Exército terá batalhão de aviação na fronteira

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante do Exército, Enzo Martins Peri, estarão amanhã em Campo Grande (MS) lançando a pedra fundamental da nova sede do 3º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx), que tinha sede em Taubaté, no interior paulista. O batalhão será a base operacional de helicópteros do Exército, devido ao seu posicionamento estratégico – ele está próximo das fronteiras com Bolívia e Paraguai. A informação é da assessoria do Comando Militar do Oeste (CMO).

Fonte: nota de 29 de setembro de 2008 do Jornal O Estado de São Paulo

Foto: Cougar do EB fotografado em São José dos Campos por Nunão. Quando as instalações estiverem prontas, será que os primeiros “Super Cougar” já estarão disponíveis para equipar o 3º BAvEx?

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Walderson
Walderson
15 anos atrás

Nunão,
como está a questão da operação deste modelo no AM (quanto a questão de corrosão)?
Um abraço.

Marine
Marine
15 anos atrás

A Brigada Aeromovel conta com que meios entao para operacoes ja que existe um Batalhao no CMA e esse futuro no CMO?

Qual a capacidade de “lift” da Brigada entao? Um batalhao, uma companhia?

Obrigado a quem tiver as respostas…

Sds.

Nunão
Nunão
15 anos atrás

Walderson, a última informação que eu consegui a respeito diz que os Cougars do EB estão operando sem problemas de corrosão na Região Norte.

Fuçando em Fóruns também se pode encontrar essa mesma opinião veiculada por quem os opera.

Radical_Nato
15 anos atrás

E os helicópteros de ataque! alguma notícia?

Sds!

konner
konner
15 anos atrás

Criado no dia 17 de agosto de 1993, O 3° Batalhão de Aviação do Exército é atualmente sediado em Taubaté-SP. Está equipado com três dos quatro modelos de helicópteros em uso pelo Exército Brasileiro: — HA-1 Esquilo/Fennec — HM-1 Pantera — HM-3 Cougar A transferência ocorrerá em três fases. Na fase inicial, com previsão de conclusão de um ano, será instalado um Destacamento de Aviação do Exército. As instalações do destacamento, foi provisoriamente denominado pelo GT e pelos integrantes do 3º BAvEx de “Destacamento Tuiuiú”, uma homenagem ao maior e mais característico pássaro da região pantaneira. Nessa fase, o Destacamento… Read more »

Walderson
Walderson
15 anos atrás

Obrigado, Nunão.
Valeu pela resposta. Eu perguntei porque vi gente escrevendo e metendo o pau no Super Cougar e falando sobre a corrosão. Só que eu não tinha visto nada a esse respeito.

Em tempo,
tô falando que essa rapazeada é um bando de enciclopédias ambulantes (Nunão, Galante, Konner entre outros – se não vou passar a manhã escrevendo).
Um abraço a todos.

Cinquini
15 anos atrás

Olha, sobre o problema de corrosão das aeronaves eu gostaria de falar que se isso ocorre deve ocorrer em maior escala nas aeronaves que operam no nosso litoral por causa da salinidade que se encontra no próprio ar, lembro que quando eu trabalha em uma empresa de energia elétrica, tinha estudos sobre a corrosão de , materiais nas cidades litorâneas. Sei que a umidade na região da nova base é extrema, mas nao perde em nada para o litoral (esta fazendo uam semana que só chove aqui na Baixada Santista) e ainda temos o agravante da salinidade. Usando a lógica,… Read more »

Walderson
Walderson
15 anos atrás

Valeu, Cinquini.
Um abraço, amigo.

CorsarioDF
CorsarioDF
15 anos atrás

Agora sim está começando uma “nova” estratégia de defesa, com bases nas principais regiões do Brasil, muito boa essa mudança. Agora só faltava uma no Sul(RS seria mais sensato), uma no Nordeste(PI, MA, BA ou AL) e outra no Centro Oeste (TO seria o ideal), aí sim teríamos bases divididas e com abrangência de todo o território nacional, sendo muito mais operacional e manobrável. Que venha os novos Cougar!!! Sds.

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

CorsarioDF, Campo Grande não fica no centro-oeste? E Tocantins é região norte.

Claudio Grulla
Claudio Grulla
15 anos atrás

Agora só falta as aeronaves de asa fixa e os helicópteros de ataque pra ficar uma beleza.

Douglas
Douglas
15 anos atrás

Pelo jeito os super Cougar ficarão com transporte fora da amazonia principalmente.
Hoje saiu uma noticia no DEFESA NET de que estamos querendo mais 15 Blackhawks. Talvez vão pra Amazonia e pra MB.

trackback
15 anos atrás

[…] de finalistas para o FX2. Para o Exército, lançamento de pedra fundamental da nova sede do 3º BAvEx (esta, compreensivelmente, a notícia de menor impacto entre o público, mas que não deve ser […]