Trump Xi

PEQUIM, 14 de maio (Xinhua) — O presidente chinês Xi Jinping manteve conversações com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em visita à China, no Grande Palácio do Povo, em Pequim, nesta quinta-feira.

Uma transformação não vista em um século está se acelerando em todo o mundo, e a situação internacional é fluida e turbulenta, disse Xi.

“A China e os Estados Unidos podem superar a Armadilha de Tucídides e criar um novo paradigma de relações entre grandes potências? Podemos enfrentar juntos os desafios globais e proporcionar maior estabilidade ao mundo? Podemos construir juntos um futuro brilhante para nossas relações bilaterais, em benefício do bem-estar dos dois povos e do futuro da humanidade? Estas são questões vitais para a história, para o mundo e para os povos”, disse Xi.

São as questões dos tempos atuais que os líderes das grandes potências precisam responder juntos, acrescentou.

“Espero trabalhar junto com o senhor para definir o rumo e conduzir o grande navio das relações China-EUA, de modo a fazer de 2026 um ano histórico e marcante, que abra um novo capítulo nas relações entre China e Estados Unidos”, afirmou.

“Cheguei a um acordo com o presidente Trump sobre uma nova visão para a construção de uma relação China-EUA construtiva e de estabilidade estratégica”, disse Xi.

A nova visão fornecerá orientação estratégica para as relações bilaterais nos próximos três anos e além, e deverá ser bem recebida pelos povos dos dois países, bem como pela comunidade internacional, afirmou.

A “estabilidade estratégica construtiva” deve ser uma estabilidade positiva, tendo a cooperação como eixo principal; uma estabilidade saudável, com competição moderada; uma estabilidade constante, com diferenças administráveis; e uma estabilidade duradoura, com compromissos de paz, disse Xi.

A construção de uma relação China-EUA construtiva e de estabilidade estratégica não deve ser um mero slogan, mas uma ação concreta tomada por ambos os lados em direção ao mesmo objetivo, acrescentou.

Xi e Trump visitam o Templo do Céu

As relações econômicas entre China e Estados Unidos são, por natureza, mutuamente benéficas e de ganhos recíprocos, disse Xi. “Onde existem divergências e atritos, a consulta em pé de igualdade é a única escolha correta”, afirmou.

Xi revelou que as equipes econômicas e comerciais dos dois países produziram “resultados geralmente equilibrados e positivos” na mais recente rodada de negociações comerciais bilaterais, realizada na quarta-feira.

“Esta é uma boa notícia para os povos dos dois países e para o mundo”, disse, conclamando os dois lados a manterem o bom impulso que trabalharam arduamente para criar.

Observando que a China apenas abrirá ainda mais suas portas, Xi disse que as empresas norte-americanas estão profundamente envolvidas na reforma e abertura da China, e que o lado norte-americano é bem-vindo a ampliar a cooperação mutuamente benéfica.

“Os dois lados devem implementar o importante consenso que alcançamos e fazer melhor uso dos canais de comunicação nos campos político, diplomático e militar”, disse Xi.

Os dois países também devem ampliar intercâmbios e cooperação em áreas como economia e comércio, saúde, agricultura, turismo, laços entre povos e aplicação da lei, acrescentou.

Em relação à questão de Taiwan, Xi enfatizou que ela é o tema mais importante nas relações China-EUA.

Se for tratada adequadamente, a relação bilateral desfrutará de estabilidade geral. Caso contrário, os dois países terão choques e até conflitos, colocando toda a relação em grande perigo, disse Xi, instando o lado norte-americano a exercer cautela extra ao lidar com a questão de Taiwan.

Salvaguardar a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan é o maior denominador comum entre China e Estados Unidos, disse Xi, enfatizando que a “independência de Taiwan” e a paz no Estreito são tão irreconciliáveis quanto fogo e água.

Trump disse que era uma grande honra realizar uma visita de Estado à China, chamando Xi de grande líder e a China de grande país. “Tenho enorme respeito pelo presidente Xi e pelo povo chinês”, disse Trump.

Trump expressou sua disposição de trabalhar com Xi para fortalecer a comunicação e a cooperação, lidar adequadamente com as diferenças, tornar as relações bilaterais melhores do que nunca e abraçar um futuro fantástico.

Os Estados Unidos e a China são os países mais importantes e mais poderosos do mundo, e os dois presidentes podem “fazer muitas coisas grandes e boas pelos dois países e pelo mundo”, afirmou.

Trump incentivou representantes da comunidade empresarial norte-americana a expandirem a cooperação com a China.

Os dois presidentes trocaram opiniões sobre importantes questões internacionais e regionais, como a situação no Oriente Médio, a crise na Ucrânia e a Península Coreana.

Eles também concordaram em apoiar-se mutuamente na realização bem-sucedida da Reunião de Líderes Econômicos da APEC e da Cúpula do G20 deste ano. ■


Inscrever-se
Notificar de
guest

63 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
LuzEtVeritas
LuzEtVeritas
24 dias atrás

“Deus, o diabo e a Verdade, se existirem, estão nos detalhes”

LUCIDEZ para todos os comentários aí embaixo.

lucena
Responder para  LuzEtVeritas
23 dias atrás

LUCIDEZ …. algo que está muito difícil de se vê utilmente … principalmente quando se bebe detergente como sinal de protesto …rsrsr
.
Os detalhes desse encontro é …quando até ontem …rsrs…os americanos e os MAGAs ..criticam a América Latina por fazerem comércio com os chineses e agora …o mundo inteiro vê descendo em Pequim … do Force 1 …o presidente dos USA com um expressiva comitiva de CEOs das principais BIGTECHs indo fechar acordos com os comunistas….rsrsr..
.
Façam o que digo mas, não façam o quê faço

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  lucena
20 dias atrás

E aqui na terra de Pindorama. Qualquer conversa termina com um dos lados .O que não tem argumentos. Rotulando o outro de comunista.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Antonio Palhares
18 dias atrás

Ou de fascista.

Sergio Machado
Sergio Machado
24 dias atrás

Penso que o Xi pode ficar relativamente tranquilo. Depois das porrada e humilhação pelo “fraco” Irã, Washington, sobretudo o Pentágono, vai pensar umas 10x antes de enfrentar a China continental em outro estreito.
Devem apenas ficar insuflando e vendendo armas.
Ou não, vai saber.

Pedro
Pedro
Responder para  Sergio Machado
24 dias atrás

Pois é. Se um país enfraquecido como o Irã conseguiu fazer o EUA consumirem estoques de Tomahawk,THAAD, Patriots e outros em um ritmo alucinante, imagine o que ocorreria em uma guerra contra a China.

Última edição 24 dias atrás por Pedro
Peter Nine Nine
Peter Nine Nine
Responder para  Sergio Machado
24 dias atrás

?

Skyhawk
Skyhawk
Responder para  Sergio Machado
23 dias atrás

China, EUA ou Rússia nunca se enfrentarão diretamente porque você já sabe no que vai dar, né? Para mim, para você ou pra qualquer ser vivo nesse mundo. Sempre usarão países do 3° mundo pra medir suas forças, como sempre foi e será.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  Skyhawk
23 dias atrás

Nunca é muito tempo… Nunca diga nunca, diria o sábio…

Joanderson
Joanderson
Responder para  Skyhawk
23 dias atrás

Acho que França,Índia e talvez Inglaterra e Índia entre nessa equação.
Índia um gigante demográfico e agora econômico com forças armadas gigante, França um país subemado mas é tão poderoso militarmente quanto,já que assim como s três grandes é autossuficiente na indústria bélica, e não menos importante Inglaterra este deoende dos EUA em alguns pontos mais ainda consegue colocar o Coro pra comer.

Igor
Igor
Responder para  Joanderson
20 dias atrás

Esquece Europa, pobre em recursos, acabou o tempo das colônias.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Skyhawk
23 dias atrás

Mas nunca é difícil de arrumar um proxy. Há países na região talvez com promessa de apoio de Washington embarcariam em uma aventura.

Sergio
Sergio
Responder para  Sergio Machado
23 dias atrás

” Humilhado pelo fraco Irã?” Eu li isso?

Só Israel já debilitou aquilo lá como nunca.

E ainda tem quinze curtidas.

MEU DEUS DO CÉU!!!!

Joanderson
Joanderson
Responder para  Sergio
23 dias atrás

Mas se a intenção era depor o regime o Irã saiu vitorioso,mostrou que não é o Iraque, líbia, Síria tão pouco Venezuela.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Sergio
23 dias atrás

Só Israel já debilitou aquilo lá como nunca”
Diz você para Israel atacar sozinho e aguentar sozinho o contra ataque.
Quem controla 20% do fluxo do petróleo mundial e ainda por cima cobra pedágio? Faz isso na cara do Trump, tira onda e nada acontece e provavelmente nem vai acontecer? Se esta debilitado como nunca, porque não entram lá e impedem, visto que controlar Ormuz é o mais poderoso instrumento de chantagem do OM?
Se isso tudo não é humilhação, o que seria para você?
Ademais mão leu a matéria na triologia? 90% dos mísseis iranianos estão intactos.
Essas Trumpetes Patriotas lacradoras vivem em Nárnia.
Só pode.

Fábio CDC
Fábio CDC
Responder para  Sergio
23 dias atrás

O Irã está de pé, lutando, sobrevivendo. Quem diria, contra os USA…

Abymael
Abymael
Responder para  Fábio CDC
23 dias atrás

O Irã utilizou a estratégia de Rocky Balboa e deu certo.
(“…não se trata de bater duro. Se trata de quanto você aguenta apanhar e seguir em frente. O quanto você é capaz de aguentar e continuar tentando. É assim que se consegue vencer.”)
Uma grande ironia.

Última edição 23 dias atrás por Abymael
J L
J L
Responder para  Fábio CDC
23 dias atrás

Pois é, não sou a favor do Irã por n motivos, mas ele mostrou que aguenta o tranco, ele mostrou e provou para o mundo. Se preparou por um longo tempo para uma situação dessas, fabricando em grande escala mísseis e drones e verdadeiras cidades subterrâneas , e nem precisou para espantar o gigante; de suas forças armadas físicas que realmente não estavam adequadas para enfrentar a questão. A questão é essa, estar preparado para o inevitável.

silvom
silvom
Responder para  Sergio
22 dias atrás

Israel precisou dos EUA, sem os EUA nem atacariam o Irã

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  silvom
21 dias atrás

Como o Coronel Frank Slade (Pacino) diria:

“when the shit hits the fan,some guys run         
and some guys stay.           
Here’s Charlie facin’ the fire,and there’s George
hidin’ in big daddy’s pocket”.

Sem os Estados unidos e outros capachos como Reino Unido, França e Jordânia, o Domo de Ferro já teria colapsado, oque existe mesmo é apenas uma áurea de perfeição sobre Israel, um Mito de invulnerabilidade, uma mítica falsa…

No fim das contas tiveram que contar com os aliados ,só lutam bem sozinhos contra civis.

É fácil vencer com Estados Unidos, Reino Unido e França: Auxiliarando ativamente no espaço aéreo, abatendo drones e mísseis lançados pelo Irã em direção ao território israelense.

A Jordânia abriu seu espaço aéreo para aeronaves aliadas e também interceptou projéteis iranianos que sobrevoavam seu território. assim como a Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos,que forneceram informações de inteligência e dados vitais de monitoramento de radar, auxiliando na defesa antiaérea.

Assim até o Brasil ganha!

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Adriano Madureira
18 dias atrás

Muito se fala do progresso ínfimo das forças armadas russas na ucraniana, avançando alguns poucos m² por dia, mas o avanço de Israel no sul do Libiano, também não é lá essas coisas.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Sergio
18 dias atrás

“Só Israel já debilitou aquilo lá como nunca.”

Se o Irã está tão debilitado, porque não conseguiram reabrir o estreito? Porque o Irã ainda possuiu capacidade de lançar misseis? Porque segundo relatórios de inteligência o programa nuclear iraniano ainda continua funcional? Porque o regime depois de ser tão debilitado ainda caiu?

Joao
Joao
Responder para  Sergio Machado
23 dias atrás

Pois é…
Se o Vietnã todo ferrada depois de 30 anos de guerra, expulsou a China…. imagina os EUA, que devastaram em dias toda Força Aérea, Marinha e o Comando e Controle do Irã….

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Joao
23 dias atrás

Dias atrás a inexistente Força Aérea Iraniana escoltou comitiva até o Paquistão.
Ontem, submarinos destruídos pelos EUA fizeram manobras em Ormuz.
Menos, bem menos.
Irã há anos não possui Marinha e Força Aérea relevantes. Impedi-las de atuar ou boa parte de seus ativos destruídos não alterou em nada o curso do conflito.
Outra matéria da trilogia afirma que a inteligência americana afirmou que a Força de Mísseis – o verdadeiro elemento dissuasório- continua intacta e com 90% da capacidade.
Gostando ou não, Irã privatizou Ormuz. Cobra pedágio e controla o fluxo como instrumento de chantagem.
Em termos estratégicos, pouco importa se as parcas Marinha e Força Aérea iranianas sofreram grandes perdas. Importa o resultado final.

Última edição 23 dias atrás por Sergio Machado
Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Joao
23 dias atrás

O Vietnam em vasta uma experiência em dar surras memoráveis em potências militares superiores, França e EUA que o digam.

fewoz
fewoz
Responder para  Sulamericano
21 dias atrás

E não se esqueça da guerra Vietnã-China.

comenteiro
comenteiro
Responder para  fewoz
20 dias atrás

E eles ainda botaram o Khmer Vermelho pra correr.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Sergio Machado
20 dias atrás

É este o negócio deles.

JuggerBR
JuggerBR
24 dias atrás

Aí o Xi tirou com a cara do Trump, qual a chance do comedor de BigMac’s ter a menor noção do que o chinês está falando?
Bicho é raso como uma poça d’agua, só sabe agir como um mafioso.

Hamom
Hamom
24 dias atrás

O nome ‘Armadilha de Tucídide’ é uma corruptela surgiu da situação descrita abaixo:

-Potencia emergente para o país hegemon: Não aceito esta situação em que “Tu decide”.
-Hegemon para o desafiante: Então “Tu decide”? Não vou permitir!

Última edição 24 dias atrás por Hamom
BraZil
BraZil
23 dias atrás

Palavras são importantes e não se esperavam outras que não essas, respeitosas e elogiosas. Entre grandes nações e grandes líderes é esse o padrão; mas as próximas ações é que contarão realmente a história. As vendas de armamentos já aventadas entre Washington e Taipé se concretizarão? a China fornecerá equipamento adicional ao Iran? Veremos o Iran liberando o estreito (por pressão da China)? isso com certeza foi pedido a portas fechadas. Navios da China ajudarão a escoltar petroleiros? Lavrov fará nova visita á China nos próximos dias? Zelensky irá nos próximos dias, fazer mais uma de suas públicas e raivosas reclamações? aguardemos e observemos…Tudo está interligado.

Tomcat4.7
Tomcat4.7
Responder para  BraZil
23 dias atrás

Exatamente!!! Aguardemos!

Macgarem
Macgarem
23 dias atrás

Assim os grande lideres se recebem, não o Lula indo para os EUA na surdina e sem honraria de estado.

fewoz
fewoz
Responder para  Macgarem
21 dias atrás

Dissonância cognitiva é o desconforto psicológico que surge quando crenças, atitudes ou comportamentos de uma pessoa entram em conflito, motivando ajustes internos para restaurar coerência.

Macgarem
Macgarem
Responder para  fewoz
20 dias atrás

Volta pro mundo real militonto.
Continue na sua FIC acreditando que houve uma grande recpeção de estado kkkk

Wilson França
Wilson França
Responder para  Macgarem
20 dias atrás

E qnd ninguém queria receber o bozo ou até mesmo ficar do lado dele, como vc se sentia?

Macgarem
Macgarem
Responder para  Wilson França
20 dias atrás

Usou a conta errada para responder hahahahaha

Se entregou nessa

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  fewoz
20 dias atrás

Ai o lado dissonante xinga o outro de comunista. Dia para si próprio acha que ganhou o debate.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Macgarem
18 dias atrás

E igual a Delcy, pro publico interno os EUA são uns demônios imperialista, mas por debaixo dos panos todos sabemos quem e que está mandando na Venezuela.

Com o presidente daqui e mesma coisa, fala grosso para o publico interno (os novos patriotas da esquerda), mas por debaixo dos panos vai saber o que não entregou para os americanos.

O curioso, e que logo depois da visita pela porta dos fundos, ter vazado os contatos do filho do ex presidente com o Vorcaro. E vocês tanto da esquerda quanto da direita ficam se matando na internet por gente que não vale um tostão.

BVR
BVR
23 dias atrás

Xi sinalizou que Trump pode escolher o cenário, um octógono ou a mesa do bar; mas dando preferência ao bar.

João do Caminhão
João do Caminhão
23 dias atrás

É a criança girando o braço e indo em direção ao irmão lhe dizendo, se bater a culpa é tua

Santamariense
Santamariense
23 dias atrás

Boas declarações, bons posicionamentos, boas atitudes. Não vejo possibilidade de enfrentamento militar entre EUA e China. São países interdependentes. Os negócios entre ambos são mais poderosos do que a necessidade de um conflito. Em uma guerra, ambos perderiam.

Kaziranga
Kaziranga
23 dias atrás

Duvido que o Trump saiba o significado da expressão “Armadilha de Tucidides”.
Não teve um alto funcionário do Pentágono que há mais ou menos um ano afirmou que os EUA não aguentariam uma guerra convencional com a China por mais de 8 a 10 dias ou algo assim ?
Penso que ele foi muito otimista, pois se o Irã já acabou com o estoque de munição dos EUA e Israel tão rapidamente, imagina a China com todo seu poderio industrial

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Kaziranga
21 dias atrás
Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Palpiteiro
21 dias atrás

Olha só editores, que feira top para participarem.

Luciano
Luciano
23 dias atrás

A cara do Trump, no momento em que Xi fala da Armadilha de Tulcidides é impagável. Ele boiou bonito ali. Nunca leu nada de filosofia e história, de outros países, o maximo que ele sabe é quantas vezes o NY Yankees foi campeão nacional.

Não sei se vocês repararam, mas o Xi levou o Trump para conhecer todos os monumentos históricos da China, todos,…e em cada um deles, deu uma aula sobre a cultura chinesa. Cultura na vida de um ignorante “incomoda”, mas manda uma msg.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Luciano
21 dias atrás

A cara do Trump, no momento em que Xi fala da Armadilha de Tulcidides é impagável. Ele boiou bonito ali. Nunca leu nada de filosofia e história, de outros países, o maximo que ele sabe é quantas vezes o NY Yankees foi campeão nacional.

Normal, boa parte dos americanos são ignorantes quanto ao mundp fora da bolha deles…

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Luciano
20 dias atrás

Hoje em dia não se tem vergonha de ser ignorante.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Luciano
18 dias atrás

Se fosse o contrario, duvido que o Trump saberia explicar os monumentos americanos igual o Xi vez.

Francisco
Francisco
22 dias atrás

Um acordo entre EUA e CHINA uns dos grande prejudicados seria o Brasil. Muitos ainda não perceberam a situação caótica que nosso agronegócio está. Custo cada vezes maiores e o margem de lucros cada inexistente. Por ideologia e pela falta de uma política de estado estamos acabando na única área que somos competitivos e sem substituição por nenhum outro setor…

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Francisco
21 dias atrás

Se está ruim para o agro imagina para os demais setores que não tem subsídio. E isso que tem uma bancada que manda no congresso independente de qual for o governo.

Francisco
Francisco
Responder para  Palpiteiro
21 dias atrás

Vai estudar como funciona o programa safra antes de falar besteira…

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Francisco
20 dias atrás

Já estudei, conheço muito bem. Você não precisa estudar o dos outros setores porque não tem.

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Francisco
21 dias atrás

Aliás é o único setor que tem uma política de estado com Embrapa e plano safra.

Francisco
Francisco
Responder para  Palpiteiro
21 dias atrás

Vc saber que o plano safra hoje não atender nem 12% da produção…ainda bem que tem a EMBRAPA mesmo ela estando sucateada. Imagina o Brasil sem o agronegócio? Acorda e parar de idolatra político e vai viajar e conhece a realidade desse país.

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Francisco
20 dias atrás

O agro é um setor muito importante e precisa ser fortalecido, porém é o setor que menos emprega pessoas (5%) e é o que menos paga imposto. Sobre o plano safra é um instrumento de compensação de juros que subsidia inclusive capital de giro. A indústria emprega mais, melhor, recolhe muito mais imposto, tem um potencial de gerar mais e melhor empregos e não tem nada parecido em termos das taxas praticadas

Francisco
Francisco
Responder para  Palpiteiro
20 dias atrás

agronegócio representa cerca de 26,3% de todas as vagas de trabalho no Brasil. O setor emprega um recorde de aproximadamente 28,4 milhões de pessoas. O Brasil aplica entre 1% e 3,1% do valor da receita bruta do produtor em subsídios, figurando entre as nações que menos apoiam o setor diretamente via cofres públicos.

De vez do governo e seu fã clube ficar criticando uns dos poucos setores que o Brasil e destaque, deveria era incentivar para que os demais setores (industrial e serviços) tenha o mesmo sucesso…não e acabando com um que vai melhorar o outro

Francisco
Francisco
Responder para  Palpiteiro
21 dias atrás

Plano safra e subsídio no juros e não e dinheiro grátis…Brasil e o pais que tem o menor incentivo governamental na produção agrícola…então sair de sua bolha ideológica e vai conhece a realidade do Brasil

Wilson França
Wilson França
Responder para  Francisco
20 dias atrás

Mentira

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Francisco
20 dias atrás

Nenhum outro setor tem algo parecido. Minha bolha emprega mais e melhor as pessoas e paga mais imposto que o Agro. Mais o agro tem melhor narrativa e bancada parlamentar.

Abymael
Abymael
Responder para  Francisco
20 dias atrás

Plano safra e subsídio no juros e não e dinheiro grátis“…e quem recebe “dinheiro grátis”??? É isso que você acha que o setor agrícola deve receber?
Essa sua tentativa de colocar o setor agrícola brasileiro como vítima e injustiçado está se tornando cômica.
É o setor que mais recebe incentivos e que mais reclama de tudo, nunca estão contentes. Só ficarão contentes quando receberem isso que você mencionou: dinheiro grátis.
E não adianta vir com essa estória de “o agro alimenta o país, sem o agro vocês morreriam de fome”.
O tal “agro” não dá nada de graça para ninguém, muito pelo contrário, vende caro e quando não oferecem o preço que eles querem, jogam a produção fora (milhões de vezes já vimos isso, produtores “protestando” despejando leite no chão, passando o trator por cima de toneladas de tomate, etc).
Essa mania de dizer que determinado setor “leva o Brasil nas costas” faz muito mal para o país. Ninguém leva o país nas costas, cada setor tem a sua importância.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Francisco
20 dias atrás

Pau que bate em Chico. Bate em ….Dependendo do que fala.

J-20
J-20
20 dias atrás

Percebam as entrelinhas do que o Xi falou. Ele falou na cara do Trump que a China vai suplantar a hegemonia dos EUA e que os EUA é o país que está completamente paranóico com isso. E como que o TACO responde? Ele responde bajulando o Xi, mostrando que não entendeu b*sta nenhuma do que o Xi falou. Não é estranho acreditar que o Trump acha que o Tucídides é algum rapper americano. É o presidente menos culto que já sentou no Salão Oval. Nem Andrew Jackson chegava nesse nível de imbecilidade.