A presidente conversou ontem por telefone com Barack Obama, mas não ficou satisfeita com as explicações sobre espionagem no país

 

ILIMAR FRANCO

vinheta-clipping-forte1BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff decidiu não viajar para os Estados Unidos em outubro, pois não ficou satisfeita com as explicações sobre a espionagem americana no país. A viagem estava marcada para 23 de outubro.

O anúncio oficial será feito ainda hoje. A presidente Dilma e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversaram por telefone ontem durante 20 minutos sobre a revelação de que a agência americana de segurança espionou comunicações de brasileiros, incluindo a própria Dilma e a Petrobras.

A presidente Dilma gostou da conversa telefônica com Obama ontem, mas, mesmo assim, decidiu não viajar porque é preciso deixar muito bem marcada a insatisfação do Brasil com os fatos de que o país foi vítima e com as explicações dadas pelo governo americano.

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, que esteve em Washington tratando da espionagem com o governo americano, acompanhou a conversa dos dois presidentes. Até o telefonema, a tendência da presidente era cancelar a viagem, pois a resposta do governo americano aos questionamentos do Brasil sobre o monitoramento das comunicações não convenceu o Palácio do Planalto.

Também ontem, Dilma Rousseff confirmou que vai falar da espionagem americana durante o discurso que fará na sessão de abertura da assembleia geral da ONU em Nova York, daqui a uma semana. Em entrevista concedida na sala VIP do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Dilma destacou que seu discurso vai salientar a necessidade de se manter a neutralidade da rede mundial de computadores e a proibição de usar a internet para ações de espionagem. Segundo ela, o presidente dos Estados Unidos já foi informado do teor do discurso.

FOTO: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério
Rogério
10 anos atrás

Acho que ela esta certa, errada esta em não possuir um serviço de intelgencia digno do país, quem sabe agora ela invista mais em defesa …… maaaas

Edgar
Admin
10 anos atrás

Próximo passo: Anúncio do cancelamento em definitivo do FX-2.

Minha última esperança era com os americanos.

Game over.

Pelo menos é uma forma de terminar a novela.

Vader
10 anos atrás

Prevaleceu a politicagem barata, como era de se esperar do governo da gerenta do PT. Aquela do Foro de São Paulo. Aquela que recebe ordens de Havana. Alguns fatos desse causo todo: 1. Não há prova ou sequer evidência alguma de prejuízo ou ação danosa dos EUA ou suas empresas contra o Brasil, seus governantes ou suas empresas; 2. A PeTralhada podre achou a desculpa que queria para engavetar mais uma vez o FX2. Que venha o JF-17 “Thunder”… 3. A corja que nos governa joga para a torcida (público interno), mais uma vez, “peitando” o USA sem necessidade ou… Read more »

Jackal975
Jackal975
10 anos atrás

Considerando que essas viagens de políticos pro exterior quase sempre se transformam em um belo “trem [voador] da alegria”, nem dá pra ficar chateado com a decisão…o cofre da Viúva agradece.
Tomara que usem o KC-767 apenas para REVO, porque se usarem para o “transporte de autoridades”, já viu, ao menos o ACJ carrega “menAs” gente.

joao.filho
joao.filho
10 anos atrás

Mas sabendo que se trata do governante mais patético que já sentou-se na Casa Branca desde Jimmy Carter (no mínimo), provavelmente o cidadão apenas dará de ombros…

Mylord. eres Republicano??? rsrsrs

Edgar
Admin
Reply to  joao.filho
10 anos atrás

joao.filho, Republicano??? Ele é Imperialista!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Darth_Vader#Lorde_Sombrio_de_Sith

😀

Requena
Requena
10 anos atrás

Querem saber?

Quem desmarcou essa visita foi o João Santana, o ministro da propaganda petista.

Agora os blogs e veículos de comunicação “chapas brancas” se encarregam de vender a imagem de “estadista” da mulher.

Aproveitaram a situação para fazer uma grande jogada de marketing. Vamos ver no que vai dar.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
10 anos atrás

Brilhante comentário Vader! No mais, se a gerentona fosse realmente uma estadista teria mantido a visita e, quando fosse conversar diretamente com Obama, teria mostrado todo o seu descontentamento. Mas não! Deixou-se aconselhar por um “núcleo duro”composto dois notórios bolcheviques de tendências fascistóides (Rui Falcão e Franklin Martins) e o nosso ex-presidente, que anseia pela oportunidade de vingar-se de Obama pelo fato do Presidente americano ter jogado aquele acordo nuclear fajuto no lixo. República bananeira é isso aí!

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
10 anos atrás
Vader
10 anos atrás

joao.filho disse:
17 de setembro de 2013 às 15:08

Caro João, se eu fosse americano (coisa que não sou) sem dúvida seria republicano.

Queria é que o Brasil tivesse um partido como este…

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Ora, que surpresa…

Depois vc vem falar de liberdade né ???

Liberdade na base da porrada, bomba e matança. Filosofia dos republicanos, que são o verdadeiro EVIL do planeta.

Cara, vc é oposto a mim em tudo. Impressionante.

Só falta me dizer que gosta do Codigo de Processo Civil também, aí é para acabar mesmo !! KKKKKKKKKK !!

Acredite, eu tentei gostar deste diploma… mas nao deu certo…

Vader
10 anos atrás

Wagner disse: 18 de setembro de 2013 às 11:03 Caro Wágner, vá se informar mais sobre o que representa o Partido Republicano para a história americana e para o mundo antes de porfiar suas bobagens ok? Você sabia, só a título de exemplos, que enquanto o Partido Republicano era oficialmente abolicionista o Democrata era majoritariamente escravagista? Que o Partido Republicano foi durante toda a sua história e continua sendo predominantemente isolacionista (ou seja: querem cuidar dos EUA e que o resto do mundo que se mate sozinho)? Vá estudar a História Americana parceiro… Quem sabe aprende outra visão de mundo…… Read more »

Control
Control
10 anos atrás

Srs Este episódio da espionagem é tristemente revelador tanto da fragilidade de nossas instituições como da incompetência nossa e do Tio Sam. Primeiro, o Tio Sam consegue fazer uma demonstração de total incompetência com o episódio Snowden, onde um profissional contratado para serviços de manutenção de TI através de uma empresa terceirizada consegue ter acesso a base de dados das ações de espionagem da NSA, consegue fugir com estes dados e vai parar na Rússia, evocando os velhos tempos da guerra fria. Para completar com fecho de ouro, não conseguem interceptar os documentos enviados pelo fujão para um jornalista residente… Read more »

Soldat
Soldat
10 anos atrás

Se eu fosse Americano eu seria CONFEDERADO para mim são os verdadeiros Nacionalistas Americanos.

Sou contra os Republicanos no Brasil(PMDB e PSDB)…direita

E contra os Democratas no Brasil(PT,PSTU, PSOL,PSB,PCdoB)…esquerda com pitadas do socialismo Frances.

Isso é somente uma analise politica..;Porque nesse pais em se tratando de partidos políticos só tem entreguistas e tanto faz serem de direita ou esquerda,

BRASIL ACIMA DE TUDO E DE TODOS………