Segundo um analista militar russo, a Venezuela está planejando comprar da Rússia tanques do tipo T-72.

O presidente venezuelano Hugo Chávez disse numa conferência de imprensa, na quarta-feira, que o país pretende comprar vários batalhões de tanques russos em resposta a um possível aumento de militares dos E.U.A. na vizinha Colômbia.

“Os tanques em questão são provavelmentes o modelo T-72, os quais são os que mais se enquadram as necessidades do mercado latino-americano”, disse Konstantin Makiyenko, diretor adjunto do Centro de Análise Estratégica, com base Moscow.

Ele acrescentou que a Venezuela poderia comprar até mesmo novos tanques T-90, mas que, devido ao baixo preço do petróleo nos mercados atuais, seria mais lógico a compra do T-72.

O preço de um T-90 (MBT), fabricados pela empresa russa Uralvagonzavod sendo que o valor médio é de 5-7 milhões de dolares, enquanto o preço do modelo T-72 é de 1-2 milhões de dolares, disse o analista. Um batalhão de tanque russo é composto por 31 tanques.

No ano passado, Uralvagonzavod produziu um total de 165 tanques T-90. Mais da metade dos veículos foram exportados, e os restantes substiuíram alguns dos tanques T-72 usados nas Forças Armadas da Rússia. O analista disse que a Rússia pode ter tanques T-72 disponíveis para a atender a necessidade da Venezuela.

A Venezuela já gastou cerca de 4 bilhões de dolares desde 2005 em armas russas, incluindo helicópteros, caças e fuzis de assalto Kalashnikov.

FONTE: RIA Novosti

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bronco1
Bronco1
14 anos atrás

Que belezinhas…

Agora Venezuela de T-90 ia dar o que falar, hein?

Marine
Marine
14 anos atrás

Cinquini,

O interessante e o noticiado que a Russia em um ano inteiro so trocou 80-90 T-72 pelos T-90, nesse ritmo vai ficar dificil de modernizar…

Sds!

doido
doido
14 anos atrás

bons alvos para os leos do chile!!

FN
FN
14 anos atrás

O T-90 parece se um otimo tanque para nós, leve rapido e agiu só que com um canhão 120mm padrão… o nosso exercito podia estudar o assunto… quanto a Venezuela tomara que continue a se arma, assim nós tambem ^^ nos armamos cada dia mais obrigado Chapolin!!

Marcos
Marcos
14 anos atrás

Do jeito que a Venezuela está se armando parece se preparando para a guerra. O atrito com os EUA não é apenas para disfarçar suas reais intenções?
Seremos nós o alvo?
Como nos sairemos frente à uma aliança bolivariana?

Henrique
Henrique
14 anos atrás

Uma coisa não podemos negar… o fanfarrão do Chapolim está fazendo um papel útil para que a AL iniciasse a ter uma visão mais justa de suas forças armadas. Se talvez não tivéssemos este maluco azucrinando na AL nossas forças estivessem jogadas às traças mais ainda.
Abraços.

F-15
F-15
14 anos atrás

Boa noite pessoal.
Eu estou aqui pensando, os USA estão ali com suas bases na colombia, o chaves se armando, isso nao seria bom pro brasil? não poderia levar o nosso governo a começa a nos arma melhor xd? o problema é se o chaves se arma até os dentes pra gera um conflito com os colombianos ajudados pelo USA e nós continuarmos do jeito que estamos xd

Flavio
Flavio
14 anos atrás

Vamos ver até onde ele realmente aguenta comprar. Bom para as FA´s venezuelanas, apesar de achar que isso é mais para aparecer que para fazer frente aos americanos. Não conheço bem o TO da Venezuela e da Colômbia, mas não tenho certeza se realmente são de grande valia em uma guerra de selva. Aqui no Amazonas por exemplo, estes ai seriam apenas alvos fáceis, não se tratamento de uma guerra urbana, claro. Bom, mas estou sendo leviano, não conheço do assunto. Alguém com mais conhecimento ai poderia dar melhores informações sobre a real utilidade/necessidade e sobre o real aproveitamento que… Read more »

General
General
14 anos atrás

E nós com o URUTU!

Quanta diferença…….

Fernando Cabral
Fernando Cabral
14 anos atrás

Interessante, como um país incapaz de abastecer seu mercado interno com gêneros básicos pode dispender tantos recursos com armas? Coitados dos Venezuelanos, vão pagar a conta da bomba que vai explodir no colo deles, pois muito em breve o chapolin vai ser obrigado a criar um factóide para permanecer no poder, no melhor estilo Malvinas (Falklands).

Robson Br
Robson Br
14 anos atrás

Ditador é assim mesmo. Compra so para desfile. Estratégia é desenvolver seus proprios meios. A Venezuela jogou fora sua melhor fase econômica. Ainda bém que estamos pensando como gastar bem os frutos de nosso pré sal.

Lobo
Lobo
14 anos atrás

Nós com o Leopard 1A5, cerca de 250 unidades.
Dá prá encarar os T-72.
Nosso ponto mais vulnerável frente a um possível confronto com a Venezula seriam seus flankers. Precisamos muito do FX-2.
A velocidade de modernização russa é menor ainda, já que cerca de metade dos T-90 (segundo o artigo) é exportada. Modernização mesmo so de uns 40/ano.
A Russia teve uma queda de pib de mais de 10% no primeiro semestre.
O país está envolvido numa grave crise.

bulldog
bulldog
14 anos atrás

Os T-72 não seriam usados contra nós. Nossa fronteira com eles é uma região da rocha antiga do Maciço das Guianas e selva. Mas eles tem, além da região Andina, a rgião do centro até lá em cima, que tem planície (Orinoco). Para “se proteger” da Colômbia, esses batalhões teriam que ficar na região de Llanos e mais pra cima, perto de Maracaibo, creio eu. sds

WAR
WAR
14 anos atrás

Flavio em 16 ago, 2009 às 20:26

“Não conheço bem o TO da Venezuela e da Colômbia, mas não tenho certeza se realmente são de grande valia em uma guerra de selva.”
—————
Amigo, também estou na Amazônia; tanques só em zona urbana e olhe lá. Por outro lado, em Roraima, há planícies que os Urutus 3 e helicópteros antitanque tirariam de letra
Boa noite a todos!

WAR
WAR
14 anos atrás

Agora, cobertura aérea e sistemas antiaéreos disto estamos precisando rapidinho

WAR
WAR
14 anos atrás

Quato à guerra na selva parceiros, tirando os vietnamitas, americanos e colombianos, não tem pra ninguém. Especialmente com o apoio maciço da população (e isto é um dos X da questão, não esqueçamos)

Lucas
Lucas
14 anos atrás

A Venezuela já deu sinal para a compra de novos blindados, e o Brasil, vai esperar mais o que para comprar um 400 Leopard 2A4?

claudio alfonso
claudio alfonso
14 anos atrás

Esta na hora fazermos como o Chaves e adquirir unidade do Leo 2A4, não se pode dormir tranquilo com essas bases gringas no nosso “quintal”

julio
julio
14 anos atrás

Caro Marcos, penso a mesma coisa. Sds

Spectre
Spectre
14 anos atrás

Não sei pq, mas as vezes temos mania de brincar de “super trunfo” aqui no forte… – Venezuela compra Sukhoy, e nós temos que comprar um mais novo… – Venezuela anuncia compra de T-72 e nós temos q comprar Leo2… Num improvável confronto com a Venezuela será os FX-2 ou mesmos os F-5M (em maior numero) + R-99 não dão conta dos insuficientes Sukhoys venezuelanos? E numa invasão de tanques será que não seria de muito mais valia 1 ou 2 esquadrões de Mi-35 ou AH-1 (só pra falar nos mais baratos a venda)… E convenhamos, mesmo que o Chavez… Read more »

RodrigoBR
RodrigoBR
14 anos atrás

Não adianta comprarmos os Leopard 2 A4 pensando na venezuela ou outro país com fronteira amazônica, não há utilidade para eles lá e ainda levariam semanas para chegarem até lá, pois há poucas estradas que ligam essas regiões ao resto do país, sem falar nas ferrovias. No caso da Venezuela entao, soh se já possuirmos uma quantidade grande em Roraima e Manaus. Roraima ainda possui uma regiao do estado que a vegetacao nao eh mais amazonica e sim uma espécie de cerrado, possibilitando o uso de MBTs.

Caipira
Caipira
14 anos atrás

“…em breve o chapolin vai ser obrigado a criar um factóide para permanecer no poder, no melhor estilo Malvinas (Falklands)…”

Fernando Cabral

Sabe que as vezes eu imagino um cenário assim … e a Agentina de hoje adianta o resultado pra Venezuela…Ditaduras dão nisso…

Quanto aos tanques…acho que meia dúzia de aquisições de equipamentos não tornam nenhum um país uma potência militar…creio que estamos em um caminho mais produtivo SE a END se concretizar…

jose greff
jose greff
14 anos atrás

Os T-72 não vão ser usados na fronteira com o Brasil. Mas na região da planície do Orinoco, onde estão concentrados os campos petrolíferos da Venezuela. Na verdade Chavez está comprando tanques mais para sua autofefesa do que para atacar alguma nação vizinha, já que nas suas próprias palavras os USA estariam pretendendo se “apropriar” dos tais campos.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Amigos, essas armas são absolutamente inúteis para uma guerra na selva e na montanha (Brasil/Colômbia). Também são pouco úteis para a Venezuela (exceto a Planície do Orinoco e algumas outras poucas áreas). Motivo pelo qual penso que o que o Bufão está é com “cagaço”(injustificado, óbvio) de uma invasão americana/colombiana, porque ele sabe que não poderá usá-las para atacar a Colômbia, muito menos o Brasil. Na verdade, na verdade, Blindados e CCs são armas de emprego cada vez mais reduzido, por força da evolução dos Helis “Caça-Tanques” e das armas anti-carros. Isso é um fato no mundo todo, mas é… Read more »

Flavio
Flavio
14 anos atrás

War,

Moro em Manaus, e conheço pouco Roraima.

Realmente, em Roraima da para usar tanques, tem boas planícies, etc..

Mas, nas fronteiras Colômbia/Venezuela e Colômbia/Brasil, acredito não existir a possibilidade de usar estas máquinas….É selva pura.

Por isso minha dúvida sobre a real utilidade destes tanques. Se ele fosse um pouco mais inteligente, deveria ter optado por helis de ataque/transporte, equipamentos para inft leve, sistemas AA, etc…

Mas acho que para ele, tamanho é documento, e que meia duzia de tanques vai faze-lo ter condições de encarar os americanos.

Marcelo Tadeu
Marcelo Tadeu
14 anos atrás

Felipe Cps e War,

Vcs tiraram a minha dúvida. Aquilo lá é selva pura!!! Os tanques são de pouca utilidade neste TO. Por isso todos os nossos RCCs (1º e 3º RCC que ficavam no RJ e outros)foram deslocados para o Sul.

Sds,

welington
welington
14 anos atrás

Fico a imaginar a Venezuela com 100 MTBs T-72, 200 BMP-3, alguns T-90, 24 caças SU-30 MKV, 140 SU-35 BM, 36 SU-34, 5 aeronaves de alerta antecipado A-50, 50 helicópteros MI-28 e KA-50, 30 sistemas de artilharia BM-30 Smerch, alguns sistemas de defesa antiaérea como BUK-M1/M2, Pantsyr-S1 96K6, TOR-M1, S-300,S-400, 10 submarinos classe Kilo, e algumas dezenas de navios patrulha, corvetas, fragatas, ETC., eles teriam um ótimo poder de defesa e que poder…

Felipe
Felipe
14 anos atrás

Eles(a venezuela) estão se armando para dar um golpe de estado isso sim, faz tempoquetão caçando opositores, fechando a imprensa e coisas do tipo.

Lucas
Lucas
14 anos atrás

Caros amigos, repensando nos fatos, os veículos blindados sõ realmente inúteis num eventual ataque ao Brasil, pois a regiao é de selva, o que impede de blindados prosseguirem, mais também se pensarmor um pouco, a venezuela esta comprando esses T-72, tem 24 sukhoi su-30,centenas de fuzis ak-47,baterias antiaerea, entre outras aquisições de menor repercução, mas eles tem condições de dar a correnta manutenção nesses meios? Tem logística para o transporte de armamentos, combustíveis, munição, etc? E cá entre nós, o petróleo não esta com um preço que digamos assim, bom para se vender, com quedas seguidas de quedas de preço.… Read more »

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Pô Welington! “140 SU 35 BM e helicópteros KA50”?????? Nem que o petróleo estivesse a US$100 o barril! A Venezuela ainda não tem capacidade nem de operar “full” os Sukhoys que já comprou, que o diga mais 150 SU35BM! E digo mais, heli KA50 nem em sonho….os próprios russos desenvolveram o KA52, se não me engano, porque os sistemas do 50 são tão complicados que um único operador não dá conta de tantos sistemas! Se os próprios desenvolvedores do aparelho admitem que o bicho é complicado, que o diga os venezuelanos. Daqui a pouco ce vai “imaginar” o Chaves nesse… Read more »

Lol
Lol
14 anos atrás

eita, e os paises da america do sul nao tem armamento nenhum>>>a venezuela pelo jeito tem o melhor e maior poder belico da america do sul( nao sei a colombia)

Lol
Lol
14 anos atrás

lembrando que—os EUA tao montando bases na colombia para (pode ser isso) 1-“sugar”o maximo de petroleo para estocar, jah que se nao me engano em +ou- 2020 ou+, o petroleo nas reservas vao acabar– 2- roubar riquesas naturais, recursos e fazer um “estudo ou mapeamento” da amazonia para atacar algum paiz — 3-montar uma base nuclear com varios silos para efetuar um ataque mais rapido e de forma mais efetiva os paise da america so sul— OBS: a colombia tem uma divida imensa com os EUA,para emprestimos para comprar helicopteros , avioes, armamentos etc;…..

Lol
Lol
14 anos atrás

pq a venezuela nao compra logo uns 1000 MIG 15, 1000 MIG21, UNS a pistao da 2WW, MAIS UNS 2000 T34 ,uns Mosin_Nagan…

konner
konner
14 anos atrás

Pessoalmente imagino que as pretenções Venezuelanas em termos de blindados não passa por um grande numero de veiculos mais pesados devido a inviabilidade no TO Venezuelano. Ou seja o número de T-72 não creio ser siguinificativo, acredito num númro maior de veiculos leves e rapidos porem, com grande poder de fogo. Imagino que o numero maior será de 2S25 Sprut-SD. O Sprut SD está em fase de incorporação no exército russo. Ele destina-se essencialmente a dar apoio a tropas e embora a sua peça principal de 125mm seja equivalente à dos carros de combate T-90, o veículo é muito leve… Read more »

Luis
Luis
14 anos atrás

Vocês estõ viajando na Maionese, o Chavez Nunca disse, pensou em invadir nossas fronteiras, da onde vocês tiraram isso??

Pelo contrario ele sempre fala que o brasil tem que se unir a venezuela contra os yankes….

vocês precisam ler mais!!

Spectre
Spectre
14 anos atrás

Wellington Acho que os tempos são outros. No outro post vc comentou 1000 PAK FA p/ Russia, Venezuela com 140 SU-35, 50 Mi 28… Ainda ignorando todo os aspecto econômico,mas não sei, os tempos são outros… Os vetores (sejam terrestres, navais e principalmente os aéreos) são cada vez mais complexos e polivalentes. EUA vão substituir 220 P-3 por 108 P-8 Poseidon, EUA substituiriam A-6, A-7 e F-14 por F/A-18… e por aí vai… Uma FAV com 50 SU-27/35 e uns 24 à 36 Mi-35 (e treinamento e misseis para eles já seria algo muito mais factível e útil). Seria algo… Read more »

welington
welington
14 anos atrás

Paulo como bem disse no meu post, fico a imaginar, acho que este é um dos grandes sonhos do Hugo Chaves, não disse que os mesmos têm reais pretensões de adquirir todos estes equipamentos e nestes números… Spectre estes vetores seriam para defesa, para a Venezuela entrar em guerra contra os EUA ela teria que ser atacada, mas para se lançar Tomahawks tem que se chegar próximo da costa e esta é uma manobra bastante ariscada com 10 submarinos classe Kilo, dezenas de navios patrulha, corvetas, fragatas e esquadrões de SU-34 patrulhando as águas venezuelanas…. Como descrito no meu post… Read more »

RdoCosta
RdoCosta
14 anos atrás

Sei que não podemos comparar, mas na II Guerra, os franceses achavam que nas florestas das Ardenas os alemães não encontrariam meios para usar seus Panzer’s. Mas o que a historia mostra é que os alemães conseguiram, atacaram a famosa linha Maginot pela retaguarda e cercaram franceses e principalmente os ingleses em Dunquerque. Em suma, ganharam a guerra!!

Alexandre G.R.S.
Alexandre G.R.S.
14 anos atrás

Srs, como escrevi no outro blog: todo esse movimento que observamos na AL com a compra de sistemas de defesa Russos, a utilização de bases militares colombianas por forças EstadoUnidenses, a apoximação da França junto ao Brasil e de certa forma Argentina dentre outros movimentos que não vem a publico, tudo no mostra que estamos assistindo á uma reedição da guerra fria.
Muito além da mera compra de armas esta a aceitação de influência de polos dominantes.
Observamos um grande jogo com cada jogador utilizando de estratégias astutas e táticas inteligentes.
Será interessante daqui para a frente.
Esperemos para ver.

marujo
marujo
14 anos atrás

Depois da Guerra do Golfo, em que os T-72 iraquianos foram destruídos facilmente pelos M-1 Abrams, pergunto se esses carros tem alguma utilidade nos TO atuais ainda que modernizados.

SNIPER
SNIPER
14 anos atrás

já tinha comentado no poder aereo,a intenção real do Hugo Chaves é,o primeiro e unico lider do Estados Bolivarianos do Sul,ele ja comecou a sua empreitada a tempos,entre nossos politicos ele ja consiguiu varios adpetos,infiltrou varios espiões entre o povo,não sei se o termo certo é espião mas,ele quer disciminar as idéias bolivarianas,da criação desse estado novo. esquecerão de juntar aslistas acima os 5000 mil DRAGUNOV que ele comprou para armar os simpatizantes bolivarianos. Um possivel primeiro passo seria conquistar oa guianas,e depois adentrar pelas fronteiras brasileiras,a Russia e a China são coniventes com tais planos,vão se aproveitar da loucura… Read more »

Harry
Harry
14 anos atrás

Caro Alexandre G.R.S.só não é a reedição da guerra fria por ter nessa epoca duas superpotencia, hoje só temos uma.
Mais voce tem razão quando diz que o tabuleiro esta com movimentos de peões até a pouco tempo imaginaveis, um deles é o Brasil, como já tinha dito esse acordo, com a Colombia é um divisor de agua.
Concordo mais ainda quando voce fala que “Muito além da mera compra de armas esta a aceitação de influência de polos dominantes”.
Ai esta o interesse e a vontade da França em nos fornecer tecnologia.
Abs

Alexandre G.R.S.
Alexandre G.R.S.
14 anos atrás

Prezado Harry Você está certo. Realmente uma reedição da guerra fria foi um pouco demais! mas disse isso pela disputa travada entre a Russia e os EUA no fornecimento de armas e influência, por isso da concordância dos Colombianos em ceder bases aos americanos bem como a aceitação dos Venezuelanos da influência Russa. E dentro dessa dinâmica toda, vejo até com bons olhos nos alinharmos mais com França ou outros paises mais neutros do que entrar nas esferas Americana e Russa. Claro que todos querem a sua parcela de vantagem inclusive os frnceses mas agora o tempos são outros e… Read more »

jocelsom
jocelsom
14 anos atrás

Voces pensam em ataque a Venezuela ou Brasil. Pesquisem um pouco da historia sobre a America Latina, leiam o livro “Veias abertas da America latina”, talvez entendam um pouco a politica americana em relação a nos da Am.Latina. Alem desse a outros. Nos nos armamos, alguem faz um risco no chão e pedem pra quem for homem que pizem primeiro, ai começa a paulera, assim podem vender armas, prestar serviço de consulta militar, acabando por colocar suas forças para controlar o pais e dominar sua economia e riquezas minerais. Lembrem: Afeganistão, Iraque, Coreia, etc… E nós somos para eles um… Read more »

BEZERRA
BEZERRA
14 anos atrás

Será que os senhores estão a fantasiar? Não creio que estejamos no limiar de uma partilha de terras na america latina. Não esqueçamos um detalhe importante: EUA não é invencível. Que diga o Iraque e o Afeganistão. A melhor de todas as guerra é a guerrilha. Custa pouco e morre menos enquanto os adversários gastam mais e e contabilizam seus mortos.

Nicholas
Nicholas
13 anos atrás

Não são tanques T-90 os tanques verdes na última foto?

Alexandre
Alexandre
13 anos atrás

nao sou militar, mas gosto do assunto, e pelo que ja li e pesquisei a sra.Venezuela pode comprar quantos tipos de armamentos do mais modernos, sabemos leigos, que para tal façanha, teriam que ter bons estrategistas, tecnicos treinados por bons anos nessas novas maquinas tecnologicas, contar com o patriotismo do proprio cidadao local, enfim, teremos um futuro SOLANO LOPES do seculo XXI e o final todos nos sabemos no que vai dar, ….Apesar de tudo que se passa aqui, o nosso Brasil é unido em tudo, sabemos que uma eventual guerra com os mesmos, nao iria faltar patriotas para tal… Read more »