diminuição nas contratações de obras pela Petrobrás tem muito a ver com o saque que ela sofreu em suas finanças, precisando de alguns anos para recuperar sua capacidade de investir. Não se esqueça, Abreu Lima é a refinaria mais cara da história da humanidade e está muito longe de ser a maior refinaria já construída. Se você acha lindo isso e entende que as construtoras não deveriam ter sido punidas, não deveriam pagar multas, não deveriam devolver o dinheiro surrupiado e deveriam continuar sendo contratadas pela Petrobrás e que o Moro agiu errado, eu não tenho mais o que argumentar.

Última edição 8 dias atrás por Rafael Oliveira
Santamariense
Santamariense
Responder para  Deadeye
5 dias atrás

De novo….chora por conta do teu líder.

Santamariense
Santamariense
Responder para  deadeye
5 dias atrás

Tu não gosta do Sérgio Moro porque ele prendeu teu líder…única e exclusivamente por isso.

BraZil
BraZil
Responder para  deadeye
8 dias atrás

Quem critica o Moro pelos erros da Lava Jato, comete o erro inverso que foi cometido na lava jato. (culpar o CPF). A operação foi histórica, foi lindo ver pela primeira vez “colarinhos brancos” indo algemados para a cadeia, MAS o erro foi punir-se os CNPJ junto com os CPF´s (que depois foram limpos). Ora isso é culpa do Moro ou Dalagnol? Penso que não. É muito mais culpa de nossa legislação, que não é criada pelos bacharéis em exercício (Moro por exemplo) e sim pelos congressistas. Vamos analisar com frieza e ver se era fácil punir os indivíduos e proteger as empresas a eles ligados. Claro que não! pois para começo de conversa, nãos se tem no meio político (e muito menos na imprensa, aliada aos corruptos) a real noção da importância desses CNPJ´s (empresas) para o país. Então: por que protegê-las? Pensou-se: vamos proteger os “cumpanheru”.

Josè
Josè
Responder para  BraZil
6 dias atrás

O mais engraçado é que os defensores sequer conseguem ou querem entender que essas empresas só existiram por tanto tempo e só chegaram ao patamar que chegaram por conta da corrupção, ou seja, essas empresas eram fruto único de atos ilícitos, fruto de roubo do povo brasileiro por décadas, os defensores dessa narrativa também esquecem de falar que milhares de empresas e empresários faliram ou sequer tiveram oportunidade de crescer, já que era tudo um jogo de cartas marcadas, então sim, essas empresas deveriam ser encerradas, essa conversa fiada de desemprego não funciona também, afinal as empresas que entraram ou que já estavam no mercado obviamente que absorveram grande parte dos demitidos.

Última edição 6 dias atrás por Josè
Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  deadeye
7 dias atrás

ah sim, um juiz que se as regras é o problema, se deu m… não foi culpa e sim de quem fez mal feito o funcionamento do esquema, nos EUA eles fazem de um jeito que parece tudo normal e dentro da lei, o olho grande aqui que é o problema.

Santamariense
Santamariense
Responder para  deadeye
5 dias atrás

Hehehehehehehe….piada do século!!!!!

Explique….desenvolva teu “raciocínio”….

Santamariense
Santamariense
Responder para  fewoz
5 dias atrás

Se tu não te importa com o que é feito com o dinheiro dos teus impostos, eu me importo…e muito!!!
Sujeitos com o teu tipo de pensamento sobre o dinheiro público é que colocaram o país nesse buraco sem fundo em que se encontra.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  RDX
7 dias atrás

A China é o grande exemplo de “caṕitalismo de estado”.., parece que funciona

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Camargoer.
7 dias atrás

Camargoer, eu tenho medo dessa solução. Fica a impressão que uma democracia atrapalha o desenvolvimento.
Vejo muito elogio a “produtividade” chinesa em comparação a ocidental.
Levamos quase 2 séculos para que o trabalho deixa-se de ser um custo e passe a ser um investimento. Obvio que comentarios de internet nao correspondem a realidade, mas me assusta essa saudade de um passado que não foi vivido.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcelo Baptista
7 dias atrás

Olá Marcelo

De fato, estamos em uma encruzilhadas histórica.

1) Há a democracia liberal fundada pelos EUA e pela Revolução Francesa que periodicamente entra em crise.

2) Existem os regimes fascistas de extrema-direita que oferecem uma solução baseada na violência para as crises da democracia liberal. Contudo, nehuma regime fascista foi capaz de se sustentar. Feiizmente.

3) Há o modelo europeu do Estado de Bem-Estar Social que se torno incompatível com o modelo de capitalismo liberal. Então para que o modelo de bem-estar social funcione é preciso abir mão do modelo econômico liberal

4) O modelo socialista soviético foi incapaz de oferecer uma solução para o problema da demanda de bem-estar material da populaçao, ainda que o fracasso soviético possa ter sido resultado dos custos da guerra fria ou da repressão politica. AInda édifíci responder isso.

5) O modelo chinês contornou a crise soviética por meio de uma enrome repressão política e uma liberdade ecõmica, ainda que o capitalismo de Estado chinẽs nada tem a ver com o liberalismo econômico

Eu sou um infatigável defensor da democracia. Continuo seduzido pela ideia que o todo o poder emana do povo ainda, mas para que democracia exige superar o capitalismo liberal e principalente a financeirização. Ambos são incompatíveis com a democracia.

Ao longo da história humana, o primeiro passo para democracia foi o Estado de Direito. Foi preciso superar o absolutismo e constituir leis. O segundo passe foi a soberania popular. Democracia demanda que todos participem dos mecanismos democráticos. Até pouco tempo mulhers, pobres e analfabetos estavam excluidos. Os EUA estão atolados em relação á participação da população negra nos estados do sul. Após o horror da II Guerra, ficou demostrada a necessidade do respeito ais direitos humanos. O mais triste é ver que isso ainda é um desafio no início do Sec.XXI. Por fim, a questão ambiental também é um fator importante para a base democrática

Acreidto que um sisetma democrático demanda justiça social, algo incompatível com o capitalismo liberal que favorece a concentração de renda.

Eu não sei qual o caminho seguir mas toda vez que penso no problema concluo que o liberalismo economico precisa ser superado. Ele é o maior obstáculo hoje para a democracia

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  JuggerBR
7 dias atrás

Exato.

Capitalista sabe que dinheiro não é fubá

Vagner
Vagner
8 dias atrás

Torco para que de certo, mas nao posso evitar de recordar do caso Mectron x Odebrecht. Agora uma pergunta, quantos sistemas Astros ja pagos ainda faltam serem entregues ao EB?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Vagner
7 dias atrás

Creio que nenhum

Os governos só pagam após a entrega… exceto nos casos de tomada de inanciamento, como o oferecido pelo BNDES. Até a FINPE só libera o dinheiro em parcelas após verificar que as etapas anteriores foram feitas.

Se o EB pagou sem receber, então algum general ou coronel cometeu crime de peculado.

BraZil
BraZil
8 dias atrás

Eita. Os delatores “amigues” do pain vão se reunir agora para salvar nossa “soberania”. Imaginem se houver uma improvável lava jato 2. Adeus Avibras. Se a moda pega, o Eike entra na Helibras, o Marcelo Odebrecht (filho do amigo do amigo) entra na NUCLEP e por ai vai…Deus estava com diarréia quando criou esta bodega…

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Responder para  BraZil
8 dias atrás

A controladora da JBS a J&F já comprou parte da Eletronuclear para ela entrar na NUCLEP é rapidinho!
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2025-10/eletrobras-vende-participacao-na-eletronuclear-para-o-grupo-jf
Eletrobras vende participação na Eletronuclear para o Grupo J&F

Governo seguirá como controlador das usinas nucleares de Angra

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Fabio Araujo
7 dias atrás

Fabio…

entenda… a Nuclep foi criada no regime militar e homologada para construir vasos de reatores nucleares. Creio que é a única empresa abaixo no hemisfério sul. Contudo, com o cancelamento do programa nuclear com a Alemanha, a Nuclep ficou sem função, passando para das MInas e Energia para o MCTI, quando passou a produzir sistemas de caldeiras.

Ela também achou o nicho das torres de transmissão que sistentou o balanço no verde e de novo foi transferida para as Minas e Energia

Com a privatização da Eletrobras (neste caso há uma boa discussão para ser feita), a empresa foi colocada na lista de empresas para serem privatizadas. Mas a Nuclep já tinha se tornado funamental no programa de submarinos, sendo responsável pela construção das seções dos cascos dos submarinso e pelo vaso do reator naval.

Neste momento, a MB trouxe a Nuclep para o MinDefesa e agora a emprea é controlada por almirantes.

nem precisaa explicar tudo isso

fewoz
fewoz
Responder para  BraZil
8 dias atrás

Gostemos ou não, pelo menos quando este pessoal estava no topo do poder, o país estava avançando em diversas áreas e a economia estava muito mais aquecida. Importante lembrar que a corrupção no Brasil é chamada de corrupção, mas nos EUA é chamada de lobby.

BraZil
BraZil
Responder para  fewoz
7 dias atrás

Bom dia. Fewoz e demais colegas que lerem: minha crítica não é para o fato de alguém do setor privado resolver investir em defesa. Muito pelo contrário. Essa é uma prática salutar e que raramente ocorreu no Brasil. Minha crítica é para o tipo de investidor e as intenções por trás. Ora, algum inocente acha que os irmãos JBL de repente tiveram uma iluminação divina e perceberam como é importante investir em armamentos para a Defesa Nacional? Bulhufas! essas raposas querem vantagens a qualquer custo. O que é diferente de lucro. Isso qualquer pessoa de bem quer. E empresários são pessoas de bem, (apesar de alguns acharem que não). Resumindo: o problema é o envolvimento dessa turma toda suja e comprometida, inclusive com interesses estrangeiros, pois não se esqueçam de que no Brasil, quem já nasce elite e quem vira elite, não se sente Brasileiro, apesar de serem alguns dos que gritam primeiro “soberania” e esses particularmente, vivem mais fora do que no Brasil. E também o fato, de esse tipo de investidor não darem ponto sem nó. Lembrem do ditado: Quando a raposa se aproxima do galinheiro é por que sabe que o dono está distraído ou dormindo.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  BraZil
7 dias atrás

Se souberem administrar melhor que as vestais da honestidade alheia, torço para dar certo.

Mig25
Mig25
Responder para  BraZil
6 dias atrás

Uma Farsa a Jato 2 é pra acabar de vez com o país, mas acredito que a lição foi aprendida, a altos custos.
O país não merece aguentar novamente tipos do naipe de Moro e Tan Tan Dalanhol, gangsters de toga disfarçados de políticos

Santamariense
Santamariense
Responder para  Mig25
5 dias atrás

Hehehehehe…melhor ler isso do que ser cego.

Groosp
Groosp
8 dias atrás

Vai faturar mais que a Raytheon

Luís Henrique
Luís Henrique
8 dias atrás

R$ 300 MILHÕES
Que coincidência, é extamente o mesmo valor que o Josley “deu” de propina para o Lula em uma conta no exterior. Ele mesmo confirmou isso em delação premiada.
O Guido Mantega (amigão do Lula de mais de 30 anos e braço direito) na época era o Ministro da Fazenda, também confirmou a conta no exterior e o valor de R$ 300 mi.

Agora que o Lula ficou preocupado com a invasão da Venezuela e a prisão do ditador venezuelano, coincidentemente, o Josley Batista percebeu que é muito bom negócio investir na Avibras.

Já estou imaginando uma bela encomenda de mísseis mas algo me diz que o míssil vai sair umas 3x mais caro que o Tomahawk. hehehe

Bom, já que nosso país é uma piada e grande parte da população é cega e continua votando nesses traidores ladrões, pelo menos teremos algumas notícias “boas” para as forças armadas.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Luís Henrique
8 dias atrás

Assusta mas pode ser.

silvom
silvom
Responder para  Luís Henrique
8 dias atrás

fez a delação premiada, porém: Não, Joesley Batista não apresentou documentos comprobatórios que confirmassem a existência de contas no exterior em nome de Lula ou Dilma. As próprias autoridades e o Ministério Público reconheceram que as alegações feitas em sua delação não vieram acompanhadas de provas materiais, como extratos bancários ou registros oficiais…de que adianta.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  silvom
7 dias atrás

as contas estavam no nome dele (Joesley), da mesma forma o sítio em Atibaia está em nome de um companheiro, o triplex em nome de outro.
O luladrão não é tão burro assim.

O que confirma são as delações, o Mantega (braço direito do Lula e amigão há mais de 30 anos, delatou e confirmou) o próprio Joesley que abriu a conta e colocou o dinheiro também delatou e confirmou.

Mig25
Mig25
Responder para  Luís Henrique
6 dias atrás

Burro é o bolsonaro que comprou e vendeu mais de 100 imóveis em seu nome e de sua família kkkkk Flávio rachadonha comprou uma mansão em brasilia e outra em Angra que devem valer uns 20 sítios de atibaia.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Mig25
6 dias atrás

os 2 jornalistas da Folha analisaram os imóveis do Jair Bolsonaro, concluíram que era muito pouco para chamar atenção.
Ai olharam para todos os filhos e ainda concluíram que era muito pouco, mesmo considerando um período de tempo bem longo desde 1990 até os dias da matéria.

Por fim, resolveram analisar todos os irmãos, todas as irmãs, todos os maridos das irmãs e ex-maridos, todas as esposas dos irmãos e ex-esposas, todos os filhos, esposas, etc.
Enfim, pegaram um grupo de cerca de 30 pessoas e cunharam o termo “Clã Bolsonaro”.

Que belo trabalho, não.
Se tivessem feito isso contra o Lula ou alguns ministros do STF, teriam sido processados e provavelmente teriam que pagar uma fortuna de indenização ou até pegar cadeia.

Computaram todas as transações, compras e vendas em um período de mais de 30 anos e considerando cerca de 30 pessoas, para no final ter um valor de alguns milhões e ajudar a opinião pública acreditar que político é tudo igual, tudo ladrão.
Mas até hoje não teve nenhum processo, nada que indique que os imóveis foram adquiridos com dinheiro ilícito.
Prenderam ele por um golpe que não tinha nem um revólver 38, imagina se realmente tivesse tido coisas ilícitas nesses imóveis, é óbvio que já teria sido preso bem antes do 8 de janeiro.

Aliás, qualquer um com um tico e um teco, consegue entender que um Deputado Federal que ganha quase 50 mil por mês, depois de 30 anos provavelmente terá um bom patrimônio se for um pouco inteligente.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Mig25
5 dias atrás

Um crime justifica outro? E tu chamar o outro de burro porque não soube cometer o crime direito só demonstra tua índole.

Última edição 5 dias atrás por Santamariense
Mig25
Mig25
Responder para  Santamariense
3 dias atrás

Vai passar lição de moral pra tua trupe rapaz. E chamar o bolsonaro de burro nada mais é do que um simples pleonasmo.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Luís Henrique
7 dias atrás

esse pessoal, Pensam como Marx, querem governar como Stalin e vivem como Rockfeller

Josè
Josè
Responder para  Luís Henrique
6 dias atrás

Os 300 milhões eram muito até perderem o posto para os 10 Bilhões perdoados pelo ministro resort, dinheiro referente a multa por confessarem que foram corruptos/que roubaram o Brasil no caso da lava jato, advinha de quem é o dinheiro então.

Cassini
Cassini
8 dias atrás

Só dá para acreditar quando acontecer. O tal Joesley Batista já tem muito esqueminha ilegal nas entranhas da República, esperemos que este movimento não seja mais um.

Rafael
Rafael
8 dias atrás

Os mesmos donos que estavam envolvidos no mensalão? Os irmãos
Batista?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rafael
7 dias atrás

Ora,

O grande erro de um deles foi ser gravado falando besteira e quase destruir o casamento. Tivessem cometido algum crime, teriam sido levados na cadeia..

MMerlin
MMerlin
Responder para  Camargoer.
7 dias atrás

Errado.
Eles confessaram a prática de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Inclua aí nessa lista insider trading.

Tivessem cometido algum crime, teriam sido levados na cadeia.”

Ora, sabemos como funciona a justiça neste país e a quem ela se presta.
Não adianta agir como Mizaru e KiKazaru, fechando os olhos e tapando os ouvidos para a corrupção que ela está aí.

Eles assumiram práticas ilegais.
Mas, como sabemos, o STF manteve os benefícios da delação premiada, mesmo o PGR anulando a mesma devido a omissão de informações.
Independente das falhas de processo da operação lava-jato, o processo de investigação sobre a JBS deveria ter continuado.
Mas o que ocorreu?
As provas foram anuladas.
As multas foram suspensas.
E quem foi que fez essa proeza?
Um saudoso Ministro (bem conhecido por ter uma resort) que é casado com uma advogada que, ora, veja só, atua também para a JBS.
Situação similar vemos na situação do Banco Master.

Mas continue agindo como Mizaru e KiKazaru.
Brasília agradece.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  MMerlin
6 dias atrás

“Um saudoso Ministro (bem conhecido por ter uma resort) que é casado com uma advogada que, ora, veja só, atua também para a JBS.
Situação similar vemos na situação do Banco Master”.

Meu caro, existe alguma regra oficial, algum estatuto ou regra de conduta que proíba filhos, parentes de ministro do supremo de defenderem certos clientes?!

Claro, a mulher de Moraes, os filhos de Lewandowski, os parentes de Tofolli e de Nunes Marques tinham algum tipo de bola de cristal para prever o futuro e ver que um eventual cliente deles não passa de um criminoso que iria dar um golpe financeiro?

Esse Vorcaro é inteligente filhão! Ou você acha que essa aproximação dele com parentes de membros do STF e de outros poderes não foi algo orquestrado?!

Alguns parecem não entender política!

Se você é rico e não tem poder, influência e conexões com pessoas das diversas esferas do poder, para quem sabe um dia cobrar favores, então você não é nada, apenas mais um rico.

Ou você acha que Vorcaro se aproximou de Nicholas ferreira pelo carisma dele e seu belo sorriso e sotaque mineiro?!

Ele tentou montar uma rede de segurança,simples!

Última edição 6 dias atrás por Adriano Madureira
Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Adriano Madureira
6 dias atrás

“Meu caro, existe alguma regra oficial, algum estatuto ou regra de conduta que proíba filhos, parentes de ministro do supremo de defenderem certos clientes?!”

Sim, existe. Conflito de interesses. Tal Ministro, quando se viu no meio da coisa toda, deveria ter se declarado suspeito por ser envolvido, mesmo que indiretamente, no caso.

Isso é conceito básico de Direito.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Leandro Costa
5 dias atrás

Para essas criaturas, sendo alguém do lado deles, tudo é justificável, perdoável e explicável….

MMerlin
MMerlin
Responder para  Adriano Madureira
6 dias atrás

Colega, mesmo você querendo defender o que moralmente é indefensável, vamos lá.

Diversas leis brasileiras são claras e específicas.

Mas, diversas outras leis nacionais são vagas para, propositalmente, abrir brechas.
Principalmente as que tangem a Magistratura. E tanto o LOMAN quanto o Código de Ética da Magistratura Nacional são exemplos desse modelo.

Peguemos como exemplo duas situações atuais: viagens de jatinho e participação de conjugues em processos da empresa sendo julgada.

O primeiro, segundo o CEMN, demonstra claramente “Conflito de Interesse”, pela Magistratura. Neste caso, inevitavelmente um juiz deveria responder ao CNJ. Comprovado o usufruto, seria penalizado.
O Código de Ética não aponta o que legal ou ilegal.
Aponta diretrizes que os juízes precisam obrigatoriamente seguir.
Mas veja só. O STF não possui um órgão fiscalizador.
O “órgão fiscalizador” é o legislativo, que volta e meia precisa dos “serviços” deste Tribunal.

O segundo, até 2023 existia o artigo Artigo 144, inciso VIII do Código de Processo Civil (CPC), impedia ministros de julgarem processos de clientes de escritórios onde seus parentes trabalhavam, mesmo que o parente não estivesse assinado diretamente aquela causa específica.
Mas, neste 2023 o STF, ora veja só, votou para derrubar essa lei.
E adivinha quem foi o autor de protagonista dessa derrubada?
Um velho Ministro bastante conhecido por ter o verdadeiro poder em Brasília.

Referente ao Banco Master e a “Bola de Cristal” mencionada, de uma pesquisada no que diversas instituições financeiras já apontavam, há tempos, sobre este Banco.
Era clara a fraude, tanto para os executivos quanto para os técnicos financeiros que trabalham no setor, que já vinham alertado tanto o Judiciário quanto ao Banco Central.
A rentabilidade era inexplicável. Inexplicável.

Claro, a mulher de Moraes, os filhos de Lewandowski, os parentes de Tofolli e de Nunes Marques tinham algum tipo de bola de cristal para prever o futuro e ver que um eventual cliente deles não passa de um criminoso que iria dar um golpe financeiro

Por incrível que pareçam, tinham essa “Bola de Cristal”…
Os avisos, tanto para o Judiciário quanto para o BACEN, do setor começaram em 2022.
Em 2023 o BC (BACEN) já começou a monitorar o banco.
No início de 2024 o BC vetou a compra da carta de crédito do Master pelo BRB devido a fortes indícios de fraude referente à liquidez (o que era claro).
E, apenas como exemplo, nesta mesma época foi assinado contrato entre o escritório da esposa de um dos Ministros (com aquele valor muito acima do mercado de, importante, grandes e influentres escritórios de Brasília).
Então, esse seu argumento também não bate.

Mas é importante separar o joio do trigo.
Os irmãos Batista voltaram a comandar o grupo JBS.
Sua competência empresarial é inquestionável. Basta ver o que se tornou o grupo.
Com a entrada deles para a AVIBRAS, provavelmente a empresa vai se beneficiar da influência dos dois irmãos para liberação de créditos e contratos com o Governo.
E não apenas brasileiro.
É uma possibilidade e vejo como benéfico.

Última edição 6 dias atrás por MMerlin
Santamariense
Santamariense
Responder para  Adriano Madureira
5 dias atrás

Ah, e tu acredita que a mulher do careca, o careca, o dono de resort e outros não sabiam de nada? Não tinham conhecimento das maracutaia? Só conheceram Vorcaro depois que o escândalo surgiu? Sério que tu quer aplicar essa?? Os 130 milhões do contrato com a mulher do careca seriam para serviços de consultoria e gestão, só que apenas 2 relatórios nesse sentido foram feitos, totalizando 89 milhões….só que quem fez esses relatórios foi o pessoal do próprio Master! Negócio do século!! Eu sou contratado por uma soma astronômica para fazer um trabalho que nem sequer fiz e recebo por isso!!!
Ora, se você quer ser ignorante, não espere que todos também sejam…

Santamariense
Santamariense
Responder para  Camargoer.
5 dias atrás

Hehehehe…ler isso, vindo de ti, só reforça a opinião que te tenho sobre a tua figura …

Rodrigo
Rodrigo
8 dias atrás

Os irmãos sao capitalistas nao tão nessa para ajudar, e sim ganhar dinheiro. Pode ser bom para Avibras mas será melhor para eles. Mas como sao capitalistas ( nao tem nada de errado nisso), se o negócio feder eles fechamos, vendem , pulam fora e ja era. Fora que nosso empresariado quando se mete com governo sempre aparece corrupção

Fica de olho

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rodrigo
7 dias atrás

Pos é

Tem gente que ainda está com dificuldade de enteder que o dinheiro de um capitalista não é fubá. Esta grandes empresas só fazem investimento depois de uma análise do plano de negócios.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
8 dias atrás

O cara amigo do presidente, sócio da Eletronuclear e agora investindo numa empresa de defesa que produz foguetes e míssil?! Coincidência?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Fabio Araujo
7 dias atrás

Fabio…

Tem que decidir.. ou o Braisl é uma economia capitalista liberal na qual os capitalistam estão buscando novas opostunidades de investimento ou o Brasil é uma país de contorno soviético onde a planificação da economia pelo governo é mais importante que o lucro do capitalisma

São coisas mutuamente excludentes.

Fernandão
Fernandão
8 dias atrás

Tem que direcionar a empresa e investir nela. Deixa a Avibrás para projetar os equipamentos AA do Brasil, com as baterias de médio e longo alcance, além da fabricação de desenvolvimento próprio ou licença de produção de manpads.

A empresa está abandonada e sem direção, sem norte. Na verdade, o país inteiro está assim. Precisamos de um projeto de nação urgente!

Rodrigo Fr
Rodrigo Fr
8 dias atrás

Esses caras não investem a toa, se eles estão investindo na avibras (o que não é nada ruim), tem algum caroço nesse angu, alguma informação que ainda não sabemos, como por exemplo um aumento nos gastos de defesa ou garantias de contratos, ou usar a empresa para entrada em outros ramos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rodrigo Fr
7 dias atrás

Tem mais angu que caroço… por exemplo, há um enrome potencial de retorno de tecnologia dual que pode ser aplicada no setor agropecuários, principalmente se a JBS conseguir uma associação com os chineses

Helton
Helton
8 dias atrás

Excelente notícia, e que outros empresários do agronegócio também ajudem a financiar mais empreendedores da área da tecnologia, como a TI e IA.
Ainda tem muito a ser feito para a defesa do Brasil ficar mais forte, mas já é um grande começo. O Brasil precisa rasgar os acordos internacionais que proíbem o Brasil de fabricar armas nucleares.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Helton
7 dias atrás

A agradopecuária é um grande negócio e é um setor que usa muita tecnologia no Brasil, mas o retorno é pequeno. È preciso milhoes de toneladas de carne ou soja para garantir um retorno em relação ao que é investido.

O setor militar, por outro lado, tem uma enorme taxa de retorno, ainda que seja um setor mais competitivo e demanda muito mais investimento em pesquisa e tecnologoa

Só o setor farmacẽutico tem mais retorno que o setor militar

Phacsantos
Phacsantos
8 dias atrás

Impressão minha ou os editores deram ban nos apertadores de dislikes?

Está muito mais natural nos últimos dias!!

Franz A. Neeracher
Responder para  Phacsantos
7 dias atrás

Dar likes ou dislikes, não é o problema, mas os trolls!

Nos últimos dias tivemos que bloquear 9 comentaristas!
Além de 34 outros desde o início do ano.

Infelizmente, apesar das regras bem claras e dos avisos, alguns se recusam a segui-las.

Agressividade, racismo, propaganda política, ofensas e os amados off-topics Lula x Bolsonaro.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Phacsantos
7 dias atrás

Nada. continuo recebendo a mesma afetuosidade.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
8 dias atrás

“À época, a empresa alegou perda de competitividade em mercados do Oriente Médio e do Sudeste Asiático, sobretudo diante da ascensão de concorrentes fortemente financiados por governos estrangeiros”.

Ou seja: empresas que são financiadas pelo governo, seja monetariamente ou por meio de aquisições robustas de equipamentos militares…

Vemos a Turquia, adquirindo em quantidades significativas, seus drones fabricados em solo turco, adquirindo drones Baykar Bayraktar TB2, tanto para suas forças armadas quanto para forças de segurança, mostrando confiança no produto fabricado internamente.

Ao contrário de nosso Brasil varonil, que ao invés de apoiar, financiar e adquirir produtos militares para tarefas específicas, prefere adquirir plataformas estrangeiras.

comment image

não é por acaso que deve haver relutância do empresariado em apostar seus milhões de dólares ou reais para fabricar produtos que muitas vezes serão adquiridas em quantidades esdrúxulas e risíveis…

Abymael
Abymael
8 dias atrás

Lendo os comentários chegamos à conclusão que um bilionário brasileiro decidir investir em uma empresa estratégica para o país é algo ruim.
Se fosse um bilionário saudita, seria ótimo. Independentemente das atrocidades que fizesse em seu país. Do Egito, Catar, Kuwait, EAU, etc, tudo bem, mas brasileiro não, nem pensar.
Sem falar no “a culpa é do petê…e o lula???” que já apareceu acima mais de uma vez.
Eu não conheço os irmãos Batista e não simpatizo com eles, mas se eles tem dinheiro sobrando e querem investir na Avibrás, não tenho nenhuma objeção.
Melhor que o gastem na Avibrás do que gastar em ativos que ficarão no exterior ou em cassinos de Mônaco e Montecarlo. E gente assim gasta dinheiro pra caramba.
Se esse dinheiro tem origem duvidosa…bem, pra isso existem as autoridades.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Responder para  Abymael
7 dias atrás

O problema é justamente esse: dinheiro de origem duvidosa sempre é atraído para atividades duvidosas.
Isso nunca falhou.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Dr. Mundico
7 dias atrás

Mundico..

A JBS exporta carne .. vende bihões no mercado doméstico.

Duvido seria se ela misturasse jornal com carne para fazer salsicha

Josè
Josè
Responder para  Dr. Mundico
6 dias atrás

Você está enganado, os açougueiros são bons no que fazem sim, só porque “compraram” parte do resort do togado que anulou a multa de 10 bilhões pelo roubo na lava jato vocês já começam a duvidar da competência dos açougueiros, até poderiam desconfiar dos açougueiros se essa compra do resort fosse só para mascarar o pagamento de “comissão” pelo cancelamento da multa, aí sim seria grave.

Frigolino
Frigolino
8 dias atrás

Toffoli suspende pagamento de multa de R$ 10 bilhões do acordo de leniência da J&F.

Esses 300 milhões é dinheiro de pinga

Mig25
Mig25
Responder para  Frigolino
6 dias atrás

Até a J&F a farsa a jato queria quebrar? Ja nao bastasse odebrecht, mectron, indústria naval etc? A troco de que, qual a vantagem para esse país, além da destruição de empresas estratégicas e milhões de empregos? Nossa classe política, Jurídica, e nossa elites continuam tão ou mais corruptas e entreguistas.

Última edição 6 dias atrás por Mig25
José Joaquim da Silva Santos
José Joaquim da Silva Santos
7 dias atrás

Torço pra que de certo, mas parece que já vimos esse filme com a Odebrecht defesa e a Mectron…

Maus
Maus
7 dias atrás

JBS é uma empresa da esquerda brasileira assim como as facções PCC e CV, o investimento dela na avibras significa que os intelectuais agora enxergaram a ameaça americana, o problema? A inexistência completa da lealdade dos militares e de nacionalismo por parte do povo.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Maus
7 dias atrás

Supor que o PCC e o CV tem CNPJ e pagam impostos e recolhem INSS é uma tolice.

O investimento da JBS na Avibrás é para ganhar dinheiro a médio e longo prazo.

Faria
Faria
7 dias atrás

Certeza que teve dedo do Governo nisso, igual quando a Odebcht investiu na Defesa, construindo o Estaleiro do Prosub e adquirindo a Mectron, mal sabiam eles que os EUA não gostaram desse assanhamento e com a Lavajato enterreram a Empresa. Só que a J&F é diferente, os caras tinha relacionamento com o Maduro e com o Trump. Sabem fazer o Lobby $$ no BR e nos EUA. Agora o que o Lula fala em investir em Defesa faz sentido, a carteira vai abrir e bilhões irão para esses caras. Menos mal pra nossa Defesa, e quem achar ruim, saibam que nos EUA é bem pior, Lockheed, RTX, GD e Boeing mandam mais que Democratas e Republicanos, más menos que os Judeus, é claro.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Faria
7 dias atrás

Obviamente teve

A FINEP entrará com R$ 300 milhoes para os projtos e os sócios e novos controladores com outros R# 300 milhões para pagar as dívidas trabalhistas e para o capital de giro

A FINEP só vai liberar a parte dela depois do aporte dos socios privados.

Contudo, nenhuma empresa coloca R$ 300 mihões em um negócio sem uma avaliação da viabildiade do negócio porque o dinheiro do capitalista nunca foi fubá.

Falta pernas para a Avibrás andar sozinha. Vai precisar ampliar a oferta de produtos. Talvez seja a carta da JBS.

Mauricio R.
7 dias atrás

Bastam somente $300 milhões e a Avibrás renascida, já sabe fazer sei lá o que, novamente?
Sim, vão nessa…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Mauricio R.
7 dias atrás

Pelo que lembro, a FINEP vai entrar com outros R$ 300 milhões para financiar os projetos e produtos

A parte dos sócios seria para pagar as dívidas trabalhistas e para capital de giro

Mauricio R.
Responder para  Camargoer.
6 dias atrás

Uma empresa que não produziu uma simples “grampola” nos últimos 4 anos e de repente, com o mágico aporte de $300 milhões da J & F, vai produzir um míssil de cruzeiro…

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Mauricio R.
7 dias atrás

Aonde no planeta terra a elite capitalista não tem contatos com o Estado?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcelo Baptista
7 dias atrás

Olá Marcelo.

Vocẽ tem razão.

O capitalismo só é viável na presença do Estado, seja para a mediação de conflitos e garantias de contratos, controle das políticas monetárias e até como meio de oferecer serviços sociais que de outro modo deveriam ser arcados pelo próprio capitalista.

Há uma razão nefasta no fato dos impostos sobre consumo serem a fonte de financiamento de substancial parte dos serviços oferecidos pelo Estado, já que e maior fração dos impostos sobre consumo são pagos pela população.

O que ainda causa espanto é saber que Marx fez o mais profundo estudo do Capitalimos em O Capital e apenas comunistas costuma estudar este livro

Uma pena que não deu tempo de Marx escrevre O Social.

Renato B.
Renato B.
Responder para  Camargoer.
6 dias atrás

O povo sequer consegue entender a diferença entre estado mínimo e ausência de estado. É impossível livre mercado sem alguém para sequer garantir o cumprimento de contratos.

André Sávio Craveiro Bueno
André Sávio Craveiro Bueno
7 dias atrás

O Investimento deve e precisa vir. Este precisa ser perene tanto quanto as encomendas do governo. É necessário manter uma linha de produção que possa fabricar mais de um produto, que sejam diferentes mas similares. A corrupção, houve, há e haverá e sempre deve ser combatida. O ambiente de negócios militares dos EUA é extremamente corrupto, o lobby regulamentado atesta isso. Mas não significa que deve ser o exemplo para nós. De um jeito ou de outro, precisamos de mísseis para variada gama de emprego, o mesmo valendo para drones – e aviões, navios, blindados … . De preferência o mais nacional possível. Nada do que escrevi é novidade mas parece que chegamos a uma clara encruzilhada. Resta saber se o GF e o Congresso vão abrir os olhos como deveriam ou se vão continuar “míopes”. O Congresso vive um “trem da alegria há muitos anos”.

BRUNO
BRUNO
7 dias atrás

Seria bom, também, a Avibras ter instalações debaixo de montanhas, assim como o Irã, para se proteger de possíveis bombardeios.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  BRUNO
6 dias atrás

Se os futuros donos da “nova” Avibrás forem espertos, deveriam investir no segmento de drones Kamikaze, especialmente para países do continente africano e sulamericano.

Com base em projeções de mercado, o mercado global de drones militares (VANTs) foi avaliado em aproximadamente US18,2 bilhões em 2025.
 O setor tem registrado crescimento robusto, com algumas estimativas apontando um crescimento para mais de US$ 16,89 bilhões ou até valores superiores, impulsionado pela modernização de defesas e aumento das tensões geopolíticas.

sousa.helano@gmail.com
sousa.helano@gmail.com
7 dias atrás

Ja que pra meter a mão em dinheiro publico que seja pra salvar uma empresa que agrega e muito ao Brasil….

Renato B.
Renato B.
7 dias atrás

Me lembrou dos tempos da ODS: Odebrecht Defesa e Segurança

Carlos Campos
Carlos Campos
7 dias atrás

Agora vai, com isso cada míssil vai render um dinheiro no caixa do ParTido

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Carlos Campos
6 dias atrás

Qual? O PL?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Adriano Madureira
6 dias atrás

não, o PL atual atual tá cheio de Bolsonarista, e nós dois sabemos que quem dá empréstimos subsidiados para J&F é o PT.

Mig25
Mig25
Responder para  Carlos Campos
6 dias atrás

O caixa do PL sai de emendas PIX, orcamento secreto e doações de patrimônio público, tipo refinarias para os sauditas, e a a piratizacao da eletrobras

Última edição 6 dias atrás por Mig25
Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Mig25
3 dias atrás

Aí tu viajou, kkkkkkk cadê a evolução patrimonial de alguém do PL após a venda da refinaria, emenda PIX kkkkkk tu sabe que isso foi criada pelo Rodrigo Maia para tirar poder do PR, até a MP que o PR podia fazer, foi enfraquecido, Eletrobras estava falindo no norte foi necessário, e advinha quem ajudou ainda mais contra essa falencia, Lule, J&F comprou geradoras falidas, e o Lule criou aportes para manter a lucratividade,

Lopes
Lopes
7 dias atrás

 “Mesmo sem essa segunda etapa concluída” Ou seja o governo brasileiro nunca nos decepciona em sua capacidade de dar o calote !!!!!

Adriano Madureira
Adriano Madureira
6 dias atrás

Cara esperto! Investe seus milhões de reais e certamente terá o retorno em milhões de euros ou dólares…