Exército Brasileiro realiza exercício tático com tiro real em Petrolina para reforçar prontidão operacional no Nordeste

12
10ª Bda Inf Mtz

Petrolina (PE) – O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou, nos dias 28 e 29 de julho, um Exercício Tático com Tiro Real (ETTR) no Campo de Instrução Fazenda Tanque do Ferro, em Petrolina (PE). A atividade reuniu cerca de 500 militares da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada e teve como principal objetivo consolidar o adestramento da Força de Prontidão (FORPRON/CMNE), por meio da simulação de situações reais de combate ofensivo.

O treinamento, conduzido com elevado grau de realismo, reforçou a capacidade de coordenação entre fogo e movimento das frações envolvidas, exigindo disciplina, integração e precisão tática em todas as fases da operação.

Fases do exercício

O ETTR foi estruturado em etapas progressivas. A primeira fase consistiu no planejamento e emissão de ordens, onde foram definidos os objetivos operacionais e distribuídas instruções às unidades participantes. Na sequência, os militares realizaram testes práticos com armamentos, garantindo o pleno funcionamento dos meios empregados.

Na etapa intermediária, foram executados exercícios com tiro de festim, simulando manobras de combate e permitindo ajustes nos procedimentos em ambiente controlado. A atividade atingiu seu ápice com a execução de ataques coordenados utilizando munição real, reproduzindo cenários de combate com alta fidelidade.

Fortalecimento da prontidão

O exercício reforça o preparo das tropas subordinadas ao CMNE para o emprego imediato em operações reais, além de contribuir diretamente para o aprimoramento da doutrina de combate da Força Terrestre. O ETTR também reafirma a capacidade do Exército Brasileiro de manter unidades prontas para atuar em diferentes tipos de missões, seja em ambiente urbano, rural ou em áreas de fronteira.

A iniciativa evidencia o compromisso do Comando Militar do Nordeste com a excelência operacional, a segurança da tropa e a efetividade do poder terrestre, diante dos desafios contemporâneos à defesa nacional.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx


Inscrever-se
Notificar de
guest

12 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Joao
Joao
17 horas atrás

Esse exercício é muito bom!
Exige bastante profissionalismo, adestramento e Ação de Comando.
Para quem nunca fez, é difícil imaginar como é complexa a ação de várias frações e mais apoio de fogo atirando e se movendo ao mesmo tempo, com munição real, alvos distantes e próximos, diferentes calibres e o desgaste do deslocamento longo, no calor e carregando peso.

EXCELENTE!!!

Heinz
Heinz
Responder para  Joao
16 horas atrás

Só quem ja fez marcha na Caatinga sabe, suga o guerreiro!

Colombelli
Colombelli
Responder para  Joao
8 horas atrás

E extremamente perigoso. Os ingleses fazem isso a noite…sem visão noturna…

Santamariense
Santamariense
14 horas atrás

Eu imagino o calor que esse uniforme deve causar no militar!! Mas, naquele ambiente, não tem como usar um uniforme mais leve.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Santamariense
8 horas atrás

Na verdade o couro ajuda no controle termico. E por incrivel que pareça a caatinga daquela região nao é tao quente principalmente nesta epoca.
Estive na região em 2014 num parque éolico a serviço.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Colombelli
1 hora atrás

Ah, é? Bah…me parece ser um calor dos infernos. Mas, menos mal.

JVSilva
JVSilva
Responder para  Santamariense
5 minutos atrás

Amigo, a caatinga é um bioma que, no mundo inteiro, só existe no Brasil.
Na nossa região acontece com frequência as tais vaquejadas.
A roupa do vaqueiro é sempre em couro, e muito rústica.
Acontece que o bioma tem como animais os caprinos, principalmente, e bovinos.
O couros desses animais suporta esses espinhos, então a vestimenta nada mais é do que uma solução “natural”.

Sobre o calor é realmente muito quente, mas, é quente e seco, então o suor evapora. Acredito seja pior na Amazônia, pois é quente e úmido devido à cobertura superior que aqui não tem; o que deixa você numa estufa na Amazônia.

Saudações

Ceip
Ceip
11 horas atrás

Prezados,

Tenho duas duvidas que alguém tiver as repostas para as minhas duvidas ficarei grato:

1 – Os blindados Guarani foi sendo distribuídos para as batalhões de Infantaria, transformando os mesmo em batalhão de Infantaria mecanizada dos Comandos Militares do Sul, Sudeste e Planalto. Tem algum plano/previsão se os batalhões de infantaria do Comando Militar do Nordeste vão receber os blindados Guarani? ou os batalhões de infantaria do CMNE será apenas motorizado/leve?

2 – Atualmente a duas Brigadas de infantaria motorizada subordinada ao 7.ª Divisão de Exército do Comando Militar do Nordeste, tem alguma previsão de mais duas brigada de infantaria no CMNE? estive lendo alguma noticias que os planos do Exército nos anos 90 era criação de duas brigada de infantaria, que seria a 19.ª e 25.ª Brigadas de infantaria motorizada.

Obrigado

Colombelli
Colombelli
Responder para  Ceip
8 horas atrás

As brigadas a serem mecanizadas sao a 3, 9, 11 e 15. Hoje tem 8 btl mecanizados. Outras nao tem previsão. Elas estao nos comandos do sul, leste, sudeste e planalto.

Existe estudo pra criação de mais 3 brigadas motorrizadas ou leves. 19, 20 e 21. Todas a partir de btl ja existentes. A 20 é Fortaleza e a 21 é Feira de Santana.

Porem faltas as OM de apoio. Isso ainda demorará ( se acontecer)

JVSilva
JVSilva
Responder para  Colombelli
3 horas atrás

Bom dia, a todos!
Amigo, eu não sei como nunca enxergaram que Feira de Santana/BA é, talvez, a cidade do interior do Brasil mais importante em termos de logística, sobretudo em guerra.
Nasci, fui criado e ainda moro em Feira de Santana/BA.
Temos o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste.
Moro a apenas 50 metros da Avenida Rio de Janeiro, que nada mais é que a continuação da BR 324, vinda de Salvador.
Da minha casa, andando 800m chego no anel de contorno daqui, com um viaduto que da acesso à BR 116-Norte e à BR 324 pelo anel rodoviário.
Daqui a 18km temos o município de Conceição da Feira, que retira água do rio Paraguaçu e, por gravidade, abastece Feira de Santana, Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Santanópolis, Santa Bárbara. Também nesse município temos acesso à Br101 e à linha férrea que atravessa o próprio município…
Feira de Santana ainda é cortada pelos rios Jacuípe e Subaé.
Daqui a uns 50km temos o município de Saubara, banhado pelo mar e com geografia formidável pra desembarque de tropas e seu avanço, pois não possui barreiras naturais de qualquer natureza nem as construções de grandes centros urbanos. De Saubara tem-se acesso à BR 324, com pistas duplas e largas, sem restrição de movimentos, por exemplo, de MBT e seu peso limitante.
Ou seja, tomando Feira de Santana:
Ninguém chega em Sergipe, Alagoas, até o Ceará pela BR 101. Pela mesma BR, porém em sentido oposto, não se chega ao Espírito Santo, Rio de Janeiro, etc.
Não se chega a Salvador e sua infraestrutura de aviação, refinaria, nem a Camaçari (Camaçari é o maior polo petroquímico integrado da América Latina).
A uns 40km de Feira de Santana temos a barragem de Pedra do Cavalo, que além de fornecer energia elétrica pra a região, abastece de água a região de Camaçari, Salvador e sua região metropolitana.
Temos aqui o 35ºBI, que para nada mais serve que para fornecer caminhão-pipa para abastecer viaturas do Corpo de Bombeiros em situação de grande incêndio.
Também temos um aeroporto, que está sendo ampliado.
E por que, além dessa infraestrutura e posição geográfica, alguém invadiria o país por aí? Porque não tem nenhuma infraestrutura que impeça uma invasão. Quem tomar a cidade e pôr um sistema de defesa aérea, nega o espaço aéreo…

Eu pago pra vê lembrarem que nós existimos.

sub urbano
sub urbano
3 horas atrás

OFF TOPIC! Muito Importante!

Brasil agora terá um adido militar para a China. Equipe completa: general e ajudantes de preguiça. Igual nos EUA. Parece q o jogo virou kkk

Noticia exclusiva do site DCM.

Santamariense
Santamariense
Responder para  sub urbano
52 minutos atrás

Virou?! Sério?! Virou o que?! Além da china, estão sendo criadas aditâncias em outros países da Ásia. E antes que tu queira dizer que é por causa do tarifaço dos EUA, isso já está sendo planejado há meses.