Huawei está uma geração atrás dos EUA em chips, mas encontra alternativas, diz CEO

Os chips da Huawei Technologies estão uma geração atrás dos concorrentes dos EUA, mas a empresa está encontrando maneiras de melhorar o desempenho por meio de métodos como computação em cluster, disse o CEO Ren Zhengfei, segundo a mídia estatal chinesa nesta terça-feira.
A fabricante de chips investe anualmente 180 bilhões de yuans (US$ 25,07 bilhões) em pesquisa e vê potencial em chips compostos — feitos a partir de múltiplos elementos — afirmou Ren em entrevista ao jornal People’s Daily, do Partido Comunista Chinês.
“Não há motivo para se preocupar com o problema dos chips”, disse Ren, respondendo às preocupações decorrentes dos controles de exportação impostos pelos EUA.
O artigo, publicado na primeira página do jornal, chega enquanto autoridades dos EUA e da China retomam negociações comerciais em Londres, onde as restrições tecnológicas americanas à China devem estar entre os principais temas.
Desde 2019, uma série de restrições de exportação dos EUA — com o objetivo de conter os avanços tecnológicos e militares da China — têm impedido a Huawei e outras empresas chinesas de acessar chips de ponta e os equipamentos necessários para produzi-los no exterior.
As declarações de Ren são as primeiras feitas por ele ou pela Huawei sobre os esforços da empresa em chips avançados, que se tornaram um ponto central nas tensões entre EUA e China.
Ren destacou que a Huawei é apenas uma entre várias fabricantes de chips da China: “Os Estados Unidos exageraram as conquistas da Huawei. A Huawei não é tão grandiosa assim. Precisamos trabalhar duro para alcançar a avaliação deles.”
“Nossos chips ainda estão uma geração atrás dos EUA. Usamos matemática para complementar a física, leis além da de Moore para complementar a Lei de Moore e computação em cluster para complementar chips individuais — e os resultados também conseguem atender a condições práticas. O software não é um gargalo para nós”, afirmou.
A computação em cluster envolve vários computadores trabalhando em conjunto. A Lei de Moore refere-se à evolução na velocidade dos chips ao longo do tempo.
Lançamentos da Huawei
A série Ascend de chips de IA da Huawei compete na China com os produtos da Nvidia, líder global em chips para inteligência artificial.
O Departamento de Comércio dos EUA afirmou no mês passado que o uso dos chips Ascend violaria os controles de exportação.
Os chips da Nvidia são mais potentes que os da Huawei, mas a empresa está proibida por Washington de vender seus chips mais sofisticados à China, o que a fez perder uma fatia significativa do mercado chinês para a Huawei.
Em abril, a Huawei lançou o “AI CloudMatrix 384”, um sistema que conecta 384 chips Ascend 910C em um cluster que pode ser usado por empresas para treinar modelos de IA. Analistas afirmaram que, em alguns aspectos, esse sistema supera o GB200 NVL72 da Nvidia.
Dylan Patel, fundador do grupo de pesquisa em semicondutores SemiAnalysis, afirmou em um artigo que isso significa que a Huawei e a China agora possuem sistemas de IA que podem superar os da Nvidia.
A Nvidia e o Departamento de Comércio dos EUA não comentaram imediatamente as declarações de Ren.
Ren também afirmou que cerca de um terço dos gastos anuais da Huawei com pesquisa são destinados à pesquisa teórica, enquanto o restante vai para pesquisa e desenvolvimento de produtos.
“Sem teoria, não haverá avanços — e não alcançaremos os Estados Unidos.”
FONTE: CNBC
Assine a Trilogia Forças de Defesa!
Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.Ou envie pelo WISE

Se diz que está atrasado uma geração, significa que na verdade está mais atrasado do que isso. Será uma questão de tempo até a China evoluir mais, mas acho difícil igualar aos gringos, uma vez que estes continuam a evoluir sua tecnologia, mas os chineses não tem as mesmas ferramentas e tecnologias que os gringos tem para avançar em suas pesquisas.
Até ontem, a China estaria umas 3 gerações de chip’s atrás do Ocidente.
Hoje, está a apenas uma.
Ontem, a China não sabia ainda fazer motores a jato, radares AESA, NaE’s e IA.
Hoje…
Sim, mas esse “milagre tecnológico” chinês tem limites, afinal tudo isso foi conseguido por meio de contratos de know-how, pirataria, espionagem industrial e compra de tecnologia. Com isso chegaram até aqui mas a partir de agora o nível de desenvolvimento tecnológico que querem alcançar não está tão acessível assim, logo vão ter de arregaçar as mangas a partir de agora e produzir sua própria tecnologia para alcançar e superar os países desenvolvidos. O problema é que os outros países não estão parados e aumentam sua distância em relação à China. A China pode alcançar os outros países sim, mas ainda tem muito chão para percorrer pois boa parte das tecnologias que eles dizem ter desenvolvido são na verdade cópias defasadas ou defeituosas de similares de outros países.
Sim, mas esse “milagre tecnológico” chinês tem limites, afinal tudo isso foi conseguido por meio de contratos de know-how, pirataria, espionagem industrial e compra de tecnologia´´
E a China, sabendo que, em breve, sofreria sanções, fez questão de já criar, internamente, os modos de fazer com que sua evolução tecnológica continue.
A China está em vias de criar sua própria máquina de litografia, da mesma maneira que já fabrica todos os componentes de seus motores a jato.
Ou acham mesmo que a China simplesmente contaria que o resto do Ocidente continuaria a vender ToT pra ela?
Vamos esperar a galinha botar os ovos primeiro para contar eles depois? Querer nem sempre é poder, logo demos tempo ao tempo.
É né, se inspirou na regra de três do filme American Pie pra escrever esse comentário?
Deve estar bem na frente da Intel, porque essa está bastante atrasada nessa corrida.
Esse tipo de reportagem plantada lembra a lendária corrida maluca representado pelo Dick vigarista , sempre querendo boicotar, suplantar, conspirar .
EUA planejam equipar todas as placas de vídeo com função de rastreamento geográfico.
”Um projeto de lei foi submetido à apreciação do Congresso dos EUA para exigir que todas as placas de vídeo e chips de servidor sejam equipados com funcionalidade de geolocalização. De acordo com a nota explicativa, isso deve ajudar a evitar a evasão de sanções internacionais.
Se o dispositivo for ativado em um país sancionado, ele pode ser desativado remotamente”
…
O Big Brother está de olho em você…suas atividades digitais serão rastreadas, mesmo que não viva em um pais sancionado.
Os EUA proíbem chips avançados, A China retalia proibindo a exportação de terras raras (é igual petróleo não é só achar precisa refinar), é estimado em 5 anos o tempo necessário pra se conseguir esses materiais, bem se a China quiser antagonizar os EUA é o tempo que eles possuem pra igualar a tecnologia de chips.
É uma corrida tecnológica importante espero que os dois cheguem empatados. Melhor para resto do mundo.