EOS apresenta ‘Apollo’, seu canhão laser de alta energia para defesa contra drones

0
Apollo

Apollo

A australiana Electro Optic Systems (EOS) revelou oficialmente o nome de sua arma a laser de alta energia de 100 kW: “Apollo”, sistema concebido para neutralizar ameaças aéreas – especialmente drones – “à velocidade da luz”. O anúncio ocorre um mês após a empresa conquistar o primeiro contrato de exportação mundial para um laser desta classe, firmado com um país-membro da OTAN na Europa, e antecedeu a feira internacional de defesa DSEI UK 2025, em Londres.

O nome Apollo simboliza “luz, visão e proteção”, atributos que, segundo a EOS, refletem o papel do sistema em oferecer uma nova camada de defesa antiaérea. O canhão laser é escalável para 150 kW, capaz de cobertura 360°, incluindo engajamentos verticais, e pode realizar tiros ilimitados quando conectado a energia externa, além de mais de 200 disparos armazenados em modo isolado.

Projetado para destruir drones dos Grupos 1 a 3 e interferir em sensores de longo alcance, o Apollo pode ser empregado como sistema autônomo ou integrado a defesas em camadas, combinando-se a armamentos cinéticos, como o sistema de armas remoto Slinger, e defesas baseadas em mísseis. Ele também se conecta a sistemas de comando e controle da OTAN já em operação.

Segundo o CEO do grupo EOS, Dr. Andreas Schwer, a empresa investiu anos no desenvolvimento para atender à demanda urgente por defesas contra enxames de drones, com um sistema livre de restrições ITAR, pronto para ser adotado, customizado e mantido por parceiros internacionais.■


Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários