‘Pátria Soberana’, o exercício do Exército venezuelano

0

O Exército venezuelano testou parte de seus novos sistemas de armas de fabricação russa, durante o decorrer do Exercício Conjunto de Defesa Integral Patria Soberana, realizado no forte Los Caribes, baseado em El Pao, estado de Cojedes. As manobras foram conduzidas pelo comando da Região Estratégica de Defesa Integral Central do Comando Estratégico Operacional da Força Armada Nacional, e participaram, principalmente, unidades da 41ª Brigada Blindada da IV Divisão Blindada do Exército.

Em sua execução, foram utilizados os meios de artilhariablindados auto-propelidos, lançadores múltiplos de foguetes, canhões antiaéreos, entre outros equipamentos. Também participaram tanques  T-72B1, equipados com blindagem reativa Kontakt-1 EEI, bem como veículos de combate de infantaria BMP-3M e BTR-80A, Posto de Comando 8×8 BTR-80K .

A representação da artilharia de campo esteve a cargo de obuseiro autopropulsado S19 MSTA-S de 152 milímetros, lançadores múltiplos de foguetes Grad BM-21 (40 tubos) de 122 milímetros. Ambos os sistemas foram complementadas pelos respectivos veículos posto de comando de artilharia, MT-LBU e 8×8 BTR-80 1V152.

Por seu turno, o Grupo de Defesa Aérea 416 Artilharia tenente-coronel Alejandro Salazar, demonstrou as capacidades do seu canhão rebocado de cano duplo ZU-23/ZOM-1-4 de 23 mm.

Também participaram do exercício, caminhões tático de transporte  de  tropas 6×6 Ural 4320.

Em 2009, o governo venezuelano na Rússia comprou grandes quantidades e material variado para o Exército, que foi recebido, em parte, entre os meses de abril e maio. As entregas estão programadas para ser concluídas no início de 2012. Também está pendente o recebimento de vários lançamento de foguetes do sistema móvel (12 tubos) BM-300 9A52 Smerch de 300 mm.

FONTE: (Infodefensa.com) Carlos E. Hernández, Caracas; imagens: Fuerzas Armadas Nacionales Bolivarianas

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments