Austrália investe AU$ 750 milhões em 268 novos Bushmaster de nova geração
O governo da Austrália anunciou um investimento de AU$ 750 milhões para a produção de 268 novos veículos Bushmaster de nova geração, protegidos, que serão construídos pela Thales Australia em sua fábrica de Bendigo, no estado de Victoria. Segundo a empresa e o governo australiano, a encomenda reforça a capacidade soberana de defesa do país e assegura a continuidade da produção local de um dos veículos blindados mais conhecidos das Forças Armadas australianas.
De acordo com a Thales, a nova versão do Bushmaster deverá evoluir do papel tradicional de transporte protegido de tropas para uma plataforma mais ágil e adaptável, capaz de transportar militares, detectar ameaças e engajar alvos a maior distância, além de oferecer uma defesa mais eficiente contra os riscos do campo de batalha moderno. A empresa afirma que o programa foi concebido em cooperação com a Australian Defence Force (ADF) e incorporará melhorias na proteção, mobilidade, sistemas digitais e modularidade.
Entre os aprimoramentos previstos estão maior capacidade de transporte de pessoal e de reboque, blindagem adicional reforçada, possibilidade de integrar armamentos mais potentes, inclusive em montagem sobre o teto, além da incorporação de uma ampla gama de sensores e efetores. O projeto também prevê uma cabine totalmente modular, com configurações ajustáveis às necessidades do usuário, e preparação para exportação com opção de volante à esquerda e novas interfaces de comunicações.
O anúncio também tem forte peso industrial. Segundo o governo australiano, a nova encomenda sustentará mais de 290 empregos em Bendigo e dará continuidade à força de trabalho da Thales na região, reforçando o papel da manufatura avançada no interior de Victoria. A produção dos novos Bushmaster deverá começar em 2027.
A Thales destaca que mais de 1.300 Bushmaster já foram fabricados em Bendigo, com exportações para oito países, entre eles Reino Unido, Nova Zelândia, Holanda e Japão. Para a empresa, a nova encomenda não apenas amplia a frota australiana, mas também fortalece a base industrial local para atender futuras demandas externas.
O novo pacote integra um esforço mais amplo de Canberra para reforçar sua indústria de defesa terrestre. Segundo a imprensa australiana, o investimento nos Bushmaster foi anunciado ao lado de recursos adicionais para modernização dos blindados Hawkei e da frota de caminhões do Exército, dentro de uma estratégia de fortalecimento da mobilidade protegida e da prontidão operacional da ADF.■

Vão colocar farol.de.milha tipo Cascavel NG?
Que país que investe em defesa heim…………