Exército Brasileiro celebra 375 anos

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu congelar R$ 23,7 bilhões em despesas do Orçamento para abrir espaço ao aumento de gastos com benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O bloqueio atinge ministérios, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e emendas parlamentares.

Entre as pastas mais afetadas está o Ministério da Defesa, que sofreu o maior impacto proporcional em contingenciamento. A medida reacende a preocupação nas Forças Armadas quanto à continuidade de programas estratégicos, à manutenção de equipamentos, aos investimentos em prontidão operacional e aos projetos de modernização militar.

O bloqueio faz parte do esforço do governo para cumprir as regras fiscais diante da pressão crescente das despesas obrigatórias. Como os benefícios previdenciários têm execução obrigatória, o aumento dessas despesas reduz o espaço para gastos discricionários — aqueles que podem ser adiados ou cortados pelo Executivo, como investimentos, custeio administrativo, obras, compras públicas e parte dos programas setoriais.

Na prática, quando as despesas obrigatórias superam o previsto, o governo precisa reduzir temporariamente os gastos de livre execução para tentar preservar a meta fiscal. Esse mecanismo costuma atingir diretamente ministérios com maior volume de despesas discricionárias, como Defesa, Transportes, Educação, Saúde, Desenvolvimento Regional e áreas vinculadas a infraestrutura.

O impacto sobre o Ministério da Defesa é considerado sensível, pois a pasta já opera sob forte pressão orçamentária. Programas como a aquisição de aeronaves, navios, blindados, sistemas de defesa, a manutenção de meios militares e projetos de pesquisa e desenvolvimento dependem de previsibilidade financeira de médio e longo prazo.

Embora as despesas de pessoal militar não sejam normalmente o principal alvo de bloqueios, os cortes no custeio e no investimento podem afetar o treinamento, a manutenção, a disponibilidade de equipamentos, os contratos industriais e os cronogramas dos programas estratégicos das três Forças.

O congelamento também atinge recursos do PAC, uma das vitrines do governo Lula, e emendas parlamentares, instrumento central na relação entre o Executivo e o Congresso Nacional. A inclusão de emendas no bloqueio tende a gerar reação política, especialmente em ano de disputa pela execução orçamentária e pela liberação de recursos para bases eleitorais.

No caso do INSS, o aumento das despesas pode decorrer de fatores como reajustes de benefícios, crescimento do número de aposentadorias, pensões e auxílios, decisões judiciais, revisão de cadastros e maior pressão demográfica sobre a Previdência Social. Como o pagamento de benefícios previdenciários tem caráter obrigatório, o governo tem pouca margem para conter esse tipo de despesa no curto prazo.

A decisão expõe novamente a rigidez do orçamento brasileiro. Com grande parte dos recursos comprometida com despesas obrigatórias, sobra pouco espaço para investimentos públicos e para políticas de Estado que dependem de planejamento plurianual, como defesa, infraestrutura, ciência e tecnologia.

Para analistas da área militar, a Defesa costuma ser uma das primeiras áreas afetadas por bloqueios, pois muitos de seus programas são classificados como despesas discricionárias, apesar de envolverem contratos de longo prazo e capacidades estratégicas. A interrupção ou postergação de pagamentos pode elevar custos futuros, reduzir a confiança da indústria e prejudicar cronogramas de entrega.

A medida ocorre em um momento em que o Brasil busca manter projetos estratégicos como o submarino com propulsão nuclear, a construção de fragatas, a produção de caças Gripen, o cargueiro KC-390, sistemas de artilharia, mísseis, blindados e programas de monitoramento de fronteiras e do espaço aéreo.

O governo ainda poderá rever parte do bloqueio ao longo do ano, caso haja aumento de receitas, melhora nas projeções fiscais ou reavaliação das despesas obrigatórias. Até lá, ministérios terão de reprogramar gastos, adiar contratações e priorizar despesas consideradas essenciais.

O congelamento de R$ 23,7 bilhões evidencia o dilema fiscal do governo: preservar benefícios sociais e previdenciários, cumprir metas orçamentárias e, ao mesmo tempo, manter investimentos em áreas estratégicas. No caso da Defesa, o corte reforça uma crítica recorrente das Forças Armadas e da Base Industrial de Defesa: sem estabilidade orçamentária, os programas de longo prazo ficam vulneráveis a contingenciamentos sucessivos.■


Inscrever-se
Notificar de
guest

73 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Wagner
Wagner
7 dias atrás

Nossos políticos são frágeis, pesam em si e não no país.
Um inimigo regional sendo estrangulado pela povo na Bolívia,o senil retira alimentos da nação para fazer populismo.

João
João
Responder para  Wagner
6 dias atrás

Ué… mas a soberania não está sendo ameaçada?

Ah, tá…. É só caô mesmo…

Maximus
Maximus
7 dias atrás

Pois é…quando os americanos entraram e pegaram o Maduro pelo pescoço, o governo chamou integrantes das forças armadas pra perguntar o que poderíamos fazer pra impedir que a mesma coisa acontecesse aqui.
Poucos meses depois os americanos classificam PCC e CV como terroristas, a mídia retardada fica enlouquecida dizendo que pode ter Seals ou Delta subindo o morro pra meter o pé na porta dos vadios.
O que acontece logo em seguida? Corte nos investimentos militares! Alguém ainda leva a sério essa pocilga em que vivemos? Esse país não foi feito pra ser levado a sério…

DanielJr
DanielJr
Responder para  Maximus
7 dias atrás

Quem acredita em político é louco, mentir é o cerne da profissão deles.

fewoz
fewoz
Responder para  Maximus
6 dias atrás

Esse país não foi feito pra ser levado a sério…

O Brasil nunca dará certo. Sinto pena de quem ainda está aí e continua a acreditar neste mito de “país do futuro”. Justo pelo contrário: o país até mesmo parece ter regredido em vários sentidos.

Pablo
Pablo
Responder para  fewoz
5 dias atrás

Mito: país do futuro
Realidade: país do ontem.

João
João
Responder para  Maximus
6 dias atrás

SEAL ou Delta subindo morro pra chutar porta de bandido?
Serio mesmo?

Toda essa conversa de perigo contra soberania não é nada além de conversa mole.

O GF não nem aí. Tá é enrolado com os gastos incontroláveis e mal executados.

José Gregório
José Gregório
Responder para  João
6 dias atrás

Exatamente, tem q ser muito i d i o t a d é b i l m e n t a l para acreditar em americanos invadindo o Brasil, nós já temos o Mula que está destruindo o país de dentro, não precisamos dos americanos para nos desgraçar, os EUA vão agir financeiramente, e vão começas a punir os bancos que lavam dinheiro pro PCC/CV, como disse uma desembargadora de SP (provavelmente da equipe vermelha) apenas 1 dia depois do anúncio em Washington: “O pior é que o preço da cocaína já subiu”. Como ela sabe?

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  José Gregório
6 dias atrás

Washington não vai punir os bancos onde as organizações criminosas movimentam o dinheiro. O dinheiro não é lavado nos bancos, e sim em empresas de fachada. O que os EUA vão fazer é mandar esses bancos congelarem as contas de empresas suspeitas, o que os bancos vão fazer prontamente.

Com relação ao preço da droga, é meio que óbvio que o preço vai subir, já que a base econômica do tráfico é o capitalismo onde se aplica as leis do mercado: maior o risco, maior o preço.

Luterano
Luterano
Responder para  Sulamericano
6 dias atrás

exatamente!

Luterano
Luterano
Responder para  José Gregório
6 dias atrás

 “vão começas a punir os bancos que lavam dinheiro pro PCC/CV, como disse uma desembargadora de SP”

Se o seu texto está correto, então vão agir corretamente, ou seja, punir aqueles que lavam dinheiro, é o mínimo que se espera, visto que nem isto somos capazes de fazer!

Carlos Campos
Carlos Campos
7 dias atrás

23:59—Temos que proteger nossa soberania
00:00—-Corte de mais de 20% na Defesa Nacional

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Carlos Campos
6 dias atrás

O Brasil acabou!
Esqueça essa história de soberania nacional, o político está interessado em voto, e investir em defesa não dá voto.
Pra além disso, o que temos é um orçamento quase todo comprometido com despesas obrigatórias.

O Brasil está tomando de assalto, seja por coronéis da política, seja por um judiciário que se julga acima de Deus, seja por quadrilhas de traficantes. E no meio disso tudo está o cidadão normal, que além de trabalhar e pagar seus impostos, tem que sobrevier em meio aos caos.

J L
J L
Responder para  Carlos Campos
5 dias atrás

Eles estão lá em Lisboa falando e exaltando a soberania brasileira. Todos os tribunais liberaram diversos membros para “participar” das palestras e verba para isso não faltou. Já com hotel, almoço e jantar por conta dos índios tupiniquim. Isso é Brasil !

lucena
7 dias atrás

Fica difícil para quem vai vê o presidente Lula discursar com o público e ficar falando em defender a soberania nacional e defesa da pátria … quem vai acreditar ?
.
O Brasil bem no meio de uma tempestade que se avizinha e justamente nesse momento cortar o orçamento de defesa … cadê os políticos que falam em defender a pátria?
.
Temos de um lado …políticos que sabotam e se vendem para defender seus interesses familiares e setoriais, tramando contra o país …e do outro lado …políticos que fazem pouco caso com a defesa e a modernização das nossas forças armadas …é triste.
.
.
Pois é Brasil … estamos bem no meio de uma encruzilhada agora …. ou seja …se corre o bicho pega e se fica o bicho come.

Renato
7 dias atrás

Defesa lidera bloqueios com R$ 4,3 bilhões
Emendas parlamentares perdem R$ 4,9 bilhões
Medida atende às exigências do arcabouço fisca
Defesa: R$ 4,363 bilhões;
Cidades: R$ 3,320 bilhões;
Educação: R$ 1,605 bilhão;
Transportes: R$ 1,500 bilhão;
Fazenda: R$ 1,396 bilhão;
Saúde: R$ 1,002 bilhão.
https://istoedinheiro.com.br/governo-detalha-bloqueio-orcamento-defesa-cidades-educacao

Nilo
Nilo
Responder para  Renato
7 dias atrás

O setor financeiro é o principal segmento da sociedade que exige o cumprimento das metas fiscais no Brasil.
As restrições:
Defesa: R$ 4,3 bilhões.
Educação: R$ 1,6 bilhão.
Transportes: R$ 1,5 bilhão.
Fazenda e Saúde: R$ 2,4 bilhões
Mas os pagamentos dos juros das dividas públicas do setor financeiro estão fora das restrições e limites de gastos do arcabouço fiscal.
 e estão fora das restrições e limites de gastos do arcabouço fiscal.
O Orçamento Federal para este ano destinou mais de R$ 1 trilhão para o serviço da dívida, quantia que é quitada prioritariamente.

Última edição 7 dias atrás por Nilo
DanielJr
DanielJr
Responder para  Nilo
7 dias atrás

Ficou de fora porque o governo sempre quer gastar mais, deveria ficar dentro. Pagam à risca porque não querem ficar sem pegar crédito dos bancos.

Quem acha que os financistas são maus por causa disso precisa cobrar o governo, para que pare de tomar empréstimos, uma hora a dívida e juros diminuem bastante, basta ter algum plano com continuidade.

Agora estão fazendo mais planos para que a população deixe de aplicar dinheiro nos bancos para aplicar diretamente no tesouro direto, ou seja, o governo está pegando mais dinheiro a juros e estão comemorando isso (esse produtos financeiros).

Santos
Santos
Responder para  Nilo
7 dias atrás

Se tu não fosse desprovido de massa encefálica e cheio de massa corrupta no lugar, ligaria lé com cré e veria que só se tem 1 trilhao para o serviço da dívida pq VOCES CONTRATARAM essa dívida! Quer dar calote? Ah ta, só q daí ngm empresta mais.

Thrash Metal
Thrash Metal
Responder para  Nilo
6 dias atrás

Negacionista econômico em seu nível máximo

Pedro
Pedro
Responder para  Nilo
5 dias atrás

Essa desculpa eh nova..culpa do setor financeiro agora.

Naamã
Naamã
Responder para  Renato
6 dias atrás

Renato,por favor,pare de ler essas merdas.

Macgarem
Macgarem
7 dias atrás

Publicidade precisa de reforços.

Luís Henrique
Luís Henrique
7 dias atrás

Errar uma vez é humano (2003)
Errar duas vezes é burrice (2007)
Errar três vezes é muita burrice (2011)
Errar quatro vezes é ultra burrice (2015)
Errar cinco vezes é lavagem cerebral realizada com sucesso (2023)
Se errarmos pela 6a vez em 2027, realmente a esperança de ver esse país melhorando vai deixar de existir.

Lembrei daquela famosa frase:

“Insanidade é fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes”.

Alguns atribuem essa frase à Albert Eintein.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Luís Henrique
6 dias atrás

Um ser que teima em angariar a economia com base no consumo fomentado pelo endividamento do cidadão jamais deveria ser candidato.

A situação econômica está crítica e esta figura inapta resolve alienar descaradamente mais de R$ 200 bilhões apenas em medidas populistas visando a reeleição.

E ele está aí, recebendo mais de 40% das preferências do eleitor.

Cito outra frase bastante famosa de Albert Einstein:

​”Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana; e eu não tenho certeza absoluta sobre o universo.”

Última edição 6 dias atrás por MMerlin
Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Luís Henrique
6 dias atrás

Faltou incluir 2019 na sua lista, pois mudou o partido, mas o presidente eleito era tão corrupto e incompetente quanto os outros eleitos.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Rafael Oliveira
4 dias atrás

Ah sim, muito corrupto, saudades dos escândalos do governo “corrupto” de 2019.
Lembra dos escandalos? Do cartão de vacina? Do leite condensado para os militares que o Jair comia tudo sozinho?
kkkkkkk
Todas as estatais recuperadas e no azul porque justamente os corruptos foram substituídos por bons administradores.

Abymael
Abymael
Responder para  Luís Henrique
5 dias atrás

a culpa é do petê kkkkk sempre vem

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Abymael
4 dias atrás

Não imagina, nos últimos 24 anos eles governaram 20.
A culpa é do Jair que teve 4 anos pegando o país quebrado e ainda teve 3 anos e 3 meses de pandemia e não conseguiu resolver tudo, apesar de ter entregado o Brasil bem melhor do que pegou e no primeiro ano do ladr o país já piorou de novo.

Abymael
Abymael
Responder para  Luís Henrique
2 dias atrás

nos últimos 24 anos eles governaram 20″
Já na primeira frase, você mente descaradamente. E com fatos que são facilmente verificáveis: nos últimos 24 anos, o referido partido não governou por 20 anos.
E continua mentindo nas linhas seguintes, então nem vou prolongar a conversa.

BrunoFN
BrunoFN
7 dias atrás

”Soberania” ,que ironia ..sobeania para esse governo e roubar em paz hahaha … assistencialismo e impostos(record) a 1000 .. Brasil… somar a isso os crescentes denúncias de canibalismo de material criminoso cometidos pelas forças armada .. famoso ”jeitinho” estamos bem , muito ”bem”

Dr. Mundico
Dr. Mundico
7 dias atrás

O Brasil só funciona até Maio, depois é operação tapa-buraco.

DanielJr
DanielJr
Responder para  Dr. Mundico
7 dias atrás

O tapa buraco ainda funciona por causa do pico de injeção de dinheiro das declarações de IR.

vinicius
vinicius
7 dias atrás

soberania soberania………

Nativo
Nativo
7 dias atrás

O populismo sempre cobra seu preço da defesa. Ou mantém gastos altos na defesa, nem que sejam limitados a comprar apoio ou reduz gastos na defesa para manter gastos sociais de retorno duvidoso.

Demogracinha
Demogracinha
7 dias atrás

Coisa linda
Ficou congelado igual os milhões que o amigão do marido da advogada do Master movimentou no banco?

Demogracinha
Demogracinha
7 dias atrás

Uma pena é que os oficiais tem o deles garantido
Instituições funcionando, defendam a demogracinha, generais.
Soberania soberania soberania

bit_lascado
bit_lascado
7 dias atrás

Depois o presidente fica bravinho gritando que tem que respeitar nossa soberania.

DanielJr
DanielJr
7 dias atrás

Sabor soberania

DanielJr
DanielJr
7 dias atrás

Pausa nos grupos de estudos dos programas estratégicos. Bora jogar todos os planos atuais fora, começar novamente ano que vem com novos nomes, alguma coisa 2.0, dar um nome indígena ou de algum acidente geográfico brasileiro para ficar bem soberano e tome orçamento para planejar.

Guga
Guga
7 dias atrás

Só vão aprender quando levarem mordida no traseiro, o que infelizmente, não está mais fora de cogitação de acontecer.

fewoz
fewoz
Responder para  Guga
5 dias atrás

Políticos brasileiros (independente de ser esquerda ou direita) não têm visão. Se o episódio da Venezuela não foi suficiente pra acordarem, nada mais será.

KKce
KKce
7 dias atrás

Viva o Brasil soberano!

H.Saito
H.Saito
7 dias atrás

Viram como é ano eleitoral?

Francisco
Francisco
7 dias atrás

Chegar na eleição ainda tem muitos que caem na narrativa populista (soberania, democracia, etc) …Acordem e parem de idolatra político, principalmente os populista

Gabriel BR
Gabriel BR
7 dias atrás

“Soberania, soberania, soberania” kkkkkkkkkkk

Elint
Elint
7 dias atrás

Quando o ParTido venceu as eleições, presenciei muitos gritando e comemorando de punho cerrado!
E bradavam aos quatro ventos:
Viva !!! O Brasil é nosso!!!
Ou seja, dinheiro a rodo para assistencialismo barato para parasitas que não querem trabalhar e muito menos estudar.
Produzir alguma coisa para o país? Fora de cogitação…
Certo dia, estava de férias no interior de Minas.
Fui buscar pão no estabelecimento e um sujeito que jogava sinuca ao fundo, dizia ao outro com orgulho:
Uai, se minhas latinhas de cerveja estão cheias na geladeira, pra quê eu vou trabalhar? Resumo: Mais um parasitóide recebendo o “Bolsa Preguiça” do PT.
Pra isso, dinheiro nunca falta!
Quanto ao restante das pessoas de bem e trabalhadoras do país, o que sobra?
O seu cofre no meio da rua…

Willhorv
Willhorv
7 dias atrás

E o ralo só aumenta! Que governo mequetrefe, incopetente e ordinário! E o pior, criando um sistema para perdurar no poder…poder…dinheiro e poder. Um dia vai ter que morrer…de cirrose, de acidente, de doença…qualquer coisa…
Espero que este dia chegue logo!

Kornet
Kornet
7 dias atrás

SUBERANIA,SUBERANIA,kkkkk.
Acaba logo,meu Deus,esse pesadelo de desgoverno.

naval762
naval762
7 dias atrás

Faz o L general

Nilo
Nilo
Responder para  naval762
7 dias atrás

Faz arminha general. 🤭🤭🤣🤣🤣

Angus
Angus
7 dias atrás

23:59:

Lule assina carta de intenção para aquisição de 4 novas fregatas.

00:00:

Lule congela gastos com defesa.

Perdeu a vergonha de mentir, faz tempo.

Naamã
Naamã
Responder para  Angus
6 dias atrás

É,as novas Tamandaré estão lascadas.Eu lí em um artigo no Naval que um dos motivos de termos pegado as Meko é que daria para avançar para um modelo maior.Será que esse corte acabou provando que algum outro concorrente seria melhor?

Augusto
Augusto
Responder para  Angus
5 dias atrás

95% dos comentaristas aqui estavam comemorando a “notícia” da aquisição de mais 4 Tamandaré. Impressionante como o brasileiro é facilmente enganado e não aprende nada.

BraZil
BraZil
7 dias atrás

PT e seu peculiar modo de desgovernar…a luta continua, (pois ainda há o que destruir)…

Jmoura
Jmoura
Responder para  BraZil
4 dias atrás

Enquanto houver classe média não depende do estado, haverá o que destruir

eduardo
eduardo
7 dias atrás

Nenhuma novidade! Sempre e será eternamente a Defesa.

Marcos
Marcos
7 dias atrás

Contanto que não faltem os coquetéis….

EduardoSP
EduardoSP
6 dias atrás

Aí quando falam que tem de reformar a previdência, galera fica indignada.

O crescimento dos gastos previdenciários vai engolir todo o orçamento federal.

46% da despesa primária da União já é com o INSS.

Esse contingenciamento é resultado prático, e inescapável, do crescimento da despesa com benefício, que cresce pelo envelhecimento da população e pelas medidas absurdas adotadas pelo legislativo e pelo judiciário. Est[á aí o salário-paternidade e o fim da carência para o salário-maternidade, que juntos vão custar uns 8 bilhões só no ano que vem.

Última edição 6 dias atrás por EduardoSP
Jmoura
Jmoura
Responder para  EduardoSP
4 dias atrás

O sistema previdenciário de hoje, criado na era Vargas, e insustentável há de ser feita uma reforma geral no modelo para que seja minimamente viável

Heinz
Heinz
6 dias atrás

O importante é que ele tirou todo mundo da pobreza, obrigado “meu” presidente, cabra honesto!

Nei
Nei
Responder para  Heinz
6 dias atrás

Ha ha ha.

Se bem que ele tira da pobreza mesmo, dar R$120,00 para uma pessoa que não tem nada, já ganhou voto.

Emmanuel
Emmanuel
6 dias atrás

Devolvam isso para os indígenas e vamos deixar que colonizem de novo.
Quem sabe dá certo dessa vez.

José Luís
José Luís
5 dias atrás

Querem um conselho: quem for jovem ou meia idade saiam daqui, isso vai ladeira abaixo, só não vê quem não quer; apenas analisem a situação econômica e social desse país dos últimos 10 anos, é cada vez pior. Povo sendo feito de besta todos os dias.
Me arrependo de não ter ido embora quanto tive oportunidade. Mais de 30 que estavam no meu casamento há mais de 20 anos atrás foram embora. Deveria ter ir ido.

fewoz
fewoz
Responder para  José Luís
5 dias atrás

Saí do Brasil há 8 anos e estou na Europa. Foi a melhor decisão da minha vida. quase tudo aqui é melhor: poder de compra, qualidade de vida, preço e qualidade dos alimentos (alimentação orgânica de fácil acesso), qualidade das casas, preço/qualidade/segurança dos carros, qualidade de móveis e eletrônicos, infraestrutura geral (tanto “pequena” a nível casa como maior a nível de estradas, etc.), serviços de internet claros, baratos e com dados ilimitados (sem as picaretagens confusas de bônus isso bônus aquilo), segurança, juros baixos, beleza urbana e histórica… O Brasil tem poucas vantagens, entre elas estão a facilidade ao crédito e a mente mais aberta quando se trata de negócios (o brasileiro aceita muito bem ideias novas, já os europeus possuem a mente extremamente fechada e não gostam de sair da sua pequena rotina, fazem e comem sempre as mesmas coisas).

Enfim, de cada 10 pontos realmente importantes na vida de alguém, diria que 8 ou 9 são melhores fora do Brasil, mas os dois principais são mesmo o poder de compra e segurança, especialmente neste último: é bizarro que o brasileiro ache que 40 mil assassinatos por ano seja uma coisa normal.

José Luís
José Luís
Responder para  fewoz
5 dias atrás

Parabéns, escolha lúcida; vou tentar em 2027, juntar a família e ir embora, depois de 31 anos trabalhando, com “N” formações; desisto….
Violência absurda, falta de infraestrutura e corrupção generalizada…

Alessandro Machado
Alessandro Machado
5 dias atrás

Agora entendi porque o contrato do primeiro lote de blindados centauro II não foi assinado .

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
5 dias atrás

Se for ver bem tá certo né pra que defesa se destroem e explodem o pais internamente mesmo.
PT = Perca Total. Estamos chegando lá…

Pedro
Pedro
5 dias atrás

E a soberania???? Kkkkkk

Heinz
Heinz
5 dias atrás

Esse governo vai acabar com o Brasil, 20 anos de partido, maior rombo na história das estatais, escândalo do INSS e etc…
E até a ANAC caiu na tesoura vai cortar fiscalização e prova pra novos pilotos.
E a defesa a míngua, vários projetos estratégicos serão afetados, depois não adiantam chorar e culpar os militares…

Sandro Américo
Sandro Américo
5 dias atrás

Acreditem kkkkk PT e bom. Quando o Trump chegar com as forças especiais levar tudo kkkkkk

Daniel
Daniel
3 dias atrás

Normal. Não existe almoço grátis. De algum lugar tinha que sair o dinheiro para os programas populistas dele, né? A educação e saúde também foram afetados.

Última edição 3 dias atrás por Daniel