Compra de sistemas antiaéreos russos: ‘precisamos conhecer os detalhes’

4

CREDN aprova requerimento solicitando informações sobre as negociações com os russos

 

KBP-Pantsir-S-SPAAG-SAM-3S

vinheta-especial-forteA Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, aprovou nesta quarta-feira, 11, requerimento do deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), solicitando informações do ministério da Defesa acerca das negociações já iniciadas com o governo russo para a aquisição de duas baterias antiaéreas de baixa altura (IGLA) e três de média altura (PANTSIR-S1), com os respectivos itens logísticos, de simulação e capacitação de operação e manutenção.

Pellegrino lembrou que em 2012, o ministério da Defesa criou um Grupo de Trabalho com o objetivo de instruir os referidos processos de negociação com os fornecedores russos. “A decisão menciona a transferência irrestrita de tecnologia, por dispensa de licitação, mas precisamos conhecer os detalhes acerca dos custos, do percentual mínimo de nacionalização e de como se dará o compartilhamento das tecnologias, além da necessária participação de empresas brasileiras nestes contratos”, explicou o deputado.

De acordo com o ministério da Defesa, as negociações em relação aos sistemas de artilharia antiaérea IGLA e aos subsistemas de controle e alerta do Sistema de Artilharia Antiaérea de média altura, composto de três sensores e três centros de operações de artilharia antiaérea, nacionais, que integram as baterias ao Sistema de Defesa Aeroespacial brasileiro, serão conduzidas pelo Comando do Exército, enquanto as negociações para a aquisição das baterias PANTSIR-S1, ficarão a cargo do Comando da Aeronáutica.

O presidente da CREDN informou ainda que o assunto será discutido pela Comissão com o ministro da Defesa, Celso Amorim, em data a ser negociada.

FONTE: Assessoria Internacional e de Comunicação – Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional Câmara dos Deputados

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando "Nunão" De Martini
Editor
10 anos atrás

Apenas para conhecimento, desconheço outra mídia da imprensa (leiga ou especializada) que tenha publicado a notícia sobre a autorização de início das negociações antes do Blog das Forças Terrestres, que divulgou o fato logo após ser publicado no DOU, na quinta-feira passada.

http://www.forte.jor.br/2013/09/05/autorizado-o-inicio-da-negociacao-do-sistema-pantsir-s1-de-defesa-antiaerea/

Depois que saiu aqui, a notícia espalhou geral. E, no início da noite, já estava também na Folha de São Paulo e outros jornais.

eduardo.pereira1
eduardo.pereira1
10 anos atrás

Será que esta turma do Pellegrino nao vai avacalhar o andsamento das coisas em vez de ajudar nao hein Nunao ??
Sds.Parabens pelo pioneirismo em varias matérias!!

wwolf22
wwolf22
10 anos atrás

as duas baterias de Iglas serao para o EB ??