Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão acordam união

13

ARMENIA-RUSSIA-UKRAINE-EU-PROTESTS-PUTIN

ClippingA Rússia assinou hoje com a Bielorrússia e o Cazaquistão a criação de uma União Econômica Euroasiática, projeto caro ao Presidente russo, Vladimir Putin, que procura restaurar a influência de Moscou na ex-URSS. O acordo foi assinado por Putin e pelos seus homólogos bielorrusso, Alexandre Lukachenko, e cazaque, Nursultan Nazarbaiev, na capital do Cazaquistão. A união, que deve entrar em vigor a 01 de janeiro de 2015, permitirá uma maior integração destes países, já ligados por uma união aduaneira desde 2010.

Segundo um comunicado divulgado pelo Kremlin, “os três Estados comprometem-se a garantir a livre circulação dos produtos, serviços, capitais e trabalhadores, a aplicar uma política concertada nos domínios chave da economia: na energia, indústria, agricultura, transportes”.

“Esta união é econômica e não afeta a soberania dos Estados participantes”, sublinhou Nazarbaiev após a assinatura. Putin declarou que os três países vão criar “em conjunto um centro poderoso e atrativo de desenvolvimento econômico, um mercado regional importante que unirá 170 milhões de pessoas”, assinalando que os signatários dispõem de “enormes recursos naturais”, que representam um quinto dos recursos mundiais de gás e quase 15 por cento dos do petróleo.

FONTE: DN

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lyw
Lyw
9 anos atrás

E no jogo de xadrez da geopolítica global, a Rússia faz mais uma jogada de altíssimo valor estratégico (depois de ter garantido sua base no mar negro sem que suas Forças Armadas disparacem um único míssil).

As duas nações ex-URSS mais importantes depois da Ucrânia, assinam um acordo que as aproxima mais da Rússia.

Mesmo que se trate de um acordo aduaneiro/comercial, é uma ligação que influencia noutras esferas, principalmente a política!

Ivan
Ivan
9 anos atrás

Lyw,

Apesar de importantes, dentro do contexto das nações ex-soviéticas, Bielorrússia e o Cazaquistão já estavam sob influencia direta de Moscow, tanto em termos de dependência econômica como política e militar.

Estão assinando o que já existia. Nada mudou.

O mapa administrativo da antiga URSS para visualizar, é claro.
http://images.nationmaster.com/images/motw/commonwealth/soviet_union_admin_1974.jpg

Abraço,
Ivan, o mapento.

Lyw
Lyw
9 anos atrás

Sim Ivan,

Mas na minha opinião foi uma ratificação, a última garantia necessária de que tais nações não sairiam da aba da “Mãe”.

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Se isolando cada vez mais. é um mané.

Ivan
Ivan
9 anos atrás

Coombelli, Não. Infelizmente tenho que discordar. Ele, o Putin, é um oportunista e está se beneficiando da necessidade de afirmação nacional depois da Guerra Fria para seu projeto de poder. “Manés” são aqueles que o apoiam incondicionalmente e levam a Rússia para novo (ou continuar) período de isolamento, aproximando-a da China que soube aproveitar bem a abertura com o ocidente (EUA-Europa). Pode haver a formação de novos eixos: O já conhecido EUA – Europa; e uma nova edição de China – Rússia. Só que desta vez será a China a puxar a corda. Mas é apenas minha opnião… Abç., Ivan,… Read more »

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Ivan, o que ele esta agora “conquistando”, como voce mesmo ressaltou ele ja tem. Mas tens razão, manés são os que o apoiam, ele so está ganhando pessoalmente com isso, embora as custas de perdas para a Russia. Ele se isola cada vez mais do ocidente quando deveria estar se aproximando, pois quem tem fronteira com a China são eles e não os EUA ou a Europa, e os chineses são um inimigo que não pode se batido sozinho. Creio que ele não se submeterá à China e restará isolado. Aproximando-se do ocidente, estaria compondo uma posição calçada contra a… Read more »

Wagner
Wagner
9 anos atrás

eu até ia discutir, Colombelli, mas, nao vale a pena…

Siga feliz com Washington…

NOTA DOS EDITORES: A PROVOCAÇÃO GRATUITA NÃO ACRESCENTOU NADA À DISCUSSÃO E SÓ DESVIRTUOU O DEBATE.

DISCUTA OS ARGUMENTOS, SEM ATACAR O ARGUMENTADOR.

ESTAMOS PEDINDO MUITO? É TÃO DIFÍCIL ASSIM FAZER UMA DISCUSSÃO PRODUTIVA?

O SENHOR JÁ DEMONSTROU, DIVERSAS VEZES, QUE TEM INTELIGÊNCIA MAIS DO QUE SUFICIENTE PARA TANTO.

USE-A.

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
9 anos atrás

Com os eventos na Ucrania, O Putinho ja deixou claro a todos seus vizinhos: É do jeito dele ou dos tanques dele.

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Wagner o alienado aqui é vc, que idolatra um país que não nos trouxe nada, aliás, faz isso usando um processador Intel né? isso chama-se hipocrisia e incoerência. NOTA DOS EDITORES: A RESPOSTA AGRESSIVA À PROVOCAÇÃO GRATUITA DO OUTRO COMENTARISTA NÃO ACRESCENTOU NADA À DISCUSSÃO. SENHORES, DISCUTAM OS ARGUMENTOS, SEM ATACAR O ARGUMENTADOR. SE NÃO HÁ ARGUMENTOS A REBATER, MELHOR IGNORAR AS PROVOCAÇÕES E, PRINCIPALMENTE, NÃO FAZÊ-LAS. A MAIORIA DOS COMENTARISTAS, INCLUINDO OS SENHORES COLOMBELLI E WAGNER, JÁ DEMONSTROU VÁRIAS VEZES QUE TEM MATURIDADE PARA TANTO. EXERÇAM ESSA MATURIDADE E DISCUTAM O ASSUNTO. NÃO É DIFÍCIL E HÁ VÁRIOS BONS… Read more »

Luis
Luis
9 anos atrás

Tadinho dos russo, tão bonzinhos e injustiçados…

Enquanto não deixarem seu passado para trás, como fez a Alemanha e ter consciência que estavam errados, vão continuar a ser desprezados por boa parte do ocidente.

Mauricio R.
Mauricio R.
9 anos atrás

Lá por 1975, depois do fim da guerra do Vietnam, da reaproximação EUA/PRC, um ex-Sec Def americano em visita a China, assistia a um exercício de tropas chinesas. Os generais chineses, tdos mto animados, falavam de como derrotariam a infantaria russa, ao que o convidado perguntou: E como os senhores pretendem destruir os tanques sovieticos??? Imediatamente tdos os generais antes extremamente loquazes, se calaram, se entreolharam e exibiram embaraçosas caras de paisagem. Em 1969 devido a disputas de fronteira na Manchuria, o Exército Vermelho invadira um setor do lado chinês. Os soviéticos fizeram o que quiseram, passearam a vontade, sem… Read more »

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Senhores editores e colegas, peço escusas se fui agressivo ( resquícios da minha natureza de infante blindado), todavia, estávamos discutindo Putin, e não o povo russo e a Russia, não fiz apologia aos EUA e não principiei a agredir ninguem. A crítica a um governante russo não é crítica ao povo russo, à Russia e muito menos apologia aos EUA, embora assim o amigo Wagner tenha entendido. Peço escusas a ele e aos demais. Maurício, penso exatamente como tu. Hoje os russos ainda escoram a China com o armamento convencional, mas isso não vai durar muito. Sobrará so a contenção… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
9 anos atrás

Boa lembrança!

(vuuuch… vuuuuchh… o som do vento empurrando os arbustos secos na poeira da velha cidade…)

http://www.youtube.com/watch?v=aJCSNIl2Pls