Boa Vista (RR) – Nos dias 21, 23 e 24 de fevereiro, o 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (10º GAC Sl), “Grupo General Manoel Theophilo Neto”, participou de Adestramento Aeromóvel de Técnicas Especiais, com apoio do 4º Batalhão de Aviação do Exército, organização militar sediada na cidade de Manaus (AM).

No dia 21, foi realizado o Treinamento das Frações em Técnicas Especiais em Ambiente Controlado, na Torre de Rapel, localizada no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros de Roraima (CBM/RR), tendo participado o efetivo de duas Seções do 10º GAC Sl, com o objetivo de massificar os procedimentos a serem adotados por ocasião do emprego aeromóvel.

Já nos dias 23 e 24, ocorreu o Adestramento Aeromóvel das Técnicas Especiais – Rapel e Fast Rope – com o emprego de aeronave de asa rotativa e o Transporte de Carga Externa, adestrando o helitransporte do Obuseiro Oto Melara 105 mm M56 AR como carga externa, importante manobra de combate realizada pela Artilharia de Selva.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mateus
Mateus
6 anos atrás

@OFF

General Etchegoyen critica tratado global contra arma nuclear

http://www.eb.mil.br/web/resenha/display/-/asset_publisher/9B8IpAnDp1we/content/etchegoyen-critica-tratado-global-contra-arma-nuclear

“Antes de concluir, citou como a questão é tratada pelos EUA. “A nova estratégia nuclear dos Estados Unidos, lançada em 2 de fevereiro, abre a perspectiva de uso de armamento nuclear inclusive contra Estados não nucleares em determinadas circunstâncias. Estados não nucleares em determinadas circunstâncias somos nós”, disse.”

Pesado

Guilherme Santos
Guilherme Santos
Reply to  Mateus
6 anos atrás

EUA como sempre querendo mandar no mundo.
Eles podem ter armas nucleares e nós não ? Porque isso seria o certo ?
Foi o que o general disse :Etchegoyen explicou que, da perspectiva militar, o armamento nuclear representa “a única possibilidade que resta a um país ameaçado […] com a concentração de forças […] que possam marchar sobre o seu território”.
Ou seja, não querem mais um país independente militarmente e com força para responder qualquer agressão.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Guilherme Santos
6 anos atrás

É, porque deixar armas nucleares nas mãos de um Lula ou uma Dilma da vida seria uma EXCELENTE idéia, certo? O Brasil não tem maturidade nem estabilidade política para ter esse tipo de artefato, infelizmente. Tremo nas pernas se tivéssemos algo assim durante a era PT. Imagine se não passariam esse conhecimento e ogivas para os grandes irmãos sul-americanos como Chávez e Kirchner. Seria o maior tiro no pé jamais registrado pela História.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Leandro Costa
6 anos atrás

Meu caro, não bastaria a Dilma ou Luladrão mandar passar tecnologia não. Esse tipo de tecnologia sensível é bem guardada e tem que ter aprovação do GF como um todo pra sair . Este tipo de pensamento é justamente o que querem de nós os grandes players globais. Guilherme Santos 7 de Março de 2018 at 17:22 A idéia é esta mesmo, manter a coisa fácil, veja como agora o gordinho da CN está sendo respeitado após seus momentos de pressão. Ninguém o atacou pois o risco de levar uma Nuc e perder milhões de vidas é grande. Obs. sou… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Tomcat3.7
6 anos atrás

Quem dera fosse simples assim, Tomcat, mas o buraco é bem mais embaixo. Realmente não havia visto o tópico específico sobre o assunto aqui no ForTe, mas já comentei lá em maiores detalhes.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Mateus
6 anos atrás

Mateus 7 de Março de 2018 at 16:39

O general falou/fez o que ,com certeza, muitos não tiveram a coragem de fazer/falar mesmo pensando de igual forma. Tem que peitar este povo lesa pátria e nada patrióticos que nos governam e essa mídia medíocre e vendida.

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

KKK não controla paisecos bananeiros fronteiriços como Venezuela, Bolívia ou Paraguai ou ainda as vielas das favelas e quer criticar a política nuclear Americana…Acho que alguém quer ser candidato agradando os esquerdopatas antiamericanos…

Tallguiese
Tallguiese
6 anos atrás

Se fosse de verdade, deveria ter escoltas para realização do exército, mas o EB não os tem. Os fennecs deveria ser melhor armados não acham?

Diego
Diego
6 anos atrás

Tem os sabores, tem os A29, esses últimos logo alí,.

Samuca cobre
6 anos atrás

Como dá pra levar a sério??? O exército tem apenas 4 ou 5 Blacks!!!! Tá de brincadeira??? Quantos Blacks tem o exército da Colômbia??? Vário…

Samuca cobre
6 anos atrás

Como dá pra levar a sério??? O exército tem apenas 4 ou 5 Blacks!!!! Tá de brincadeira??? Quantos Blacks tem o exército da Colômbia??? Vários…

Leonardo
Leonardo
6 anos atrás

Os uniformes têm tonalidades diferentes?!

mf
mf
6 anos atrás

O Exercito tem apenas 4 Black hawk, mas a FAB tem outros 16, além disso para transporte temos os Caracal – 50 unidades, mais da metade entregues, 8 Cougar que deverão ser modernizados, 34 Pantera em processo de modernização, 8 UH-1 Huey ativos, 6 Super Puma do FZN, os 12 MI-35M que servem para transporte leve não somente ataque. Não coloco na conta os esquilos e belt ranger III – MB – das 3 forças pois são para instrução ou ataque leve com metralhadoras e foguetes. Somando nosso helis de transporte, temos bem mais que a Colombia , se não… Read more »

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

minha opinião; muito interessante bom estes exercícios de adestramento a importância é muito significativa. O EB necessita de mais aeronaves de asas rotativas para estas, por assim dizer manobras. também oferecer os obuseiros 105 Ligt Gun Br seria interessante. Não desprezando os Oto Melara, muito pelo contrário. No cenário atual e principalmente na região de Roraima, são de grande importância. Tinha certa aversão pelo obuseiro, porém mudei de opinião, tendo em vista a facilidade em se produzir em quantidade e transportá-lo. O EB sabe de suas necessidades.

Flávio Cardia
Flávio Cardia
Reply to  sergio ribamar ferreira
6 anos atrás
Leandro Costa
Leandro Costa
6 anos atrás

Eu realmente gostaria de ver mais Blackhawks no EB, mesmo sabendo que temos os Caracal e talvez algo mais pesado para transporte logístico e de material mais pesado.

Mas como dinheiro não dá em árvores…

Marcio Cesar
Marcio Cesar
6 anos atrás

É impressão minha, ou está tendo muita movimentação (treinamentos, ativações,etc….) em Roraima.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Mais uns 20 BH e uns 10 Mi-26 ou CH-47 Chinook e já estaria com uma folguinha, junto a uns 12(inicialmente) AH-1W(pra escolta) via FMS e fecha a conta(por enquanto).rs

Luis Romko
Luis Romko
6 anos atrás

Amigos: Só de Black Hawks a Colômbia tem mais de 100 aparelhos. Muito em face à ajuda americana às FFAA no combate ao narcotráfico. No Brasil, além da ingerência política nas compras militares nos últimos anos, sofremos de uma crônica falta de diálogo entre Marinha, Exército e Aeronáutica. Aí vem o cara daqui a pouco dizer que não pode padronizar por que cada uma desempenha papel diferente… argumento muito fraco… pois equipamentos multipropósito são uma tendência insuperável hoje. As nossas FFAA têm um discurso oficial de cooperação, mas na prática é diferente. Isso encarece tudo… uma colcha de retalhos de… Read more »

Gilbert
Gilbert
6 anos atrás

Sugestão: Colocar legenda nas fotos. As vezes são coisa obvias mas nem todo mundo entende, como por exemplo a foto do cara pendurado na maca. Aquilo é um resgate, ele está descendo com algo que parece ser uma maca mas é outra coisa ou algo que não faço nem ideia?
Legendas em fotos ajudam muito a interpretar as mesmas ainda mais se for um leigo que estiver vendo.

Renan
Renan
6 anos atrás

boa matéria

Flávio Cardia
Flávio Cardia
6 anos atrás

Vídeo de 2013 mas muito parecido com esse exercício de agora, e tb realizado pela 10 GAC SL

https://www.youtube.com/watch?v=AxrSREqQYa8

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

Leandro o Brasil não tem maturidade para ter artefatos nucleares,a Coreia do norte tem,Paquistão tem.Os artefatos nucleares não é para ficar na maõs de lula ou Dilma ou temer,ela fica com os militares mas só o governante do Pais pode autorizar o seu emprego.Irsael foi ajudado pela frança no seu desenvolvimento atômico,digam que o EUA não deu seu aval.Para mim foi confiar muito em irsael,cercado de inimigos,e varias vezes atacado com misseis,não revitou com bombas nucleares,e eles tem250.O Brasil tem usinas nucleares vai ter submarino nuclear, é não pode desenvolver armas.Um dia ele rasga esse acordo.

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Obrigado Flávio Cardia pelos vídeos sobreo Oto melara no Youtube. Show! Parabéns. Só falta ter aeronaves de asas rotativas

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Parabéns Flávio Cardia pelos vídeos sobre obuseiros e morteiros. Como havia dito possuía certa aversão porém obuseiro leve , bom para se desmontar, garante o serviço e ainda pode ser produzido em boa quantidade. Morteiro de 120mm maravilha.. O EB precisa de mais meios seja logística, transporte… “Eu sou a poderosa Artilharia…”