Home Noticiário Internacional Fidel Castro morre em Cuba aos 90 anos de idade

Fidel Castro morre em Cuba aos 90 anos de idade

4207
236

fidel-castro foto AFP

ClippingO ex-presidente e líder da revolução cubana, Fidel Castro, morreu anos 90 anos de idade, confirmou na madrugada de hoje (26) seu irmão e sucessor, Raúl Castro. As informações são da agência Ansa.

Em um anúncio na televisão, Raúl disse que era “com profunda dor” que confirmava a “morte do comandante Fidel Castro Ruz”, falecido às 22h29 de Havana do dia 25 de novembro de 2016.

“Em cumprimento da expressa vontade do companheiro Fidel, seus restos mortais serão cremados”, afirmou Raúl, demonstrando emoção ao ler o breve comunicado.

Fidel Castro foi o herói histórico da esquerda moderna, o homem que mais desafiou os Estados Unidos. Mas, na opinião de líderes de centro-direita, Fidel era um ditador sanguinário e o culpado por isolar a ilha de Cuba por quase 60 anos de todo o mundo.

Fidel, em 1974
Fidel, em 1974

Conhecido como “Comandante” pelos cubanos, Fidel era personagem de várias histórias e boatos. “Ele não dorme”, “ele não esquece de nada”, “é capaz de te penetrar com o olhar e descobrir quem você é”.

Fidel sempre teve uma saúde de ferro, até quando enfrentou uma hemorragia intestinal durante uma viagem à Argentina aos 80 anos de idade. Em 31 de julho de 2006, os problemas de saúde provocados pelo avanço da idade o fizeram delegar temporariamente o poder a seu irmão Raúl.

Em fevereiro de 2008, Fidel renunciou oficialmente ao cargo de presidente cubano e, desde então, era o principal conselheiro do Partido Comunista e do novo governo.

A era Fidel Castro vem se dissolvendo pouco a pouco, enquanto uma nova Cuba surge devido a uma série de reformas econômicas e da retomada das relações bilaterais com os Estados Unidos, rompidas há mais de meio século.

Fidel assistia a tudo isso de longe, mas não deixava de fazer suas análises em artigos publicados no jornal oficial cubano Granma. A fragilidade da sua saúde já tinha provocado boatos sobre sua morte várias vezes nas redes sociais.

FONTE: EBC/Agência Ansa

236 COMMENTS

  1. ”Mas, na opinião de líderes de centro-direita, Fidel era um ditador sanguinário e o culpado por isolar a ilha de Cuba por quase 60 anos de todo o mundo.” Opinião? Que p*rra é essa? Independente de quem diga isso, estamos falando de FATOS, não de posicionamento político.

  2. É simples de se resolver: você pode postar seus preciosos e imparciais comentários no Plano Barril. Ninguém aqui vai ficar triste por isso.
    Quanto ao finado, já vai tarde. Não fará falta nenhuma. Um assassino a menos.

  3. Que vá para o inferno e leve junto também Lula, Dilma e tudo quanto é socialista e comunista brasileiro. Já deve ter se encontrado lá com o Brizola, Stalin, Pol Pot e outros monstros da humanidade.

  4. Hoje o dia começou mais feliz com uma notícia tão benéfica para a humanidade! Deixo claro que não estou comemorando a MORTE dele afinal TODOS somos seres humanos, porém temos que deixar claro que o “Bola suja” não foi nenhum filantropo.

    O que quero dizer é que ele [Fidel castro] não é um exemplo a ser seguido no tocante a forma de como implementar mudanças.

  5. Algumas Palavras para descrevê-lo

    Assassino
    Maquiavélico
    Semeador de Discórdia
    Atraso
    Centralizador
    Ladrão
    Mentiroso

    Em resumo….clássico ditador, e já vai tarde um dos culpados pelo atraso na AL. Seus tentáculos deu origem aqui no Brasil ao maior partido corrupto da História !

  6. Satanás está em festa!

    90 dias de festa no Inferno para cada ano de vida do verme imundo do Fidel Castro! Vai queimar bonito no fogo juntinho com Che Guevara e CIA!

    Já foi tarde, porco assassino!

  7. Ano passado estive em Cuba (em férias).
    (antes de continuar a ler….por favor entenda que estou apenas fazendo um relato do que vi….ou seja…não vi tudo, nem fiquei fazendo pesquisa política ou sociológica)

    Prossigo…

    – Com os cubanos quem conversei,diziam que a revolução havia fracassado…mas tinham medo da aproximação com os americanos.
    – É impossível saber o que acontece no mundo…são férias “detox” de informação, não existem livrarias ou bancas de revistas…mesmo nos hotéis internacionais;

    Estive do lado do U-2 derrubado na crise dos mísseis, e até “acariciei” a sua asa;

    E por fim….pequei um ônibus e fui até Bahia dos Porcos, onde existe um museu bem interessante. Andando pela região é possível entender as razões do fracasso da região. A baia fica praticamente bloqueada do resto do país por um imenso pântano. Existem apenas duas saídas bastante estreitas em direção às terras secas e mais altas.
    Ou seja, Fidel foi rápido em botar um ferrolho nestas saídas e deixar os “contras” isolados.

    Muito amador….com um pel RCMec (rsrsrsr) eu bloqueava cada um das saídas tb 🙂

    Enfim

    Saúdo o povo cubano….muito musical e acolhedor….e que adoram os brasileiros

  8. Fiz uma postagem anterior que acho que ficou trancada nos descaminhos da internet…vai de novo !

    Ano passado estive em Cuba em férias.
    Peguei um ônibus e fui passar uns dias em Baia dos Porcos, onde tem um museu bastante interessante sobre a invasão.
    É fácil entender as razões do fracasso da invasão. Baia dos Porcos fica na ponta de um imenso pântano (Cienaga de Zapata)…isolada do resto das terras altas que dão acesso ao interior de Cuba.
    Bastou Fidel colocar um ferrolho…com os SU-100 nos dois únicos acessos à praia para isolar os contras.
    Eu mesmo com dois Pel RCMec acabava com a invasão !! 🙂
    Quando cheguei lá….peguei uma bicitáxi….pilotado por um Geólogo ! E me hospedei em uma casa local do Sr Romeu e Dona Norma….conversa vai….conversa vem….O Romeu era veterano de Angola….rsrsrsrsr. Tomamos alguma quantidade de rum de noite contando histórias

    Outras histórias conto depois…

  9. Renato Vieira 26 de novembro de 2016 at 10:48
    Algumas Palavras para descrevê-lo
    Assassino
    Maquiavélico
    Semeador de Discórdia
    Atraso
    Centralizador
    Ladrão
    Mentiroso
    ________________________________________
    Renato….de onde vc conhece minha sogra????

  10. Buscando um mail que mandei a um amigo antes de ir a Cuba…achei..

    Nós já vimos:

    O Somoza ser bazucado;
    O Sadat ser metralhado
    O Arafat ser envenenado
    O Ceasescu ser fuzilado
    O Kadaffi ser linchado
    O Hussein ser enforcado….

    Mas acho que o Fidel vai morrer na cama….e ser enterrado como herói…

  11. Para ter certeza que a besta nunca voltará, será cremado hoje a tarde, merecido !
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    Benjamin Netanyahu
    Foi eleito por voto direto e universal dos eleitores de Israel.
    O Poder em Israel é renovado constantemente e com alternâncias.
    Muito diferente.
    Há Prêmios Nobel de Israel,
    quantos do regime castrista ? Não confunda com Verdadeiros Cubanos.
    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    https://www.youtube.com/watch?v=97AwaTM_XK8
    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    https://www.youtube.com/watch?v=Gzhjp9XGo3Y

  12. Fortuna beirando o bilhão segundo estimativas da Forbes
    Sua vida de indecoroso luxo na vida privada denunciada por ex seguranças e ex namorada de seu filho são convenientemente esquecidas num dia q a imprensa tomada por esquerdoides chama um ditador dinastico de presidente, um assassino em série é exaltado como líder, os milhares de mortos confessos por Guevara em tribuna da ONU são reduzidos a “controvérsia ” político-partidária.
    Reescrever a história é o dia a dia dessa gente q o tinha como referencia do anti-americanismo naftalina ainda tão popular entre recalcados e ignorantes de banania; logicamente ignoram Castro só foi bater às portas da URSS depois de que os EUA lhe negaram apoio ao golpe, q só se tornou socialista por conveniência geopolítica e se manter no poder. É a mesma “ideologia” de ex-sindicalistas hoje bilionarios no Brasil.
    Ver mensagens como a de FHC, PT, Janete, e dos analistas da midia de forma geral só demonstra a seletividade hipocrita de quem diz querer o bem de todos, mas apaga os males que seus aliados comunistas provocam.
    Asqueroso

  13. Como um local de debates sobre assuntos de defesa e geoestratégia, é pertinente e propício, noticiar a morte de Fidel Castro. Assim como foi feito tantas outras vezes neste espeço, que se não me falhe a memória, a ultima vez foi noticiando a morte do grande General Leônidas Pires. Fidel, figura marcante na geopolítica internacional, por participar direta ou indiretamente de varias crises internacionais. Além de ser um dos Comunistas que mais disseminaram, a folclórica ideologia em que o comunismo podia dar certo, e um verdadeiro ícone de muitos monstros que vivem tentando nos assombrar. Tem seu espaço garantido aqui. Muito diferente de discussões infrutíferas entre partidários do lado podre e do lado estragado. Outrossim o falecido não passou de um grande ditador sanguinário, assassino e mentiroso. E que antes de morrer, teve seu castigo aqui na terra, ao viver seus últimos anos doente e frustrado, vendo a verdade brotar dentro da “sua ilha” e uma nova Cuba despontando no horizonte, livre e capitalista.

  14. Lutou tanto contra o capitalismo e morreu logo um dia depois do blackfriday um dos maiores eventos capitalistas kkk

    se bem que essa de todo mundo igual e sem luxos so vale pra quem nao e da familia dele.. rsrs

  15. Morreu rico, levou quantas cubanas para cama?talvez centenas, tinha uma ilha particular, tinha iate, adorava as mordomias da vida…….foi tarde, a CIA já devia ter matado ele a muito tempo, queime no inferno porcaria
    .
    .
    .
    paco
    vc tá tristinho pq seu ídolo morreu, chora não, algum dia vc vai queimar no inferno (se inferno existir) ao lado dele, Stalin, Lênin, Mao e etc

  16. Eu queria como muitos aqui crer na tese criacionista, de que ele (castro) irá pagar pelos seus crimes e horrores em outro mundo……infelizmente como já foi comentado aqui, ele vivia no Céu enquanto muitos cubanos viviam no inferno, e isso é o que todo socialista faz, viver como bilionário em um palácio, cheio de riqueza, mulheres e mordomias enquanto o resto da população vive na miséria e enfrentando filas para comprar 400g de carne (quando tem dinheiro para isso). Justiça mesmo seria se os EUA tivessem tomado Cuba da Família Castro e devolvida aos cubanos…”ai sim seria o inferno para ele”.

  17. Um dos maiores facínoras da história. Matou ou mandou matar milhares, senão milhões. Já vai tarde! Vai fazer a revolução comunista no inferno!

  18. Uma coisa que seria bacana seria na barra superior ter um acesso rápido para os outros sites da trilogia e vice versa, ficaria mais prático

  19. So passei pra manifesta satisfação, assinar embaixo da maioria do que se disse e desejar que o amigo dele que mora aqui logo o acompanhe ( preferência com dor).

  20. Ditadores seja de direita ou de esquerda servem para mostrar duas coias:
    A fraqueza das massas e a brutalidade latente nos homens.
    melhor seriam que jamais existissem.

  21. Boa noite!

    Grande notícia, a última ditadura totalitária da América.
    Uma dúvida: quem vai ficar com a ilha com os milhões de escravos pertencentes ao Fidel Castro? Quem vai ser o dono daquela propriedade privada pertencente ao Castro?
    Na minha visão de mundo um país onde o governante ditatorial não permite a saída de pessoas do próprio país é uma escravidão. Não consigo chamar de outra coisa.
    Observação: O embargo econômico é apenas para empresas com SEDE nos EUA, qualquer empresa de outro país pode comercializar com Cuba. há empresas brasileiras em Cuba, a exemplo da Ambev (grupo cervejeiro pertencente a empresários brasileiros e outros) que tem fábrica em Cuba…A Ambev tem sede na Europa, dessa forma pode operar tranquilamente em Cuba. vocês sabiam que a Ambev em Cuba paga exatamente o mesmo salário para todos os funcionários? É proibido paga mais para uma pessoa com melhor capacitação, pagar mais para uma pessoa que se dedica mais para a empresa, pagar mais para reconhecer os melhores etc…se todos, trabalhando bem ou mal, tem a mesma remuneração (reconhecimento pecuniário), então por que diabos eu vou trabalhar mais que os outros? Se a ascensão na empresa para alcançar melhores cargos acontece conforme interesses do grupo político e não por merecimento por qualificação e por vestir a camisa da organização, então por que vou perder tempo trabalhando? Aliás, várias tomadas de decisão dentro da Ambev precisa de consulta do poder público…o Estado tem poder de decisão nas empresas. O embargo sempre foi uma desculpa para manter o monopólio de grupos dentro do país, tudo isso através da corrupção. As empresas não investem em Cuba porque Cuba é um lixo de país, pobre, sem planejamento, sem consumo, sem renda, sem establidade, sem regras claras, sem mão de obra qualificada, com intromissão enorme do estado nos assuntos internos das empresas etc…Enfim, ninguém investe nesse tipo de lugar. Aliás, nem de longe tanta pobreza em Cuba seria resultado do embargo, o embargo não faria todo esse estrago. O problema é estrutural, é interno. Mas é sempre mais fácil para o governante achar culpados fora do país, não é mesmo? É tudo culpa dos outros…

  22. Esse tirano genocida viveu a vida toda no bem bom, com tudo de melhor que existia no mundo, e seu povo na miséria absoluta.
    Ainda tem débil mental que considera essa assassino um “herói”

  23. Que pague por todos os crimes que cometeu ao lado de Che guevara no inferno! Vai tarde esse monstro facínora que a escória de esquerdopatas tanto idolatram. Um comunista morto, torna o mundo um lugar melhor.

  24. Todo homem mau tem o fim que lhe é merecedor: morreu podre ,infestado com alguma doença que lhe foi corroendo por dentro. Fora a sua demência. Isto serve também para muitos políticos sujos que temos em nossa nação. morreram podres….

  25. Faltam:
    Nove dedos
    Maduro
    Cocalero
    Rafael
    E dar algo de ruim naquele bosta do Daniel.
    Quanto ao gordinho da K norte, que o povo um dia se revolte
    e o viadinho tenha o mesmo fim do Nicolau ou do Muamar.
    Ai o inferno vai ficar em festa com esse monte de bestas.

  26. sergio ribamar ferreira,

    Esse assassino do Fidel, não era nem um pouco pobre. Segundo a Revista Forbes ele possuía uma riqueza de cerca de US$ 500 milhões. Viveu ás custas do povo cubano e sempre teve tudo do bom e do melhor. Ele igualou todos os cubanos na pobreza, enquanto se enriquecia. Foi responsável pelo assassinato de mais de 100 mil pessoas. Usava Rolex. Bebia Whisky e adorava roupas da Adidas. Um porco demagogo exatamente igual a Dilma, Lula e todo o resto da ralé de esquedopatas do Brasil. Essa gente é repugnante e me dão muito nojo!

  27. Space Jockey,

    Vamos ser realistas, toda a classe política brasileira merece morrer. Se dependesse de mim, todos teriam que ficar de frente para um pelotão de fuzilamento para receberem o aço da única forma de justiça que realmente funciona, é eficaz e dá resultados rápidos e efetivos.

  28. Olá senhores! O dia 26/11 foi ótimo pra mim! É o aniversario do meu pai, do meu sobrinho, o meu Vascão voltou para a série A. E pra fechar os festejos: Esta porcaria foi para os quintos dos infernos!
    Salve o povo Cubano tão sofrido que agora começa ver a esperança no horizonte, o Castro restante não vai mais ter apoio das outras porcarias daqui da América Latina e o Obama já esta com dias contados.
    Ps. Como uma piada cubana sempre brinca: “Perguntaram para um cidadão cubano qual o pais mais próximo do inferno na terra, esse prontamente respondeu que erra o Haiti pois era o pais mais próximo de Cuba”.

  29. Em tempo: Os EUA cumpriram fielmente o tratado de não invadir Cuba, o irônico é que para uma galerinha os EUA são patrocinadores de ditadores, observando esse tratado não tenho como discordar disso! Eu espero que o Donald Trump aperte o castro que restou para que haja reformas sociais em Cuba, não que eu queira que os EUA invadam Cuba e muito menos os estadunidenses também não querem. Esse tratado de não intervenção em Cuba foi assinado com a antiga União Soviética num cenário de guerra fria. Hoje num mundo multipolar mas com forte foco na justiça nada impede que os refugiados cubanos residentes nos EUA questionem esse tratado e reivindiquem seus direitos e propriedades. A Florida foi um dos estados americanos onde o Trump ganho de lavada e adivinhem quem eram os eleitores! Esse regime cubano de falácias e miséria está com dias contados! E para aquele que vão fazer biquinho dizendo que os EUA não são a palmatoria do mundo entendam que os refugiados cubanos que escaparam da tirania dos castros foram para os EUA portanto Cuba é uma grande dor de cabeça para o povo americano.

  30. Finalmente….o verme morreu.

    Já são duas noticias espetaculares de fim de ano, Trump ganhou a presidencia e Fidel foi para o inferno.

    Teve um idiota ai acima que quiz igualar Netanyahu ao Fidel Castro.

    Netanyahu é um estadista , é um patriota e um soldado do Estado de Israel.

    O Fidel era um assasinos, um ditador e exportador de revoluções sangunárias, para quase today a AL.

    Cuba não passa de uma latrina.

  31. Enquanto aqui muitos estão de 4 esperando os norte americanos, esse senhor resistiu durante meio seculo a invasoes e tentativas de assasinato do bondoso imperio.

    So por isso é digno de apreciação, um povo como o Brasileiro apatrida e com 70% de analfabetos nunca vai entende isso.

  32. Quem lamenta ou elogia Fidel com certeza chafurda ou já chafurdou na camada de bosta deixada no BRASIL depois desses anos todos de governos comunistas
    No minimo já ajudou a explorar a classe trabalhadora e nao se envergonha
    Se nao estiver mamando na teta de alguma faculdade federal
    ISSO É O QUE ESTÁ NOS PARECENDO

  33. Cuba é um país tão maravilhoso, mais tão maravilhoso, que as pessoas lá surtam do nada, sem motivo algum. Dizem que milhares se atiram ao mar, arriscando a vida em botes improvisados, tentando chegar aos EUA, um país decadente, falido, opressor, parado no tempo, que nem de longe se compara a grande potência cubana, exemplo de liberdade e prosperidade para o mundo inteiro. Quem entende esses cubanos? Eles são todos loucos. O sonho de todo cidadão no planeta é emigrar e viver nesse paraíso magnífico de ilha e desfrutar de toda uma estrutura moderna e pensada exclusivamente para o bem estar social das pessoas, a qual não está disponível a nenhum outro país do mundo. A Suíça por exemplo, é uma favela miserável perto do que Cuba é hoje.

  34. ¨…, esse senhor resistiu durante meio século a invasões e tentativas de assassinato do bondoso império¨ . Ué, porque será então que milhares de ¨felizes¨ cubanos tentam chegar arriscando suas vidas até mesmo a nado até este mesmo ¨império¨ que tu falas? Será que esses ¨ingratos¨ não sabem (como vc tão brilhantemente sabe!) que eles vivem em uma terra tão maravilhosa assim?

  35. “Esta noite milhões de crianças dormirão na rua, nenhuma delas é cubana”. – Fidel Castro.

    Criticam tanto o PT, mas a Era Lula foi a época que o Brasil teve o melhor padrão de vida de sua historia. Inflação baixa, crescimento e pleno emprego. Nunca antes… o resto é ranço ideológico.

  36. Este e outros tantos lixos responsáveis pelo atraso da Humanidade, falta Dilma, Lula, Dirceu, Genoino, Mercadante, Sarney, Renan, Collor e outros tantos lixos humanos, cujo capiroto os espera de braços abertos, não adianta roubar e morrer bilionário, pois caixão não tem gaveta.

  37. paco 27 de novembro de 2016 at 10:57
    Para com isso rapaz, Lula é apenas um imprestável, mentiroso, demagogo, corrupto que pegou o bond andando, deu sequência a toda a macro economia de Fernando Henrique, mudou o nome do Bolsa Escola para Bolsa Voto e a economia mundial, ou seja, a economia capitalista que vocês tanto odeiam fez o resto pelo nocivo.
    Esse papinho furado de vocês não engana ninguém.

  38. paco, foi mesmo, e sabe o que é engraçado? Quem tornou isso possível foi um tal de FHC. O período Lula foi apenas o resultado de políticas econômicas sensatas, como a estabilização da moeda, contenção de gastos públicos, justamente para que seus sucessores pudessem ter ‘pano para manobra.’
    .
    Mas aí ao invés de fazerem investimentos reais que pudessem dar continuidade ao crescimento econômico, fizeram uma avalanche de gastos sem que houvesse retorno em vista e ao mesmo tempo aparelharam o Estado com a melhor e mais eficiente máquina de roubalheira possível. Conclusão: Quebraram o Estado.
    .
    Como é que você explica que depois de mais de uma década à frente do país, Lula e seus asseclas conseguiram deixá-lo na situação atual?
    .
    Na minha opinião, quem defende Lula e/ou PT ou é burro por ser o cara mais parcial possível, ou está levando alguma coisa com isso (leia-se: grana).

  39. Nonato
    A Rússia fornece aviões B 200 de combate a incêndio a quem solicita.
    Este ano foram para Portugal e España.
    Israel mantem muito boas relações com a Rússia, não aderiu ao boicote.
    É o 2º maior exportador de proteína vegetal para a Rússia.
    Nonato,
    quem é o 1º ?
    ______________________

    Nonato
    Para você é novidade esse tipo de cooperação, para nós é no dia a dia.
    Pesquise:
    Israel é o maior fornecedor de medicinas de complexidade e alta complexidade a população civil palestina e já faz muito tempo.
    Inclusive a população civil de fronteira na Syria, inclusive militares.
    Estes fatos fazem parte do dia a dia na imprensa Israelense.
    Shalom

  40. Não vejo o fim do socialismo com a morte dele, apenas que Cuba irá passar para outro nível de comunismo como tem na China. A menos que o povo agora vá em peso nas ruas perdi por democracia o que vai ser difícil por enquanto. “Chupin cresce achando que é tico tico”.

  41. Herói para alguns e ditador sanguinário para outros. Em todo caso virou símbolo mundial de resistência ao imperialismo americano e colocou seu nome na história!

  42. Boa tarde a todos: Sr. Silva. “Morrerão podres igual à Fidel. Todos eles são nojos. deus abençoe a todos.

  43. paco 27 de novembro de 2016 at 10:57
    “Esta noite milhões de crianças dormirão na rua, nenhuma delas é cubana”. – Fidel Castro.

    Paco, num país onde tudo é controlado pelo estado é quase certo que até isso seja proibido por lá, ou seja, a população não tenha sequer o direito de dormir na rua. Cuba mesmo com algumas aberturas ainda figurava num estudo a pouco tempo como a 127° em liberdade entre as nações independentes….também talvez adultos e crianças não queiram dormir nas ruas, talvez prefiram improvisar barcos de tambores e toras de madeira para tentarem a arriscada travessia visando dormirem a 140km, do outro lado do mar.

  44. Tem gente aqui que não viveu naquela época. O sangue de muitos brasileiros foi derramado por causa dessa maldita influencia cubana na vida civil do país.

    Graças a Deus que existia o tal imperialismo americano, caso contrario o Brasil e o resto do mundo seria massacrado pelo comunismo.

    Deveriam ter despejado uma nuke em Havana em 1962.

  45. Ricardo
    Ditador sanguinário para alguns? faz me rir Ricardo, tu sabes que ele matou muita gente, que lindo ver o playboy comunista Che Guevara dizer “fuzilamos sim, e continuaremos fuzilando.” em plena ONU…. o outro Playboy comunista adora um rolex, umas roupas ADIDAS e tênis PUMA, vejo que ele não gosta do imperialismo capitalista para o povo mas para ele tudo bem, se oprime usando marcas famosas mundialmente, seu filho viaja pelo mundo de primeira classe e iate, se hospeda nos melhores hotéis….. VIVA LA REVOLUCIÓN! PERO NO MUCHO,
    Permítanme uso DEL MEJOR DEL CAPITALISMO.

  46. Algumas reflexões sobre regimes: Real Democracia (em geral países do antigo 1º Mundo), aonde tudo é permitido, exceto o proibido; Pseudo Democracia (Brasil e países do antigo 3º Mundo), aonde tudo é proibido, exceto o que é permitido; Ditaduras (em geral países alinhados ao antigo grupo comunista, incluindo Cuba atualmente), aonde tudo é proibido, inclusive o que é proibido.

  47. Tadeu, complementando o que vc falou, esses “comunistas” brasileiros não lutavam por uma democracia justa, lutavam para implantar outra ditadura, mais brutal e mais violenta, cansei de assistir a nossa presidenta dizer que lutou para que hoje todo mundo pudesse falar livremente, MENTIRA, ela e outros vagabundos lutaram pela ditadura comunista, mataram, sequestraram, roubaram… Hoje se fazem de santo, eu vivi a ditadura militar, na verdade, contra-revolução, era tempos ótimos, a gente podia sair pra qualquer lugar com segurança, hoje vc não pode sair de casa, não sou saudosista e não quero regime militar de volta, mas o número de mortos e desaparecidos no Brasil, entre 1964 e 1979, seria em torno de 288 segundo a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal; e de 224 casos comprovados segundo a Comissão de Mortos e Desaparecidos do Ministério da Justiça, hoje morrem somentenas estradas mais de 40.000/ano, é como se a cada 2,5 anos jogassem a bomba de Hiroshima no Brasil.

  48. 2016 será um ano inesquecível pra esquerda. Queda da Anta, perda nas eleições, morte do Fidel.
    Só falta a prisão do Lula e a deposição do Moreno.
    .
    O marrano aqui achando graça do debate esquerdistas x sionistas.
    Ninguém encara um machete pra cortar cana em Cuba ou uma farda do Tzahal.
    E estou dobrando plantão, 48 hs na Baixada. Pertinho.
    Alguém se habilita ?

  49. Carlos Crispin,

    É isso aí mesmo que voçê disse. Eu também estava lá durante essa perigosa época.

    Essa mesma turma da Dilma, materializada na UNE, estava se preparando para incendiar a cidade do Rio de Janeiro.

    O governador do Estado da Guanabara, Negrão de Lima foi a televisão implorar para que os “estudantes” não destruissem a cidade.

  50. Paco e GIlberto, vocês estão no lugar errado. Aqui não é o Plano Barril, também conhecido como Pandemônio Brasil….

  51. paco 27 de novembro de 2016 at 10:57
    “Criticam tanto o PT, mas a Era Lula foi a época que o Brasil teve o melhor padrão de vida de sua historia. Inflação baixa, crescimento e pleno emprego. Nunca antes… o resto é ranço ideológico.”

    Meu caro você mostra de cara que é mais um filho malparido da “pátria-educadora”Lulopetista! O Apedeuta não fez uma reforma estrutural sequer no Estado Brasileiros. As últimas foram feitas pelo governo FHC, ainda que ao custo de muita impopularidade. Tudo o que o caudilho de São Bernardo fez foi surfar nos bons resultados das mesmas e também no boom de commodities da China. E aproveitou para montar o maior esquema de corrupção da história, em conluio com um cartel de empreiteiras.

  52. Espero e rezo para que o Capeta de Garanhuns cumpra a sua palavra, ao afirmar que este ano ainda se encontraria com Fidel. O bom é que no inferno não tem CIA, PGR e PF, vão fazer a festa…..que este desgraçado queime no inferno.

    Gabraço

  53. boa noite a todos: vamos ao detalhes da época da chamada ditadura militar com relação alguns elementos(meliantes). Dilma; não foi torturada( informante); Marighela, professor de história psicopata que escreveu com base em artigos vietnamitas as táticas de guerrilha urbana( se não fosse executado provavelmente mataria seus perseguidores – assaltante de banco, sem escrúpulos e assassino); Lula, informante de polícia( entregava os companheiros e a lista daqueles que deveriam ser demitidos depois das greves0 José Genoíno e muitos outros que estão aí se fazendo de vítimas. agora pergunto? Como as forças chamadas” repressoras’ conseguiram desarticular as células terroristas.? E o dinheiro arrecadado com o assalto aos bancos e empresas? para onde foi o dinheiro para patrocinar as “guerrilhas”. conclusão: esses meliantes sempre serão mal- caráteres, bandidos da pior espécie. quem foi morto no conflito foi o “peixe pequeno’, o inocente útil com raras exceções. Esqueci de mencionar Lamarca, capitão e instrutor de tiro( homem frio e assassino também), alguém em sã consciência enfrentaria ou tentaria prender um desses elementos sem que houvesse por parte destes reação. Não sejamos jamais simplistas ou idealizadores manifestaram o desejo de mudar através da força um regime(mesmo não democrático) por uma “ditadura do Proletariado”(perguntem ao Gabeira). Os que morreram, jaz em algum lugar?! Aos que sobreviveram, ( os bandidos restantes) o desprezo. Um abraço. Vivi à época. Deus abençoe a todos.

  54. Uma piadinha :
    .
    Fidel morreu e foi tentar uma vaga no Céu, mas obviamente Deus o recusou.
    Lá foi Fidel pro Inferno, foi bem recebido por Satã, mas lembrou :
    – Esqueci minha bagagem com charutos no céu.
    Satã então mandou 2 diabinhos pro Céu pra buscar a bagagem, mas encontraram os portões fechados e resolveram pular o muro.
    Um anjo viu a cena, sacou o celular, fotografou e postou na rede :
    BASTOU FIDEL IR PRO INFERNO QUE OS DIABOS ESTÃO PEDINDO ASILO NO CÉU !!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKk !!!

  55. Outra piadinha :
    .
    Os esquerdistas, sem Lula, Dilma e Chavez, resolveram saber notícias do Fidel e encontraram a seguinte mensagem :
    PRODUTO ESGOTADO NO BLACK FRIDAY !!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk !!!

  56. Faço coro ao comentário do Columbelli! Que a ponta da pica do Satã esteja bem dura e quente pra rasgar o rabo deste fdp.
    O amigo dele vai sofrer te garanto, fumante, alcoólatra, DST (sífilis congênita)…vai sofrer … até porquê se dependar da enfermagem, esse nove dedos terá a medicação prescrita mas só no rotolo. … será puro soro mais nada …

    CM

  57. Muitos fanáticos defendendo Fidel.
    A Globo chamar bashar al Assad ditador. Mas não usou o mesmo adjetivo com Fidel Castro…
    Certo, existe o imperialismo americano.
    Todo país tem direito ao nacionalismo.
    Só que na prática, Fidel não passou de mais um ditador populista.
    Com ideais fanáticos comunistas.
    Só trouxe atraso a Cuba.
    Quantas pessoas morreram nas mãos dele?
    Tudo em defesa de uma ideologia do atraso.
    Quantos milhões de africanos morreram nas mãos de militares cubanos?
    O comunismo é o atraso.
    Se a qualidade dele foi ser contra os americanos, o estado islâmico e Hitler também é/era.
    Quem defende o comunismo não quer ir morar em Cuba para desfrutar da alta qualidade de vida do país.
    Jamais permitiu eleições, porque o povo cubano, para Fidel, não tinha valor nem vontade própria.

  58. Sr. Soares.
    Cremar não basta.
    Tem que jogar as cinzas em algum buraco em solo infértil senão nada mais brota; se jogar no mar os peixes morrem.
    Fidel foi uma praga bíblica e anátema, tudo junto e misturado.
    Agora só falta o irmão Raul.

  59. Claudio

    Lula, se ficar doente, terá acesso a uma estrutura muito boa, a melhor do país que é o Sírio-Libanês. Os bons cristãos coxinhas são sempre os primeiros a desejar o mal aos outros.

    Lula levou o país a um período de prosperidade nunca antes alcançado.

    A Ditadura Militar preferiu matar estudantes de classe média a manter a soberania do país enfrentando os EUA. Bastou a CIA peidar que os Caudilhos dessem um golpe ao melhor estilo Republica das Bananas.

    Não fosse o Golpe de 64 o EB teria uma reputação incólume de implantar a República, manter a integridade da nação e combater os nazistas. O Golpe64 é uma mancha escura na história do EB.

  60. Outra sequela do Golpe64:

    Dividiram o país para sempre entre DireitaxEsquerda, RicosxPobres. O mesmo país que os Bragança mantiveram unido a tanto custo. Os responsaveis pelo golpe ainda estao vivos e ainda há tempo de serem punidos de maneira exemplar.

  61. Outra coisa, Capeta não existe. Céu e Inferno só reflete a ideologia da Direita entre Privilegiados x Pobres.

    Imagina só a pessoa morre e vai pra um paraíso em meio as nuvens ou pra um inferno cheio de fogo e diabos. Olha que absurdo.

  62. paco

    Desinformação com vc pouca é bobagem, ein?

    “Se Lula ficar doente” terá acesso ao Sírio-Libanês. Coisa que 99% da população não tem. O “se”, não trata de desejo, mas de possibilidade.

    Lula só teve o mérito de não fazer o que disse que ia fazer antes de ser eleito e de nomear bons nomes nos 4 primeiros anos, desagradando e muito a ‘companheirada’ logo de cara. Ele acabaria com Plano Real, LRF, ia ‘auditar a dívida’ (calote). Tudo que a doida da Luciana Genro ainda fala. Mas não fez. E ainda teve a sorte de pegar a coisa já bem arrumada e o mundo viu o 2º maior período pós 2º guerra, 7 anos seguidos. O mérito de governo na economia é não mexer na economia. Só isso.

    Repetindo a balela do ‘Golpe pela CIA’. Você é mais um que ignora um lado e superestima o outro. Coisa de quem viu apenas ‘o dia que durou 21 anos’…. Vai saber quem é Ladslav Bitman. Vai ver o sobre as ligas camponesas antes de 64, sobre a vista grossa de Jango, sobre o que a policia secreta Tcheca fez aqui… Mauro Abranches, Denise Rollemberg, Daniel Aarão Reis, e outros tantos historiadores esquerdistas inclusive já reconheceram isso. Então não fale besteira.

    DireitaxEsquerda, RicosxPobres só na sua visão torta. Pobres em qualquer pais mais ‘direitista’ vive muito melhor que pobre em qualquer pais ‘esquerdista’. E até onde sabemos eles não querem viver no paraiso venezuelano ou cubano não é mesmo? Eles preferem esse regime ‘escravocata’ e ‘maquiavelico’ dos EUA e ocidente…. rsrsrs. Só rindo.

    Céu e Inferno vem bem antes de qualquer ideologia. Simplificação barata a sua. E não tem qualquer absurdo nisso, se for entender mesmo a doutrina cristã.

    Sds.

  63. Hermano de Fidel:
    “Sérgio Cabral comprava jóias com dinheiro vivo.
    Os laranjas de Lula compravam cozinhas e terrenos com dinheiro vivo.
    A mesma PF que desvendou o esquema de “João Cabra” e “Lourdinha” na joalheria Antonio Bernardo, desvendou também o esquema do “Amigo” na Odebrecht e a fortuna acumulada por Lulinha e seu operador Jonas Suassuna, cujas empresas, como mostrou O Antagonista, faturaram 350 milhões de reais.
    Quando o caso de Lula for detonado, vai acontecer com ele exatamente o que está acontecendo com Sérgio Cabral.
    A ruína será completa.”
    _____________________________________

    Hermanos do nove dedos:
    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/politica/dois-ex-presidentes-da-camara-procuram-um-partido/

  64. paco 28 de novembro de 2016 at 9:04
    Aponte um Ex Presidente Militar e um único Gal de ****/***/** das três forças que tenha enriquecido de 1964 a 1982, um apenas.
    Tipo:
    Jatinho, Triplex na Praia, Sítio Faraônico etc etc etc

  65. Lixo humano!!! Cuba se tornou um “paraíso na terra”, ao menos na visão da esquerdalha… Deve ser por isso que milhares de pessoas tentaram a sorte nos últimos 50 (cinquenta) anos em botes improvisados para atravessar o mar do Caribe, infestado de tubarões, para tentar chegar aos EUA… Queime no inferno!!! E que seus amigos o acompanhem, logo!!!

  66. E não é que o Paco voltou para destilar toda a sua cantilena chorosa de quem perdeu o pão com “mortandela”?

    Meu caro, você certamente é mais um filho mal parido da “pátria educadora” ante a quantidade colossal de bobagens de que fala. Não sabe escrever, não sabe ler, não conhece história mas já tem “senso crítico” e tem todas as respostas na ponta da língua. Ou seja: é analfabeto porém “politizado”….

    Lula tem acesso à medicina de ponta do Sírio-libanês? Que bom para ele! enquanto isso os pobres eleitores que ele e seu ParTido enganaram por tanto anos através da distribuição de migalhas (porque o o grosso mesmo ficou com a sua camarilha vide Sérgio Cabral) precisam se consultar com um médico cubano despreparado que irá diagnosticar alguma “Virose bacteriana”….

    Agora, pior mesmo é você dar ao Apedeuta nonedáctilo o mérito por um período de prosperidade. Como diria o famoso filósofo baiano “sabe de nada inocente!”. Meu caro, o “período de prosperidade” que você credita a Lula foi ocasionado apenas pelo boom de commodities da China. Ele não teve participação alguma. Nem mesmo algumas reformas estruturais que deveria ter feito não fez! O que ele fez foi inchar o Estado brasileiro para depois saqueá-lo em conluio com um cartel de empreiteiras.

  67. “Não há fracasso maior do que comemorar a morte daqueles que não puderam ser vencidos em vida.”

    Cuba:
    2014 Life expectancy at birth, total (years) 79.4
    2015 Youth literacy rate, population 15-24 years, both sexes (%) 99.9
    2015 Adult literacy rate, population 15+ years, both sexes (%) 99.7
    2016 IDH 0.77
    2013 GDP per capita (current US$) 6,789.8

    Brasil
    2014 Life expectancy at birth, total (years) 74.4
    2015 Youth literacy rate, population 15-24 years, both sexes (%) 92.6
    2015 Adult literacy rate, population 15+ years, both sexes (%) 98.9
    2016 IDH 0.76
    2015 GDP per capita (current US$) 8,538.6

    USA
    2014 Life expectancy at birth, total (years) 78.9
    2015 Youth literacy rate, population 15-24 years, both sexes (%) NÃO TEM DADOS
    2015 Adult literacy rate, population 15+ years, both sexes (%) NÃO TEM DADOS
    2016 IDH 0.92
    2016 GDP per capita (current US$) 55,836.8

    Não sei porque tanto ódio ao camarada…

  68. João Augusto 28 de novembro de 2016 at 10:33
    “Não há fracasso maior do que comemorar a morte daqueles que não puderam ser vencidos em vida.”

    É mesmo? Será mesmo que Fidel Castro não foi vencido em vida quando o seu regime a despeito de permanecer no poder entrou em colapso a ponto de médicos, engenheiros e advogados fazerem bico de motoristas de táxi ou de guias turísticos enquanto fazem vista grossa para suas esposas que se prostituem para os turistas estrangeiros em troca de alguns dólares?

  69. João Augusto 28 de novembro de 2016 at 10:33
    “Não há fracasso maior do que comemorar a morte daqueles que não puderam ser vencidos em vida.”
    ——————————————————-
    Concordo. O tirano vive 90 anos, sem ser punido por todas as arbitrariedades que produziu, dizendo o que era certo e o que era errado, com direito a uma claque de gente lobotomizada para aplaudir qualquer coisa que ele falasse – e a criatura gostava de falar por horas a fio – e ainda comemoram a morte do cara?
    Pior ainda: os livros de História, redigidos pelas carpideiras coprófagas de sempre, registrarão para a eternidade uma mentira elogiosa.
    Se essa morte tivesse vindo há 50 anos, tudo bem, haveria o que comemorar. Mas só agora?
    Sobre a comemoração da morte de adversários, acho que a esquerda não fez muito diferente quando do óbito de Thatcher, Reagan ou Pinochet. Humanismo seletivo, mais uma vez? Quanta surpresa, não é mesmo…

  70. “Para a história o que importa são os fatos. Para ideologia pouca importa quais são”.
    Todo estado é maravilhoso apenas para os “amigos do rei” pois para maioria do povo é como estar vivendo num feudo.
    “Pensamento coletivo” é só um nome “mais bonitinho” para ditadura.

  71. Pangloss 28 de novembro de 2016 at 12:18
    Onde Assino ?
    Acrescento aos que você citou:
    Francisco Franco Bahamonde, militar, chefe de Estado Español. Conhecido como “Generalíssimo”, Francisco Franco ou simplesmente Franco.
    ______________________

    Já Josef Stalin, outro canalha que matou milhões, muito mais que Adolf Hitler
    outro canalha.
    Parece que Adolf Putin tem boa saúde.
    E tem o gordinho viadinho da K norte.

  72. “ponto de médicos, engenheiros e advogados fazerem bico de motoristas de táxi ou de guias turísticos enquanto fazem vista grossa para suas esposas que se prostituem para os turistas estrangeiros em troca de alguns dólares?” Ué, e o Brasil é assim tão diferente??? Rsrsrs

  73. Joao Moita Jr 28 de novembro de 2016 at 12:35

    Se atualmente alguns profissionais estão nessa situação lastimável é culpa dos desmandos e incompetência do ParTido e da ex-presidente saudadora da mandioca e estocadora de vento, coincidentemente fãs declarados da múmia recém-falecida!

  74. Plantão informa……….
    Foram vistos dezenas de cubanos se suicidando nas ruas de Havana …. por causa da morte del comandante supremo.
    Relatos dão conta que as dezenas poderão virar centenas e até milhares ….
    Cenas de desespero total …..
    Será que estas cenas se repetirão:
    https://www.youtube.com/watch?v=jjj66K8nV58

  75. Aí Paco, eu geralmente não posto esse tipo de coisa, mas acho que dessa vez posso abrir uma exceção. Você é o cara mais burro que eu já vi postar aqui. Ou isso ou está levando ‘algum’ de alguém para tentar manter a chama da ignorância viva. Sério cara, estamos no Século XXI, acesso fácil à informação. Vai pesquisar antes de falar asneira.

  76. Prezado Pangloss,

    Em primeiro lugar, obrigado pelo tratamento respeitoso, a despeito de nossas divergências ideológicas (um palpite, já que debatemos pouco e nos conhecemos pouco).
    Embora, conforme palpitei, tenhamos divergências de opiniões, não é em tudo: também reprovo o comportamento que você qualificou como “humanismo seletivo”. Um exemplo mais próximo de nós que tem me incomodado independente da corrente política do agredido é a espetacularização do direito penal e o uso inadequado das prisões preventivas e das conduções coercitivas: solidarizei com o Lula quando ele sofreu com isso e solidarizei com Garotinho.
    Desse ponto comum, porém, apontam duas divergências. A primeira porque acredito que isso é uma prática generalizada, não sendo marca da esquerda nem da direita. Exemplo desse comportamento na direita, também aqui próximo de nós, foi o tratamento dispensado pelo presidenciável derrotado Senador Aécio Neves às gravações de conversas com presidentes em exercício: quando ocorreu com a Dilma, tudo bem, com o Temer é incorreto.
    Falta de coerência é um problema, colega forista, generalizado, infelizmente.
    O segundo ponto de divergência está no reforço que se dá: eu corrijo a falta de humanismo. Você está corrigindo o humanismo acusando-o de ser seletivo. Não seria melhor repreender a conduta que acredito que nós dois concordamos ser incorreta (especialmente porque a contradição que você apontou não é minha… talvez seja, como você disse, da direita)?
    Quanto ao tratamento que a figura recebeu da história, acho estranho haver prevalência de um ponto de vista supostamente equivocado especialmente pelo fato de que, em tese, o beneficiado é o lado vencido. Confesso que não tenho base de dados para afirmar isso mas acredito que deveríamos, antes de acusar um enviesamento generalizado, procurar com mais rigor técnico respaldo para esse parecer.
    Entendo que você desqualificou os historiadores que são responsáveis pela corrente dominante mas creio que um argumento não ‘ad hominem’ seria mais adequado.
    Enfim…
    E os dados do Banco Mundial e da ONU? O que dizer sobre eles considerando um dos embargos mais longos de que se tem notícia?

  77. Leandro Costa 28 de novembro de 2016 at 14:19
    Aí Paco, eu geralmente não posto esse tipo de coisa, mas acho que dessa vez posso abrir uma exceção. Você é o cara mais burro que eu já vi postar aqui. (…)
    ———————————————————
    Não sei, não. A concorrência é forte. Logo vai aparecer gente querendo disputar esse privilégio com o Paco.

  78. João Augusto 28 de novembro de 2016 at 14:23

    Será que não teria influído no IDH de Cuba? Eu tenho minhas dúvidas. Houvesse a múmia promovido a transição de uma ditadura comunista para uma democracia talvez a ilha estivesse melhor. Aliás, é bem provável que o regime cubano tenha conseguido manter um pouco da sua dignidade graças à ajuda dos regimes amigos como foi o caso da Venezuela, que dá petróleo praticamente de graça, e a outros como é o caso do Brasil que contratou (pagando caro diga-se de passagem) pelos serviços dos médicos locais. E aí o regime dos Castro atingiu o seu mais baixo nível moral pois para sobreviver também precisa explorar o trabalho dos seus profissionais.

    Quanto ao aspecto econômico, sem comentários pois o fracasso da economia comunista altamente centralizada e estatizada esta aí para todos vermos. E aí é possível dizer de forma absolutamente convicta que o regime castrista fracassou miseravelmente. E Fidel foi vencido em vida ao contrário do que seus defensores apregoam.

  79. João Augusto,
    Os dados da ONU e do Banco Mundial, em regra, são fornecidos pelo próprio país. Não há uma missão independente da ONU para apurar quantas pessoas nascem, com qual idade morrem e etc.
    .
    Mas, não vou dizer que estão errados os dados sem prova. Aliás, a expectativa de vida ser alta em Cuba é facilmente explicável. Um país onde a maior parte das pessoas vive em dieta restritiva com baixo consumo de gordura animal, de álcool, e respirando um ar limpo, pois a frota de automóveis é pequena e as indústrias são poucas. Ainda, num estado policial, as mortes por violência são bem menores. E mesmo com tudo isso a expectativa de vida não é nenhuma maravilha. A expectativa de vida de uma mulher brasileira é de 78,8 anos, bem próxima da cubana. O que puxa a média para baixo são os homens, maiores vítimas de homicídios.
    .
    Quanto a serem alfabetizados, se for para ler só o que o Governo deixa, eu preferiria ser analfabeto.
    .
    Enfim, eu comemoro a morte de um ditador, como a de todos que vierem a morrer, independentemente de sua ideologia. Uma pena que ele tenha deixado seu irmão no governo e Cuba ainda seja uma ditadura.

  80. Prezado HMS_TIRELESS

    O IDH de cuba vem melhorando desde 1980, com queda na primeira década de 1990 e na primeira metade da década de 2010, ambas já revertidas. Cuba começou bem atrás do Brasil, alcançando-o e, recentemente, superando-o.
    O programa mais médicos foi criado em 2013, então não pode ser fato para explicar a melhora no índice Cubano. A contribuição da Venezuela só pode ser contabilizada a partir de 1998, quando Hugo Chávez ascendeu ao poder. Antes disso governava a Ação Democrática e o COPEI, mais alinhados aos EUA, o que, ao meu ver, não condiz com a ajuda que você citou.
    Segundo dados do Banco Mundial, o PIB de Cuba vem crescendo desde 1972, de modo quase constante, o que também vai contra a ideia de que a economia cubana é um fracasso.
    Quanto ao modelo ideal (“centralizada e estatizada” x ‘pulverizada’ (?) e privada), os estudos recentes tem mostrado que isso não necessariamente é determinante para o sucesso. A China comumente é tomada como exemplo de país com fortes diretrizes estatais mas tem sido um sucesso. Outros países asiáticos regidos por “déspotas esclarecidos” também obtiveram grande êxito. Salvo engano a Coreia é um exemplo disso. Os estudos tem mostrado que entre liberdade e desenvolvimento não há relação de causalidade e sim de coincidência.
    Finalmente, em relação à sua suposição inicial, embora eu não goste de fazer esse tipo de conjectura, comparar Cuba com outros países da América Central talvez ajude a responder essa questão.
    Fidel foi vencido em muitas coisas, realmente, mas triunfou em outras tantas. Foi um grande líder (para o bem e para o mal) e teve muitos erros entre (acredito eu) um número ainda maior de acertos.
    Cordiais abraços.

  81. Xinguem e comemorem a morte de Fidel Castro, os que têm espírito de porco; ao mesmo tempo, levem flores ao túmulo de Fulgêncio Batista, ou dos Bush, assassino de milhões de iraquianos; ou da sanguissedenta Hillary Clinton, quando esta finalmente for sentar-se ao lado do seu mestre, no Inferno.

    O mundo inteiro lamentou a morte de Fidel Castro, até mesmo o presidente da França, Holande; Benjamin Netanyahu, de Israel; o Shinzo Abe, do Japão e praticamente todos os grandes líderes do mundo, de quase todas as nações importantes. Até mesmo Obama, inimigo número 1 de Cuba, prestou-lhe reverências. Quando os seus próprios inimigos o respeitam, é sinal de que realmente existe muito caráter e muita dignidade em Fidel Castro.

    Meus sentimentos à família Castro, por essa perda. Morreu aos 90 anos de idade, não obstante as 680 tentativas de assassinato que os EUA tentaram, em vão, impingir-lhe. Morreu em paz, com a sensação de dever cumprido.

  82. João Augusto, estava achando interessante, apesar de discordar, da sua argumentação, porém, acho que é preciso que você especifique exatamente qual Coréia está usando como exemplo de grande êxito.

  83. Prezado Rafael Oliveira,

    Entendi seu ponto.
    Se me permite, olhe esse contraponto. O IDH é baseado em renda, saúde (expectativa de vida) e educação. Considerando que a renda dos cubanos é bem menor que a dos brasileiros e considerando que a expectativa de vida de Brasil e Cuba não é tão distante assim, resta como única opção concluir que a educação lá é bem, mas bem melhor que a daqui…

    Agora, sendo a educação tão melhor que a daqui (o que não é lá um mérito muito grande), como pode o povo de lá ter uma visão tão estreita e ser tão manipulado?

    Abraços!

  84. O motivo do crescimento do IDH em Cuba é simples : do fundo do poço só se pode subir.
    Mesma coisa acontece na Bolívia, ela caiu até um ponto do qual qualquer crescimento em termos relativos pode ser alto, mesmo que numericamente pífio.

  85. Prezado Leandro Costa,
    É a do Sul. A do Norte não dá pra defender atualmente.
    Aproveito pra fazer uma correção. Estava errado quando disse: “Cuba começou bem atrás do Brasil, alcançando-o e, recentemente, superando-o.” na resposta ao HMS_TIRELESS. Cuba nunca esteve atrás do Brasil no IDH.

  86. João Augusto 28 de novembro de 2016 at 16:08

    Você usa de uma prosa macia e prolixa mas que não engana a mim e tampouco a outros aqui. Como eu prefiro me expressa de modo claro e direto, aí vamos nós:

    O IDH de Cuba certamente veio evoluindo enquanto pingava a mesada mandava pela antiga URSS, que além disso fazia outras generosidades com o regime cubano tal como vender petróleo subsidiado e comprar o açúcar a preços de mercado. Mesmo a posterior ajuda de países amigos como a Venezuela e o Brasil certamente não foi capaz de operar uma melhora significativa no mesmo, o que dá azo ao argumento do Rafael Oliveira segundo o qual, e isso é verdade, a ONU usa os dados enviados pelos países sem auditá-los.

    Quanto ao PIB de Cuba, afirmar que o mesmo vem subindo desde 1972 não dá para levar a sério e o motivo é o mesmo ou seja, tal como a ONU o Banco Mundial não audita os dados enviados pelos países. E não precisa de muita lógica para saber que o fim da URSS fez o PIB do país caribenho cair vertiginosamente nos anos 90.

    Quanto ao modelo econômico, centralismo econômico e pesado controle estatal é algo que pode até ser útil em determinado contexto histórico mas depois perde a validade. Embora o modelo chinês tenha sido muito bem sucedido hoje vem apresentando claros sinais de desgaste como fazem prova os cada vez menores índices de crescimento do PIB e a suspeita cada vez maior que esses mesmos números seriam maquiados. E você não poderia ter sido mais infeliz ao usar o exemplo Coreano pois embora a Coréia do Sul tenha usado de pesado controle estatal na economia, ela apenas continuou a crescer após reformas liberais. E a Coréia do Norte dispensa comentários.

    Quanto à Fidel, seus eventuais acertos foram todos obscurecidos pelo fato de ter se tornado um ditador.

  87. Caro João Augusto,
    .
    Simples. Como se mede a educação no IDH? Taxa de alfabetização e taxa de escolarização (quantos anos as pessoas estudam). Por isso a nota deles é bem maior que a nossa e por isso esses dados não querem dizer muita coisa.
    .
    Ou seja é um cálculo que não avalia a qualidade da educação ou o que as pessoas aprendem. Não interessa o conteúdo das aulas, o que importa é que o aluno passe anos assistindo-as. Aliás, com mais tempo na escola e sem acesso a outras fontes de informação, é até natural que os cubanos sejam facilmente manipulados. E, ainda que escapem da manipulação, em um Estado Policial, sem acesso a armas, é mais inteligente se arriscar num bote em direção à Miami do que tentar uma revolução.
    .
    Por isso, devolvo-lhe minhas dúvidas: com uma educação tão boa, por que Cuba não está na vanguarda tecnológica? Por que não há uma Samsung ou uma SAAB cubanas? Ou, se é para comparar com o Brasil, por que não há uma Embraer cubana?

  88. Deixando de herança para os seus perto de 1 bilhão de dólares, coisa pequena para um bom comunista/socialista
    Agora vamos ver como esse troco será dividido

  89. E até parece quê quando nosso glorioso EB, assumiu o poder em 64 o Brasil vivia antes um momento maravilhoso, economicamente falando.Ou quê a economia estava maravilhosa, e os militares estragaram tudo.Todos os comunistas e pseudo comunistas quê assumiram os governos não lograram sucesso pois o comunismo é inviável.A China teve quê abrir o mercado senão viraria uma URSS e a Coréia do norte só se segura porque tem a china bancando,para usar de fantoche.Me apontem um lugar onde o comunismo deu certo?

  90. João Augusto 28 de novembro de 2016 at 14:20
    ——————————————————
    Prezado João Augusto,
    Agradeço o elogio ao tratamento, mas creio que não sou merecedor.
    Vou tentar manter a urbanidade, e, se eventualmente meus argumentos lhe ofenderem, creia que foi devido à minha falta de verniz, e não a algum ímpeto de hostilidade.
    Quando falei em “humanismo seletivo”, critiquei não apenas um lado do espectro ideológico, mas quase todos os que, na qualidade de humanos, esbarram nos estreitos limites dessa condição.
    Percebo, contudo, que as manifestações de esquerda são mais teatrais em repudiar a mesquinhez alheia (nos óbitos de ícones esquerdistas) e mais pródigos em autoelogios quanto a um afirmado “amor” à Humanidade. Talvez esteja sendo parcial, nessa observação. Tudo bem, aceito meus limites.
    Recomendo-lhe cuidado ao repudiar “espetacularizações” de prisões. Normalmente, esse argumento acompanha quem não tem nada a dizer em sua própria defesa. E, se um criminoso anônimo pode ter sua prisão fotografada e filmada, em que um político conhecido deveria ter tratamento diferenciado? O interesse público sobre os motivos da prisão não é suficiente?
    Sobre Garotinho, não seja ingênuo: era apenas teatro, de péssima qualidade.
    Aécio Neves: ele é de direita? Está certo disso?
    Gravações de conversas de presidentes: o errado é gravar, ou falar o que eles falaram?
    Sobre nossa divergência sobre a falta de humanismo, ou à sua seletividade, entenda bem que não lhe apontei qualquer crítica. Mencionei apenas que comemorar a morte de Fidel não era cabível, sem discutir se tal manifestação seria nobre ou mesquinha.
    Tratamento dispensado a Fidel pela história: você afirma que Fidel está no lado vencido? Eu não vejo assim. Ele triunfou durante mais de 50 anos sobre Cuba, fez o que entendeu que deveria fazer, sem dividir o poder com ninguém, e é vencido? Não estou o glorificando, pelo contrário, mas ele não fracassou: impôs seu ponto de vista pessoal sobre cada aspecto da vida nacional cubana, chegando mesmo a colocar todo o mundo à mercê de sua vaidade em ter mísseis soviéticos em solo cubano. Coitadismo, definitivamente, não é aplicável a Fidel.
    Desqualifiquei os historiadores, pois essa é a minha opinião sobre boa parte de cientistas sociais que, a rigor, não são nem cientistas, nem sociais (não confundir com socialistas), mas apenas palpiteiros elitistas que não se reconhecem membros da elite. Talvez a sua opinião seja diferente. Que bom que podemos divergir. Os cubanos não têm esse privilégio. Vamos aproveitá-lo, antes que acabe.
    Embargo econômico: em primeiro lugar, ele abrange apenas empresas sediadas nos EUA. Em segundo lugar, foi extremamente fracassado: enquanto durar, vai servir como desculpa para o regime castrista para negar sua ineficiência.
    Termino minha resposta desculpando-me pela demora em responder. Quando escrevi minha mensagem de 14h21, não havia lido sua mensagem imediatamente anterior.

  91. Burros mesmo foram os pugilistas extraditados de volta pelo Tarso Genro…
    Onde já se viu fugir de uma maravilhosa experiência igualitária !!

  92. Gente, que temeridade. A que ponto chegou a lavagem cerebral que sofreram alguns comentaristas deste tópico. A esquerda da FEFELECHE e as Marilenas Chauís da vida fizeram um estrago e tanto. Começou nos anos 80, antes ainda do PT e aliados assumirem o governo federal. A introdução, aos poucos, dos conceitos de politicamente correto, subverteu valores consagrados e incentivou as minorias a se imporem e, pior, além de exigirem aceitação, a sugerir que seus padrões deveriam ser encaradas com naturalidade e copiados. Isso vem causando a divisão interna que observamos no país, ricos x pobres, brancos X negros, homens x mulheres, heteros x homossexuais, sul x norte, elite x povo. O que era um fator de unidade nacional, povo, língua e território, único no mundo pelas nossas dimensões, passou a ser considerado diversidade cultural e, quando, estimulados pela esquerda para que seus direitos sobrepusessem os direitos da maioria, nossa incipiente e relativa democracia passou a ser refém de grupos de pressão que, por ignorância, inocência ou interesse, fizeram o jogo do governo de dividir para conquistar. Eu não sou politicamente correto, respeito as minorias, suas opções, não sou racista, machista, homofóbico, separatista. Porém, não aceito imposição de rótulos, uma rosa é uma rosa, e não é dando a ela outra denominação que altera sua natureza. Chamar um cidadão(ã) de negro(a) não pode, é politicamente incorreto, tem que ser afrodecendente, mas sua cor não mudou, continua sendo negro(a), e eu mereço seu convívio e o(a) respeito da mesma forma enquanto um ser humano como eu. Assim como o de outros grupos que criaram suas autodenominações. Mas não venham se valer suas condições para obter vantagens ou lucrar de alguma forma com isso. Fiz todo esse desabafo para concluir que, qualquer que seja a forma de governo, enquanto houver mais direitos do que deveres, pessoas pregando desagregação e líderes incentivando essas práticas, nação alguma será fadada ao bem estar comum. Temos que reestabelecer a unidade nacional em primeiro lugar, se quisermos superar as crises. Me desculpem se fugi do tema principal do tópico.

  93. Muitos fanáticos idolatram Cuba.
    Mas não vejo ninguém querendo ir morar lá.
    Vão só a passeio, para nutrir seu fanatismo.
    Um médico lá ganha 150 reais por mês.
    Os que trabalham aqui mandam sabonetes e shampoo para lá (verdade).
    Contra fatos não há argumentos. Poderia até ser um sucesso econômico.
    Mas seu povo não tem cidadania.
    O país pertence a Fidel Castro.
    A vontade do povo não importa, pois o chefão é o dono da verdade.
    Um ditador, que se acha dono do mundo (se achava), não muito diferente de Lula e de Chavez.
    No oriente médio espalha-se a praga do estado islâmico.
    Na America Latina, espalha-se o culto ao comunismo e seus “heróis” ditadores e desequilibrado.
    Não há cidadania em Cuba.
    Não falta comida? A população recebe a ração semanal de arroz e feijão.
    Isso é cidadania?
    Algum fanático apoiador quer ir morar lá?
    Ou algum “pobre” brasileiro quer ir morar lá?
    Podem ir para a Coreia do Norte também.
    Ambos são exemplos de países que cairam nas mãos dessa ideologia fanática e ultrapassada…
    Alguns cantores faturam milhões com seus shows, vão passar férias em Paris, mas defendem o comunismo…
    E criticam as elites.
    O PT e seus aliados representam o comunismo.
    Não seria a hora de alguns fanáticos acordarem?
    Parar de defender o que não presta?

  94. Nota oficial da ex-Presidenta Dilma sobre a morte de Fidel Castro:
    “Ele morreu; mas morreu porque viveu e só morreu quando chegou ao fim; mas, sistematicamente, uma coisa muito importante. E o que é? É que não morre só ele, morre todo mundo que deixou a vida também. Porque se ele morrer, não vai viver, nem morrer, ninguém vai morrer nem viver, vai morrer todo mundo.”

  95. Elaine,

    Não viaja na maionese e não distorça os fatos. A maioria dos chefes de Estados democraticos desprezam e repudiam a figura de Castro e do comunismo em geral. Cuba não passa de uma latrina.

    Rodrigo,

    Essa mulher (Dilma) é uma topeira. Uma vergonha Nacional.

    Fidel e Hugo Chavez devem estar festejando o reencontro no inferno. Foram dois animals desprezíveis, os quais são idolatrados pelos fracassados na vida.

  96. bolcheviques, não sejam hipócritas: Fidel foi um tirano ? Sim. Executou e prendeu os opositores? Sim. Usou” os fins justificam os meios”? Sim. Perpetuou as desigualdades para atingir as igualdades? Sim. Corrompeu as massas com discursos prolongados e subliminares? Sim. Quis fazer e transpor seus ‘ideais” marxistas para outros países? Sim. aqueles que possuem menos de quarenta e cinco anos e estudaram apenas O Capital sem uma análise crítica, apenas copiaram os clichês existentes estão atrasados. Procurem Maquiavel, Nietzsche epopeias como Paraíso Perdido de Milton, Dante,e outras obras,(existem milhares)parem de ler e se espelharem nas Chauis da vida, pois esta não acrescenta nada, além de confundir ainda mais a cabeça dos ingênuos. Fidel viveu e conseguiu criar seu “reino” como qualquer déspota, tendo sido enaltecido por intelectuais recalcados e rancorosos que nem mesmo àquele os suportava, apenas sabia que eram tralhas. Morreu, acabou e daqui a duas ou três gerações será engolido em alguma estampa de camisa burguesa vendida miseravelmente por algumas merrecas. Morreu o último dos mentirosos e ponto final.

  97. Todos estes palhaços que defendem o Fidel, nunca foram a Cuba.

    Se Cuba fosse boa coisa não proibiria o seu povo de sair de lá. É tão difícil entender um raciocínio tão simples ?

  98. João Augusto ( 28 de novembro de 2016 at 16:08 );
    .
    A economia cubana era fortemente escorada nos países do Pacto de Varsóvia. Tinha condições pra lá de favoráveis de comércio com os russos. Por isso sobreviveu a revolução… Não fosse isso e a revolução certamente teria acabado antes do final dos anos 60…
    .
    No geral, as intervenções fidelistas ( ou guevaristas… ), fizeram foi desarranjar todo o setor produtivo… A produção de bens de consumo caiu vertiginosamente, logo ao ponto da insignificância. Só um exemplo: Cuba produzia mais de cinco milhões de toneladas de açúcar antes da revolução. Nos anos 60, isso caiu para pouco mais de um milhão de toneladas… Houve uma perda imensa da mão de obra qualificada. Mesmo o meio artístico ( ligado as principais atividades econômicas de Cuba ) virtualmente desintegrou-se; o que sobrou parou no tempo…
    .
    A liberdade de investir e ter retorno é o que assegura o desenvolvimento econômico ( com o desenvolvimento social vindo a lastro ), em ultima instância. Logo, não é casualidade. É planejamento e garantia das liberdades do investimento e retorno que atrai/estimula investidores. E isso passa pela liberdade do cidadão comum, com garantia de ter uma propriedade e fazer o que quiser com ela, além de comprar o que deseja e fazer uso do que comprou ( dentro de leis que sejam justas, evidentemente ) .
    .
    No caso específico dos chineses, antes de mais nada, deve se entender que não se tem por lá uma legislação trabalhista como a nossa. Os encargos para as empresas são muito menores, com o governo chinês facilitando tudo na instalação. Em geral, deixam os empreendedores empreenderem sem muitos percalços; reflexos de uma economia essencialmente capitalista. Fosse mais “miseana” ao invés de apelar tanto para o keynesianismo, e certamente seria muito mais estável; e muito provavelmente não estariam com a bomba econômica que tem nas mãos agora… Enfim, eles mantem um mínimo de liberdade para o investidor. Por isso tem a economia que tem…

  99. Elaine ( 28 de novembro de 2016 at 16:10 );
    .
    “Até mesmo Obama, inimigo número 1 de Cuba…”
    .
    Hein…?
    .
    “Quando os seus próprios inimigos o respeitam…”
    .
    Respeitam Cuba… Sabem que ela não será o que é para sempre… Aliás, já deram início a sua “Perestroika”… Não demora e logo pedirão a sua “Glasnost”…

  100. HMS_TIRELESS,

    Não vou conversar com você mais porque você não consegue manter a civilidade. Lamento pela sua ignorância e mania de perseguição.

  101. Caro Rafael Oliveira,

    Possivelmente a educação em Cuba é horrível, repetindo conteúdos de modo que, ao cabo do tempo para o ensino médio, por exemplo, tenham os cubanos aprendido conteúdos exclusivos do ciclo mais básico…
    Essa hipótese, contudo, me parece improvável por dois motivos: primeiro, porque isso é insustentável mesmo a curto prazo, segundo porque Cuba exporta mão de obra com capacitação técnica elevadíssima para diversos países (os médicos), o que indica que não tem havido enrolação no ensino.

    Quanto a pergunta devolvida, vou excluir a Samsung porque não conheço o funcionamento daquela indústria, mas, em relação à SAAB e à EMBRAER, uma simples olhada em seus produtos já esclarece sua dúvida: essas empresas não existiriam num ambiente sob forte embargo econômico.

    Obrigado pelo debate respeitoso.

  102. Colega Pangloss,

    Não se preocupe com a demora. É só pular alguns comentários e dá pra ter uma bela ideia do curso da conversa.

    Acompanhando seu cuidado, me desculpe qualquer excesso ou interpretação errada de suas posições.

    Sobre interpretações erradas, me desculpe, especificamente, sobre a leitura que fiz da sua leitura sobre o Fidel (isso ficou confuso mas acho que dá pra entender). Pensei que você julgasse que ele era um perdedor. Então estamos mais ou menos alinhados, só que por razões diversas.

    Realmente os historiadores e pesquisadores sociais, em regra, não pertencem às massas mas, ao menos do ponto de vista econômico, também em regra, estão ainda bem distantes das elites. Nesse ponto, porém, não há muito o que se discutir, já que é uma questão de opinião e eu não tenho dados concretos para refutar a sua.

    O embargo pode mesmo ter tido esse aspecto conveniente mas não sei se seria uma escolha de qualquer país, mesmo daqueles sob os domínios de um ditador. Foi imposto por terceiros… O uso retórico disso pode ser interessante mas os impactos econômicos são sempre ruins e isso já foi inclusive matematicamente comprovado por estudos de economia. A abertura comercial é uma vantagem produtiva.

    Muito bom mesmo que possamos discordar e, às vezes, mudar de posição. Aprendo muito aqui, especialmente com os foristas mais abertos a esclarecimentos e ao debate.

    Obrigado pela oportunidade e paciência.

    Abraços!

  103. Uma consideração sobre os dados da ONU e do Banco Mundial:

    Sem eles, sobre o que conversaremos nós, mortais, que não fazemos extensas e caras pesquisas de campo?
    Trouxe esses dados para dar suporte às minhas colocações. Quais dados estatísticos os refutam?
    Será possível que a ONU e o Banco Mundial são tão estúpidos a ponto de aceitar falsificações nos dados que lhe são informados como vocês propõe?
    Por quê, se esse é o caso, não se verificam dados brilhantes em todos os regimes ditatoriais?

  104. João Augusto 29 de novembro de 2016 at 9:16

    Deixa de choro! Eu não fui em nenhum momento desrespeitoso e tampouco ignorante. Apenas apontei o óbvio ou seja, que a sua conversa mole não engana a mim e a outros aqui, e que seus argumentos estão completamente equivocados. Mas certamente o que mais lhe incomodou foi a constatação (também óbvia) que todos os eventuais acertos de Fidel simplesmente foram obscurecidos pelo fato dele ter se tornado um tirano. Pior: um tirano ao estilo monarca pois passou o poder para o próprio irmão.

    Ademais, e pela quantidade de voltas que deu ao responder ao amigo Pangloss, provou de forma cabal não ter mais argumentos.

    Por fim, a verdade é que você não gosta de ser refutado tal como foi não apenas por mim como também por outros foristas esclarecidos. E isso mostra que você está no lugar errado. Se quer escrever besteiras à vontade sem ser confrontado o seu lugar é lá no Pandemônio Brasil, onde a credencial para opinar é ser russófilo, sinófilo, antiamericano, esquerdista e Lulopetista afinal quem não segue esse roteiro é censurado, algo que você não verá aqui.

  105. Todo cubano que vem aos Estados Unidos tem direito de obter imediatamente o “green card”. Imagina se essa mesma política fosse aplicada aos brasileiros, Minas Gerais seria um Estado “fantasma”.

    Então, podem comemorar a morte de Fidel Castro, mas ao mesmo tempo, fiquem entristecidos pela Rússia ter libertado mais de 80 mil civis presos em Aleppo, na Síria. Vejam: ‘Ocidente solicita introdução de sanções pela libertação de 80 mil civis em Aleppo’.

    https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201611296990667-ocidente-sancoes-russia-libertacao-aleppo/

    Vamos lá, digam que os terroristas “moderados”, tão moderados que decapitam crianças, apoiados abertamente pelo Ocidente, são rebeldes sinceros que lutam pela paz e democracia. Aproveitem para demonizar o “sangrento ditador Assad” e a Rússia por estarem fazendo o seu trabalho de limpar a sujeira criminosa que o Ocidente promoveu na Síria.

    Se não querem ficar de luto por Fidel, fiquem de luto pelos dignos terroristas. A Rússia, essa malvada, está acabando com os coitados.

  106. Pessoal…
    .
    O índice de alfabetização dos cubanos no período pré-revolucionário era de aproximadamente 3/4 da população e estava em ascensão. Já era um dos melhores da América Latina…
    .
    O sistema de saúde, para a época, era bastante abrangente. Mortalidade infantil, por exemplo, tinha índices melhores que Canadá e mesmo EUA.
    .
    O regime tão e somente deu continuidade… A questão é o que sobrou disso após a hecatombe soviética, visto a economia cubana ser simplesmente incapaz de manter esse Estado imenso nos dias atuais, haja visto o progresso recente, que encarece os serviços públicos como um todo…
    .
    Ao contrário dessa ideia de “cassino americano”, Cuba tinha uma economia pujante, com a maior renda per capita da América Latina ( superior inclusive a países desenvolvidos do período ) e negócios em alta.

  107. A título de informação, O João Augusto é o Maquina Troll, famigerado esquerdopata que adora utilizar a foto de Putin, o déspota corrupto do Kremlin, como avatar. Insatisfeito em destilar suas sandices no Pandemônio Brasil (reduto de esquerdistas, Lulopetistas, russófilos, sinófilos e antiamericanos) resolveu vir poluir esse espaço.

  108. Estatísticas por estatísticas não dizem muito. O maior exemplo disso era o III Reich. Índices sociais e econômicos fantásticos. Padrões de vida elevadíssimos, riquezas para dar e vender, analfabetismo superado, pleno emprego. Ô vida maravilhosa! Ou não…

  109. Desconheço quem seja “Maquina Troll”. Nunca comentei em fórum intitulado “Pandemônio Brasil” e nem no sítio “Plano Brasil”, caso seja a esse que se refere o Sr. HMS_TIRELESS em suas leviandades. É só mais um palavrório sem fundamento desse sujeito. Favor desconsiderar.

  110. sergio ribamar ferreira 28 de novembro de 2016 at 22:26
    (…) Morreu o último dos mentirosos e ponto final.
    —————————————————————–
    Sérgio, gostaria de ser otimista assim. Mas eu acho que quem te contou isso era um mentiroso.
    Ainda falta muita gente, na fila para o inferno. No Brasil, inclusive.

  111. Caro João Augusto.
    .
    Difícil saber o conteúdo do que é ensinado em Cuba, mas certamente não é uma maravilha. Assim como não dá para atestar a qualidade dos médicos cubanos, pois não se submeteram ao Revalida, por exemplo. Se a medicina cubana fosse essa maravilha cantada em prosa e verso, a ilha acumularia Prêmios Nobel de Medicina, não? Ou teria inúmeras patentes de remédios? Desenvolveria equipamentos médicos que seriam exportados mundo afora, não?
    .
    Fora a parte que os médicos são apenas a nata dos egressos do ensino cubano. Então não devem ser o parâmetro. Por exemplo, se pegarem os médicos brasileiros de universidades públicas como parâmetro, nossa educação seria ótima, o que sabemos que não é.
    .
    No mais, o embargo é apenas americano. Cuba negocia livremente com praticamente todo o resto do mundo. Aliás, mesmo o embargo americano não é rígido, tanto que Cuba importa remédios e comida dos EUA, pois, do contrário, certamente a vida seria ainda pior do que já é para sua população.
    .
    Não há embargo que impeça que Cuba exporte produtos manufaturados. Eles não exportam pois não tem competência para produzi-los (exceto charutos e rum) a preços competitivos. Acabam tendo que exportar açúcar, derivados do petróleo e níquel.
    .
    No que depender de mim, o debate sempre será respeitoso, pois a ideia é de trocar informações e afastar preconceitos.
    .
    Abraço!

  112. _RR_

    Desculpe ter pulado seus comentários.

    Quando disse que não há relação de causalidade entre liberdade e desenvolvimento estava replicando as conclusões de diversos estudos sobre sistemas políticos de diversos países e seus crescimentos econômicos. Esses estudos e outros são abordados no excelente livro Advanced Introduction to Law and Development, de Mariana Mota Prado, acredito que ainda sem tradução para o português.

    O que foi percebido é que há maior coincidência entre desenvolvimento e sistemas políticos mais livres mas não foi notada relação de causalidade entre liberdade e desenvolvimento.

    Relativamente ao índice de alfabetização de Cuba, embora sua estimativa para o período pré-revolucionário esteja dentro da margem (entre 0.6 e 0.76), houve uma grande campanha após a revolução que, em pouco tempo, fez saltar para quase 100% a taxa de alfabetização daquele país, ultrapassando em muito a taxa de crescimento de outros países latinos que seguiram outras linhas políticas.

    O troço ficou conhecido como “Campaña Nacional de Alfabetización en Cuba”… tem mais informação sobre na internet mesmo… mas encontrar dados precisos sobre essas épocas é um desafio trabalhoso.

    Relativamente ao colapso da economia e do modelo de estado, isso deve ser contrastado com o PIB do país que, conforme falei anteriormente, vem em quase constante crescimento já faz tempo…

    Enfim… Fidel e Cuba são mais polêmicos que mamilos… mesmo assim é sempre bom conversar amigavelmente.

    Espero que tenha contribuído para que os envolvidos, em qualquer dos lados, possam solidificar suas bases ideológicas com mais argumentos.

  113. Prezado Rafael Oliveira,

    O programa Mais Médicos, que foi baleado por todos os flancos possíveis (inclusive flancos que o programa nem sabia que tinha), não exigia o revalida propositalmente e não pelo fato de que os médicos que se candidatavam não tinham competência para aprovação mas pelo fato de que eles deveriam atuar em locais especificados pelo governo e, com o Revalida, poderiam atuar em qualquer lugar do país.

    Da mesma forma que os médicos cubanos não foram submetidos ao exame, também não foram submetidos os médicos de diversos outros países (tem uma matéria do Globo Rural muito interessante sobre esse tema… vale a pena (Google => “Globo Rural” “Mais Médicos”)).

    Um embargo apenas americano sacaneia demais um país. Basta perceber a quantidade de coisas em que eles lideram. A negativa apenas americana, por exemplo, bloqueou vendas de aviões da Embraer mais de uma vez…

    A produção independente de fornecedores que são referência global impacta de modo muito significativo nos custos de aquisição e manutenção de qualquer produto. A França sofre com isso em algumas iniciativas nacionalistas… Imagina Cuba.

    Um embargo apenas dos EUA avacalha qualquer país.

    Acho que nesse ponto chegamos a um gargalo em que o consenso é difícil mas, para compensar, vou fazer uma concessão (que acho que é mais um esclarecimento): não acho que Cuba seria a líder global se estivesse sem o embargo… eles tem sim limitações, com certeza.

    “No que depender de mim, o debate sempre será respeitoso, pois a ideia é de trocar informações e afastar preconceitos.”

    Que esse ânimo prevaleça!

    Abraços!

  114. João Augusto 29 de novembro de 2016 at 12:16

    Não é o que mostra um comentário lá no pandemônio, irmão gêmeo de um postado aqui por você…

  115. HMS_TIRELESS
    Se eu copiar seu comentário e postar em outro lugar com outro nome isso significará que foi você quem postou lá? Sua lógica, em tempos de CTRL+C e CTRL+V, é pueril. Melhore o nível. Traga uma prova mais contundente.

  116. HMS_TIRELESS
    Melhor! Já que o pandemônio é um pandemônio, o melhor a fazer é não ir lá queimar os olhos e ficar paranoico acusando os outros sem provas.

  117. João Augusto 29 de novembro de 2016 at 13:08

    Falou o nosso grande intelectual…rs!

    Interessante é que você não negou a autoria mas sim me convidou a apresentar “prova mais contundente”…rs!

  118. João Augusto 29 de novembro de 2016 at 13:10

    Eu não comento mais lá! Fui censurado pois o moderador apenas libera comentários de idiotas alinhados às suas convições (Russofilia, Sinofilia, Antiamericanismo e Lulopetismo). Mas de vez em quando vou lá me divertir com as boçalidades dos filhos malparidos da “pátria educadora”, geralmente nacionalismo barato e rastaquera, chauvinismo chinfrim e muito conspiracionismo..rs!

  119. Acho muito infeliz, a citação do Terceiro Reich nessa história.O socialismo alemão nada tinha a ver com o Marxismo, abominava o comunismo e os nazistas incentivavam a iniciativa privada.Quem falou em padrões elevadíssimos? quê vida maravilhosa?por causa de quê o analfabetismo não poderia se mínimo na Alemanha?Povo quê sempre foi culto.Os caras lá do topo tinham essa riqueza toda sim,porem as outras pessoas tinham suas vidas pacatas;estudando, trabalhando para o estado ou na iniciativa privada e além disso nas empresas estrangeiras que eram ativas,e diferente de Cuba,pelo menos até o começo da guerra.Por em dúvida algum dado de estatística social da época da Alemanha e duvidar dos níveis da época de progresso dos EUA,Inglaterra,França ente outros .Agora se depois da guerra se a Alemanha vencesse e seguisse o caminho do comunismo aí já é outra história.

  120. HMS_TIRELESS,

    Vou te ensinar:

    HMS_TIRELESS
    29 de novembro de 2016 at 13:12:
    “você não negou a autoria”
    João Augusto
    29 de novembro de 2016 at 12:16
    ‘Nunca comentei em fórum intitulado “Pandemônio Brasil” e nem no sítio “Plano Brasil”, caso seja a esse que se refere o Sr. HMS_TIRELESS em suas leviandades.’

    Viu?

    Você até que me diverte…
    Parabéns, por isso.

  121. João Augusto,
    .
    Sem Revalida ou algo do tipo não dá para saber se os médicos tem conhecimentos equivalentes aos brasileiros ou não. Não dá para presumir nem uma coisa nem outra. Por outro lado, o fato deles apenas trabalharem na atenção básica, sugere que não tenham uma formação especializada, clinicando apenas em postos de saúde e visitas às famílias. Com tantos prontos-socorros superlotados não utilizar os médicos cubanos neles ou é extrema inépcia dos políticos brasileiros ou eles não tem conhecimentos para dar conta do serviço.
    .
    O embargo americano trás dificuldades, sem dúvida. Mas com a China sendo o maior fornecedor de insumos no mundo, é algo perfeitamente superável.
    .
    Ainda, seria possível produzir autonomamente diversos produtos, dentre eles, etanol, por exemplo e exportar para a Europa, com vantagens competitivas em relação ao etanol brasileiro. Não fazem porque a Engenharia Cubana é limitada.
    .
    Enfim, quase todo o investimento cubano em educação é inútil, pois o engenheiro não projeta nada de útil e tem que virar taxista. A farmacêutica vira prostituta. A única vantagem de tantos cubanos estudarem é que aumenta o IDH do país e serve de propaganda para pessoas mundo afora que admiram os serviços básicos cubanos e sua igualdade.
    .
    Porém, afastando as impressões iniciais e investigando um pouco os fatos, vemos que não é bem assim. Tanto que até hoje equipes de imprensa estrangeira não podem ir nos hospitais filmarem como eles realmente funcionam e Cuba não participa do exame PISA, que avalia o que estudantes aprendem. Aí fica fácil dizer que tudo é uma maravilha.
    .
    PS: o Banco Mundial aceitava os dados oficiais de inflação do governo argentino nos tempos de Cristina K. Isso, para mim, é prova cabal de que ele não deve ser levado tão a sério.

  122. Mais médicos:

    paga 10 mil para Cuba….o médico recebe 2 mil…
    10-2=8mil
    O histórico do PT não avalia um uso muito “republicano” destes saldo….haja visto BNDES, Petrobrás..Correios, Dnit, Fundos de Pensão, etc…etc….ect…ect…etc…ect…

  123. João Augusto 29 de novembro de 2016 at 12:49

    “Um embargo apenas dos EUA avacalha qualquer país.”
    .
    Pelo menos vc reconhece a superioridade americana.

  124. HMS_TIRELESS 29 de novembro de 2016 at 14:38
    .
    Pelo menos ele tem salvação, né ? Não se refere aos EUA como “império duzamericanumarvadusionista”.
    Vamos respeitar que ele ainda pode mudar de opinião.

  125. Delfim Sobreira 29 de novembro de 2016 at 14:54

    Pensando bem você tem razão amigo Delfim Sobreira! Talvez ele ainda tem salvação mesmo….

  126. Boa tarde a todos. Sr. Pangloss tem toda razão, ledo -engano da minha parte. Ainda falta muitos mentirosos ,principalmente aqui no Brasil. Grato por ter me alertado. Grande abraço. Observação: “…morreu e ponto final…”Gostaria de voltar a ler matérias pertinentes e mais educativas da Trilogia. Desejo e muito saber das novidades do EB, principalmente. Deus abençoe a todos.

  127. Rafael Oliveira,

    Procurei um pouco e achei um estudo da UNESCO de 1998 que apontou os estudantes Cubanos como os melhores da América Latina e Caribenha em habilidades matemáticas e linguísticas. O estudo, como deu pra ver, é antigo… mas foi o único que achei sobre o tema com avaliação comparada da qualidade do ensino cubano.

    Aí:

    UNESCO – Laboratorio Latinoamericano de evaluación de la Calidad de la Educación, Primer Estudio Intemacional Comparativo sobre Lenguaje, Matematica y Factores Asociados en Tercero y Cuarto grado

    Um artigo de Lavinia Gasperini, uma pesquisadora italiana, salvo engano, aborda as razões da qualidade do ensino cubano, considerando, entre outros fatores, a continuidade dos esforços como um dos responsáveis pelo êxito. Mais um motivo para nossa tristeza aqui no Brasil: falta de planejamento de Estado. Isso é um problema especial nos regimes com maior liberdade política…

    Outra coisa que eles apontam lá é que Cuba tem sucesso especial em química e medicina no seu ensino…

    Enfim…

    Aqui está ficando meio poluído pra eu continuar…

    Já deixo um abraço pra hipótese de eu desistir e não voltar.

    Delfim Sobreira, caso queira participar com menos sarcasmo numa conversa propositiva, será ótimo. O outro não… tem que superar o analfabetismo funcional primeiro.

    PS.: Só Jesus Salva.

  128. oão Augusto 29 de novembro de 2016 at 16:31
    “Mais um motivo para nossa tristeza aqui no Brasil: falta de planejamento de Estado. Isso é um problema especial nos regimes com maior liberdade política…”

    Eis o raciocínio peculiar do sujeito: Países com maior liberdade política estariam mais propensos a padecerem de falta de planejamento. Uma típica asneira usada para defender uma ditadura de esquerda, que na visão de elementos desse naipe concentra toda a virtude do mundo. Isso sim é analfabetismo funcional….

  129. Interessante o estudo, José Augusto, que corrobora a informação de que a educação lá é melhor que a daqui, na média. Comparando com países melhores rankeados no PISA, não sabemos se eles se sairiam tão bem.
    .
    Mesmo reconhecendo isso, insisto que esse conhecimento adquirido não resulta em grandes realizações do povo cubano, que vive da exploração de algumas matérias primas, do turismo e das remessas de dinheiro de familiares que moram nos EUA.
    .
    Abraço!

  130. Olha só trabalhei 26 anos na área da saúde, entre particular e estado e posso falar.Lá em Cuba não tem nada. Muito pelo contrário falta muita coisa, e tudo é caro por causa do bloqueio e atravessado de terceiro.Não tem uma grande e confiável rede elétrica, importante para uma boa prática de medicina e pesquisas.Aqui no Brasil temos uma medicina muito mais evoluída, a níveis de países de primeiro mundo,o que faz no primeiro mundo, faz aqui.Nossa deficiência é levar isso para todos pelo tamanho de nosso país,roubo, desvios e coisas de políticos,e Cuba é uma ilhota sem comparação, com o Brasil.Agora tem países que estão na vanguarda de pesquisas e medicamentos e isso nós devemos. porem Cuba está muito atrás. Médico é bom em tudo que é lugar a parte de livros é tranquila o quê pega são os equipamentos modernos e isso eles não tem,eles tem muita dificuldade de repor material em todas as áreas.Os médicos são simples de fala mansa,você não consegue faze-los falar mal do governo de Cuba. E tentam levar, coisas simples quando estão voltando. Pois em Cuba tem o produto chines, na loja mas não acha peça para repor se a mercadoria quebrar,furar ou danificar.Obvio por ser regime ditatorial,a população não tem armas o que não impede de ter ladrão mas tudo é resolvido na mão .A carência deles é muito grande,mas ele merecem nossas orações, para que mude a situação e acabe esse regime perverso, para que eles retornem a comunidade internacional e saiam da década de 70,pelo menos para a população.

  131. Off ? Nem tanto
    Brasília-DF Desde as 17:30 hs
    Por favor Samir
    distribua pão com mortadela novamente, marca Marba
    Mar barata, Suspenderam, olha a merd* que está acontecendo lá. (rs)
    Marca preferida dos medíocres que lá estão depredando o patrimônio público que nós pagaremos para repor.
    Estão destruindo o patrimônio particular também, ou seja de quem trabalha e paga por ele, com impostos + IPVA + DPVAT etc
    Povinho medíocre.

  132. João Augusto ( 29 de novembro de 2016 at 12:38 );
    .
    Interessante. Se achar, vou dar uma lida…
    .
    É bem verdade que é possível um governo ditatorial promover um boom econômico… Mas entendo que ainda é essencial manter um mínimo de liberdades individuais para as pessoas.
    .
    A liberdade, grosso modo, entendo funcionar como fator psicológico a nível pessoal ( de indivíduo ). É, de forma geral, muito mais fácil e seguro projetar uma vida em um país onde suas liberdades individuais/direitos estejam assegurados; e por tabela estimulando compra e produção de bens ( o que culmina no desenvolvimento econômico )… Já a nível puramente econômico ( para o investidor ), é fator fundamental.
    .
    Os países que gozam de liberdade para seus cidadãos tendem a ter um desenvolvimento econômico duradouro ( mesmo que não seja algo muito notável ). Basta observar a história… E assim seria pelo simples fato de que o agente consumidor e o agente produtor podem se desempenhar com mais solidez e segurança. Comprar o que quiser, quando quiser, onde quiser; comprar nas condições mais favoráveis o possível ( e com o mínimo de leis para regular sua liberdade )… Empreender como, onde e quando for conveniente e/ou se identificar a necessidade, sem riscos de ver um governo tomar seu investimento… E isso somente é possível se se tem a liberdade, para que se possa consumir e produzir. Assim se estimula a economia.

  133. João Augusto 29 de novembro de 2016 at 9:23

    O nível dos médicos cubanos é tão alto, que o (des)Governo do PT deu um jeito de isentar os cubanos do revalida…

    Volta pro Plano Barril.

  134. Renato de Mello Machado ( 29 de novembro de 2016 at 13:23 );
    .
    Também concordo que uma associação direta do nacional-socialismo ao socialismo praticado na URSS e Cuba é desmedido ( há diferenças claras ). Mas…
    .
    Não é segredo que Hitler era absurdamente anti-liberal… Tinha ojeriza ao capitalismo mais liberal praticado no Ocidente, e desejava algo mais regrado…
    .
    A iniciativa privada dentro da Alemanha, bastante subsidiada pelo governo, era extremamente regrada; rígida. Era firmemente controlada. No período imediatamente anterior a guerra, o Estado alemão decidia quem comprava o que e quem vendia pra quem, o que cada um produzia, quais métodos deveria utilizar, a quantidade a ser produzida, etc… Até mesmo salários, preços e parcelas de lucros correspondentes aos donos eram determinados pelo governo alemão… Em suma, estavam a um tropeço de uma economia aos moldes marxistas… Mesmo o direito de propriedade privada era quase algo virtual. Qualquer forma de oposição ao regime logo poderia converter-se em perda de propriedade…
    .
    E somente foi aquele “milagre” econômico no começo. A partir do momento em que Herman Goering passou a dirigir a política econômica ( ! ), tudo desandou… O intervencionismo tornou-se excessivo. E se continuasse no passo em que estava, a economia do Terceiro Reich provavelmente implodiria, com ou sem guerra…
    .
    Também é fato que Hitler teve acesso aos escritos de Marx, e certamente os estudou profundamente, absorvendo muito desse conhecimento e, tudo indica, aplicou o que quis para seus próprios propósitos. O socialismo alemão, embora fosse algo completamente disforme e tivesse objetivos algo diferentes ( era irracionalmente evolucionista… ), utilizava certos mecanismos constituídos de forma virtualmente idênticos, como a constituição de uma juventude amplamente politizada e o estabelecimento de uma força policial também bastante politizada.

  135. Então por isso terminei,meu pensamento dizendo quê se a Alemanha vencesse a guerra e fosse para o comunismo aí já era outra história.Mas a Alemanha já vivia um estado policial e o partido decidindo tudo,era questão de tempo. abraços..

  136. Discutir a economia de Cuba é jogar xadrez com pombo.
    ______________________________

    Aceito discutir medicinas e educação, estas tem valor apesar do viés ideológico.
    Agora discutir a economia ?
    O bairro de Santo Amaro em SAMPA tem um PIB, um IDH e um qualquer coisa melhor.
    Detalhe:
    Não gosto desse bairro, sou Paulistano de Santana, não gosto de São Paulo faz um bom tempo.

  137. Paco boa madrugada! Você conhece o ambiente hospitalar? Eu conheço…faço parte dele desde tempos de nossoamado Exército Brasileiro. Dê uma passafa aqui no Cruz Azul (SP/ no Ipiranga) posso te mostrar como é fácil só colocar o rotolo e medicação que é bom nada…aliás nada como KCL em bolos ou NaCl em bolos e pronto…PCR….
    Tu carteira tá vazia depois que teus padrinhos se foderam né! Vai trabalhar na Friboi.

    CM

  138. João Augusto 29 de novembro de 2016 at 16:31
    .
    Admito que o único amigo meu que foi a Cuba adorou.
    Com apenas uma nota de 20 dólares teve um fim de semana com casa, comida e roupa lavada, com uma cubana de respeito pelas fotos. Cubanas não usam as coxas só pra fazer charutos…
    .
    Quanto ao sarcasmo, perco o amigo, até o debate, mas não perco a piada. Vc não é o primeiro a reclamar, pegue a senha e entre na fila.
    .
    Só Jesus salva ? Um esquerdista não-ateu ?? Há esperanças !!! Abs.

  139. Claudio Moreno 29 de novembro de 2016 at 23:55
    .
    KCl em bolo ? Sabe o que acontece quando mistura-se KCl e açúcar ?? E junto com a velinha acesa ???

  140. Trollbuster

    Lendo algumas postagens anteriores você verá a razão de os médicos do programa não terem feito o Revalida. Não foi por falta de capacidade. Caso você se informe melhor sobre o programa Mais Médicos você verá, também, que não foram apenas médicos cubanos “isentados” da referida prova mas todos os médicos do programa.

    Não volto porque não fui.

    Parabéns pela sua civilidade (estou sendo irônico).

  141. HMS_TIRELESS

    HMS_TIRELESS 29 de novembro de 2016 at 17:23

    Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento sobre ciências do Estado sabe que é mais fácil fazer planejamento de longo prazo num sistema autoritário do que num sistema democrático. Não é um pensamento peculiar meu.

    Não use sua burrice para desinformar.

  142. _RR_
    _RR_ 29 de novembro de 2016 at 18:53

    Também prefiro um ambiente com mais liberdade política e tendo a preferir um ambiente com maior liberdade de iniciativa.

    Instituições fortes (mas não autoritárias) contribuem muito para um cenário com essas características e, aqui no Brasil, também somos carentes disso.

    Abraço!

  143. Rafael Oliveira
    Rafael Oliveira 29 de novembro de 2016 at 17:58

    Realmente, Cuba não é o melhor lugar do mundo… Mas está relativamente bem na categoria dela.

    Quanto ao fato de a boa educação não redundar em patentes e etc., devemos pesquisar isso pra saber quais os outros fatores determinantes… Eu apostaria no embargo econômico mas não sei se é só isso. É bem possível que não.

    Abraços!

  144. Delfim Sobreira
    Delfim Sobreira 30 de novembro de 2016 at 2:16
    .
    Eu não sou ateu mas definitivamente não sou religioso e, já que nossa conversa terá espaço para piadas, o ‘Só Jesus salva” não foi uma demonstração de fé na salvação por Ele mas uma exclusão da possibilidade de salvação por vocês.
    .
    Obviamente a piada é ruim, já que tive que explicar.
    .
    Talvez juntando mais uns 100 amigos que viajaram a Cuba para diferentes lugares seja possível tirar alguma conclusão estatisticamente relevante.
    .
    Do contrário será só piada.
    .
    Abraços!

  145. Salve Delfim!

    KKKKKK “Bolos” faltou o “S”. Termo que usamos para fazer um “jato de 20ml de uma determinada medicação” dose de ataque no caso de algumas. É da área? Parece que alguém mais aqui é…lá em cima disseram isso. Mas nem me apeguei ao comentário.

    A velinha usamos depois para tamponar o nove dedos.

    CM

  146. João Augusto 30 de novembro de 2016 at 8:51

    Quem desinforma aqui com uma burrice atávica, além de ideologia ruim, é você meu caro! Qualquer planejamento de Estado a longo prazo deve levar em conta os anseios e necessidades da população, e isso ( a oitiva dos anseios e necessidades da população) apenas se faz possível em um regime onde isso é debatido e discutido em um parlamento compostos por representantes do povo eleitos de forma livre e democrática. Não se trata de ser ou não mais fácil como o seu raciocínio primitivo leva a crer mas sim de respeitar a vontade do verdadeiro titular do poder,que é o povo.

    O que você defende é justamente o inverso ou seja, a usurpação da vontade popular por um ditador e/ou seus asseclas que de maneira discricionária determinam aquilo que o povo pretensamente deseja com base apenas em suas preferências e caprichos pessoais. Por isso mesmo que as tiranias tratam logo de suprimir os direitos e vontades individuais.

  147. João Augusto 30 de novembro de 2016 at 8:57

    Interessante essa sua frase “Eu apostaria no embargo econômico mas não sei se é só isso. É bem possível que não.” Eu já vi uma parecida:

    “Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.”
    Dilma Rousseff

  148. João Augusto 30 de novembro de 2016 at 10:31

    Repetindo o velho expediente dos esquerdistas quando seus argumentos são implacavelmente derrubados? Que coisa feia (risos). E que “problemas” seriam esses que Sua Sumidade enxerga na democracia? Seria o fato do poder pertencer ao povo e não a um tirano?

  149. Recentemente, alguém comentou em um dos sites da Trilogia – creio que foi aqui mesmo, no ForTe – que preferia uma ditadura de um ditador bom a uma democracia.
    O busílis da questão é encontrar esse “ditador bom”.
    Alguns reconhecem no Fidel o “physique du rôle” para o cargo.
    Talvez outros prefiram a dinastia dos Kim Ping-Pong.
    Mais outros, o Stalin, o Pol Pot, o Ho Chi Minh, o Mao Tsé-Tung… Não vale o Hitler, porque aí haveria crime (sem que eu perceba alguma distinção significativa entre todos os excrementos listados acima).
    O problema a enfrentar, de fato, é como construir uma democracia que mereça esse nome a partir da população brasileira, tão corrompida em seus valores morais, tão degradada em sua dignidade humana.
    Dizer que há uma crise de representatividade em nosso Legislativo e no nosso Executivo é fechar os olhos para nossos estreitíssimos limites, como povo.

  150. Pangloss, eu concordo com você quando você diz que é um problema construir uma democracia de verdade a partir da população brasileira, que está ( e não é) corrompida em seus valores morais e degradada em dignidade humana. Só que eu concordo ainda mais com você quando você diz que é um problema que deve ser enfrentado. Vimos aqui (por você sabe quem) uma defesa do autoritarismo como uma suposta forma eficiente de contornar esse problema (a construção de uma democracia real). Ocorre que isso, além de ser clara usurpação do poder de quem é o seu real titular, representa o desastre a médio-longo prazo. Democracias com o tempo se depuram, melhoram. Já as ditaduras se corrompem cada vez mais, e com o tempo ficam cada vez mais degeneradas e putrefatas.

  151. Renato, a comparação com a Alemanha Nazista é válida, até porque era uma nação socialista de esquerda, totalitária, cujo partido e seus afiliados decidiam todos os aspectos da vida do povo, e isso para não mencionar o Fuhrerprinzip.

  152. Claudio Moreno 30 de novembro de 2016 at 9:46
    .
    Cloreto de potássio é oxidante, em contato com qualquer substância combustível pode dar um belo BOOM!, só faltando uma fonte de calor. No caso a velinha.
    Seria um estouro de aniversário ! KKKKKKKKKKKKk !!!
    Como cloreto de potássio é matéria prima de fertilizantes, por isso são usados em explosivos improvisados. Misture com gasolina e monte com dispositivo detonador pra ver só.
    Sou Perito Papiloscopista mas manjo dos paranauê.

  153. HMS_TIRELESS
    HMS_TIRELESS 30 de novembro de 2016 at 10:54

    Implacavelmente derrubados, talvez, por outra pessoa, né?

    Alguns problemas pra você começar seus estudos:
    * Sistemas democráticos normalmente colocam os temas polêmicos fora das pautas políticas (assuntos polêmicos afastam votos).
    * Sistemas democráticos tem problemas com minorias políticas(1) (elas tem maior capacidade de articulação e organização política, exercendo pressão de modo mais eficiente).
    * Sistemas democráticos tem inclinação à satisfação dos desejos imediatos da população (o pensamento de longo prazo não é comum em quase lugar nenhum no mundo, aqui no Brasil então…).

    Só pra começar…

    Todos esses problemas poderiam ser habilmente solucionados por um déspota esclarecido (o “ditador bom” do Pangloss). O problema, obviamente, é que déspotas esclarecidos são muito raros, ainda mais raros que democratas bons.

    E vou aproveitar, HMS_TIRELESS, e te contar uma novidade pra você: o mundo não é binário! Reconhecer problemas do sistema democrático não significa levantar a bandeira por ditaduras.

    Pare de tumultuar, por favor. Você sabe que não estou defendendo ditaduras.

  154. João Augusto 30 de novembro de 2016 at 12:32

    Como de costume a sua argumentação é tão rasa e primitiva, embora prolixa,que constrange. E constrange ainda mais quando você convida o oponente a estudar mais mesmo estando lançando mão de argumentos tão sofríveis senão vejamos:


    * Sistemas democráticos normalmente colocam os temas polêmicos fora das pautas políticas (assuntos polêmicos afastam votos):


    Os temas polêmicos estão SEMPRE nas pautas políticas dos regimes democráticos. E estão pelo fato de que Democracia pressupõe liberdade de imprensa e de expressão de forma que esses assuntos sempre estão sendo discutidos pela sociedade ainda que fora do parlamento, até porque não se faz política apenas dentro do mesmo. E inevitavelmente terminam por adentrar a casa legislativa em algum momento da história ainda que possam demorar a se concretizar. Um exemplo clássico deu-se no sistema de saúde norte-americano, onde desde os anos 70 sucessivos presidentes tentaram reformá-lo no sentido de torná-lo mais universalizado algo que apenas foi parcialmente alcançado com o denominado Obamacare.


    * Sistemas democráticos tem problemas com minorias políticas(1) (elas tem maior capacidade de articulação e organização política, exercendo pressão de modo mais eficiente):


    Qual a sua sugestão? Que as minorias sejam reprimidas e tenham suas demandas ignoradas? Ou será que você acha razoável que o Estado não desenvolva políticas de atendimento às necessidades e anseios das minorias?


    * Sistemas democráticos tem inclinação à satisfação dos desejos imediatos da população (o pensamento de longo prazo não é comum em quase lugar nenhum no mundo, aqui no Brasil então…):


    Algo perfeitamente normal especialmente em democracias jovens que ainda não passaram por um processo de maturação. Contudo, a medida em que a democracia amadurece e as instituições se fortalecem isso tende a não mais ocorrer. E cabe lembrar que com 31 anos a nossa democracia ainda é muito jovem, especialmente quando comparada com os 240 anos de democracia norte-americana. E ressalte-se que instituições fortes são aquelas que retiram a sua legitimidade de um regime democrático e não dos desejos e caprichos de um ditador ou um “déspota esclarecido”.


    E já que você falou em “Déspota Esclarecido” cabe lembrar que é um conceito de governante que surge em países onde existe um vácuo no poder político, geralmente provocados por processo abruptos de rompimento de uma ordem política-administrativa pretérita. E aí surge a figura do Déspota como alguém dotado de sentimentos patrióticos e nacionalistas, com a missão um tanto quanto sagrada de unir o país e modernizá-lo. Ocorre que o despotismo esclarecido pressupõe também a hipertrofia do Estado e no final o mesmo termina não apenas se sobrepondo como também reprimindo o indivíduo. E cabe lembrar também que invariavelmente o déspota para a consecução dos seus objetivos faz alianças com determinados setores da elite que muitas vezes não primam pela lisura ou mesmo atuam abertamente no crime. Vemos esse fenômeno na Rússia onde o déspota local (Putin) para se sustentar no poder precisou fazer uma aliança com os oligarcas, que em sua maioria são envolvidos com negócios suspeitos e o crime organizado.

    Como se vê um “déspota esclarecido, longe de representar uma solução, é na verdade o agravamento do problema.

  155. HMS_TIRELESS 30 de novembro de 2016 at 11:53
    ——————————————————–
    Bom, estamos concordando. Se houver, algum dia, uma verdadeira democracia brasileira, ela deverá ser construída pelo povo, etapa por etapa.
    Mas isso parece um sonho quase impossível, diante das práticas populistas que fazem o eleitorado trocar sua dignidade por uma bolsa-esmola, um vale-voto ou um pão com mortadela (que às vezes vem sem mortadela).
    Sim, eu concordo que não foi o Perda Total que inaugurou essa prática. Ele apenas a desenvolveu, sem qualquer escrúpulo de consciência depois de tudo o que pregou contra as oligarquias políticas brasileiras, antes de assumir o poder.

  156. Na época quê antecedeu a guerra, e em plena guerra não observei os fatos ao que o colega se refere.Vejo uma situação quê gera equívocos,por ambos nazismo e comunismo serem ideologias que suprimem as liberdades individuais das pessoas. Agora o regime nazista era socialista de direita,não era capitalista,outra coisa quê faz confusão.Agora as industrias e seus afiliados é quê bancaram a subida dos nazis, ao poder continuaram em mãos privadas, e muitas com relacionamento internacional, porem lógico se precisar,teriam sim supervisão e intervenção do estado.Aí essas empresas seriam estatizadas futuramente? Não vamos saber se seriam pois veio a guerra, e o esforço para a guerra também fez ficar promiscuo o relacionamento, privado e estatal, E com a derrota, não saberemos o que teria acontecido se vencessem.

  157. HMS_TIRELESS
    HMS_TIRELESS 30 de novembro de 2016 at 13:37

    “Os temas polêmicos estão SEMPRE nas pautas políticas dos regimes democráticos.”

    Por isso que o congresso tem debatido aborto, drogas, tributação religiosa, etc., ao invés de criar datas comemorativas.

    Tá certinho.

    Parabéns!

    Você não sabe nada, cara.
    Vai ler.

    Pangloss, o HMS_TIRELESS propôs ali um jeito de fazer surgir um déspota esclarecido, a.k.a., “ditador bom”.

  158. Renato, é até comum se confundir nesse assunto. Durante décadas nos berram que Nazistas e Fascistas eram radicais de extrema direita, o que simplesmente não condiz com a realidade. Também nunca disse que o III Reich era capitalista, o que seria um absurdo. Não podemos pautar, também, nosso entendimento de socialismo através do marxismo-leninismo ou mesmo marxismo-stalinista. Se olhar as obras de Marx, o comunismo JAMAIS poderia ter sido implantado em qualquer outro tipo de sociedade que não fosse uma sociedade em que houvesse o proletariado, ou seja, uma sociedade altamente industrializada, pois esse seria um passo necessário para o comunismo. A Rússia era muito mais próxima de uma sociedade feudal do que uma potência industrial, mas Lenin foi lá e implantou o socialismo à força, e portanto deu uma nova ‘roupagem’ ao socialismo e Stalin continuou seu trabalho, acelerando o processo industrial Soviético e consolidando o autoritarismo no regime.
    .
    O que Hitler fez com a Alemanha difere muito pouco, na verdade. O fato de os nazistas serem anticomunistas autodeclarados não indica que seriam menos socialistas. De fato, nunca disseram o contrário. Afinal de contas, o NSDAP – Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei (Partido Nacional Socialista do Trabalhador Alemão) em sua legenda diz exatamente isso. A rusga com os comunistas era justamente porque os comunistas eram seus principais adversários políticos, que no caos causado pelos efeitos do Tratado de Versailes na Alemanha, eram o outro grupo que poderia realisticamente chegar ao poder. Tanto nazistas quanto comunistas desdenhavam das democracias liberais ocidentais que, em suas cabeças, não eram fortes o suficiente para permanecerem no poder, e nem ao menos atenderem aos anseios de seus povos. Para eles, prova maior disse foi a crise de 1929.
    .
    Para chegar ao poder, os Nacional-Socialistas garantiram aos grandes empresários alemães que suas companias permaneceriam sob seu controle direto, e que o Estado Nazista iria garantir que poderiam voltar à crescer. E assim foi feito. O grande detalhe é que todos esses empresários tiveram que se alinhar com o partido. Ao longo dos anos que antecederam a guerra e durante a guerra em si, todas essas indústrias seguiram as instruções provenientes de Hitler e do NSDAP em si, até porque todos os aspectos da vida econômica durante o III Reich foram controlados pela Chancelaria nazista. Assim como todos os aspectos da vida social alemã eram controlados também por eles.
    .
    A diferença entre um regime e outro, é que os alemães simplesmente não fuzilaram todos os grandes industriais nem todos os grandes proprietários de terras, apenas os controlou para que continuassem seu trabalho em prol dos objetivos nazistas, à menos, claro que algum deles fosse judeu ou tivesse ligações com indesejáveis políticos, e nesse caso eram todos mandados para campos de concentração e seus bens repassados ao Estado ou dividido entre empresários rivais com o aval do Estado. Não existia diferença prática entre uma indústria ser de um indivíduo, membro do Partido, ou ser do Estado.
    .
    Não havia, portanto, iniciativa privada. O próprio Willy Messerschmitt, cujo sobrenome ganhou fama devido ao Bf-109, quase não conseguiu trabalhar na Alemanha por ter desavenças com Milch, chefe da Lufthansa e posteriormente figurão dentro da Luftwaffe. Apenas a qualidade de seus projetos é que o salvaram, pois chegou à ser investigado pela GESTAPO durante algum tempo. O motivo pelo qual existe uma diferença nas designações do Bf-109 e Me-262 é justamente essa. Messerschmitt não pode tocar adiante sua empresa, como queria e teve que trabalhar junto à Bayerische Flugzeug Werke (‘Bf’) na época em que projetou o famoso Bf-109. Posteriormente com o sucesso do avião, pode finalmente ter seu próprio escritório, e aí tivemos o Messerschmitt Me-262, entre outros, claro.
    .
    Todas as políticas sociais do III Reich são obras públicas impressionantes, programas públicos de trabalho, etc., que diferem em quase nada daqueles da URSS, por exemplo. Portanto, o Nacional-Socialismo é apenas um socialismo, só que com outra roupagem, uma roupagem eugênica de limpeza étnica com base em raça, ao passo que o Marxismo-Leninismo, pregava o comunismo, no qual os trabalhadores do Mundo se uniriam em uma nova sociedade global. Lenin, e principalmente Stalin, sempre acharam que eventualmente os movimentos democráticos liberais eventualmente ruiríam por conta própria, mas através do COMINTERN tentaram dar uma ajudinha, e eventualmente o Mundo inteiro seria comunista. Nisso, tanto Marx, Lenin e Stalin concordavam. Seria um evento simplesmente inevitável. Hitler já não tinha qualquer intenção de ‘internacionalizar’ o nazismo, justamente devido ao elemento racial. Queria unir os povos alemães e transformar as nações vizinhas ou que lhe interessasse, em nações cliente ou fornecedores de matérias prima. Colônias que garantiriam o desenvolvimento alemão.
    .
    Existem alguns trabalhos nos dias atuais que afirmam que a economia do III Reich, caso não entrasse em guerra, entraria em colapso por conta própria em menos de 20 anos à partir de 1939. Vou até tentar achar links disso, pois não me recordo exatamente quais indicadores foram usados para se chegar à essa conclusão.

  159. Renato de Mello Machado ( 30 de novembro de 2016 at 13:44 );
    .
    Socialismo é base para ideologias coletivistas. Logo, dificilmente alguma coisa que derive dele poderia ser considerado direita…
    .
    Seja como for, o nazismo realmente carece de uma definição; algo que seja realmente congruente com o que se entende por esquerda ou direita… Mesmo que houvesse perseguição a elementos marxistas e social-democratas, há claros elementos utilizados por movimentos de esquerda ( como expus acima ); enquanto que por outro lado, também não pode ser definido como uma esquerda como se admite hoje, visto manter uma base ideológica altamente evolucionista, caindo para o darwinismo social… Definitivamente, não tem como definir isso pelos padrões de esquerda ou direita…
    .
    O próprio Hitler disse certa vez que nazismo não era esquerda ou direita, mas uma alternativa a ambos. O próprio haveria dito que haviam elementos dos dois lados em sua ideologia.
    .
    O fato dos nazis terem sido apoiados por ricos industriários não significa muita coisa, em primeira instância… Como qualquer partido político, quer seja de esquerda ou direita, sempre se faz necessário o aporte de capital. Havia uma repulsa generalizada ao sistema da época, com uma economia capenga no imediato pós-Primeira Guerra. E o que interessava dos financiadores dos nazis era realmente um governo forte, e compraram a ideia de Hitler. Vale dizer que muitos deram pra trás e foram considerados traidores, terminando, em muitos casos, executados…
    .
    O quadro que descrevi acima era do período anterior a guerra…! A independência da industria do meio político no regime nazista, como mostrei acima, era virtual… Na prática, não existia… A propriedade privada era algo relativo. Qualquer cidadão que se mostrasse abertamente contrário ao regime ( ou que estivesse qualificado como “indesejável” ) poderia perder sua propriedade e seu negócio.

  160. Eu só sou civilizado com quem merece…

    Esquerdista comigo é embaixo da bota.

    Não venha com as mentiras do Plano Barril aqui, todos os médicos estrangeiros com exceção dos cubanos precisam fazer o Revalida.

  161. A ideologia cega as pessoas. E não me refiro só aos esquerdistas, mas também aos direitistas.

    Engraçado que a Guerra na Síria está chegando ao seu desfecho, e a imprensa, incluindo a Trilogia, nada fala a respeito. E quando fala, deturpa.

    Texto extraído do PB:

    “Setembro de 2015. Síria. Os sírios olhavam a seu redor e viam sua nação destruída. Não, não se tratava de uma guerra civil, mas de um ataque estrangeiro. Tanto é verdade que eles logo perceberam que os terroristas que os estavam massacrando sequer falavam a sua língua. Os incautos que protestavam contra o governo, logo perceberam que a tal “Primavera Árabe” era só um engodo criado pela imprensa e pela CIA para atacar o seu país. Diante do quadro que se seguiu, até a esperança, a última que abandona o ser humano, já não habitava há muito no coração dos sírios. Muitos fugiam, os que não podiam só lhes restava ainda lutar, não porque tinham esperança de vencer, mas somente porque era o certo a fazer, seu dever cívico, tentar salvar o que lhes restava do seu lar, tentar um futuro melhor para seus filhos, pela liberdade, contra a barbárie. Mas do outro lado, eis que estavam inimigos terroristas, capazes de realizar as piores atrocidades de que o ser humano é capaz: crucificavam pessoas, arrancavam fetos de mulheres grávidas, degolavam crianças, matavam da forma mais sádica, torturavam da forma mais perversa. O ar da Síria já estava contaminado pela violência, dor, morte e destruição. Isso tudo acorbertados pela “invencível” OTAN. França e Estados Unidos criaram o seu “playground” de horrores na Síria.

    Mas eis que de repente, quando tudo parecia perdido, os sírios olham para os céus e avistam algo espetacular. Aviões e helicópteros. Russos. Como anjos do céu, eles vieram. Destemidos. Prontos para enfrentar os deuses perversos da OTAN e os demônios malignos do Estado Islâmico. Com seu show de tecnologia e eficácia, fizeram os americanos correrem para fora da Síria, como as baratas e os ratos fazem quando a luz do sol penetra em seu refúgio fétido. Sim, os russos vieram. E junto com eles, a esperança retornou aos corações dos sírios. A possibilidade de um futuro para seus filhos tornou-se novamente plausível. E o mundo assistiu, atônito, a história se repetir, e os russos novamente enfrentarem o Imperialismo, como fizeram com Napoleão, como fizeram com Hitler.

    E os americanos, de camarote, assistiram, enraivecidos e impotentes, o poder total e absoluto escorrer por entre seus dedos. Entre eles e o domínio total e absoluto do mundo estava, está e sempre estará, os russos. Guardiães da Liberdade.”

  162. Elaine, eu nunca vi tanta asneira escrita na minha vida como as que você escreveu ou copiou lá do Pandemônio Brasil. E olha que a concorrência aqui anda acirrada! Russos guardiães da liberdade? Um país governado por um déspota corrupto em conluio com uma corja de oligarcas criminosos? E desde quando os russos afugentaram a OTAN da Síria? Vai ser mentirosa assim lá em Damasco!

  163. Elaine,

    O que você está fazendo aqui nos EUA? O ocidente não é lugar para você. Você vive aqui e ainda por cima odeia este país. Get a fuck out here you moron. Go to Cuba, or Russia or go to hell.

    A sua sorte é que eu não tem conheço.

  164. Pior que estes lixos do Plano Barril ficam postando com 500s nomes para fazer volume…

    Quando você lê lá, são sempre a mesma meia dúzia de paspalhos com as mesmas idéias idiotas de sempre.

  165. Trollbuster,
    Trollbuster 30 de novembro de 2016 at 18:43

    Sobre os médicos, você está errado.

    Sobre a bota, nossa… que medão que deu agora!

    hahahahahahahahahaha

  166. Elaine ( 30 de novembro de 2016 at 20:23 );
    .
    “A ideologia cega as pessoas.”
    .
    Concordo…
    .
    “…logo perceberam que a tal “Primavera Árabe” era só um engodo criado pela imprensa e pela CIA para atacar o seu país…”
    .
    Primeiro: a Primavera Árabe afetou, de uma forma ou outra, todos os países de maioria muçulmana… Não foi algo restrito a Síria…
    .
    Segundo: posto isso acima, porque raios os americanos iriam destruir ditaduras acomodadas; algumas das quais aliadas e com as quais tinham relações estáveis…? Para os americanos, tava muito melhor do jeito que estava… Não havia razão para mexerem nisso… Tiveram, isso sim, que se mover no sentido de minimizar os efeitos da Primavera Árabe, e não atiça-la…
    .
    “Isso tudo acorbertados pela “invencível” OTAN. França e Estados Unidos criaram o seu “playground” de horrores na Síria.”
    .
    Os EUA foram os primeiros “estrangeiros” a combater o ISIS… Tomahawks já estavam chovendo em posições extremistas muito antes dos russos mexerem seus pausinhos… Só não fizeram mais por conta de Obama… Não é segredo que essa gente é financiada por ramificações políticas dentro dos próprios países árabes…
    .
    “Como anjos do céu, eles vieram. Destemidos. Prontos para enfrentar os deuses perversos…”
    .
    Já que tinham essa “missão divina”, se era para praticar tamanho altruísmo, porque não chegaram mais cedo…? Porque deixaram os americanos e os curdos começarem o serviço de varrer o ISIS? Ou será que somente resolveram fazer alguma coisa quando descobriram que seus interesses seriam realmente afetados…?
    .
    “Com seu show de tecnologia e eficácia…”
    .
    É… Os carpetões de bombas burras varrendo as cidades sírias que o digam… Sabe-se lá quantos civis sírios morreram sob bombas russas…

  167. Leandro Costa ( 30 de novembro de 2016 at 19:22 );
    .
    Pode crer… rsrsrs
    .
    Excelente comentário.
    .
    Apenas discordo que Hitler não desejasse internacionalizar o nazismo. Não é segredo que haviam organizações em diversos países, financiadas pela Alemanha nos anos 30. A ocupação dos países europeus também viu a ascensão momentânea de diversos elementos pró-nazistas que constituíram partidos próprios, mas fiéis braços do nacional-socialismo durante a guerra.
    .
    Só a título de exemplo:
    .
    http://kid-bentinho.blogspot.com.br/2015/10/nazistas-na-argentina.html
    .
    Fica evidente que “nazis” e “commies” estavam mais próximos uns dos outros do que jamais estiveram das democracias ocidentais; notadamente na organização de suas sociedades, com consideráveis similaridades… Mas ainda assim, é incorreto dizer que eram a mesma coisa…
    .
    Considero acertado dizer que comunistas pensam em forçar uma evolução da sociedade. Mas em geral, focam-se em uma base sociológica sólida, evitando ir até o darwinismo social… A evolução, para eles, deve vir de um comportamento que se julge superior, com um ser humano que pense e tome atitudes de forma coletiva, dentro de um único senso de propósito… E isso, evidentemente, não tem nada a ver com raça…
    .
    Embora Hitler também tencionasse uma sociedade coletivista, acreditava que tudo tinha por princípio uma raça que deveria ser única, e que eventualmente tomaria o lugar das demais a medida em que o Reich evoluísse e se espalhasse; primeiro dentro da Alemanha, evidentemente, mas depois certamente tão logo aumentasse a necessidade de seu “espaço vital”… O “lebensborn” segue esse princípio, sendo instaurado com centros na Alemanha e em países ocupados…

  168. _RR_ 1 de dezembro de 2016 at 12:23
    .
    Primeiro: a Primavera Árabe afetou, de uma forma ou outra, todos os países de maioria muçulmana… Não foi algo restrito a Síria…
    .
    Claro que outros países árabes foram afetados, afinal uma campanha publicitária de grande monta na mídia não vai afetar só aqueles que os financiadores têm como meta. Mas existiam outros alvos também, tais como a Líbia, por exemplo. Vale ressaltar que o Ocidente não se importa de destruir e instituir o caos, caso o seu objetivo principal – derrubar um governo insubordinado aos seus interesses – seja alcançado. Certamente que medidas profiláticas foram tomadas para que a Primavera Árabe não afetasse aliados importantes, tais como Arábia Saudita e Catar. Sem contar que a oposição desses países não contava com o apoio e financiamento estrangeiro, o que tornou mais fácil o seu controle. O único efeito colateral para o Ocidente da Primavera Árabe, a meu ver, foi o Egito: o resto, tudo seguiu de acordo com o que eles planejaram.
    .
    Os EUA foram os primeiros “estrangeiros” a combater o ISIS… Tomahawks já estavam chovendo em posições extremistas muito antes dos russos mexerem seus pausinhos… Só não fizeram mais por conta de Obama… Não é segredo que essa gente é financiada por ramificações políticas dentro dos próprios países árabes…
    .
    Durante o tal combate dos EUA ao ISIS, este só fez crescer. A coisa só reverteu após a intervenção russa. Das duas, uma: ou os Estados Unidos é totalmente incompetente militarmente, ou “fingiam” que combatiam o ISIS. Qual das duas hipóteses é a correta? Vale ressaltar que os países que financiam o ISIS, Arábia, Turquia e Catar, seguem ou seguiam as ordens de Washington.
    .
    Já que tinham essa “missão divina”, se era para praticar tamanho altruísmo, porque não chegaram mais cedo…? Porque deixaram os americanos e os curdos começarem o serviço de varrer o ISIS? Ou será que somente resolveram fazer alguma coisa quando descobriram que seus interesses seriam realmente afetados…?
    .
    A única “missão divina” que a Rússia tinha e tem é salvar a própria pele. Se a Rússia não fizesse nada em relação à Síria e à Ucrânia, qual seria o próximo alvo, senão a própria Rússia? Putin interpretou que a bola da vez seria ele mesmo e sentiram-se acuados, por isso não entraram na guerra mais cedo; afinal, quanto mais tempo puderem adiar a guerra, melhor; aliás, se Hillary tivesse ganhado as eleições, a Guerra seria tão certa quanto 1+1=2. A vitória de Trump evitou, ou talvez apenas adiou, essa guerra. A elite norte-americana não está preocupada com o seu próprio povo, talvez eles planejassem morar em alguma ilha paradisíaca – tal como o Taiti – após a destruição total que se seguiria após uma guerra dessas proporções. Pergunte à elite americana, eu vou saber o que se passa na cabeça dessa gente?
    .
    É… Os carpetões de bombas burras varrendo as cidades sírias que o digam… Sabe-se lá quantos civis sírios morreram sob bombas russas…
    .
    Pois é, os tais Tomahawks que você citou que fizeram um trabalho melhor? a mídia ocidental divulgou que a Rússia bombardeou hospitais tantas vezes, que a mídia russa chegou a perguntar: afinal, quantos hospitais havia na Síria? fizeram as contas e concluíram que deveria haver mais hospitais na Síria do que em todo o Oriente Médio e Europa juntos.

  169. Kadafi, Gorbachev e Fidel morrem e chegam ao inferno. O chefão do mal permite que cada um faça um telefonema. O de Kadafi custa 10 mil moedas infernais; o de Gorbachev, 20 mil. O de Fidel, só duas. Kadafi e Gorbachev reclamam e o chefão explica: ‘A ligação de Fidel foi local’.

  170. Fidel Castro é levado para o hospital em estado grave. Depois de examiná-lo, o médico informa aos que o acompanham:
    – Infelizmente, não temos esperanças.
    Raúl Castro, irmão do comandante, pergunta ansioso:
    – Doutor, então ele morrerá rapidamente?
    – Não. Ele sobreviverá.

  171. Uma professora cubana mostra aos alunos um retrato do presidente Bush,e pergunta à classe:
    – De quem é esse retrato?
    Silêncio absoluto.
    – Eu vou ajudar vocês um pouquinho. É por culpa desse senhor que nós estamos passando fome.
    – Ah, professora! É que sem a barba e o uniforme não dava para reconhecer!

  172. Fidel está fazendo um de seus famosos discursos:
    – E a partir de agora teremos de fazer mais sacrifícios!
    – Trabalharemos o dobro! – diz alguém na multidão.
    – E teremos de entender que haverá menos alimentos!
    – Trabalharemos o triplo! – diz a mesma voz.
    – E as dificuldades vão aumentar! – continua Fidel.
    – Trabalharemos o quádruplo!
    Aí o Fidel pergunta ao chefe de segurança:
    – Quem é esse sujeito que vai trabalhar tanto?
    – O coveiro, mi comandante.

  173. – Sabia que Adão e Eva eram cubanos?
    – O que faz você pensar isso?
    – Não tinham roupas, andavam descalços, não podiam comer maçã e ouviam dizer que estavam num paraíso.

  174. Elaine ( 1 de dezembro de 2016 at 20:30 );
    .
    “Vale ressaltar que o Ocidente não se importa de destruir e instituir o caos, caso o seu objetivo principal – derrubar um governo insubordinado aos seus interesses – seja alcançado.”
    .
    E qual governo era de fato “insubordinado” naquela época…? Os líbios, citados por você, estavam num flerte com franceses e italianos que já os tornavam quase irmãos… E os sírios estavam muito próximos de uma abertura para o Ocidente. Basta ver a mídia da época anterior ao conflito… Argelinos, tunisianos e os demais nunca foram ameaça…
    .
    “Vale ressaltar que os países que financiam o ISIS, Arábia, Turquia e Catar seguem ou seguiam as ordens de Washington.”
    .
    Não é tão simples assim… Vai desculpar, mas é um erro acreditar que a estrutura de poder naquela região é algo, por assim dizer, “monolítico”; centralizado nos EUA… Quando se analisa o contexto geopolítico no qual esses países estão inseridos, fica evidente que os EUA tem muito menos influência do que se pensa… Os problemas do OM tem raízes profundas, e são ancestrais até mesmo a existência dos EUA. Tudo o que ocorre hoje no OM deriva de disputas locais por poder… Mesmo que alguém de fora possa jogar gasolina de vez enquanto ( não pense que são somente os americanos que podem faze-lo… ), isso não muda o fato em questão, já que não há nesse momento um interesse comum dos próprios árabes.
    .
    A ofensiva americana começou pra valer em 2014, apoiando primeiramente os curdos ( notadamente em Kobane ) e iraquianos quando o ISIS já havia se estendido para a Síria. Vale dizer que o objetivo dos americanos sempre foi ajudar seus aliados primeiro, e esses dentro da Síria são o ELS, grupos curdos e filiados, e não o ISIS e muito menos Assad ( elevado ao ponto de “intocável” pelos russos ). Isso dificultou a ofensiva, já que há o risco de se causar danos colaterais em um combate sem linhas definidas… Para os russos é mais fácil, já que tudo o que não esteja usando um uniforme de Assad é inimigo…
    .
    No que tange ao Iraque, um cenário muito mais fácil para os americanos, as ofensivas foram sendo levadas a cabo de forma sistemática, numa ação de enfraquecimento/estrangulamento. Os americanos utilizaram forças especiais em operações de inteligência e ações cirúrgicas, assim como britânicos e franceses…
    .
    “Se a Rússia não fizesse nada em relação à Síria e à Ucrânia, qual seria o próximo alvo, senão a própria Rússia?”
    .
    Vamos por partes… Está falando de um conflito convencional…? Pois não é plausível um ataque direto ao território russo; não quando os próprios russos estariam dispostos a retaliar com armas de destruição em massa… E quanto ao que você chama de “elite”, será que seriam loucos o bastante para destruir seus próprios empreendimentos…? E mesmo que ocorresse algum conflito e este ficasse no campo convencional, fora do território russo, quem teria a grana pra sustentar isso…? Somente haveria uma possibilidade se houvesse uma vantagem maior, que fosse decisiva. E ela, nesse momento, não existe…
    .
    Se há uma guerra, ela é uma disputa de influências; ganhar corações e mentes dos países no entorno russo, além de um ou outro estardalhaço econômico para encher o saco… Pode até se qualificar isso como uma forma de fazer uma guerra de quinta geração. E é até viável pensar na condução de uma guerra de quarta geração… Mas decisivamente, um conflito aberto entre essas duas potencias aos moldes convencionais é algo remoto… Até porque, ninguém ganha com isso…
    .
    Seja como for, no que tange a Ucrânia e mesmo o resto do leste da Europa, os russos estão apenas colhendo o que plantaram… Sem mais…
    .
    “Pois é, os tais Tomahawks que você citou que fizeram um trabalho melhor?”
    .
    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/eua-matam-terrorista-abdel-rahmane-al-qaduli-numero-2-do-ei.html

  175. Um companheiro adormece numa reunião do Comitê Central do Partido Comunista. Nisso, passa um rato e um dos presentes grita: – Mata-o, mata-o ! – O que estava dormindo desperta sobressaltado e grita: – E mata o irmão também!

  176. Elaine 1 de dezembro de 2016 at 20:30

    Você não me engana, o seu chorume é conhecidíssimo. Você é o alter ego do “Professor” ( na verdade, um docente em boçalidade) que bate ponto no Pandemônio Brasil a destilar retórica terceiro-mundista, antiamericanismo fajuto e russofilia histérica. Mas fique à vontade para proferir as suas sandices afinal aqui o espaço é democrático. Bem diferente do Pandemônio, onde você pode exprimir toda a sua boçalidade sem ser incomodado visto que o moderador, tal como aqueles moleques birrentos donos da bola, não tolera oposição à sua fé lulopetista/sinorussófila

  177. Fidel estava em um dos seus discursos de 8 horas quando uma voz oriunda do meio da multão o interrrompe: “Pipoca! Refrigerante!”

    Lá pela quarta vez que é interrompido Fidel explode de raiva e diz: “da próxima vez que eu for interrompido eu vou chutar tão forte o rabo do engraçadinho que ele vai parar em Miami”

    Então a multidão começa a gritar: “Pipoca! Refrigente!”

  178. João Augusto 30 de novembro de 2016 at 15:01

    Pensou que eu ima me esquecer não é? Claro que não!

    “Por isso que o congresso tem debatido aborto, drogas, tributação religiosa, etc., ao invés de criar datas comemorativas.”

    Quer dizer então que APENAS E TÃO SOMENTE se faz política dentro da casa legislativa? Então quando um grupo de mulheres ligadas aos movimentos sociais e aos movimentos feministas se reúne para discutir as consequências da descriminalização do aborto elas não estão fazendo e discutindo política? então o que elas estariam fazendo? Tricô? tomando um chá da tarde? E quando um grupo de jovens se reúne para tratar da descriminalização das drogas eles estão apenas fazendo um convescote? Sua pobre cabecinha é tão adestrada para defender o autoritarismo que acha inconcebível haver política fora do olhar vigilante do Estado. Só que nos regimes democráticos o exercício da política é facultado a todos e inclusive e principalmente se dá fora do parlamento, o que sua pobre cabecinha não consegue entender.

    Ps: Tendo em vista a decisão do STF que na prática descriminalizou o aborto visto não considerá-lo executado nos três primeiros meses de gestação, A Câmara voltou a discutir o assunto.

    Ps2: A imunidade tributária dos templos religiosos é garantida pela Constituição Federal no art. 150, VI, b. Tem por finalidade impedir que tributos sejam utilizados para embaraçar o exercício da garantia de liberdade de religião, algo que muitas vezes se fez ao longo da história. É isso que dá você ser assim tão desinformado.

  179. Esse Fidel é da mesmíssima laia que Mao Tsé Tung, Hitler ou Stalin. Chamá-lo de “Herói” é a mesma coisa que se curvar a satanás…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here