M903 SLAP

O US Department of Defense (DoD) comprou recentemente três milhões de projéteis de 12.7mm (calibre ponto 50) da munição M903 SLAP (saboted light armor penetrator).

A SLAP é uma munição de penetração de tungstênio de 7.62mm, encapsulada numa munição de 12.7mm “sabot”. A munição é 50% mais veloz quando sai do cano e pode penetrar blindagens de 34mm a 500m de distância e 23mm a 1.200m.

Ela é muito útil para enfrentar veículos blindados e helicópteros, com maior poder de destruição e maior precisão.

A SLAP foi desenvolvida nos anos 1980 a pedido US Marine Corps, mas agora é usada também pelo US Army.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PC
PC
14 anos atrás

Pelo furo existente nos cartuchos, deduzo que carrega menos pólvora que o cal. 50 original.
Aliás, pra quê o furo no cartucho? Algum tipo de liberação de pressão?
Sds

Paulo Costa
Paulo Costa
14 anos atrás

PC,os furos significam que a munição não é real,
somente para exposições estaticas.
Conhecida como Sabot,por aqui,conferem grande velocidade inicial,e com certeza são Armour piercing,
fura blindagens a distância.

Samuel Henrique
Samuel Henrique
14 anos atrás

Impressionante como o conceito é valido para diversos calibres.
Uma idéia dos primordios da guerra moderna, sendo empregado em uma metralhadora!!! Falta pouco para os Fuzis de assalto tambem se beneficiarem deste eficiente meio de gerar mais energia, com menos area de contato!
Acredito ser uma solução para os problemas do US Army com o calibre 5,56mm. Uma flechinha para os M-16 ajudaria bastante no desemprenho da munição!

forte abraço.

Bosco
Bosco
14 anos atrás

Samuel, na verdade já existe a munição SLAP em calibre 7,62 mm também. E vale lembrar que houve na década de 80 um programa conhecido como ACR (advanced combat rifle) que visava avaliar conceitos para a possível substituição do M-16. Esse programa mostrou várias inovações possíveis, desde uma “munição sem estojo” até um projétil tipo “flechete” que tinha uma velocidade inicial 50% maior que a do projétil de 5,56 mm. Vale lembrar que antes de ser mais veloz, o conceito “sapata descartável” (discarding sabot) permite uma melhor conservação de energia por uma distância maior devido ao projétil subcalibrado, com menor… Read more »

lucas lasota
lucas lasota
14 anos atrás

Essas municoes possuem um poder perfurante muito alto, mas tambem suas restricoes de uso sao maiores que as municoes convencionais.

Como as sapatas se separam do projetil logo apos a saida do cano, pode causar danos ou ferimentos em quem estiver na zona em frente da arma.