Diante de ameaça, Rússia atirará contra caças americanos

Diante de ameaça, Rússia atirará contra caças americanos

8785
89
s-400-syria
Sistema de defesa S-400 posicionado na base aérea de Hmeimim, na Síria. Observar que existe bateria de Pantsyr também. Foto: Dmítri Vinogradov/RIA Nôvosti

NIKOLAI LITÔVKIN, GAZETA RUSSA

Ministério da Defesa russa acredita que ataques norte-americanos não sancionados poderão resultar na morte de oficiais russos. Segundo especialistas, apesar do risco, medida tem por objetivo alertar Washington contra escalada militar na região.

ClippingOs sistemas russos de defesa aérea na Síria estão prontos para abater “qualquer objeto voador não identificado” caso os ataques sejam realizados em posições de Damasco, segundo o porta-voz do Ministério da Defesa russo, major-general Ígor Konachenkov.

A declaração de Konachenkov, feita no último dia 6 de outubro, foi motivada por uma série de vazamentos na imprensa internacional sobre a discussão pelo governo dos EUA da possibilidade de iniciar ataques aéreos contra posições do Exército sírio.

Segundo o porta-voz, a maioria dos oficiais russos envolvidos na Síria trabalham em terra, levando ajuda humanitária aos bairros sob o controle do atual governo. Os militares russos também desempenham papel nas negociações com os chefes de vários assentamentos e grupos armados em grande parte das províncias sírias.

“Quaisquer mísseis e ataques aéreos em território controlado pelo governo sírio irão representar uma clara ameaça para militares russos”, justificou Konachenkov.

Ambos o sistema S-300 e o novo S-400, cujo alcance chega a 400 km, foram posicionados na Síria para garantir a segurança dos militares russos presentes nas bases militares de Hmeimim e Tartus.

“Temos tomado todas as medidas necessárias para excluir eventuais ‘erros’ em relação aos soldados e instalações militares russas na Síria, após os acontecimentos de 17 de setembro em Deir ez-Zor”, continuou o oficial, referindo-se ao bombardeio equivocado de posições do Exército sírio pela força aérea dos Estados Unidos. O incidente resultou na morte de 62 militares, além de mais de 100 feridos.

s-400-latakia

Para evitar mais guerra

De acordo com uma fonte da Gazeta Russa na indústria de defesa russa, se caças avançarem sobre a área onde o Exército sírio mantém atividades, os radares russos no país não serão capazes de identificá-los.

“Os aviões norte-americanos voam com seus transponders desligados [que ajudam a determinar a quem pertence o avião – GR], e há também um acordo para prevenção de incidentes aéreos e delimitação de zonas com atividade militar”, disse a fonte.

“Portanto, se surgir um caça ou um míssil for lançado em lugares onde oficiais russos estão presentes, a decisão de salvar nossos soldados será feita de imediato”, acrescentou.

Segundo o editor-chefe da revista “Russia in Global Affairs”, Fiódor Lukiánov, a declaração do Ministério da Defesa teria sido feita justamente para evitar guerra.

“Essa é uma advertência precisa e inequívoca, que deve ter um papel preventivo. Os militares da Rússia deixaram claro que um ataque contra soldados russos ou forças sírias será percebido como um ato de agressão contra Moscou”, explica Lukiánov.

O analista internacional acredita que os especialistas que trabalham no Pentágono compreendem as consequências de tais incidentes.

Síria rearmada

Na semana passada, a Rússia enviou à Síria um sistema antiaéreo S-300V4 Antei-2500 adicional, conhecido como SA-23 Gladiator segundo a classificação da Otan.

Trata-se de um atualização “rastejadora” do sistema de defesa aérea que geralmente atua na cobertura de unidades em posições de combate.

“Ele é usado para atravessar terrenos acidentados em um comboio de veículos blindados, como tanques e assim por diante. Seu objetivo é cobrir as tropas terrestres de mísseis e ataques aéreos em zonas de combate”, explica Víktor Litovkin, especialista militar da agência de notícias TASS.

O Gladiator é capaz de destruir mísseis balísticos inimigos, que podem se aproximar de alvos a uma velocidade de até 2,5 km por segundo a uma distância de 150 km.

Alguns dias antes, a Defesa russa também enviou ao território sírio bombardeiros Su-24 e Su-34, além de caças Su-25.

A expectativa é que, em meados de outubro, dois navios equipados com mísseis de cruzeiro Kalibr-NK sejam reposicionados no mar Mediterrâneo em direção à Síria, assim como seja implantado o porta-aviões Almirante Kuznetsov, com caças Su-33 e Mig-29K/KUB e helicópteros de combate Ka-52K a bordo.

FONTE: Gazeta Russa

89 COMMENTS

  1. Não existe míssil sup-ar russo com alcance de 400 km. O alcance horizontal máximo do sistema S-400 é de 200 km (chorando, 250 km).
    O míssil 40N6 nunca entrou em operação, mas como os russos contam com o ovo no furículo excretório galináceo há 10 anos não será agora que eles irão negar que esse míssil existe.

  2. Mesmo que existisse o 40N6 esse gráfico é intelectualmente desleal e tecnicamente incorreto. Deveria ter um círculo menor no centro, com uns 30 km de raio, mostrando a real abrangência da cobertura do sistema S-400 em qualquer altitude.

  3. Há alguns anos RWRs de boa qualidade eram raros até nos aviões americanos. Alguns sequer os tinham. Hoje, esse equipamento é padrão e os caças podem simplesmente se programar de não ficar expostos no horizonte radar tempo suficiente para uma detecção, acompanhamento, solução de tiro e muito menos o engajamento.
    Alguns caças como o F-35 e F-22 possuem não só um simples RWR, mas sim uma completa suite ELINT.

  4. A verdade é a seguinte. Papo furado essa estória de “primavera árabe”. Tudo isso foi estratagema EUA e Europa (seu núcleo duro) para desestruturar governos “não amigos” e colocar “democracia” a força num povo não acostumado a isso. Um povo servil à seita de Ala.
    Deu tudo errado e o caldo entornou com levas de refugiados assolando as fronteiras europeias. Inglaterra saiu fora por causa disso. Sim! Holanda/Inglaterra/EUA a mesma do greenpeace, direitos humanos, etc..etc que ficam enchendo o saco aqui no Brasil, pedindo dinheiro no metrô.
    Criticam o muro dos outros, mas correm para fazer os seus. Criticam o assassinato no Brasil mas matam seus negros e latinos. Defendem os drogados moradores de rua que destroem e sujam os cetros de nossas metrópoles, mas sentam o pau nos seus mendigos.
    AGORA! Colocaram um Português para dirigir a ONU… adivinhem para que?! Um doce para quem descobrir. Querem o Brasil como recebedor de levas de refugiados…. claro que não os intelectuais e bem preparados alemães, Bulgaros, romenos, lituanos, italianos chineses, japoneses..etc, etc do pós guerra. Querem encher aqui de árabes/mulçumanos, afinal Judeus e libaneses se dão bem aqui.

  5. Boa tarde
    Acho engraçado essa história, como algumas pessoas não percebem que a Rússia já perdeu na Síria? Mesmo se vencer essa guerra e a Síria voltar a ser governada pelo ditador ainda será uma derrota.
    Como vai ser lembrada daqui 10 anos? Como um país que utilizou de uma guerra externa para tirar o foco dos grandes problemas internos da Rússia? Como um país que se aliou a um ditador? Para defender bases de petróleo e uma base naval? Como um país que foi contra vários países árabes, contra vários países europeus, contra os EUA para defender um homem que mata a própria população para não deixar a presidência?
    De toda a primavera árabe o caso Síria foi o mais cruel, cruel pela total insensibilidade do ditador.
    Mesmo admirando a Rússia como país, como história, eu sou totalmente contra esse governo Putin (fracasso total), internamente a Rússia virou uma ditadura e externamente defende ditaduras claramente. A Rússia parou no tempo, está cheia de problemas, utiliza das mesma estratégias do passado diante do século 21. Eu como cidadão democrático não defendo essa abordagem!
    Como eu sempre digo: “ninguém faz mais mal a Rússia do que os seus próprios governantes”.
    Abraço!

  6. Interessante é que PUTIN tem 70% de aprovação da população estando em seu terceiro mandato…Será tão ruim assim ?

  7. Existe a sua versão, a minha versão e a verdadeira. Eu ficaria com um pé atrás diante da versão americana. O buraco é bem mais fundo e essa situação não é para ser vista com os olhos da mídia e sim para ser olhada com base em um nível bem mais amplo. Basta se perguntar qual no real interesse de se controlar a região. Garanto que a última das possibilidades seria humanitária.

  8. Há pouco tempo ouvi uma jornalista russa respondendo sobre Putin. Ela dizia o seguinte: Putin faz o povo russo se sentir poderoso… Faz a Rússia parecer poderosa. Pra nós (russos) isso é essencial.

  9. Sérgio existe provas que as eleições Russas são fraldadas, vc acha que pesquisa de satisfação é confiável? mesmo que seja um governo bem visto, por quanto tempo manterá a popularidade se o país entrar em recessão? pq a Rússia está cheia de problemas, não tanto quanto o Brasil.

  10. Marcel Danton Silva 11 de outubro de 2016 at 14:37 vou concordar com você… Pra mim o ocidente conseguiu uma baita sarna para se coçar que não vai aliviar tão cedo….

  11. Bom a russia tomo a Crimeia os arianos do Norte não mandaram suas tropas, a russia foi para a siria proteger o assado os arianos do Norte não mandaram suas tropas pode isso Arnaldo

  12. É muita bobagem!
    .
    Quem disse que a democracia é a solução de todos os problemas? Em muitos lugares esta porcaria não funciona. Este papo furado de que países só são sérios se defendem a democracia?
    .
    Há um texto de um livro (que não vou me lembrar o título) que retrata bem as diferenças entre ditaduras e as tais ‘democracias’: “a democracia é a forma de governo onde é mais dificil de um país dar certo ou dar errado”. Simplesmente porque demoram anos para que as mudanças sejam feitas, tanto para o bem, quanto para o mal. A coisa não anda. E muita gente não tem paciencia pra isto e pega em armas. As pessoas querem que as coisas melhorem para sua vida, e não só para a de seus netos.
    .
    Vivemos 30 anos de democracia e quais foram os nossos ganhos? Saude, educação, segurança, tudo piorou. A única coisa que realmente ganhamos foi a liberdade de falar oque bem entendemos. Vejam bem, não estou defendendo a volta de governos ditatoriais no Brasil, mas esta dita democracia que está aí, não funciona!! Está pior que a ditadura que tinhamos. Aí alguém vai dizer: somos uma democracia nova. Estamos nesta tal democracia quase o mesmo tempo que passamos sob governos ditatoriais (são 30 anos contra 32).
    .
    Não existe sistema perfeito e nem receita pronta. A democracia não é a salvação do planeta. E já passou da hora de rediscutirmos a nossa. A minha geração foi perdida acreditando neste papo furado de democracia que no fim, até agora não funcionou. Então vamos discutir isto sem preconceitos. 80% da população brasileira não viveu a ditadura. Falam oque leem em livros, acreditam no que outros falam, não passaram pela experiencia.
    .
    Não existe nem 8 e nem 80.
    .
    O oriente médio é todo formado por países com fronteiras que não representam a divisão dos povos, etnias e tribos. Aquilo nunca vai ter paz, seja qual for o sistema de governo.
    .
    Olha a bagunça que virou o Iraque! Tenho certeza que os EUA morrem de saudades do Saddan. O cara era maluco, mas mantinha as coisas sob controle. Hoje aquilo é terra de ninguém. A democracia não funciona ali. Xiitas e Sunitas se odeiam. Ainda há os Curdos, Alauitas e N etnias e povos, a maioria sem território.

  13. Iraque 1991 60 países liderados pelos arianos atacaram o sadan.
    Afeganistão 2001 vários países liderados pelos arianos bombardearam homens das cavernas armados com ak47.
    Iraque 2003 exercito iraquiano totalmente fragilizado pelas maiores sanções da história os arianos fizeram um passeio.

  14. Ivan, parece-me que a Russia não entrou na guerra para defender a pessoa do Presidente Assad, mas para defender os seus interesses que, pode acreditar, vão além do petróleo (?) e da base em Tartous.
    .
    A perda da sua influência na Síria é com certeza um assunto de primordial importância para a Russia que se sente sufocada pelos avanços da OTAN. Neste aspecto, além da ascendência pesa a perda de mercado. A Líbia foi uma experiência negativa e um erro, pelo ponto de vista deles, quando aceitaram o ataque aéreo sobre as forças de Gadhafi. Eles fizeram exatamente o que você sugere acima, e o que ganharam?
    .
    A narrativa do Departamento de Estado Americano referente ao que você chamou de Primavera Árabe, moderados, etc. é negada por eles com alguma razão. Os moderados-democratas são uma minoria sem força política convincente e a turbulência na Síria é muito mais antiga que a chamada primavera árabe.
    .
    Não defendo a Russia, mas tento entender seus movimentos estratégicos/diplomáticos, assim como os dos americanos, chineses, etc.Todo o país precisa de espaço para exercer o seu poder e este espaço tem de ser tirado de outro pais. É a chamada política entre as nações.
    .
    Abraço

  15. zorannn penso a mesma coisa. Democracia é para um povo educado, alfabetizado e desenvolvido mentalmente e emocionalmente. A maioria aqui nem sequer sabe ler um texto simples e interpretar o mesmo.

  16. Claudiney entao voce é a favor de ‘espaço vital’ ? Depois os russofilicos nao gostam de ser chamados de nazistas mas fazem por onde

  17. Mestre Bosco
    O senhor acha que os russos não tem a capacidade de desenvolver o 40N6 ou simplesmente não o terminaram de desenvolver e o compraram?
    Pois eu também não sabia das bombas KAB-500 guiadas por Glonass, pensava que elas nunca tinham entrado em serviço… O mesmo pensava dos mísseis Kh-101 com desenho furtivo e sistema de imagem na fase final de vôo para determinar o alvo, jurava que não estava em serviço, aí veio os russos e usaram tudo isso na Síria… O senhor não acha facilmente possível os russos terem agora a pouco tempo ter adquirido e estarem utilizando o 40N6?
    Abraco

  18. Leo,
    Todo mundo sabia das KAB-500, que é a família de bombas guiadas russas na faixa de 500 quilos. A KAB-500S, guiada por satélite, é que não se tinha certeza que já havia sindo implantada embora já se sabia estar pronta há anos. A utilização dela na Síria foi uma surpresa mas nada de extraordinário. Sabia-se que a Rússia tem uma ampla família de armas ar-sup guiadas. A surpresa foi utilizarem a versão “S”, guiada por Glonass mas simplesmente por não ter sido noticiado e não por qualquer outra razão.
    O Kh-101 já era conhecido por todos. A estranheza foram utilizá-los naquele teatro.
    Em relação ao 40N6, claro que os russos têm capacidade técnica de fazê-lo, mas nem tudo que se quer se consegue. Falta dinheiro, há outras prioridades, pode se mostrar uma arma inútil, etc. Simplesmente o desenvolvimento pode parar e não ser noticiado. Pra mim foi isso que aconteceu com o 40N6. Será que um míssil sup-ar com 400 km de alcance é mesmo necessário? Será que vale o investimento? Como a Rússia é mais fechada, não se divulga tanto os insucessos e não os cancelamentos.
    Lembra do R-77M que é divulgado como fazendo parte do arsenal russo há 15 anos e que nunca foi desenvolvido? Ele seria um míssil ar-ar ramjet com 200 km de alcance mas nunca saiu do papel.
    O mesmo se pode dizer do 40N6. Ele já é dado como existindo há pelo menos 10 anos e nunca mostrou as caras e nunca houve um pronunciamento dizendo que ele foi concluído, distribuído e em plena operação nas forças armadas russas.
    Ele pode existir? Claro que pode, mas aí é um exercício de adivinhação porque não há nada que diga que existe de fato.
    Um abraço.

  19. Então foi instituída uma zona de exclusão sobre Damasco. Qualquer coisa que não seja russa ou síria estará no lugar errado. Talvez isto revele uma preocupação russa contra uma possível operação de decapitação contra os militares sírios.

  20. Leo,
    Se fosse feita a estreia do 40N6 na Síria, isso teria sido noticiado em letras garrafais. Os russos não iriam perder essa oportunidade.
    O mais provável é que o 40N6 não exista, mas o 48N6E dá ao sistema S-400 um alcance de 250 km o que já é muito bom. Na verdade é o melhor desempenho cinético dentre os mísseis sup-ar lançados de terra. Só é superado pelo sistema naval americano Standard com os mísseis SM-2 Block IV e SM-6, com mais de 270 km de alcance.

  21. zorannn disse:
    .
    “Não existe sistema perfeito e nem receita pronta. A democracia não é a salvação do planeta. E já passou da hora de rediscutirmos a nossa. A minha geração foi perdida acreditando neste papo furado de democracia que no fim, até agora não funcionou. Então vamos discutir isto sem preconceitos. 80% da população brasileira não viveu a ditadura. Falam oque leem em livros, acreditam no que outros falam, não passaram pela experiencia.
    .
    Não existe nem 8 e nem 80.
    .
    O oriente médio é todo formado por países com fronteiras que não representam a divisão dos povos, etnias e tribos. Aquilo nunca vai ter paz, seja qual for o sistema de governo.
    .
    Olha a bagunça que virou o Iraque! Tenho certeza que os EUA morrem de saudades do Saddan. O cara era maluco, mas mantinha as coisas sob controle. Hoje aquilo é terra de ninguém. A democracia não funciona ali. Xiitas e Sunitas se odeiam. Ainda há os Curdos, Alauitas e N etnias e povos, a maioria sem território.”
    .
    Acompanho o relator!!! E quem já leu sobre o antigo direito romano vai enxergar um paralelo com os ditadores árabes.

  22. Leo,
    Os russos e seus órgãos de divulgação/propaganda sabem muito bem que há um exército de fãs no mundo (no Brasil então… ) que exalta a Mãe Rússia principalmente por acharem que ela representa um contraponto ao capitalismo selvagem e ao imperialismo americano.
    Sem falar que no passado ela mesmo é que financiou todo esse movimento “revolucionário” no mundo, coaptando a mente principalmente dos jovens rebeldes sem causa (adolescentes e suas batalhas contra os moinhos de vento só para sacanearem com os país caretas e chatos), filhos do consumismo desenfreado e que utilizaram como forma de purgar a bonança em que viviam, uma visão alternativa de vida (pra sacanear com o pai ausente que trabalhava o dia inteiro pra sustentar o vagabundo), e no processo, flertaram com a mentira comunista, porque acharam o discurso politicamente correto deles mais “descolado” (enquanto o pai era um careta bananão). Muitos ainda estão nessa e nem se deram conta. Outros estão porque são espertos mesmo.
    A tática subversiva deles no passado (e agora também) não era diferente da tática do EI para conseguir seus seguidores.
    Daí, esses órgãos oficiais da Rússia não têm interesse em divulgar que tal plano foi cancelado, ou que tal projeto não obteve êxito. Eles não podem passar aos seus admiradores que eles também erram já que são endeusados, aí, se calam, mas a “malta” rsrsrss continua a repetir o mantra da informação inicial como se a mais pura verdade fosse.

  23. Bosco
    Me diga qual a influência cultural, econômica, social ou comportamental que os russos exercem no Brasil. Os eua sim exercem todas essas influências e um pouco mais.e já basta de ideologias baratas aff isso aqui e um blog para entusiastas militares e não de ideologias affffff

  24. Ronilson o Bosco se refere a campanha de subversão que os russos fazem através da mídia. Seu comentário é uma prova disso kkkk, alias como o de muitos aqui

  25. Augusto
    Que mídia cara você tá falando da Sputnik kkk só rindo mesmo, se vivêssemos nos países comunistas na época da União soviética concordaria com você amigo,mas vivemos no Brasil a mídia é totalmente americanizada basta o Obama soltar um pum lá na casa Branca que já é notícia no jornal Nacional.

  26. Bosco
    Concordo… Quero dizer no sentido de que os russos estão gastando uma nota preta em vários lançamentos de mísseis de cruzeiro… E segundo você eles tem a capacidade de desenvolver tal míssil com, 400km de alcance… Entao eles não estão ligando muito se vai gastar muito dinheiro, eles querem mostrar ao mundo o que tem de melhor e o que podem fazer… A todo canto falam que o S-400 tem um míssil de 400km de alcance… Realmente até hoje não mostraram… Como não mostraram a Kab-500S, e como ainda não mostraram, mas vão mostrar o X-58 nos Mig-29K embarcados… Entao eu já não duvido de o 40N6 estar na Síria já, nem que seja para testes ou só em pequena quantidade, somente por propaganda.

  27. Augusto
    Então me fala que mídia a russia faz campanha de subversão no povo brasileiro, e me fala qual influência a russia exerce sobre o brasil

  28. Leo,
    Pode ser que você esteja certo. Se tiver eles irão dizer, oficialmente, não pela “Gazeta”.

    Ronilson,
    9 de cada 10 professores universitários são comunistas. Todos os sindicatos de trabalhadores são comunistas. Todos os grêmios estudantis são comunistas. Todas as escolas públicas são dominadas por professores comunistas. Todos os movimentos sociais são comunistas. Tirando a Trilogia, todos os blogs que tratam do tema “defesa” têm claramente um viés pró-Rússia/China, ou seja, antiocidental.
    E você quer nome de mídia???
    Me explique porque as escolas públicas (só pra citar um exemplo), que em tese têm os melhores professores (passaram nos difíceis concursos públicos) não consegue emplacar seus alunos nos vestibulares mais concorridos sendo que o salário deles é melhor que o da média das escolas da iniciativa privada e apesar de qualquer crise eles sempre recebem em dia?
    Eu te poupo e eu mesmo respondo: é porque é um bando de professores fazendo o que comunista faz, que é não trabalhar. Lá eles ensinam nossas crianças tudo, menos português, matemática, história, geografia.
    E você fala de mídia??? Tá bom então!!

  29. Bosco
    Quem falou de mídia foi você e o Augusto, voce costuma fazer esse tipo de coisa acusar os outros de falar aquilo que você falou, isso é coisa de esquerdista em kkk. Mas me fala de onde você tirou esses dados aí de que cada 10 professores 9 é comunistas etc etc etc, que tem comunistas eu não duvido

  30. Bosco
    Eu gosto muito do Olavo de Carvalho sou um inscrito no seu canal,e assisto todos os programas do terça livre eu odeio o comunismo até porque não deu certo em lugar nenhum. Acho exagero esse tal de comunismo no Brasil o pt tentou e se ferrou kkk

  31. Bosco
    Eu só quero saber porque trazer ideologias de comunismo, capitalismo, democracia x regimes ditatoriais ou bem estar social de cada nação para um blog de Defesa , onde se discute sobre equipamentos militares

  32. Bom, eu apanhei da polícia pois fui nas ruas pedir o direito de votar para presidente (um pouco antes das diretas já). Valeu a pena? Vendo uma Dilma, Lula, Color, Sarney, Itamar tem hora que acho que não, para mim só o FHC teve alguma pinta de presidente se comparado com os que tivemos.
    Mas uma coisa que muitos esquecem ou não sabem como foi. Se por um lado, os presidentes militares foram internados em hospitais militares (ao contrário do nosso presidente Lula que teve a cara de pau de insinuar que o nosso sistema de saúde deveria ser usado como exemplo para os gringos MAS na hora de se tratar foi nos melhores hospitais particulares do país) e morreram se não classe média mas remediados, não foram eleitos pela povo.
    Erramos com os presidentes, senadores, deputados, governadores e prefeitos.. SIIMMM mas dois presidentes foram retirados do poder, em uma ditadura isto não acontece. Se hoje temos o direito de falar todas as bobagens que veem na nossa mente, na época da ditadura era no mínimo uma temeridade. Se hoje podemos fazer manifestações, na época da ditadura seriamos recebidos pela PM com cavalos dando sarrafo em todos.
    Se hoje temos a Dilma, na época tínhamos Maluf, quase presidente e olha que Maluf também é acusado de ter grana no exterior, não é somente o Cunha, Renan ou a corgia dos petralhas.
    Os gringos que tem muita tradição com a democracia, que mandaram homens para a Lua, terra onde nasceu Face, Google, Whats, Apple, Microsoft, IBM, que moldaram o mundo, onde estão as melhores universidades do Mundo está beirando para eleger um Trump, porque raio de cargas d´água temos que acerta nas primeiras décadas?
    As pessoas tem o direito de errar, quando falamos que os ignorantes (obviamente os pobres) que ferram o pais, podemos estarmos certo até um certo ponto MAS é um típico pensamento rasteiro de gente como Hitler, Mao ou Stalin ou seja, ditadores tanto da direita quanto da esquerda.
    Democracia é perfeito? Longe disto. É pelo menos bom? Sei lá, mas comparado com uma ditadura é fantástico.
    Não adianta um presidente ter boa vontade, ser honesto, digno, trabalhador, perseverante, culto, o POVO também tem que ser assim. Então gente, parem com esta história de ditadura, ahhh.. Vejam o que uma ditadura via militar (Chaves) fez com a Venezuela.

  33. Bosco123, só complementando o que vc escreveu.. Já fui professor, adoro ministrar aula pois gente nova renova a nossa energia, sai de lá pois para mim, o mercado (trabalho com TI) me remunerava melhor.
    Uma coisa que aprendi com alguns professores (doutores e mestres) e é ai que gostaria de acrescentar no seu comentário, um típico professor não é comunista (a maioria nem sabe o que é isto) e sim um acomodado, que tem dezenas de teorias na cabeça mas que está desligado com a realidade do mercado, tem a petulância de afirmar que o mercado faz tudo errado MAS não tem a coragem de ir ao mercado e provar que o que ele diz é o certo.
    A área de ensino abomina a meritocracia, pois o esforço individual vai contra o corporativismo, um professor pode receber mais por um título mas é um ABSURDO ele receber a mais (ou a menos) pelos resultados acadêmicos. Se um professor consegue elevar o nível dos alunos ele é aplaudido por todos publicamente, mas é varrido para o debaixo do tapete pelo sistema.
    Antigamente ser da esquerda era sinônimo de sujeito culto, lia muito pois alguém (no caso a viúva) financiava ele, já o da direita era considerado um sujeito chucro pois tinha que trabalhar para se manter. Hoje, vejo uma geração preguiçosa intelectualmente, leem resenhas, acreditam nos tais formadores de opinião ou seja, ao invés de beber na fonte (lendo livros) aceitam como verdade o que um bando de idiotas escrevem. Veja os exemplos que temos, Lula, Dilma, o primeiro um ignorante e preguiçoso e a segunda uma fracassada como administradora, os dois assessorados pelos pensadores acadêmicos brasileiros. Chega ser um milagre estarmos somente com esta crise viu..

  34. Hum…os russo estão apertando o cerco contra os “grupos moderados”. Aos poucos Assad foi aumentando as áreas de controle…os russos tomaram essa briga pra si e a população no fogo cruzado pagando o preço!

    Bosco, boa noite. Desculpe-me, mas aqui vou discordar de vc. Vc tem um excelente conhecimento de armamentos, especialmente misseis, defesa e assuntos relacionados, mas parece ter uma visao muito superficial e preconceituosa sobre a educação pública e seus profissionais. Falo isso porque sou professor de história da rede pública e privada (este ano faço 20 anos de sala de aula). Deixa eu dar um exemplo pessoal…meu filho concluiu o segundo grau ano passado. Ele tinha 4 aulas de história por semana, com um professor qualificado (é uma das estrelas de cursinho daqui de SSA), as avaliações eram apenas aos sábados, para garantir que o programa dos vestibulares/enem fosse seguidos a risca. Ele tinha material de ponta, suplementos, sala de multimídia e o principal: uma familia que dava apoio, que dava a ele condições para q nao faltasse nada, além de pessoas com formação para garantir o arcabouço cultural necessário para prestar essa seleção. Agora vamos pegar um dos meus alunos da escola estadual que ensino….tenho apenas duas aulas semanais com eles ( o terceiro horário matutino de quinta e sexta feira). TODO material suplementar (apostilas, atividades e etc) são bancadas por mim, pois a escola nao tem toner pra nada além das provas. Estas são feitas durante as aulas, pois nao temos como fazer em outro momento (nao, nao tem como os alunos irem aos sábados). Levamos 3 meses sem lanche, o q significou que os horários eram de 30 min. Fora a violência constante nas unidades escolares, nos bairros ao redor e onde eles moram, esses alunos tem famílias desestruturadas (normalmente filhos de mães solteiras, com baixa escolaridade e que trabalham o dia todo, sem poder acompanhar seus filhos)….ai vc vem dizer que o problema sou eu, “maldito professor comunista, que passa o dia ensinando sobre Marx” pra eles!? Nem marxista eu sou!! . O buraco é muito mais embaixo do que é propagandeado por ai! Da minha turma de 35 alunos (estavam matriculados 42, mas 7 abandonaram), DOIS passaram numa universidade pública e por volta de 12 no total entraram numa faculdade (privadas, muitas dessas de ponta de esquina que tem professores que ganham uma porcaria e se nao aprovarem os alunos-clientes sao demitidos). Na turma de meu filho, 50 alunos (nenhum desistente), 5 entraram em universidades públicas e por volta de 90% entraram em privadas (de diversos niveis de qualidade).
    . No programa do 3º ano temos basicamente história contemporânea, do neocolonialismo aos dias atuais….como vou falar de Revolução Russa ou de Guerra Fria sem explicar as diferenças político-econômicas e ideológicas entre os dois blocos sem falar de marxismo??
    . Sim, nas universidades existem muitos professores marxistas (fiz duas graduações e um mestrado na UFBA), mas fora um trote ninguém me obrigou a ter Marx ou Bakunin como algo obrigatório na minha fundamentação teórico-metodológico !! Nos somos obrigados a conhecer porque o cara (Marx) é um dos principais teóricos historiográficos…..mas nao o único (felizmente, rs, embora concorde com algumas de suas explicações)….é como agora fazermos uma caça as bruxas a Freud e Darwin….esses 3 caras influenciaram a maior parte do pensamento ocidental da segunda metade do século XIX para cá! Nao precisamos concordar com eles, mas entende-los ajuda muito!
    . No município a formação média do professor é bem melhor que no Estado.Temos vários professores mestres e alguns doutores, mas isso fica muito limitado pelas condições que são oferecidas pra gente (qdo fui bolsista capes recebia uma bolsa de pouco mais de 1200 reais, qdo meu salário no estado era de 880 com 7 anos de trabalho!! e eu nao poderia acumular os dois!!). Contudo, o nivel dos professores em média é muito aquém do que poderia ser! Apenas 2% dos alunos vestibulandos pretendem fazer uma licenciatura e com um salário médio inicial de 1000 reais, que tipo de aluno vc acha que é esse? O deficit de professores passa de mais de 200 mil! Eu já dei aula de todas as disciplinas de humanas e em todos os ciclos educacionais (metade de minha carga horária pe de geografia e a escola tem 80 hrs de vaga real para essa disciplina….tem professor de espanhol dando aula de geografia!) Pergunte se meu filho tinha algum professor nao licenciado ou mesmo se tinha alguma disciplina dada por alguém q nao tivesse formação na área!!

    Só um adendo…a esquerda é bem ampla, nao se resume ao comunismo. Nem todo “esquerdista” mete o pau nas FFAA ou desconsidera sua importância ou desconhecem sua história. Minha área de pesquisa é sobre a FEB. Caso queria ler algum dos meus trabalhos ficarei feliz em te enviar e saber sua opinião sobre os mesmos. Aprecio muito seus comentários e aprendo muito com eles e de maneira geral, assim como outros foristas mais antigos aqui, vc é bastante educado. Espero poder ter lhe ajudado tb.

  35. Bom dia

    Não me refiro as ações da Rússia em face do seu poderio militar. Aliás, tomar decisões apenas no fato de ser forte militarmente é uma desvantagem. Mas faço em relação as decisões tomadas. São decisões que vão na contramão do progresso da Rússia. É uma verdadeira maquiagem.
    Eu sinceramente não acho inteligente essa postura. Todos nós sabemos que a influência da Rússia no mundo é pequena, essa é uma analise sem paixões, nós sabemos que tirando o quesito “militar” de resto é insignificante. Mais insignificante será quando os seus vizinhos deixarem de ser em partes dependentes do gás russo, por exemplo. Maior território do mundo, população diminuindo, população envelhecida…na outra ponta uma China totalmente capitalista, com a maior população do mundo. Vejam no mapa a Sibéria, uma vastidão de terra sem ocupação. Acho que o grande problema da Rússia no futuro será com a China, nesse dia eles vão ver o quanto foram idiotas durante décadas.

    A intromissão da Rússia é tão burra quanto a intromissão dos EUA na questão Síria.

    Observação: tem gente dizendo que a Primavera Árabe é obra dos EUA? Tão de sacanagem ou estão falando sério? Ah, foi a CIA kkkkk assim é baixar o nível da conversa.

    Ahhh, já ia esquecer de comentar; Imagem, só imagem…decisões políticas, só políticas. Não há consistência. Na minha opinião a Rússia é um pobre com um Camaro. A China é um rico de fusca. Já a China cuida do seu jardim, enquanto a Rússia limpa o jardim do vizinho. A política interna e externa da Rússia está matando o que sobrou do passado. Em termos de estratégia, se tem um país que eu diria inteligente nas decisões tomadas seria a China.

    Caso a Rússia estivesse tomando decisões corretas não estaria no fundo do poço!

    Abraço!

  36. O Bosco chamando todos os professores de comunista? Acho que se ele fizesse uma relação de todos os que ele considera serem, acho que chegaríamos a conclusão que o Brasil tem cerca de 400 milhões deles.

    Mas peraí? qual a população do Brasil mesmo? Acho que precisamos corrigir o censo do IBGE.

    Cuidado hein, Bosco. Não vá achar que tem comunista debaixo da sua cama.

  37. Sinceramente, nessa Guerra Fria, os EUA não se metem, creio que com os F 35 ( elefantes brancos) – F 22 ( Detectado por Radar Quântico a 100km de distancia mesmo sendo STEALTH) e mesmo falando que a RUSSIA é falida…. Sem contar com o RH americano extremamente amadores, tentam ganhar com números, propaganda e todos os Recursos materiais Bonitos porem nada funcionais. Sistema de GPS bloqueado e embaralhado facilmente pela Russia /China lembram dos fogos amigos na guerra do Afeganistão e comboios de suprimentos perdidos por semanas. FICA A DICA.

  38. acho que o brasil deveria se juntar as potencias ocidentais pra combatre o inimigo comum
    somos irmãos dos americanos e queremos eles aqui
    não vejo problema nenhum em assumir que somos subalternos dos eua, essa foi a melhor coisa que ja nos aconteceu
    quem quer ser subalterno da russia ou da china?
    certo está o governo e os militares de agora em entregar o presal e a base de alcantara pra os eua antes quem venham outros e tomem a força ja que não temos capacidade de no defender sem ajuda dos nossos aliados americanos

  39. Caro Alamo,
    Entendo o que você quis dizer, é melhor estar na esfera dos Americanos do que dos Russos e da China mas subordinado também não né???
    A China deseja importar e o Brasil exportar commodities, ótimo. Os gringos querem turistas brasileiros em Miami e NY e nós importamos iphones, note, roupa etc (que são montados na China) dos EUA, ótimo também.
    Mas nada de entregar para os Gringos ou para os Chineses..

  40. Srs

    A Siria era um Estado, mas não existia como nação; ela era (é) um aglomerado de grupos, tribos e seitas que eram controlados por uma ditadura e que hoje lutam entre si.
    Antes parte do império otomano, criada pelo mandato da França delegada pela Liga das Nações, teve seu território definido no mapa sem preocupação com identidade cultural ou religiosa.
    Tal aglomerado era instavel e explodiria um dia em conflitos, o que aconteceu. E, sendo do interesse de alguns países da região e do Ocidente, tal conflito foi alimentado e levou a situação presente.
    Poderia ser resolvido? Provavelmente sim, mas implicaria em muitas mortes da população local e das forças interventoras, no fatiamento da Siria, na relocação de parte de sua população e numa ocupação longa do território até que as partes envolvidas se acomodassem.
    O Tio Sam está disposto a pagar este preço? Claramente, não. Algum ouro país ocidental está disposto? Também não. Apesar da midia ocidental fazer grande barulho e falar a exaustão nos direitos humanos dos sirios, nada farão pois o custo seria alto e a dita midia torpedearia qualquer envolvimento direto no conflito (a midia, o ocidente todo aliás, é hipócrita).
    A Rússia fará isto? Aparentemente não, pois tem o interesse limitado.
    A Turquia faria? Não, pois Erdogan busca ressucitar o velho império otomano e um Siria destruida ajudará em seus objetivos. E, além disto, na atual etapa de seu projeto, o objetivo é liquidar com os curdos.
    O Irã? Talvez até desejasse, mas não tem poder suficiente, tendo que enfrentar o conflito latente com a AS e Emirados e, agora, a Turquia.
    A AS e os Emirados? Não, pois é do seu interesse criar problemas para o Irã e a Turquia.
    Israel? Não, pois não teria condições de encarar mais uma região ocupada e conflituosa e a confusão na Siria é um alívio em sua fronteira.
    Em resumo, os sirios estão lascados.
    Esta situação pode dar m…..? Pode, e já está dando, com a imigração em massa e os conflitos sociais e crescimento de radicalismos políticos e religiosos consequentes.
    Além disto, é um paiol de pólvora cheio de radicais com fósforos a mão.

    Sds

  41. Um vira-latas latiu: Au.Au.Au.Au…

    traduzindo para o português:
    ” somos irmãos dos americanos e queremos eles aqui não vejo problema nenhum em assumir que somos subalternos dos eua, essa foi a melhor coisa que ja nos aconteceu”.

  42. A” esquerda é bem ampla”,contudo todos gostam de carros,motos,bikes,jatinhos,beber e comer bem,apartamentos,sítios,fazenda e principalmente se esses bens vierem de dinheiro, vindo de cargo público,propina ou de alguma rapinagem com o governo.Esquerdistas,bolivarianos ou comunistas por favor dividam seu bens materiais comigo, por favor.

  43. Alamo Bickerbrath 12 de outubro de 2016 at 7:56
    .
    acho que o brasil deveria se juntar as potencias ocidentais pra combatre o inimigo comum
    somos irmãos dos americanos e queremos eles aqui
    não vejo problema nenhum em assumir que somos subalternos dos eua, essa foi a melhor coisa que ja nos aconteceu
    .
    Parabéns pela sinceridade, Alamo. Pelo menos você é homem de dizer a real. Esse é o sentimento de 90% da pessoas aqui. Eles só não querem admitir.

  44. Renato, quem disse que quem é verdadeiramente de esquerda prega a pobreza?Quem prega o desapego aos bens materiais são algumas religiões. Uma coisa é ser contra consumismo desenfreado, que é danoso ao próprio planeta, outra é nao gostar do que é bom! E quem nao gosta do que é bom?! Espalharam este mito de ser de esquerda é renegar conforto, renegar qualidade de vida. O que acho absurdo é alguém ter tudo e a maioria nao ter nem o que comer! Isso é um crime? Então, quero que todos tenham oportunidade de ter o melhor possivel e nao essa desigualdade gritante que nos aproxima dos piores países do mundo. A diferença média entre o mais rico e o mais pobre na Suécia é de 4 x…no Brasil “putência” é de 15 x !!! Outra, a corrupção ocorre independente de partido ou ideologia e aqui no Brasil temos um “pedigree” fantástico quanto a isso! Os últimos acontecimentos dos 13 anos de governo dito ” de esquerda” mostraram isso. A estrutura é toda corrompida, mas há sempre aquelas quadrilhas que se superam, como a que estava no poder. Defronte a todos esse quadro, como fazer uma população que mal consegue sobreviver reconhecer a importância da defesa nacional e de suas FFAA? As pessoas tem necessidades básicas comprometidas e sao mal instruídas, como explicar pra elas a importância de se investir num parque industrial bélico nacional, por exemplo?

  45. Caro Bosco,

    Em qualquer discussão da triologia sempre procuro por seus comentários, em geral de excelente conteúdo técnico. Iniciei assim para que você saiba que sou um admirador das suas intervenções e tomo a liberdade de criticar em prol de um debate.
    Em geral acompanho suas opiniões porque pensamos da mesma forma, mas na questão da educação de nossos jovens creio que você está completamente errado.
    Sou ligado a área como pesquisador, e conheço e me relaciono com muitos professores da rede pública e da rede privada. O cenário que você descreveu até existe, mas está longe de ter tal amplitude que você imagina.
    Nosso sistema educacional é falido porque o aluno da rede pública não tem nada, absolutamente NADA, a seu favor. Um deles chegar a uma universidade de ponta é – no sentido literal – um milagre onde se conjugou familia+esforço pessoal+sorte+determinação. Já a escola privada mira em vestibular, ENEM e o que mais for necessário para o aluno passar para uma “federal”. Educação – no amplo e belo sentido da palavra – é o que menos importa.
    Eu acho, aliás, tenho certeza de que este debate direita/esquerda no Brasil está mais para piada e conveniência do que realidade. Piada, porque acreditar em direita/esquerda num mundo globalizado e mergulhado na quarta revolução industrial é estar na idade da pedra. Conveniente porque ele bem serve aos que, realmente, afundam nosso amado Brasil, que são os que vivem de um sistema político absolutamente corrompido e comprometido com o que de pior se pode produzir.
    Abraços!

  46. Nem adianta mais discutir essas coisas. Eu cheguei a conclusão obvia que o Brasil é um protetorado de quem manda mais. E esse fato é aceito por todas as forças politicas do pais.

  47. Essa “desigualdade gritante” move nosso mundo, e nos diferencia dos comunista.Pelo menos eu tenho chance e quem vive no comunismo tá fadado a nada.

  48. Com toda sinceridade imaginem exemplo: o Chile fala para maioria do paraguaios olha parem de vender energia para o Brasil eles só querem explorar vocês e mesmo o Brasil pagando certinho o governo do Paraguai nao corta relaçoes com o Brasil e o povo paraguaio acha por direito tirar o governo do poder para recuperar Itaipu 100%, entrando em Guerra Civil entao o Brasil (acho), logicamente iria ajudar o Governo do Paraguai e seus aliados, e o povo manipulado iria defender seu lado.

  49. Humberto

    Tenho varios amigos e alguns familares nas forças armadas na mb mais precisamente, e o que eles me passam é justamente esse sentimeto de se submeter aos eua, eles falam dos eua como um grande exemplo e do americano como um deus que temos que obedecer, dizem abertamente que preferem a submissão que ocorre com as fa e o brasil do que ser independente e se trasnformar num iraque, e não dizem a toa, são oficiais e estudaram muito pra isso, queimaram muita pestana
    acho que estão certos mesmos, estou com eles

  50. para os outros , não vejo nenhum problema em ser submisso ou subalterno como somos, acho feio ser isso e não ter a humildade de assumir como é o caso de muitos aqui,
    tem que fazer como o temer e essa turma boa que entrou ai pra tirar o pais do vermelho

  51. Olá Luciano e Humberto!
    .
    Os professores tem que ter salários dignos. Mas tem de haver em contrapartida a avaliação de desempenho, fim das tal ‘equiparação salarial’ e o fim da estabilidade. Estabilidade e desempenho não combinam. Não se pode pagar o mesmo para bons e maus professores.Aliás, maus professores, não deveriam sequer estar empregados.
    .
    Semana passada foi veiculado na TV um programa mostrando a situação da educação no Brasil nos 13 anos de governo do PT. Os gastos em educação foram aumentados 25% acima da inflação. Mas a educação piorou. O principal problema não é dinheiro, é gestão.
    .
    Ainda há a questão do que realmente é gasto com educação. Porque da maneira que está aí, um monte de gastos paralelos é considerado gasto com educação.

  52. Os EUA não querem submeter o Brasil eles só querem ser nossos parceiros e quê parem de aparecer no nosso país essa corja de gente barbuda de camisa vermelha agitando e atrasando nosso país.Eles é quê causam problemas na nossa relação bilateral,porem não largam os produtos made in EUA

  53. Mad, não vão atirar sequer uma bolinha de papel nos aviões americanos, Putin sabe com quem esta jogando e com Tio Sam não se blefa, pois a aposta costuma ser cara e perdida.
    Quanto a educação no Brasil, todos nós sabemos os “porques” de termos chegado ao fundo do porão do poço nesta área também:
    Escolas pública depauperadas, professores mal remunerados, desvios de recursos na educação, monopólio de recursos centralizados nas mãos do GF, que durante a o desgovenro PT foi trocado por apoio político..

    Agora do outro lado, do lado professores não tem santinho, porque:
    Porque sabem que no ensino público estão blindados pela impossibilidade de serem demitidos, boa parte dos apaniguados fica dentro das delegacias de ensino tomando cafezinho e fazendo comercio paralelo, não há avaliação dos mesmos, visita a jardim, praça e jogral vira dia letivo com uma canetadinha e no final do mês pinga na conta independente de lá na boca do forno ter saído um analfabeto funcional que sequer sabe as quatro operações. E tem o pior mal de todos, a bendita da lei do menor, que transforma professores, coordenadores e diretores muitas vezes vítimas de marginais que não recebem educação em casa, porque educação como diria meu avô: É bom, cabe me qualquer lugar e VEM DE CASA, a escola dá cultura, porém neste caldo de impunidade, os pais relegam a educação para as escolas, porém estas estão presas a bendita lei de que um pirralho mijado nas calças destrói a ponta pés um sala de aula e nada acontece com ele porque é “dimenorrrr”, chama-se o conselho tutelar e não tem punição.Experimente o professor pegar um delinquente destes pelo braço e colocar para fora da sala de aula, na semana seguinte estarão lá:
    MP, OAB, “Dereitusumanu”, pastoral da terra, MST, UNE e todo o tipo escomunalha de gente que não vale nada e a escola e o professor serão triturados por estes com apoio de nossa grande mídia” imparcial”.

    A solução todos nós sabemos qual é;

    Começa jogando no lixo o tal do estatuto do menor e do adolescente, proibição de propagação ideológica nas salas de aula, descentralização dos recursos para a educação, fim da estabilidade no emprego, avaliação do professores e principalmente PUNIÇÃO que mijar fora do penica.

    G abraço

  54. bosco123 12 de outubro de 2016 at 0:11

    A maior prova de que você está muito próximo da realidade são as declarações dos conhecedores da causa, quando discorrem sobre a qualidade do ensino público. Que melhor forma de doutrinar, senão negar o conhecimento necessário para não ser doutrinado? O maior golpe do diabo é dizer que ele não existe.

  55. OPEP: Angola, Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Venezuela e Qatar.

    Quantos destes países não enfrentaram, nos últimos 50 anos, algum tipo de conflito e/ou crise política? Democracia? Não me recordo de “pressão internacional” por democracia nos países do bloco que tenham padrinhos falando alguma língua de origem européia…

    Vejam os maiores clientes dos EUA x Rússia x China x Europa Ocidental e comparem com os países onde há conflitos…

    Melhor, vejam o “Eixo do Mal” do Bush e comparem com a lista de parceiros comerciais de China e Rússia.

    É tudo uma questão de $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ e manutenção de fontes de matéria prima, energia e mercado consumidor para os países que tem bala na agulha para fazer valerem seus interesses.

    Enquanto isso, o Brasil, ineficiente e ineficaz como poucos, continua fora do mercado global, atuando sempre de forma marginal.

    Se não falarmos em eficiência, não produzirmos produtos de exportação com alto valor agregado (ao invés de apenas commodities), continuaremos um país colonial, atrasado, que exportava pau brasil e agora exporta soja, petróleo e biodiversidade para as indústrias química e farmacêutica…

    Para os meus amigos, tudo; para os inimigos, a democracia…rs

  56. Olá zorannn,
    Não conheço o ensino médio e fundamental pois somente ministrei aulas para faculdades, mas se vc falar em meritocracia, avaliação de desempenho você vai ser podado de todos os lados e sabe o que é o pior? Vai continuar a ganhar o mesmo. No fundo, falta dinheiro sim e o que tem é muito mal gasto, as entidades de ensino estão para manter o status quo deles, melhorar o ensino é exceção, não regra.

    Caro Alamo Bickerbrath,
    Com certeza, prefiro estar debaixo da influencia dos gringos do que dos Russos e Chineses, já fui várias vezes para la, tenho colegas Americanos e Russos (na verdade Estonia) mas nunca fui para a Russia (apesar que me faltou oportunidade de conhecer) nem a China.
    Mas não se iluda, se os gringos (ou os Russos, Chineses, Franceses, Argentinos até o Haiti) puderem montar nas suas costas, vão faze-lo. Concordo que o alinhamento com os gringos seja mais compatível com a nossa historia e meio de viver, mas se submeter não.

  57. Li todos os comentários. Agradeço as palavras gentis mesmo daqueles que discordaram do meu comentário, mas o fiz em resposta ao Ronilson, que queria saber onde havia mídia antiocidental e pró-comunista no Brasil, que em tese é “doutrinado” pelos americanos.
    Mudando de pato pra ganso, eu antes não utilizava o termo “comunista”, mas “socialista”, “esquerda”, “progressista”, etc. Agora não mais.
    Peço desculpas se ofendi alguém.

  58. Olá, Zorann.

    .

    Temos na estabilidade uma faca de dois gumes: de um lado é um dos poucos atrativos da profissão (além do plano de saúde), do outro ela permite que muitos profissionais ruins se perpetuem na mesma. Porém isso nao é exclusivo dos professores, aliás, acredito que nós estamos entre os profissionais de carreira pública menos beneficiados (recentemente vemos uma carga imensa da mídia contra o funcionalismo público, o que fica parecendo que todos temos os mesmo privilégios que os profissionais da carreira jurídica ou os altos funcionários do executivo e legislativo…6 de cada 10 melhores vencimentos da carreira pública estao no judiciário, mas isso foge um pouco do foco). Isso vale também para policiais e profissionais de saúde,….porém nao significa q nao podemos sofrer punições ou mesmo sermos exonerados…há os processos administrativos! Recentemente o governo estadual passou um pente fino e encontrou mais de 1400 servidores com 3 ou mais vínculos, o que é proibido…a maior parte deles, se nao me engano eram profissionais de saúde.

    .

    Sofremos avaliações indiretas. Nosso trabalho é avaliado pelo desempenho dos alunos por meio da Prova Brasil (alunos do 5º ano e do 9º), Saeb, do ENEM (Nivel Médio) e do ENADE (terceiro grau). Com a Prova Brasil, o Saeb e os índices de aprovação se estabelece o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Há metas anuais e as escolas são pressionadas para alcança-las. Aqui na Bahia, até alguns anos atrás, o professor fazia de 3 em 3 anos, se nao me engano, uma prova onde seus conhecimentos eram avaliados. Só progredia na carreira que se certificasse nessas provas. Hoje somos obrigados a fazer um curso EAD para ter essa progressão.

    O que é essa equiparação salarial? Aqui o único lugar q ouço algo assim é com os professores d Instituto Federal, que querem equiparar a carreira com os professores das UFs. Entre profissionais com nivel superior, os professores são os que menos recebem.

    .

    A questão de vincular pagamento a produção funciona muito bem com diversas áreas, mas n sei como seria com a educação. Vamos bonificar o professor que aprovar mais? Isso é complicado…tenho uma média anual de 550 alunos (tenho 60hr semanais porque com um emprego só nao me sustento, diferente de um médico q tem um salário médio inicial de 7 a 8 mil, a prefeitura – que paga melhor q o estado – esta me pagando no período probatório R$ 1700 reais), vc acha q dispenso quantas hrs (minutos?) pra cada um deles por semana? Sim, algo precisa ser feito, a qualidade do ensino tem que aumentar, em todos os níveis educacionais e isso passa por maior dedicação do professor, mas isso nao se resume a “bonificar os bons e punir os ruins”. A falta de concursos só tem piorado isso, pois contratam-se professores em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) como se fosse uma solução definitiva…um profissional que nao tem vinculos com a unidade, com a comunidade e que é trocado de dois em dois anos…e cada vez mais cai a qualidade do profissional!
    .
    No fundo, acho que falta é VONTADE POLÍTICA pra fazer da educação no Brasil um serviço de qualidade. Como vc bem falou, nao é uma questão de aumentar a grana (grana essa que nao fica bem clara muitas vezes como é usada), mas o bom uso dela! Mudam a gestão e ai tudo que foi desenvolvido anteriormente é jogado no lixo e um novo plano mirabolante é aplicado para “salvar a educação”. Nesses quase 20 anos de magistério, nunca fui ouvido por nenhum desses “gestores” da educação, recebemos os planos de cima e temos que acatar. Já na rede privada a lógica é o lucro, pro bem ou pro mal, e o que importa é “agradar o cliente”, isso dos niveis iniciais ao terceiro grau (especialmente nesse). Os profissionais tem melhor desempenho (muitos são os mesmo da rede pública), é verdade, porém as condições sao bem melhores tanto nas unidades quanto nas famílias e isso tem reflexos grandes! A remuneração é muito melhor (se vc atuar nas grandes redes) e isso cria uma “seleção natural” entre os professores.
    .
    Bato na tecla: enquanto nao houver vontade política nada muda! Não há interesse em se ter uma população bem formada, consciente, que cobre dos políticos uma gestão pública de qualidade. Repare o desempenho das escolas militares federais e dos Institutos Federais de ensino…são escolas públicas com ótimo desempenho. Por mim se federalizava todo o ensino médio, com professores de vínculos estaduais ou nao, mas sob a gestao federal, padronizando estrutura e gestão, com uma base curricular minima e uma complementar de acordo com as caraterísticas regionais e suas necessidades.

  59. Visão particular: Para que caminhar na direção do distante 28 de junho que descortinou o maior conflito do século passado? A França e a Alemanha já estendem os braços da UE de Portugal até a Ucrânia e hoje exercem influência definitiva sobre o mar negro. Os EUA possuem entre seus protetorados os governos de Tel Aviv, de Bagdá, de Riade e de Kâbul. Para que manter a escalada de poder em um dos cantos mais obscuros do nosso mundo, a Síria? É melhor parar antes que toda a sociedade ocidental seja arrastada para uma guerra sem sentido e a p@$$@ do Putin resolva que como última saída vai se utilizar do seu arsenal balístico única coisa que garante a sua cadeira no conselho de segurança, aí sim teremos todos um problema.
    Em tempo: Quanto ao óleo e o Gás para a Europa, dá a volta pela África ou deixa no porto em Tel Aviv tem solução de sobra…

  60. Valeu, Bosco. É bom teclar com quem sabe dialogar. E acho importante ouvir o que o outro tem a dizer, especialmente se ele discorda de vc, pois isso permite repensar o que acreditamos e mudar ou reforçar essa crença. 😉
    .
    Há sim mídia comunista aqui no Brasil e me refiro tanto no sentido superficial quanto mais consistente, mais embasada. Assim como tb há mídia socialista e de outras tendências da esquerda, como tb das visões de direita (que são várias, desde os aspectos mais liberais ou mais fascistas). Contudo, muitas delas nao tem um alcance tão grande, estando mais próximas aos grupos doutrinais e simpatizantes e muitas vezes são veiculo alternativos (alguns eram financiados pelo governo anterior….que também pagava pra fazer propagando em veículos de comunicação contrários a ele, mas q tinham grande alcance).

  61. Basta o Buk,
    os carasvsao craques em derrubar Boeing,
    um foi recentemente na Ucrânia.
    Mais o caso da Korean Air com um ar ar.
    Bons esses caras.
    O acerto está sendo costurado,
    a Syria será dividida em Três.

  62. Mestre Bosco,

    OFF Topic….

    Dias atras, estava lendo um blog de veteranos reformados dos EUA e dentre outras coisas, havia um topico relacionado a Killer Bees…
    .
    Uma defesa da tese do emprego em grandes quantidades, de diminutos aviões, helis ou até autogiros em missões de ataque a baixa altura.
    .
    Utilizaram antigas figuras de missões de B-25 a não mais que 35 pés de altura e 250 knots de velocidade.
    .
    Segundo o autor, o ataque a esta velocidade e altura deixavam as defesas sem tempo de reação de resposta e aviões baratos e simples poderiam ser empregados neste perfil.
    .
    O problema, é que o aumento dos requisitos tecnicos da atualidade teriam deixado esta lacuna em branco, não havendo mais modelos que possam preencher esta capacidade de voo tão baixo e a 400-450 Km/h….helis são lentos, caças são rapidos demais…
    .
    Demonstrou projeto antigo do Sadler Vampire que poderia ser empregado… e explora a fato das defesas antiaereas da atualidade não possuirem da mesma forma, configuração apropriada para este perfil e mesmo que tivesse, seria bem dificil…
    .
    Na sua opinião, tem coerencia ou é saudosismo já que grande parte do material é escrito por reformados treinados em doutrinas passadas???
    .

  63. Depois de ler todos os cometários, alguns muito sensatos, outros nem tanto, o que domina na blogosfera brasileira é a luta capital vs social.
    Russófilos de um lado e americanófilos de outro.
    Dito isto, qualquer analise sobre o envolvimento da Russia na Síria e quais seus verdadeiros objetivos e se vale a pena, todos temos uma ideia, mas não sabemos todo o conjunto da obra.
    Falar em Primavera Árabe patrocinada pelos americanos é até piada, visto que o Oriente Médio é uma colcha de retalhos.
    Julgar Bashar All Assad como um ditador, queria lembrar que há vários países que são ditaduras e são apoiadas tanto por americanos como por russos.
    Derrubaram Kadhaff em nome da democracia e o que a Líbia se transformou?

  64. E os Âmis farão o quê ?
    Vão se esconder embaixo da estátua da liberdade ?
    Juarez
    Fico contigo nessa, o Urso não é bobo e nessa ele perde !

  65. Ahahahahaha, pode ser mais fácil falar do que fazer, rsrsrs…
    .
    O Putin tem sorte de ter pegado oito anos de um frouxo como esse Obama. Qualquer outro presidente americano, até aquele putanheiro daquele Clinton, e a jurupoca já tinha piado há muito tempo…
    .
    Massssssss… fazer o que? Agora que a vaca já foi pro brejo eu se sou o americano pico a mula da Síria e deixo os russos se virarem. E então armo todo mundo, até as tampas, que é pra Síria virar um novo Afeganistão pra Rússia.
    .
    De qualquer maneira aconteça o que acontecer a Síria como país livre, soberano e relevante deixou de existir. Ou será dividida entre as várias facções ou virará um protetorado russo.
    .
    E a dupla Putin/Assad reinará sobre um deserto. Não sobrou nada do país pra eles dominarem, nem mesmo seu povo, que quem pôde se mandou.
    .
    Que o sangue do povo sírio caia sobre a cabeça dos russos e seu czar.

  66. isso mostra ainda mais o tamanho da capacidade destreza poder e operacionalidade e muita competência da força aérea israelense q por diversas vezes já atacou alvos inclusive na região de damasco e fronteira com o libano mesmo após a ativação dos sistemas alvos do governo q dize-se estavam transferindo armas ao hezbollah…parabéns israel !!!

  67. horatio nelson 13 de outubro de 2016 at 16:27

    Sim, horatio.
    Tenho absoluta certeza de que em uma suposta guerra Rússia X Israel, Israel venceria fácil. Israel consegue penetrar em qualquer bateria anti-aérea, de qualquer país do mundo. Israel é o supra-sumo da tecnologia.
    Além disso, Israel é pacífico e sempre está a serviço da paz e da justiça.

  68. China, Inglaterra, França, Russia e EUA são do Conselho de Segurança da ONU e jamais brigarão entre si. Guerras paralelas, com envolvimento deles, são disputas por controle de territórios ou área de influência e pra mostrar poder bélico ao resto do mundo.

  69. IVAN DA SILVEIRA , VLADMIR PUTIN é o maior ESTADISTA do Século XXI , é admirado na RÚSSIA , infelizmente para muitos aqui !!

  70. “Autoridades dos EUA não tem certeza de que eles têm qualquer aeronave, capaz de derrotar os sistemas de mísseis superfície-ar russos S-300 de longo alcance, implantados na Síria, reporta o jornal Washington Post, citando fontes do Departamento de Defesa dos EUA”

    Bosco, o Washington Post é fonte confiável para você?

    fontes do próprio Departamento de Defesa dos EUA têm alguma credibilidade?

    Talvez seja somente um lobby para conseguir mais verbas para a USAF.

  71. Bosco, de onde voce tirou essas informações que o alcance do S300 é tão curto como tu diz !? Percebo que no seus comentários voce somente fala mal de Rússia e China, mas enaltece a nação que mais fomenta o terrorismo no mundo, o EUA e seus aliados.

  72. IVAN SILVEIRA ,teu comentário ** A RÚSSIA JÁ PERDEU NA SÍRIA ** é Ridículo ,percebesse que tens a chamada ** MENTE COLONIZADA ** ,mas Graças a Deus para os EUA e seus **Puxa Sacos** ,estão caminhando para o FIM !!

  73. JUAREZ , quando postares opiniões procures conhecer História ,todos sabem que os EUA gostam de Molezas ,quando enfrentam Ossos Duros desconversam ,sabem que Rússia não Blefa ,age e vai agir sim contra Aviões americanos que tentarem atacar escondidos ,desligando transponders ,os americanos dirão os aviões não são Nossos e os russos responderão ,Derrubamos intrusos preventivamente ,não se identificaram como americanos ,Ok !!

  74. TAMANDARÉ ,concordo contigo , um exemplo Sadan Roussein era amigo do Brasil ,em 1982 em setembro houve aqui uma crise cambial ,não tínhamos Divisas para importarmos Petróleo ,Figueiredo procurou o FMI , Ronald Reagan exigiu que para um aporte do FMI entregássemos nossas Reservas de Petróleo como Garantia como o México foi obrigado a fazer ,Figueiredo bateu o Telefone , a noite Sadan o ligou , ofereceu todo o Petróleo que precisássemos ,quando o Brasil contornasse seus problemas ,os dois países conversariam ,então quem era o Amigo do Brasil ?

LEAVE A REPLY