Trump reconhece Jerusalém como o capital de Israel e ordena a embaixada dos EUA a se mudar

102

Jerusalém

Uma visão da Cúpula da Rocha, o santuário islâmico localizado na Cidade Velha de Jerusalém Ammar Awad / Reuters

WASHINGTON – O presidente Trump na quarta-feira reconheceu formalmente a cidade de Jerusalém como a capital de Israel, reverteu quase sete décadas de política externa americana e desencadeou um plano para mover a embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para a cidade sagrada ferozmente disputada.

“Hoje, finalmente reconhecemos o óbvio: que Jerusalém é a capital de Israel”, disse o Sr. Trump na Sala de Recepção Diplomática da Casa Branca. “Isso não é nada mais do que um reconhecimento da realidade. É também a coisa certa a fazer. É algo que tem que ser feito”.

O presidente lançou sua decisão como uma ruptura com décadas de política fracassada sobre Jerusalém, que os Estados Unidos, juntamente com praticamente todas as outras nações do mundo, declinaram reconhecer como a capital desde a fundação de Israel em 1948. Essa política, disse ele, nos trouxe “não mais perto de um acordo de paz duradouro entre Israel e os palestinos”.

“Seria loucura assumir que repetir exatamente a mesma fórmula agora produziria um resultado diferente ou melhor”, declarou o Sr. Trump.

Reconhecer Jerusalém, acrescentou, foi “um longo passo para avançar no processo de paz”.

As observações do Sr. Trump foram as mais rigorosamente avaliadas de sua presidência no Oriente Médio, onde ele prometeu negociar o “acordo final” entre israelenses e palestinos, mas ainda não encontrou um avanço para acabar com o conflito. Ele disse que continua empenhado em negociar um acordo “que será um grande negócio para os israelenses e um grande negócio para os palestinos”.

FONTE: The New York Times

Subscribe
Notify of
guest

102 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus
Matheus
6 anos atrás

Vai ter que fazer uma base, porque se for só uma “embaixada” ali, não vai durar 1 ano.

Dan01
Dan01
6 anos atrás

Trump ta mexendo no formigueiro, colocando a embaixada la o pessoal do islã vai se sentir afrontado ja que Jerusalém também e um local importante pra religião deles. Fazendo isso ele vai ter que triplicar a seguranca da embaixada e talvez ate do proprio Eua, ja que nesses ultimos tempos o islã tem se espalhado por varios paises.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Primeiro, não á nada construído.
Segundo terá que ser construída.
Terceiro, do tamanho da embaixada dos Âmis em Israel a próxima deverá levar de 3 a 4 anos a ser construída ou mais ….
Quarto, decisão mais política.

https://oglobo.globo.com/mundo/eua-embaixada-sera-em-jerusalem-mas-nao-no-primeiro-mandato-de-trump-22154473

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

há *

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Ótima notícia! Trump é uma figura!

Rui chapéu
Rui chapéu
6 anos atrás

Pergunta:
Se o islã é a religião da paz, porque que é perigoso pros EUA ter embaixada em Jerusalém?

Spider
Spider
6 anos atrás

Presidente macho esse!

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Rui chapéu

E os Cristãos (católicos) vão colocar fogo e explodir o quê ? Vão matar quem ?

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás
Plinio
Plinio
6 anos atrás

Rui Chapeu
a religião e pacifica, mas do mesmo jeito que cristão, judeus e todas as outras religiões tem seus extremista o isla tambem tem, e infelizmente para mundo cada religião tem seu tempo de matar geral, no velho testamento era os judeus, na idade media os cristãos com suas cruzadas, agora o isla e seus atentados terroristas.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
6 anos atrás

Com Jerusalém ou não esses fanáticos nunca vão aceitar a existencia de Israel, tem gente que é inocente ou se faz para achar que dividindo Jerusalém haveria paz. Israel nunca começou guerra nenhuma, pelo contrário, sempre foram atacados covardemente por vários países e ainda tem que ver gente se referindo a Israel como se fosse pior do que a coréia do norte e os árabes como pobres vítimas.

Alessandro
Alessandro
6 anos atrás

Plinio, as cruzadas surgiu do grupos dos templários que tinha como prioridade defender os cristãos na Europa que estava sendo massacrados, após as invasões dos Mouros pelo estreito de Gilbratar, onde dominaram todo o sul da Europa encurralando os cristãos onde hoje é as Astúrias na Espanha. Foi a partir da criação dos templários nessa região, que começou a reação cristã e a recuperação da Europa como conhecemos hoje. As cruzadas nada mais foi que a consequência desse fanatismo do islã em se expandir para a Europa como ainda tenta até hoje, claro que uma matança em nome de Deus… Read more »

Claudio Moreno
Claudio Moreno
6 anos atrás

F d se! Temos problemas mais urgentes em nosso quintal para serem resolvidos e que estes sim merecem nossa atenção. Que os hebreus e árabes se acertem entre eles. Ou que venham para o Bom Retiro na cidade de SP aprender como conviverem sem se matar mutuamente.

CM

Marcos
Marcos
6 anos atrás

Só o tempo dirá no que vai dar isso.
Quando as coisas estão mais ou menos calmas, e mais para menos que para mais, sempre aparece alguém carregando gasolina e dizendo: vim ajudar a apagar o incêndio.
Desde quando ainda era candidato, sempre achei o Obama
Um cara em cima do muro, que não decidia nada. É acertei!!!
Já esse aí sempre achei que não batia bem das idéias. Parece aqueles broncos caipiras do interior dos EUA.

Marcos
Marcos
6 anos atrás

Ele já resolveu alguma coisa com Kin Um?

Luciano
Luciano
6 anos atrás

Alessandro 6 de dezembro de 2017 at 22:36 Os Cavaleiros do Templo surgiram já durante as cruzadas, assim como Hospitalários e Teutônicos. Todo o processo das cruzadas foi muito complexo e nao foi algo “preto no branco”. Em vários momentos cristãos atacara cristãos em aberta demonstraçao que os interesses políticos e econômicos eram maiores que qualquer coisa. Do outro lado era o mesmo, vide os turcos seljúcidas e as guerras contra muçulmanos de outras origens. … “mas se não fosse as cruzadas talvez hoje muitos de nós que é de origem Europeia não estaria aqui no Brasil, e a Europa… Read more »

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Concordo com o Sr. Claudio Moreno. fim do comentário.

Flick
Flick
6 anos atrás

Podem se preparar porque esse movimento do Trump acendeu o estória da ira dos fanáticos religiosos do islã no OM e também na Europa. Isso não vai ser engolido com tranquilidade e há o sério risco do bicho pegar dentro dos EUA a exemplo do 11 de Setembro. Queira Deus que não chegue a tanto mas cai sobrar lasca pra muita gente por causa dessa decisão. À conferir.

Flick
Flick
6 anos atrás

estória = estopim. Desculpem mas teclado de mobile é fogo.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Plinio 6 de dezembro de 2017 at 20:59 Católico e judeu extremista? Sério? Quantos ataques terroristas os católicos andam fazendo por ano? Até onde eu sei foram os árabes que derrubaram as torres gêmeas; já o maior prédio do mundo, Burj Khalifa, construído nos emirados árabes unidos, está lá, em pé… Quanto as cruzadas, até onde eu sei, foram muito mais focadas na defesa da Europa do que no expansionismo, não que o interesse de expansionismo não tenha existido após um certo período (algo natural após ser invadido pel estrangeiro), mas a raiz das cruzadas foi a defesa e não… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Claudio Moreno 6 de dezembro de 2017 at 22:46

Bom retiro é dominado por maioria de Koreas, depois Nordestinos e depois Chineses.

Judeus e Árabes são minoria pela ordem.

Ainda deve ter 0.0000001% de Armênios.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Claudio Moreno 6 de dezembro de 2017 at 22:46

Esqueci,

Bolivianos e Peruanos tem forte presença também.

Alessandro
Alessandro
6 anos atrás

Luciano 6 de dezembro de 2017 at 23:03

Sim Luciano as cruzadas surgiram junto com os templários, mas vamos lembrar que os muçulmanos ainda dominavam o sul da Espanha nessa época, e ficaram por lá por volta até de 1400, e foi por causa disso que a ordem foi criada, para expulsa-los de vez da Europa e ao mesmo tempo aproveitaram para expandir para oriente médio.

Sobre os cristãos que atacavam outros cristãos, sim isso infelizmente acontecia como acontece com outras religiões, infelizmente é um mal do ser humano.

Everton Matheus
Everton Matheus
6 anos atrás

Parabéns ao Trump que cumpriu um decreto de Lei do Congresso americano que em 1995 determinou que a Embaixada fosse transferida e nenhum outro Presidente teve peito para cumpri-la. Eles prometeram em campanha mas se aproveitaram de uma clausula que permitia adiar a decisão e assim foi.

Em breve será o Mito em 2018 a fazer o mesmo.

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Sr Carlos Alberto só sei que aqui a comunidade hebraica se dá muito bem com a comunidade mulçumana(civilidade) e falo isto por estar no RJ. Espero que não tenha mudado. temos , sim problemas mais importantes a serem resolvidos em nosso país. Tirando isto, um erro de total estupidez foram os anos de distanciamento preconceituoso que os 13 anos de governo populista demagogo fizeram com o estado de Israel. aliás creio que nordestino faz parte do povo brasileiro ou estou enganado? Citou-se koreas, nordestinos, chineses…Dá o que pensar que nordestino ou filho(que é meu caso ) não sou brasileiro? Avô… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

sergio ribamar ferreira 7 de dezembro de 2017 at 1:40

Relaxa, te respondo a noite.

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Sr. Carlos Alberto sei que o Sr. é um homem honrado. As terras foram compradas legalmente. Não houve por parte dos judeus instalados na Palestina invasões como se propaga. Felizmente esta propaganda está sendo desmascara por muitos palestinos. Há realmente excessos dos dois lados; culpa de politicagem(dos extremismos na região) . Agora há um problema a ser resolvido, pois há os judeus , os mulçumanos e cristãos em Jerusalém. Ou seja uma caldeira esquentando. Abraços.

Hélio
Hélio
6 anos atrás

Plinio 6 de dezembro de 2017 at 20:59

O islã nunca se propôs a ser pacífico, e esse é o maior trunfo deles, por isso o islã tem a força e a devoção que tem, é impossível não admirar a religião, mesmo tendo outra. Nietzsche mesmo dizia que o islã é a única religião coerente por louvar a guerreiros, não santos. Esse negócio de islã ser ~religião da paz~ é conversa de jornalista militante.

Paulo
Paulo
6 anos atrás

¨Formigueiro¨? ¨Islã afrontado¨? ¨acendeu a estória da ira dos fanáticos do Islã¨?
Calma, gente, o Islã é uma ¨religião da paz¨! Por isso tem tantos seguidores e ¨admiradores¨ aqui no Brasil, que por coincidência são todos esquerdistas. Porque vcs estão vendo tantos perigos se eles são em sua grande maioria todos pacíficos? Aliás, eles são tão ¨radicais e fanáticos¨ quanto os judeus e cristãos como podemos conferir nos livros de história especializados em causos de trocentos anos atrás ou mesmo em livros recentíssimos escritos por politicamente corretos cheios de ¨boas intenções¨.

Rui chapéu
Rui chapéu
6 anos atrás

Nossa, parece que a religião da paz convocou uma guerra agora…..

Hamas organização terrorista. Convocou uma entifada.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/hamas-convoca-uma-nova-intifada-apos-anuncio-de-trump-sobre-jerusalem.ghtml

Silas
Silas
6 anos atrás

Religião de paz?! Alguém leu o Alcorão?

Johan
Johan
6 anos atrás

Realmente os muçulmanos são dá paz… saiu a notícia que o Reino Unido frustou o plano de assassinar a Theresa May. Imagina se eles gostassem de entrar nos países dos outros para impor o terror e a sua doutrina de vida. Lógico que tem acontecido isso tudo também por intervenções que aumentou o ódio pelo ocidente, exemplo “Os Homens-Pena”.

wwolf22
wwolf22
6 anos atrás

Agora sim vai ficar interessante….
quero ver os países árabes se unirem e darem uma lição nos invasores….
antes de falarem que muçulmanos são violentos e terrorista, vamos lembrar que os EUA usaram duas bombas nucleares, derramaram milhões e milhões de litros do agente laranja no vietna… vamos lembrar que o Adolf matou milhões na 2a guerra… ue, eles não eram muçulmanos… e agora Jose?!?!?
nao se pode culpar a religião, e sim os animais que usam a religião como desculpa para cometer atrocidades…

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Jerusalém está dentro do território de Israel e não pode ser a capital por ser um local sagrado pra tres religiões diferentes ??? O que vai mudar na vida de quem frequenta o local o fato de ser considerado uma capital, vão continuar podendo fazer suas peregrinações e tal. Povo cheio de mágoas do passado viu, qualquer coisa é motivo pra matança. wwolf22 7 de dezembro de 2017 at 7:14 Agora sim vai ficar interessante…. quero ver os países árabes se unirem e darem uma lição nos invasores…. Vão levar outra coça como o foi na guerra dos seis dias,… Read more »

WellingtonRK
WellingtonRK
6 anos atrás

O Trump é foda pra caralho. É bom ver alguém com testosterona nos dias de hoje.

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
6 anos atrás

1 – Extremistas tem em todas a religiões, o problema que eu sempre vejo é que NINGUÉM avalia se o governo de “Israel” é de extremistas ou judeus ou não !

2 – Reconhecer Jerusalém como capital de Israel é reconhecer que o território é de “exclusividade” israelense, desconsiderando o Estado da Palestina.

Walfrido Strobel
6 anos atrás

Isso só prova como os opositores de Trump tinham razão, o cidadão toma decisões intempestivas que só servem para provocar situações constrangedoras que não trarão nenhum resultado positivo.
Se tem uma embaixada funcionando em Tel Aviv, que continue lá, mas o maluco gosta de aparecer e criar controvérsia.

rl
rl
6 anos atrás

Deus é uma coisa.

Religião é outra.

Política é uma coisa totalmente diferente.

O F….@@#$%# é quando tudo isso se junta e caminha juntos.

Da no que dá.

Bruno
Bruno
6 anos atrás

Decisão irrelevante, não muda nada em nada, como disse o amigo acima, misturar política com religião é fods! Eu não sou ateu, até tenho grande simpatia por uma religião, mas religião cada dia mais é algo que eu vejo como desnecessário, porque por mais que alguns pratiquem de maneira correta e tirem disso algo bom, infelizmente 95% das pessoas usam da maneira errada e com propósitos e intenções igualmente errados. Disse na semana passada pra um amigo, que se Jesus retornasse a terra e reclamasse por seus direitos autorais e uso de sua imagem, seria automaticamente o homem mais rico… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Na boa…
f….. o mimimi dos árabes..

Jerusalém, fica dentro de Israel..

Não é pq vai ter a embaixada americana lá que vão expulsar os palestinos..

Talvez com mais segurança na cidade, acabe reduzindo o nro de atentados isto sim.

Hawk
Hawk
6 anos atrás

Cuidado com as fontes da internet. Muitas delas são “Fake News” e “Fanfic”.
Resumindo, se você gosta da esquerda vai criar uma história falando bem sobre a mesma e mal sobre a direita. Se você gosta da direita fara mesma coisa só que colocando a culpa na esquerda.
Para entender melhor a história estude os dois lados delas, tantos dos vencedores quanto os perdedores!

Melky Cavalcante
Melky Cavalcante
6 anos atrás

Resumindo todo esse bafafa por um pedaço de chão. E somos a espécie mais inteligente do planeta.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

É só a embaixada americana. Quem quiser ficar em Telavive fica.
.
O Ocidente cristão tem que dar uma segunda independência a Israel e deixar que se resolvam com os palestinos e os vizinhos árabes. Afinal foi pra lá quem quis, nenhum judeu foi obrigado ou expulso pra lá para que haja uma obrigação cristã. Eles são primos abrahâmicos, que se entendam.
.
Quanto mais terra Israel fica, mais não-judeus acaba absorvendo. A centenária Declaração Balfour é clara sobre isso.
.
Messingélicos piram.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
6 anos atrás

Trump estadista??? Rsrsrs. Ele chutou o ninho de vespas mais perigoso da região. A marionete Trump está simplesmente seguindo as ordens do seu patrão, Netanyahu. Mais óbvio não pode ser. Lamentável.

MarcoV
MarcoV
6 anos atrás

INTELIGÊNCIA sem SABEDORIA dá nisso. Nós nos esforçamos para “conhecer/conquistar” o mundo físico.

Seria melhor se fôssemos sábios. Mas poucos conseguem.

Plamber
Plamber
6 anos atrás

@WellingtonRK

Trump é tão foda é corajoso que já até perdi as contas de quantas vezes ele latiu para o gordinho coreano e não fez nada! Até tentou dar uma de chegado! Kkkk

Só chutam cachorro morto!