Recentemente, o Exército dos Estados Unidos em conjunto com o Comando de Operações Especiais encomendou canhões sem recuo suecos Saab Bofors Carl Gustav M3 no valor de US$ 31.5 milhões.  Até então, a arma constava apenas do inventário das Forças Especiais daquela Arma, mas a sua munição ADM  401(do tipo flechete, para emprego em áreas urbanas ou em selva) certamente atraiu o interesse do US. Army como um todo.

Além da AD401, o Carl Gustav M3 pode disparar outros dez tipos de munição em 84mm: a explosiva anti-tanque HEAT 751, capaz de penetrar até 500 mm em blindagens ERA;  HEAT 551C, projetada para destruir fortificações; a HEDP 502, para blindagens mais leves e paredes; a MT 756, capaz de atingir um alvo protegido por um obstáculo, primeiro penetrando neste e a seguir explodindo no alvo; a ASM 509, projetada especificamente para neutralizar prédios e fortificações, podendo usar detonação retardada; a 441D, que pode ser detonada no ar, atingindo tropas em trincheiras; a SMOKE 469C, que produz nuvem de fumaça e a ILLUM 545C, para a iluminação de alvos.

FONTE: US Army e Saab Bofors Dynamics

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

O Carl Gustaf M3 de 84 mm não é um “… lançador de foguetes …”.

Ele é um canhão sem recuo.

Outrosim não consegui entender a frase: “… mas a sua munição ADM 401 (do tipo flecha, para a proteção em ambientes fechados, como no combate em áreas urbanas ou em selva) …”.

Por favor, esclareça.

Bacchi

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

Sergio, muito obrigado por sua gentileza.

Lendo o prospecto da SAAB recomendo mudar de:

“… mas a sua munição ADM 401(do tipo flecha, para emprego em ambientes fechados, como no combate em áreas urbanas ou em selva) …”.

para:

“mas sua munição ADM 401 para defesa de area.”

A designação “tipo flecha” bem como “ambientes fechados” não tem absolutamente nada a ver com esta munição.

Bacchi

Bosco Jr
Bosco Jr
12 anos atrás

É só trocar a “flecha” pelos “flechetes”. rsrsss

Edicarlos Pereira
Edicarlos Pereira
6 anos atrás

Sérgio: excelentes matérias! Parabéns! O ForTe tem canal no YouTube? Abraço!