Brasil é alvo prioritário da espionagem dos EUA

24

PRISM

vinheta-clipping-forte1O Brasil é um dos alvos prioritários da espionagem feita pela Agência de Segurança Nacional dos EUA, com o monitoramento de centenas de milhares de ligações e mensagens de pessoas e empresas no país, segundo revelou na edição deste domingo o jornal O Globo.

O jornal diz ter tido acesso a documentos que comprovam a espionagem, coletados por Edward Snowden, o ex-técnico da agência americana, a NSA (Agência de Segurança Nacional) que delatou o esquema secreto no mês passado.

Entre os autores da reportagem está Glenn Greenwald, que publicou no britânico The Guardian as primeiras informações do tema, com base em papéis de Snowden.

Para a coleta de informações no Brasil, diz o texto, o programa usado foi o Fairview, desenvolvido pela NSA em parceria com gigantes privados de telecomunicações.

No acesso às informações brasileiras por meio do software, a NSA se valeu das alianças corporativas entre uma grande empresa do setor de telefonia nos EUA – cujo nome não é revelado – e empresas brasileiras.
“Não está claro se as empresas brasileiras estão cientes de como a sua parceria com a empresa dos EUA vem sendo utilizada”, segue O Globo, que não cita nomes.

Para fazer a espionagem nos EUA, o governo conta com uma autorização secreta da Justiça para fazê-lo.
A revelação de que a espionagem maciça acontece no mundo inteiro levou a protestos contra os EUA, entre eles da União Europeia.

FONTE: Folha Online

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz
Clésio Luiz
10 anos atrás

Agora vamos comprar os Super Hornet sem acesso ao código fonte porque os irmãos do norte são totalmente confiáveis!

Requena
Requena
10 anos atrás

Cuidado com o que vocês escrevem aqui.
Obama tá de olho… 😀

Lyw
Lyw
10 anos atrás

Obama não está nem aí pr ao que falamos ou pra nossas questões políticas…

O interesse é apenas no que nossas empresas estão desenvolvendo, produzindo, lucrando e o que elas pretendem fazer, investir, etc…

A espionagem é econômica… E a razão não é difícil de justificar… A economia norteamericana já não é o que era a muito tempo… E a informação é um bem precioso na “guerra” econômica.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Eu sempre falo bem dos americanos, apoio a compra dos F-18 (ou F-35) e não gosto de comunista.

Já podem me fornecer um Green Card!!!

MAD DOG
MAD DOG
10 anos atrás

Ora, ora, o que vem a ser ESPIONAGEM??? O que uma agência de ESPIONAGEM FAZ??? Que recursos usam para tal??? SUN TZU, trata como uma das maiores prioridades de um ESTADO, a informação, espionagem em um de seus 13 capítulos em Arte da Guerra. O que esperar de uma agência de espionagem, um ofício e pedido de autorização para nos investigar, espionar!!! A única que conheço que faz isso brilhantemente é o Vaticano, com a liturgia da confissão, aliás criada com esse propósito, se não me engano na Idade Média, e se arrasta até os dias atuais!!! …rsrs Percebo algumas… Read more »

Soldat
Soldat
10 anos atrás

Pois é são amigo, irmão e nosso maior aliado.

Pensamento filosófico imaginem se não fossem nosso irmão camarada, amigo e aliado maior?

Daglian
Daglian
10 anos atrás

Gostaria de saber em que momento os EUA disseram que são nosso maior amigo, ou que farão de tudo pela segurança e bem estar do Brasil. Também queria saber se o Brasil também disse algo do tipo. Não, nem um fez isso, porque entre países existem INTERESSES. Novamente aparecem comentários do tipo “isso porque eles são nossos amigos”… os EUA NÃO são nossos amigos, assim como NÃO HÁ PAÍSES AMIGOS. Existem aliados. E o que fizemos para provarmos que somos aliados dos EUA além de um punhado de tratados? Isso não é exclusividade do Brasil, esses atos de espionagem ocorreram… Read more »

GBento
GBento
10 anos atrás

Sei que é tautologia, mas…

Agências de espionagem servem pra espionar.

Difícil é entender as republiquetas de banana da AS sempre pegar o Brasil de calças curtas, como no caso da refinaria da Petrossauro na Bolívia.

A ABIN serve é pra quê mesmo?

akhorus
akhorus
10 anos atrás

(Wagner) então estou ferrado… já descobriram tudo. Meu blog pró-Russia, meus comentários russófilos… eu sabia, bem que aqueles dois caras de terno preto perto da minha casa estavam muito estranhos… eu fiquei me perguntando pq usavam um exemplar do N. York Times para se esconderem … KKKKKKKKKKKKK !!!! 🙂

galera, acho que isso tudo é alugação. Duvido que o americano tenha algo para procurar aqui. Acho que exageraram nessas tais fontes.

Enfim, talvez eu saia de cena por uns tempos… KKKKKKKKKKKK !!!

( O Vader bem que me avisou né, eu não quis ouvir… KKKKK !!) 🙂

Soldat
Soldat
10 anos atrás

“Brasil e Estados Unidos são como dois amigos de longa data: um sempre espera poder contar com o apoio do outro. Por mais que eles às vezes se afastem um pouco um do outro, que discordem e até possam esquecer de dar o valor e o prestígio que o outro amigo merece, eles nunca rompem este laço.”

fonte:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1401819-5602,00-PARCERIA+ENTRE+BRASIL+E+EUA+NAO+SE+ABALA+COM+DISCORDIAS+DIZEM+PESQUISADORES.html

kakakakakakakaka…….

andersonrodrigues1979
andersonrodrigues1979
10 anos atrás

Mui amigos esses estadunidenses, sera que eles estão interessados em transferir tecnologia para o Brasil junto com a comprar dos caças, pois não parece que confiam tanto assim nos Brasileiros.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Os que miam para Evo já podem bater no peito e cobrar uma resposta dos EUA.

CorsarioDF
CorsarioDF
10 anos atrás

Eu não confio nem na minha mãe, ainda mais no Brasil, EUA, Rússia, UE, etc…

Todo mundo espiona todo mundo!!!

Pra mim isso tudo é papo furado.

Não há certo, nem errado, o que há é o que e aonde eu ganho!!! Simples assim.

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Todos os paises tem serviços de espionagem, e espionam mesmo paises aliados. No caso dos EUA, se de fato espionam também o Brasil, motivos pra isso não faltam. Primeiro, um governo alinhado com a escória do planeta, seja bolivarianos seja com o Irã, ou esquerceram o episódio que o cachaceiro se meteu e negociar em prol do Irã? Isso não bastasse, na nossa região da tríplice fronteira e froteira sul do RS residem muitos simpatizantes da causa radical islâmica, e potenciais apoiadores inclusive da Al qaeda. Assim se espionam, isso nada me supreende. Os chineses espionam os russos espionam, os… Read more »

nunes neto
nunes neto
10 anos atrás

Nem satélite de comunicação nós temos, vcs queriam o que?Se vc tivesse acesso as ligações de seu vizinho, fala a verdade de vez em quando ia ouvir né?Só para saber o que ele fale de ti ou dos outros entre outras coisas,normal e aceitável, agencia de espionagem serve para isso espionar, se fosse para pedir autorização não seria espionagem, todos fazem isso, EUA, França,UK, Brasil etc…Não vamos ser sensacionalistas

Drcockroach
Drcockroach
10 anos atrás

Penso que o que a NSA fez(faz) nos EUA eh uma violacao dos direitos individuais deles e da Constituicao Americana. E isto nao tem nada de anti-americanismo, meu filho eh americano, e estudei e admiro os principios que nortearam a fundacao da Republica Americana, p/ mim muito mais importantes que a Revolucao Francesa. Mas tb entendo que os americanos se dividam entre seguranca e liberdade devido aos fatos recentes, embora nao concorde. Mas mesmo assim, lah existe 11 juizes em uma corte especial e secreta que autorizam coleta de dados em massa sem causa provavel de crime (um eventual) cometido… Read more »

Drcockroach
Drcockroach
10 anos atrás

“Alberto” = “Almeida”!

Drcockroach
Drcockroach
10 anos atrás

Acho que meu “P.S.” mais acima foi um pouco indelicado com os colegas, e assim peco desculpas pois minha intencao nao era esta. Nao irei mais debater este tema em especifico mas, eventualmente devido a limitacoes de tempo, ainda irei ler comentarios.

Continuo, no entanto, lendo as materias do Blog.

[]s!

akhorus
akhorus
10 anos atrás

Lamento que vc chame o Irã de escória do planeta, Colombelli.

Espero que vc se refira ao governo deles, não ao povo…

Cuidado com esses radicalismos de blog, camarada…

Vader
10 anos atrás

Peraí, até onde entendi da reportagem do Globo a tal “espionagem” teria ocorrido até 2002!!!! Ou eu tô ficando maluco ou tem gente aqui que não está falando coisa com coisa. Dois mil e dois senhores: isso não tem NADA a ver com FX2! Aliás, a espionagem sobre o Brasil antes disso não é novidade para ninguém. O caso mais clássico é o do SIVAM/Raytheon: a CIA/NSA usou o sistema Echelon para plotar negociações entre a então Thomson-CSF francesa (atual Thales, uma das empresas do Consórcio Rafale) e o governo brasileiro, visando fraudar a licitação do SIVAM. Confrontado com a… Read more »

GBento
GBento
10 anos atrás

Tenho certeza que os EUA espionam até mesmo Israel.

E continuo achando que errado é o Brasil que tem um serviço de inteligência extremamente tosco; onde o nome dos agentes com número de documentos, às vezes até endereço, freqüentemente sai na imprensa.

Contra-espionagem? A impressão que se tem é de que não avisaram ninguém no Brasil ainda sobre o que seja isso.

Não adianta mimimi, quem tem competência defende seus interesses, quem não tem chora as pitangas.

MAD DOG
MAD DOG
10 anos atrás

A Informação é de VITAL importância para o ESTADO. Se à ABIN não ficasse fuçando a vida de políticos de oposição aqui, a mando dos PTralhas (Temos outros órgãos por aqui para esse tipo de coisa como o MP) e executasse de fato o seu papel ESPIONAGEM/ CONTRA-ESPIONAGEM, com certeza não teríamos perdido as refinarias de gás para à Bolívia, as FARCs não financiariam o MST e Traficantes do Rio, etc. … Como sou inocente!!! … Mas é claro!!! Se isso de fato ocorresse, nem o PT estaria aí fazendo o que quer!!! Como comentado pelo Vader, é um clássico… Read more »

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Drcrock Não vamos confundir as coisas. Lá como aqui precisa ordem judicial pra quebra de sigilo em regra, mas esta espionagem é feita sem autorização e contra a lei, tanto lá como aqui. Aqui somente sigilio telefônico e de cartas, este ultimo no caso dos presídios e excepcionalmente, tem admitido seu sigilo quebrado, embora a interpretação literal da CF/88 so autorize dos telefones. Eu mesmo certa feita ja tive oportunidade de determinar uma quebra de sigilo telefônico e mais de uma vez vi os resultados em processos. Isso so ocorre com pedido da autoridade, oitiva do MP e tudo o… Read more »

Msdh
Msdh
1 ano atrás

10 anos se passaram e isso vai ficar no limbo.
Quais penalidade vamos impor aos americanos?
Eu sugiro confiscar empresas prender americano e multar o governo americano em 900 qudrilhoes de doletas