russian-foreign-minister-sergei-lavrov

A razão que explica o mal-estar dos EUA com a Rússia encontra-se no fato de que Washington começou gradualmente a perceber que sua “onipotência” está acabando. Quem afirma é o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

Clipping“Pode haver alguma razão pessoal. Qualquer personagem pode sentir dentro de si que os EUA não estão fazendo as coisas como gostariam ou tentam fazer alguma coisa, mas não tem sucesso. É a sensação gradual, mas ainda assim [inevitável], do fim de sua onipotência. Isso, para mim, é muito claro”, disse Lavrov em uma entrevista ao canal de TV ‘Pervy Canal’.

Segundo o ministro, este processo está sendo muito doloroso para os países ocidentais, pois, durante séculos, eles foram os que controlavam o mundo.

O chanceler observou também que a União Soviética era “um mundo mundo fechado ao processo mundial, um mundo centrado em si mesmo”. “Quando a União Soviética desapareceu, todos pensaram que a Rússia iria se encolher ao seu tamanho natural e que tudo estaria bem: eles seguiram, como têm feito deste os séculos XVI e XVII, impondo suas regras e ordens e todos os escutariam”, destacou Lavrov.

“Como se vê, eles se equivocaram”, disse o chanceler, acrescentando que as “altas expectativas que o Ocidente tinha de ter o mundo no bolso após a queda da União Soviética […] terminaram em um mal-estar, pela simples razão de que os russos queriam fazer de seu país um país independente, com uma vida digna de que eles poderiam se orgulhar”.

Lembrando as palavras do presidente russo, Vladimir Putin, Lavrov frisou que a Rússia “tem o direito de ser forte, sem negar o mesmo direito a outros países e sem impor a ninguém ‘receitas de comportamento'”.

FONTE: Sputniknews.com

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leo Neves
Leo Neves
7 anos atrás

Mesmo sendo uma notícia da sputnik, está correta, por incrível que pareça.

bosco123
7 anos atrás

É o mesmo discurso do PT que afirma que o Temer e a “elite” não quer ver filho de pobre e negro fazendo faculdade ou não aceita que um “trabalhador” vire presidente.

bosco123
7 anos atrás

Galante,
Esse “jornal” é um órgão oficial da Rússia. Acho que a Trilogia não precisa dele!

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
7 anos atrás

E agora? Quem poderá nos defender?

Save Ferris!

wwolf22
wwolf22
7 anos atrás

Assino embaixo !!!!!

Mauricio R.
Mauricio R.
7 anos atrás

E os russos cada vez mais desesperados em não perderem o último bastião no Oriente Médio.
Não estão nem ai para o povo sírio que não quer mais ou a destruição do EI, sua única motivação é a manutenção do status quo.

Daniel Dutra
Daniel Dutra
7 anos atrás

Sorte deles que o presidente ainda é o Obama, se fosse um bush da vida a conversa iria ser diferente.. Eua nesse governo Obama ta igual o Brasil na época que a Dilma tava no poder, ninguém ta respeitando mais..

Ivan da Silveiraa
Ivan da Silveiraa
7 anos atrás

Boa tarde Acho engraçado essa história, como algumas pessoas não percebem que a Rússia já perdeu na Síria? Mesmo se vencer essa guerra e a Síria voltar a ser governada pelo ditador ainda será uma derrota. Como vai ser lembrada daqui 10 anos? Como um país que utilizou de uma guerra externa para tirar o foco dos grandes problemas internos da Rússia? Como um país que se aliou a um ditador? Para defender bases de petróleo e uma base naval? Como um país que foi contra vários países árabes, contra vários países europeus, contra os EUA para defender um homem… Read more »

augusto
augusto
7 anos atrás

Peace throught strength. Ronald Reagan. O Rasputin é a ersão reagan russa !

augusto
augusto
7 anos atrás

Versão*

Ivri Swami
Ivri Swami
7 anos atrás

Ivan, a Síria era um país tranquilo, era até proibido perguntar a religião dos outros, sem dívidas com o resto do mundo. Sob a mão dos Assad (escrotos) e viviam em paz. A Líbia com Kadafi era algo do tipo, um escroto e financiador do terror que mantinha o país em “paz”. Arábia Saudita é umas 10 vezes pior que a Síria, Irã e Líbia juntas, financiam terroristas de toda banda e são aliados do ocidente. O que os gigantes do ocidente fizeram contra ela? Ninguém pensa em democratizar a Arábia, que executa rivais políticos, homossexuais, clérigos xiitas etc. O… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

incrivelmente a reportagem está certa, um mundo onde Rússia e China irão ter mais poder e influência me assusta

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Se existe alguém que está indo pro escanteio é a própria Rússia.
.
O poder bélico da era Soviética está se acabando, não existe dinheiro para colocar o “M” em tudo que se tem ( Até AS tem um orçamento maior que o dos Russos), quem dera repor todas as quantidades de equipamentos necessários (a Marinha é o exemplo mais nítido).
.
O mundo continuará a ser bipolarizado, no entanto, com o Chineses no lugar dos Russos, que não serão mais relevantes do que os Europeus.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
7 anos atrás

Primeiramente, a Rússia sempre busca manter a postura de que é alguém e os outros não são tão fortes.
Segundo, a legitimidade para as ações russas é encontrada internamente. Eles não se preocupam nada com a opinião estrangeira.
Quanto aos EUA, fica sempre na sinuca de bico. Se ouvir em pé de igualdade todas as nações e tentar algo menos impositivo, é porque está enfraquecendo. Se tentar impôr sua vontade pela força sem dar ouvidos, está sendo imperialista.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
7 anos atrás

Lendo todos os comentários eu digo apenas, caramba. Este cara é um grande chanceler e o Putin um grande presidente para os Russos. Eu disse para os Russos. Cada país defenda seus interesses, da forma que tiver cassife. Se isto vai agradar ou não, é outra coisa.

Gustavo Borges
Gustavo Borges
7 anos atrás

Gostava mais do Sputniknews quando se chamava Voz da Rússia. Era bem mais engraçado e sempre vinham notícias relacionadas a ufologia e parapsicologia.

Ronilson
Ronilson
7 anos atrás

O engraçado é qualquer notícia que fale da russia os caras vem babando igual cachorro louco para desmerecer a reportagem kkkkk. Bando de acéfalos

Ronilson
Ronilson
7 anos atrás

E antes que alguém me chame de esquerdopata, não tenho nenhum tipo de ideologia apenas sou entusiasta militar e não me importa se o equipamento é russo, americano, chinês ou da koreia do Norte.

Robson
Robson
7 anos atrás

Os russos estão mais do que certos em exigir um papel que lhes cabe bem, de não ser como o restante do mundo que abaixa a cabeça pros EUA, um país que chegou a ter 15 mil ogivas atômicas, possui o maior submarino portador de ICBMs (já teve 5), a maior frota de blindados do mundo, a segunda maior e mais poderosa força aérea, detentor de uma grande esquadra de submarinos, muitos deles nucleares, um dos poucos países do mundo a ter um sistema eficaz de interceptação de mísses (S300,S400, PANTSIR, TOR), um país com tanto poder não deveria jamais… Read more »

Colombelli
Colombelli
7 anos atrás

Ao que se vê a olhos vistos, os EUA continuam fazendo o que querem aonde querem e quando querem. Nada mudou. Tipica conversa de quem parece recalcado pelo rebaixamento de posição no tabuleiro mundial. Mais atos e menos conversa fiada é o que precisa pra se chegar onde ele pensa que está. Ronilson creio que não se trata de ser anti Russia. Ela é só mais um país. O caso é que a maioria das notícias “pro Russia” são plantadas/criadas por eles mesmos e são normalmente situações bem pueris que acabam ridicularizando eles mesmos. Coisas dissociadas da realidade e voltadas… Read more »

Jr
Jr
7 anos atrás

Uma coisa nós temos que admitir o Obama tá perdidinho com relação a política exterior, esse tal de secretário Kerry, provavelmente é um dos piores que estiveram no departamento de Estado. O Obama é sempre surpreendido, foi assim com a Rússia entrando na Síria, foi assim na primavera árabe, principalmente no caso do Egito, em que ele não sabia se apoiava o Mubarak ou não, desde esse episódio a Arábia Saudita que era aliada do Mubarak e contra a irmandade muçulmana começou a ficar com um pé atrás em relação aos EUA, se percebe claramente que aos poucos os EUA… Read more »

Hawk
Hawk
7 anos atrás

Isso faz me lembrar os tempos de guerra fria, se um republicano ganhar o jogo muda, daí na próxima eleição ganha um democrata o jogo volta novamente a esse estágio, no fim são apenas cachorros grandes latindo porque ninguém vai ser louco de apertar o “red button”…. Ainda….

bosco123
7 anos atrás

No tempo da grande URSS só o que a Rússia fazia era bater o sapato na ONU, financiar terroristas palestinos e “revoluções” mundo à fora. Além é claro de manter acorrentados todos os países fantoches.
Realmente o Putin está fazendo melhor.

JB
JB
7 anos atrás

O fato é que o poder relativo dos EUA , se considerarmos o tamanho de sua economia em relação ao PIB mundial, vem decrescendo paulatinamente. A China, que ao fim da segunda guerra era pior que a India hoje, se tornou superpotência econômica e industrial. Expande sua influência por todo o mundo. A Rússia hoje rosna, mas a médio e longo prazo seu poderio bélico vai se conformar ao tamanho de sua economia. Será, a meu ver, ator auxiliar da China. A India continua crescendo forte. Outro colosso populacional a corroer o poder relativo dos EUA, da Segunda Guerra até… Read more »

PauloR
PauloR
7 anos atrás

Se julgar pelos comentários, os americanos estão mesmo na pior.

panzer
panzer
7 anos atrás

uma coisa é certa os EUA só batem em cachorro morto , tão apertando ate para os coreanos do norte , um único nuk no lugar certo levaria a economia americana a ruína

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
7 anos atrás

A Russia não é forte, apesar de seu arsenal nuclear. Os americanos e o conselho de segurança da ONU é que se tornaram frouxos sob o governo Obama, e continuará sendo se Mrs. Clinton for eleita. Não me agrada conflitos, muito menos belicosidade, mas a irresponsabilidade do governo Obama gerou essa carnificina que se vê no Oriente Médio e norte da África provocada pelo “Estado Islâmico”, principalmente na Síria, e o consequente fluxo de refugiados para a Europa. Independentemente de seus interesses financeiros, os EUA sempre foram o “xerife” a garantir a segurança do ocidente.

Audaz
Audaz
7 anos atrás

Putin aproveitou a burrice (ou nao, vai ver é de proposito) do Obama.
Simples!

Agora a china emerge e vai começar a influenciar a geopolitica mundial e usará o seu poder militar para alcançar seus objetivos.

_RR_
_RR_
7 anos atrás

panzer ( 11 de outubro de 2016 at 18:28 );
.
“…uma coisa é certa os EUA só batem em cachorro morto…”
.
Não me consta que russos, ou quem quer que seja dentre os “grandes”, faça muito diferente…
.
“…um único nuk no lugar certo levaria a economia americana a ruína…”
.
Com todo o mundo, de alguma forma, dependurado na economia americana, quem seria louco de lançar…? E mais ainda: quem teria peito pra aguentar a retaliação…?

XFF
XFF
7 anos atrás

Alexandre Galante 11 de outubro de 2016 at 14:48 ——…….*****

Como mesmo disse Alexandre : Se a notícia é importante e porque não publicar? Um bom jornalista é aquele que está comprometida com a verdade e não com ideologia de esquerda ou direta.È sempre é bom ouvir o outro lado.

Se dependesse desse tal do Bosoco, nenhuma notícia sobre Rússia apareceria aqui no blog Trilogia.

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Pessoal… . Entre discurso e realidade, vai uma certa distância… Olhem no mapa o que é a OTAN e países amigos dos EUA, e o que é a Rússia hoje e suas áreas de influência direta… . O fiel da balança é, e continuará sendo no futuro previsível, quem senta na Casa Branca. E o que se tem lá nesse momento é nada menos que o presidente americano mais passivo desde Jimmy Carter… E o que se terá no futuro é… bom… deixa pra lá… . Enfim, não dá pra dizer que o discurso do cidadão aí é totalmente sem… Read more »

Leo Neves
Leo Neves
7 anos atrás

Se Hillary ganhar podemos esperar mais do mesmo, o aumento das tensões e a Rússia cada vez mais impondo suas vontades… Com Trump veremos uma Rússia aliada dos EUA, sem sanções, o fim do ISIS pois Trump disse que quer uma parceria com a Rússia nessa area…
Pessoal vamos torcer por Trump talvez poderemos ver os russos e americanos trabalhando junto, fazendo exercícios militares juntos. 🙂

Renato Vieira
7 anos atrás

Meias verdades: Realmente os EUA não será onipotência mas a china ocupará o espaço que esse cidadão jura que é ou sera da Rússia. —— Agora fico pensando. …com uma China crescendo economicamente e desenvolvendo armas e sistemas modernos, uma Índia crescendo a mais de 7% aa, um adolescente trabalhoso na Coreia, um Paquistão com terroristas…. tudo isso em uma região populosa onde todos têm discussão nuclear e alguns com questões territoriais entre si é um ninho de cobras não! ? —– Espero que a região aprenda diplomacia com o ocidente porque um dia poderão precisar ! Ah…holofotes são preciso… Read more »

Renato Vieira
7 anos atrás

Fui traído pelo corretor, quis dizer “dissuasão nuclear” e nao discussão. ..

JCRB
JCRB
7 anos atrás

Pobre povo da Rússia, sofrem com a irresponsabilidade de um governo mafioso, antiquado e interessado apenas em se manter no poder por gerações.
Mais uma geração perdida, assim como a nossa.

Ronilson
Ronilson
7 anos atrás

Uma coisa é certa a maior conquista da humanidade para a paz foi a bomba nuclear, sem ela já teríamos tido a terceira, a quarta e a quinta guerra mundial

Blind Mans Bluff
Blind Mans Bluff
7 anos atrás

Alguem ja visitou Detroit? E a costa leste? Se surpreenderiam… e falariam menos baboseiras.

De fato a nota eh muito interessante, pois os Russos estao abertamente peitando os EUA e a UE. Invadiram a Ucrania, roubaram a Crimea e financiam, fornecem e defendem tanto o Iran quanto a Siria, ao mesmo tempo em que desestabilizam a UE. Alem disso, o governo do Putin, ex KGB, faz um bom trabalho de lavagem cerebral com seu povo. Isso tudo soh esta tornando o mundo um lugar mais perigoso e as apostas mais altas.

augusto
augusto
7 anos atrás

Ate que em fim um comentário decente. É para complementa-lo nada mais que um bom artigo da Rand http://www.rand.org/blog/2016/09/russias-determination-to-revise-the-post-cold-war-order.html

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
7 anos atrás
Professor
Professor
7 anos atrás

bosco123 11 de outubro de 2016 at 14:31 Bosco, lá vem você de novo colocar PT no meio da história. Estou percebendo muito bem a sua tática, você sempre faz isso: de alguma forma, tenta polarizar, jogar a questão como se fosse PT x PSDB, capitalismo x comunismo, Estados Unidos x URSS. E as pessoas têm que escolher um lado. Mas você não vai conseguir. Não adianta você tenta colocar PT no meio da crise Síria, para que as pessoas que não gostam do PT não enxerguem a realidade óbvia do que está acontecendo por lá. Não, Bosco, o mundo… Read more »

Daniel Dutra
Daniel Dutra
7 anos atrás

Ronilson
Ela evita mesmo mas no dia que chegar a hora dos países a usarem o estrago que ela vai deixar ja vai valer por muitas guerras.. rsrs

Ivan da Silveiraa
Ivan da Silveiraa
7 anos atrás

Bom dia Não me refiro as ações da Rússia em face do seu poderio militar. Aliás, tomar decisões apenas no fato de ser forte militarmente é uma desvantagem. Mas faço em relação as decisões tomadas. São decisões que vão na contramão do progresso da Rússia. É uma verdadeira maquiagem. Eu sinceramente não acho inteligente essa postura. Todos nós sabemos que a influência da Rússia no mundo é pequena, essa é uma analise sem paixões, nós sabemos que tirando o quesito “militar” de resto é insignificante. Mais insignificante será quando os seus vizinhos deixarem de ser em partes dependentes do gás… Read more »

Ivan da Silveiraa
Ivan da Silveiraa
7 anos atrás

Ahhh, já ia esquecer de comentar; Imagem, só imagem…decisões políticas, só políticas. Não há consistência. Na minha opinião a Rússia é um pobre com um Camaro. A China é um rico de fusca. Já a China cuida do seu jardim, enquanto a Rússia limpa o jardim do vizinho. A política interna e externa da Rússia está matando o que sobrou do passado. Em termos de estratégia, se tem um país que eu diria inteligente nas decisões tomadas seria a China.

Abraço!

W.K.
W.K.
7 anos atrás

Ivan da Silveiraa.

“Observação: tem gente dizendo que a Primavera Árabe é obra dos EUA? Tão de sacanagem ou estão falando sério? Ah, foi a CIA kkkkk assim é baixar o nível da conversa.”
.
Eles estão apenas repetindo os bordões que o professor de história/geografia repetia ad nauseum na sala de aula.
.
Depois não entendem por que surgiu o movimento “Escola sem Partido”.

FRL
FRL
7 anos atrás

JB 11 de outubro de 2016 at 18:02 Prezado JB, bom dia. . Concordo com inúmeras de suas colocações. Cada país deve defender os seus interesses, mas isso não pode degenerar para o esmagamento de soberanias ou para o acuamento dos demais países, até porque, se acantonados, tal como animais, desesperam-se e adotam posicionamentos extremados (partem para o tudo ou nada – ou guerra, como preferirem). . Sobre aquilo que nos diz mais respeito, acredito que se os EUA, país com o qual inegavelmente temos a maior identificação cultural e axiomática (sem nenhum desprezo pelos demais países, friso), adotassem a… Read more »

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

É exatamente isso que tem deixado os falcões em Washington furiosos. Os EUA se acostumaram a fazer o que quiser pelo mundo (depois do fim da URSS) sem interferência de ninguém e agora que os russos colocaram de fato o pé na Síria os EUA se sem impotentes e o que fazer é esbravejar pela mídia. É só o que podem fazer no momento. Todo mundo sabe a falácia que envolve os direitos humanos. Washington cansa de torrar inocentes com seus drones no Paquistão e Afeganistão, ninguém diz nada. Arábia Saudita é um reino de terror e o Obama come… Read more »

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Ivan da Silveiraa ( 12 de outubro de 2016 at 3:30 ); . “Acho que o grande problema da Rússia no futuro será com a China, nesse dia eles vão ver o quanto foram idiotas…” . É certo que os russos já sabem a tempos que os chineses serão adversários no longo prazo… Mas nesse instante da história, graças ao curso que tomaram, não podem dar o braço a torcer… . Penso que o que os russos desejam é se manterem como uma espécie de “terceira via” num futuro previsível, fazendo um antagonismo principalmente em relação aos EUA, mantendo um… Read more »

Fabiano Martins
Fabiano Martins
7 anos atrás

O que o PT tem a haver com a matéria?
Antes de tudo eu odeio o PT.

augusto
augusto
7 anos atrás

”Todos nós sabemos que a influência da Rússia no mundo é pequena, essa é uma analise sem paixões, nós sabemos que tirando o quesito “militar” de resto é insignificante. Mais insignificante será quando os seus vizinhos deixarem de ser em partes dependentes do gás russo, por exemplo. Maior território do mundo, população diminuindo, população envelhecida…na outra ponta uma China totalmente capitalista, com a maior população do mundo ” Todo mundo sabe disso ate o Kremlin por isso a postura agressiva

Fabiano Martins
Fabiano Martins
7 anos atrás

Augusto você e o Bosco são a mesma pessoa ?
O jeito de escrever se parece.
Desculpa qualquer coisa.