Home Defesa Antiaérea Compra de sistemas antiaéreos russos: ‘precisamos conhecer os detalhes’

Compra de sistemas antiaéreos russos: ‘precisamos conhecer os detalhes’

273
4

CREDN aprova requerimento solicitando informações sobre as negociações com os russos

 

KBP-Pantsir-S-SPAAG-SAM-3S

vinheta-especial-forteA Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, aprovou nesta quarta-feira, 11, requerimento do deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), solicitando informações do ministério da Defesa acerca das negociações já iniciadas com o governo russo para a aquisição de duas baterias antiaéreas de baixa altura (IGLA) e três de média altura (PANTSIR-S1), com os respectivos itens logísticos, de simulação e capacitação de operação e manutenção.

Pellegrino lembrou que em 2012, o ministério da Defesa criou um Grupo de Trabalho com o objetivo de instruir os referidos processos de negociação com os fornecedores russos. “A decisão menciona a transferência irrestrita de tecnologia, por dispensa de licitação, mas precisamos conhecer os detalhes acerca dos custos, do percentual mínimo de nacionalização e de como se dará o compartilhamento das tecnologias, além da necessária participação de empresas brasileiras nestes contratos”, explicou o deputado.

De acordo com o ministério da Defesa, as negociações em relação aos sistemas de artilharia antiaérea IGLA e aos subsistemas de controle e alerta do Sistema de Artilharia Antiaérea de média altura, composto de três sensores e três centros de operações de artilharia antiaérea, nacionais, que integram as baterias ao Sistema de Defesa Aeroespacial brasileiro, serão conduzidas pelo Comando do Exército, enquanto as negociações para a aquisição das baterias PANTSIR-S1, ficarão a cargo do Comando da Aeronáutica.

O presidente da CREDN informou ainda que o assunto será discutido pela Comissão com o ministro da Defesa, Celso Amorim, em data a ser negociada.

FONTE: Assessoria Internacional e de Comunicação – Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional Câmara dos Deputados

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando "Nunão" De Martini
Editor
6 anos atrás

Apenas para conhecimento, desconheço outra mídia da imprensa (leiga ou especializada) que tenha publicado a notícia sobre a autorização de início das negociações antes do Blog das Forças Terrestres, que divulgou o fato logo após ser publicado no DOU, na quinta-feira passada.

http://www.forte.jor.br/2013/09/05/autorizado-o-inicio-da-negociacao-do-sistema-pantsir-s1-de-defesa-antiaerea/

Depois que saiu aqui, a notícia espalhou geral. E, no início da noite, já estava também na Folha de São Paulo e outros jornais.

eduardo.pereira1
eduardo.pereira1
6 anos atrás

Será que esta turma do Pellegrino nao vai avacalhar o andsamento das coisas em vez de ajudar nao hein Nunao ??
Sds.Parabens pelo pioneirismo em varias matérias!!

wwolf22
wwolf22
6 anos atrás

as duas baterias de Iglas serao para o EB ??