A simples travessia do Atlântico se fizera para o Regimento Sampaio seu primeiro florão: fez parte da primeira força terrestre latino-americana a cruzar mares para combater numa guerra européia.

Alertados pelos torpedeamentos da costa brasileira,  a viagem se fez em comboio escoltado até Gibraltar por belonaves de guerra americanas e brasileiras.

* Durante a viagem, no primeiro numero de  ” E a Cobra Fumou “, jornal improvisado de bordo dirigido pelo Cap. Pitaluga, apareceu um artigo com o titulo ” Sugestão do Regimento Sampaio “, em que o autor, oficial do nosso Regimento, propunha a adoção de um distintivo humoristico para a F.E.B. à americana com base no já famoso slogan da cobra fumando.

Cruzado festivamente o Equador, dias depois o comboio defrontava as calmarias da costa africana, evocando aquelas 13 rústicas naus de Pedro Alvares Cabral que, 450 anos antes, pelo aviso  de Vasco da Gama delas se deveria afastar. Viveu in locco o Regimento a influência daquelas paragens no descobrimento do Brasil…

A passagem por Gibraltar se fêz à noite, não sem que se pudesse vislumbrar, muito al longe, o Farol de Trafalgar, diante do qual o Grande Nelson destruiu a esquadra francesa, e com ela as esperanças de Napoleão de invasão a Inglaterra…

No dia seguinte, o comboio passou ao largo das Baleares, a ilha dos amores de Chopin e George Sand…

Continua….

Fonte: Do Terço Velho ao Sampaio da F.E.B.

Ilustração: Retirada do site http://www.rudnei.cunha.nom.br/FEB/index.html

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments