duterte-china

Presidente filipino anunciou ‘separação’ dos EUA em encontro em Pequim. ‘A América perdeu’, disse, anunciando que talvez se alinhe com a Rússia.

ClippingO presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou sua “separação” dos Estados Unidos nesta quinta-feira (20), declarando que o país “perdeu” e que ele se realinhou com a China, já que os dois concordaram em resolver suas desavenças sobre o Mar do Sul da China por meio de conversas.

Duterte fez seus comentários na China, onde está em visita com ao menos 200 empresários para abrir caminho ao que classifica como uma nova aliança comercial no momento em que as relações com os EUA, aliados de longa data, se deterioram.

Seu secretário de Comércio, Ramon Lopez, disse que serão assinados acordos no valor de US$ 13,5 bilhões.

Os esforços de Duterte para se alinhar com a China, meses depois de um tribunal de Haia arbitrar a favor das Filipinas nas disputas referentes ao Mar do Sul da China, marcam uma reversão na política externa desde que o ex-prefeito de 71 anos assumiu o cargo em 30 de junho.

“Agora a América perdeu”, disse Duterte a empresários chineses e filipinos em um fórum no Grande Salão do Povo ao qual compareceu o vice-primeiro-ministro chinês, Zhang Gaoli.

“Eu me realinhei em seu fluxo ideológico e talvez também vá à Rússia conversar com [o presidente russo, Vladimir] Putin e lhe diga que há três de nós contra o mundo — China, Filipinas e Rússia. É o único caminho”, acrescentou.

“Com isso, neste local, excelências, neste local eu anuncio minha separação dos Estados Unidos”, disse Duterte ao som de aplausos. “Eu me separei deles. Então dependerei de vocês para todo o sempre. Mas não se preocupem. Também iremos ajudar, como vocês nos ajudam.”

Resposta americana
O Departamento de Estado dos EUA disse que vai pedir explicações do presidente das Filipinas sobre o que ele quis dizer com “separação” dos EUA. O governo americano classificou os comentários de Duterte como “desconcertantes”.

FONTE: G1/Reuters

Subscribe
Notify of
guest

151 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
7 anos atrás

Fanfarronice de um populista demagogo! E não custa lembrar que a história é implacável em mostrar que populistas como ele invariavelmente fracassam. O Chavismo está aí para mostrar.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
7 anos atrás

No mais eu quero ver toda essa valentia quando os FA-50 adquiridos da Coréia do Sul começarem a ficar no solo pelo embargo às turbinas norte-americanas e também quando o próximo Tufão arrasar o país.

JPC3/Deagol
JPC3/Deagol
7 anos atrás

Daqui a pouco o Estado Islâmico aparece por lá…

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Eu cantei esta pedra… agora a China conseguiu uma brecha para o Pacífico. Taiwan está cercada; Indonésia, Nova Guiné, Austrália e Nova Zelândia em risco.
.
A China perdeu o processo em Haia, o que fez ? Comprou o vencedor. Este filipino metido a esquerdista deve estar com o rabo cheio de dinheiro.
.
Reclama do bico da águia mas vai curtir as garras do dragão e o abraço do urso ? Coitados dos filipinos.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
7 anos atrás

Falou tudo Delfim! Certamente os chineses compraram esse boquirroto populista. E quem vai pagar o pato vai ser o povo filipino.

Manstein
Manstein
7 anos atrás

Duterte será outro presidente a sofrer um futuro golpe apoiado pelo EUA? Espero que não.

Colombelli
Colombelli
7 anos atrás

é o lula deles. E a China é hostis humani generis

Jr
Jr
7 anos atrás

Tudo isso é culpa do Obama por se meter onde não devia, aos que o chamam de populista, eu digo, populista por populista eu escolho ele a um que todos nós conhecemos, pelo menos ele esta cumprindo uma promessa que ele fez na campanha dele, mandar todos os traficantes para a vala. É impressionante a capacidade que o Obama tem de arranjar problemas e contrariar todos os seus aliados, vide Arábia Saudita, Egito, Israel. Filipinas e Turquia, esta última por coincidência mandou um recado bem parecido hoje como esse para Washington

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
7 anos atrás

E a Roda da História vai se movendo… Há tempos eu escrevo aqui. A China está comendo o Pacífico pelas beiradas!!!!

João Augusto
João Augusto
7 anos atrás

Diz a lenda que a China tem uma balança comercial deficitária com a maioria dos seus vizinhos e pratica sua política econômica predatória com o resto do mundo… Uma política de integração regional inteligente. Talvez isso tenha influenciado positivamente na região…
Não confirmei a informação.
Como vocês sabem que o camarada é populista? Só por que mudou seu alinhamento?

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
7 anos atrás

Está mesmo? E você realmente acha que esse populista vai durar muito tempo?

João
João
7 anos atrás

Populista? A galera deve estar bem informada sobre administração do Duterte para classifica-la como populista. Poderiam compartilhar de tais informações?

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
7 anos atrás

João Augusto, O Duterte joga para as massas. Existe um problema sério de violência e tráfico de drogas nas Filipinas e ele simplesmente liderou grupos de extermínio além de ter estimulado a população a fazer o mesmo. Qualquer um que faça isso, agindo à margem da lei ou escarnecendo da mesma tal como o PT fez no Brasil, pode ser chamado de populista.

João Augusto
João Augusto
7 anos atrás

Interessante. Comumente associam populismo a um modo de exercício de poder em que um líder suplanta ou minimiza a intermediação das instituições no contato com sua base de apoio – a maioria da população. A maioria aceita que não tem nada a ver com um determinado agir ou outro…
O populismo do PT, por exemplo, seria através da figura do Lula, que foi, talvez, o líder mais carismático do nosso país… Mas entendi a razão da sua classificação do Duterte…

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
7 anos atrás

João, você foi perfeito ao tachar o populismo como forma de exercício do poder onde o líder suplanta ou mesmo suprime as instituições. Foi exatamente o que Duterte fez e faz nas Filipinas.

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
7 anos atrás
Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
7 anos atrás
_RR_
_RR_
7 anos atrás

E eis o mais brilhante: fizeram isso justamente no momento político mais frágil para os EUA, que consiste no período de suas eleições…

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
7 anos atrás

Nunca é tarde, mas creio que os Militares Filipinos agirão e breve:
https://mundo.sputniknews.com/politica/201609281063735227-eeuu-duterte-narcotrafico/
____________________________
HMS TIRELESS 20 de outubro de 2016 at 15:58
Matou colega e lembro mais,
a Infra do País é baseada em equipos dos Âmis,
vão trocar tudo ?
Há bilhões de USD investidos por empresas e os Âmis em geral lá,
combinaram com eles ?
A Venefavela nada representa, mas ali o buraco é mais embaixo.
Cadê o Ivan o mapento ?

PauloR
PauloR
7 anos atrás

Já chamaram ate o cara de esquerdistas por não concordar com as ordens de Washington.

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
7 anos atrás
Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
7 anos atrás

Algo me diz que Taiwan vai começar a modernizar suas Forças. (rs) (Made in USA)

João Bosco
João Bosco
7 anos atrás

Mais um populista metido a besta……. Rompem com os EUA mas dependem dele para tudo. Como diz o Delfim Moreira, este deve ter se vendido aos chineses com seu populismo barato. Há muitos desses por ai, com os seus países falidos – ou quase – beirando a miséria do seu povo. Como o HMS Tireless disse acima, quero ver quando os americanos embargarem as turbinas dos FA-50 que compraram da Coréia do Sul e quando o próximo tufão passar por lá. Acho que este não dura muito tempo no poder…..

kfir
kfir
7 anos atrás

IMBECIL e corrupto…

junior
7 anos atrás

É tudo o que a China queria para avançar de vez sobre as ilhas, a Filipinas sozinha não vai ter nenhuma chance. Dessa conversa só pode sair vantagem para a China que já tinha perdido no tribunal de Haia, é bem óbvio que as ilhas estão muito longe da China e perto das Filipinas e esse sujeito ainda vai entregar ilhas para os chineses. . Ele nem ganhou as eleições por maioria absoluta só teve 38% dos votos, ou seja, a maioria da população não apoia ele e quem votou nele foi por causa do discurso de combater a criminalidade… Read more »

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Embargar turbina de módicos 12 FA-50 não compensaria nem o prejuízo que o marketing da KAI vai teria…
.
Aliás, os Filipinos iram ganhar 12 F-16MLU na faixa, como outro pais da região ganhou, só que fizeram as contas e descobriram que não conseguiriam manter os caças. Dai que saiu o FA-50.
.
A respeito da “separação”, pergunta pra esse presidente ai se ele já rasgou aquele tal documento chamado: “Mutual Defense Treaty Between the Republic of the Philippines and the United States of America”.

Victor Moraes
Victor Moraes
7 anos atrás

Eu li que ele foi eleito com apenas 39% dos votos válidos… Se fosse um cara esperto, além de ganhar da China, jamais deixaria de ganhar dos EUA. Se fosse uma cara esperto, elevaria-se ao patamar de “independente” para negociar com quem quer que seja sem ter que para isto necessite “separar”, ainda mais com palavras estúpidas que podem levar a algum tipo de violência. Ou fomentar o desacordo e a violência entre EUA e China. Depois reclamam que os EUA são maus, mas vê-se em uma figura pitoresca destas que quando está ganhando ótimo, mas basta um momento de… Read more »

Felipe Silva
7 anos atrás

Colombelli 20 de outubro de 2016 at 16:10
Perfeita comparação. Conhecemos bem esse mesmo teatrinho, e sabemos onde dá. Um certo fulaninho no brasil já fez isso lá por volta de 2003…

Agora, desconsiderando as tolices e bravatas desse fanfarrão demagogo, eu quero saber até em que ponto essa ”revolta” se assemelha com outras, onde um ”certo” líder recém eleito começa a arrotar essas declarações ”anti-imperiais”, e como fica (De fato) a relação com os EUA depois dessa patacoada.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Os EUA são muita coisa boa mesmo,agora o mundo muda e eles parecem ter dificuldade com a política externa,não estão acompanhando o ritmo acelerado das coisas.

Ivan da Silveiraa
Ivan da Silveiraa
7 anos atrás

Boa noite

Vocês já perceberam que esse Rodrigo Duterte é doente? Só fala besteira…

Certamente grande parte da opinião pública interna é contra esses devaneios…

Está pedindo pra receber um “impeachment” do congresso kkkkk

Abraço!

nereu
nereu
7 anos atrás

JPC3/Deagol 20 de outubro de 2016 at 16:05
Daqui a pouco o Estado Islâmico aparece por lá…
Olha o pessoal assumindo que o EI é o braço terrorista Americano, depois ainda querem criticar que fez uso disso num passado distante como no do Kadafi

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
7 anos atrás

Sujeito sai do Pandemônio para vir falar besteira aqui. Como assim os EUA “Não estariam acompanhando o ritmo acelerado das coisas”?

DaGuerr
DaGuerr
7 anos atrás

Will i be back?

MFVIEIRA
MFVIEIRA
7 anos atrás

O Duterte consegue dar mais declarações imbecis que a Dilma.

DaGuerra
DaGuerra
7 anos atrás

Muito bem, Duterte! Manda aqueles comunistinhas democratas do Obama pro caralho e fogo nos traficantes de droga e n
terroristas islâmicos. They won’t come back!!

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
7 anos atrás

Meu caro DaGuerra, o Duterte se diz de esquerda…

joshua
joshua
7 anos atrás

Rodrigo Duterte, presidente filipino, pede que viciados matem traficantes.
Medida é aprovada pela população, mas é alvo de protestos da ONU.
Tem gente que ainda tem duvidas que esse kara é populista.

Felipe Silva
7 anos atrás

Ivan da Silveiraa 20 de outubro de 2016 at 18:31
É o ”chefe de estado” que chamou outro de FDP. Tira por aí a escrotice dessa piada ambulante que tem cargo de líder.
DaGuerra 20 de outubro de 2016 at 18:50
Com um pequeníssimo porém: Abandone os socialistas fabianos (demoratos) e se jogue nos braços do Partido Comunista chinês. Escolhe.

DaGuerra
DaGuerra
7 anos atrás

Meu caro, lula se diz honesto…importa a ação!!

nereu
nereu
7 anos atrás

KKKKKKKK…….ad infinitum. só fico imaginando se fosse o México que abandonasse os EUA, os triglodipatas iriam até fretar um avião para a Guatemala ou Belize em busca do STATUS QUO Mexicano só para satisfazer a vontade do seu louvado United States of America

HMS_TIRELESS
HMS_TIRELESS
7 anos atrás

Nereu, tá esperando o quê para virar concubina chinesa heim!? No mais, vou lembrar de novo que aqui não é o Pandemônio Brasil e por conseguinte não há um otário como o Konner para censurar as postagens sensatas e publicar apenas as sandices de vocês.

romário
romário
7 anos atrás

KKKKK. Temos aqui muitas viúvas do tio sam.

HMS_TIRELESS
HMS_TIRELESS
7 anos atrás

E começaram a aparecer as candidatas a concubinas latinas dos chineses, egressas do Pandemônio Brasil..

Professor
Professor
7 anos atrás

Quando será que os EUA vão aprender que a diplomacia do “Eu mando-vocês obedecem” não funciona? . romário 20 de outubro de 2016 at 19:58 KKKKK. Temos aqui muitas viúvas do tio sa . Romário, elas estão desesperadas…..kkkkk . O presidente filipino já virou populista, demagogo, outro já duvidou da democracia de lá – afirmando que ele tem só 39% dos votos (normal em eleição com um turno só, já tivemos isso aqui), quais mais palavras “bonitas” atribuíram a ele? “faz mais declarações imbecis que a Dilma”, “metido a besta”, comunista, ditador, burro. Tudo isso só porque rompeu com os… Read more »

nereu
nereu
7 anos atrás

HMS_TIRELESS 20 de outubro de 2016 at 19:52 concubina chinesa? Hã…. Já sei vc deve estar se referindo aquele senhor que estava em Goa, mas eu não sou ele, acho devemos reconhecer os seus parcos esforços com os chineses, sem falar que ele aguentou uma “reuniãozinha” teti a teti com o presidente russo Ex. KGB Vladmir Putin, apos sua maravilhosa estadia em Goa pegou o AERO-LULA e foi para o Japão, lá levou um senhor esporro do premier japonês devido aos investimentos japoneses perdidos com a lava-jato, e do nada pegou o AERO-LULA com destino ao BRASIL para ACUDIR o… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
7 anos atrás

O inimigo não é mais o partido comunista chinês. São os defensores do politicamente correto que protegem a bandidagem do tráfico armada pesadamente caçando famílias em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre ou Manaus. Qualquer político que declare e aja para destruí -los terá o apoio, ao menos do povo.

Professor
Professor
7 anos atrás

Tem gente já querendo mandar o Sergio “pega corruptos só do PT” Moro para as Filipinas, kkkkk

Jorge F.
Jorge F.
7 anos atrás

A vantagem econômica americana sobre o mundo agora se dissipa, em breve seu vasto poder militar também deve sofrer erosão, não que os EUA deixem de ser uma potência mundial, mas serão uma potência entre várias, não uma superpotência e é nesta a ocasião que os países industrializados do enorme protetorado Americano, surgido a partir da doutrina Monroe, devem ter a percepção de que é possível crescer. A UE hoje acumula um PIB superior ao estadunidense, o alinhamento da Filipina (na minha opinião apenas um blefe) à Pequim, pode arrastar os NPI do extremo oriente (novos países industrializados) para um… Read more »

Professor
Professor
7 anos atrás

E dizem que se o Sérgio Moro fosse para Filipinas, logo no aeroporto iria se deparar com o presidente Filipino jogando alguns relatórios no chão para prender em pessoa um sujeito que estaria traficando no aeroporto. O Sérgio Moro agiria com todos os rigores da Lei: prenderia o presidente filipino por jogar papéis na rua e o traficante também seria preso, claro; mas entraria para o processo de delação premiada.