EUA fecham contrato de US$ 271,4 milhões com a RTX para produção de mísseis antitanque TOW 2B

1
Tow 2B

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou a assinatura de um contrato de US$ 271,4 milhões com a RTX para a produção e entrega contínua dos mísseis guiados antitanque TOW 2B destinados às Forças Armadas norte-americanas. O acordo, com conclusão prevista para fevereiro de 2028, já recebeu financiamento integral no momento da assinatura.

O número exato de mísseis encomendados não foi divulgado, mas a RTX informou que a capacidade de produção atual do sistema TOW permite fabricar até 10 mil mísseis por ano.

Desde o início do programa, mais de 700 mil mísseis TOW já foram produzidos, sendo mais de 11 mil empregados em combate real em diferentes cenários ao redor do mundo. Um dos principais teatros de emprego atual é a Ucrânia, que recebeu cerca de 13 mil mísseis TOW como parte da assistência militar dos EUA.

No território ucraniano, os mísseis são lançados a partir de veículos de combate de infantaria M2 Bradley e de veículos blindados de destruição de tanques baseados no HMMWV. Há ainda a possibilidade de que os EUA tenham fornecido lançadores portáteis, embora isso não tenha sido oficialmente confirmado.

Analistas avaliam que a nova encomenda possa servir para repor os estoques do Exército norte-americano, que podem ter sido impactados pelas entregas a parceiros estrangeiros. O TOW 2B permanece um dos sistemas antitanque mais exportados pelo mecanismo de Foreign Military Sales (FMS), sendo empregado em plataformas como M2 Bradley, HMMWV, Stryker M1134 e em diversas variantes adaptadas para diferentes exércitos aliados.■


Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Clésio Luiz
Clésio Luiz
1 hora atrás

Quer dizer que mísseis guiados à cabo ainda vende feito pão quente. Interessante.